Tipos de Boiler: Boiler a gás, boiler solar ou boiler elétrico. Descubra o melhor!

Se você está procurando um aquecedor de água para sua casa, chácara, comércio, academia ou pousada já deve ter visto muitas opções por aí.

O boiler é uma delas. É ideal para você que necessita de uma grande demanda de água quente funcionando em diversos pontos de saída de água, simultaneamente. Abastece ao mesmo tempo torneiras do banheiro, da cozinha, da lavanderia e suas duchas. Além disso, proporciona o conforto de ter água quente com a temperatura desejada.  

Existem diversos tipos de boiler, mas antes é importante você entender o que é um boiler.

O que é um boiler?

O boiler é um tanque que pode aquecer a água ou apenas receber a água quente de outros equipamentos. Ele armazena água como uma caixa d’água, porém tem a capacidade de mantê-la quente.

É também conhecido como aquecedor de acumulação, reservatório térmico ou simplesmente boiler, que é seu nome mais popular. A água quente é preservada na temperatura programada.

Armazena e distribui água quente para todos os pontos da casa ou imóvel que possuem a tubulação de água quente. Desde torneiras, duchas, banheiras e etc.

Uma das grandes vantagens do aquecedor de acumulação, é seu uso simultâneo. Você pode usar vários pontos de água quente ao mesmo tempo sem comprometer a vazão de água.

Possui diversos tamanhos, variando de 50 a 5000 litros. Tudo depende da sua necessidade. É utilizado amplamente por grandes empresas, comércios, academias e outros. É ideal também para chácaras, casa de campo, e pousadas.

Tipos de boiler:

1. Boiler a Gás

O boiler a gás deve ser instalado em local com ventilação.
O boiler a gás deve ser instalado em local com ventilação.

 

É um equipamento que se utiliza do gás como forma de combustível para aquecer a água. O boiler a gás aquece e armazena a água para distribuir a todos os pontos de água quente do local que foi instalado.

É preciso uma tubulação de gás para alimentar o queimador do aquecedor de acumulação (boiler). Também deve ficar em lugar bem ventilado. E ter uma saída externa para escoar o monóxido de carbono por meio do duto de exaustão como na foto acima.

Em outras palavras a água é aquecida por meio de uma chama. Esta chama pode ser alimentada por gás tipo GN (gás natural) ou GLP (gás liquefeito de petróleo, o nosso famoso gás de cozinha).

Verifique se na sua região já possui abastecimento de gás natural. No caso de São Paulo é fornecido pela Comgás, outras regiões têm suas respectivas fornecedoras.

 

2. Boiler Solar

Bolier solar é composto pelo sistema solar com placas coletoras
Boiler solar faz parte do sistema solar de aquecimento de água composto pelas placas solares

O boiler solar faz parte de um sistema maior conhecido como sistema solar que é composto por, além do próprio boiler, as placas solares.

Essas placas, também conhecidas como coletores solares, são responsáveis por captar o calor do sol e transferir para a água. Esse água fica no interior das tubulações de cobre das placas. Já o boiler é responsável por armazenar e manter essa água aquecida. Que vai ser utilizada depois pelas saídas de água da sua casa ou comércio.

O sol é uma fonte gratuita de energia, o que seria melhor que isso? Apesar de ter um custo considerável em equipamento e instalação, dependendo da demanda, em um ou dois anos a economia gerada compensa o investimento inicial.

Outra vantagem do aquecedor de acumulação é que dura cerca de 10 a 15 anos, seja ele um boiler solar, a gás ou elétrico. Claro que isso vai depender do quanto você utiliza o aparelho e a qualidade da água.

 

O que a qualidade da água tem a ver com o bom funcionamento e a vida útil do meu aquecedor?

Se a sua rede de abastecimento de água não for de água tratada por uma concessionária responsável, como a Sabesp no caso de SP, você corre o risco de ter seu equipamento danificado.

A água não tratada possui ferro e cloreto que corroem os equipamentos e componentes do aquecedor. A água dura, como é chamada esse tipo de água, possui alta concentração de sais minerais como magnésio e cálcio. Isso desgasta a tubulação de cobre, criando crostas e até mesmo vazamentos. O que compromete o bom funcionamento do aquecedor.

 

O sistema auxiliar do boiler solar

Como forma de assegurar que nunca falte água quente, por norma o sistema solar necessita de uma sistema auxiliar de aquecimento. Esse sistema pode ser elétrico ou a gás.

Normalmente o boiler solar já vem de fábrica com uma resistência elétrica, responsável pelo apoio elétrico.

Isso é necessário devido à tempos chuvosos, nublados ou inverno. São casos excepcionais, normalmente pouco se usa do sistema auxiliar.

Se você mora nas regiões mais frias do país é provável que vá usar o sistema auxiliar com um pouco mais de frequência. A maior parte dos dias o sistema solar é capaz de suprir a demanda.

É importante saber que muita gente vai se referir ao sistema solar somente como boiler solar. Na verdade o boiler sozinho não é capaz de aquecer a água com energia solar. É um conjunto, o boiler, as placas solares e o sistema auxiliar.

 

3. Boiler Elétrico

Boiler elétrico pode ser instalado com mais facilidade dentro de casa.
Boiler elétrico pode ser instalado com mais facilidade dentro de casa.

O boiler elétrico pode ser colocado em qualquer lugar onde chegue tubulação de água fria, quente e eletricidade e que tenha bom espaço. O boiler, não só o elétrico, costuma ser um equipamento grande.

Pode ser instalado próximo a banheiros. Isso diminui o tempo de chegada da água nos pontos de saída como a ducha. Assim você não tem que esperar até sair toda a água fria que fica nas tubulações antes de tomar seu banho quente.

O aquecedor de acumulação (boiler) é produzido em sua maioria em aço inoxidável tanto na parte interna como externa. O que garante a sua qualidade e durabilidade.

Sistema inteligente de operação:

Possui Termostato, um controle de temperatura que desliga o aparelho quando atinge a temperatura programada. Você pode programar a temperatura que deseja, e quando chegar nessa temperatura o boiler desliga automaticamente. Reduz o consumo de energia.

Caso a temperatura caia, o boiler é acionado novamente e volta a aquecer até a temperatura programada. É uma ótima praticidade no dia a dia.

Existe também o Timer que você pode instalar no equipamento, para ligar o boiler em determinado horário. Você pode programar para ligar o boiler alguns minutos antes de você tomar banho. Outra forma de gerar economia.

Comparativo entre os tipos de boiler. Qual o melhor?

Cada tipo de boiler têm suas características, vantagens e cuidados.
Cada tipo de boiler têm suas características, vantagens e cuidados.

Tipos de boiler – Econômico

 

  • Quanto a economia o sistema solar, do qual o boiler solar faz parte, é o mais favorável, pois usa energia gratuita e limpa.

 

  • O boiler a gás vem em segundo, pois o gás ainda é mais barato que a energia elétrica.

 

  • O boiler elétrico, apesar de ter a energia mais cara, tem dispositivos que podem desligar o aparelho quando atinge a temperatura programada. O que minimiza o consumo de energia. Vale destacar que todos os tipos de boilers têm este dispositivo. Uma forma de economia.

Tipos de boiler – Disposição para instalação

 

  • Quanto ao local para instalação, o boiler elétrico está na frente do boiler a gás, pois você pode colocar onde quiser dentro da casa, imóvel, ou comércio. Mas não se esqueça de reservar um bom espaço para o equipamento.

 

  • O boiler a gás precisa de uma área ventilada e limpa, ou seja um lugar com janela e porta, que tenha constante ventilação. Assim fica difícil esconder o equipamento que não pode ficar fechado em armários.

 

  • O boiler solar ou sistema solar necessita de placas solares, que ficam no telhado da casa. Assim como o elétrico, o boiler solar pode ser instalado em qualquer local, contanto que tenha espaço, tubulação de água (fria e quente) e ponto elétrico.  Então você não vai usar o espaço interno da sua casa ou comércio, que é ótimo, pois não compromete a decoração da ambiente. Ele pode ser instalado dentro ou em cima do telhado junto com as placas solares. É o melhor quanto a local para instalação.

 

Tipos de boiler – Estrutura – e custo de instalação

 

  • O boiler a gás precisa de tubulação de água quente, fria, e do gás e os misturadores (de água fria e quente).

 

  • O boiler elétrico precisa de tubulação de água quente e fria e os misturadores (de água fria e quente). Ele tem uma tubulação a menos que o boiler a gás, saindo na frente. Mas precisa de uma tomada 220v. Detalhe importante.

 

  • O boiler solar ou sistema solar de aquecimento tem a tubulação de água quente, e fria, e os misturados e a instalação das placas solares, e boiler no telhado. E também precisa de uma ligação elétrica para sistema de apoio.

O boiler que necessita de uma menor estrutura de instalação é o boiler elétrico, além de ser dos três o que tem o valor de instalação menor.

 

Estrutura já pronta:

Se você está num apartamento, ou casa, comércio, ou qualquer imóvel que já tenha estrutura adequada para instalar o boiler, já tem meio caminho andado, basta apenas a instalação. O boiler com menor custo de instalação é o boiler elétrico e o que tem maior custo é o solar.

Analise essas informações e converse com seu vendedor, na busca da melhor opção. É importante saber também, quanto de água você vai precisar por dia. Essa informação é crucial na escolha do tamanho do boiler que atenda suas necessidades.

 

Instalação dos Tipos de boiler:

Boiler é um equipamento que só pode ser operado por técnicos tanto para instalação como manutenção.
Boiler é um equipamento que só pode ser operado por assistência técnica autorizada tanto para instalação como manutenção.

Procure empresas credenciadas pelo próprio fabricante para realizar a instalação do seu boiler, não importa o tipo. Esta é uma orientação de extrema importância, para que você não perca a garantia do aparelho e principalmente assegurar a tranquilidade da sua família.

Espero que essas informações possam te ajudar na escolha certa do seu boiler. Procure fornecedores com experiência e que ofereçam instalação e manutenção do seu equipamento, dessa forma você se livra de dor de cabeça.

A compra de boiler é um investimento razoável, então ter absoluta certeza do que você precisa e quer, é o melhor caminho para colher os benefícios de um aquecimento de água, desse porte.

Quer saber mais sobre boiler, clique no link: Boiler como funciona? Dicas imperdíveis para ter o seu aquecedor de água

 

[pt_view id=”e1df4823k0″]
    • Boa tarde Ricardo, tudo bem?

      Confesso que veleiros não são nosso forte. Então o ideal seria chamar uma empresa habituada com esse tipo de instalação para fazer uma análise e te orientar qual a melhor solução.

  • Moro em Imperatriz em um condomínio. A água é muito salobra, pois a mesma vem de um poço artesiano. Gostaria de colocar um boiler solar, mas a preocupação está na qualidade da água que pode danificar o equipamento.

    • Boa tarde Cristiana. Muito obrigado pelo contato.
      Realmente suas preocupações fazem sentido. A água que vem de poços não é a ideal para a utilização do boiler, pois o PH dela não é estável, além disso ela possuí em suas propriedades minério excessivo, sendo corrosivo para o tanque de armazenamento. Vale destacar que ligação de água direta da rua também não pode ser utilizada no equipamento. A água que será utilizada tem que ser necessariamente tratada, independentemente de onde ela venha. Além disso, a qualidade da água que será utilizada no reservatório térmico pode influenciar diretamente na vida útil do mesmo. A água de poço artesiano compromete a vida útil do equipamento.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Olá,
    tenho que atender um cliente para instalação de um sistema de aquecimento para 3 banheiros, pensei em indicar o elétrico pois para mim aparentemente parece ser o mais fácil. pois sou eletricista e instalador hidraulico.
    o que eu preciso saber seria questão de valores dos 3 tipos para eu apresentar ao cliente,
    Desde já agradeço

    • Boa tarde Jocivaldo. Muito obrigado pelo contato.
      Recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial pelo telefone (11) 97527-4466 ou (11) 2262-9000 ou pelo e-mail vendas@aquecenorte.com.br
      Dessa forma nós te passamos um orçamento personalizado de acordo com as suas necessidades.
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Tenho um boiler elétrico, mas tenho dúvida quanto ao liga e desliga do boiler. Ele só é acionado no momento que abrimos o chuveiro ou passa o dia ligando e desligando,mantendo a água aquecida? Não uso ferro elétrico, geladeira e freezer não puxam tanta energia e acho que minha conta ainda está alta. Em torno de 500,00. Somos quatro pessoas pra tomar banho, então faz com que eu ache, que o boiler seja o que mais gaste energia. Está correto?

    • Boa tarde Angélica. Muito obrigado pelo contato.
      Sim, o boiler nada mais é do que uma grande caixa d´água feita para armazenar água quente. Podemos dizer que a parte estrutural do boiler pode ser comparada com uma garrafa térmica de café. Logo quando essa água é aquecida, o isolamento térmico retém o calor. Dessa forma tendo pequenas perdas de temperaturas provocada pela temperatura ambiente (como uma garrafa térmica).
      Essa água só irá perder temperatura quando tiver um ponto de consumo de água quente aberto, pois toda vez que a água quente sai do boiler a água fria de alimentação do sistema irá adentrar no reservatório. Consequentemente uma vez que essa água perde temperatura a resistência elétrica (componente que aquece a água) irá acionar, tendo assim consumo elétrico.
      Caso queria reduzir sua conta elétrica, recomendo colocar um restritor de vazão nas duchas ou/e diminuir o tempo de banho.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Boa tarde Fernando. Muito obrigado pelo contato.
      Existem dois tipos de sistemas fotovoltaicas, e são eles: Aquele que você gera energia para a concessionária e o que armazena energia em uma bateria alimentando a elétrica da casa.
      Para a aplicação do boiler elétrico o seu sistema precisa ser aquele que gera energia a concessionária. Caso você tenha espaço físico em seu telhado para colocar os coletores solares de água (voltado ao norte) você pode sim utilizar um boiler solar. Caso não tenha espaço físico, não irá fazer sentido você adquirir um boiler solar sem existir a possibilidade de instalar os coletores.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *