Mas o que é Aquecedor a Gás? Descubra agora!

Não existe nada melhor do que um banho quentinho não é mesmo? O que muitas pessoas não sabem é que o aquecedor a gás acaba sendo uma excelente escolha quando falamos sobre água quente. Seja depois de um longo dia de trabalho ou depois de praticar alguma atividade física.

Um bom banho quente não só ajuda a relaxar como acaba sendo um verdadeiro ritual terapêutico para o corpo e a mente. Tudo isso acaba influenciando positivamente nosso corpo, deixando as pessoas mais dispostas e com muito mais energia para encarar o dia seguinte ou mesmo começar um novo dia.

Até separamos um artigo especialmente falando sobre os benefícios do banho quente. Você pode ler clicando aqui!

Até mesmo na questão econômica ele acaba sendo uma opção interessante, já que é muito mais econômico do que os chuveiros elétricos tradicionais.

Porém muitas dúvidas acabam surgindo sobre esse sistema, já que muitas pessoas não sabem como ele realmente funciona ou quais são as suas vantagens. Por isso, preparamos esse artigo para que você entenda mais sobre esse sistema e suas características.

Mas afinal, o que é o Aquecedor a Gás?

O nome completo do aquecedor a gás é na verdade aquecedor de água a gás. Também conhecido como aquecedor de passagem. Ele nada mais é do que um sistema de aquecimento de água, assim como o chuveiro elétrico que comumente encontramos nas casas dos brasileiros. A diferença aqui é que nossa matriz energética é o gás e não a eletricidade.

O aquecedor a gás tem o funcionamento muito parecido com o de um fogão. Ele é envolvido por uma espécie de serpentina onde circula a água que será aquecida. Assim no momento em que aquecedor a gás detecta fluxo de água, quando você abre o registro por exemplo, sua chama é acionado, que por sua vez esquenta quase que instantaneamente a água. Por esse motivo ele é conhecido como aquecedor de passagem. Isso porque seu funcionamento se dá com a passagem de água por dentro do equipamento. Outro ponto que deve-se ressaltar é que nesse sistema não existe a necessidade do aparelho ter um reservatório por acumulação, já que o consumo da água é imediato.

Para alimentar essa chama, responsável pelo aquecimento de água, basicamente utilizamos dois tipos de gás:

Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

O gás liquefeito de petróleo, ou simplesmente GLP, é o tipo de gás mais comum em todo o território nacional. É o gás que vem nos botijões.

Gás Natural (GN)

O gás natural é aquele gás encanado. Aqui em São Paulo ele é fornecido pela COMGÁS. Pra maioria dos brasileiros ele ainda é uma coisa nova, não sendo tão comum quanto o GLP.

Caso queira saber um pouco mais sobre os tipos de gás e suas características separamos esse artigo para você.

É importante ressaltar que o funcionamento do aquecedor a gás depende do seu tipo. Basicamente temos dois tipos de aquecedor: O aquecedor a gás mecânico e o aquecedor a gás digital.

o_que_e_aquecedor_a_gas

Funcionamento do aquecedor a gás mecânico

O aquecedor a gás mecânico possui características diferentes do aquecedor a gás digital. Talvez a primeira diferença notável seja o fato da grande maioria dos equipamentos funcionarem a pilha e não a tomada. Sendo isso uma grande vantagem para quem mora em locais com deficiência de fornecimento de energia elétrica.

Mas talvez sua principal diferença seja seu controle de temperatura e o acionamento, que são manuais, por isso sua definição como um equipamento mecânico.

Outro ponto que deve ser ressaltado é que os aquecedores com tecnologia mecânica não possuem um display digital para poder configurar a temperatura da água de forma exata. Dessa forma é necessário regular manualmente a quantidade de água e gás do aparelho. Outra ponto que deve ser observado é a capacidade de vazão. Os aquecedores a gás mecânicos de maior capacidade só possuem no máximo vazão de água a 20 litros/ minuto. Isso acaba sendo suficiente para atender duas duchas com vazão padrão de 10 litros/ minuto.

Chama fixa

É muito importante observar também uma de suas características importantes que é a chama fixa. Ela acaba afetando a capacidade dos aquecedores a gás mecânicos. Isso significa que a temperatura do banho vai variar de acordo com a quantidade de água que passa pelo aquecedor. Por esse motivo muitas vezes não conseguimos acertar a temperatura ideal do banho. Diferente dos aquecedores a gás digitais, a chama responsável por aquecer a água não se adéqua automaticamente ao seu volume. Nesse contexto, os aquecedores a gás mecânicos não são os mais indicados para atender pontos simultâneos.

Um ponto que você deve observar no comento da compra do seu aquecedor a gás é que algumas pessoas vendem alguns tipos de aquecedores mecânicos como “semi-digitais”. É verdade que alguns modelos até possuem um espécie de display digital. Mas esse display nada mais é do que um termômetro digital, mas isso não o torna um equipamento digital. De qualquer forma como destacamos tanto o controle de temperatura como o acionamento são manuais.

o_que_e_aquecedor_a_gas

Funcionamento do aquecedor a gás digital

O aquecedor a gás digital possui uma placa eletrônica que comanda o acionamento da ventoinha e a liberação das faíscas, para depois liberar a passagem do gás para acender a chama. Seu funcionamento básico é muito parecido com os aquecedores a gás mecânicos. Porém seu grande diferencial é sua chama ser auto modulante e possuir um display digital onde você pode configurar a temperatura exata do seu banho, além de possuir diversas informações importantes.

Diferente dos aquecedores a gás mecânicos, o aquecedor a gás digital consegue ler a temperatura de entrada da água e sua quantidade, e assim ajustar automaticamente o tamanho da chama para que a água esquente exatamente até a temperatura configurada em seu display digital. Aqui não temos mais aquele velho problema de ficar tentando regular a temperatura ideal do nosso banho.

o_que_e_aquecedor_a_gas

Display Digital

E as funções do display digital não param em configurar a temperatura. Como dissemos anteriormente ele também exibe várias informações uteis. Entre elas os códigos de erros, que funcionam como uma espécie de autodiagnostico para eventuais dificuldades que o aquecedor a gás pode enfrentar, como por exemplo falta de gás.

Importante ressaltar também que esse tipo de equipamento tende a possuir uma capacidade de vazão superior ao aquecedor a gás mecânico. E como ele possui chama auto-modulante, que se ajusta automaticamente a quantidade e temperatura da água, ele se torna o equipamento ideal para atender diversas duchas simultaneamente com conforto e precisão.

O aquecedor a gás digital também tem o aspecto segurança como ponto-forte. Ele possui sensores de segurança que desligam o equipamento caso haja problemas. Por exemplo em casos de ausência de água ou temperaturas mais altas do que o programado. Caso a chama não acenda, o aparelho interrompe imediatamente o fluxo de gás.

E caso você queira entender um pouco melhor as diferenças entre o aquecedor a gás digital e o mecânico separamos mais esse artigo para você.

 

Vantagens do Aquecedor a Gás

São muitas as vantagens de possuir um aquecedor a gás. O banho definitivamente muda de patamar, já que você terá uma vazão de água maior. A temperatura da água também acaba ficando mais estável inclusive no inverno ou em dias mais frios. Nada de ficar tomando banho no frio só com um filete de água. Com o aquecedor a gás você consegue ter um banho de hotel, com muito conforto.

Agora um dos principais benefícios com certeza acaba sendo na questão econômica. A economia na conta de luz é um ponto muito interessante e que merece destaque. Os chuveiros elétricos tradicionais consomem uma quantidade alta de energia, o que acaba contribuindo muito nos gastos dos consumidores. Esse é apenas um dos motivos que as pessoas estão cada vez mais buscando um aquecedor a gás. Aliar água quente com uma conta de luz mais barata é sonho de muitas pessoas.

Outro ponto interessante dos aquecedores a gás é a questão da segurança. Os modelos mais modernos, os aquecedores a gás digitais, possuem o acendimento automático, o sensor de chama (que corta o gás caso o abastecimento seja interrompido) e o termostato de segurança (que desliga o aparelho em caso de superaquecimento). Com tudo isso ele acaba se caracterizando como um sistema seguro e confiável.

É de fundamental importância que o aparelho seja instalado por uma equipe técnica especializada, já que instalações feitas de maneira incorreta podem ocasionar acidentes e diminuir consideravelmente a vida útil do aparelho. Outro ponto essencial é que como os queimadores consomem oxigênio durante o funcionamento, é importante instalar o equipamento em locais de fácil acesso e muito arejados, como por exemplo varandas ou áreas de serviço.

o_que_e_aquecedor_a_gas

Quer ter um Aquecedor a Gás em casa? Entre em contato agora mesmo!

O aquecedor a gás é uma excelente opção em vários aspectos. Seja para ter um banho com conforto ao extremo mantendo a sua casa ou apartamento com água quentinha, tornando esse momento do dia extremamente relaxante. O aspecto econômico também pesa bastante, já que comparado ao aquecimento elétrico ele é muito mais econômico.

Vale destacar que o gás é bem mais barato do que a energia elétrica, que vem recebendo diversos ajustes de tarifas ao longo dos últimos anos.

Você se interessou por um aquecedor a gás para sua casa ou apartamento? Preencha agora mesmo nosso formulário de orçamento para verificar o preço do aparelho ideal para sua residência. Não perca a chance de garantir banhos confortáveis e ter água quente à vontade gastando menos eletricidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *