Realidade aumentada como ferramenta para arquitetos

Realidade aumentada como ferramenta para arquitetos
Ivan Barion Por:
Tempo aproximado de leitura 8 min

A mistura da tecnologia com o mundo real é algo que fomenta o imaginário do ser humano há décadas. Com a realidade aumentada, foi possível extrapolar os limites da imaginação e, de fato, se encontrar em um cenário modificado pelos aspectos tecnológicos, como se estivéssemos dentro de um filme de ficção científica.

Já imaginou, por exemplo, fazer testes para a montagem de quadros elétricos, sem ao menos precisar tocar nos componentes de distribuição energética? 

Além de evitar possíveis acidentes com eletricidade, essa situação permite enxergar muito além do real – daí o termo, “realidade aumentada”.

Por conta do amplo crescimento das tecnologias, bem como das ferramentas de realidade aumentada, a inovação está presente em vários segmentos, especialmente na arquitetura.

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre a tendência, mostrar como utilizá-la e as vantagens da realidade aumentada para os arquitetos.

Quer saber mais? Acompanhe o nosso conteúdo!

Mas, afinal, o que é realidade aumentada?

A realidade aumentada refere-se a um ambiente de imersão, criado por meio de ferramentas computacionais e gráficas, no qual o usuário se sente parte de um cenário, voltado para a criação de determinadas tarefas.

Por exemplo, na elaboração do laudo SPDA, contra descargas atmosféricas, pode-se utilizar a realidade aumentada para simular possíveis situações que poderiam causar acidentes, caso não tivesse o para-raios.

Isso quer dizer que o principal objetivo da realidade aumentada é proporcionar conhecimento imediato sobre o mundo ao redor. 

Para isso, são utilizados cenários hipotéticos e virtuais para imergir os usuários dentro de uma determinada situação.

Vale destacar que a ferramenta originou-se com os famosos QR Codes. Assim, por meio de códigos, era possível levar às pessoas até outros ambientes, apenas com o posicionamento de câmera.

Hoje em dia, a realidade aumentada é vista em jogos, projetos, softwares inteligentes e por meio de aplicativos, que podem ser instalados nos dispositivos móveis (celulares e tablets).

Por conta disso, a tecnologia é cada vez mais frequente, deixando de ser apenas algo da nossa imaginação, para tornar-se comum em nosso dia a dia.

Afinal, imagine ver o resultado de um serviço de corte a laser antes mesmo do procedimento ser finalizado? Essa é uma das grandes vantagens da realidade aumentada!

Realidade aumentada - Aquecenorte

Veja como a realidade Aumentada pode ser usada pelos arquitetos! [COM EXEMPLOS]

A realidade aumentada na arquitetura é uma maneira de mesclar o ambiente físico e o virtual, por meio de programas inteligentes e aplicativos relativamente simples. 

O principal objetivo da técnica é melhorar a capacidade de projeção da realidade e antecipar possíveis resultados finais.

Por exemplo, em um projeto de arquitetura feito com realidade aumentada, pode-se perceber o local correto de instalação das estacas escavadas, em um protótipo em 3D virtual. 

Desse modo, é possível navegar por dentro do projeto, sem ter que realizar a atividade para detectar erros.

Além de reduzir o número de falhas nos projetos arquitetônicos, a realidade aumentada também contribui para:

  • Enaltecer o projeto de arquitetura;
  • Valorizar o trabalho do arquiteto;
  • Despertar o interesse dos clientes;
  • Elaborar projetos mais complexos;
  • Inovar no desenvolvimento de desenhos;
  • Facilitar o trabalho do arquiteto.

Portanto, muito mais do que simplesmente inovar, a realidade aumentada é uma maneira de agregar valor ao trabalho dos arquitetos.

Realidade aumentada - Aquecenorte

1 – Óculos de realidade aumentada para os clientes

A realidade aumentada é capaz de despertar sensações e percepções, tudo por meio da tecnologia.

Quando falamos de trabalhos em arquitetura, muitas vezes, estamos lidando com a construção de uma casa, ou de um espaço comercial importante para o cliente, visto que esse pode ser o investimento de toda uma vida.

Sendo assim, nada melhor que dar aquele “gostinho”, como se os compradores já estivessem dentro dos imóveis. Isso é possível com o uso de óculos de realidade aumentada.

Esse sistema viabiliza que o cliente experimente sensorialmente o projeto, antes mesmo das obras começarem. 

Dessa forma, o usuário pode perceber os mínimos detalhes, como a presença de uma plataforma para cadeirante no projeto do escritório, ou desenho inovador do banheiro da casa.

Além disso, a possibilidade de andar e vivenciar o ambiente facilita a visualização do imóvel pelo cliente.

Do mesmo modo, outros artigos escolhidos pelo arquiteto, como a composição de revestimentos, a decoração do interior, a recomendação de móveis, entre outros itens, podem ser observados.

Isso também colabora no diálogo entre as partes. Por exemplo, se o cliente não gostou do efeito de uma chapa de ACM preço diferenciado no projeto da empresa, ele pode solicitar uma alteração ao arquiteto.

O óculos de realidade aumentada também permite simular a interação da obra com o entorno, ainda mais quando um determinado projeto gera impactos na vizinhança.

2. Projetos de arquitetura em 3D Virtual

Muitas pessoas devem se lembrar das tradicionais maquetes, usadas como protótipo de um determinado projeto, especialmente em edificações e casas.

Não é de hoje que as maquetes fazem parte de arquitetura, sendo uma maneira fácil de visualizar o resultado final.

Com a realidade aumentada, não é necessário gastar materiais nem mesmo para a confecção de maquetes, já que existem aplicativos especialmente desenvolvido para moldes em 3D virtuais.

Além disso, a realidade aumentada permite até mesmo simular algumas possibilidades com a maquete virtual. Por exemplo, em um projeto com blindagem de vidros, pode-se projetar algo para verificar a durabilidade do blindado.

Desse modo, a tecnologia permite a integração de informações visuais tridimensionais com ambientes e situações reais, aumentando a interação do usuário.

Realidade aumentada - Aquecenorte

5 aplicativos de realidade aumentada para arquitetos

Com o crescimento da tecnologia e da realidade aumentada, novos aplicativos surgem todos os dias para facilitar a vida dos arquitetos, bem como de demais empresas que se beneficiam do recurso.

Abaixo, confira alguns dos principais aplicativos de realidade aumentada para os trabalhos de arquitetura!

1 – Augment

O Augment está disponível para iOS e Android, sendo um dos aplicativos mais populares de realidade aumentada para arquitetos e designers.

Isso porque o programa permite visualizar modelos 3D de modo e em tempo real, no tamanho e ambiente verdadeiros. Até mesmo os detalhes podem ser incluídos no projeto! Por exemplo, um espaço comercial com botoeira de alarme de incêndio pode ser visto com precisão por meio do Augment.

O aplicativo é voltado não só para a arquitetura em si, mas também para a área de marketing e vendas, pois ele encanta os clientes.  Em algumas das versões pagas, o Augment oferece upload ilimitado de modelos 3D, com possibilidade de acesso mesmo offline.

2 – Aurasma

O Aurasma é o aplicativo líder do setor de arquitetura, bem como em demais segmentos que utilizam a realidade aumentada – inclusive, na produção de conteúdo jornalístico em audiovisual.

O programa transforma a maneira como pessoas interagem com objetos, como revistas e jornais, permitindo o compartilhamento de experiências. Dessa forma, cada item inanimado ganha uma “aura” – daí o nome, “Aurasma”.

O aplicativo também está disponível para sistemas Android e iOS.

3 – DAQRI 4D

O aplicativo DAQRI 4D vai além do 3D e insere o usuário em um ambiente multimidiático em 4D, com o uso de storytelling. Isto é, o programa utiliza narrativas fantásticas para compor a realidade aumentada e fornecer uma imersão em um determinado cenário.

Não só para a arquitetura, o DAQRI 4D também é usado em salas de aula para possibilitar maior imersão do aluno e ampliar os métodos de ensino-aprendizagem na escola. Assim como os anteriores, o aplicativo também está disponível para sistemas Android e iOS.

4 – SmartReality

O SmartReality é um aplicativo integrado à vários softwares 3D, incluindo o Revit.  Com ele, os arquitetos podem transformar plantas em 2D para modelos 3D interativos, possibilitando a visualização em tablets como também em fones de realidade virtual, como os óculos de Realidade Aumentada.

Além disso, o SmartReality permite o arquivamento dos modelos com o JBKnowledge. Dessa forma, é possível escanear plantas de casa e projetos arquitetônicos com a câmera do próprio programa, sincronizando-as com o modelo 3D correto.Uma versão do SmartReality é compatível com tablets, inclusive integrados com os aplicativos Project Tango do Google. 

Dessa maneira, o usuário pode caminhar por um piso plano enquanto um modelo virtual aparece ao redor dele. Este aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS.

5 – Fuzor

Integrado ao software Revit, o Fuzor é um aplicativo que funciona em tempo real. Por essa razão, ele é recomendado para os projetos arquitetônicos, engenharia de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos.

Ou seja, as possibilidades de uso do programa são inúmeras, ainda mais quando lidamos com a elaboração de projetos complexos. O Fuzor conta com várias ferramentas para a criação de moldes em realidade aumentada, além de contar com o diferencial de análise de interferência e iluminação. Assim, o usuário pode visualizar detalhes do projeto.

Além disso, o Fuzor também suporta arquivos de diversos softwares da construção civil, sendo um aplicativo extremamente prático e eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

Relacionados

Tags

ÁGUA ÁGUA QUENTE bANHO BANHO QUENTE gas glp gas gn tipo de gas pressão pressão de água pressurizadores aquecedor digital equipamento mecânico segurança aquecedor a gás aquecimento a gás vantagens ducha torneira vazão Vazão de Água como escolher Código de Erro Dicas Manutenção Preventiva Aquecedores a gás Manutenção Banho confortável Tomar Banho aquecedor a gás para apartamento RHEEM rheem é bom manutenção de aquecedor a gás aquecedor de água a gás manutenção técnica preventiva instalação do aquecedor a gás aquecedor instalado chuveiro elétrico duchas modelos de duchas aquecedor a gás rinnai rinnai é bom Marcas Melhores Marcas água sem pressão bomba de água pressurizador de água boiler boiler a gás boiler elétrico boiler solar Comprar Aquecedor a Gás Rinnai Aquecedor a Gás Digital Aquecedor a Gás Mecânico Pressurizador Banho de Hotel água sem força escolher aquecedor a gás sistema cascata sistema mec sistema mic Sistema de aquecimento solar meio ambiente uso consciente da água Aquecedores Rinnai aquecedores instalação instalações instalações incorretas instalações mal feitas litragem litragem dos aquecedores rhem Aquecedor a Gás Rheem Grundfos Inversor de Frequência chuveiro ducha econômica vazão de ducha Torneira aquecida torneira com água quente aquecedor de água aquecedor de passagem aquecedores de passagem boilers Aquecedor a Gás Código 11 Aquecedor a gás E2 Aquecedor desliga #burgerking #aquecenorte #aquecedores #aquecedoresagás ##bolier #boilerseletricos #bombas #bombaspressurizadoras #pressurizadores #pressão #pressãodeagua custo-benefício Equipamento silencioso minipressurizadores necessidade plano de troca pressurizador rowa pressurizadores rowa qualidade rowa tango sdlar 14 tradução casas de alto padrão central térmica comercios industrias sistema conjugado sistema de aquecimento conjugado sistema híbrido térmica volume de água ducha boa ducha ideal duchas diferentes tipos de ducha vazão da ducha aquecedores digitais falta de energia nobreak aquecedores de acumulação aquecedores solares central duchas acqua plus duchas econômicas duchas para aquecedor duchas manuais duchas para parede duchas quadradas tipos de duchas vários tipos de duchas alivia dores de cabeça alivia dores musculares ameniza gripes cólicas menstruais despertar ideias favorece o sono relax relaxamento relaxante relaxar aquecedores rheem duvidas melhor aquecedor melhores aquecedores benefícios da água aquecida benefícios da água quente benefícios da piscina aquecida baixe e-book grátis ebook; e-book; mitos; verdades; mitos e verdades sobre aquecedores; mitos e verdades sobre aquecedores a gás grátis aquecedor parou aquecedor parou de funcionar desequilíbrio hidráulico explosões funcionamento precário mal funcionamento prevetntiva sistema de acumulação sistemas de acumulação vazamentos instalação de aquecedores a gás má instalação mal feita más instalações acidentes aquecedor a gás em casa aquecedor em casas como ter um aquecedor a gás em casa dimensionando perigo riscos economia economia de energia benefícios benefícios no comércio água quente em casa alívio de cólicas benefícios água quente espasmos musculares gripes limpeza de pele músculos e água quente aquecedor a gás digital rinnai aquecedor a gás digital rheem história da rheem assistência técnica assistência técnica autorizada empresa credenciada academia aquecedor a gás para hotel duchas econômicas duchas para hotel aquecedor a gás para restaurante restaurantes aquecedores a gás para pet shop Área de Lazer; Deck de Madeira temperatura do banho tempo ideal de banho exaustão forçada exaustão natural Aquecedor a gás para 2 banheiros Aquecedor a Gás Rheem RB 26 Aquecedor a Gás Rheem RB 36 Aquecedor a Gás Rinnai E21 Aquecedor a Gás Rinnai E33 empresa aquecedor a gás dentro do banheiro aquecedor a gás de fluxo balanceado aquecedor a gás não esquenta apartamento secadora de roupas a gás sistema de recirculação de água água quente Smartstart água quente nos hospitais aquecedor a gás para hospital arquitetos empresas de aquecedores parceria gás queimado monóxido de carbono banho no inverno inverno ressecamento da pele dióxido de carbono pressurizador Grundfos Scala2 aquecedor a gás com função solar consumo de gás selo conpet reforma da casa reformar a casa economia de água válvula misturadora lavatório para salão salão de beleza aquecedor a gás para salão de beleza arquitetura lavar as mãos Consumo do Aquecedor a Gás Preço do Gás Liquefeito de Petróleo Preço do Gás Natural

2 comentários em "Realidade aumentada como ferramenta para arquitetos"

  1. CAIO AZEVEDO disse:

    Prezados,
    Bom dia

    Sou estudante de arquitetura e gostaria de me qualificar em Realidade Aumentada, tendo como foco, elaboração de projetos arquitetônicos.
    Gostaria de receber informações de um bom cursos disponível no mercado.
    Vocês poderiam me ajudar?
    Obrigado

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Caio, tudo bem?

      Infelizmente não saberia te informar tendo em vista que nosso foco é aquecimento de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Realidade aumentada como ferramenta para arquitetos
  • Realidade aumentada como ferramenta para arquitetos