Pressurizador de Água: Fluxostato ou Pressostato?

Bomba pressurizadora de pressostato ou de fluxostato? Se você está procurando por pressurizadores, provavelmente já se deparou com esses termos, não é? Mas o que diabos é isso?

Pensando nisso, esse artigo vai falar especificamente do que se trata fluxostato e pressostato e quais são suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.

E caso você ainda não entenda direito como funciona esse negócio de pressão de água, separamos um artigo só sobre isso.

O que é Fluxostato e Pressostato?

De forma resumida, o funcionamento da bomba pressurizadora é muito simples. Trata-se de um motor “burro” que só gira e dá força para a água. O que difere uma bomba pressurizadora é o seu sistema de acionamento. A bomba pode ser acionada manualmente ou a partir de uma automação. A automação pode ser feita de diversas formas, como um controlador por exemplo. No entanto dentre as bombas pressurizadoras os sistemas de acionamento automático mais comuns são o fluxostato e o pressostato.

Então resumindo, tanto o fluxostato quanto o pressostato são sistemas de acionamento automáticos de uma bomba pressurizadora. Falando de maneira bem simples é o que vai dizer pra bomba quando ela deve ligar.

Mas qual a diferença entre eles?

Pressostato_ou_fluxostato
O corpo de ambas as bombas é idêntico, o que muda é seu sistema de acionamento: pressostato ou fluxostato

Como funciona Fluxostato? 

Como o seu próprio nome sugere, ele funciona pelo fluxo de água na rede hidráulica. Quando algum ponto de consumo é aberto e a água passa por dentro da bomba pressurizadora, o fluxostato detecta seu fluxo e dá um comando para a bomba pressurizadora começar a trabalhar. Quando essa movimentação da água é interrompida, quando você fecha o ponto de consumo, então o fluxostato deixa de detectar o fluxo e dá um comando para a bomba desligar.

Vale ressaltar que o fluxostato não é um equipamento muito sensível, então ele precisa de um fluxo e uma pressão mínima para ser acionado. Isso significa que abrir muito pouco um ponto de consumo ou mesmo um pequeno vazamento passará desapercebido para o fluxostato e a bomba pressurizadora não será acionada.

Um consequência disso é que bombas pressurizadoras equipadas com fluxostato só conseguem atender pontos de consumo que estejam abaixo da instalação. Ou seja, esse tipo de bomba pressurizadora precisa ser instalada no teto.

Pressostato_ou_fluxostato

Características do Fluxostato 

  • Equipamento mais simples;
  • Não mantém a rede pressurizada;
  • Precisa de um fluxo e pressão mínima de água para ser acionado;
  • Não pode ser instalado abaixo dos pontos de consumo.

Vantagens do Fluxostato

  • Preço mais atrativo;
  • Maior durabilidade;
  • Menor incidência de manutenção;
  • Pode ser instalado em redes hidráulicas mais antigas;
  • Em caso de pequenos vazamentos não fica acionando.

Desvantagens do Fluxostato

  • Só atende os pontos de consumo que estão abaixo dele;
  • Pode demorar um pouco para acionar;
  • É mais restritivos em relação ao local de instalação;
  • Não pode ser utilizado com boiler;

Como funciona Pressostato? 

Já o pressostato é responsável por detectar a pressão da água na rede hidráulica. Sendo assim, toda vez que ele detecta que a pressão da água diminuiu ele aciona a bomba, então quando a pressão estabiliza ele desliga a bomba pressurizadora.

Isso significa que toda vez que você abre um ponto de consumo a pressão da água na rede hidráulica cai, fazendo com que a bomba seja acionada. Diferente do fluxostato, que não detecta pequenos fluxos de água, o pressostato é muito mais sensível e detecta inclusive poucas variações de pressão. Na prática, mesmo um pequeno vazamento depois de algum tempo vai reduzir a pressão da rede a ponto de fazer o pressostato ligar a bomba.

Outra característica marcante de bombas pressurizadoras equipadas com pressostato é que elas mantêm a rede hidráulica pressurizada o tempo todo.

Pressostato_ou_fluxostato

Características do Pressostato

  • Equipamento mais complexo;
  • Mantém a rede hidráulica sempre pressurizada;
  • Pode ser utilizado para elevar a água.

Vantagens do Pressostato

  • Assim que você abre qualquer ponto de consumo já recebe água pressurizada;
  • Mais flexibilidade na instalação, podendo estar abaixo ou acima dos pontos de consumo;
  • Pode ser utilizada com boilers de alta pressão.

Desvantagens do Pressostato

  • Preço mais elevado;
  • Menor durabilidade;
  • Maior incidência de manutenção;
  • Aciona em caso de vazamento;
  • Não é recomendada a sua instalação em redes hidráulicas mais antigas.

Pressostato_ou_fluxostato

Como escolher o pressurizador de água ideal

Cada tipo de equipamento possui uma característica única. Justamente por isso é muito importante ressaltar que cada um se adapta melhor a diferentes tipos de situações. O fluxostato, por exemplo, é mais recomendado para casas onde a rede hidráulica é mais antiga, mas por outro lado não pode pressurizar pontos de consumo acima de seu local de instalação. Já o pressostato mantém a rede hidráulica sempre pressurizada, sendo o equipamento ideal para trabalhar com boilers de alta pressão.

Em caso de dúvida sempre o mais indicado é contar com o auxílio técnico de profissionais capacitados tanto para o dimensionamento quanto para a instalação do equipamento. Não é incomum encontrarmos bombas pressurizadoras instaladas incorretamente ou que não atendem bem a demanda do local. Por isso fique sempre bem atento.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber em primeira mão as novidades do nosso blog!

  • estou com um banheiro no piso superior, e as caixas de agua estao no mesmo nivel do piso do banheiro, esse pressurizador pressostato resolve meu problema???? os pontos de alimentação do mesmo fica acima , ele vai ligar para dar pressão sem a tubulação estar com agua no banheiro, a agua mal tem pressao para a caixa acoplada devida a altura, aguardo um retorno, muito obrigado

    • Boa tarde Castro. Muito obrigado pelo contato.

      Uma bomba de pressostato sim, resolveria o seu problema. Com a água no mesmo nível da caixa d´água, você instalando uma bomba de pressostato vai ter pressão na água sim.

      Recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial para envio de um orçamento personalizado para a bomba. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Tenho um sistema de aquecedor solar de baixa pressão com pressurizadores com fluxostato pós boiler e pós caixa da água. Tudo isso orientação de um técnico que faz instalação na minha região. Tenho dificuldade de controlar a mistura de água pois os pressurizadores não acionam de forma correta. Todos os banheiros com monocomando. Quando abro a água quente e vou tentar misturar a água, acaba a água quente passando direto e dando retorno na água fria e vice versa. Existe alguma solução.

    • Bom dia Nilson. Muito obrigado pelo contato.

      Esse problema é bem comum em pressurização pós-boiler. Você abre a água quente, a água quente a bomba liga e fica com pressão na água quente. Porém quando você vai abrir a água fria, como a água quente está muito mais forte que a água fria, a água fria não consegue ter fluxo de água para poder acionar a bomba de água fria. Consequentemente a água quente invade a tubulação de água, a bomba de água fria não liga ou mesmo vice-versa.

      Existem sim soluções, existem algumas bombas para isso.
      Porém é importante ressaltar que não é qualquer bomba que vai fazer esse seu sistema funcionar. Nós da Aquecenorte utilizamos bombas da Orbitec que são vendidas comercialmente para fazer esse sistema de pressurização pós-boiler.

      Agora não sei te falar se a sua bomba é esse modelo ou não porque você não especificou pra gente. Além das bombas existem alguns requisitos de instalação que precisam ser avaliados para ver se está tudo certo, se não tem nenhum problema hidráulico ou algo relacionado.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      • Bom dia
        Tiago

        Tenho 2 bombas da hioda hbsp 350 com fluxostato. Será que e possível reaproveitar ou teria que comprar bombas novas para instalar. E qual seria o modelo ideal para minha necessidade. 2 banheiros e torneira da cozinha.

        • Boa tarde Nilson. Ficamos felizes com o seu contato.

          Eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial, eles vão orientar além de te passar um orçamento personalizado, de acordo com as suas reais necessidades. Eles vão fazer algumas perguntas e entender melhor qual o melhor caminho e opções para você.

          Você pode entrar em contato com nossa equipe comercial pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir você pode entrar em contato pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br

          Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Casa nova com torneiras banheiro e cozinha aquecidas por aquecedores portáteis elétricos,cuja pressão ficou pouca para acionar.Preciso pressurizar no mínimo 5 pontos.Qual o tipo de bomba indicada

    • Bom dia Luciane,

      A princípio tanto os pressurizadores de pressostato quanto de fluxostato podem ser instalados normalmente. Só fique atenta ao manual desses aquecedores para verificar qual a pressão máxima de trabalho.

    • Bom dia Sandra,

      Se for só pra aquecer a pia da cozinha mesmo o mais indicado é investir naqueles mini-aquecedores elétricos que são instalados debaixo da pia. Mas como não trabalhamos com esse tipo de aquecedor não consigo te dar uma indicação mais acertada.

  • Boa noite Equipe!!!
    Socorro…
    Instalamos uma torneira com monocomando, em um banheiro de Oicasa, (temos no total dois banheiros)…
    -Foi instalado um aquecedor que não pode receber alta pressão..
    -Para corrigir isso, foi instalado um redutor de pressão na caixa d’agua, porém, ao ligarmos a água, a torneira e o chuveiro não tinham volume de água necessário para um bom uso.
    Fui orientada pelo Pedreiro, que devemos comprar um pressurizador.
    -Uma caixa d’agua fica em cima da laje do banheiro e atende somente este banheiro.
    A intenção é atender a ducha, e a torneira monocomando….
    Qual vcs indicam, Fluxostato ou Pressostato…A casa é antiga , pórem foi feito reforma no banheiro todo, tirou uma banheira e decobrimos canos de cobre, foi feito testes e ligações necessárias, para atender essas mudanças. Antes era chuveiro elétrico..
    Outra questão, é referente so outro banheiro, se for colocado o Pressurizador Fluxostado, vai poder utilizado no outro banheiro também?
    No outro tem uma caixa d’agua que atende este banheiro e as torneiras da casa.

    • Bom dia Marta, tudo bem?

      Meio complexo seu caso, mas tentarei te ajudar:

      O aquecedor que não pode receber alta pressão imagino ser um boiler de baixa pressão (um aquecedor de acumulação), correto? Se for mesmo o caso está correta a instalação da redutora, pois esse equipamento foi fabricado para trabalhar com no máximo 5 m.c.a de pressão de água, o que é bem pouco.

      E as torneiras monocomandos são muito bonitas e elegantes, mas um terror para a pressão da água. Realmente pra funcionar corretamente precisam de uma boa pressão da água, algo em torno de 10, 15 m.c.a no mínimo. O que normalmente numa casa ou sobrado exige uma bomba pressurizadora.

      No entanto temos um problema aí. Pelo que entendi da sua descrição a ideia é instalar um pressurizador pós boiler não é? Pegar a água que o boiler fornece para esse banheiro e alimentar um pressurizador, certo?

      Mas isso não é recomendado porque pode implodir o boiler. Caso o pressurizador seja instalado dessa maneira, pós boiler, a água que entrará no boiler terá menos força e menor volume do que a água que sairá. Consequentemente criando uma pressão negativa dentro do reservatório e forçando suas paredes internas. Isso gera um efeito que chamamos vulgarmente de “efeito maracujá”. O boiler enruga todo. E em casos mais extremos ele rasga.

      É o mesmo efeito de quando alguém toma direto da boca de uma garrafa pet e não deixa espaço para entrar ar. A medida que o líquido vai saindo as paredes da garrafa vão se aproximando. A mesma coisa pode acontecer com o boiler.

      Então se for necessária a pressurização dessa água quente o mais indicado é trocar esse reservatório por um de alta pressão. Mas vale frisar que a diferença de preço entre um boiler de baixa pressão para um de alta é bem acentuada.

      Sobre a bomba de fluxostato ou pressostato, se a tubulação da residência for mais antiga o mais indicado é a de fluxo mesmo, pois força menos a tubulação. E sim, mesmo a de fluxostato pode atender o outro banheiro, contato que esse outro banheiro também fique abaixo do nível da bomba.

      Espero ter ajudado.

      • Não tem boiler, é caixa d’água e aquecedor da Lorenzetti, o pedreiro pediu para comprar e depois viu que não pode ter pressão forte da água da rua, colocou o regulador de pressão só que ficou fraca a água, agora ele quer, tirar o regulador de pressão, mudar novamente a ligação para a caixa e colocar o pressurizador…
        Será que vai dar certo rsrs.

        • Olá Marta,

          Não sei se entendi completamente seu caso e não quero te instruir de maneira errada. Então vc não quer dar uma ligadinha aqui? Ou de repente até via whatsapp. Assim eu peço ajuda pro nosso supervisor técnico.

          (11) 2262-9000 ou (11) 99165-2114

  • Boa noite !
    Tenho uma bomba pressurizada da Lorenzetti PL208, e moro na beira da praia, O pressostato oxidou os contatos e a mola, com o que posso lubrificar a mola pra não enroscar

    • Bom dia Maurício. Ficamos felizes com o seu contato.

      Eu conversei com os nossos técnicos, eles me explicaram o seguinte: Para limpar a mola o mais indicado é você utilizar Wd-40, tem que ser ele pois ele tira toda a ferrugem. Porém se você tiver Poli também você vai embora.

      Eu vou confirmar o modelo e te encaminhar por e-mail, pois nossos técnicos me informaram que você pode comprar essa molinha que é possível trocar. Vou confirmar o modelo correto e te informo via e-mail tudo bem ?

      Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite, Tenho um pressurizador lorenzetti pl400, ele está instalado na saída da caixa dagua, ela tem 5mil litros, a entrada no pressurizador está com 50mm, e a saída tbm, ocorre que quando utilizo mangueira de Jardim ou outras que ficam um certo tempo ligadas, ele para de funcionar, aí tenho que ir ligar e desligar o disjuntor onde o mesmo está ligado, ele não desarma, eu que tenho que ligar e desligar, então volta a funcionar normalmente.

    • Boa tarde Daniel. Muito obrigado pelo contato.

      Eu estava aqui dando uma lida no manual de instruções desse equipamento, e não fala nada sobre desligar durante o uso.
      Lá cita que o equipamento entra em segurança se ele identifica falta de água, eu não sei se a sua mangueira é muito grande ou o que pode estar acontecendo, porém a bomba só desliga quando ela identifica uma quantidade de água insuficiente, ela começa a girar água com ar, aí ela desliga por medida de segurança pois ela começa a superaquecer.

      No manual dessa bomba só diz que se ela começar a girar com insuficência de água ela entra em estado de segurança e desliga. Aí realmente você deve ligar e desligar para resetar o equipamento.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Na minha casa, eu tinha pouco pressão de água, aí coloquei um bomba com fluxostato, mas não resolveu por que na casa os banheiros são monocomando e quando vou equilibrar a temperatura da água ou desliga a fria ou a quente, não mantendo ligado a bomba. Aí fui orientado a por o pressostato que iria manter as bombas ligadas mesmo com pouco fluxo de água.
    Seria ideal o pressostato?

    • Bom dia Tedi. Muito obrigado pelo contato.

      O ideal é você ter duas bombas, para pressurizar tanto a água quente quanto a água fria, se não você não vai conseguir ter uma boa pressurização. Com, apenas um pressurizador tem momentos que vai aquecer muito e em outros momentos não. Dessa maneira você vai conseguir ter o controle e ajustar uma boa pressão e uma boa vazão.

      Até porque são comandos diferentes, já que você tem água quente e água fria. Eu posso indicar o pressurizador Rowa inteligente (duas bombas interligadas), onde você pressuriza tanto a água quente quanto a água fria.

      Para que você não corra o risco de comprar ou mesmo instalar os equipamentos incorretamente, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, você pode entrar em contato com a nossa equipe, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua residência, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços e instalação da bomba, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário.

      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      • Talvez me expressei mal, foi colocado duas bombas com fluxostato, uma pra fria outra pro boiler de água quente solar. E mesmo assim não estamos mantendo controle das bombas acionadas, pq os monocomando acho q não está dando fluxo suficiente pra manter ligado as bombas. Quando vamos iquilibrar a água quente e fria uma das duas desliga. As bombas são da marca Rhenn
        O pressostato pode ajudar e qual a marca vc indica!

        • Bom dia Tedi. Muito obrigado pelo contato.

          Agoa ficou mais claro mesmo.

          Eu conversei com os nossos técnicos e eles me explicaram o seguinte: Você tem duas bombas de fluxostato, e elas trabalham assim: A água começa fraca e de repente fica forte, por exemplo se você abrir a fria primeira no seu chuveiro com monocomando aí a quente não vai entrar.
          Só quando você praticamente desligar a quente vai entrar a fria, por isso você não consegue ter controle.

          Até mesmo se não fosse monocomando com certeza você teria uma dificuldade muito grande para fazer essa mistura. O que é o certo nesse caso?

          O correto é uma bomba pressurizar as duas, as duas águas ao mesmo tempo, não uma bomba para cada. O correto é unificar e colocar essa bomba para pressurizar água quente e água fria ao mesmo tempo. Mas porque isso? Se você abrir a água quente, ela já vai estar pressurizada, isso para quando você for misturar a água fria já está pressurizada pela própria bomba. O certo é uma bomba para pressurizar as duas águas, e não uma bomba para cada água, se não nunca vai funcionar.

          Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

          • Talvez me expressei mal, foi colocado duas bombas com fluxostato, uma pra fria outra pro boiler de água quente solar. E mesmo assim não estamos mantendo controle das bombas acionadas, pq os monocomando acho q não está dando fluxo suficiente pra manter ligado as bombas. Quando vamos iquilibrar a água quente e fria uma das duas desliga. As bombas são da marca Rhenn
            O pressostato pode ajudar e qual a marca vc indica!

            Bom dia. Obrigado pelo retorno.
            Mas será q está bomba da Rhenn vai funcionar, ou tem algum modelo específico pra tocar a água quente e fria.
            Att. Tedi

          • Bom dia Tedi. Muito obrigado pelo contato.

            Para que você não corra o risco de comprar ou mesmo instalar o equipamento incorretamente, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua residência, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços e instalação da bomba, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

            Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

            Você rapidamente vai receber um orçamento personalizado.

            Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia. Moro no último andar de um prédio de 3 andares, construção antiga, a caixa fica junto a laje, e a vazão da água é baixa, tenho 7 torneiras e 2 chuveiros, verifiquei meu encanamento, e os canos do meu ap. é de +ou- 1 Pol., qual pressurizador você me indicaria? Por Favor me ajudem. Obgrigado.

    • Bom dia Marcelo. Ficamos felizes com o seu contato.

      Para que você não corra o risco de comprar ou mesmo instalar o equipamento incorretamente, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para o seu apartamento, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços e instalação da bomba, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

      Você rapidamente vai receber um orçamento personalizado.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa Tarde tenho uma dúvida é talvez possam me ajudar.
    Em casa tenho um sistema de aquecimento central com boiler de alta pressão eletrico e pressurizador PL280 da Lorenzetti.
    Ele pressuriza o boiler para água quente e também a água fria no chuveiro e torneiras do banheiro e da pia da cozinha que funcionam com registros quente e frio.
    Pois bem como todo esse sistema fica no sobre a laje de casa o problema que tenho é a respeito do barulho de funcionamento do pressostato que incomoda a todos principalmente se utilizamos a noite ou de madrugada. Ele atua intermitentemente ligando e desligando conforme é utilizado.
    Existe algum pressurizador que seja silencioso suficientemente para não incomodar?

    • Boa tarde Nilton. Ficamos felizes com o seu contato.inslu

      Existe sim, e inclusive nós trabalhamos com as melhores opções de bombas pressurizadoras do mercado. No seu caso específico é necessário instalar outro pressurizador com pressostato também, se não a água volta para a caixa. Aqui na Aquecenorte nós trabalhamos com os melhores equipamentos do mercado, inclusive com bombas silenciosas (alguns equipamentos possuem menos de 47 dB(A) em uso típico).

      Para que você não corra o risco de comprar ou mesmo instalar o equipamento incorretamente, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua residência, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços, possibilidades e instalação da bomba, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

      Você rapidamente vai receber um orçamento personalizado.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/grundfos-scala-2/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *