Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto

Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min

Se você está procurando um banho confortável já deve ter se deparado com alguém falando sobre pressão de água, certo? Mas o que é pressão de água e como ela funciona?

Nesse artigo vamos falar um pouco dos conceitos básicos de pressão de água, especialmente quando aplicada para sistemas centrais de aquecimento de água como aquecedores a gás, aquecedores solares e boilers.

A pressão da água pode garantir um banho de qualidade e confortável

O que é pressão da água?

Pressão nada mais é do que uma força aplicada sobre uma determinada área.

Talvez um exemplo ajude a clarear melhor. Imagine uma caixa d’agua. Ela possui 10 metros de altura e está completamente cheia. Agora, qual será a pressão existente obtida sobre o fundo dessa caixa d’agua?

Simples. É de 10 metros de força em cada cm², não importando qual seja seu diâmetro. Observe o desenho abaixo.

pressao_da_agua

Talvez isso, ainda esteja muito complicado. Por enquanto vamos deixar a explicação mais técnica um pouco de lado. Podemos resumir dizendo que ela é a força com que a água chega nos pontos de água. Pode ser na ducha, torneira ou qualquer outro. Mas também a força com que ela chega no seu aquecedor a gás. E isso é muito importante.

Unidades de medidas

Antes de prosseguirmos é necessário falarmos um pouco das unidades de medidas mais usadas quando o assunto é pressão de água.

Medidas essas que você encontrará muitas vezes nos manuais dos aquecedores de água a gás e pressurizadores. E também quando falar com um profissional da área.

m.c.a.

Metros de Coluna D’Água

Metros de Coluna D’Água ou simplesmente m.c.a. Provavelmente é a medida mais usada no segmento de aquecedores de água a gás, sendo a medida encontrada nas especificações e manuais de instrução dos aquecedores a gás. Também é uma das mais simples.

Se você medir a distância vertical em metros entre o nível superior da água (provavelmente de uma caixa d’água ou reservatório) até a saída de água terá a pressão em m.c.a.

Ou seja, se o nível da água estiver a 10 metros acima do ponto de saída de água (uma torneira por exemplo) você terá uma pressão estática de 10 m.c.a. (ou 10 metros de coluna d’água) como mostra a ilustração lá em cima.

Simples não?

kgf/cm²

Quilograma força por centímetro quadrado

Outra unidade de medida também bastante usada, principalmente por arquitetos e engenheiros é o kgf/cm² (Quilograma força por centímetro quadrado). Ou simplesmente “quilo”.

pressao_da_agua


Significa que temos uma força equivalente a um peso de 1 Kg por 1 cm².  E como você pode notar pela imagem acima, a mesma distância de 10 metros gera 1 kgf/cm² de pressão. Então 1 kgf/cm² equivale a 10 m.c.a.

É uma conversão bastante simples.

10 m.c.a. = 1 kgf/cm²

Bar = vem de Barômetro

Bar é frequentemente usado para medir a pressão atmosférica, mas também é usado em sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Dentro do segmento de aquecedores a gás ele é importante por ser a medida mais comum quando o assunto são bombas pressurizadoras (que veremos em breve).

Sua conversão também é bastante simples.

Powered by Cia Web Sites

1 bar equivale a 1 kgf/cm².

1 bar = 1kgf/cm² = 10 m.c.a.

Esse monte de unidades de medidas pode acabar complicando as coisas, não? Por isso preparamos essa simples planilha para facilitar a conversão. Você pode baixa-la clicando aqui!

Pressão estática

É a pressão da água quando ela está parada dentro da tubulação. Daí o nome: estático.

A norma NBR5626 diz que em uma instalação predial, em qualquer ponto, a pressão estática não deve ultrapassar 40 m.c.a. Ou seja, a diferença de altura entre o reservatório superior e o ponto mais baixo da instalação não deve ser superior a 40 metros.

Mas como funcionam as instalações em prédios maiores que 40 metros de altura?

Válvulas redutoras

Se a pressão na rede de tubulação do prédio for superior a 40 m.c.a. (ou 4 kgf/cm²) a rede e os acessórios (torneiras, duchas, etc) podem estar em risco. Por isso, como dito anteriormente, a norma NBR5626 proíbe. Nesses casos temos algumas soluções.

Provavelmente a mais comum é a utilização de válvulas redutoras de pressão, devido a seu tamanho e uso prático.

Normalmente são instaladas no meio ou no subsolo do prédio. Observe esquema abaixo:

pressao_da_agua

Pressão dinâmica

É a pressão da água quando ela está em movimento. Com todos os pontos fechados se você medir terá a pressão estática, já com algum ponto aberto terá a pressão dinâmica.

Essa pressão além da altura, também depende do trajeto da tubulação e diâmetros usados nos tubos. Seu valor é a pressão estática menos as perdas de carga distribuída e localizada.

Ela só poderá ser medida com a abertura de algum ponto de água, seja uma torneira ou ducha. Também varia de acordo com a vazão total desses pontos abertos. Então se você abrir apenas uma torneira com vazão de 4 litros por minuto sua pressão dinâmica será diferente de quando abrir duas duchas com vazão de 10 litros por minuto cada.  

Perda de Carga

Perda de carga é o nome técnico dado a perda de pressão da água (ou outro fluído qualquer) ao percorrer seu trajeto através da tubulação.

Essa perda ocorre por vários motivos:

  • Pelo atrito da água com as paredes da tubulação;
  • Mudanças de direção como curvas e conexões;
  • Obstrução na rede como sujeira por exemplo.

Isso significa que quanto maior e mais tortuoso o trajeto da água maior também será a perda de carga que teremos.

Pressão da água mínima

Mas por que esse negócio todo é importante?

pressao_da_agua
Uma pressão de água adequada garante a qualidade do seu banho

Já dissemos acima que os aquecedores de água a gás precisam de uma pressão mínima para o acionamento do equipamento. Ela varia de acordo com o modelo, mas em média é de 3 a 6 m.c.a. para aquecedores digitais e 6 a 8 para aquecedores mecânicos.

Devemos permanecer atentos paro o fato que a pressão mínima para o acionamento não necessariamente proporcionará um banho confortável.

Então seu aquecedor pode até estar funcionando no limite do aceitável, mas isso não garantirá uma boa pressão para um banho. Recomendamos que, independente de marca ou modelo, na pior das hipóteses trabalhe-se com pelo menos 10 m.c.a. Essa seria a pressão mínima para um banho confortável.

Indicamos trabalhar na faixa de 15 a 25 m.c.a. Acima disso já é exagero, pois eleva-se significativamente o consumo de água e gás, sem elevar proporcionalmente a qualidade do banho.

Na verdade, o excesso pode até tornar o banho desconfortável. Então equilíbrio é fundamental para que seu banho seja mais confortável.

Baixa pressão da água

Ok, você leu todo esse documento e com seu mais novo conhecimento adquirido descobriu que sua residência ou comércio não possui pressão suficiente para instalação de aquecedores de água a gás. E agora?

A solução mais comum é a instalação de bombas pressurizadoras de água.

Quer saber mais sobre elas? Clique aqui!

pressao_da_agua

[pt_view id=”cf03bf0bmr”]

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

94 comentários em "Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto"

  1. Adriana disse:

    Boa tarde!
    Primeiro quero parabenizar pelo excelente material e pela sua disponibilidade de ajudar tantas pessoas.
    Eu reformei todo o meu apartamento. Instalações hidráulicas e de gás novas.
    Contudo, para minha grande frustação, não consigo utilizar os dois chuveiros dos banheiros simultaneamente, pois perdem pressão e a água de um dos banheiro gela completamente.
    Moro no 9º andar de um edifício de 10 andares. Por saber que a pressão d´agua nos últimos andares é ruim, comprei um Aquecedor de Água a Gás lz 2000DE Digital da Lorenzetti, que atende dois chuveiros e um misturador simultaneamente.
    Eu instalei nos banheiros o sistema monocomando, tanto nos chuveiros quanto nas torneiras.
    O banheiro que fica próximo ao aquecedor não tinha vazão para ligar a água quente e o chuveiro é o de teto. Eu Instalei um pressurizador. Quanto a pressão melhorou um pouco, o suficiente para ligar o aquecedor, porém é impossível de tomar banho porque a água sai pelando e o misturador não funciona, ou pela ou gela. kkkk
    Quando os dois chuveiros estão ligados simultaneamente, a pressão da água diminui bastante e a água fica morna para fria. O monocomando não funciona para temperar a água.
    No banheiro que fica mais afastado do aquecedor, o chuveiro é de parede e é possível tomar um banho confortável, desde que outro chuveiro ou torneira não estejam ligados. O misturador monocomando tempera um pouco melhor a água, mas o que é mais útil mesmo é quando dimunui a saída de água.
    A água quente das torneiras funcionam bem, mas demoram um pouco para água aquecer e tb ocorre a questão do misturador não temperar a água. Depois de um tempo a água sai muito quente, precisando desligar.
    Não sei o que faço. Tudo novo e não sei o que pode ter acontecido. Pelo seu conteúdo, acredito que tenha sido mal direcionamento da água quente, pois o mestre de obra não conhecia o sistema de monocomando, apresentou dificuldade em instalar o chuveiro de teto e demostrou pouca habilidade com os desafios apresentados na hidráulica do prédio. Foi preciso trocar a coluna do prédio tb,
    Tudo novinho, com aquecedor potente, com pressurizador e não consigo usar os chuveiros ao mesmo tempo. Frustrante. O que pode ter ocorrido?
    Muito obrigada e desculpa p textão

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Adriana, tudo bem?

      Pelo relato da senhora o que está acontecendo é um desequílibrio hidráulico na rede da senhora. Escrevemos um artigo só pra falar desse problema:

      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

      Eu imagino que esse pressurizador esteja instalado apenas na água quente. Por isso agora a senhora tem uma pressão excessiva na água quente em relação a água fria e não consegue fazer a mistura. Além disso, os regitros monocomando não ajudam muito. Além disso, como a senhora relatou que ao abrir dois pontos simultaneamente a pressão cai, significa que o pressurizador está subdimensionando para a demanda de água.

      Pra resolver esse problema, idealmente a senhora precisaria trocar o pressurizador atual por um modelo que supra a demanda da residência e instalá-lo em toda a rede hidráulica, assim não tendo mais o problema de não conseguir misturar a água.

      Espero ter ajudado!

      1. Adriana disse:

        Muito obrigada, Ivan!
        Vc foi muito esclarecedor.

  2. Evandro Costa disse:

    Bom dia !

    Gostaria de uma orientação. Instalei um aquecedor KOMECO KO21D a gás natural em meu apartamento. Moro no 2⁰ andar e o nível superior da caixa d’água fica a 9 metros da saída do chuveiro (9 mca). Medi a vazao de água e deu 10 litros por minuto no chuveiro, estando somente 1 aberto, abrindo mais de um ao mesmo tempo cai muito.

    Mas o meu problema está relacionado ao seguinte.

    Marco no aquecedor para a temperatura ficar em 35⁰, mas ao ligar o chuveiro a temperatura fica em 43⁰, não menos que isso. Houve técnicos que falaram que eu deveria colocar um pressurizador, mas discordo em parte, pois se a pressão atual está suficiente para acionar, o que me vem a cabeça é que poderia ser desregulagem da pressão de gás na mínima . Tem lógica o que penso ?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Evandro, tudo bem?

      Pela descrição do senhor o mais próvavel seria mesmo a questão da pressão de água mesmo, conforme sugestão do técnico.

      Especialmente os modelos mais recentes da Komeco são aquecedores de baixa pressão. Eles acionam com uma pressão muito baixa. Este modelo por exemplo aciona com apenas 1 m.c.a de pressão. Mas o aquecedor a gás acionar não significa que ele funcionará em suas melhores condições. O que acontece é que a água ao passar por dentro do equipamento sofre uma grande perda de carga (redução de pressão). Sendo assim a Komeco e outros fabricantes recomendam como pressão ideal algo acima de 10 m.c.a.

      O que acreditamos que esteja acontecendo no caso do senhor que essa perda de carga esteja fazendo a água percorrer seu caminho por dentro do aquecedor de maneira muito lenta. O que por sua vez, por mais que o equipamento esteja com seus queimadores no mínima, faz com que a água aqueça demais.

      Então sim, o recomendado seria um pressurizador para aumentar a velocidade da água.

      Mesmo assim, dependendo da temperatura de entrada da água, se for muito alta como em dias mais quentes, pode ser que o equipamento não consiga entregar a água em 35ºC.

      Espero ter ajudado.

  3. Maira disse:

    Eu estava procurando informações sobre este assunto há tempos! Muito obrigado por compartilhar.

  4. Rosangela Moreira Pereira disse:

    Bom dia!
    Gostaria de colocar uma caixa d’agua no meu terreno que mede 22,5×100,0.
    Considerando que a reservatório de água ficaria localizado na frente do terreno (ponto 1 = 1mt) e a distribuição de água teria que abranger até o final do terreno (ponto 2= 100mt). Qual a altura ideal que o reservatório teria que ficar para que tivesse uma boa vazão da água em todo o terreno?
    Desde já agradeço!

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Rosangela, tudo bem?

      Essa pergunta é um pouco subjetiva. O que seria exatamente uma boa vazão para a senhora?

      No mais, a senhora pretende trabalhar apenas com pressão natural da água (que conseguimos com a altura do reservatório de água) ou seria possível também trabalhar com bombas pressurizadoras?

  5. sergio augusto boeing disse:

    boa tarde ! maquina de lavar roupa suporta a presao de um pressurizado Lorenzetti pl 400?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Sergio, tudo bem?

      Como não trabalhamos com máquina de lavar não saberia te dar essa resposta. Sugiro olhar o manual do equipamento que lá deve achar a pressão máxima suportada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto
  • Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto