Tomar banho: Qual a quantidade ideal por dia?

Tem aqueles que não conseguem sair de casa de manhã sem tomar banho. E isso independente se for para ir ao trabalho, faculdade ou mesmo para outras atividades diárias. E tem aqueles que não abrem mão de tomar aquele banho relaxante e revigorante antes de dormir ou mesmo assim que chegam em casa depois de um longo dia de trabalho. Mas afinal, qual a quantidade ideal de banho por dia? É melhor tomar banho de manhã ou de noite?

Nesse artigo vamos desmistificar algumas suposições sobre o momento de tomar banho, como a questão da quantidade de banhos por dia e também sobre o horário ideal na hora de tomar banho.

Quantidade ideal de banhos

Não existe um número ideal de banhos por dia. O que é importante destacar é que tomar muitos banhos no mesmo dia pode acarretar no ressecamento da pele. Especialmente no inverno, quando temos o costume de tomar banhos mais longos, o tempo de banho acaba influenciando diretamente em seu ressecamento. Chegamos a escrever um artigo específico sobre esse tema em nosso blog.

Agora o contrário também pode ser prejudicial a saúde. No verão e nos dias mais quentes, ficar muito tempo sem tomar banho pode ocasionar o surgimento de bactérias, especialmente nas regiões mais úmidas como as axilas, pés e virilhas, situação em que a falta de banho pode causar aquele odor desagradável. Por isso o equilíbrio é a palavra-chave quando falamos na quantidade ideal de banhos.

Já recebemos relatos de pessoas que disseram que gostam de tomar 6 banhos por dia! E mesmo no verão talvez isso seja um exagero.

Independente se você gosta de tomar um, dois ou três banhos por dia, o importante para a sua sua saúde e higiene pessoal é que você aproveite esse momento não apenas para relaxar mas para focar na limpeza do corpo de forma eficiente. O foco tem que ser em um banho de qualidade, dessa maneira mesmo que você tome um banho por dia, não terá problemas. Mas os hábitos de banhos são muito pessoais e influenciados pela rotina de cada um.

Tomar banho - Aquecenorte

Tomar banho de manhã ou de noite

Muitas pessoas consideram essencial tomar banho ao acordar. Tem gente que diz que só assim consegue tocar as suas atividades, como se o dia realmente só começasse depois de tomar banho. Já outras pessoas argumentam que ir dormir sem tomar banho é praticamente a mesma coisa que ir dormir sujo. Mas afinal existe mesmo o horário ideal para a hora do banho?

De acordo com os dermatologistas não existe um horário ideal para a hora do banho. Até porque o horário do banho vai ser condicionado a rotina individual de cada pessoa, além do seu estilo de vida e necessidade. O mais importante acima de tudo é o banho de qualidade. Pensando sempre na saúde e higiene pessoal. Isso significa que não adianta tomar vários banhos ao dia se você não focar corretamente no momento da limpeza corporal. O horário ideal de banho é você mesmo que vai estipular, sempre de acordo com a sua rotina e horários.

Por isso a importância de lavar bem todas as partes do corpo, de preferência com um sabonete neutro e evitando a utilização de buchas, já que mesmo as de banho podem abrigar bactérias como as esponjas de cozinha, além de que esfregar o corpo com bucha, apesar de amplamente difundido, não faz tão bem à pele quanto se imagina.

Benefícios da água quente para o sono

Apesar de ser algo pessoal e motivado muito pelo estilo de vida de cada pessoa, tomar banho antes de dormir pode trazer alguns benefícios e ajudar pessoas. Um estudo realizado por cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, concluiu que tomar banho aproximadamente 90 minutos antes de dormir pode ajudar as pessoas com falta de sono. O estudo apontou que além de ajudar as pessoas com dificuldade para dormir, o banho quente melhora a qualidade do seu sono.

Ou seja, tomar banho antes de dormir tem as suas vantagens.

Tomar banho - Aquecenorte

Benefícios do banho pela manhã

Mas e tomar aquele banho quente logo pela manhã, tem as suas vantagens? Não é incomum o relato de pessoas que falam que não conseguem sair de casa de manhã sem tomar um bom banho quente. Isso porque fica a sensação de que tomar um banho quente cedo ajudar a despertar e dar aquela “energizada” para encarar todos os desafios do dia. Mas existe uma explicação para isso. O banho matinal ajuda na circulação do sangue, proporcionando muito mais energia para o corpo. Por isso essa sensação de mais disposição que sentimos depois de sair do banho.

Outro benefício do banho matinal é o alívio das tensões musculares. Um bom banho quente pode ajudar no relaxamento do corpo, auxiliando no processo de recuperação de dores corporais, como por exemplo no pescoço ou mesmo nas costas. Então tomar banho pela manhã também tem as suas vantagens!

Tempo ideal de banho

Tem quem goste de ficar muito tempo no banho. E aqui estamos falando de banho de 20, 30 ou mesmo 40 minutos. Claro que trata-se de uma opção pessoal, até porque um banho quentinho relaxa e torna-se um momento muito especial do dia. E o tempo de banho é um aspecto muito individual nos hábitos de banho da população mundial. Porém os dermatologistas atestam que o banho não pode ser muito longo. Ele não deve durar mais do que 10 minutos, sendo 5 minutos suficientes para um banho de qualidade.  Até mesmo para não ressecar a pele, além do aspecto da economia de água, é claro.

Você pode conferir outro artigo em nosso blog onde explicamos as diferenças de temperatura da água entre homem e mulher, além de encontrar mais informações sobre o tempo ideal de banho.

Tomar banho - Aquecenorte

Importância do equilíbrio 

Como tudo em nossa vida, o importante é ter equilíbrio. E isso vale também para tomar banho. Além da questão de economia de água, tema importante dada as circunstâncias que nosso planeta atravessa, o importante é ter a consciência de aproveitar a água com muita sabedoria, focando sempre no uso consciente da água. Independente dos hábitos de banho de cada um, dá para aproveitar e muito bem esse momento de forma consciente.

Confira essa e outras dicas assinando nossa newslatter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *