Qual a temperatura ideal de banho? As diferenças de temperatura da água entre homem e mulher

Você é daqueles que chega em casa depois do trabalho e não dispensa um bom banho quente para relaxar e tranquilizar a mente com a temperatura ideal para você? Muitas famílias passam por situações curiosas e engraçadas pelas diferenças de temperatura da água que escolhe no momento de tomar banho. Enquanto as mulheres tendem a gostar de um banho mais quente, quase pelando, os homens muitas vezes preferem a temperatura da água mais amena.

Nesse artigo vamos focar nas diferenças de temperatura entre homens e mulheres, detalhando também qual a temperatura ideal de banho. Também vamos abordar as questões que aparecem sobre o banho para as crianças. De qualquer forma, já vamos com um spoiler no texto pra vocês: os especialistas garantem que o banho morno é a melhor opção independente da estação do ano.

 

As diferenças de temperaturas corporais

Antes de mais nada é muito importante explicar que essa diferença de temperaturas não é uma simples “frescura” ou algo do tipo. Essa diferença de sensação térmica entre os sexos ocorre por vários motivos. Podemos começar citando a parte fisiológica. Essa diferença de percepção ocorre por causa da constituição física entre homem e mulher, pela quantidade de pelos no corpo e também pelos hormônios.

De acordo com os especialistas, como as mulheres fazem a depilação regularmente e consequentemente possuem menos pelos no corpo, elas tendem a ter menos contrações abaixo da pele e consequentemente acabam sentindo mais frio. Outro aspecto que influencia bastante na regulagem da temperatura corporal é a constituição corporal e a quantidade de gordura que temos em nosso organismo.

É necessário ressaltar que os hormônios também influenciam muito nessas “disputas” por deixar a água do banho mais quente ou mais fria. Muitas vezes a mulher prefere um banho bem quente, com a temperatura da água pelando. Enquanto o homem prefere a temperatura mais amena. A testosterona, que é o hormônio masculino, colabora para que o corpo do homem produza e retenha mais calor que o das mulheres.

Enquanto as mulheres costumam preferir banhos entre 40º e 42º os homens costumam preferir entre 38º e 40º. É claro que a temperatura confortável vai depender bastante do clima. Mas no geral as mulheres tendem a preferir a temperatura de seu banho 2º acima do que os homens. De qualquer forma, saiba que existe um consenso entre os especialistas sobre a temperatura ideal de banho.

 

Qual a temperatura ideal de banho?

De acordo com os especialistas e estudiosos, o banho morno acaba sendo a melhor opção para o corpo quando estamos tomando banho. E isso independente da estação do ano. O consenso é de que uma temperatura de 37º é o ideal, o que caracteriza um banho com temperatura morna. Ou seja, o banho morno é o ideal seja qual for a estação do ano.  E existem algumas razões para isso.

A principal razão é que uma temperatura de 37º se assemelha a nossa temperatura corporal. Ou seja, como tudo na vida o mais recomendado é buscar um equilíbrio no momento de tomar banho. Nem muito quente mas também não muito frio. Dessa forma uma temperatura de 37º acaba sendo a ideal para o banho, tanto para os homens quanto para as mulheres.

Mas sabemos que na prática nem sempre é possível tomar um banho a 37º. Quando passamos por climas mais frios, como no inverno, um banho a 37º pode ser bastante desconfortável.

temperatura_ideal_de_banho

Tempo ideal de banho

Aqui chegamos a outro aspecto fundamental que deve ser ressaltado: o tempo ideal de banho. Como mencionamos em tópicos anteriores, o equilíbrio é fundamental em vários aspectos da nossa vida. Muitas pessoas (e aqui não temos diferenças entre homens e mulheres) gostam de tomar banhos longos, de meia-hora de duração ou mais e muitas vezes com a temperatura bem alta. De acordo com os especialistas isso é um grande erro. Diversos estudos e análises demonstraram que o banho não pode ser muito longo.

Ele não deve durar mais do que 10 minutos, sendo 5 minutos suficientes para um banho de qualidade. Até mesmo para não ressecar a pele, além do aspecto da economia de água, é claro. Os dermatologistas e estudiosos cravam: Tomar um banho por dia, durante 5 minutos e com água morna, é o cenário ideal para nosso corpo.

Tempo ideal de banho para as crianças

Aqui chegamos a outro ponto interessante do nosso artigo. Os pequenos merecem uma atenção especial na hora do banho. Também é consenso entre os dermatologistas que o banho é uma etapa do dia muito importante para as crianças. E a temperatura e o tempo de banho também são aspectos que devem ser observados pelos pais e responsáveis. Já que também influenciam na saúde e bem-estar deles.

E aqui temos uma situação comum na maioria dos lares: As crianças muitas vezes fazem birra, choram e dão muito trabalho aos pais, pois não querem entrar no banho de jeito nenhum. Porém depois de muita “insistência”, os pequenos acabam entrando no banho. E acaba acontecendo outra situação curiosa: Eles choram para sair da água, não querem sair de jeito nenhum!

Isso acontece pois o banho acaba relaxando e virando um momento especial do dia. De qualquer forma é importante ressaltar que as crianças não devem ficar muito tempo no banho. Isso porque elas têm mais tendência à pele ressecada.

Dicas finais para o seu banho

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças de temperatura corporal entre homens e mulheres, além do tempo ideal de banho para homens, mulheres e crianças, nós podemos te ajudar com algumas dicas finais para você aproveitar o momento do banho ao máximo:

  • Diminua a luz do banheiro ou tome banho no escuro (a luz intensa acelera os pensamentos, já ao contrário, vai te relaxar);
  • Ouça suas músicas preferidas no momento do banho, isso com certeza vai ajudar no relaxamento completo de corpo e mente;
  • Experimente deixar apenas um abajur aceso perto do box;
  • Aumente a hidratação do corpo no banho com produtos específicos;
  • Após o sabonete, usar um óleo corporal ou um hidratante de banho no corpo também ajuda;
  • Evite banhos muito longos
  • Após o banho, opte por uma toalha bem macia, pois além de proporcionar uma sensação mais agradável ao toque, elas não agridem a pele

Aproveite todo o potencial que um bom banho pode proporcionar para sua mente e o seu corpo! Dessa forma você alcança o equilíbrio necessário para as atividades do dia-a-dia. Afinal o banho é muito importante não só para nossa higiene, mas também para a nossa saúde como um todo.  Você pode conferir outro artigo em nosso blog com dicas para transformar completamente o seu banho em um momento único!

Quer mais dicas como essa? Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *