A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?

Vazão de água é o primeiro fator que devemos analisar na hora de adquirir um aquecedor a gás. Ela diz respeito a capacidade do equipamento em fornecer água quente, ou seja, quantos litros de água quente por minuto o equipamento consegue fornecer. Esse valor pode variar bastante dependendo do tipo, modelo e marca.

Os modelos de aquecedores mecânicos costumam variar de 7 a 20 litros de vazão de água por minuto. Já os aquecedores digitais variam de 12 a 46 litros por minuto. Abaixo explicaremos como você pode dimensionar a capacidade certa de um aquecedor a gás para sua casa:

 

Dimensionamento

vazao_de_agua
É importante saber a quantidade de torneiras com água quente

Vazão de água, você sabe qual a ideal para você?

Isso vai depender do tipo e da quantidade de pontos de água quente você tem na sua casa. E quando estamos falando de residências, os tipos de pontos de água basicamente se resumem a duchas e torneiras.

Para simplificar, costumamos começar pela quantidade de banheiros, já que o aquecedor a gás é usado principalmente para o aquecimento da água de banho. Assim sabemos a quantidade de duchas.

Uma ducha costuma ter em média 10 litros de vazão de água por minuto. Como muitas residências também possuem torneiras de lavabos e pias com água quente, também precisamos calcular a vazão das torneiras. Torneiras padrões costumam ter cerca de 4 litros por minuto de vazão.

Conclusão: sabendo a quantidade de pontos de água e sua vazão correspondente fica fácil saber qual a capacidade do aquecedor a gás ideal para sua casa.

 

Exemplo:

Um apartamento com 1 banheiro + 1 lavabo com água quente vai precisar de um aquecedor com pelo menos 14L/min de vazão de água.

  • 1 ducha (10 l/min) + 1 torneira (4 l/min cada) = 14 litros por minuto.

Simples, não?

 

Simultaneidade

vazao_de_agua
É preciso saber a vazão de cada ducha usadas simultaneamente

Na fase de dimensionamento (quando você está calculando qual a capacidade correta para seu aquecedor a gás) é muito importante levar em conta qual será o uso simultâneo dos pontos de água quente.

Será que na sua casa as duas duchas serão usadas ao mesmo tempo? E as torneiras? Será que enquanto alguém toma banho uma segunda pessoa vai lavar louça com água quentinha?

Se a sua casa possui 3 banheiros, mas só 2 serão usados simultaneamente, não tem porque investir em um aquecedor que suporte os 3. A não ser, é claro, que futuramente você preveja o uso do terceiro banheiro simultaneamente com os outros dois.

Calcule apenas o que de fato você e sua família vão usar pode te poupar dinheiro. Afinal, quanto maior a capacidade de vazão do aquecedor, maior também o seu custo.

 

Exemplo:

Sua residência possui 3 banheiros. Em cada banheiro além da ducha você também tem água quente nas torneiras do lavabo. Se formos dimensionar o volume total de água quente com todos os pontos, a conta ficaria assim:

  • 3 duchas (10 l/min) + 3 torneiras (4 l/min cada) = 42 litros por minuto.

Mas vamos considerar que nessa residência, somente 2 pessoas tomarão banho ao mesmo tempo e ninguém usará nenhum dos lavabos. Nossa conta fica assim:

  • 2 duchas (10 l/min) = 20 litros por minuto.

Nesse caso, nossa demanda real é por um aquecedor com menos da metade da capacidade que dimensionamos inicialmente. Na prática, economizamos aqui, uma média maior que 4 mil reais.

Bastante, não é? Por isso é importante dimensionar corretamente de acordo com sua necessidade.

 

Vazão de água da ducha

vazao_de_agua
Cada tipo de ducha tem sua vazão máxima

Acima, usamos 10 litros por minuto como base para calcular a vazão das duchas. No entanto, temos uma variedade de modelos de duchas que podem variar consideravelmente essa vazão.

Alguns modelos bem comuns possuem entre 12 e 15 litros de vazão de água. E, atualmente, devido à crise hídrica, também encontramos no mercado, versões econômicas de até 8 litros por minuto.

A crise hídrica também popularizou os redutores de vazão: pequenas peças, instaladas dentro da ducha, responsáveis por diminuir consideravelmente a vazão final. Nesses casos, uma ducha com 10, 12 litros pode ficar com 7 ou 8 litros por minuto.

Seja na hora de comprar uma ducha nova, seja o caso de você já ter alguma instalada na sua casa, é importante saber exatamente sua vazão. Caso contrário seu dimensionamento pode ficar incorreto. Em caso de dúvidas, consulte o fabricante da sua ducha.

 

Vazão de água do ralo

vazao_de_agua
O ralo do banheiro deve ser capaz de drenar a vazão de água

Algo que muita gente costuma esquecer de levar em conta é a vazão de água do ralo do boxe. Do que adianta você investir em um bom aquecedor com uma boa ducha, mas seu boxe transbordar e inundar seu banheiro a cada banho? E isso é mais comum do que parece, principalmente no caso de duchas de alta-vazão.

Uma ducha muito popular hoje em dia é a Acqua Plus, fabricada pela Deca. Essa ducha possui em média 20 l/min, mas dependendo da pressão da água, pode chegar até incríveis 60 l/min. Isso é mais água do que muitos ralos dão conta de drenar.

Por isso, na hora de investir em uma ducha de alta-vazão, fique bastante atento à vazão do seu ralo. Em especial, com ralos lineares.

Muitas vezes você encontrará o valor de vazão do ralo medido em litros por segundos. Nesse caso, para comparar com a vazão da sua ducha, basta multiplicar por 60.

 

O que acontece se você usar mais água do que seu aquecedor suporta?

Ok, você dimensionou seu aquecedor de acordo com a vazão das duchas e torneiras assim como seu uso simultâneo. Mas o que acontece se você usar mais água do que seu aquecedor suporta?

Simples. A água vai sair mais fria do que o configurado no aparelho. Essa queda de temperatura será proporcional ao volume de água além do limite de vazão do aquecedor, ou seja, quanto mais água você exigir do equipamento além de sua capacidade, mais fria ela fica.

Uma maneira bem simples de visualizar o problema é imaginar uma chaleira de água. Considerando uma mesma boca do seu fogão, será muito mais rápido ferver 200 ml de água do que 1 litro, não é?

Pois é. O princípio no aquecedor é o mesmo. Quanto mais água passar pelo equipamento (daí o nome real do equipamento: aquecedor de passagem) mais dificuldade ele terá para aquecer a água.

 

Servo-válvula

Alguns aquecedores digitais são equipados com uma servo-válvula, uma peça responsável pelo controle de fluxo de água. Nesse caso, o equipamento divide sua capacidade total de vazão entre os pontos de água abertos. Isso significa que mesmo que você abra mais pontos de água quente do que normalmente, o aquecedor suporta. Ele mantém a temperatura configurada no equipamento; então, ao invés da temperatura da água cair, é o seu volume de água que vai diminuir.

Por exemplo, se você possui um aquecedor a gás com 12 l/min de vazão de água e abrir 2 duchas de 10 l/min cada, será enviado somente 6 litros por minuto de água quente para cada ducha. Então, mesmo que você abra todo o registro das duchas, ambas terão pouco volume de água (quase a metade de sua capacidade total), mas permanece a temperatura estipulada no display digital do aquecedor.

Dessa forma, o aquecedor garante a entrega da temperatura, mesmo que isso comprometa a pressão e a volume de água.

    • Bom dia Susana, me desculpe pela demora em responder seu comentário.

      Então, entre Komeco e Rinnai a gente sempre recomenda o Rinnai. Equipamentos da linha Komeco são considerados de segunda linha.

      Aqui na Aquecenorte não comercializamos essa marca. Nos focando principalmente na marca Rinnai e Rheem, ambas com uma qualidade muito superior a Komeco.

      E sim, comercializamos também pressurizadores.

      Espero ter ajudado.

  • Olá qual o melhor aquecedor para andares altos? Moro no décimo quarto andar e tenho um aquecedor Rinnai que não presta … vive dando problemas. O pressurizador tambem … tô quase decidindo por chuveiro elétrico .

    • Bom dia Ângela,

      Para andares mais altos o recomendado é sempre por aquecedores com exaustão forçada, de preferência modelos digitais. O fato do aquecedor possuir uma ventoinha responsável pela expulsão dos gases queimados evita que o vento devolva esses gases para o equipamento e/ou apague a chama do aquecedor.

      No mais a Rinnai é uma excelente marca, sendo uma das líderes mundiais do mercado mundial.

      Agora pra gente tentar te ajudar da melhor maneira possível preciso saber algumas coisinhas. Qual seria o modelo do seu aquecedor a gás e quanto tempo tem? E qual sua bomba pressurizadora?

  • Ola.. estou com um problemão.. minha ducha esta muito quente e estou deixando na temperatura de 35 o aquecedor. A agua quente nao tem pressão e a água fria muita. Quando ligo a fria para misturar a quente desliga o aquecedor. Oque devo fazer. ? Tenho 2 banheiros? Desde ja muito obrigado

    • Bom dia Renato,

      Vamos lá:

      O seu aquecedor desliga quando você liga a água fria justamente porque a a pressão da água quente está fraca. Logo a água fria acaba bloqueando a passagem da água quente e o aquecedor entende que o registro foi fechado. O ideal é sempre usar apenas a água quente mesmo, evitando a mistura com a água fria. Assim você economiza água e gás.

      Agora sobre os prováveis motivos de você ter tão pouca pressão na água quente:

      – Sujeira
      O aquecedor a gás ou as duchas podem estar com sujeira obstruindo a passagem de água. Dependo do estado dessa obstrução isso vai impactar na pressão dos equipamentos. Se for esse o caso o mais indicado é contratar uma empresa especializada para fazer uma revisão geral no equipamento.

      – Falta de pressão
      Pode ser que sua rede hidráulica tenha pouca pressão. Isso é normal caso more no ultimo o penúltimo andar de um prédio ou em casas e sobrados onde a caixa d’água não fica muito alto. Se esse for o caso a solução seria a instalação de uma bomba pressurizadora para aumentar a pressão. O ideal é sempre trabalhar com a rede inteira, mas existem pressurizadores menores que podem ser instalados debaixo do aquecedor a gás pressurizando assim só a água quente.

      Agora uma ultima possibilidade para o seu problema, mesmo que improvável, é do aquecedor a gás ter sido instalado no tipo errado de gás. Por exemplo, se o aquecedor for do tipo GLP (gás de botijão) mas a estrutura do local ser GN (Gás natural, da COMGÁS, por exemplo). Nesse caso a solução seria executar um serviço de conversão no equipamento para adequá-lo ao local. E sempre contratando empresas autorizadas pela marca do equipamento.

      Espero ter ajudado.

  • Olá Ivan, tudo bem? Adquirir um apt com dois banheiros, serão apenas dois moradores, e me orientaram colocar aquecedor a gás. Então, não entendo nada á respeito, é mais vantajoso, em se tratando de custo benefício, ter um aquecedor ou manter chuveiros elétricos?? Percebi que há indicações de aquecedores para andares altos, no meu caso é no térreo, há alguma indicação de aquecedor específico? Qual seria? Como conhecedor do assunto, quais as vantagens e desvantagens de possuir um aquecedor?
    Desde já agradeço pela atenção e disposição de nos ajudar.

    • Bom dia Carine,

      Sendo bem sincero contigo, analisando apenas o lado financeiro, o chuveiro elétrico é mais barato. Isso porque seu custo médio de aquisição e instalação é muito menor. Além disso sua vazão também é bem menor do que uma ducha padrão, o que acaba economizando um pouco no dia-a-dia. Em contrapartida estamos passando por ajustes constantes na taxa elétrica, e isso pode vir a mudar em poucos anos.

      Agora se analisarmos a questão do conforto, então não temos comparação. O Aquecedor a Gás te dará conforto e praticidade muito maior que qualquer chuveiro elétrico.

      Por exemplo, uma coisa que acontece bastante no chuveiro elétrico é que durante o inverno você tem que abrir bem pouca água pra temperatura se manter mais alta. As vezes essa quantidade de água é tão pouca que acaba queimando a resistência do chuveiro. Além de ser bem desconfortável de tomar banho com aquele filetinho de água pelando.

      Isso já não acontece no aquecedor a gás. Você configura a temperatura exata no display do equipamento e ele vai te entregar essa temperatura independente da quantidade de água. Então mesmo nos dias frios você terá um volume alto e confortável de água.

      E mesmo as duchas mais básicas hoje existente no mercado costumam ser muito mais confortáveis do que a maioria dos chuveiros elétricos.

      Outra questão é sobre a vida útil do equipamento. Enquanto aquecedores a gás giram em torno de 10 a 15 anos, os chuveiros elétricos, em especial os mais baratos, precisam ser trocados a cada 1 ou 2 anos.

      Então resumindo:
      Se você tá visando apenas o investimento financeiro a curto-prazo e não liga muito pra questão do conforto (em especial durante o inverno) o melhor seria o chuveiro elétrico. Mas se um banho confortável é seu objetivo, com certeza o aquecedor a gás é sua melhor escolha.

      Agora independente do seu andar recomendamos sempre aquecedores digitais. Eles são os mais modernos no mercado e tem vários benefícios sobre os aquecedores mecânicos (que não são contra indicados para andares mais altos). Nesse artigo falamos um pouco sobre eles: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-mecanico-ou-digital/

  • Adquiri um apartamento e preciso instalar aquecedor a gás e comprar as duchas. O prédio tem 20 andares e meu apartamento é no 1º andar, o que significa muita pressão. Qual a capacidade do aquecedor para atender somente duas duchas? Qual a vazão ideal das duchas? Precisa ser uma ducha com redução de pressão? Que cuidados devo tomar? Obrigada pela ajuda.

    • Boa noite Marta,

      Vamos as suas dúvidas:

      – A capacidade do aquecedor a gás para atender duas duchas vai depender das duchas em questão. Aqui na Aquecenorte costumamos calcular que cada ducha tem em média 10 litros de vazão por minuto. Nesse caso um aquecedor a gás com capacidade de 20 litros ou mais conseguiria atender as duas duchas simultaneamente.
      – Não existe exatamente uma vazão ideal para as duchas. Isso vai depender muito das suas preferencias. Tem quem prefira um banho com um volume grande de água e quem prefira um jato mais concentrado. Também tem quem priorize a economia e mire em duchas de baixa vazão. Isso depende muito. Mas no geral recomendamos duchas que fique entre 8 e 15 litros de vazão por minuto. Lembrando que quanto maior for a vazão da ducha maior tem que ser a capacidade do aquecedor a gás. E esse aumento de capacidade pode impactar bastante no preço do equipamento e nas contas de água e gás no fim do mês.
      – Sobre duchas com redução de pressão, novamente, vai depender do seu gosto pessoal. Tem gente que gosta de um jato bem forte e massageador, já outros não suportam isso.
      – A senhora não precisa tomar cuidados adicionais contato que a hidráulica do seu prédio esteja dentro das normas de segurança. A norma diz que em nenhum ponto da construção a pressão da água pode ser superior a 40 metros de coluna d’água. Sendo assim todos os equipamentos são fabricados para suportar esse nível de pressão (contanto que sejam de qualidade).

      O único cuidado que sugiro a senhora tomar é na hora da compra das duchas. Observe a curva de vazão do modelo que pretende comprar. Dependo da curva de vazão, que pode variar bastante de ducha para ducha, com uma pressão grande (que é o caso da senhora) a ducha pode ter uma vazão muito grande.

      Só para a senhora ter uma ideia, uma ducha famosa da Deca, a AcquaPlus, possui uma vazão média de uns 20 l/min, mas trabalhando numa pressões muito grande, pode chegar até a 60 litros por minuto. Claro que isso é um caso extremo, mas é bom observar a curva de vazão para a senhora não ser surpreendida.

  • Olá, comparando um aquecedor de 35 litros e um de 42 litros, usando a mesma média, os gastos são os mesmo. Ou seja, se comprar uma capacidade maior de que necessito e não utilizar, gasto a mesma coisa de uma menor litros. Precisaria de um para atender 03 banheiros, e 01 torneira, estou em duvida 35 litros ou 42 litros, mas prezo economia financeira tb, tem alguma dica para economizar consumo?

    • Bom dia Cristina, tudo bem?

      Exatamente, o ideal é sempre adquirir o aquecedor a gás com a capacidade apropriada para suas necessidades. Assim você já economiza na aquisição do produto, já que quanto maior a capacidade maior o valor da produto.

      Para atender três banheiros simultaneamente mais uma torneira, os aquecedores de 35, 36 litros costumam dar conta. Isso porque costumamos calcular as duchas com 10 litros de vazão por minuto, enquanto torneiras com 4 litros. Sendo assim 3 duchas mais 1 torneira daria algo em torno de 34 litros por minuto. Sendo assim um aquecedor de 35 litros de capacidade seria suficiente.

      Agora sobre as dicas para economizar no consumo:

      – Evite misturar água fria.
      É bem comum as pessoas configurarem o aquecedor a gás com uma temperatura muito alta e depois usarem água fria para chegar a uma temperatura confortável no banho. Na prática o que você acaba fazendo é aquecendo muito a água e depois esfrio. Com isso temos um desperdício de gás. O ideal é configurar exatamente a temperatura desejada para o banho e não misturar água fria. Assim teremos uma maior eficiência do sistema.

      – Duchas econômicas
      Costumamos calcular duchas de em média 10 litros de vazão por minuto. Mas temos as mais variadas capacidades de duchas. Duchas de 10, 12, 15 e até 40 litros de água por minuto. Quanto maior a vazão da ducha mais gastos a senhora terá com água e gás, além de precisar de aquecedores com capacidades maiores.

      Mas se a senhora está mirando na economia de consumo recomendamos adquirir duchas econômicas. Existem duchas no mercado com 8 litros de vazão por minuto que ainda se mantem bastante confortável. Dois litros de diferença pode não parecer muito, mas se a gente pensar que cada banho dura em média 10 minutos, temos uma economia de 20 litros de água por banho em relação a uma ducha padrão de 10 litros.

      Imagine isso no final do mês. Julgando que uma pessoa tome um banho por dia, temos aí 600 litros de economia no mês por pessoa.

      Espero ter ajudado.

  • Olá, Ivan!

    Tenho um aquecedor manual da rinnai, modelo: REU-157BR FE, Tipo: Grande, Tipo de Gás: GN, Potência Nominal 24,3kw (348 kcal/min) / 20.927 kcal/h, rendimento sobre o PCS: 84%.
    Ocorre que desde quando ele foi comprado, ha 4 anos atras (o supervisor do condomínio que fechou com a empresa que estava vendendo e a maioria dos moradores acabou adquirindo esse modelo), ele estava gotejando ao ligar. A água ficava pingando na lavanderia (que fica em baixo do aquecedor) Entrei em contato com a empresa que o vendeu e instalou e eles falaram que era normal, que pingava msm. Era difícil manter a temperatura da água estável, havia muito desperdício de água até aquecê-lo. Hoje essa água não está mais pingando, está realmente derramando e ele parou de aquecer. Percebi que a empresa desde o inicio me vendeu um aparelho com defeito, enfim…
    Agora quero trocá-lo por outro que seja econômico (quanto ao consumo de água e energia) e seja seguro. Apesar de você falar que a rinnai é uma ótima marca, fiquei com receio por conta da experiência que tive. Moro no 12º andar, a pressão da água hoje é bem forte (mais já tivemos problemas durante a crise hídrica, que foi solucionado com a construção de um novo reservatório), preciso aquecer dois chuveiros da deca, modelo aspen, cuja vazão é de 14l/min. Diante disso, qual modelo que acha ideal para mim e suas características? devo usar um redutor de vazão para o chuveiro? devo usar ajustar o aquedor para a temperatura que desejo e usar apenas o quente (tenho dois registos de agua quente e fria nos dois banheiros). Me ajuda Ivan! Estou tomando banho frio! Rs

    • Boa tarde Raquel. Vou tentar te ajudar tá?

      Vamos lá. De fato a Rinnai é uma excelente marca, isso eu posso te garantir. Mas diferente do que a empresa te informou não é comum o aquecedor ficar pingando, não.

      – Sobre o aquecedor demorar a esquentar:
      Isso pode ser normal, pois depende da distância que seu aquecedor a gás está dos pontos de água. O que acontece é que apesar do aquecedor esquentar a água quase instantaneamente (demora coisa de segundos) essa água pode demorar a chegar nas duchas, pois a água fria armazenada dentro da tubulação precisar sair toda antes. Então se na residência da senhora o aquecedor fica longe das duchas isso é normal, sim. Mas é bem comum em muitos apartamentos o aquecedor ficar na lavanderia, que fica logo ao lado do banheiro, então se esse for seu caso não deveria demorar mais do que alguns segundos para água estar quente nas duchas.

      Possível solução: Se o caso da senhora for essa de uma longa distância a solução seria instalar um sistema de retorno. Esse sistema permite que a água fria que fica armazenada dentro da tubulação retorne para o aquecedor a gás para ser aquecida. Assim a senhora não teria desperdício de água. Nesse sistema você pode programa-lo para sempre ligar numa faixa de horário (caso costume tomar banho sempre nos mesmos horários) ou liga-lo um pouco antes de tomar banho.

      No entanto, a não ser que seu apartamento já possua a estrutura hidráulica para a instalação desse sistema, ele não é tão simples de instalar. Envolve mexer na hidráulica do apartamento e pode trazer bastante transtorno.

      – Economia:
      O melhor jeito da senhora economizar seria diminuir a vazão das duchas. Pode ser através de um redutor de vazão, mas nem sempre esses redutores mantem o conforto do banho. Talvez seja melhor adquirir outras duchas que são originalmente de uma vazão menor. Recomendo duchas de no máximo 10 litros por minuto. Isso reduziria bastante.

      – Troca de aquecedor:
      A primeira dica é a senhora trocar por um aquecedor digital. O REU 157 é mecânico e de apenas 15 litros, o que é inferior a sua necessidade. Caso a senhora consiga reduzir a vazão das duchas para 10 l/min cada te recomendo o E21 da Rinnai ou, caso não queira mais algo da Rinnai, o RB 22 ou RB 26 da Rheem. O aquecedor a gás E21 possui 21 litros, enquanto o RB 22 possui 22 litros e o RB 26 possui 26 litros de capacidade. Todos eles seriam suficientes para atender duas duchas simultaneamente de até 10 litros cada. No caso do Rheem RB 26 seria possível até atender uma torneira simultaneamente.

      Agora se a senhora mantiver as duchas do jeito que estão, então recomendaria o Rinnai REU-2402 de 32 litros ou o Rheem RB 32, também de 32 litros.

      Todos esses aquecedores que recomendei são digitais e possuem várias vantagens em cima dos mecânicos, entre elas serem mais eficientes energeticamente. Até escrevi um pouco sobre isso nesse artigo: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-mecanico-ou-digital/

      Raquel, espero mesmo ter te ajudado. Se sobrou alguma dúvida fico a disposição, ok?

  • Olá, Ivan!

    Gostaria de saber qual o aquecedor ideal para o meu apto que fica no 12º andar e tem dois chuveiros da deca, modelo aspen, com vazão de 14l/min. Quero um modelo seguro e econômico (quanto a energia e água). Devo selecionar a temperatura e usar apenas o registro quente? Devo usar algum redutor de vazão para o chuveiro?

    • Olá Raquel,

      Eu vi que a senhora preencheu o formulário de orçamento. Daqui a pouco um de nossos consultores entrará em contato com a senhora pra te passar o aquecedor ideal para seu caso!

  • Boa noite Ivan, quem sabe você possa me ajudar.
    Tenho um aquecedor a gás de 20 litros (exaustão forçada), porém moro no 7o. andar e a vazão de água quente é pequena, ou seja, desliga quando tento temperar com água fria.
    Preciso instalar uma bomba pressurizadora acoplada (que ficaria embaixo do aquecedor), mas não faço idéia de qual delas escolher pois são muitas marcas e especificações distintas.
    Você poderia me sugerir alguma com bom custo/benefício por favor?
    Obrigado desde já!

  • boa noite meu aquecedor lorenzetti lz-2200ef e para duas duchas porem ele fala que a vasão e de 17 litros p/ minuto porem coloquei uma ducha de 12 litro e o aquecedor não suporta e outra ele desliga será que a regulagem geralamente quando coloco a ducha com chuverinha da pau

    • Bom tarde Ricardo, tudo bem?

      Como o senhor disse o aquecedor a gás Lorenzetti LZ-2200 EF possui 17 l/min de vazão. No entanto esse aquecedor só seria capaz de atender duas duchas de 8 l/min cada. Com duchas com vazão de 12 l/min o aquecedor a gás só é capaz de atender uma de cada vez.

      Mas para poder te ajudar eu preciso entender melhor o que aconteceu. O que está acontecendo exatamente? Ele liga e chega a esquentar e depois desliga ou simplesmente não liga? O senhor tem um ou dois banheiros? Caso seja dois, ambos possuem duchas de 12 litros de vazão? Essa dificuldade aconteceu desde a instalação do aquecedor ou vem acontecendo apenas recentemente?

  • Boa tarde!
    Eu preciso aquecer apenas um banheiro (ducha, banheira de hidromassagem e torneira, uso não simultâneo), que fica no segundo andar de uma casa. O aquecedor ficaria no terreo. O que vocês recomendam?
    A vida inteira eu tive um aquecedor comum, mecânico, que funcionava perfeitamente com um chuveiro, mas no lugar que moro atualmente o aquecedor semidigital para de funcionar quando abro a água fria no único chuveiro. Não quero mais isso, quero aquecedor justamente para ter banho quentinho sempre.
    Outra coisa: a cidade é pequena e a assistência técnica é um problema.
    Obrigada

    • Bom dia Mirella,

      O aquecedor a gás desliga não por um problema no equipamento e sim um problema na hidráulica. O que acontece é que a água fria possui mais pressão que a água quente que vem do aquecedor, dessa maneira quando a senhora abre a água fria no chuveiro ela acaba bloqueando a passagem da água quente e o aquecedor entende que o registro foi desligado e se desliga.

      O ideal é regular a temperatura mais próximo possível do ideal no próprio aquecedor e evitar utilizar a mistura com a água fria. Mas sabemos que isso é mais complicado nos aquecedores mecânicos. Nos equipamentos digitais a senhora pode configurar exatamente a temperatura desejada com facilidade.

      A solução para o problema da senhora seria a instalação de uma bomba pequena debaixo do aquecedor. Assim a pressão da água quente e a água fria ficarão mais próximas e a senhora conseguirá misturar água na hora do banho.

      No mais recomendamos, caso possível, a troca dos equipamentos mecânicos pelos digitais, principalmente se a senhora pretende usar mais de um ponto de água simultaneamente. A capacidade vai depender da vazão da sua ducha e torneira, mas as marcas recomendamos fortemente Rinnai ou Rheem.

      Espero ter ajudado e se ainda tiver dúvidas fique a vontade para voltar a nos escrever.

  • Boa tarde,

    Preciso comprar um aquecedor para um apartamento no segundo andar de um prédio de 3 andares. O aquecedor só atenderá a uma ducha.
    Estou pensando em comprar o modelo REU71 BR. Consultando as informações técnicas, fiquei sabendo que ele atende a uma ducha de vazão 8l/m. Qual o problema que posso ter ao utilizar uma ducha de maior vazão.

    • Boa tarde Carmen,

      O problema é a água do seu banho não chegar a uma boa temperatura, especialmente em dias mais frios. Já que o aquecedor a gás é capaz de aquecer apenas 8 litros de água por minuto, usar uma ducha de 15 minutos de vazão vai diluir toda essa água quente com água fria.

  • Boa noite,

    Tenho um aquecedor da marca Bosch que já veio na entrega do prédio. Ocorre que aqui em casa tenho dois banheiros com dois chuveiros de diferentes vazões.
    Nesse caso sempre tenho dificuldade em achar uma temperatura ideal para eles. Sem falar que no banheiro social quando ligo a água fria, o aquecedor desliga. Já no outro banheiro isso não acontece.
    Será que se eu colocasse dois chuveiros iguais, com a mesma vazão, o problema resolveria?? Ou isso é um problema do aquecedor?
    Obrigado

    • Bom dia André, tudo bem?

      Pelo visto temos vários problemas aí no seu caso. Primeiro que aparentemente o senhor tem um aquecedor a gás mecânico.

      Os aquecedores mecânicos, diferente das versões digitais, possuem chama fixa. Por isso é tão difícil regular a temperatura nele. Nesse caso recomendo, se possível, substituir por um aquecedor a gás digital.

      Agora sobre o aquecedor desligar quando abre a água fria está acontecendo porque em algum lugar (provavelmente só nesse banheiro) a tubulação da água fria está interligando com a água quente. O que acontece é que a água fria possui uma pressão maior que da água quente, por isso a água fria acaba bloqueando a passagem da água quente. O aquecedor funciona a partir de um sensor de fluxo de água, então quando essa água quente é bloqueada ele entende que você chegou o registro e desliga.

      Algumas possíveis soluções:

      – Se possível quando for tomar banho abra apenas o registro de água quente. Mas se o aquecedor do senhor for mesmo um aquecedor mecânico, então sabemos que isso é mais difícil.
      – Verifique se há algum ponto de água com os dois registros abertos (de água quente e água fria). Isso é comum em pontos plugados ou duchas higiênicas.

      Caso tenha dúvida fique a vontade para perguntar, mas separei esse artigo para você onde no tópico 1 falamos exatamente disso:

      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedores-a-gas-4-problemas-comuns/

  • Boa tarde, tudo bem?
    Estou me mudando para um novo apartamento, comprado na planta, no mês de fevereiro e estou em busca de orçamentos e indicações de aquecedores de água a gás. Cada apartamento terá gás P13 de cozinha, individual (não é conjunto gás encanado).
    O apartamento tem 2 banheiros, porém colocarei somente 1 ducha a gás (no outro colocarei chuveiro elétrico). Também terei uma torneira gourmet na cozinha, e nos dois banheiros teremos torneira monocomando. O máximo que irá acontecer é utilizar a DUCHA + TORNEIRA DA COZINHA ao mesmo tempo.
    Já adquiri a ducha e a torneira, seguem os links:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-972080481-ducha-slim-luxo-quadrado-metal-30cm-braco-38cm-_JM?quantity=1
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759159546-torneira-gourmet-cozinha-com-spray-metal-giro-360-graus-_JM

    O prédio tem 4 andares. O primeiro de estacionamento. E os três acima são de apartamentos. O meu é no segundo andar de apartamentos (só tem mais 1 andar acima do meu). Porém contatei algumas lojas de minha cidade e me informaram que meu chuveiro tem alta vazão e por ter gás P13 e ser no segundo andar, eu teria problemas de pressão e deveria comprar também um pressurizador.
    Outra loja questionou se tenho encanamento direto da caixa d’água. O construtor informou que tem uma coluna que desce para cada andar (a caixa d’água é em cima e serve todo o prédio). Ele também garantiu que há pressão de água suficiente para colocar o aquecedor.
    Qual aquecedor e de qual capacidade você me indica? É necessário pressurizador? E quanto as outras dúvidas, se puder me responder fico grata!

    • Boa tarde Nicole, tudo bem?

      Vamos as suas dúvidas.

      Eu entrei no link do Mercado Livre da sua ducha, mas lá o rapaz não soube informar qual a vazão exata da ducha. Em uma das perguntas ele diz que são 4 litros por minuto, mas pelo tamanho dela isso é impossível. Chuto que seja algo entre 15 e 20 litros por minuto, mas não dá pra ter certeza. O ideal para dimensionarmos o aquecedor seria mesmo saber quanto possui de vazão. Dá uma pressionada no vendedor e vê se ele consegue te passar essa informação.

      Sobre a necessidade de um pressurizador. Estando no penúltimo andar muito provavelmente seu aquecedor funcionaria sim, mas a senhora não teria um banho tão confortável, principalmente pelo modelo de ducha escolhido. Essas duchas quadradas por terem um design achatado acabam prejudicando um pouco a pressão da água. Então pra ter um banho realmente confortável é recomendado ter uma pressão boa.

      Já a sua torneira gourmet é outro item que precisa de uma pressão boa pra funcionar direitinho. Caso contrário é bem capaz que ao usar a torneira o aquecedor a gás não ative.

      Então recomendo que sim, adquira um pressurizador.

      Sobre o aquecedor apropriado pra suas necessidades antes de dimensiona-lo precisaríamos saber a vazão da ducha. Mas julgando que seja de 15 litros por minuto, somado a torneira, um aquecedor a gás de pelo menos 20 litros de vazão por minuto seria o ideal. Já se a ducha for de 20 litros por minuto, então um aquecedor de pelo menos 25 litros.

      Mas entramos em outra questão. A senhora só terá um único P13 abastecendo o apartamento? Digo isso pois um único P13 não dá conta de atender aquecedores com litragem de 20 litros ou maior. Talvez um durante os climas mais quentes funcione normal, mas durante o inverno, em especial os mais rigorosos, o aquecedor teria insuficiência de gás. O ideal seria dois ou três P13 ou um P45.

      Então resumindo:
      Aquecedor a gás de 20 a 25 litros de vazão por minuto
      Pressurizador
      3 P13 ou 1 P45

      Espero ter ajudado.

  • Bom dia, por gentileza se puderem me ajudar. Tenho aquecedor da lorenzetti Lz800fb, para apenas 1 chuveiro, com pressurizador.Porém a água esta extremamente quente. Tendo falta água frequentes entrando ar na tubulação, isso prejudica o funcionamento do aquecedor ou da bomba? Nesse caso, seria melhor eu trocar o pressurizador que já teve uma manutenção, ou troco o aquecedor por outra marca, ( li várias pesssoas com o mesmo problema,com a marca lorenzetti).
    Outra duvida,quando tento temperar a água o aquecedor desliga. O que seria melhor nesse caso, trocar todo o conjunto de aquecedor e pressurizador, (fiz várias manutenções na tentativa de melhora), colocar uma ducha maior para ter mais vazão de água no chuveiro.?

    • Boa tarde Selma,

      A principio não parece ser um problema do aquecedor a gás em si. Então pode ser sim algo relacionado com a bomba. Mas também pode ser um problema com a vazão da sua ducha, talvez por conta de seu modelo ou de uma obstrução por sujeira. Sugerimos fazer um teste: soltar a ducha e testar apenas com o cano.

      Agora sobre o aquecedor desliga quanto tenta temperar a água isso acontece quando a água fria possui mais pressão que a água quente, logo ao abrir o registro a água fria acaba bloqueando a passagem da água quente completamente e o aquecedor a gás entende que o registro foi fechado e desliga (já que o aquecedor a gás funciona por fluxo de água, quando esse fluxo para ele desliga).

      Qual a bomba pressurizadora instalada na sua residência e onde exatamente ela está? Ela pressuriza a rede hidraulica toda ou apenas a saída do aquecedor a gás?

      Espero ter ajudado.

  • Boa noite, Ivan!

    Comprei um aquecedor LZ1600D com capacidade para 15 litros/minuto e ganhei uma ducha com vazão de 8litros/minuto que foi instalada no banheiro (único ponto de água quente do apto).

    Durante o inverno, o aquecedor funcionou muito bem, sempre com água quente e banhos confortáveis. Mas agora, com dias mais quentes, a água chega no cheveiro com temperaturas altas, diria insuportáveis.

    Eu já configurei o aparelho na temperatura mínima de 36° e abro todo o registro de água quente, mas isso não resolve e ao abrir o registro de água fria, a temperatura da água baixa por alguns minutos mas depois volta a subir ou o aquecedor desliga e acaso terminando o banho com a ducha gelada.

    Gostaria de saber: se eu trocar a ducha de 8l/m por uma de 15l/m vai diminuir a temperatura da água e resolver o meu problema??

    Desde já agradeço!

    • Bom dia Flávio,

      De fato uma ducha ajudaria, mas não resolveria em definitivo o problema.

      Só pra esclarecer o que está acontecendo quando o senhor abre muita água fria e o aquecedor desliga. O aquecedor a gás gera uma perda de carga (uma redução na pressão) então a água quente que vem dele tem menos pressão que a água fria que vem da caixa d’água. Então quando o senhor abre muito o registro de água fria, essa água, por ter maior pressão, acaba bloqueando a passagem da água quente que vem do aquecedor a gás. O aquecedor, por sua vez, entende que o registro de água quente foi fechado e desliga.

      Algumas possíveis soluções para o problema do senhor:
      – Ir até o registro geral do banheiro e ir fechando o registro de água fria aos poucos (e deixar o de água quente totalmente aberto). Dessa forma, restringindo um pouco a passagem da água fria, você vai igualar a pressão. É um processo de tentativa e erro;
      – Adquirir uma ducha de maior vazão, como o senhor mesmo colocou no comentário. Isso vai te dar mais liberdade pra misturar água fria no banho;
      – Caso o senhor tenha um registro de gás debaixo do aquecedor pode tentar fecha-lo um pouco, para restringir a passagem de gás que chega até o aquecedor. Também é um processo de tentativa e erro, já que se restringir demais esse registro o aquecedor vai acusar o código E1;
      – O senhor pode instalar uma válvula misturadora termostática. Esse equipamento vai misturar automaticamente a água quente com a fria, antes de chegar no ponto de consumo como a ducha;
      – Adquirir um novo aquecedor a gás com temperatura mínima menor. Por exemplo, os novos aquecedores da Rinnai, E17 e E21, possuem temperatura mínima de 33°C.

      As duas ultimas sugestões são soluções mais permanentes, no entanto exigem um investimento maior, especialmente a compra de um aquecedor novo.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde!

    Fiz um calculo para uma residencia unifilar, ao todo, são 4 banheiros, cozinha, varanda gourmet, sendo 8 chuveiros, 8 duchas, 10 torneiras e 1 banheira. Deu um total de 150L/min. O que você me recomendaria? 4 aquecedores de 42L? Ou 3 de 42 e 1 de 26L.

    A casa tem o pavimento térreo que tem uma vazão total de 78L e o pavimento superior com 72L.

    • Boa tarde Monique, tudo bem?

      Seria interessantes, antes de fazermos um dimensionamento final para esse local verificar se teremos o uso simultâneo de todos esses pontos. Porque em muitos casos semelhantes a esse descrito por você é improvável que tenhamos, por exemplo, 9 pessoas tomando banho simultaneamente e mais 10 usando as torneiras.

      Se por exemplo estipularmos que serão usados simultaneamente apenas metade de todos esses pontos temos aí uma demanda de 75 litros por minuto, o que reduziria bastante o tamanho do sistema.

      Outra questão é que nesses casos onde há uma alta demanda por água quente talvez seja mais interessante trabalharmos com sistemas mistos, as chamadas Centrais Térmicas, que são compostas por Boilers (reservatórios térmicos) e aquecedores de passagem.

      Mas tudo isso precisa ser analisado com calma. Caso queira, pode mandar um e-mail para vendas@aquecenorte.com.br que podemos fazer uma análise mais minuciosa para a senhora.

      Espero ter ajudado,

  • Olá, boa tarde!

    To com uma residência unifilar, onde o térreo tem uma vazão de 78L e o pavimento superior com 72L, o que você me recomendaria?

    Desde já, muito obrigada!

  • Boa tarde
    Meu aquecedor tem capacidade para 2 chuveiros, mas uso apenas para o um., com misturador externo de agua fria, portanto muita água . Gostaria de saber qual tipo de ducha devo usar, com quanto de vazão. Obrigada

    • Boa tarde Jussara, tudo bem?

      A ducha escolhida vai depender da capacidade do seu aquecedor e dos gostos pessoais de banho. Tem gente que prefere um banho com um volume grande de água, enquanto outras pessoas preferem um volume menor mas com um jato mais concentrado.

      Outra coisa que você deve levar em consideração são os custos. Afinal, quanto maior a vazão da ducha mais você vai gastar com água e gás.

      Espero ter ajudado.

  • Olá, tenho um aquecedor digital bosh. Estou tendo problemas porque o minimo dele é 37′ e agora no verão esta temperatura é muito quente e precisamos temperar a agua. Porem o aquecedor desliga, ou logo a agua que deixamos morna volta a fever no meio do banho. É o banho todo tentando ajustar a agua. Ja vi sobre a pressao da agua fria ser maior e etc. Um tecnico falou para eu trocar minhas duchas (2) por de maior vazao. Tenho apenas 2 duchas que usam agua quente no apto. De quanto deveria ser a vazao dessas duchas para resolver este problema? e se eu trocar a ducha e for daquelas com chuveirinho também ira funcionar? tenho uma criança e queria uma solução que funcionasse para o chuveirinho também.

    • Bom dia Erika, tudo bem?

      Vamos tentar solucionar o seu problema. De fato uma ducha com maior vazão ajuda no seu problema, mas não necessariamente resolve. E você pode ter outro problema que é colocar duchas com vazão maior do que seu aquecedor tem capacidade de atender. Algumas coisas que a senhora pode fazer pra tentar resolver essa questão:

      – Instalar uma bomba pressurizadora no aquecedor a gás: Uma bomba pequena tende a compensar a perca de carga (diminuição da pressão) que o aquecedor causa e igualar a pressão. Assim facilitando a mistura de água
      – Instalar uma válvula misturadora automática: Essa válvula pode ser instalada na saída do aquecedor junto com outra saída de água fria. Ela consegue fazer a mistura de água automaticamente, assim reduzindo a temperatura da água
      – Trocar por um aquecedor a gás rinnai: Os novos modelos de aquecedores da Rinnai vem com temperatura mínima de 32 ou 33 graus. O que no verão ajudaria muito
      – Reduzir a pressão da água fria restringindo o registro geral: A senhora pode ir até o registro geral de água fria e ir fechando aos poucos. É um processo de tentativa e erro, mas a ideia é tentar igualar a pressão da água fria com da água quente

      Agora sobre o chuverinho, como ele normalmente tem uma vazão menor que a ducha, fica ainda mais difícil misturar água fria.

      Vale frisar que se deve abrir todo o registro de água quente e ir abrindo a água fria bem aos poucos. Muita gente quando vai fazer a mistura de água pensa em abrir pouco a água quente, e isso só agrava o problema do desequilíbrio hidráulico.

  • Olá. Aí diz que se a vazão de água for maior do que o aquecedor pode esquentar, a água vai ficar fria… e o contrário? A água vai apenas ficar muito quente ( se a vazão de agua for menor) ou pode haver algum problema para o aparelho?

    • Boa tarde Heloise,

      Respondendo sua pergunta: depende.

      Se o aquecedor a gás for digital então possui uma chama automodulante. Isso significa que, dentro da sua capacidade de vazão, o tamanho da chama vai se adequar pra esquentar aquela quantidade de água na temperatura estipulada.

      Por exemplo: Se você estipular temperatura de 40ºC em um aquecedor a gás com capacidade de 26 litros de água por minuto, mas abrir apenas um ponto de 10 litros, então o aquecedor, automaticamente, vai se adequar para aquecer esses 10 litros a 40ºC. Se por acaso você abrir mais um ponto de 10 litros, então o aquecedor, em questão de segundos, vai se ajustar sozinho para aquecer esses 20 litros a 40ºC.

      Já se seu aquecedor a gás for mecânico, então a chama é fixa. O tamanho dela vai ser regulado manualmente pelo usuário. Isso significa que se você abrir pouca água vai esquentar mais e muita água vai esquentar menos, a não ser que você vá até o equipamento e ajuste manualmente o tamanho da chama.

      Espero que tenha ajudado.

  • Olá Boa Tarde!
    Tenho uma dúvida para dimensionar o aquecedor a gás, tenho dois banheiros e moro no segundo andar de um prédio de 18 andares, devido à pressão terei q colocar um redutor de pressão, cada chuveiro tem a vazão de 12 l/min com o redutor esta pressão irá diminuir acredito para uns 8l/min (irá depender do modelo q eu colocar) a minha dúvida é o aquecedor deverá ser de 20 ou de 16.

    • Bom dia Rodrigo,

      Se de fato a vazão de cada ducha ficar em 8 litros por minuto um aquecedor a gás com capacidade de 16 litros por minuto é suficiente.

      • Ivan, obrigado pelo retorno, mais uma dúvida, eu posso colocar num banheiro uma ducha de 12 e no outro banheiro um ducha de 8, ou seja, colocar duchas diferentes para a composição do aquecedor ou tem q ser as duas duchas Iguais ?

        • Olá Rodrigo,

          Pode sim. Qualquer combinação de vazão é permitida. O importante é que a soma total esteja dentro das capacidades do aquecedor a gás. Nesse caso uma ducha de 8 e outra de 12 totalizariam 20 litros por minuto. Logo o senhor precisaria de um aquecedor a gás de no mínimo 20 litros. O E21 da Rinnai e o RB 22 da Rheem são ótimas opções para este caso.

  • Boa noite
    Por favor. Pode me ajudar?
    Tenho uma aquecedor Komeko automatico com exaustão forçada, e moro no 18 andar de um predio de 19 andares. Quando ligo o aquecedor ele começa a esquentar e desliga sozinho. Para conseguir liga-lo preciso abrir a torneira, aguardar 5 segundos, em seguida e fechar a torneira e abrir rapidamente. Assim ele liga e consigo tomar meu banho, porém se ligo a água fria para regular a temperatura o aquecedor desliga.
    O que devo fazer? Trocar o aparelho? Instalar um Pressurizador resolveria o problema?

    • Bom dia Thiago. Muito obrigado pelo contato. Pelo seu relato percebo que o problema é a falta de pressão. Uma solução nesse caso seria colocar uma boma pressurizadora em baixo do aparelho. Uma pressão ideal para manter o conforto e a qualidade de banho é 1,5 Kg/15 mac (metros de coluna d´água) de pressão no mínimo.

      Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

      Abraços

      Abraços

  • Olá Ivan, moro em um quinto andar em prédio de seis andares onde o sexto é uma cobertura duplex. A pressão da água em meu apartamento é boa. Preciso trocar meu aquecedor. Tenho uma ducha deca aquaplus e não uso aqua quente em torneiras. Pensei em comprar o Rinnai (M071) Mecanico de 7,5 litros. Não gosto de banhos quentes, mas no inverno, mesmo no Rio, é preciso quebrar a frieza da água. Você acha que vou ficar bem com essa opção? Ou você gostaria de me indicar uma outra solução.

    • Olá Monica,

      Acredito que uma das nossas consultoras, a Camila, já tenha respondido sua dúvida, correto?

      De qualquer maneira o Rinnai M071 não é capaz de atender uma ducha com a vazão da Deca Acquaplus. A vazão mínima dessa ducha é de quase o dobro da capacidade desse aquecedor a gás.

      Recomendamos que a senhora procure um aquecedor a gás digital com pelo menos 17 litros de vazão. Como o Rinnai E17.

  • Ivan,meu caso é o contrario,instalei um rheem de 22l,.Tenho uma ducha,duas torneiras que raramente vão ser usado simutaneamente,gosto de lavar louça com pouca agua para não espirrar na pia,mas o aquecedor só liga se abrir bem a torneira,quando diminuo a agua da torneira o aquecedor desliga,a ducha funciona bem,mesmo diminuindo um pouco o volume da agua.*Obs;a torneira em questão fica mais proxima do aquecedor.Que devo fazer,não tem como regular o aquecedor para que ligue mesmo com pouca vazão. ABRAÇO.

    • Bom dia Wagner,

      Isso é uma característica de fabricação do equipamento, não é possível regula-lo. O aquecedor a gás precisa de uma vazão mínima para seu acionamento. Fui até checar agora qual é a vazão mínima da versão mínima do Rheem RB 22 e é de 3,5 litros. Como a torneira, mesmo toda aberta, já tem pouca vazão, quando o senhor abre pouco é natural o aquecedor a gás não acionar.

      Infelizmente não consigo ver uma solução simples para o caso do senhor.

  • Bom Dia
    tenho um aquecedor mecânico de marca Cosmopolita. O aparelho é muito antigo e não sei a especificação dele.
    Minha preocupação é que moro no ultimo andar de um edifício de 12 andares e não quero restrições da agua.
    Tenho duas duchas mas somente usamos uma,
    O aquecedor mecânico atual não tem pressurizador e sempre funcionou satisfatoriamente, e só pretendo troca-lo pois esta muito corroído ( mais de 20 anos de uso )
    Minha preocupação é que um novo aquecedor restrinja a agua , já que temos pequena ´pressão dagua.
    um aquecedor de maior capacidade de agua tem uma perda de carga menor e seria mais aconselhável ?
    Estou pensando em comprar um aquecedor digital e numa loja que visitei foi indicado 7,5: 11 e 15 litros/min … Em termos de menor perda de carga, para não restringir a vazão o aquecedor, o de maior vazão seria o mais recomendado ? 15 litros/min seria satisfatório ou necessitaria de uma vazão ainda maior ?melhor ?

  • Olá,
    Quero trocar minha ducha mas tenho uma duvida em relação a escolha da vazão. Meu aquecedor é um Bosch antigo vazao 7,5L/min. Mas essa é a vazão apenas de agua QUENTE, certo? Lá na ducha, essa agua quente ainda vai misturar com mais alguns litros de agua fria. Então a vazão da ducha na realidade pode ser maior do que a do aquecedor? Ou não? Obrigada!

    • Olá Ana, tudo bem.

      Você está certa Ana, porém não é recomendado misturar muita água fria por alguns motivos. O principal dele é causar um desequilíbrio hidráulico que vai desligar seu aquecedor ou fazer com que a água fique no máximo morna.

      Inclusive recentemente escrevemos um artigo sobre isso:
      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

      O ideal é misturar pouca água fria para que seja feito apenas o ajuste fino da temperatura. Colocar uma ducha de mais de 10 litros de vazão pode comprometer o uso do aquecedor a gás.

      Caso a senhora queira trocar por uma ducha de vazão maior como 15 litros, recomendamos trocar de aquecedor a gás. De preferencia por um modelo digital que é mais confortável.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde Ivan, gostaria de uma ajuda quanto a escolha de um aquecedor, pois sou novo com esse tipo de equipamento.
    Bem comprei um apto que fica no 11º andar. Tenho dois banheiros e provavelmente utilizaria os dois chuveiros de no máximo 8/10 litros simultaneamente. Fiz um orçamento para aquisição dos aquecedores e tive os seguintes modelos:
    todos digitais: Rinnai 12litros, lorenzetti 15litros, Rinnai 17litros, KOMEMCO 20litros. Custo x benefício qual me atenderia? Obrigado.

    • Olá Marlon, tudo bem?

      Somente agora vi seu comentário. Me desculpe. Mas vi aqui que o senhor já está em contato com um de nossos consultores.

      Mas qualquer dúvida fique a vontade para perguntar.

  • Boa Tarde Senhor,

    Gostaria de saber se o senhor pode me ajudar a encontrar a melhor solução.

    Moro em um apartamento no 14º andar de um edifício, minha tubulação a gás para os chuveiros é de Gas Natural (GN) e tenho 03 banheiros a serem atendidos por um aquecedor de passagem de GN.

    Assim, tenho 03 duchas da DECA modelo Acqua Plus e preciso aquecer as 03 duchas.

    Me indicaram o Aquecedor de Passagem da marca BOSCH Modelo 720 para 36L.

    Essa solução me atenderia?
    Teria outro modelo que atendesse melhor?

    Outra pergunta posso colocar um redutor de pressão nas duchas Deca Acqua Plus para dimunuir a vazão, caso necessário?

    Agradeço a atenção !

    • Bom dia Valfrido. Muito obrigado pelo contato.
      Conforme o seu relato, existem três opções que podem estar abastecendo esses três banheiros simultaneamente.

      1- Dois equipamentos a gás de 30 litros +, com sistema cascata.
      2- Instalação de central térmica, boiler de 300 litros com um aquecedor de passagem acoplado no aparelho fazendo a reposição de água quente.
      3- Colocar um restritor de vazão nas duchas, porém é necessário que seja no máximo de 12 litros por minuto. Caso contrário, você pode ter problema com o desenho da ducha, que pode ficar cortado.

      Importante ressaltar que também é necessário verificar se a tubulação está adequada para o sistema operar, tanto para sistema de dois aquecedores quanto para a central térmica. No caso dos aquecedores e da central térmica a tubulação de água quente e água fria precisa ser de 1 polegada e também é necessário verificar o gás que está chegando, se for dois equipamentos o medidor precisa estar dimensionado corretamente e a tubulação também para atender a sua demanda.

      Espero ter esclarecido as suas dúvidas. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Boa tarde, tenho um aquecedor bosch 16 litros que alimentara 2 chuveiros com vazão de 10 litros. O problema é que ele não da a partida. Vou comprar um pressurizador, mas será que ele jogará a água quente pro 2° andar? Qual aquecedor vc recomenda? Obrigado.

    • Bom dia Carlos. Muito obrigado pelo contato.
      Neste caso para que possamos indicar um equipamento com precisão, o mais recomendado é o agendamento de uma visita técnica para analisar as características da instalação bem como as pressões nos andares, local onde será instalado o pressurizador e infra-estrutura hidráulica.
      Se você estiver em São Paulo você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 2262-9000 ou pelo então pelo e-mail vendas@aquecenorte.com.br
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Moro no último andar de um prédio de 10 andares, com duas duchas no primeiro piso e uma no segundo. Estou precisando saber qual é o modelo adequado de aquecedor de água. As duas duchas de baixo são do modelo Acqua Plus.

    • Bom dia Leonardo. Muito obrigado pelo contato.

      Nesse caso recomendamos você entrar em contato com a nossa equipe comercial para envio de um orçamento personalizado de acordo com as suas necessidades.
      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 97527-4466 (O contato pode ser feito via Whatsapp também). Esse contato também pode ser feito via e-mail: vendas@aquecenorte.com.br

      Se preferir, retorne esse comentário com um telefone de contato e nossa equipe comercial irá entrar em contato.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

  • Boa Tarde,
    Acabo de comprar 2 duchas acqua plus da deca e gostaria de saber qual litragem de aquecedor o senhor recomendaria para que ambas, eventualmente, funcionem simultaneamente. Entre as marcas Rinai e Rheem, qual é a mais recomendada? E, por fim, a litragem do aquecedor impacta a conta de gás ou o preço é proporcional ao consumo, independente da litragem?

    Obrigada!

    • Bom dia Carla. Muito obrigado pelo contato.

      A Rinnai e a Rheem são as duas principais marcas do mercado, ambas com equipamentos com tecnologia japonesa e com atuação de destaque no mercado.
      Recomendo a leitura de dois artigos específicos sobre cada empresa em nossa blog:

      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-rinnai/

      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-rheem/

      Na realidade o que vai impactar a sua conta de gás é o uso do equipamento, de modo que você vai precisar de um aquecedor com capacidade suficiente para poder atender as duas duchas de forma simultânea. O consumo será equivalente a utilização para dois banhos (o tempo e os hábitos de banho impactam diretamente nisso).

      Sobre o equipamento ideal para a sua demanda, recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial pelo telefone (11) 95322-5595 ou então pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br

      Dessa forma você vai receber um orçamento personalizado, com possibilidade de receber um orçamento de um aquecedor da Rheem e da Rinnai, além de receber todas as orientações para facilitar a escolha do seu equipamento.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *