Segurança total na hora de instalar seu aquecedor a gás

Segurança total na hora de instalar seu aquecedor a gás
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min

Assim como já foi relatado no artigo como escolher o aquecedor ideal, o tipo de aquecedor escolhido impacta diretamente no seu conforto e segurança. Esse investimento depende muito de quantas pessoas usam o chuveiro. Ou da quantidade de pontos usados ao mesmo tempo. E, principalmente, se você tem espaço para a instalação segura de um aquecedor mecânico ou digital.

Depois de fazer a aquisição, você vai precisar pensar em como deixar sua família com mais segurança. Sem falar de como manter o seu novo aquecedor em perfeitas condições de uso. Confira aqui algumas dicas que vão te ajudar a ter um lar com o menor risco possível de acidentes.

Seguranca
Um banho quente no fim do dia é tudo que se quer, não é mesmo?

Instalação autorizada garante profissionalismo

Em hipótese alguma solicite a instalação do seu novo aquecedor de uma empresa que não seja especialista nesse trabalho. Afinal, os aquecedores, tanto mecânicos como digitais, exigem técnicas específicas para que sejam instalados de maneira correta e com total segurança. Consequentemente, esse tipo de equipamento exige que o profissional saiba realizar esse tipo de serviço. E, se feito incorretamente, pode gerar problemas futuros do seu aparelho.

No manual de usuário do seu novo aquecedor estão especificados parceiros autorizados a trabalhar com esse tipo de instalação. Isso ajuda a garantir que o equipamento não sofra danos e continue com a sua garantia dada pela fábrica. Você deve ter em mente que qualquer instalação realizada sem as condições necessárias pode gerar a perda do direito à manutenção de um produto novo.

Pressão da água correta proporciona qualidade no banho

Para garantir o conforto do seu lar, é muito importante que o aquecedor escolhido tenha condições de suprir a demanda da sua casa. Como todos os pontos de água quente requerem aquecimento e estrutura para funcionarem corretamente, preste atenção nas dicas que o seu revendedor pode dar no momento da escolha do tamanho e tipo de aquecedor a gás ideal para o seu lar. Isso impacta diretamente na temperatura e volume de água das duchas e torneiras, assim como seu conforto no banho.

Manutenção preventiva mantém o equipamento em boas condições

Quando se compra um aquecedor, é necessário prever manutenções que limpem filtros e que aumentem a vida útil das conexões internas. Esse tipo de controle é preventivo e serve para evitar que o equipamento chegue até o fim da sua capacidade. Afinal, essa é uma forma de manter a segurança da sua família e do seu aquecedor sempre em dia.

Confira aqui algumas dicas de como manter seu equipamento sempre em dia.

Seguranca
Um equipamento em boas condições evita acidentes.

Deixar o aparelho na regulagem correta evita problemas

O ideal é sempre manter a regulagem da temperatura do seu aquecedor conforme o seu uso e necessidade. Escolha a temperatura mais confortável e agradável.

Não se recomenda que o equipamento seja colocado numa temperatura alta e que depois você misture água fria em seu banho até chegar na temperatura desejada. Isso acaba causando um desiquilíbrio hidráulico.

Área ventiladas são obrigatórias para o seu aquecedor e para a sua segurança

O local onde o seu aquecedor vai ser instalado influência diretamente na segurança da sua casa. Esse tipo de aparelho precisa estar em locais de boa ventilação para que tenha bastante oxigênio a ser consumido na queima do gás.

É muito importante também, deixar a área superior do seu aquecedor livre, sem nenhum tipo de obstáculo. Isso é recomendado já que os canos pelos quais o gás quente passa gera calor e pode causar acidentes se estiver em contato com materiais inflamáveis.  A Norma de segurança que prevê estas características é a NBR: 13.103.

Seguranca
Uma área ventilada é essencial para o bom funcionamento do seu aquecedor.

Como identificar a presença do monóxido de carbono dentro de casa

Diversos fatores podem ocasionar o escapamento de gás do seu aquecedor. Má instalação, mangueiras ultrapassadas ou até problemas no aparelho são possibilidades que causam riscos a saúde da sua família. Por isso, identificar a presença do monóxido de carbono dentro da sua casa é uma tarefa que exige atenção.

Powered by Cia Web Sites

Naturalmente o gás não tem nenhum tipo de odor, porém, os representantes do produto adicionam um odorante que ajuda a caracterizar a presença do gás. Tecnicamente, o gás em si não é tóxico, porém a presença dele “rouba” o oxigênio do espaço em que ele está causando dificuldade para respirar.

Para ter certeza de que os aparelhos que usam gás na sua casa estejam funcionando corretamente, preste atenção:

  • Para o fogão, a chama deve ser azul. Se estiver laranja ou amarela, isso pode ser um problema no equipamento;
  • Aparecimento de manchas ao redor do seu aparelho de gás, como fuligem, troque o bujão;
  • Se a sua casa tem apresentado maior condensação nas janelas, isso pode ser que alguns ambientes não estejam ventilando da maneira ideal.

Entender melhor o que é o monóxido de carbono e tenha mais segurança

Se a sua família vier a entrar em contato com o monóxido de carbono do gás natural por muito tempo, alguns sintomas podem indicar que o ambiente está sendo intoxicado.

  • dores de cabeça
  • náusea
  • falta de ar
  • perda de consciência
  • tontura
  • sonolência

Alguns desses sintomas podem vir a desaparecer quando a pessoa sair daquele ambiente, mas podem retornar quando ela volta para casa. Se isso estiver acontecendo, a sua família pode estar se intoxicando sem perceber.

Caso sua casa esteja com vazamento de gás é necessário tomar algumas medidas de segurança: desligue o aquecedor imediatamente, abra as portas e as janelas para escoamento do gás queimado e entre em contato o mais rápido possível com a assistência técnica do seu aquecedor.

Dica de segurança para fazer o teste de vazamento de gás:

  • passe uma esponja com sabão nas conexões entre o registro, a mangueira e o aquecedor ou fogão. Depois, observe se aparecem bolhas. Se sim, aí está o seu foco de vazamento, mas se não, você deve dar uma verificada no próprio aquecedor em busca de peças mal conectadas.

Se o vazamento ocorre somente quando o aquecedor a gás está ligado, é porque o gás queimado está retornando para o ambiente por algum motivo.

Seguranca
Um banho quente só tem valor se tiver segurança.

Medidas de segurança sempre garantem mais conforto a família

Por mais que o gás natural não seja um risco em si para a sua casa, é sempre indicado fechar as válvulas do aquecedor quando você estiver fora de casa por algum tempo. Essa medida de segurança evita qualquer possível vazamento e deixa a sua família mais segura no retorno para casa.

Quando chegar, abra as janelas e mantenha o ambiente bem ventilado antes de ligar novamente as válvulas do gás.

Quanto mais economia, melhor!

Para gerar ainda menos custos na sua conta de gás, a dica é ajustar a temperatura do seu aquecedor conforme o clima. Afinal, não tem porquê a água estar muito quente em pleno verão.

Ajuste, também, a quantidade de vazão de água que você precisa conforme a quantidade de pontos que estão sendo usados frequentemente. Isso vai ajudar na regulagem do aquecedor ao conseguir separar quantidades de água para cada um dos pontos disponíveis na casa.

Resumindo as medidas de segurança…

  • escolha um aquecedor de gás que atenda a quantidade de pontos de vazão que sua casa necessita;
  • a instalação e a regulagem do aparelho deve ser feita por profissionais qualificados;
  • manutenções anuais;
  • cuidados de segurança dentro de casa;

Pronto, é muito fácil ter uma vida cheia de qualidade e segura. Portanto, não hesite em investir no melhor para a sua família!

Seguranca

[pt_view id=”cf03bf0bmr”]

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Segurança total na hora de instalar seu aquecedor a gás
  • Segurança total na hora de instalar seu aquecedor a gás