Torneira com Água Aquecida: Conheça as vantagens

Torneira com Água Aquecida: Conheça as vantagens
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 5 min

Ter água aquecida nas torneiras de casa ou na empresa é uma necessidade. Especialmente em lugares frios. Além do conforto proporcionado ao lavar a louça ou durante a higienização do rosto logo pela manhã, por exemplo. A utilização de aquecedores solares ou a gás proporciona economia e praticidade.

Se você deseja conhecer todas as vantagens de ter torneiras com água aquecida, preparamos o artigo a seguir com detalhes sobre todos os tipos de aquecimento de água. As vantagens práticas e econômicas de cada tipo e como você pode ter aquecimento nas torneiras de casa hoje mesmo – por muito menos do que você imagina!

Agua_Aquecida

Fontes de água quente

Quando falamos em aquecimento de água para torneiras, temos que ter em mente que existem vários tipos de geradores de calor: o aquecimento elétrico, a gás e por energia solar. Existem situações em que cada um deles pode ser mais vantajoso. Mas em termos gerais, o aquecimento elétrico é o mais caro em longo prazo por ser menos eficiente.

A torneira elétrica e o aquecedor elétrico

Como já adiantamos os sistemas de aquecimento elétrico para torneiras são menos eficientes energeticamente e ecologicamente. Quando comparado aos sistemas de aquecimento a gás e que usam a energia solar.

Isso ocorre porque a energia elétrica é mais cara. E a tendência é que os preços das tarifas subam ainda mais por conta dos baixos níveis dos reservatórios. A utilização de fontes mais caras de energia (como as termelétricas) e o alto custo de manutenção das linhas de transmissão.

As torneiras elétricas possuem um aquecedor de água ligado à rede elétrica. Que só é ativado quando a vazão da água passa pelas resistências, em um processo idêntico ao de um chuveiro elétrico.

Já os aquecedores elétricos podem ser usados para aquecer certa quantidade de água que fica depositada em um boiler central. Que então é distribuída para todas as saídas de água da casa, incluindo as torneiras. Este é um modelo de aquecimento pouco usado, por ser o mais caro e poluente de todos.

A torneira a gás e o aquecedor a gás

O aquecimento a gás não é exclusivo para as torneiras. Mas redistribui a água aquecida para os diversos cômodos da casa. Se comparado com o aquecimento elétrico, o aquecimento a gás é muito mais econômico e energeticamente eficiente. Permitindo que os chuveiros, torneiras e aparelhos que usam água quente (como lava-louças) atinjam temperaturas mais altas.

Além disso, o sistema a gás permite ter água quente mesmo em situações de queda de energia elétrica. Algo comum em lugares afastados dos grandes centros.

A tecnologia de aquecimento a gás é simples e prática, extremamente segura e ocupa pouco espaço, mesmo em casas e apartamentos pequenos. A instalação costuma ser mais barata do que a do aquecimento solar, e apresenta um custo de utilização muito menor do que os sistemas elétricos. Atualmente os sistemas mais modernos são digitais, com controle completo e muito prático.

As torneiras podem ser aquecidas pela água em dois sistemas distintos. O processo de aquecimento pode utilizar o aquecimento de passagem, em que a água esquenta quando a torneira ou chuveiro é ativado. Ou pode ser aquecida e ficar armazenada em um reservatório para ser usada quando for necessário.

Powered by Cia Web Sites
Agua_Aquecida

Aquecimento solar

O aquecimento solar é o mais ecologicamente correto de todos. Mas apresenta um custo mais alto para ser instalado. Entretanto, o valor pago pelo metro cúbico de água aquecida é o menor dentre todos os sistemas de aquecimento. Os componentes do aquecedor por energia solar são muito duráveis e têm pouca necessidade de manutenção.

A água chega fria através de serpentinas (um tipo de tubulação) em placas de vidro escuro que absorve energia solar. A radiação solar é então, convertida em calor, que esquenta a água. Dali, a água já aquecida vai através de tubos de cobre até um boiler que a armazena para ser usada em todos os pontos da casa, incluindo as torneiras.

O aquecimento solar requer espaço nos telhados ou em áreas abertas para a colocação das placas térmicas. Além disso, em dias nublados ou chuvosos, a absorção de radiação solar diminui bastante. Isso pode demandar um reservatório de água quente maior.

Porque é uma boa ideia ter torneira com água aquecida?

Não importa qual seja o modelo de aquecimento escolhido. Elétrico, a gás ou solar, ter água quente nas torneiras tem diversas vantagens, seja na cozinha ou nos banheiros.

Conforto e praticidade a qualquer hora

Ter água quentinha saindo da torneira é uma necessidade em muitos lugares do Brasil. Principalmente nas regiões sul e sudeste. Quem acorda cedo e precisa higienizar as mãos e o rosto, vai lavar a louça ou precisa dar banho no cachorro sabe o quanto é essencial ter água quente nas torneiras. Ainda mais durante o inverno.

Agua_Aquecida

Fica mais fácil lavar a louça com água aquecida

Além do conforto de não ter que encarar a água gelada para lavar a louça, a água quente é uma ótima aliada para remover gordura pesada, facilitando o processo de limpeza das panelas e potes plásticos. A ação da água quente permite usar menos água e otimizar o uso dos produtos de limpeza, o que se reverte em economia!

Por esse motivo é largamente usada em cozinhas industriais. Sendo utilizada também na higienização de alimentos.

Fica muito mais fácil dar banhos nos bebês e nos animais de estimação com Água Aquecida

Os sistemas digitais de aquecimento permitem calibrar a temperatura da água e oferecer mais conforto para encher a banheira do bebê e dar um banho quentinho! Existem torneiras que também podem oferecer sistemas de filtragem para impureza e cloro, por exemplo, o que adiciona mais uma camada de proteção.

Dar banho no seu animal de estimação também fica muito mais fácil com um sistema de aquecimento que possibilite ter água quente nas torneiras. A tarefa fica muito mais fácil e confortável para ele e para você, mesmo durante o inverno!

E aí, gostou do nosso artigo? Ter uma torneira aquecida é mais do que um luxo, é investir no conforto da sua família!

Se quiser saber mais sobre os sistemas de aquecimento, leia outros artigos do nosso blog.

[pt_view id=”e1df4823k0″]

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

4 comentários em "Torneira com Água Aquecida: Conheça as vantagens"

  1. Lucio Savieto disse:

    Não tem srart r a chama não acendeb Troqueia as pilhss e funcionou por im tempo. Agora tenho que desligar o registro de agua quente na entrada do aquecedor e ao reabrir o registro a chama aparece. Aquecedor de passagem Rinnai.

    1. Thiago Beato disse:

      Boa tarde Lucio. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, existe a possibilidade do problema ser na parte de acionamento do aquecedor.
      Recomendo que você entre em contato com uma assistência técnica para realizar a manutenção corretiva no equipamento.

      Se você estiver em São Paulo, pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 ou mesmo pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  2. Niceia disse:

    Olá! Esclarecedora matéria, mas tenho algumas dúvidas. Será que podem me ajudar?
    1- Qualquer torneira pode ter o aquecimento a gás ou há especificações?
    2- Consigo, com um único aquecedor a gás, ter água quente em 3 torneiras e 2 duchas?
    3- Quais especificações preciso ficar atenta ao escolher o aquecedor?
    Desde já agradeço! ☺️

    1. Ivan Barion disse:

      Boa noite Niceia, tudo bem?

      1- Sim, contanto que ela possua misturador (dois registros de água ou registro monocomando) e seja alimentada pela água do aquecedor a gás.
      2- Precisa analisar a vazão e o uso simultâneo de todos esses pontos de consumo, mas a princípio sim, consegue!
      3- Se o aquecedor a gás é mecânico ou digital, seu tipo de gás e capacidade (o volume de água que ele precisa aquecer).

      Temos um ebook que ensina de maneira prática como escolher o melhor aquecedor a gás. Ele está momentaneamente fora do ar. Mas caso queira eu posso te enviar por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Torneira com Água Aquecida: Conheça as vantagens
  • Torneira com Água Aquecida: Conheça as vantagens