Como escolher aquecedor a gás para o seu chuveiro

Como escolher aquecedor a gás para o seu chuveiro
aqueceno Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 5 min

Como escolher aquecedor a gás para o seu chuveiro? Essa, sem dúvida alguma, é um questionamento que vem na cabeça de quem está querendo ter esse equipamento. 

Afinal, a pessoa além de saber qual é o melhor aquecedor a gás, ainda vai precisar considerar sua qualidade, valor do investimento, entre outros.

Para tirar suas dúvidas, confira esse conteúdo que preparamos. Nele, responderemos algumas questões como: por que escolher um aquecedor de água a gás para seu chuveiro, como escolher o melhor e outras informações importantes.

Por que escolher um aquecedor de água a gás para o seu chuveiro?

Quem deseja saber como escolher o melhor aquecedor a gás para o seu chuveiro, certamente está pensamos em benefícios como:

  • Segurança
  • Economia
  • Conforto

Isso porque no momento de escolher o aquecedor a gás, pensamos em um banho com a água em temperatura agradável, principalmente nas épocas mais frias do ano.

Além disso, com o melhor aquecedor, seu banho será muito parecido com um hotel cinco estrelas, com todo conforto.

Como escolher o melhor aquecedor a gás para o seu chuveiro?

Como escolher  aquecedor a gás

Mas, quais devem ser os critérios para saber como calcular o aquecedor a gás ideal?

Conheça abaixo os itens que devem ser considerados no momento de fazer a escolha do aquecedor.

Escolha uma empresa especializada

Para escolher o seu aquecedor a gás, é preciso pesquisar. Leve em consideração a reputação que a empresa possui, avaliações de clientes e outras informações relevantes.

Também vale ressaltar que escolher uma empresa especializada ao invés de um fornecedor ou um equipamento avulso na internet faz total diferença.

Isso porque, com uma empresa especializada, você garante um suporte adequado para escolher o modelo certo, além de garantir uma instalação segura, que atenda todas as normas e com a mais alta qualidade.

Identifique o tipo de gás ideal em sua região

Entre os critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor aquecedor a gás, é identificar o tipo de gás que é ideal em sua região. 

Tal cuidado é necessário, porque existem aqueles que funcionam com gás natural e com gás liquefeito de petróleo, o famoso GLP.

Para você entender cada sigla mais facilmente:

GN = Gás natural = Gás encanado 

GLP = Gás Liquefeito de Petróleo = Gás de botijão ou gás de cozinha

Sendo assim, levar em consideração o tipo de gás disponível no seu imóvel é o primeiro passo para ter à disposição o aquecedor de água a gás para o seu chuveiro

Powered by Cia Web Sites

Verifique a segurança

Muitas pessoas que estão querendo instalar aquecedor de água a gás ficam preocupadas com a questão da segurança. 

Por isso, verifica-la antes da aquisição é imprescindível, assim como escolher uma empresa especializada para realizar o serviço de instalação.

No entanto, devemos esclarecer que, antes de colocar o equipamento no mercado para venda, submetem-se a testes rigorosos para obter a certificação. Após a aprovação, eles recebem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) do Inmetro.

Com uma empresa especializada você garante que a instalação siga os padrões de segurança que estão dispostos na NBR 13103.

Realizar a instalação por conta própria além de poder comprometer a garantia do equipamento, também pode colocar em risco você e sua família. 

É importante deixar claro que o aquecedor a gás é um equipamento seguro, desde que seja instalado da maneira correta

Entenda a diferenças entre aquecedores mecânicos e digitais

Os aquecedores a gás são classificados, entre outras categorias, como mecânicos ou digitais. 

A diferença essencial está na forma de controle e ajuste da temperatura.Mas é importante conhecer cada particularidade para entender qual é o modelo ideal para a sua necessidade. 

Mecânicos: este tipo de aquecedor permite o ajuste manual da temperatura através de uma chama piloto. É mais simples e, geralmente, tem um preço mais acessível. No entanto, pode não oferecer tanta precisão no controle da temperatura desejada.

Digitais: os aquecedores digitais oferecem um controle mais preciso da temperatura por meio de displays e botões. Este sistema eletrônico regula automaticamente a chama conforme a demanda e a temperatura escolhida, proporcionando um conforto maior ao usuário. Além disso, muitos modelos digitais contam com sistemas de segurança adicionais e recursos como a memorização da última temperatura utilizada. Por esses motivos, ele se torna uma das opções mais escolhidas do mercado. 

Identifique a relação entre a capacidade do aquecedor e a demanda por água quente da residência

A escolha do aquecedor ideal não deve considerar apenas o tipo (mecânico ou digital), mas também sua capacidade em relação às necessidades da sua casa. 

É fundamental que o aquecedor possa suprir a demanda por água quente, levando em conta o número de chuveiros, torneiras e outros pontos de consumo.

Para determinar a capacidade adequada, considere:

Número de pontos de uso, fluxo de água necessário, pontos de vazão e simultaneidade no uso.

Dicas para escolher o melhor aquecedor a gás para o seu chuveiro

Como escolher  aquecedor a gás

Ainda não sabe como escolher aquecedor a gás para o chuveiro? Então, confira essas 5 dicas que podem te ajudar:

  1. Avalie o gás disponível: se você deseja instalar um aquecedor, saiba que o gás usado (GLP ou GN) varia conforme a disponibilidade em sua região.
  2. Entenda o ponto de instalação: entenda onde o aquecedor pode ser instalado. Isso porque em casas, o morador tem liberdade de escolher onde instalar. Porém, em apartamentos por exemplo, o local já é determinado previamente. Vale lembrar que o que vai determinar as regras de instalação é a norma ABNT NBR 13.103, que é a norma regulamentadora que determina as regras de instalação. 
  3. Qualidade dos equipamentos: leve em consideração a qualidade dos equipamentos, ou seja, compre de marcas que são reconhecidas no mercado. Uma das mais conhecidas e indicadas é a marca Rinnai.
  4. Instalação e manutenção: verifique se o modelo escolhido tem exigências específicas de instalação e se é fácil de ser mantido. Lembre-se de que a instalação deve ser feita por profissionais credenciados.

Conte com a Aquecenorte

Agora que você já sabe como escolher aquecedor a gás, entre em contato com a nossa equipe para comprar o aquecedor a gás que atenderá às suas necessidades. Nós temos as melhores marcas do mercado!

Você também pode acessar nosso e-book com mais algumas dicas de como escolher o aquecedor a gás ideal para a sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Como escolher aquecedor a gás para o seu chuveiro
  • Como escolher aquecedor a gás para o seu chuveiro