Quais são as principais tendências de arquitetura para 2020?

Afinal, quais são as principais tendências de arquitetura para 2020? O setor de arquitetura está em constante renovação, o que faz com que os profissionais da área precisem estar sempre antenados e seguindo as novas tendências, aprimorando o seu trabalho e oferecendo o que há de mais moderno atualmente.

De fato, o mundo está em contínua transformação, o que influência em diversos aspectos da sociedade, e com a arquitetura e a decoração de imóveis isso não seria diferente.

A facilidade com que se acessa à tecnologia é um fator de importância nesse cenário. Atualmente, é possível que um interessado na compra de um terreno faça uma pesquisa rápida no smartphone para entender como são feitos os serviços de terraplanagens. Do mesmo modo, o proprietário que está decorando o seu apartamento pode decidir consultar em poucos segundos quais são as tendências do ano, de modo a aplicá-las no imóvel e conseguir os ambientes desejados. 

Nesse sentido, qualquer arquiteto devidamente qualificado e atuante na área deve estar por dentro das principais indicações do período, o que fará com que ele de destaque entre os seus concorrentes. Assim, caso você fosse abordado agora mesmo por um cliente que perguntasse sobre as principais tendências do setor, você saberia dizer quais são elas?

Se você está na dúvida sobre o assunto e quer conferir se já está atualizado sobre as tendências de 2020, siga na leitura deste conteúdo e amplie os seus conhecimentos sobre o assunto. 

Arquitetura: acompanhando as tendências

Quando um cliente busca saber sobre paisagismo piscina, depois de decidir reformar o seu imóvel, certamente ele recorrerá aos serviços de um arquiteto para ter uma assistência profissional e personalizada. 

Isso porque o segmento passa por constantes transformações, assim como qualquer outro, e cada escolha feita no processo de construção e modelagem de um imóvel pode ser responsável pela valorização ou depreciação da residência. 

Não à toa, os serviços prestados por um arquiteto devem ser sempre atuais, seguindo as preferências do cliente, ao mesmo tempo em que se apresenta as possibilidades disponíveis no setor, de acordo com as tendências.

Nos últimos anos, as principais renovações vistas no setor compreenderam:

  • O crescimento de uma consciência sustentável; 
  • O uso da tecnologia para prototipação; 
  • Uma maior rapidez nos processos de construção;
  • A autossuficiência nos projetos. 

Isso quer dizer que é cada vez mais comum que os arquitetos, em conjunto com os seus clientes, busquem alternativas modernas, seguindo uma série de elementos importantes, como as ações ecologicamente corretas. Nesse caso, uma pesquisa rápida vai informar ao profissional se a fabricação de um gesso tabicado, escolhido para a decoração de uma sala de estar, utilizou processos sustentáveis, se conta com uma boa procedência do material, etc. 

Do mesmo modo, com o surgimento de tecnologias como a das impressoras 3D, a prototipação foi outro recurso que ganhou diversos pontos positivos dentro da arquitetura. Com o uso desse elemento, é possível que o cliente tenha uma maior noção do que será feito no seu imóvel, podendo aprovar ou sugerir alterações que possam fornecer exatamente aquilo o que ele deseja. Também não é difícil perceber que os processos de construção são cada vez mais modernos e rápidos. 

Anteriormente, para que um prédio fosse erguido e pudesse ser entregue para os moradores, poderiam se passar décadas, o que era natural. Atualmente, o cenário é totalmente diferente. Um apartamento entregue com sistema de exaustão, estruturas hidráulica e elétrica em pleno funcionamento, e com pisos e azulejos instalados demoram poucos anos, ou até mesmo meses. 

Por fim, também vale mencionar os prédios autossuficientes, onde a energia elétrica e a água são produzidas no próprio local, além de que esses empreendimentos possuem tratamento próprio de esgoto. A tecnologia é um fator determinante dentro dos projetos de arquitetura hoje e, por isso, estar atualizado sobre as principais tendências é a melhor maneira de prestar um serviço de qualidade e ser um profissional reconhecido no mercado.

Tendências de arquitetura - Aquecenorte

As principais tendências arquitetônicas de 2020

Se o segmento decorativo pode influenciar na escolha de uma cortina rolo para quarto com tendências mais recentes, o mesmo processo também ocorre no de arquitetura. Justamente por isso, é necessário conhecer o que há de mais moderno, para que esse tipo de característica possa ser cada vez mais aplicado em projetos, valorizando imóveis e outros tipos de edificações. 

1. Condomínios híbridos com obras de arte

A unificação entre condomínios residenciais e comerciais é uma das principais tendências de arquitetura em 2020. Muitos deles contam, ainda, com obras de arte no espaço, fazendo com que o imóvel seja grandemente valorizado. Um exemplo prático dessa tendência é o empreendimento Habitarte, localizado no Brooklin, um dos principais bairros de São Paulo/SP. 

O condomínio é composto por quatro prédios e possui uma escultura feita pelos Irmãos Campana, que fica posicionada entre os edifícios e pode ser vista por qualquer pessoa que circula pelos arredores. O local também conta com uma praça semipública, além de comportar até mesmo um supermercado, facilitando o dia a dia dos moradores. 

Tendências de arquitetura - Aquecenorte

2. Construções autossustentáveis

As construções autossustentáveis são idealizadas pensando em como oferecer edificações ecologicamente corretas, que diminuem a poluição, promovem a economia de recursos naturais e utilizam materiais reciclados ou feitos a partir de uma produção consciente. Em geral, elas possuem estruturas próprias adaptadas para a realização de diversos processos, como a produção de eletricidade, por meio de telhas que captam a energia solar e a transformam em energia comum. 

Essas telhas possuem placas fotovoltaicas que podem ser posicionadas no telhado para garagem ou na parte superior do edifício. A energia captada é conduzida até o sistema que fará a distribuição entre as unidades do condomínio. Além disso, esses locais recebem pontos para a recarga da bateria de carros elétricos, sistema de captação da água da chuva e sistema para tratamento de efluentes, possibilitando ações sustentáveis por todo o empreendimento. 

Um exemplo desse tipo de construção pode ser encontrado em Curitiba/PR. Na capital paranaense há o primeiro edifício do Brasil com tecnologia ecologicamente correta que, inclusive, recebeu o prêmio Saint Gobain de Arquitetura, de Habitat Sustentável.

Tendências de arquitetura - Aquecenorte

3. Apartamentos pequenos em grandes cidades do mundo

Levando em conta as exigências modernas, onde as pessoas têm rotinas corridas e passam cada vez menos tempo em casa, outra característica comum nas edificações é ter tamanhos menores, entre 20 e 30m². Na região de Kips Bay, em Manhattan, Nova Iorque, o empreendimento My Micro NY é um exemplo desse tipo de empreendimento. 

Nos grandes centros, em localidades como São Paulo, os números desses tipos de prédios vêm crescendo consideravelmente, servindo para atender aos profissionais que trabalham na região. Além disso, se tornam alternativas interessantes para quem possui restrições monetárias, ou para quem precisa da estadia por um período curto de tempo e, até mesmo, para quem vai residir sozinho. 

De fato, conhecer as principais tendências de arquitetura do mercado é fundamental para que os projetos arquitetônicos desenvolvidos pelos profissionais da área sejam atuais e interessantes para o público, viabilizando o trabalho em qualquer tipo de construção. 

Tendências de arquitetura - Aquecenorte

A importância da arquitetura 

A arquitetura é fundamental por uma série de fatores. Em muitos casos, ela é especialmente aplicada para solucionar questões e tornar edificações mais seguras. No caso de grandes fábricas, ela pode ser essencial para a construção de um filtro de manga, que é a área onde serão instalados os equipamentos de filtragem e remoção de partículas dos gases industriais. 

Em geral, eles ficam na parte externa da indústria, e devem ser construídos levando em conta alguns fatores ambientais e de segurança. Do mesmo modo, ao construir um empreendimento residencial, é preciso considerar tanto os elementos estruturais da casa quanto os da beleza, o que quer dizer que o arquiteto fica responsável por trazer maior valor e elegância para o local. 

Por isso, mais do que um mero detalhe, a arquitetura é o elemento que vai fornecer harmonia e sofisticação, proporcionando, em paralelo, o uso das tecnologias atuais e tornar um imóvel sustentável, econômico e muitas vezes até mesmo autossuficiente. 

Considerações finais

Um bom arquiteto sempre vai se preocupar em estar antenado com as tendências do seu segmento, contribuindo para a elaboração de um projeto completo, seguindo os desejos do seu cliente. Para tanto, ele pode encontrar modos interessantes de utilizar uma mesa de aço inox em total sintonia com o design utilizado na construção do imóvel, de maneira que o local seja moderno e totalmente personalizado, de acordo com o que foi idealizado. 

Dessa forma, estar atento aos novos recursos, tecnologias e buscar especializações que qualifiquem cada vez mais o seu trabalho é essencial para conquistar o seu espaço no mercado e atingir uma maior visibilidade no ramo. Por isso, não deixe de acompanhar mais de perto as principais novidades no que diz respeito à arquitetura, tanto em imóveis residenciais quanto comerciais, e tenha a certeza de entregar sempre o melhor projeto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://rexperts.com.br/quanto-tempo-demora-uma-obra/

https://www.archdaily.com.br/br/875931/habitarte-1-aflalo-gasperini-arquitetos

https://www.gazetadopovo.com.br/haus/sustentabilidade/edificio-corporativo-em-curitiba-e-o-primeiro-no-pais-autossuficiente-em-agua-e-energia/

https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Edificios/noticia/2015/10/apartamentos-de-23-m-viram-alternativa-para-morar-em-ny.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *