Pressão da Água – Seu banho com qualidade e conforto

Você sabe o que é e para que serve a pressão da água? Descubra agora o que você deve saber sobre a pressão da água e porque ela é importante. Confira!

Você já dimensionou corretamente seu aquecedor de acordo com a quantidade de pontos de água e sua vazão. Já escolheu entre a versão mecânica e digital. E até descobriu o tipo de gás correto da sua casa.

Mas será que na sua residência a pressão da água é boa para proporcionar um banho confortável? Existem casos onde não há sequer pressão suficiente para o acionamento dos aparelhos. Não se desespere, existe solução para tudo.

pressao_da_agua
A pressão da água pode garantir um banho de qualidade e conforto

O que é pressão da água?

Pressão nada mais é do que uma força aplicada sobre uma determinada área.

Talvez um exemplo ajude a clarear melhor. Imagine uma caixa d’agua. Ela possui 10 metros de altura e está completamente cheia. Agora, qual será a pressão existente obtida sobre o fundo dessa caixa d’agua?

Simples. É de 10 metros de força em cada cm², não importando qual seja seu diâmetro. Observe o desenho abaixo.

pressao_da_agua

Talvez isso, ainda esteja muito complicado. Por enquanto vamos deixar a explicação mais técnica um pouco de lado. Podemos resumir dizendo que ela é a força com que a água chega nos pontos de água. Pode ser na ducha, torneira ou qualquer outro. Mas também a força com que ela chega no seu aquecedor a gás. E isso é muito importante.

 

Unidades de medidas

Antes de prosseguirmos é necessário falarmos um pouco das unidades de medidas mais usadas quando o assunto é pressão de água.

Medidas essas que você encontrará muitas vezes nos manuais dos aquecedores de água a gás e pressurizadores. E também quando falar com um profissional da área.

m.c.a.

Metros de Coluna D’Água

Metros de Coluna D’Água ou simplesmente m.c.a. Provavelmente é a medida mais usada no segmento de aquecedores de água a gás, sendo a medida encontrada nas especificações e manuais de instrução dos aquecedores a gás. Também é uma das mais simples.

Se você medir a distância vertical em metros entre o nível superior da água (provavelmente de uma caixa d’água ou reservatório) até a saída de água terá a pressão em m.c.a.

Ou seja, se o nível da água estiver a 10 metros acima do ponto de saída de água (uma torneira por exemplo) você terá uma pressão estática de 10 m.c.a. (ou 10 metros de coluna d’água) como mostra a ilustração lá em cima.

Simples não?

kgf/cm²

Quilograma força por centímetro quadrado

Outra unidade de medida também bastante usada, principalmente por arquitetos e engenheiros é o kgf/cm² (Quilograma força por centímetro quadrado). Ou simplesmente “quilo”.

pressao_da_agua
Significa que temos uma força equivalente a um peso de 1 Kg por 1 cm².  E como você pode notar pela imagem acima, a mesma distância de 10 metros gera 1 kgf/cm² de pressão. Então 1 kgf/cm² equivale a 10 m.c.a.

É uma conversão bastante simples.

10 m.c.a. = 1 kgf/cm²

Bar = vem de Barômetro

Bar é frequentemente usado para medir a pressão atmosférica, mas também é usado em sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Dentro do segmento de aquecedores a gás ele é importante por ser a medida mais comum quando o assunto são bombas pressurizadoras (que veremos em breve).

Sua conversão também é bastante simples.

1 bar equivale a 1 kgf/cm².

1 bar = 1kgf/cm² = 10 m.c.a.

Esse monte de unidades de medidas pode acabar complicando as coisas, não? Por isso preparamos essa simples planilha para facilitar a conversão. Você pode baixa-la clicando aqui!

Pressão estática

É a pressão da água quando ela está parada dentro da tubulação. Daí o nome: estático.

A norma NBR5626 diz que em uma instalação predial, em qualquer ponto, a pressão estática não deve ultrapassar 40 m.c.a. Ou seja, a diferença de altura entre o reservatório superior e o ponto mais baixo da instalação não deve ser superior a 40 metros.

Mas como funcionam as instalações em prédios maiores que 40 metros de altura?

Válvulas redutoras

Se a pressão na rede de tubulação do prédio for superior a 40 m.c.a. (ou 4 kgf/cm²) a rede e os acessórios (torneiras, duchas, etc) podem estar em risco. Por isso, como dito anteriormente, a norma NBR5626 proíbe. Nesses casos temos algumas soluções.

Provavelmente a mais comum é a utilização de válvulas redutoras de pressão, devido a seu tamanho e uso prático.

Normalmente são instaladas no meio ou no subsolo do prédio. Observe esquema abaixo:

pressao_da_agua

Pressão dinâmica

É a pressão da água quando ela está em movimento. Com todos os pontos fechados se você medir terá a pressão estática, já com algum ponto aberto terá a pressão dinâmica.

Essa pressão além da altura, também depende do trajeto da tubulação e diâmetros usados nos tubos. Seu valor é a pressão estática menos as perdas de carga distribuída e localizada.

Ela só poderá ser medida com a abertura de algum ponto de água, seja uma torneira ou ducha. Também varia de acordo com a vazão total desses pontos abertos. Então se você abrir apenas uma torneira com vazão de 4 litros por minuto sua pressão dinâmica será diferente de quando abrir duas duchas com vazão de 10 litros por minuto cada.  

Perda de Carga

Perda de carga é o nome técnico dado a perda de pressão da água (ou outro fluído qualquer) ao percorrer seu trajeto através da tubulação.

Essa perda ocorre por vários motivos:

  • Pelo atrito da água com as paredes da tubulação;
  • Mudanças de direção como curvas e conexões;
  • Obstrução na rede como sujeira por exemplo.

Isso significa que quanto maior e mais tortuoso o trajeto da água maior também será a perda de carga que teremos.

Pressão da água mínima

Mas por que esse negócio todo é importante?

pressao_da_agua
Uma pressão de água adequada garante a qualidade do seu banho

Já dissemos acima que os aquecedores de água a gás precisam de uma pressão mínima para o acionamento do equipamento. Ela varia de acordo com o modelo, mas em média é de 3 a 6 m.c.a. para aquecedores digitais e 6 a 8 para aquecedores mecânicos.

Devemos permanecer atentos paro o fato que a pressão mínima para o acionamento não necessariamente proporcionará um banho confortável.

Então seu aquecedor pode até estar funcionando no limite do aceitável, mas isso não garantirá uma boa pressão para um banho. Recomendamos que, independente de marca ou modelo, na pior das hipóteses trabalhe-se com pelo menos 10 m.c.a. Essa seria a pressão mínima para um banho confortável.

Indicamos trabalhar na faixa de 15 a 25 m.c.a. Acima disso já é exagero, pois eleva-se significativamente o consumo de água e gás, sem elevar proporcionalmente a qualidade do banho.

Na verdade, o excesso pode até tornar o banho desconfortável. Então equilíbrio é fundamental para que seu banho seja mais confortável.

Baixa pressão da água

Ok, você leu todo esse documento e com seu mais novo conhecimento adquirido descobriu que sua residência ou comércio não possui pressão suficiente para instalação de aquecedores de água a gás. E agora?

A solução mais comum é a instalação de bombas pressurizadoras de água.

Quer saber mais sobre elas? Clique aqui!

pressao_da_agua

 

[pt_view id=”cf03bf0bmr”]
  • Muito bom.
    O chuveiro ducha Lorenzetti 4T daqui de casa foi instalado hoje, mas não está esquentando. O reservatório da casa, a caixa d’água fica sobre a laje. O que será?
    Obrigado.

    • Bom dia Walter,

      Não trabalhamos com duchas elétricas. Te recomendo procurar uma assistência técnica da Lorenzetti que trabalhe com esse segmento.

  • Boa noite

    Moro no 9 andar de um prédio com 23 andares e quando abro a torneira do chuveiro ele liga normalmente o gas com Boa pressão , mas durante o banho a vazão de água vai reduzindo sozinha , até quase parar , tenho que ficar abrindo cada vez mais a torneira , ou fechar e abrir de novo para manter a vazão , o que pode estar acontecendo? O aquecedor é digital da marca yume , será problema do aquecedor ou da tubulação ?

    • Bom dia Joaquim, tudo bem?

      Olha, nos parece um problema bem atípico, mas surgiram duas possibilidades aqui das causas.

      – A primeira seria alguma obstrução de sujeira no aquecedor a gás ou ducha;
      – A segunda seria um problema na servo válvula do equipamento (caso tenha, já que nem todo aquecedor possui).

      De qualquer maneira o mais recomendado é o senhor entrar em contato com uma empresa autorizada pela Yume para fazer uma revisão no aquecedor.

  • Bom dia
    Tenho um aquecedor a gás que não está esquentando corretamente, como vi os comentários e até mesmo sua explicação se refere à baixa pressão de água.
    O meu caso é: troquei o chuveiro para um de cano reto onde aumento a pressão de água, o mesmo não aquece suficiente, só se eu reduzir a pressão no registro ou seja tenho pressão de água de mais e a água não aquece o suficiente, tem problema de eu colocar um redutor?

    • Boa tarde Fabio. Muito obrigado pelo contato.
      Pelo seu relato você tem um aquecedor mecânico. É importante você informar qual o modelo de aquecedor que você possui.
      Pela minha experiência o problema pode estar relacionado com o aquecedor mal-dimensionado, com a pressão do gás fraca. Pode ser o GLP com a pressão muito fraca, com pressão insuficiente. O gás pode estar dimensionado de forma incorreta. Isso faz o aquecedor não aquecer bem a água.
      De qualquer forma informe qual o modelo do seu aquecedor e qual o gás que você utiliza, assim conseguimos te passar um panorama mais assertivo sobre o seu problema.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Bom dia Walter, parabéns pela didática.
    Tenho uma questão que está me incomodando.
    Moro no 12° pavimento de um prédio com 23 pavimentos e a válvula redutora de pressão está instalada no subsolo e alimenta os pavimentos até o meu pavimento. Ocorre que muitas vezes durante o dia quando abro a torneira, a água sai com ar sob pressão e me molha, e além disso, em alguns casos ecdeterminados horários em que estou tomando banho a água some durante uns 4 segundos aproximadamente e retorna lentamente. A empresa da válvula disse que a pressão está normal de 1,9 kg/ m2 e disse que está tecnicamente correto. Um vizinho da coluna ao lado, reclamou da mesma coisa. O que pode ser?

    • Bom dia Rodrigo. Agradecemos pelo seu contato.
      Analisando as suas observações podemos identificar que o problema aparenta ser algo relacionado a um problema de ar na tubulação.
      Infelizmente nós não trabalhamos com infra-estrutura hidráulica para poder lhe proporcionar um atendimento mais especializado nessa questão.
      O mais indicado é você verificar essa questão diretamente com o seu condomínio.
      Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Excelente matéria!

    Moro em uma casa de dois andares, e a pressão da água sempre foi meio fraca, tanto nos chuveiros quanto nas torneiras, dos dois andares, mas mais no piso superior.
    A caixa d’água fica acima do segundo andar.
    O que poderia estar causando essa pressão fraca?

    • Boa tarde Alexandre. Muito obrigado pelo contato.

      Para que haja uma boa pressão da água ao passar pelos canos, o ideal é que todo o sistema hidráulico da casa já tenha sido projetado de maneira adequada. É esse sistema que impulsiona a água através de toda a rede de canos. Principalmente em direção ao chuveiro e ao vaso sanitário, que são as saídas que mais consomem a pressão desse sistema. Por isso a importância de compreender como o sistema hidráulico de uma casa é composto.

      Outro ponto muito importante que pode fazer toda a diferença na pressão da água é a tubulação. Como os canos estão posicionados. E, é claro, o seu estado de conservação também é um fator importante.

      Se o encanamento já foi projetado com muitas curvas, dobras e emendas, é natural que a água perca pressão ao circular pelos canos. Quanto menos curvas os canos fazerem para ir da caixa d’água até o destino final (como torneiras, por exemplo) melhor.

      Recomendo muito a leitura de outro artigo em nosso blog onde explicamos porque a água da sua casa não tem pressão: https://aquecenorte.com.br/blog/agua-sem-forca/

      Nesse caso o ideal é você analisar a possibilidade de instalação de uma bomba pressurizadora de água para aumentar a pressão da água.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Bom dia Lauren. Muito obrigado pelo feedback positivo.

      Estamos trabalhando para evoluir cada vez mais o nosso conteúdo.

      Continue acompanhando os nossos artigos, logo teremos novidades!

  • Bom dia ! Adorei o material , muito obrigada pela contribuição, estou fazendo orçamentos, predio do meu apartamento tem um aquecimento solar, onde a água já vem da caixa na temperatura de 25 graus mais ou menos, mas mesmo assim temos que instalar aquecedor para dias de frio, nesse caso, sendo 3 banheiros com duchas, devevmos comprar pelo menos um aquecedor de quantos litros ? Se eu comprar uma ducha com vazao de 12l por minuto é pouco ?
    Tem alguma marca de ducha que vc coneça e indique com uma boa pressão, parecida com a dos hoteis ?

    • Bom dia Mariana. Ficamos felizes com o seu feedback positivo.

      Aqui na Aquecenorte nós trabalhamos com as melhores marcas de aquecedores do mercado, como por exemplo Rinnai e Rheem.
      Eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial, eles vão te fornecer um orçamento personalizado de acordo com as suas reais necessidades, além de indicar a melhor opção de ducha para um banho com o máximo conforto.

      Você pode entrar em contato com a nossa equipe comercial pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir você pode entrar em contato via e-mail: vendas@aquecenorte.com.br

      Aproveito para recomendar a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/vazao-de-agua/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas

    • Boa noite Juliana. Ficamos muito felizes que gostou do nosso conteúdo.

      Esse tipo de feedback é muito importante para o nosso trabalho diário. Continue acompanhando o nosso blog, logo teremos novidades!

  • Olá … ótimo texto. Parabéns!
    Será que vocês poderiam tirar uma dúvida?
    Eu e minha esposa estamos vendo a parte hidráulica do nosso futuro apartamento, e o responsável pela hidráulica veio com um papo de que NÃO era aconselhável usar monocomando em apartamento com aquecedor de passagem à gás. Disse que perderia muito a pressão e com isso não teria um funcionamento adequado. Que os misturadores monocomando eram mais voltado para Boilers. Mas ao ver o manual de alguns modelos, vi que eles são até recomendados para aquecedores automáticos.

    O edifício terá 15/16 andares, meu apartamento será no 11, será que eu estaria correndo o risco de colocar monocomando e ter de fato um sistema ruim (ou ser obrigado a utilizar um pressurizador)?

    Aproveitando a msg:
    Como é o calculo de m.c.a. quando se utiliza aquecedor de passagem?
    A escolha do modelo de aquecedor de passagem automático pode interferir nessa pressão da agua no banho?
    Qual é a diferença na PRÁTICA dos misturadores monocomando de BAIXA PRESSÃO e ALTA PRESSÃO?

    desculpe tantas perguntas, mas é que eu gostaria MUITO de monocomando, e se eu for considerar somente a opinião do responsável do meu prédio terei que conviver para sempre com bicomando. Preciso de conhecimento e argumentos para fazer a mudança.

    Obrigado pela atenção.

    • Boa tarde Alex. Muito obrigado pelo feedback positivo.

      Pela altura do seu apartamento, realmente não é indicado o aquecedor de passagem na utilização de monocomando. O seu apartamento está no 11º andar, só tem mais 4 andares nesse caso. O monocomando ele pede uma pressão bem alta para ter um bom desempenho. Ele funciona bem com algo entre 2,5 kg e 3,0 kg de pressão. E no seu caso você tem a metade, realmente o responsável pela hidráulica do prédio tem razão, o ideal seria um misturador padrão de vazão plena para que você tenha uma boa mistura.

      Isso porque o aquecedor de passagem ele precisa de um bom volume de água, não só de pressão mas também de volume de água para ter um bom funcionamento. Por isso o responsável pela hidráulica do prédio está com razão.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/fatores-banho-de-hotel/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde,
    qual a máxima pressão estática de entarda de água permitida para um aquecedor de passagem (no meu caso um Rheem 12l) ?
    Obrigado

    • Boa tarde Udo schnitter. Muito obrigado pelo contato.

      A máxima pressão estática de entrada de água permitada para o modelo de aquecedor específico que você citou, o RB 12 é de 10 bar (ou 100 m.c.a dependendo da unidade de medida de pressão que for utilizada).

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Qual é o aquecedor de água ideal p apt de segundo andar num prédio de 18 andares? Já tive dois. O último de 7,5l um Midea, as serpentinas furaram e vaza água durante o banho. Pode ter sido causada por pressão da água? Comprei há mais de 04 anos.

    • Boa tarde Cleide. Muito obrigado pelo contato.

      Eu recomendaria um equipamento digital, esse tipo de equipamento o tamanho da chama aumenta ou diminui automaticamente de acordo com a demanda de água, então não importa se você abrir mais pontos de água simultaneamente. Esse equipamento conseguirá manter a temperatura configurada e fará isso de maneira automática.

      Inclusive eu recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog, onde focamos justamente nas diferenças entre os equipamentos mecânicos e digitais, vale a leitura: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-gas-digital-ou-mecanico/

      Existe uma pressão mínima para o acionamento dos aquecedores a gás. Normalmente os prédios que possuem estruturas para instalação dos aquecedores já possuem a pressão adequada. Sobre a dúvida sobre o seu aquecedor Midea, são vários os fatores que podem ter contribuído para o problema, desde a instalação do equipamento em si até mesmo problemas em sua utilização, e a pressão pode sim ter influenciado nisso. Mas somente com uma análise técnica mais aprofundada no equipamento é possível afirmar isso, como eu expliquei são vários os fatores que podem ter contribuido para o problema no seu aquecedor.

      De qualquer forma, sobre o equipamento ideal para o seu caso é importante você saber que o mais relevante no dimensionamento do aquecedor a gás é o volume de água por minuto utilizado no seu dia-a-dia. Pra fecharmos nesse volume total devemos somar a vazão de todos os pontos de saída de água quente como duchas, torneiras de pia e cozinha. Além disso, é necessário saber se terá uso simultâneo do chuveiro com a torneira.

      Por isso é importante fazer algumas perguntas:

      – Qual a vazão da ducha que você vai utilizar no banheiro do seu apartamento?
      – Qual a vazão das torneiras que serão utilizadas na sua residência? (cozinha e banheiro)
      – Ocorrerá uso simultâneo do chuveiro com as respectivas torneiras?

      Com base nessas respostas, fica mais tranquilo de fazer o dimensionamento do equipamento ideal para o seu caso.
      Nós temos um E-book que eu recomendo você baixar, ele vai te ajudar a confirmar o correto dimensionamento do equipamento.

      E-book: Como escolher o aquecedor a gás ideal para sua casa: https://aquecenorte.com.br/blog/e-book-como-escolher-aquecedor-a-gas/

      Em poucos passos você conseguirá saber qual o equipamento certo para o seu apartamento. Ter um aquecedor a gás é sinônimo de conforto. O que você deve avaliar é o quanto você quer de conforto e custo benefício. Quanto maior a vazão do aquecedor e das duchas maior o conforto e maior o custo de água, e de gás. É você que vai escolher o melhor para seu uso diário. E claro que é necessário avaliar se ocorrerá uso simultâneo do equipamento com torneiras, pois isso influencia totalmente no correto dimesionamento do equipamento.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • olá , quero instalar um aquecedor a gas lorenzetti 7lt que ficara 6 m abaixo e a uma distancia de 7 m da caixa de agua de 500 lt , o cano da caixa de agua para o aquecedor sera de 2 polegadas com reducão para o aquecedor , saberia me informar se eu consigo uma pressão de saida do aquecedor com agua quente até qual altura , pois pretendo colocar um boiller para distribuição geral ,

    • Bom dia Marciel. Muito obrigado pelo contato.

      Você relatou que o aquecedor ficaria 6 metros abaixo da caixa d´água e percorreria mais 7 metros (subindo ou descendo). Geralmente vai contar não aonde está o aquecedor, mas aonde o ponto que o aquecedor vai atender. Aonde o aquecedor está não importa, o que realmente importa é aonde que vai ser alimentado o aquecedor, o ponto de consumo. No seu caso você teria algo entre uma pressão de 500 gramas de pressão, meio quilo de pressão você teria. Porém se contar as perdas de cargas, você não teria uma boa qualidade de banho, até porque o aquecedor ele quebra muito a pressão da água.

      E nesse caso você só aumentaria a vazão da água, não adianta ter apenas uma vazão boa se você não tem peso. Nesse caso você teria que pressurizar, para ter uma qualidade boa de banho. Ainda mais que você vai colocar boiler, sem pressurizar você não vai ter uma qualidade boa de banho e pode ser que o aquecedor nem funcione direito. Você tem que pressurizar a água quente e a água fria para ter qualidade boa, sem isso você não vai ter qualidade de banho. Até porque um aquecedor de 7 litros é muito pequeno, e ele perorrer 7 metros você tem que considerar as curvas de tubo, perdas de carga.

