Trocando um boiler por um aquecedor a gás. Vale a pena?

Também conhecido como aquecedor de acumulação, o boiler é um tanque onde é possível fazer o aquecimento da água através de um aquecedor a gás, solar e elétrico ou somente receber o líquido quente de outros aparelhos.

Assim como uma caixa d’água, o boiler tem a capacidade de armazenar a água, preservando-a em temperatura aquecida. Além de distribuí-la para todos os pontos de um imóvel que contam com a tubulação de água quente, como torneiras, banheiras e duchas.

O aparelho possui tamanhos variados, desde 50 a 5000 litros, indo de acordo com a necessidade do usuário. Por conta dessa diversidade de porte, o boiler é bastante utilizado em comércios, grandes corporações, academias, pousadas e chácaras.

 

A escolha pelo aquecedor a gás ideal

Muitas pessoas ao se depararem com a escolha de um novo aquecedor acabam ficando em dúvida sobre qual a melhor opção.

Isso porque há uma série de fatores para considerar, que vão além da marca do produto: Qual o melhor modelo? Qual é o modelo adequado para a sua necessidade? Qual possui menos consumo? Qual possui o maior custo-benefício? E, sobretudo: aquecimento de acumulação ou de passagem?

Se você chegou até este post, é porque certamente tem dúvidas em relação ao equipamento e deseja saber se investir em um aquecedor a gás é um bom negócio.  A seguir, veja se vale a troca por um aquecedor de acumulação por um aquecedor a gás.

aquecedor_a_gas

Tipos de boiler, suas características e principais benefícios

Antes de chegar a uma conclusão se vale a pena ou não efetuar a troca dos equipamentos, é importante ter um entendimento sobre cada um deles.

Existem três tipos de boiler: o boiler elétrico, o boiler a gás e o boiler solar. Independente do modelo, todos eles requerem a operação de uma assistência técnica para a sua instalação e manutenção.

O boiler deve ser instalado, preferencialmente no topo do imóvel, mais especificamente, abaixo do nível da caixa d’água.

Para a utilização de pressurizadores é importante realizar a verificação do aparelho. Assim saberá se o mesmo encontra-se de acordo com disposição de pressão tolerada.

Em relação ao aquecimento da água, ela mantém-se armazenada no equipamento, que compensa a perda de temperatura, através de um termostato. Além do auxílio de um revestimento térmico existente no cilindro.

Quanto à chama piloto, ela permanece constantemente acesa, e seu controle é feito seguindo a regulagem do dispositivo.

Dentre as principais vantagens dos boilers estão o seu uso simultâneo. Podendo fazer uso de diversos pontos de água quente ao mesmo tempo. O fornecimento automático e frequente de água, o fácil controle da temperatura da água, sua durabilidade e a segurança que proporcionam.

aquecedor_a_gas

Tipos de aquecedores a gás, suas características e principais benefícios

Já o aquecedor a gás, também conhecido como aquecedor de passagem possui dois tipos: o aquecedor mecânico e digital.

No aquecedor mecânico (ou aquecedor manual) a sua chama é fixa, independente do volume de água que passa pelo equipamento.

Isso significa que, se no seu imóvel há dois chuveiros abertos e você desligar um deles, o chuveiro ligado tende a aumentar a temperatura, já que sua chama é fixa.

Trata-se do modelo mais antigo do mercado. Podendo ser encontrado nos formatos de exaustão natural e exaustão forçada (modelo raro, de difícil acesso), que conta com uma ventoinha para eliminar o gás queimado pelo aquecedor, e expulsa o gás de forma natural, respectivamente.

Dentre seus principais benefícios estão a praticidade do sistema. Onde a maioria funciona a pilha, com exceção dos de exaustão forçada, que são ligados a tomada; e a temperatura constante de água e o baixo custo.

O aquecedor digital por outro lado conta com a modulagem automática. Isso significa que o próprio sistema regula a chama de acordo com a quantia de água que está sendo utilizada.

Esse mecanismo torna o dispositivo mais eficaz e agradável.

Diferente do aquecedor mecânico, o aquecedor digital tem um sistema de modulagem da chama mais prático e econômico, aquecendo a água na temperatura ajustada pelo usuário de acordo com a necessidade para os pontos de distribuição.

Já seus benefícios são a alta eficiência, menor custo, ajuste da temperatura de água mais precisa. Além da adaptação às mudanças de necessidade de água, maior durabilidade e sistema de segurança bem estruturado.

 

Por que trocar um boiler por um aquecedor a gás?

Agora que você sabe a diferença entre um aquecedor de acumulação e um aquecedor de passagem, chegamos à questão da troca.

Embora os boilers apresentem benefícios interessantes em relação ao uso simultâneo em vários pontos de água quente, ele conta com algumas desvantagens, comparado ao aquecedor de passagem, sendo um deles a economia.

Não se trata somente da conta no final do mês, mas também o valor do equipamento. Bem como a sua instalação e manutenção – em que o preço da instalação pode variar de R$ 2.000 ou mais, dependendo da assistência técnica.

Além do custo-benefício que os aquecedores a gás apresentam sobre os boilers, o aquecedor de acumulação também pode apresentar alguns outros problemas, dependendo do local onde se pretende usá-lo.

Imagine as pessoas que moram em apartamentos, imóveis cujo espaço é bastante limitado.

O boiler possui um porte grande e, nesse tipo de ambiente, ele ocuparia boa parte do espaço, limitando ainda mais o cômodo.

Portanto, se você mora em um apartamento ou em uma casa com cômodos estreitos e pequenos, não é recomendado o investimento em um aquecedor de acumulação.

Sendo assim, não há dúvidas de que a troca do boiler pelo aquecedor a gás é um bom negócio. A seguir, confira as principais desvantagens dos boilers e as vantagens dos aquecedores digitais:

 

Desvantagens do boiler (a gás e elétrico):

  • Produto de alto custo;
  • Alto custo da instalação;
  • Ocupa muito espaço;
  • Traz pouca economia.

 

Vantagens dos aquecedores digitais:

  • Instalação mais simples e de baixo custo;
  • Ocupa menos espaço;
  • Equipamento de alta tecnologia;
  • Display digital, onde o usuário configura a temperatura exata do banheiro, além da exibição de código de erros;
  • Mais econômico.
aquecedor_a_gas
Baixe gratuitamente o ebook como escolher o aquecedor ideal para sua casa

Gostou deste post? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do nosso blog!

 

[pt_view id=”cf03bf0bmr”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *