Reformar a casa: dicas essenciais para o seu projeto

Na hora de reformar a casa, criatividade, planejamento, aumento do conforto e valorização do imóvel são objetivos comuns.

Mas, qual é o momento certo de reformar a casa, como tirar do papel essa ideia e de que forma otimizar tempo, dinheiro e produtividade?  

Seja para alugar a casa ou para transformar o seu imóvel e deixá-lo com a sua cara, reformar a casa tem alguns desafios. Contudo, contar com profissionais compromissados, buscar referências e fazer um bom planejamento antes de colocar as mãos na massa faz toda diferença.

Confira agora: O Melhor Advogado para Você.

Da implementação de equipamentos como um aquecedor de gás, que pode facilitar bastante a rotina das pessoas na hora de usar o chuveiro, cozinhar ou ter água quente para lavar a louça, até a reformulação da pintura, há muito o que fazer nas reformas.

Você pensa em reformar a casa e inovar o projeto mas não tem ideia de onde começar? Comece lendo esse artigo e veja algumas dicas essenciais para repaginar o seu projeto!

 

Invista em um aquecedor a gás

Não ter as mãos congeladas no momento de realizar as tarefas domésticas ou chegar em casa depois de um longo dia e ter acesso a uma ducha quente, com a água do jeito certo e sem correr o risco de ser interrompido por alguma mudança no abastecimento, são coisas agradáveis, não é mesmo?

Ao investir em equipamentos como os aquecedores a gás, você pode usufruir dessas e muitas outras vantagens, como a economia na conta de água ou luz. Antes de aderir essa implementação no seu projeto, é importante conhecer as variações do equipamento e os tipos de gás. Essencialmente, há dois tipos mais comuns de gás: o natural  e o  gás liquefeito de petróleo, conhecido por GLP.

No primeiro caso, o gás natural surge a partir de matérias orgânicas, como as plantas e fósseis, não sendo tão poluente. Já o GLP,  ganha visibilidade pela composição em petróleo e outros elementos, como butano e propano. É interessante procurar uma empresa especializada nessa solução, para descobrir qual modelo mais se encaixa no tipo de construção do seu projeto.

Afinal, há modelos diversos de aquecedores, com sistemas distintos. Independentemente das variações, você deve estar curioso sobre as vantagens desse tipo de investimento, certo?

Reformar a casa - Aquecenorte

Compilamos alguns benefícios do aquecedor a gás.

Confira abaixo:

  • O gás do aquecedor, geralmente, não tem cheiro;
  • O gás pode ser mais barato em relação à energia;
  • Você terá água quente mesmo se faltar luz em  casa;
  • Esse sistema é mais prático;
  • É um investimento que traz mais conforto ao dia a dia.

Faça investimentos na segurança

Outro aspecto muito importante em uma residência é a segurança. Crianças e animais em casa com escada? Está na hora de investir em um corrimão em aço inox

Além de proporcionar mais charme às escadas, tanto nos ambientes externos quanto nos internos, essa estrutura garante maior segurança para quem circula pela residência.

O aço inox é um material com alta durabilidade e resistência, fácil de limpar e pode complementar outras estruturas, como um guarda-corpo. Ao investir neste item, você terá um espaço mais seguro, pois um corrimão pode prevenir acidentes  e quedas inesperadas.

Outro acessório muito bem-vindo quando se trata de segurança é a tela de proteção. Existem diversos modelos de tela, desde as mais tradicionais usadas em áreas como as sacadas, até a tela moeda inox que é um item bastante utilizado na fabricação de grades. Alarmes, portões automáticos, cercas elétricas e câmeras de vigilância também são possibilidades que tornam a casa mais segura.

De forma geral, esses investimentos não só ajudam a preservar o patrimônio da sua residência, como também contribuem com a valorização do imóvel a longo prazo. Se o seu imóvel fica em terrenos amplos como chácaras, ou a edificação em questão se trata de um espaço comercial, outra estrutura que pode valer muito a pena é o gradil eletrofundido

Na prática, essa estrutura é uma grade, caracterizada pela alta durabilidade e excelente resistência à tentativa de rompimento. A composição deste item é estruturada a partir do processo de eletro-soldagem industrial, que é o que torna a fixação da estrutura segura e forte.

Reformar a casa - Aquecenorte

Faça uma revisão na infraestrutura da casa

Com o passar dos anos é natural que a pintura das paredes descasque ou que infiltrações comecem a aparecer. Por isso que uma boa revisão na infraestrutura da sua residência nunca é demais. Das rachaduras na fachada até a instalação de itens próximos ao telhado, como a calha de alumínio, vale fazer um checklist de todas as partes externas da casa que estão mais sujeitas às ações de intempéries, como chuva, sol, temporal, ferrugem, entre outros cenários.

A limpeza ou pintura de fachada residencial é um exemplo de ação que pode surgir a partir dessa revisão. Sem dúvidas, ações como essa transformam a imagem da residência e ajudam a prevenir problemas como infiltração e rachaduras. No ambiente interno da casa, rever projetos que fazem parte da instalação elétrica ou hidráulica também é muito importante. Afinal, fios elétricos, cabos e outros dispositivos também podem sofrer desgastes.

Na hora de trocar alguma fiação ou cabo, não se esqueça de utilizar recursos como o eletroduto preço, também chamado de duto elétrico. Na prática, esse acessório serve para proteger os cabos elétricos em instalações diversas, como as enterradas. 

A estrutura é feita de polietileno de alta densidade e devido à composição, essa peça pode prevenir choques elétricos e prolongar a vida útil dos cabos, muitas vezes, presentes em situações adversas. Também faz parte de uma revisão de infraestrutura: reformar a calçada, retocar a pintura da casa, ampliar cômodos, trocar cerâmicas, fazer manutenção no relógio de água, entre outras ações.

Cuidar de uma casa e fazer serviços de manutenção periodicamente é um investimento a longo prazo para seu imóvel, podendo assim evitar uma série de problemas e gastos financeiros não previstos.

Ajuste a calçada externa

Em alguns lugares, a instalação do meio fio de concreto de asfalto e o cuidado com a calçada é uma obrigação que as autarquias compartilham com os responsáveis da residência. Tanto a calçada quanto o meio fio fazem parte do exterior de um projeto, mas isso não significa que essas estruturas não fazem parte da residência.

A entrada de uma casa diz muito sobre ela e, geralmente, causa uma primeira impressão sobre os cuidados que o proprietário tem com o imóvel.  Portanto, manter a parte de fora da moradia descuidada pode parecer desleixo, não acha?

No caso da calçada, você pode buscar modelos de bloco estrutural que combinam com  a proposta da construção. Há diversos formatos, espessuras, modelos e até cores que compõem essas variações. Dessa forma os blocos podem ser usados em projetos de calçamento ou na próxima composição das paredes de uma residência. 

A principal característica desse material é o acabamento, que, na maioria das vezes, dispensa o investimento em reboco.

Reformar a casa - Aquecenorte
Valorize a área externa da casa

Valorize a área externa 

A decoração e a infraestrutura de espaços externos, como as áreas de lazer  e lavanderia, são sempre ótimas para valorizar o projeto no momento de reformar a casa. Se você tem uma churrasqueira embutida ou  portátil, aposte nas chapas perfuradas inox, que são fáceis de limpar e resistentes à ferrugem. Buscar móveis como cadeiras confortáveis, mesas de centro ou  poltronas de descanso também é um charme na decoração e torna o espaço mais aconchegante. 

Portas e tetos de vidro são boas apostas para um visual sofisticado e um bom aproveitamento da luz solar. Se você gosta de elementos rústicos e sustentáveis,  ter um jardim externo ou uma horta pequena é algo que valoriza o projeto, ao mesmo tempo que dá vida ao ambiente. 

Existem plantas que são mais adaptáveis aos apartamentos, assim como há espécies que sobrevivem melhor a ambientes como as casas. Se o seu projeto for uma casa, os pergolados de madeira são acessórios que podem ser usados para as plantas – ao mesmo tempo dão um upgrade na aparência do local.

Por que reformar?

Os cuidados periódicos com a manutenção de uma residência ou a reformulação do projeto, mostram que o proprietário se preocupa com a preservação do imóvel.

Além de destacar a beleza da residência,  as reformas ajudam a tornar o ambiente mais confortável e adequado às mudanças. A chegada de um novo integrante, uma venda ou uma mudança de planos no projeto são algumas situações que levam a esse investimento, mas cuidar da casa é algo sempre bem-vindo e necessário.

Agora que você sabe um pouco mais sobre algumas dicas que podem ajudar a reformar seu projeto com estilo, é hora de planejar as mudanças. Busque inspirações do que você deseja para seu projeto e mãos à obra!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *