Válvula misturadora automática – Encontre o equilíbrio ideal na temperatura da água do seu banho

Válvula misturadora automática – Encontre o equilíbrio ideal na temperatura da água do seu banho
Thiago Beato Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 5 min

Não existe nada mais prazeroso do que um bom banho quente. A sensação de relaxamento profundo e bem-estar causados pela água quente aliado a um sistema de aquecimento a gás é um conforto que propicia uma melhor qualidade de vida. Porém em muitas situações perde-se um considerável tempo até encontrar a temperatura ideal de banho. Em alguns casos a água chega até o ponto de consumo muito quente. Acaba sendo desconfortável e pode, em casos mais extremos, inclusive queimar a pele. Mas saiba que existe uma solução para esse problema: A instalação de uma válvula misturadora automática.

Nesse artigo vamos apresentar a válvula misturadora automática como uma excelente opção para encontrar o equilíbrio ideal de temperatura no banho. Ela também é uma  ótima opção para a economia de água e também para potencializar o conforto dos usuários.

O que é a válvula misturadora automática

A válvula misturadora é um item que tem como objetivo principal ajustar a temperatura da água quente proveniente de um sistema de aquecimento de água central, adicionando água fria para alcançar a temperatura ideal de água. Apesar de poder ser aplicada em qualquer sistema de aquecimento central, ela é mais utilizada em boilers, que costumam armazenar a água numa temperatura bastante acima da ideal para o banho.

https://www.youtube.com/watch?v=rfbqaRVEUiI&feature=emb_title

Funcionamento da válvula misturadora automática

A válvula misturadora automática funciona da seguinte maneira: Ela ajusta a temperatura de água quente, adicionando a água fria necessária para atingir a temperatura desejada. Essa mistura é feita de maneira automática. A válvula misturadora faz a leitura da temperatura da água quente e então mistura automaticamente até que a água atinja a temperatura configurada. Caso a água já esteja na temperatura configura ou até esteja abaixo dela, a válvula então não adiciona água fria.

Podemos explicar o seu funcionamento citando um exemplo: Se você selecionar na válvula misturadora automática a temperatura de 45 graus e a água estiver chegando com a temperatura de 55 graus, a válvula vai limitar um pouco o fornecimento de água quente, permitindo a passagem de água fria de modo a permitir a mistura automática das águas. Consequentemente ela vai entregar na saída de água a temperatura proveniente da mistura entre água quente e água fria para chegar na temperatura desejada. Agora se a temperatura da água estiver chegando na temperatura programada inicialmente, aí a válvula permitirá apenas a passagem de água quente.

Ou seja, a válvula misturadora funciona de modo a permitir a mistura automática das águas. Dessa forma a válvula misturadora acaba ajudando muito no encontro da temperatura ideal de banho. É muito desagradável ter que ficar manualmente buscando a temperatura ideal de banho. Seja diminuindo ou esquentando a temperatura da água no ponto de consumo.

Válvula misturadora automática - Aquecenorte

Benefícios da válvula misturadora automática 

Um dos principais benefícios da válvula misturadora é que você acaba tendo uma economia de água quente (iremos aprofundar essa questão em outro tópico), além de evitar que temperaturas muito elevadas e que podem queimar a pele cheguem ao ponto de consumo. Mas a questão do conforto é algo que merece destaque, já que a água já vai chegar aos pontos de consumo na temperatura ideal, sem a necessidade de você ficar regulando os registros.

Válvula Misturadora - Aquecenorte

Otimização do volume de água reservada

Uma das maneiras de utilizar a válvula misturadora automática é instalá-la com um aquecedor de passagem, o que permite a utilização do aquecedor além de suas capacidades de fábrica.

Mas para entender como isso é possível antes você precisa entender o funcionamento do aquecedor de passagem (ou aquecedor a gás como ele é mais conhecido). O aquecedor de passagem funciona aquecendo instantaneamente uma quantidade de água, normalmente medidos em litros por minutos. Por exemplo: o Rinnai REU-1002 FEH é capaz de atender uma única ducha por vez com vazão de até 12 litros por minutos ou 3 torneiras simultaneamente de até 4l/min cada. E isso funciona com você abrindo apenas o registro de água quente, já que essa quantidade estipulada pelo aquecedor é só referente a sua capacidade de fornecer água quente.

Powered by Cia Web Sites

Mas se configurarmos o aquecedor de passagem para fornecer água a 60º, que é uma temperatura imprópria para o banho, e utilizar a válvula misturadora automática para fazer mistura de água fria e reduzir sua temperatura 40º teremos um volume maior de água. Maior que os 12l/min que o aquecedor de passagem inicialmente é capaz de fornecer.

Dessa maneira utilizamos toda a capacidade de aquecimento do aquecedor a gás e otimizamos o consumo de água quente.

Maior facilidade e conforto

No caso dos boilers o uso é bastante similar, mas ainda mais necessário que os aquecedores de passagem. Isso porque no boiler você obrigatoriamente terá que misturar água fria na hora do banho, e uma maneira prática e confortável de fazer isso é utilizando as válvulas misturadoras automáticas.

Isso acontece porque normalmente o boiler é configurado em uma temperatura de 60º ou superior, já que se a água estivesse numa temperatura mais baixa e mais próxima da temperatura final de banho você precisaria de um reservatório muito maior, encarecendo seu custo de aquisição e a necessidade de um espaço maior para a instalação.

Então a utilização das válvulas misturadoras em conjunto com os boilers permite a aquisição de um reservatório muito menor, o que reduz drasticamente seu custo e otimiza o espaço. Tudo isso mantendo o conforto e a segurança do seu banho.

Aspecto de segurança

Com o uso da válvula mistura automática você garante que a temperatura da água dos pontos de consumo chegue equilibrada. Dessa forma evitando temperaturas muito altas que podem inclusive causar acidentes. E isso é comum em sistemas de aquecimento central, especialmente em boilers e sistemas solares.

Pode parecer exagero, mas a água com temperaturas a partir de 60º podem causar queimaduras graves em questão de segundos.

Com isso é possível afirmar que com a válvula misturadora você acaba tendo mais segurança em termos gerais. Sobretudo porque a água irá chegar aos respectivo ponto(s) de consumo(s) com a temperatura ideal para consumo.

Válvula Misturadora - Aquecenorte

Instalação da válvula misturadora automática

Agora que você já conhece com mais profundidade a válvula misturadora e seus benefícios como um todo, é necessário ficar atento na parte da instalação. É fundamental buscar mão de obra qualificada para a instalação da válvula misturadora, ou mesmo para qualquer tipo de serviço no seu aquecedor a gás. Infelizmente muitas pessoas acabam recorrendo a empresas não-credenciadas e a terceiros para realizar a instalação do aquecedor em si e de outros equipamentos, o que se caracteriza como um erro grave. Por isso a nossa dica: aposte sempre em mão-de-obra qualificada!

Powered by Cia Web Sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Válvula misturadora automática – Encontre o equilíbrio ideal na temperatura da água do seu banho
  • Válvula misturadora automática – Encontre o equilíbrio ideal na temperatura da água do seu banho