      No seu caso o ideal e o correto é pressurizar água quente e água fria. Não importa aumentar o volume de água, você vai ter volume porém a pressão é o peso sobre o volume. Por isso a pressurização é o caminho mais indicado para o seu caso.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia!
    Instalei um aquecedor de baixa pressão, o qual funciona a partir de 2 mca…O local onde instalei, não tem energia elétrica, um dos motivos que optei por esse aquecedor de baixa pressão de 7l e com funcionamento a pilha…No entanto, ele foi instalado na parede a uma altura de em torno de 1.20/1.50 (relação aproximada entre o aparelho e a parte de baixo da caixa d’água) porém ele não funcionou sem pressurizador…A pergunta é: se eu abaixar o aparelho para distanciar mais da caixa d’água, atingindo no mínimo os 2 mca recomendado pelo fabricante, tem chances dele funcionar? Obrigada!

    • Boa tarde Samantha. Muito obrigado pelo contato.

      É importante explicar que distância em m.c.a (Metros de Coluna d´água) não é medida da caixa d´água para o aquecedor e sim da caixa para o seu chuveiro. A medida tem que ser feita de forma correta, imagine onde a caixa d´água esteja na sua casa e traga ele para a direção do seu chuveiro. O que tem que ser medido realmente é a distância da sua caixa até o seu chuveiro, por isso não iria funcionar da maneira que você descreveu.

      Dessa maneira mesmo se você colocasse no chão não iria funcionar, pois seu chuveiro está no alto. O que conta é a pressão da água, da caixa até o seu chuveiro.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos que se façam necessários.

  • Boa Noite! Encontrei o site pelo motivo de buscas relacionadas a pressão da água e gostei muito do que li, excelente artigo. Comprei um chuveiro que não tem pressurizador, a pressão da água no meu apartamento é fraca. Comecei a ler sobre o Chuveiro turbo, mas, quando li sua descrição percebi que a medida da pressão da água é igual ao que comprei. Isso significa que a pressão tanto de um como a do outro são as mesmas? Gostaria muito da ajuda de vocês.

    • Bom dia Jaqueline. Ficamos felizes com o seu contato e com os elogios ao nosso conteúdo.

      Qual a vazão específica do chuveiro que você comprou?

      No seu caso geralmente as pessoas com situações parecidas colocam um chuveiro já com pressurizador, você compraria um chuveiro já com pressurizador e aí ele te daria essa qualidade de banho que você está buscando.

      Uma outra possibilidade para o seu caso seria a instalação de um mini-pressurizador. O mini pressurizador para aquecedor a gás é um equipamento hidráulico que proporciona o aumento da pressão e do volume de água quente em pontos de consumo de água quente alimentados pelo aquecedor. Pontos como duchas, torneiras e banheiras. Ele é um pressurizador de água como qualquer outro, a diferença é que é um equipamento mais compacto e menos potente, ideal para instalar logo abaixo dos aquecedores a gás.

      Nós inclusive temos um artigo específico sobre esse tema em nosso blog, eu recomendo a leitura: https://aquecenorte.com.br/blog/mini-pressurizador-para-aquecedor/

      Mas é importante ressaltar que diferente de pressurizadores maiores e mais potentes que são instalados para pressurizar toda a rede hidráulica de uma residência, o mini pressurizador é instalado diretamente na entrada de água dos aquecedores a gás. Sendo assim ele só pressuriza a água que chega até os aquecedores. Então na prática apenas a água quente será pressurizada. Essa pode ser uma opção interessante para o seu caso, pois você mencionou que já comprou o chuveiro.

      Além disso trata-se de um equipamento compacto, de simples instalação, silencioso e com baixo consumo de energia elétrica. Sobre a sua outra dúvida, saiba que o mais importante que você deve se atentar é a vazão dele. As duchas possuem em média a vazão de 10 a 12 litros de água por minuto, porém as duchas de alta vazão podem chegar até a impressionantes 60 litros por minuto.

      Além disso as duchas geralmente possuem um jato de água de mais qualidade do que os chuveiros elétricos. Proporcionando jatos mais potentes e banhos mais relaxantes e agradáveis. Mas para aproveitar o potencial máximo do jato das duchas é preciso possuir uma boa pressão. Então é importante que você entenda as diferenças sobre os conceitos de pressão e vazão. O ideal para você aproveitar todo o potencial desse chuveiro que você comprou é utilizar um mini-pressurizador para você aproveitar ele com a pressão ideal.

      Para que você não corra o risco de comprar o equipamento incorretamente, ou mesmo instalar o equipamento de forma incorreta, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua residência, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços do mini-pressurizador, modelos, possibilidades e instalação do equipamento, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

      Você vai receber um orçamento personalizado rapidamente.

      Também recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/vazao-de-agua/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *