A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?

A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min
Powered by Cia Web Sites

Vazão de água é o primeiro fator que devemos analisar na hora de adquirir um aquecedor a gás. Ela diz respeito a capacidade do equipamento em fornecer água quente, ou seja, quantos litros de água quente por minuto o equipamento consegue fornecer. Esse valor pode variar bastante dependendo do tipo, modelo e marca.

Os modelos de aquecedores mecânicos costumam variar de 7 a 20 litros de vazão de água por minuto. Já os aquecedores digitais variam de 12 a 46 litros por minuto. Abaixo explicaremos como você pode dimensionar a capacidade certa de um aquecedor a gás para sua casa:

Dimensionamento

vazao_de_agua
É importante saber a quantidade de torneiras com água quente

Vazão de água, você sabe qual a ideal para você?

Isso vai depender do tipo e da quantidade de pontos de água quente você tem na sua casa. E quando estamos falando de residências, os tipos de pontos de água basicamente se resumem a duchas e torneiras.

Para simplificar, costumamos começar pela quantidade de banheiros, já que o aquecedor a gás é usado principalmente para o aquecimento da água de banho. Assim sabemos a quantidade de duchas.

Uma ducha costuma ter em média 10 litros de vazão de água por minuto. Como muitas residências também possuem torneiras de lavabos e pias com água quente, também precisamos calcular a vazão das torneiras. Torneiras padrões costumam ter cerca de 4 litros por minuto de vazão.

Conclusão: sabendo a quantidade de pontos de água e sua vazão correspondente fica fácil saber qual a capacidade do aquecedor a gás ideal para sua casa.

Exemplo:

Um apartamento com 1 banheiro + 1 lavabo com água quente vai precisar de um aquecedor com pelo menos 14L/min de vazão de água.

  • 1 ducha (10 l/min) + 1 torneira (4 l/min cada) = 14 litros por minuto.

Simples, não?

Simultaneidade

vazao_de_agua
É preciso saber a vazão de cada ducha usadas simultaneamente

Na fase de dimensionamento (quando você está calculando qual a capacidade correta para seu aquecedor a gás) é muito importante levar em conta qual será o uso simultâneo dos pontos de água quente.

Será que na sua casa as duas duchas serão usadas ao mesmo tempo? E as torneiras? Será que enquanto alguém toma banho uma segunda pessoa vai lavar louça com água quentinha?

Se a sua casa possui 3 banheiros, mas só 2 serão usados simultaneamente, não tem porque investir em um aquecedor que suporte os 3. A não ser, é claro, que futuramente você preveja o uso do terceiro banheiro simultaneamente com os outros dois.

Calcule apenas o que de fato você e sua família vão usar pode te poupar dinheiro. Afinal, quanto maior a capacidade de vazão do aquecedor, maior também o seu custo.

Exemplo:

Sua residência possui 3 banheiros. Em cada banheiro além da ducha você também tem água quente nas torneiras do lavabo. Se formos dimensionar o volume total de água quente com todos os pontos, a conta ficaria assim:

  • 3 duchas (10 l/min) + 3 torneiras (4 l/min cada) = 42 litros por minuto.

Mas vamos considerar que nessa residência, somente 2 pessoas tomarão banho ao mesmo tempo e ninguém usará nenhum dos lavabos. Nossa conta fica assim:

  • 2 duchas (10 l/min) = 20 litros por minuto.

Nesse caso, nossa demanda real é por um aquecedor com menos da metade da capacidade que dimensionamos inicialmente. Na prática, economizamos aqui, uma média maior que 4 mil reais.

Powered by Cia Web Sites

Bastante, não é? Por isso é importante dimensionar corretamente de acordo com sua necessidade.

Vazão de água da ducha

vazao_de_agua
Cada tipo de ducha tem sua vazão máxima

Acima, usamos 10 litros por minuto como base para calcular a vazão das duchas. No entanto, temos uma variedade de modelos de duchas que podem variar consideravelmente essa vazão.

Alguns modelos bem comuns possuem entre 12 e 15 litros de vazão de água. E, atualmente, devido à crise hídrica, também encontramos no mercado, versões econômicas de até 8 litros por minuto.

A crise hídrica também popularizou os redutores de vazão: pequenas peças, instaladas dentro da ducha, responsáveis por diminuir consideravelmente a vazão final. Nesses casos, uma ducha com 10, 12 litros pode ficar com 7 ou 8 litros por minuto.

Seja na hora de comprar uma ducha nova, seja o caso de você já ter alguma instalada na sua casa, é importante saber exatamente sua vazão. Caso contrário seu dimensionamento pode ficar incorreto. Em caso de dúvidas, consulte o fabricante da sua ducha.

Vazão de água do ralo

vazao_de_agua
O ralo do banheiro deve ser capaz de drenar a vazão de água

Algo que muita gente costuma esquecer de levar em conta é a vazão de água do ralo do boxe. Do que adianta você investir em um bom aquecedor com uma boa ducha, mas seu boxe transbordar e inundar seu banheiro a cada banho? E isso é mais comum do que parece, principalmente no caso de duchas de alta-vazão.

Uma ducha muito popular hoje em dia é a Acqua Plus, fabricada pela Deca. Essa ducha possui em média 20 l/min, mas dependendo da pressão da água, pode chegar até incríveis 60 l/min. Isso é mais água do que muitos ralos dão conta de drenar.

Por isso, na hora de investir em uma ducha de alta-vazão, fique bastante atento à vazão do seu ralo. Em especial, com ralos lineares.

Muitas vezes você encontrará o valor de vazão do ralo medido em litros por segundos. Nesse caso, para comparar com a vazão da sua ducha, basta multiplicar por 60.

O que acontece se você usar mais água do que seu aquecedor suporta?

Ok, você dimensionou seu aquecedor de acordo com a vazão das duchas e torneiras assim como seu uso simultâneo. Mas o que acontece se você usar mais água do que seu aquecedor suporta?

Simples. A água vai sair mais fria do que o configurado no aparelho. Essa queda de temperatura será proporcional ao volume de água além do limite de vazão do aquecedor, ou seja, quanto mais água você exigir do equipamento além de sua capacidade, mais fria ela fica.

Uma maneira bem simples de visualizar o problema é imaginar uma chaleira de água. Considerando uma mesma boca do seu fogão, será muito mais rápido ferver 200 ml de água do que 1 litro, não é?

Pois é. O princípio no aquecedor é o mesmo. Quanto mais água passar pelo equipamento (daí o nome real do equipamento: aquecedor de passagem) mais dificuldade ele terá para aquecer a água.

Servo-válvula

Alguns aquecedores digitais são equipados com uma servo-válvula, uma peça responsável pelo controle de fluxo de água. Nesse caso, o equipamento divide sua capacidade total de vazão entre os pontos de água abertos. Isso significa que mesmo que você abra mais pontos de água quente do que normalmente, o aquecedor suporta. Ele mantém a temperatura configurada no equipamento; então, ao invés da temperatura da água cair, é o seu volume de água que vai diminuir.

Por exemplo, se você possui um aquecedor a gás com 12 l/min de vazão de água e abrir 2 duchas de 10 l/min cada, será enviado somente 6 litros por minuto de água quente para cada ducha. Então, mesmo que você abra todo o registro das duchas, ambas terão pouco volume de água (quase a metade de sua capacidade total), mas permanece a temperatura estipulada no display digital do aquecedor.

Dessa forma, o aquecedor garante a entrega da temperatura, mesmo que isso comprometa a pressão e a volume de água.

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

136 comentários em "A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?"

  1. Maria disse:

    Bom dia,

    Meu apatamento tem 4 banheiros (lavabo só água fria)e cozinha com água quente. Total de banheiros são 3. Sendo 2 com com 2 torneiras e 1 chuveiro. Explicando 1 banheiro 2 torneiras e tinha os bidê que foi arrancado multiplicado x 2.
    Outro banheiro só um chuveiro com água quente.
    Cozinha com 2 torneiras água quente e água quente para máquina de lavar.
    Qual seria a capacidade do meu aquecedor? Tinha um junkers que funcionava ótimamente mas com um vazamento causado pelo apt,
    superior entrou bastanté água nele e não funciona. Li que a Bosch é que comprou essa marca. e que deveria comprar Bosch.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Maria, tudo bem?

      Pra gente conseguir dimensionar a capacidade ideia do aquecedor da senhora precisaríamos de dois dados:

      – Uso simultâneo:
      Quais e quantos pontos desses descritos acima serão utilizados ao mesmo tempo na residência?

      – Vazão dos pontos de consumo
      Quantos litros por minuto cada ponto de consumo é capaz de entregar?

      Sabendo essas duas informações podemos dimensionar a capacidade do aquecedor a gás.

      Se a senhora preferir, pode entrar em contato com um de nossos consultores para que ele a ajude tanto a levantar essas informações quanto a recomendar o equipamento ideal. Basta entrar em contato conosco por telefone, whatsapp ou e-mail. Nosso telefone e whatsapp é (11) 2262-9000 e nosso e-mail é vendas@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado.

  2. Hector de Castro disse:

    Bom dia Ivan. Tenho um aquecedor Rinnai 15,5 l/m, antigo, com botões. Meu ap tem 2 sanitários com chuveiro e lavatório, todos servidos de água quente, além da cozinha que tem misturador. Não há problema de simultaneidade no uso. A questão é que para ter água quente na cozinha, preciso abrir a torneira de um banheiro, porque, senão o aquecedor não parte (só a torneira da cozinha não tem vazão suficiente). Instalei um pressurizador que solucionou o problema, pelo menos em parte. Agora, preciso abrir toda a torneira de agua quente da cozinha para o aquecedor partir. Imagine que lavo os pratos e molho a cozinha toda junto. Se fecho um pouco a torneira, o aquecedor desliga. O que fazer nessa situação, amigo?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Hector, tudo bem?

      Imagino que o pressurizador adquirido seja um equipamento de fluxostato. E os pressurizadores com acionamento de fluxostato também precisam de uma vazão mínima para seu acionamento. Assim pontos de consumo como a torneira, que possuem pouca vazão tem dificuldade acionar até o pressurizador.

      Nesse caso recomendo o senhor, se possível, substituir o pressurizador por um modelo de pressostato. O acionamento por pressostato mantém a rede hidráulica sempre pressurizada. Dessa maneira, mesmo pontos de consumo com pouca vazão vão acionar o pressurizador, e por consequência o aquecedor.

      Mas também é importante ficar atento a vazão mínima de acionamento do aquecedor. Eu dei uma olhada no manual do Rinnai M15, que é o equipamento mecânico da Rinnai com vazão de 15 litros. Ele possui vazão mínima de 3,5 l/min para seu acionamento. A maioria das torneiras tem por volta de 4 l/min de vazão. Ou seja, é necessário abrir o registro da torneira quase completamente para atingir a vazão mínima de acionamento do aquecedor. Então mesmo com um pressurizador de pressostato, talvez o senhor tenha que abrir o registro quase completamente mesmo, especialmente com torneiras de monocomando.

      A Rinnai acabou de lançar um novo aquecedor, o Rinnai E10 de 10 litros, que tem uma vazão mínima de acionamento menor. Para acioná-lo é preciso 2,4 l/min. É pouco mais que 1 litro a menos que o M15, por exemplo.

  3. Fernanda Zanardi disse:

    O meu aquecedor é Rinnai REU-1002 FEH com vazão de 12l, porém no manual está escrito que suporta uma ducha de 8l. Isso procede? Porque queria uma ducha com maior vazão.

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Fernanda, tudo bem?

      Os aquecedores suportam duchas com vazão até sua capacidade. Como a senhora bem apontou, o REU-1002 possui capacidade de até 12 litros de água por minuto. Sendo assim ele suporta duchas com vazão de até 12 litros por minuto.

      Utilizar duchas com vazão superior a essa pode te causar problemas como a água não esquentar completamente conforme configurado em seu display digital.

  4. Nayla disse:

    Boa tarde, Ivan. Tudo bem ? Estou com uma reforma em apto de 5 andares, o meu seria no 4°. A Pressão de água é boa. Comprei o Chuveiro Fabrimar Exacta (15 L/M) para um banheiro e o Chuveiro Fabrimar Viscaya para o outro. Sobre o viscaya, fabricante me informou que possui vazão de 40 L/M. Estou pensando em comprar um regulador de vazão de 15 L/M para este também. Neste caso, qual aquecedor me indica? Moro em uma cidade relativamente fria

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Nayla, tudo bem?

      Utilizando o restritor de vazão para a ducha de alta vazão ter 15 litros de vazão por minuto a senhora terá uma vazão total de 30 litros por minuto na utilização simultânea de ambas as duchas.

      Nesse caso o aquecedor a gás que te recomendo é o Rinnai E33. Ele possui vazão total de 32,5 litros de água por minuto e seria capaz de atender ambas as duchas simultaneamente. Se a cidade da senhora é fria recomendo que seja a versão TOP do equipamento que possui temperaturas entre 35ºC e 60ºC. Assim mesmo no frio vai rigoroso a senhora não teria problemas com a temperatura.

      Caso a cidade não seja tão fria, então é bom a versão Standard que tem temperatura entre 32ºC e 50ºC. Porque no verão não é preciso misturar água fria na hora do banho para temperar a água.

      Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas.

  5. Fabio Rodrigo zanni disse:

    Boa tarde, apartamento no andar 17, pressão de água forte, apenas um chuveiro, qual aquecedor seria o ideal? E qual seria a vazão ideal para o chuveiro, Obrigado

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Fabio, tudo bem?

      Bom, o aquecedor a gás depende inicialmente da ducha. Sobre vazão ideal da ducha é difícil dizer pois depende muito das preferências de cada pessoa, mas costumamos recomendar duchas entre 8 e 10 litros de vazão. Assim você terá um banho confortável sem gastar muita água e sem ter que investir em um aquecedor muito potente.

      Tendo isso em vista, recomendamos o aquecedor a gás Rinnai E10 de 10 litros de vazão. Ele atende uma única ducha de cada vez com até 10 litros de vazão. E é um equipamento de ótima qualidade e com um bom preço.

      https://aquecenorte.com.br/produto/aquecedores-a-gas-rinnai-e10/

      Mas caso o senhor queira ir para uma ducha de maior vazão, talvez o Rinnai E15 seja a escolha ideal, podendo atender uma única ducha de até 15 litros por minuto.

      https://aquecenorte.com.br/produto/aquecedor-a-gas-rinnai-e15/

      Mas tenha em mente que quanto maior a vazão da ducha mais água o senhor vai utilizar, assim como mais gás e precisará de um aquecedor a gás mais potente.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?
  • A vazão de água influencia na escolha do aquecedor a gás?