Ideias geniais tomando banho: Porque isso acontece?

Ideias geniais tomando banho: Porque isso acontece?
Thiago Beato Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 4 min

Imagine a seguinte situação: Você está tomando um banho relaxante, com a água quentinha caindo sobre o seu corpo. Além da sensação de limpeza e bem-estar, é muito provável que uma ideia venha a sua mente. Pode ser uma ideia inovadora ou mesmo uma solução para aquele problema que tanto te incomoda. Mas afinal, existe alguma explicação para as ideias e soluções aparecerem quando estamos tomando banho?

Nesse artigo vamos explicar os motivos que fazem do chuveiro o local propício para ideias inovadoras surgirem ou mesmo soluções para problemas que antes pareciam complicados.

Restrição sensorial

De acordo com psicólogos e estudiosos da área, quando estamos tomando banho ocorre uma diminuição dos nossos sentidos, seja pela água caindo do chuveiro que acaba bloqueando outros sons ou mesmo pela nossa visão, já que em muitos momentos do banho fechamos os nossos olhos. De forma geral, nós nos concentramos em nosso interior no momento do banho.

E é justamente esse cenário que facilita o surgimento de ideias e soluções. Várias pesquisas e estudos comprovam que pouco antes do surgimento de uma ideia inovadora, o córtex visual, que nada mais é do que a parte do cérebro que possibilita o exercício das memória visual em uma pessoa e que processa os estímulos que entram pelos olhos, desliga ligeiramente. Isso mostra que antes de termos uma ideia ou solução em nossa mente, ficamos menos conscientes do nosso entorno, porque estamos totalmente focados em nosso interior.

Isso significa que quando estamos tomando banho nós ficamos fechados a distrações externas, facilitando a concentração em nossos próprios pensamentos.

Tomando banho - Aquecenorte

Relaxamento

Tomando banho nós relaxamos a nossa mente e corpo. Trata-se de um momento único que nos conectamos com nós mesmos. E esse é o momento ideal para nos concentrarmos em nossos próprios pensamentos. E é nesse momento tranquilo e agradável que novas ideias ou “insights” podem surgir, já que é um momento prazeroso e de foco total em nós nós mesmos. Alguns estudos atestam inclusive que o bom-humor estimula a criatividade.

Powered by Cia Web Sites

Já quando estamos nervosos ou ansiosos pode ocorrer o contrário, já que esses sentimentos podem atrapalhar a criatividade. De acordo com os psicólogos, a ansiedade ou mesmo o estresse podem bloquear nossos pensamentos para o processo criativo, dificultando esse processo. Tomando banho nós não apenas nos limpamos como também aproveitamos para relaxar e “descarregar” as energias negativas e o cansaço depois de um longo dia de trabalho. E é justamente nessas situações que ideias e soluções podem surgir. E um bom banho quente pode proporcionar vários outros benefícios.

Foco nos próprios pensamentos

Quando você está tomando banho, sua mente consegue relaxar de forma a facilitar a concentração nos seus próprios pensamentos. E a partir disso tudo parece que flui de forma natural, mesmo ideias criativas ou a solução para problemas que pareciam impossíveis de serem resolvidos. E um ambiente com sossego e privacidade tem forte influência nisso, já que você fica bloqueado de distrações externas que acabam prejudicando nosso pensamento criativo. E um bom banho aliado a um ambiente aconchegante faz toda a diferença para a nossa mente.

Claro que distrações externas podem atrapalhar esse processo, por isso cada vez mais pessoas buscam o momento do banho como um verdadeiro ritual reparador não apenas para o corpo como para a mente também. Em tempos de rotinas extremamente desgastantes de trabalho, com cargas horárias cada vez maiores e a rotina diária, o chuveiro se torna um momento raro de concentração em nossos próprios pensamentos, onde conseguimos “organizar as ideias” e focar nossa mente para nós mesmos.

Tomando banho - Aquecenorte

Benefícios de um bom banho quente

Um banho confortável é o que a maioria das pessoas espera depois de um longo dia de trabalho. E para o seu chuveiro se transformar em um verdadeiro “incubador de ideias” e espaço de relaxamento, você pode potencializar esse momento adquirindo um aquecedor a gás. Dessa maneira você terá água bem quentinha, com uma grande vazão de água para proporcionar um banho com o máximo conforto. E o mais bacana é que já é possível encontrar diversos tipos de aquecedores a gás, tanto para uso residencial como para uso comercial.

Cada vez mais pessoas aproveitam para personalizar o banheiro, apostando em velas aromáticas, técnicas como aromaterapia ou mesmo em decorações ou arquiteturas diferenciadas, justamente para transformar o simples ato de tomar banho como um um momento-chave do seu dia. Inclusive você pode aproveitar para conferir outro artigo em nosso blog onde apresentamos 10 benefícios de tomar banho quente. Aproveite esse momento também para potencializar as suas ideias criativas e sinta os benefícios no seu dia-a-dia!

Gostou destas dicas? Que tal saber um pouco mais? Não deixe de conferir nossas outras publicações, temos um e-book que pode te ajudar a escolher o aquecedor a gás ideal para a sua casa.

Créditos: UOL (VivaBem) – BBC News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Ideias geniais tomando banho: Porque isso acontece?
  • Ideias geniais tomando banho: Porque isso acontece?