Boiler de alta pressão: Entenda o seu funcionamento

Se você chegou até esse artigo muito provavelmente já sabe um pouco mais sobre o funcionamento do boiler e agora esteja considerando instalar um para sua residência ou comércio. No entanto se deparou com termos como boiler de alta pressão e baixa pressão.

Mas o quê é um boiler de alta pressão e qual a diferença para o boiler de baixa pressão? Nesse artigo você vai entender tudo sobre!

O que é boiler de alta pressão

Seja horizonta ou vertical, seja o boiler a gásboiler elétrico ou boiler solar, o que define o boiler de alta pressão é sua capacidade de trabalhar com água em alta pressão. Diferente do boiler de baixa pressão, que suporta a água somente com pressão até 5 m.c.a, o boiler de alta pressão é capaz de trabalhar com pressão da água até 40 m.c.a.

Se você não entende nada de pressão de água separamos um artigo para você. Basta clicar aqui!

Apesar do material costumar ser o mesmo no boiler de baixa pressão, no boiler de alta pressão a espessura que seu cilindro é fabricado é bem maior, e por consequência muito mais resistente. Além disso a solda utilizada no equipamento de alta pressão também é mais resistente, assim como alguns de seus componentes.

boiler_de_alta_pressao

Aplicação do boiler de alta pressão

O fator principal determinante para usarmos o boiler de alta pressão ou de baixa é a pressão da água encontrada no local. Se a pressão na sua residência ou comércio for de até 5 m.c.a podemos utilizar o boiler de baixa pressão. No entanto se a pressão for superior a 5 m.c.a até o limite máximo de 40 m.c.a então o ideal é a instalação de um boiler de alta pressão.

Descobrir a pressão da água costuma ser algo bastante simples. Basta medir a altura entre a caixa d’água e o local onde o boiler será instalado. Se a caixa d’água estiver a mais de 5 metros acima — até o máximo de 40 metros — do local, então será necessário a instalação do boiler. Isso é muito comum no caso dos apartamentos por exemplo, onde do penúltimo andar para baixo já encontramos uma pressão maior do que 5 m.c.a.

Outro caso onde se faz necessária a instalação do boiler de alta pressão é quando existe a presença de uma bomba pressurizadora de água instalada pressurizando a rede hidráulica que alimentará o boiler. Isso porque mesmo as bombas pressurizadoras menos potentes já excedem o limite de 5 m.c.a que o boiler de baixa pressão suporta.

Quais as consequências de instalar o boiler errado?

Utilizar um boiler de baixa pressão quando a pressão da água é superior a 5 m.c.a pode ser muito perigoso. Além de comprometer completamente a integridade do boiler, reduzindo sua vida útil, você estará colocando vidas em risco.

Isso porque a pressão da água exerce força nas paredes interiores do boiler, especialmente quando essa água esquentar, já que a água ao esquentar dilata. Mesmo assim um boiler de qualidade é construído para suportar picos de pressão acima da sua pressão de trabalho. No entanto trabalhar constantemente com uma pressão superior vai, no melhor cenário, furar o reservatório e causar um vazamento. Esse furo costuma aparecer em pontos de maior fragilidade como soldas e uniões. Um boiler com o corpo furado não tem conserto, precisando ser substituído completamente.

Agora no pior cenário esse boiler pode literalmente explodir. Podendo causar um acidente grave.

Por isso a importância de trabalhar com o boiler correto para sua demanda.

Instalação do boiler de alta pressão

Apesar do boiler, independente do seu tipo, ser um equipamento relativamente simples, sua instalação pode ser bastante complexa. Ainda mais quando falamos de boiler de alta pressão. Outro fator que pode aumentar sua complexidade é se o sistema for fechado.

Entendendo sistemas fechados e sistemas abertos

Como dissemos anteriormente a água ao esquentar dilata. Quanto maior a temperatura da água maior será seu efeito de dilatação. Isso significa também que maior será a pressão que a água exercerá no boiler.

Sendo assim essa água precisa ir para algum lugar ou chegará um momento onde a pressão será tão grande que o boiler se partirá. Em boilers instalados em sistemas abertos essa água ao dilatar volta pelo caminho que veio. Ou seja, a água que veio da caixa d’água começa a fazer o caminho contrário.

Então o que define o sistema aberto é o fato da água do boiler ter livre passagem para voltar para a caixa d’água.

Já o sistema fechado é justamente o contrário. É quando existe algo bloqueando a água de fazer o caminho inverso para a caixa d’água. Instalar uma bomba pressurizadora por exemplo fecha o sistema, já que a bomba só permite que a água circule em um único sentido. Válvulas restritoras e válvulas redutoras de pressão também fecham o sistema, justamente por também impedirem que a água faça o caminho reverso.

Normalmente os boilers de alta pressão são instalados em sistemas fechados, especialmente em prédios.

Futuramente faremos um artigo especifico abordando sistemas abertos e fechados e suas peculiaridades.

Sistema de Segurança

Exatamente por trabalhar com uma pressão de água bem superior o boiler de alta pressão exige uma instalação muito mais complexa e minuciosa. E a maior parte dessa complexidade extra provém de seus múltiplos sistemas de segurança.

Alguns dos itens que compõe esse sistema são: o vaso de expansão, válvula de segurança, válvula eliminadora de ar e válvula quebra-vácuo.

boiler_de_alta_pressao
O Vaso de Expansão deve ser dimensionado corretamente para cada Boiler

1. Vaso de expansão

Como descrevemos acima em sistemas fechados a água não tem por onde voltar quando dilata. Nesses casos é necessário a instalação do vaso de expansão. Sua principal função é é lidar com esse efeito sanfona do volume da água aumentar e diminuir. Ele também é responsável por equilibrar a pressão do sistema e absorver eventuais picos de pressão.

boiler_de_alta_pressao
Válvula de Segurança: funciona como um sistema de backup caso os outros dispositivos não funcionarem

2. Válvula de segurança

A válvula de segurança funciona quase como um backup para o vaso de expansão. Se o vaso de expansão estiver mal dimensionado ou se eventualmente falhar a água começará a vazar pela válvula de segurança, liberando assim toda a pressão em excesso do boiler. A válvula de pressão é importantíssima e qualquer vazamento de água nela é um indicativo que há algo de errado com a pressão de seu boiler e deve ser verificado o quanto antes.

boiler_de_alta_pressao
Eliminadora de Ar: responsável por purgar as eventuais bolhas de ar do boiler

3. Válvula eliminadora de ar

A água ao percorrer a tubulação hidráulica muitas vezes forma pequenas bolhas de ar. Essas bolhas de ar são conduzidas até o boiler, e com o tempo se acumulam. Como o ar é mais leve que a água essas bolhas ficam na parte superior do reservatório. Com o tempo essas bolhas podem bloquear a saída de água. A função da válvula eliminadora de ar (também conhecida como válvula purgadora de ar) é responsável por retirar esse ar de dentro do reservatório.

boiler_de_alta_pressao
Válvula Quebra-vácuo: responsável por evitar a pressão negativa

4. Válvula quebra-vácuo

No nosso artigo sobre manutenção preventiva no boiler falamos um pouco da válvula quebra-vácuo. Quando o reservatório é esvaziado, seja para limpeza ou porque faltou água por exemplo, uma especie de vácuo é formado lá dentro. Isso causa uma pressão negativa que pode implodir o equipamento, ele fica todo amassado e enrugado (efeito maracujá). A válvula quebra-vácuo evita justamente isso. Ela permite que na medida que o equipamento se esvazia ar entre e complete esse espaço.

boiler_de_alta_pressao
Válvula Redutora de Pressão: Responsável por reduzir a pressão da água de entrada do boiler

5. Válvula redutora de pressão 

Por norma a pressão não pode ultrapassar 40 m.c.a em nenhum ponto de uma edificação residencial. Na prática isso nem sempre acontece. Já encontramos muitos prédios residências com pressões muito superiores a 40 m.c.a e como já dissemos anteriormente essa pressão exagerada pode danificar o reservatório, mesmo sendo de alta pressão. Por isso há alguns anos adotamos a instalação da válvula redutora de pressão em todas as nossas instalações em prédios residenciais. Instalada na entrada de água do boiler, a função dessa válvula é pegar uma determinada pressão e reduzi-la até um ponto estipulado. Por isso com sua instalação garantimos que no boiler sempre esteja chegando no máximo 40 m.c.a de pressão de água.

boiler_de_alta_pressao
Manômetro: responsável por monitorar a pressão do sistema

6. Manômetro 

O manômetro é responsável pelo monitoramento da pressão da água dentro do boiler. Apesar de ser um item opcional ele é muito útil para sabermos se o boiler está trabalhando com a pressão que deveria trabalhar.

Vantagens e desvantagens do boiler de alta pressão

Como tudo na vida aqui também temos o lado bom e o lado ruim. Abaixo iremos listar as vantagens e desvantagens do boiler de alta pressão em relação ao boiler de baixa pressão.

Vantagens

  • Suporta uma pressão bem maior;
  • Pode trabalhar com bombas pressurizadoras;
  • Ideal para instalações em prédios;
  • Ideal para instalações em comércios e locais com muitos pontos de consumo;
  • Mais vazão de água;
  • Justamente por suportar maiores pressões e mais vazão proporciona um banho muito mais confortável.

Desvantagens

  • Custo mais elevado;
  • Maior complexidade na instalação;
  • Vida útil menor que o boiler de baixa pressão pois seu material trabalha constantemente sobre maior estresse.

 

Quem faz a instalação de boiler de alta pressão

Quando estamos falando de boiler de alta pressão, que como observamos nesse artigo, demanda uma instalação mais complexa e minuciosa, é fundamental contar com a experiência de uma empresa capacitada e de preferência especializada. E isso vale tanto para o dimensionamento quanto para a instalação. E falamos isso não somente por uma questão de durabilidade do produto como também pela segurança das pessoas.

Infelizmente no dia-a-dia das nossas equipes de assistência técnica não é incomum nos depararmos com instalações mal feitas e fora de norma. Muitas dessas instalações sem qualquer item de segurança previsto nas normas técnicas de segurança. Já em outras ocasiões encontramos problemas com os itens de segurança instalados de forma incorreta.

É importante ressaltar que a instalação do boiler de alta pressão fora das normas técnicas pode ocasionar a perda da garantia do produto, além de é claro, colocar a saúde e segurança das pessoas em risco.

Infelizmente muita gente acaba contratando profissionais sem a capacitação necessária, como encanadores, por exemplo. Salientamos que em nenhuma situação você deve permitir que a instalação do boiler de alta pressão seja executada por alguém sem treinamento e qualificações para isso. Assim você garante o máximo aproveitamento do equipamento, a sua segurança e consequentemente a da sua família também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *