O que é Boiler? Descubra agora!

O que é boiler? Essa é uma pergunta frequente feita por muitas pessoas que não fazem a mínima ideia do que se trata esse equipamento.

Por isso, preparamos esse artigo para que você entenda um pouco melhor sobre cada tipo de sistema e suas respectivas características. Vamos explicar o que é boiler, suas principais vantagens e utilizações.

O que é boiler e como é o seu funcionamento 

O que é boiler? Trata-se de um reservatório térmico de água. Ele possui um formato cilíndrico, orientado na horizontal ou na vertical. É um equipamento voltado para o aquecimento de água, seja de banheiras, duchas, torneiras ou para demanda comerciais ou industriais, onde é amplamente utilizado.

Podemos comparar o funcionamento do boiler com uma caixa d´água no sentido do armazenamento de água. Porém o boiler tem a capacidade tanto de esquentar quanto manter essa água aquecida. Outra diferença das caixas d’água é que, com exceção das saídas e entradas de água o boiler é fechado. Ele não possui uma tampa.

O boiler também possui diversos tamanhos, normalmente variando entre 50 a 5.000 litros, mas especialmente no caso das industrias temos alguns modelos ainda maiores.

O boiler também é conhecido como aquecedor de acumulação (já que acumula a água). Sobretudo pelas suas características e capacidade de fornecer água quente em grandes volumes ele é um equipamento utilizado em larga escala nas demandas comerciais e industriais como fábricas, hotéis, restaurantes e academias. Já na demanda residencial é um equipamento mais utilizado em casas e apartamentos de alto padrão.

O Que e Boiler - Aquecenorte

Quais são os tipos de boilers disponíveis hoje no mercado?

Agora que você já sabe o que é boiler, saiba que existem 3 tipos de boilers disponíveis no mercado atualmente. São eles o boiler a gás, o boiler elétrico e o boiler solar. Seja qual for o tipo, sua característica em comum será manter a água quente até que seja usada, mudando apenas a forma com que essa água será esquentada.

O que é boiler - Aquecenorte

O que é Boiler a Gás?

Hoje em dia o boiler a gás é o menos utilizado entre os três tipos. Sua matriz energética, como o nome sugere, é o gás, seja ele natural (GN) ou liquefeito de petroleo (GLP).

Ele armazena a água no cilindro e mantém essa água aquecida através de uma chama que é produzida no tubo central do boiler. Essa chama é conhecida como chama piloto. O mais interessante é que a chama piloto pode ser regulada, o que consequentemente vai aquecer a água mais rapidamente. Muitos dos equipamentos que são comercializados atualmente já possuem dispositivos de segurança, com o objetivo de desligar o consumo de gás em caso de vazamentos.

O boiler a gás já foi bastante utilizado em apartamentos antes da popularização dos aquecedores de passagem.

Você pode conferir outro artigo em nosso blog sobre os tipos de gás disponíveis.

O que é boiler - Aquecenorte

O que é Boiler Elétrico?

O boiler elétrico possui uma resistência elétrica, similar as resistências encontradas em chuveiros elétricos. Essa resistência, localizada na parte inferior do reservatório, é responsável por aquecer a água e mantê-la quente. Ele também é equipado com um termostato. O termostato é responsável por fazer a leitura de temperatura da água armazenada dentro do boiler e dar o comando para a resistência ligar, caso a água esteja com uma temperatura abaixo da configurada ou desligar a resistência, caso a temperatura esteja igual ou superior a configurada.

O que é boiler - Aquecenorte

O que é Boiler Solar?

O boiler solar utiliza o sol como fonte de energia. Essa energia é captada por painéis solares que absorvem a energia do sol e aquecem a água que passa pela serpentina (tubos de cobre). Depois de quente a água vai ser armazenada no reservatório térmico (boiler). Um dos aspectos mais interessantes desse equipamento com certeza é a questão econômica e a sustentabilidade ambiental, já que o sol em nosso país está presente quase o ano inteiro.

É importante contextualizar que no inverno ou em períodos de pouco sol ele precisa de um sistema de apoio para que não falte água quente. Esse sistema de apoio pode ser elétrico ou a gás. Por padrão o boiler solar vem equipado com uma resistência elétrica e por isso muita gente acaba vendendo esse equipamento (que recebe isenção de ICMS por trabalhar com energia solar) como um boiler elétrico.

No entanto a resistência do boiler solar fica localizada mais ou menos no meio do reservatório, diferente do boiler elétrico em que a localização é na parte inferior. Isso significa que um boiler solar usado como um boiler elétrico (sem a utilização das placas solares) esquenta apenas metade da água armazenada nele. Na prática é como se você tivesse apenas meio reservatório. Então cuidado para não comprar gato por lebre.

Boiler de Alta ou Baixa Pressão?

Outra característica importante quando o assunto é boiler é a sua capacidade de trabalhar com baixa ou alta pressão de água. Um boiler de baixa pressão é capaz de trabalhar com pressão de água de até 5 m.c.a.. Já os boilers de alta pressão conseguem trabalhar com até 40 m.c.a de pressão.

Obviamente você pode usar um boiler de alta pressão mesmo que a água esteja em baixa pressão, mas nunca o contrário. Pois um boiler trabalhando com uma pressão acima da sua capacidade vai partir e pode até causar acidentes.

Nesse artigo falamos em mais detalhes sobre os boilers de alta pressão e todas as suas características, inclusive sua instalação.

Instalação correta de boilers

Independente do modelo de boiler escolhido, a instalação desse equipamento deve obrigatoriamente ser feita por um profissional qualificado. Pode parecer um equipamento simples, mas estamos falando de um reservatório térmico que trabalha com água em diferentes temperaturas e isso acaba gerando muita pressão.

Um boiler instalado de maneira incorreta além de ter sua vida útil comprometida pode causar acidentes graves como explosões. Por isso a instalação desse equipamento é bastante complexa, exigindo vários itens de segurança e mão de obra qualificada.

O que é boiler - Aquecenorte

 

Quer ter um boiler em casa ou no seu comércio? Entre em contato agora mesmo!

O boiler definitivamente é uma excelente opção em vários aspectos. Sem dúvida trata-se de um tipo de aquecimento de água ideal quando a demanda por água quente é muito grande ou quando o número de pessoas que utilizam água quente simultaneamente é elevado. Você vai ter um maior abastecimento de água quente para diversos pontos de saídas de água usados simultaneamente. Dessa forma você garante um verdadeiro “banho de hotel”, com todo o seu conforto. Não existe sensação melhor do que chegar em casa e tomar aquele super banho relaxante e confortável não é mesmo?

Pois saiba que você pode ter este mesmo recurso na sua casa, comércio ou empresa! Preencha agora mesmo nosso formulário de orçamento para verificar o preço do equipamento ideal para sua residência. Não perca a chance de garantir banhos confortáveis e ter água quente à vontade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *