Tipos de gás | GLP ou GN – Qual o mais adequado para meu uso?

Tipos de gás | GLP ou GN – Qual o mais adequado para meu uso?
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 5 min

Saber qual tipo de gás é utilizado em um equipamento é fundamental para sua segurança. Explicamos agora os tipos de gás e qual é mais adequado para você!

Antes de adquirir um aquecedor a gás, fogão ou secadora de roupa a gás é importante saber qual tipo de gás você tem disponível na sua residência.

Caso você não saiba pode acabar comprando um equipamento incorreto e tendo que gastar dinheiro com uma conversão depois.

Esses equipamentos trabalham basicamente com dois tipos de gás: Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e Gás Natural (GN).

Abaixo falaremos um pouco de cada um com suas vantagens e desvantagens e te ajudamos a identificar qual é o tipo usado na sua residência.

tipos_de_gas
Cada tipo de gás pede um aquecedor diferente

Tipos de Gás | GLP – Gás Liquefeito de Petróleo

Também conhecido como gás de cozinha ou gás de botijão, é o tipo de gás mais comum no Brasil e está presente na grande maioria das residências.

Consiste de uma mistura gasosa obtida do processo de refino de petróleo cru (daí o nome).

Essa mistura gasosa possui uma característica especial que facilita sua transformação em líquido. Depois é acondicionado dentro de cilindros ou botijões. O resultado é um gás mais pesado que o natural, pois ele é mais denso que o ar.

Tanto o GLP quanto o GN, não possuem cheiro em sua forma primária. Por segurança e para que qualquer vazamento seja percebido rapidamente, ambos são odorizados. Cada um com suas substâncias, justamente para que passem a ter cheiros bem característicos.

Detalhes do GLP

Seu valor costuma ser um pouco mais em conta que o gás natural, já que recebe um subsídio da Petrobras. Seu uso pode ser limitado, principalmente em apartamentos. É ilegal armazenar botijões de gás dentro de apartamentos. Isso pode colocar você e sua família em risco.

De acordo com o Decreto 24.714/1987 o armazenamento de botijões e cilindros em edificações do município de São Paulo deverá ocorrer em área exclusiva destinada. Que deve possuir uma boa ventilação permanente. Situada em um local externo à edificação. Precisam estar a pelo menos 1,5m de distância de tomadas e instalações elétricas.

Para garantir a segurança todos esses procedimentos devem ser estritamente seguidos, de preferência por uma equipe especializada no manuseio de gás.

Quando se usa GLP, há de se levar em conta fatores que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema e dos equipamentos, como:

  • Dimensionamento da demanda de consumo de acordo com os equipamentos a serem utilizados (aquecedores a gás, fogão, forno, cooktop, sauna lareira, secadora a gás);
  • Dimensionamento de quantos cilindros são necessários, para que haja a correta vaporização do gás. Isso evita o congelamento e eventual saída de oleína;
  • Tipo e modelos de regulador de gás (Alta ou baixa pressão);
  • Modelo de medidor de gás (quando se faz necessário);
  • Dimensionamento da tubulação de gás;
tipos_de_gas
Gás GLP

Tipos de Gás | GN – Gás Natural

Também conhecido como gás encanado, é fornecido por empresas distribuidoras. Variam de estado para estado. Em São Paulo por exemplo, a empresa distribuidora é a Comgás.  

O gás natural é um combustível fóssil encontrado na natureza. A chama costuma ser estável devido sua distribuição ser feita através de uma rede de tubulação de forma direta e ininterrupta. A regulagem é feita dentro de cada imóvel.

Apesar da sua instalação inicial ser mais complexa, depois de instalado seu uso é mais prático. Sem a necessidade de se preocupar com trocas ou reabastecimento de botijões e cilindros.

tipos_de_gas

Por esse motivo a grande maioria dos edifícios novos já são construído com toda a infraestrutura necessária para utilização de gás natural.

Ainda não sabe qual dos tipos de gás utilizar?

Se mesmo com essas informações você ainda não souber qual o tipo de gás do seu apartamento entre em contato com seu síndico ou zelador. Essa informação também pode ser encontrada normalmente no manual da construtora.  

Você não conseguiu obter a informação? Entre em contato com a fornecedora de gás da sua cidade para verificar se o seu imóvel é abastecido pela empresa. Em São Paulo, por exemplo, a Comgás atende através do seu telefone 24 horas: 0800 110 197

Conversão de Gás

Talvez lendo esse artigo você tenha descoberto que adquiriu o equipamento errado para seu tipo de gás. Ou ainda esteja se mudando para um lugar que usa o outro tipo de gás. Pode ser que seu condomínio inteiro vai trocar todo o sistema.

Seja como for, não se desespere. É possível converter um equipamento originalmente de um tipo de gás para o outro. E em ambos os casos: de GLP para GN ou de GN para GLP. A conversão depende de cada equipamento, mas normalmente exige a troca de alguns componentes e uma nova regulagem.

Aquecedores a gás mecânicos

tipos_de_gas

Em aquecedores a gás mecânicos geralmente são trocados os bicos injetores. A quantidade de bicos varia de acordo com a marca, o modelo, a capacidade e o manípulo de gás.

Aquecedores a gás digitais

Já em aquecedores a gás digitais o processo é mais complexo e exige profissionais extremamente competentes.

Geralmente é necessária a troca do manifold, que consiste em um monobloco de metal que já possui os bicos injetores integrados formando uma única peça. O restritor de vazão de ar. A reconfiguração da placa eletrônica e a regulagem da válvula de gás com manômetro de coluna d’água.

Em ambos os casos uma etiqueta de identificação da conversão é adicionada ao equipamento. Assim numa futura manutenção qualquer técnico fica devidamente informado que o equipamento originalmente era de um tipo de gás e foi convertido para outro.

É extremamente importante que esse tipo de serviço seja sempre executado por empresas especializadas e autorizadas pela própria marca do seu equipamento.

Caso contrário, além de perder a garantia do seu aquecedor a gás, você também pode estar colocando sua família em risco.

O que você achou de saber mais sobre os tipos de gás disponíveis no mercado e qual é mais adequado para seu uso? Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo!

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

19 comentários em "Tipos de gás | GLP ou GN – Qual o mais adequado para meu uso?"

  1. Rosângela disse:

    Olá
    Comprei um aquecedor de 27 litros para residência. Vc indica p13 ou 45 kg?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Rosângela, tudo bem?

      Vai depender da disponibilidade de espaço que a senhora possui no local.

      Como não sei exatamente a marca e modelo do aquecedor a gás adquirido pela senhora utilizarei o Rinnai E27 como base. O E27 possui um consumo máximo de 3,18 Kg de gás por hora.

      Como esse é o consumo máximo, costumamos calcular que no dia-a-dia se utilize algo em torno de 60% a 70% disso. Para o cálculo utilizarei 65% (meio termo). Sendo assim no dia-a-dia seu consumo médio seria de 2,06 Kg/h. Vamos arredondar para 2 kg/h.

      O P13 tem uma taxa de vaporização, ou seja, o quanto ele consegue fornecer de gás por hora, de 0,6 kg/h, enquanto o P45 tem 1,0 Kg/h. Nesse caso acho que utilizar uma bateria de 2 P45 seja o caminho mais ideal. Mas também seria possível utilizar 3 P13 (1,8 kg/h, pouco abaixo, mas provavelmente daria conta) ou 4 P13 (2,4 kg/h, teria até uma margem de segurança).

      Caso a senhora tenha um fornecimento de gás subdimensionado para o aquecedor (por exemplo, instalar apenas um P13) o equipamento não vai funcionar e vai emitir um código de erro por Insuficiência de Gás.

      Espero ter ajudado.

  2. Katia de Moraes Nunes disse:

    No meu condomínio , há duas torres com tubulação de gás especifico para fogão, e há alguns apartamentos fazendo ligação para colocar aquecedor de chuveiro a gás, A pergunta é : Está certo isso? É possível ligar o aquecedor na mesma tubulação que é especifico para o fogão?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Katia, tudo bem?

      O gás é o mesmo que atende o fogão e o aquecedor. O que muda é o volume e a pressão do gás. Então para dizer se essas instalações estão corretas precisaria analisar o local.

  3. Lucio de Paula disse:

    Olá, gostaria de saber se o modelo do medidor de GN pode influenciar no consumo do gás. Ou seja, o medidor instalado pode estar subdimencionado em relação ao meu consumo e com isso estou pagando uma conta maior do que deveria. Obrigado.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Lucio, tudo bem?

      O medidor influência, mas não da maneira que o senhor está presumindo. Um medidor subdimensionando envia menos gás, o que pode causar transtorno na utilização do aquecedor. Como por exemplo gerar o código 12 que significa insuficiência de gás.

      Mas não faz sentido um medidor subdimensionado, que está enviando um volume de gás menor que o necessário para o funcionamento dos equipamentos, causar um aumento do consumo. Seria o contrário.

      Eu sugiro o senhor dar uma lida no artigo que escrevemos ano passado:

      https://aquecenorte.com.br/blog/consumo-do-aquecedor-a-gas-2021/

      1. Lucio de Paula disse:

        Obrigado pela resposta, esclarecido.

  4. ANA CLAUDIA PERON HENRIQUE disse:

    Gostaria de saber, se pra funcionar um aquecedor de maior potencia (que atende 4 chuveiros ligados ao mesmo tempo), é necessário, eu ter 02 botijões ligados simultaneamente?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Ana Claudia, tudo bem?

      Dependendo do tipo do modelo do botijão a senhora precisará inclusive de mais de dois.

      Por exemplo, um Rinnai E43 de 45 litros de vazão por minuto, capaz de atender até 4 duchas de 10 l/min cada simultaneamente, tem um consumo máximo de 5,3 kg/h de gás. Um P13 é capaz de fornecer 0,6 kg/h, enquanto um P45 fornece 1,0 kg/h. Isso significa que apara atender esse equipamento em sua potência máxima são necessários 9 P13 ou 6 P45.

      Mas esse cenário de utilização da capacidade máxima do equipamento é raro. Sendo assim, costumamos fazer o dimensionamento em cima de 60 a 70% do consumo máximo do equipamento. Mesmo assim teríamos uma bateria de 3 ou 4 P45 ou 5 ou 6 P13. Nesses casos de aquecedores de alta capacidade, talvez seja mais interessante trabalhar com o botijão P90. Nesse cenário, 2 seriam suficientes para atender bem.

      Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Tipos de gás | GLP ou GN – Qual o mais adequado para meu uso?
  • Tipos de gás | GLP ou GN – Qual o mais adequado para meu uso?