As melhores maneiras para regular seu aquecedor a gás digital e mecânico

Veja dicas para saber como regular seu aquecedor de forma eficiente.

Evite desperdício de gás e se mantenha seguro: entenda a importância da regulagem dos aquecedores.

Seja mecânico ou digital, aquecedores precisam de atenção na regulagem. Confira.

Como fazer a regulagem correta do meu aparelho a gás? Trazemos dicas para melhor eficiência.

A vida moderna nos traz inúmeros benefícios, principalmente nas questões tecnológicas. E, dentre as comodidades que temos disponíveis atualmente, estão os aquecedores a gás. Apresentados, principalmente, nos modelos digital e mecânico. Eles cumprem inúmeras funções, sendo amplamente utilizados para aquecimento de água para o banho, recreativo, higiênico, entre outras funções.

Mas, para aproveitar o melhor que os aquecedores a gás têm a oferecer, é preciso saber fazer a regulagem correta do equipamento. Isso contribui para uma maior vida útil. Além da economia com gás, permitindo a potencialização de suas características próprias. O que muitas pessoas ainda têm dúvida em relação aos aquecedores a gás digital e mecânico é:

Quais são as melhores maneiras para regulá-los?

É isso que a Aquecenorte, especialista no assunto, traz neste artigo.

 

1) Evite regular seu aquecedor na temperatura máxima

Este é um fator que acaba fazendo com que os aquecedores a gás, sejam mecânicos ou digitais, apresentem problemas. Usar o equipamento sempre em suas capacidades máximas diminui sua vida útil, já que para o uso residencial ele não foi feito para trabalhar dessa maneira o tempo todo. Sobretudo, eles desperdiçam o recurso de uma maneira assustadora, principalmente porque trabalharão em conjunto com a água fria e a temperatura precisará ser regulada, da mesma forma que seria em níveis mais baixos.

Exemplificando: se você tem duas vazões autônomas na sua casa – uma quente e outra fria – e, toda vez que vai tomar banho precisa regular a temperatura através da segunda torneira, estará gastando mais de gás, pois trará maior consumo de calor (advindo do aquecedor). Isto porque é possível ter uma maior eficiência quando a regulagem é padrão apenas para a vazão de água quente, não necessitando abrir a torneira de água fria.

regular_seu_aquecedor
como regular seu aquecedor

2) Otimize o consumo de gás

Quando você tem um aquecedor mecânico, em determinados casos, pode parecer complicado, nas primeiras vezes, encontrar a temperatura ideal. Muitos deixam a água extremamente quente e, na sequência, vão liberando a fria, até o ponto que as agrada. Não faça isso: em todos os casos você irá gastar mais gás e causará outro problema, como o desequilíbrio hidráulico.

Procure um ponto de regulagem no aparelho que utilize apenas a água quente. Os modelos atuais já começam a partir de 32°C, que é uma temperatura próxima a do nosso corpo – o ideal, em boa parte do ano, é uma margem entre 38ºC e 42ºC. Com a chegada do inverno, vá aumentando, pouco a pouco, de maneira manual (mecânica) ou diretamente no display (digital) até encontrar o ponto ideal, evitando consumo excessivo de gás.

 

3) Atenção à chama e ao display

Uma regulagem efetiva de aquecedores a gás mecânicos pode ser observada através da chama. No caso de modelos digitais, a atenção deverá se restrita quando o próprio dispositivo apitará, através do autodiagnóstico, quando há defeitos e/ou mau funcionamento. O uso eficiente do equipamento mostrará chamas azuladas e constantes, sem interrupções – e isso pode ser feito no próprio aparelho, como indicado nos tópicos anteriores.

Caso a chama apresente um tom amarelado, volte a sua atenção à regulagem – os digitais já fazem a indicação nos próprios displays sobre os níveis, mas nos mecânicos é essencial que você regule da maneira correta, evitando desperdícios e que os aquecedores diminuam sua vida útil pela má utilização do equipamento. Em determinados casos, a assistência técnica deverá ser chamada, se o problema persistir.

 

4) Dê atenção ao manual do usuário para regular seu aquecedor

Esse é outro problema que muitos desprezam e, por isso, não conseguem fazer a melhor regulagem do seu aquecedor a gás. Principalmente nos aparelhos mecânicos, leia as indicações do fabricante para a regulagem efetiva, assim aproveitando ao máximo o que ele tem a oferecer.

Nos equipamentos digitais, entenda e aplique a temperatura ideal, devido a simplicidade do equipamento – mas, sempre de olho nas especificações técnicas. Dê a atenção devida ao manual, em ambos os casos, para as modalidades de operação que o equipamento traz – que vão desde a temperatura até quais são as regulagens corretas em cada caso, como banho e utilização da água em torneiras.

regular_seu_aquecedor
como regular seu aquecedor

5) Utilize aparelhos certificados e modernos

Um passo importante para uma regulagem efetiva – e menos desperdício de gás – é comprar aparelhos que sejam modernos e obtenham a certificação de órgãos competentes. Assim como o Selo Conpet de eficiência energética. Programa do Governo Federal criado em 1991, ele é especializado em produtos que utilizam de gás natural e derivados do petróleo, diferente do Procel, que é aquela etiqueta que vai nos seus eletrodomésticos.

Efetivamente, como o Selo Conpet contribui para uma regulagem padrão de aquecedores digitais e mecânicos? Eles são feitos para evitar o desperdício do recurso natural que irá ser utilizado na sua casa ou indústria, através de sensores que indicam quando é necessário fazer a regulagem. E, em determinados aparelhos, até cessando quando se ultrapassa o limite de consumo estabelecido seguro pelos órgãos competentes.

Geralmente os equipamentos com o Selo têm maior eficiência com aquecedores digitais, pois esses podem ser integrados. Mas, não se preocupe se você tem um aquecedor a gás mecânico. Há diversos produtos feitos sob medida para que a regulagem seja realizada da maneira mais eficiente possível. Por fim, outro selo, o do Inmetro, é indispensável para garantir a segurança do seu aquecedor.

 

6) Atenção ao equipamento

Por fim, é importante dizer que o problema, muitas vezes, não está na regulagem, e sim no equipamento a gás. Dessa forma, observe se a chama continua acesa e a sua tonalidade. Além de descobrir possíveis vazamentos que tornam o aparelho menos eficiente e seguro. Quando a sua regulagem padrão não está funcionando, o ideal é chamar uma equipe técnica especializada para entender o que está acontecendo. E assim, resolver o problema.

 

Algumas dicas para regular seu aquecedor

Para melhor eficiência dos aquecedores a gás, tanto digitais quanto mecânicos, procure empresas especializadas. Empresas essas que vão desde a venda do produto, passando pela instalação e terminando no pós-venda, que é necessário para qualquer problema que surja. Dessa forma, a regulagem, após algum tempo, será padrão e você economizará ainda mais gás do que o consumo comum.

Se você está em dúvida em qual equipamento escolher – digital ou mecânico – confira está postagem do blog da Aquecenorte que traz dicas e características próprias de cada um. Da regulagem ao consumo, nosso compromisso é oferecer os melhores serviços para você.

    • Bom dia Josefa,

      Eu verifiquei aqui com a equipe técnica relatou pra mim que eles desconhecem essa mensagem AE. O mais próximo disso seria o nE, que seria referente ao timer do equipamento. Logo, essa mensagem deveria ser exibida depois de um tempo determinado de uso do aquecedor a gás.

      Te recomendamos entrar em contato com uma empresa autorizada da Lorenzetti.

  • Olá
    Eu tenho um Bosch 325 manual
    Moro em Itamonte mg e a água é muito fria, muito mesmo.
    O aquecedor está sendo alimentado por um p45 e está regulado para o máximo de gás é mínimo de água
    Mas a água não sai quente, sai morna. Me ajude pfv

  • Tenho um Lorenzetti no apto, já deixei no 36, porém fica quente de chegar a queimar a pele e se abro a torneira fria gela de dar frio mesmo, não sei mais o que faço, ou tomo banho e me queimo toda ou passo frio.
    Alguem sabe o que pode ser?
    Ele eh digital

    • Boa tarde Lilian,

      A principio nos parece um problema de obstrução por sujeira nas duchas ou na tubulação. O que pode estar acontecendo é o seguinte: por contada da obstrução a água acaba passando muito lentamente no aquecedor e superaquecendo. Por isso fica muito quente. Sendo assim, quando a senhora abre o registro de água fria, a água fria (que já possuem mais pressão que a água quente) acaba impedindo a passagem de água quente. O aquecedor a gás por sua vez entende que o registro de água quente foi fechado e desliga, por isso a água esfria.

      Recomendamos a senhora entrar em contato com uma empresa autorizada e efetuar uma revisão geral no aquecedor a gás, assim limpando o equipamento e solucionando o seu problema.

  • Funcina bem porem quando falta agua da rede publica e vem agua da caixa dagua a pressao diminui entao coloquei uma bomba e o aquecedor funciona normal porem coloco no verao e na chama minima mas a agua sai fervendo se tento colocar mais agua dai nao liga o aquecedor! Alguma ideia de como diminuo mais ainda a chama ja que esta no minimo?

    • Bom dia Renata, tudo bem?

      Pra gente te dar um parecer um pouco mais preciso poderia me dar algumas informações? Qual a marca e o modelo dessa bomba e onde exatamente ela foi instalada? Outra pergunta é se ela teria sido instalada por um profissional.

  • Meu aquecedor (Bosh gwh 720) deixa a água muito quente, pelando, mesmo na regulagem mínima de 37°. Abrir a água fria faz com que ele pare de funcionar e a água sai gelada. Vários técnicos já vieram em minha casa, mas não resolveram o problema (orientações recebidas: ajustar o registro de gás, colocando o registro numa posição permitindo pouca passagem, uso de bomba pra aumentar a pressão de água quente, etc). Tudo isso já foi feito, mas o problema continua. O q poderia ser feito pra resolver o problema?
    Obrigada

    • Boa tarde Christiane,

      Realmente, a temperatura mínima desse modelo é 37ºC. E de fato, o aquecedor desliga quando a água fria é aberta por conta de um desequilíbrio hidráulico. Pressurizar a água quente seria uma maneira de tentar igualar a pressão de ambas para o desligamento do aquecedor a gás não ocorrer. Algumas possíveis soluções para o seu caso:

      – Certifique-se que tanto o registro geral de água quente quanto o registro de água quente da ducha esteja totalmente aberto. Não é incomum as pessoas abrirem só um pouco quando tentam misturar com água fria;
      – Feche um pouco o registro geral de água fria do banheiro. Assim você vai restringir a passagem de água fria e consequentemente diminuir sua pressão. Esse método é meio tentativa e erro;
      – Caso sua bomba que pressuriza apenas a água quente tiver níveis de regulagem, tente aumenta-lo.

      Ou

      – Instale uma válvula misturadora de água fria automática na saída do aquecedor a gás. Essa válvula vai fazer essa mistura da água quente com a fria e entregar a temperatura configurada.

      Ou

      – Os novos aquecedores da Rinnai estão receberam uma climatização melhor para nosso país. Agora eles vem com temperatura mínima de 33ºC, o que ajuda muito o banho em climas quentes como estamos tendo ultimamente.

      Espero ter te ajudado.

    • Boa tarde Sr Candido,

      Isso acontece por conta do desequilíbrio hidráulico na rede do senhor. O que acontece é que a água fria possui mais pressão que a água quente, logo por possuir mais pressão a água fria bloqueia a passagem da água quente. O aquecedor a gás, que tem um acionamento por fluxo de água, entende que o registro foi fechado e desliga.

      Algumas soluções para esse caso:
      – O recomendado é usar apenas água quente e sempre com o registro da água quente aberto ao máximo. Então a temperatura esperada deve ser configurada no aquecedor a gás para evitar qualquer uso de água fria;
      – Instalar um pressurizador na entrada do aquecedor a gás, assim aumentando a pressão da água quente;
      – Restringir um pouco do registro geral de água fria a ponto de igualar a pressão da água fria com a quente.

      Nesse artigo falamos um pouco mais desse problema:
      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedores-a-gas-4-problemas-comuns/

      Espero ter ajudado.

  • Tenho um rinnai e21 menos de 9 meses de uso . Deixei no 35º e esquenta e depois esfria sozinho . Sem mexer em nada . Nunca abri a fria . Só uso mesmo a torneira quente .

    • Olá Rodrigo,

      Inicialmente esse nos parece um caso comum de retorno de água fria. Mesmo o senhor não misturando água fria, saberia dizer se, caso possua ducha higiênica, os registros de água quente e água fria estão abertos? Ou se na sua residência existe alguma ponto de água desativado onde os registros estão abertos?

  • Boa tarde,

    Tenho um aquecedor LORENZETTI LZ-750 BP. 7 litros.

    Quando ligo a água quente no modo “inverno” a água fica pelando de quente, ao tentar equilibrar a temperatura com água gelada, ele desliga o gás, tornando o banho frio.
    Consegue me ajudar?!
    Esse tipo de aquecedor serve para chuveiros também?!

    • Bom dia Giovanna. Muito obrigado pelo contato. Toda vez que você tem um aquecedor de passagem você tem uma perda de pressão. Na hidráulica isso se chama perda de pressão na dinâmica, então toda vez que o fluído liquido passa na rede hidráulica ele encontra dificuldades nas curvas ou em distâncias muito longas gerando perda de carga. o Aquecedor tem uma perca de carga porque a água entra no equipamento e tem que dar várias voltas pela câmara de combustão do equipamento e isso faz com que exista perca de carga na hidráulica. O aquecedor mecânico não aceita muito a mistura de água fria no banho, porque o acionamento dele é mecânico. A partir do acionamento dele, que é feito por uma membrana que chama diafragma (ele faz o liga e desliga do equipamento) essa membrana conforme passa o tempo ela acaba se desgastando e para misturar água fria no banho se torna mais difícil ainda. Quando o equipamento está novo você consegue ali misturar um pouco de água, mas quando ele começa a desgastar essa membrana vai dificultando a mistura de água no banho. Nesse caso específico que você mencionou muito provavelmente essa membrana possa estar danificada depois de uns 3, 4 anos que o equipamento já foi instalado. Por causa da perca de carga existe diferenciações de pressão, a água quente se torna mais fraca do que a água fria, a água fria acaba se tornando mais forte. Então quando você vai tomar banho, você abre o registro de água quente e a água quente sai pela ducha. Quando você vai “temperar” com água fria, a água fria vai estar mais forte do que a água quente. Então quando você abrir o registro de água fria pela pressão estar mais forte do que a água quente ela vai predominar na vazão do chuveiro. Na hidráulica do aquecedor a água fria ela vai “vencer” o fluxo de água quente, então vai sair muito mais volume de água fria do que volume de água quente. Nesse momento, se você tem a mistura de água fria, a água fria vai predominar no chuveiro, fazendo com que o fluxo de água quente diminua, então quando você diminui o fluxo de água quente o equipamento vai entender que fecharam o registro de água quente, o equipamento por sua vez acaba desligando. Para resolver isso, geralmente os prédios tem dois registros gerais: um de água quente e um de água fria no chuveiro. Você obstrui a passagem do registro geral de água fria, equalizando as pressões. Quando você abre o chuveiro as pressões precisam estar equalizadas e equilibrada, para quando houver a mistura de água fria você consiga misturar essa “predominância” de água. O ideal é verificar a regulagem do registro geral de água fria dentro do seu chuveiro.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Abraços

    • Boa noite Rafael. Obrigado pelo contato. Para ter uma economia efetiva o aquecedor deve ser um modelo digital, aonde o mesmo modula a chama para atingir uma temperatura precisa no banho. Se o aquecedor for mecânico você não terá economia, pois sua chama é fixa.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas e estou à disposição para outros esclarecimentos.

      Abraços

  • Boa noite,

    Tenho chuveiro a gás com excelente fluxo de água fria, porém quando ligo somente a água quente, isso não ocorre, pouquíssima água, o que pode ser ?

    • Boa tarde Alessandro. Tudo certo? Muito obrigado pelo contato.
      Pelo seu relato o problema está relacionado a pressão. Pode ser que você não tenha pressão suficiente na sua residência. Uma bomba pressurizadora poderia resolver esse problema.

      Eu também analisaria a questão dos filtros, dos chuveiros, filtro do aquecedor, para verificar se está tudo limpo. Mesmo que o aquecedor fosse novo e viesse dar esse tipo de problema, as tubulações novas quase sempre os pedreiros acabam não tomando muito cuidado na hora de fazer e isso faz com que caia muita sujeira. Isso faz com que entupa o filtro do aquecedor. Eu recomendaria para você fazer a limpeza do filtro do aquecedor e do filtro das duchas também.

      Aproveito para compartilhar um artigo sobre o desequilíbrio hidráulico: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

      Espero ter esclarecido as suas dúvidas. Estou à disposição para eventuais esclarecimentos.

      Abraços

  • Tenhi um aqucedor Lorenzet que está esquentando muito mesmo abrindo todo registro de água fria ele é novo só tem 1 semana o técnico colocou uma bomba par aumentar o volume de água mais esta muito quente o que devo fazer

    • Olá Vera Lúcia, tudo bem?

      Primeiramente esse seu aquecedor a gás é mecânico ou digital? Se ele for digital tente colocar a temperatura no mínimo possível. Se não me engano no caso dos aquecedores a gás Lorenzetti isso deve ser por volta de 36 ou 37ºC. Agora se ele for mecânico a senhora deve fazer esse ajuste manualmente. Normalmente os modelos da Lorenzetti possuem três reguladores. A senhora deve colocar o regulador de água no máximo e o de gás no mínimo. Caso o aquecedor tenha um botão de verão/inverno coloque para o lado verão.

      Agora o motivo da temperatura não estar diminuindo mesmo quando o registro de água fria é aberto muito provavelmente é um desequilíbrio hidráulico. Se na residência da senhora foi instalado uma bomba pressurizadora apenas na rede da água quente, então é bem provável que a água quente esteja tão mais forte que a água fria que mesmo abrindo seu registro a água fria não consegue se misturar com a água quente. Talvez seja o caso de regular a bomba pressurizadora (caso exista essa possibilidade) para reduzir um pouco sua pressão.

      Nesse artigo explicamos como isso funciona exatamente:
      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

  • Olá.

    Tenho um aquecedor Rinnai, digital, no verão mantinhamos a temperatura por volta de 32C, agora que está mais frio, coloquei até o 50C mas não vejo tanta diferença na temperatura da água, isso é normal? Qual a temperatura mais comum no inverno para mantermos a agua?

    • Olá Gabriela,

      Esse tipo de coisa não é normal. Aliás, com 50ºC nem deveria dar pra tomar banho, já que essa temperatura é muito alta. A senhora costuma misturar água fria na hora do banho? Se sim, experimente abrir somente o registro de água quente.

      De qualquer maneira o que parece estar acontecendo no seu caso é que a água fria está se misturando e deixando a água apenas morna. Isso é causado por desequilíbrio hidráulico.

      Escrevemos um artigo que foca bastante nessa questão e em possíveis soluções. Você pode acessa-lo aqui: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

      Espero ter ajudado

  • Tenho um aquecedor lorenzete lz700 ele nao aquece a agua mesmo mudando pra minkna agua sera que poderia ser o rsgistro de gaz o que eu uso e de 1 kilo

    • Olá Raquel, tudo bem?

      A princípio parece mais um problema de desequilíbrio hidráulico do que algo com o gás. O que provavelmente está acontecendo na sua residência é que a água fria por ter uma pressão maior que a água quente, está predominando a mistura de água o que faz que a temperatura não passe de morna.

      Isso é um problema relativamente comum e explicamos isso em detalhes nesse artigo:
      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

      Espero ter ajudado. Caso precise de mais instruções estamos à disposição.

  • Bom dia!
    Meu aquecedor é da Inova com regulagem manual, o termômetro dele marca 75, porém se eu tiro da tomada e coloco de novo, ele aparece 25, e em seguida muda para 75 de novo.
    Isso pode ser algum problema do equipamento ou apenas termômetro?

    • Boa tarde Paulo. Muito obrigado pelo contato.
      Pela minha experiência é bem provável que seja um problema no termistor, que é um sensor de temperatura de água.
      O mais recomendado é você chamar a assistência técnica autorizada, para o técnico fazer a verificação completa no equipamento e dessa forma estar fazendo o conserto do aparelho.
      Espero ter contribuído para o esclarecimento do problema no seu equipamento. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Bom dia!
    Meu aquecedor é da Inova com regulagem manual, o termômetro dele marca 75, porém se eu tiro da tomada e coloco de novo, ele aparece 25, e em seguida muda para 75 de novo.
    Isso pode ser algum problema do equipamento ou apenas termômetro?

    • Bom dia Paulo. Muito obrigado pelo contato.
      Pelo seu relato o problema pode estar relacionado com o termistor, que é um sensor de temperatura de água. Porém nesse caso realmente é necessário chamar a assistência técnica autorizada. Dessa forma o técnico vai estar fazendo as corretas verificações para estar procedendo com o conserto do aparelho.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Boa tarde!
    Meu aquecedor Lorenzetti LZ2000 está apresentando problemas pra acionar o gás, depois de ligar a água. Seria sé trocar a batatinha ou precisa trocar o sensor inteiro?

    • Boa tarde Ademir. Muito obrigado pelo contato.
      Nesse caso é necessário fazer uma análise mais aprofundada no equipamento, para entender o que pode estar acontecendo.
      Apenas com o seu relato fica complicado passar um diagnóstico.
      Recomendo você entrar em contato com a assistência técnica autorizada da Lorenzetti.
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Meu aquecedor é o modelo gwh 500 da Bosch e a conta de consumo mensal do gás está vindo muito alta quase r$ 300 gostaria de saber o que está acontecendo para vir tão alta conta do consumo

    • Boa tarde Allyson. Tudo certo?

      Muito obrigado pelo contato. São vários os fatores que levam ao aumento na conta de consumo mensal do gás.
      E isso vai desde hábitos de banho e outras variáveis de sistemas utilizados em conjunto com o aquecedor a gás que acabam ocasionando esse aumento no consumo, impactando diretamente a conta que chega no final de todo mês.

      Nós subimos hoje em nosso blog um artigo explicando todas essas variáveis, recomendo a leitura com atenção, e caso tenha ficado alguma dúvida, você pode tranquilamente retornar o contato que podemos esclarecer outras dúvidas que possam ter permanecido.
      Segue o link do artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/aumento-consumo-gas-aquecedor-a-gas/

      Espero ter ajudado. Estamos sempre à disposição para ajudar.

    • Bom dia Carlos. Muito obrigado pelo contato.
      Quando você tem um aquecedor mecânico, em determinados casos, pode parecer complicado nas primeiras vezes encontrar a temperatura ideal. Muitos deixam a água extremamente quente e, na sequência, vão liberando a fria, até o ponto que as agrada. Não faça isso: em todos os casos você irá gastar mais gás e causará outro problema, como o desequilíbrio hidráulico.

      Procure um ponto de regulagem no aparelho que utilize apenas a água quente. Os modelos atuais já começam a partir de 32°C, que é uma temperatura próxima a do nosso corpo – o ideal, em boa parte do ano, é uma margem entre 38ºC e 42ºC. Também recomendo você ficar atento a chama e ao display do seu equipamento. Caso a chama apresente um tom amarelado, volte a sua atenção à regulagem – nos aquecedores mecânicos é essencial que você regule da maneira correta, evitando desperdícios e que os aquecedores diminuam sua vida útil pela má utilização do equipamento.

      Nós temos um artigo específico em nosso blog sobre como regular o seu aquecedor a gás tanto mecânico quanto digital. Recomendo muito a leitura pois é um artigo completo e com várias dicas importantes.

      Segue o link do artigo: https://aquecenorte.com.br/blog/regular-aquecedor-a-gas/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Ola, tenho um Bosch modelo gwh 720ctd originalmente GLP e convertido para Gas Natural pela Comgas em Abril passado. Recentemente a Comgas veio no meu Apto e fez uma medicao de saida e alertou que a queima do gas esta desbalanceada e saindo cheiro forte pela chamine, o que gerou preocupacao nos andares superiores. A saida é externa mas fui alertado a corrigir o problema, apesar de hao haver problema na dissipacao de monoxido.O wue pode ser esse desbalanceamento, algum ajuste ou troca de peca ? O produto parece funcionar direito, mas receio que o caso possa ser mais grave. Agradeco orientacao

    • Boa tarde Fabio. Muito obrigado pelo contato.

      O desbalanceamento que você mencionou pode ter sido ocasionado por não ter sido realizada a regulagem da pressão mínima e máxima para o correto funcionamento do gás no equipamento no momento da conversão do gás. Já o cheiro de gás saíndo da chaminé que você relatou pode ser causado por falta de manutenção no equipamento.

      De qualquer forma, somente com uma análise técnica mais aprofundada no equipamento é possível cravar o que pode estar acontecendo. Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900. Se preferir, você pode entrar em contato conosco pelo e-mail:
      assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá, meu aquecedor de passagem mecânico de 8 litros, mesmo com a válvula de gás aberta no mínimo a água sai muito quente no chuveiro. Minha conta de gás tem um valor bem mais alto que de outros imóveis relativamente parecidos em número de residentes e aparelhos a gás. Suspeito da relação entre os 2 fatos. Podem esclarecer o problema?

    • Boa tarde Renato. Muito obrigado pelo contato.

      Nesse caso eu recomendo você verificar se as duchas estão sujas, quando isso acontece consequentemente a água passa muito lenta pelo aquecedor e esquentando muito. Você deve soltar o chuveiro e verificar possíveis sujeiras.

      Mas primeiro eu recomendo você fazer o seguinte: Anote a numeração no seu relógio a noite e de manhã confirme se houve ou não alguma mudança, para confirmar se está ocorrendo vazamento de gás ou não. (Esse vazamento pode ocorrer na própria tubulação, no aquecedor ou mesmo no fogão). Se você notar uma modificação brusca no relógio nesse meio-tempo o mais recomendado é fechar o registro do aquecedor e do fogão. Se mesmo assim o relógio continuar se movendo é porque existe um vazamento na própria tubulação e o mais recomendado é acionar a companhia responsável na sua região.

      Também é importante entender e analisar o seu consumo diário, quantidade de banhos tomados e como isso pode influenciar no aumento da sua conta de gás.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • ola bom dia tenho aquecedor lorenzetti lz800ef, pois o mesmo vem apresentando o seguinte defeito, ligamos a chama acende quando da uns 2 a 3 minutos o mesmo desliga sozinho o que pode ser o defeito.

    • Boa tarde Marcio. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, existe a possibilidade do problema estar relacionado ao desequílibrio hidráulico. ele nada mais é do que uma diferença acentuada de pressão da água durante o momento de mistura da água. No nosso caso é a diferença de pressão entre a água quente e a água fria. Por exemplo se a água quente tiver uma pressão menor que a água fria.

      Eu recomendo a leitura de um artigo específico sobre esse tema em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

      Também não pode ser descartada a possibilidade do filtro estar entupido, dessa forma bloqueando o fluxo de água quente e também das pilhas estarem fracas.

      O mais recomendado nesse caso é acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento. Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou mesmo pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *