Piscina no inverno: conheça as vantagens do aquecimento de piscina

Quem tem uma piscina sabe como elas são divertidas e úteis. Durante o verão, são o ponto focal da casa. Ajudando a manter as crianças entretidas e nos resfriando quando bate aquele calorão. Além de proporcionarem um ótimo local para exercício e relaxamento. Mas durante o inverno ou em dias menos quentes, a situação muda drasticamente. Afinal, (quase) ninguém gosta de piscina gelada.

Neste caso, providenciar aquecimento pode ser a resposta para quem deseja aproveitar a sua piscina durante o ano inteiro. Por isso, preparamos o artigo a seguir com 10 vantagens de usar aquecimento de piscina. Benefícios que podem ser acessíveis a todos os bolsos e tipos de piscina.

aquecimento

Confira!

1 – É possível usar a piscina o ano inteiro

Como já dissemos na introdução deste artigo, quem tem uma piscina deseja utilizar ela durante o ano inteiro. Ter uma piscina é sinônimo de investimento. Mas se ela fica fechada ou drenada durante alguns bons meses, esse investimento pode ser visto como um prejuízo. Então é essencial ter aquecimento constante e poder usar a piscina em qualquer estação.

2 – Você pode nadar a qualquer hora do dia

Visitas noturnas à piscina são sempre fonte de prazer e relaxamento. Se você precisa esperar o sol nascer para que a água esquente e só depois poder usar a piscina, então parte do potencial dela está sendo perdido.

Um sistema de aquecimento vai permitir reunir os amigos e a família para aproveitar a piscina em qualquer hora do dia ou da noite.

Além disso, nadar um pouco antes de dormir ajuda a relaxar e espantar a insônia.

3 – Aproveite um relaxamento prolongado

Se tem uma coisa que nos ajuda a relaxar no fim de um dia difícil é tomar um banho quente no chuveiro. Mas o efeito do relaxamento fica muito mais potencializado ao nadar na água aquecida. E ainda poder compartilhar o momento com as pessoas queridas!

4 – Faça uso das propriedades curativas da água quente

A água quente pode ser muito relaxante e também tem potencial de fazer muito bem para a saúde. E são muitas as propriedades curativas da exposição à água quente. A começar pelo relaxamento muscular e das articulações, que melhoram a circulação do sangue e aliviam diversas dores.

Além disso, uma piscina aquecida pode proporcionar melhora em diversas situações. Tais como as cólicas menstruais e dores decorrentes de reumatismo, além de ajudar na recuperação de torções e torcicolos.

5 – Proporciona exercício de baixo impacto

Em comparação com exercícios tradicionais, se exercitar em uma piscina, seja através de hidroginástica ou natação. Isso representa apenas 1/4 do impacto nos músculos, tendões e articulações em relação a atividades como corrida e caminhada.

Se exercitar em uma piscina é perfeito para quem tem fragilidades e necessidades especiais, como no caso dos idosos, pessoas com deficiência e quem tem artrite ou doenças musculares.

Com a piscina aquecida, os benefícios das atividades físicas não são interrompidos durante o inverno, logo o trabalho de condicionamento também não.

aquecimento

6 – Valoriza o imóvel

Muita gente tem medo de ter uma piscina aquecida por achar que dá muito trabalho instalar o sistema de aquecimento. No entanto, quando vão comprar uma casa nova, essas mesmas pessoas preferem um imóvel que já tenha piscina aquecida por causa da comodidade.

Em outras palavras, investir em um sistema de aquecimento para a piscina é agregar valor ao seu imóvel. Então, se você está esperando vender a sua casa no futuro, ter uma piscina aquecida vai permitir que o seu imóvel obtenha um retorno maior e seja mais disputado.

7 – Os sistemas de piscina aquecida são duráveis

Os sistemas modernos de aquecimento são muito mais eficientes e duráveis, independentemente da tecnologia utilizada, seja bomba de calor, movido a eletricidade, a gás ou usando painéis solares.

Claro que as opções entre si podem apresentar certas vantagens e desvantagens dependendo da necessidade e das prioridades do proprietário da piscina, mas, em geral, são excelentes opções para aquecer as piscinas durante o ano inteiro com pouca manutenção.

8 – É mais barato do que você imagina

O custo de aquisição não é o único valor que é preciso ter em mente ao pensar em adquirir um sistema de aquecimento para a sua piscina. É preciso pensar também nos custos de manutenção do sistema e de custeio energético, e que os diferentes sistemas de aquecimentos tem valores diferentes para cada um desses quesitos.

Entretanto, apesar dos custos envolvidos, os valores para colocar aquecimento em uma piscina caíram drasticamente nos últimos 20 anos, especialmente com o surgimento de tecnologias digitais, sistemas híbridos e componentes mais eficientes.

Os aquecedores a gás têm, geralmente, custos de aquisição e instalação mais baratos, enquanto os sistemas solar e híbrido (aquecimento solar em conjunto com bomba de calor) são mais caros.

O preço vai depender do tamanho e do modelo da piscina, mas pode começar em R$ 4 mil e chegar até dezenas de milhares de reais. Mas os custos de manutenção e do metro cúbico de água aquecido podem compensar o investimento inicial.

aquecimento

9 – Protege a estrutura da piscina

Na maioria das regiões brasileiras, o eventual congelamento da tubulação e dos componentes estruturais das piscinas não é um problema, mas existem casos em que os azulejos e o encanamento podem ser comprometidos por variações bruscas de temperatura com quedas acentuadas.

Uma única parte de encanamento danificada pode significar uma obra trabalhosa e complicada, além da interrupção do uso da piscina. Então, um fluxo constante de água quente durante o ano inteiro pode prevenir danos sérios e caros à toda a estrutura da sua piscina.

10 – Custo-benefício

Existem muitos benefícios em ter piscina aquecida para a saúde e para o bem-estar. Mas a pergunta principal é: vale a pena?

Bem, se você já possui uma piscina e deseja instalar um sistema de aquecimento, é interessante consultar uma empresa especializada para tirar todas as dúvidas em relação aos custos de instalação e manutenção. Se você ainda não tem uma piscina, pode ser vantajoso incluir o aquecimento no projeto.

Com todas as vantagens apresentadas, investir em conforto e qualidade de vida para a sua família vale muito à pena.

E no nosso blog, você pode conhecer mais sobre o aquecimento de piscinas e descobrir como funcionam os diferentes sistemas!

Acesse: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-de-piscina/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *