Tipos de gás | GLP ou GN – Qual o mais adequado para meu uso?

Saber qual tipo de gás é utilizado em um equipamento é fundamental para sua segurança. Explicamos agora os tipos de gás e qual é mais adequado para você!

Antes de adquirir um aquecedor a gás, fogão ou secadora de roupa a gás é importante saber qual tipo de gás você tem disponível na sua residência.

Caso você não saiba pode acabar comprando um equipamento incorreto e tendo que gastar dinheiro com uma conversão depois.

Esses equipamentos trabalham basicamente com dois tipos de gás: Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e Gás Natural (GN).

Abaixo falaremos um pouco de cada um com suas vantagens e desvantagens e te ajudamos a identificar qual é o tipo usado na sua residência.

tipos_de_gas
Cada tipo de gás pede um aquecedor diferente

Tipos de Gás | GLP – Gás Liquefeito de Petróleo

Também conhecido como gás de cozinha ou gás de botijão, é o tipo de gás mais comum no Brasil e está presente na grande maioria das residências.

Consiste de uma mistura gasosa obtida do processo de refino de petróleo cru (daí o nome).

Essa mistura gasosa possui uma característica especial que facilita sua transformação em líquido. Depois é acondicionado dentro de cilindros ou botijões. O resultado é um gás mais pesado que o natural, pois ele é mais denso que o ar.

Tanto o GLP quanto o GN, não possuem cheiro em sua forma primária. Por segurança e para que qualquer vazamento seja percebido rapidamente, ambos são odorizados. Cada um com suas substâncias, justamente para que passem a ter cheiros bem característicos.

Detalhes do GLP

Seu valor costuma ser um pouco mais em conta que o gás natural, já que recebe um subsídio da Petrobras. Seu uso pode ser limitado, principalmente em apartamentos. É ilegal armazenar botijões de gás dentro de apartamentos. Isso pode colocar você e sua família em risco.

De acordo com o Decreto 24.714/1987 o armazenamento de botijões e cilindros em edificações do município de São Paulo deverá ocorrer em área exclusiva destinada. Que deve possuir uma boa ventilação permanente. Situada em um local externo à edificação. Precisam estar a pelo menos 1,5m de distância de tomadas e instalações elétricas.

Para garantir a segurança todos esses procedimentos devem ser estritamente seguidos, de preferência por uma equipe especializada no manuseio de gás.

Quando se usa GLP, há de se levar em conta fatores que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema e dos equipamentos, como:

  • Dimensionamento da demanda de consumo de acordo com os equipamentos a serem utilizados (aquecedores a gás, fogão, forno, cooktop, sauna lareira, secadora a gás);
  • Dimensionamento de quantos cilindros são necessários, para que haja a correta vaporização do gás. Isso evita o congelamento e eventual saída de oleína;
  • Tipo e modelos de regulador de gás (Alta ou baixa pressão);
  • Modelo de medidor de gás (quando se faz necessário);
  • Dimensionamento da tubulação de gás;
    tipos_de_gas
    Gás GLP

Tipos de Gás | GN – Gás Natural

Também conhecido como gás encanado, é fornecido por empresas distribuidoras. Variam de estado para estado. Em São Paulo por exemplo, a empresa distribuidora é a Comgás.  

O gás natural é um combustível fóssil encontrado na natureza. A chama costuma ser estável devido sua distribuição ser feita através de uma rede de tubulação de forma direta e ininterrupta. A regulagem é feita dentro de cada imóvel.

Apesar da sua instalação inicial ser mais complexa, depois de instalado seu uso é mais prático. Sem a necessidade de se preocupar com trocas ou reabastecimento de botijões e cilindros.

Por esse motivo a grande maioria dos edifícios novos já são construído com toda a infraestrutura necessária para utilização de gás natural.tipos_de_gas

Ainda não sabe qual dos tipos de gás utilizar?

Se mesmo com essas informações você ainda não souber qual o tipo de gás do seu apartamento entre em contato com seu síndico ou zelador. Essa informação também pode ser encontrada normalmente no manual da construtora.  

Você não conseguiu obter a informação? Entre em contato com a fornecedora de gás da sua cidade para verificar se o seu imóvel é abastecido pela empresa. Em São Paulo, por exemplo, a Comgás atende através do seu telefone 24 horas: 0800 110 197

Conversão de Gás

Talvez lendo esse artigo você tenha descoberto que adquiriu o equipamento errado para seu tipo de gás. Ou ainda esteja se mudando para um lugar que usa o outro tipo de gás. Pode ser que seu condomínio inteiro vai trocar todo o sistema.

Seja como for, não se desespere. É possível converter um equipamento originalmente de um tipo de gás para o outro. E em ambos os casos: de GLP para GN ou de GN para GLP. A conversão depende de cada equipamento, mas normalmente exige a troca de alguns componentes e uma nova regulagem.

Aquecedores a gás mecânicos

Em aquecedores a gás mecânicos geralmente são trocados os bicos injetores. A quantidade de bicos varia de acordo com a marca, o modelo, a capacidade e o manípulo de gás.tipos_de_gas

Aquecedores a gás digitais

Já em aquecedores a gás digitais o processo é mais complexo e exige profissionais extremamente competentes.

Geralmente é necessária a troca do manifold, que consiste em um monobloco de metal que já possui os bicos injetores integrados formando uma única peça. O restritor de vazão de ar. A reconfiguração da placa eletrônica e a regulagem da válvula de gás com manômetro de coluna d’água.

Em ambos os casos uma etiqueta de identificação da conversão é adicionada ao equipamento. Assim numa futura manutenção qualquer técnico fica devidamente informado que o equipamento originalmente era de um tipo de gás e foi convertido para outro.

É extremamente importante que esse tipo de serviço seja sempre executado por empresas especializadas e autorizadas pela própria marca do seu equipamento.

Caso contrário, além de perder a garantia do seu aquecedor a gás, você também pode estar colocando sua família em risco.

O que você achou de saber mais sobre os tipos de gás disponíveis no mercado e qual é mais adequado para seu uso? Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo!

 

Selecione uma opção em : Configurações de filtro > Tipo de conteúdo
  • Bom dia possuo um aquecedor da marca rinnai de 35 litros .Por motivo de mudança tive que fazer a conversão de gn para glp , o equipamento passou a ter uma chama amarela já fiz de tudo e não consigo resolver. O equipamento funciona normal não apresenta nem um código nem oscila temperatura da água e nem para durante o uso, mas tenho que limpa-lo constantemente ,porque acumula cinzas pretas o que fazer para resolver. A conversão foi feita em rede autorizado .

    • Bom dia Enoc, tudo bem?

      A chama amarela é sinal que a queima do gás está irregular, gerando muito mais monóxido de carbono que deveria. Por isso o acúmulo exagerado de cinzas. É bem provável que alguma regulagem do seu aquecedor a gás não esteja correta. Sugiro o senhor entrar em contato com a empresa que fez a conversão para eles revisarem o equipamento.

      A queima irregular do gás pode diminuir consideravelmente a vida útil do equipamento.

      Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *