Saúde e bem-estar: 10 benefícios de tomar banho quente

Após um dia estressante nada é mais relaxante e revigorante do que um banho quente. Além de relaxar esse é um momento só seu para esvaziar o pensamento. Aliviar a cabeça das preocupações e restaurar o corpo e a mente.

Mas além desses benefícios mais comuns que todos nós sabemos, um banho quente ainda traz uma série vantagens que nos garantem bem estar e qualidade de vida. E o melhor de tudo é que nem é preciso ter conhecimentos especializados sobre o assunto. Um simples aquecedor em casa, já faz muita diferença.

A água aquecida também é usada em várias culturas como parte da medicina alternativa em tratamentos e cura de enfermidades, por meio de técnicas terapêuticas naturais. Ao longo dos anos, o que antes só traziam benefícios práticos, foi comprovado pela ciência.

Conheça agora alguns dos benefícios da água aquecida para a saúde humana.

Banho_Quente

1. Melhora sua circulação sanguínea

Ao promover o relaxamento muscular e das articulações, um banho quente tem como efeito a melhora da circulação sanguínea. Mesmo não curando as causas das dores, tomar um banho aquecido alivia significativamente a sensação de dor, e garante um maior relaxamento ao corpo.

De forma objetiva, podemos dizer que esses benefícios são tão bons quanto uma massagem terapêutica. E também menos agressivos do que fazer uso de medicações. O banho quente também é muito indicado após a prática de atividades físicas, ou quando há algum tipo de dor muscular, pois garante alta sensação de bem estar.

 

2. Estimular o corpo

Ao aquecer o corpo você tem mais disposição para a prática de atividade física. Sobretudo pela parte da manhã, pois quando acordamos, a nossa estrutura muscular costuma estar retraída por conta da noite inteira de sono. E nada melhor do que um banho aquecido para acordar o corpo.

 

3. Alivia o torcicolo

Acordar com o corpo travado após uma noite mal dormida ou quando se dorme de mal jeito pode ser a causa de dores por dias. Mas a simples ação de deixar a água quente cair no nessas regiões durante o banho funciona como uma massagem no corpo.

O indicado é que durante o banho você deixe a água aquecida cair direto no foco da dor por pelo menos 10 minutos. Fazendo uma leve massagem com as mãos para conquistar melhores efeitos.

Banho_Quente

4. Banho aquecido age no foco das dores musculares

Sem remédios e sem grandes segredos. Você pode reduzir e muito as suas dores musculares, apenas tomando banho com água aquecida. Isso porque com a água em uma temperatura mais alta, os músculos ficam mais relaxados o que aumenta a circulação sanguínea. Isso ajuda a eliminar as toxinas que provocam a dor.

A forma mais indicada é deixar a água quente cair direto no lugar onde há dor. Em poucos minutos, você já percebe uma melhora significativa da incidência da dor.

Após um dia corrido e estressante, é muito comum a fadiga do corpo e dos músculos. Dessa maneira um banho é um ótimo aliado para você relaxar e garantir o tempo necessário para que eles se recuperem e lhe proporcione uma sensação de descanso e conforto.

O banho quente possui essas propriedades, uma vez que o calor é peça crucial para estimular as funções metabólicas do corpo. Nesse contexto, o organismo melhora as taxas de reações químicas. Assim ajudando os músculos a se recomporem e restabelecerem as suas capacidades.

 

5. Combate as cólicas

Praticamente toda mulher já sofreu com as famosas cólicas menstruais, o que poucas sabem que um banho aquecido pode reduzir e muito esses incômodos que se repetem todos os meses.

Nesses casos o indicado é deixar a água quente cair sobre a barriga, para permitir o relaxamento dos músculos internos que contraem e causam as cólicas.

Banho_Quente

6. Reduz os problemas de insônia

O banho age como um conector que liga e desliga o corpo. Por isso é muito indicado tomar um banho com água morna antes de dormir. Pois sinaliza para o organismo que é o momento para tirar o pé do acelerador e reduzir a velocidade do corpo.

Relaxar em água aquecida é ideal para quem quer garantir um sono tranquilo, por isso é indicado para quem tem banheira em casa, ficar cerca de 20 minutos imerso. Uma música instrumental também pode completar a ambientação que você precisa para alcançar um nível melhor de tranquilidade e relaxamento.

 

7. Alivia as dores de cabeça

Agindo no foco da dor, como no caso de dores musculares, água quente também é indicada para aliviar as dores de cabeça. A água aquecida também é uma ótima solução para tem crises de enxaqueca das mais variadas origens.

Para otimizar os resultados a dica é deixar a água cair sobre a cabeça por cerca de 10 minutos. E depois enrolar uma toalha sobre a cabeça para manter a temperatura aquecida por mais algum tempo.

 

8. Ameniza as dores nas pernas

Principalmente quem tem funções em que o trabalho deve ser executado por longas horas de pé, é muito comum, ao fim do dia sentir dores nos membros inferiores.

Para amenizar essas dores, o indicado é que se encha um balde com água morna e quente até a altura dos joelhos. Dessa maneira deixando as pernas submersas por cerca de 20 minutos.  Isso vai melhorar a circulação e reduzir a dor.

Banho_Quente

9. Combate os sintomas de resfriados e gripes

Um banho quente é um santo remédio para quem está resfriado ou gripado. Pois além de garantir mais disposição e aliviar alguns sintomas físicos, a água aquecida vai ajuda a combater o vírus que tá no seu organismo.

Isso acontece porque o banho aumenta a transpiração. Assim que o corpo vai esfriando com o próprio suor gerado os vírus vão sendo expelidos.

 

10. Revigora o seu corpo

Por fim, o banho quente lhe deixa bem disposto para cumprir a sua rotina diária. Te deixando pronto para as mais diversas situações que possam vir a acontecer ao longo do seu dia.

Por isso, não perca tempo. Tenha sempre em sua casa um aquecedor de água para ter sempre disponível todos esses benefícios.

Gostou destas dicas? Que tal saber um pouco mais? Confira nossas outras publicações!

 

[pt_view id=”52ce646f9a”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *