Pressurizadores Grundfos: Por que eles são as melhores opções para você escolher?

Pressurizadores Grundfos: Por que eles são as melhores opções para você escolher?
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 4 min

Seja na torneira ou no chuveiro, a falta de pressão pode se tornar algo bem desconfortável, mas existe uma solução para isso. A melhor opção é a instalação dos Pressurizadores Grundfos.

Você já percebeu que existem momentos onde a pressão da água na sua casa fica mais fraca?

Isso pode acontecer por diversos motivos e entre os principais estão a altura da caixa d’água em relação ao ponto de consumo e também a quantidade de pontos de consumo de água presentes na casa. Entre outros fatores que podem impactar diretamente na pressão.

Pressurizadores Grundfos: Como funciona a pressão que sai do chuveiro e das torneiras?

A pressão está relacionada à vazão da água, afinal existe a tendência de que quanto maior a pressão, maior a vazão de água nos pontos de consumo.

Também existe uma relação com o conforto do seu banho, já que a maioria das pessoas não gosta daquele banho com a água sem pressão.

Pressurizadores_Grundfos
Pressurizadores Grundfos

Como a pressão da água é medida?

A maneira mais simples de medir a pressão da água é através da altura. É por esse motivo que as caixas e reservatórios de água sempre que possível são instalados na parte superior da residência. Isso acontece porque quanto maior a altura, maior também a pressão.

Logo uma das medidas mais comuns e fácil de entender é o m. c. a (metro coluna d’água). Ele se refere basicamente a altura da queda d’água.

Mas também existem outras unidades de medida como Kgf./ cm², Bar e PSI.

Pressurizadores Grundfos: Quando deve ser realizada a instalação?

O mais apropriado é que toda a instalação hidráulica seja projetada para atender às necessidades de pressão de água da residência, ou seja, as instalações devem ser corretamente dimensionadas durante a projeção da casa, de acordo com todas as normas vigentes, garantindo que não haja problemas de pressão e/ou distribuição de água.

No entanto, nem sempre isso é uma tarefa simples. Especialmente em casas e sobrados onde não é possível instalar a caixa d’água numa altura adequada.

Em casos como esse é preciso apelar para métodos alternativos para transformar essas dificuldades de modo que atenda todas as suas necessidades. É nesse momento que entram os pressurizadores.

Pressurizadores_Grundfos
Pressurizadores Grundfos

O que são os pressurizadores?

As bombas pressurizadoras são equipamentos utilizados para solucionar problemas de pressão nos pontos de consumo de água de uma instalação; isso inclui torneiras, descargas e chuveiros.

Ou seja, quando falta força na água da sua casa. Quem nunca tomou um banho com aquela água fraquinha que parece conta-gotas?

Pressurizadores com inversor de frequência

Esses pressurizadores controlam de forma inteligente a pressão da água, mantendo-o sempre constante, independente da vazão e consumo. Os sistemas a base de inversor de frequência, mantém a pressão no sistema hidráulico, no entanto, elas trabalham com a rotação variável, levando em consideração a vazão e o fluxo necessário.

Parece um pouco complicado, mas na verdade é bastante simples. As bombas pressurizadoras equipadas com inversor de frequência são capazes de variar a pressão de acordo com a demanda.

Mas você deve estar se perguntando porque isso é importante, não é? Isso é importante porque especialmente com as bombas pressurizadoras mais fortes você pode ter problemas de excesso de pressão.

Vamos dizer que, por exemplo, você instale na sua residência uma bomba que dê uma pressão muito boa e forte na sua ducha, deixando seu banho extremamente confortável. Mas sua ducha tem um volume de água muito maior do que a sua torneira. Assim quando você abre a torneira a pressão é tanta que espirra água pra todo lado.

Com a bomba inversora, quando a demanda por pressão é pequena, ela trabalha em uma rotação menor, o que economiza energia além de evitar esse tipo de problema descrito assim.

Assim quando você precisar de muita pressão pra tomar banho a bomba vai trabalhar de acordo com isso, já quando você precisar de menos pressão numa torneira, por exemplo, a bomba vai enviar uma pressão menor.

Pressurizadores_Grundfos
Pressurizadores Grundfos

Qual o melhor pressurizador que eu posso encontrar no mercado?

Como dissemos acima, tudo dependerá das suas necessidades de pressão e vazão, no entanto, existem produtos disponíveis no mercado que oferecem mais benefícios do que outros.

Atualmente, Pressurizadores Grundfos Scala 2 é uma das bombas de pressão com o melhor custo-benefício disponível no mercado. São diversos benefícios: ela é compacta, silenciosa e tem a capacidade de fornecer pressão para até 3 andares diferentes e 8 pontos de consumo de água, além de ser equipada já de fábrica com o inversor de frequência.

Ainda, o Grundfos SCALA 2 possui controle inteligente e monitoramento do sistema, tornando possível a compensação da perda de pressão. Totalmente personalizável, assim que você determinar o nível desejado de pressão, a bomba Grundfos garante o fluxo constante em todos os pontos de consumo. Saiba mais aqui

A Aquecenorte trabalha com o pressurizador Grundfos e pode te ajudar no processo de instalação. Solicite um orçamento e saiba como garantir maior conforto e o melhor custo-benefício para sua casa ou empresa.

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

2 comentários em "Pressurizadores Grundfos: Por que eles são as melhores opções para você escolher?"

  1. Homero N. Guimarães disse:

    No meu projeto preciso especificar um pressurizador para colocar antes de um BOILER de Alta Pressão (Pmax = 40mca) de modo a ter tanto a AF como a AQ pressurizadas com um único pressurizador. Para esse projeto posso utilizar qualquer um dos modelos Grundfos Scala2 ou Mq3-25?

    É necessário a utilização de uma válvula de retenção, uma válvula de segurança p/ 40mca e um tanque de expansão entre a saída do pressurizador e a entrada do boiler?

    1. Thiago Beato disse:

      Bom dia Homero. Muito obrigado pelo contato.

      Sobre a sua primeira dúvida, é necessário analisar com precisão o quanto a pressão dessas bombas vão gerar, de acordo com a sua demanda. Mas a sua linha de raciocínio está correta sim, inclusive sobre a necessidade de utilização do kit de segurança, incluíndo também uma válvula reguladora de pressão. Outro fato que merece atenção é o quanto de pressão o boiler precisa.

      Para que você não corra o risco de comprar o equipamento incorretamente, ou mesmo instalar o equipamento de forma incorreta, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua residência, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços das bombas, modelos, possibilidades e instalação do equipamento, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

      Você vai receber um orçamento personalizado rapidamente.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a aleitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/boiler-de-alta-pressao/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Pressurizadores Grundfos: Por que eles são as melhores opções para você escolher?
  • Pressurizadores Grundfos: Por que eles são as melhores opções para você escolher?