O que é aquecedor a gás digital?

O que é aquecedor a gás digital?
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 5 min
Powered by Cia Web Sites

Muitas pessoas acabam recorrendo a outros sistemas de aquecimento para não somente reduzir os gastos. Mas também por conta da praticidade e facilidade que eles proporcionam. Um dos mais requisitados nos últimos anos é o aquecedor a gás digital, método considerado bastante eficiente e econômico.

Uma das melhores sensações que qualquer pessoa pode ter após um dia cheio de trabalho e de estudos ou mesmo depois de uma atividade física intensa é poder tomar um banho quente e relaxante, que elimina todas as impurezas do corpo e, de quebra, provoca uma série de benefícios para a saúde.

Se, por um lado, o banho quente proporciona diversos benefícios para a saúde, ele também tem seu ônus. Especialmente para o bolso. Afinal, boa parte dos chuveiros instalados nas residências (e provavelmente na sua também) funciona com energia elétrica. Ainda que esse sistema forneça água aquecida quase que instantaneamente, o custo pode sair caro na conta de luz.

Mas o que é, de fato, o aquecedor a gás digital e como ele funciona? Quais são as diferenças em relação ao sistema convencional (aquecedor a gás mecânico ou não digital)? E que tipo de vantagens ele possui quando comparado a outros métodos de aquecimento de água? As respostas para estas perguntas estão nas próximas linhas deste artigo.

O que é aquecedor a gás digital?
O que é Aquecedor a Gás Digital

O que é aquecedor a gás digital?

O aquecedor a gás digital é um sistema que promove o aumento da temperatura da água comumente usada no abastecimento de residências, principalmente para duchas. Para isso, ele utiliza o gás como principal fonte de combustível para promover esse aquecimento. Podem ser utilizados dois tipos no caso, de acordo com a disponibilidade: o gás natural (GN) e o liquefeito do petróleo (GLP).

O modo como esse aparelho esquenta a água é bastante simples. Quando o sistema é acionado, ele libera o gás que alimenta uma chama. Essa fonte de calor está direcionada a uma serpentina de metal, por onde passa o fluxo de água que será aquecido de forma instantânea para o uso no banho.

Uma das principais características do aquecedor a gás digital é a presença da placa eletrônica. Ela possui duas funções fundamentais no sistema: Comandar o acionamento da ventoinha e a liberação das faíscas, para depois liberar a passagem do gás para acender a chama. Esse dispositivo permite também a regulagem exata da temperatura da água de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O que é aquecedor a gás digital?

As diferenças entre o aquecedor a gás mecânico e digital

O aquecedor a gás mecânico ou convencional ainda é um dos sistemas mais encontrados em residências. Ele possui algumas semelhanças com o aparelho digital em relação ao método de aumento de temperatura da água e o acionamento por meio de faíscas.

No entanto, existem diferenças importantes. A principal delas é que a regulagem da temperatura da água é feita de forma manual no aquecedor a gás mecânico. Ou seja, o usuário precisa abrir ou fechar registros para fazer o ajuste do fornecimento de gás e fluxo de água. Dessa maneira aumentando ou diminuindo a temperatura da água. Achar a temperatura mais confortável para seu banho muitas vezes acaba sendo uma tarefa de tentativa e erro.

Já o aquecedor a gás digital possui uma chama auto modulante. Isso significa que o tamanho da chama varia de tamanho e intensidade de acordo com o fluxo e a temperatura de água.

Powered by Cia Web Sites

O sistema é capaz de fazer a leitura do fluxo e da temperatura da água no momento de sua entrada. A partir disso, o aparelho realiza os ajustes necessários para que a temperatura da água atinja o número configurado pelo usuário e se mantenha até o desligamento.

Para essa configuração, o aquecedor tem um display digital com botões e indicação das funções disponíveis. Nele, o usuário pode executar os principais comandos, como configurar a temperatura exata da água.

As vantagens do aquecedor a gás digital

Ter um aquecedor a gás digital em sua residência traz diversos benefícios. Uma delas é certamente a economia. O gás é um combustível de alto rendimento, que fornece uma grande quantidade de calor com apenas alguns mililitros da substância. Dessa forma, os gastos com esse tipo de fornecimento se tornam mais baratos do que a utilização de energia elétrica.

Display digital

Como dissemos anteriormente os aquecedores a gás digitais possuem um display que exibem várias informações uteis para seu funcionamento.

Além de poder configurar a temperatura da água o display digital do aquecedor a gás exibe o resultado de um autodiagnostico. Isso significa que se algo de errado ocorrer com o equipamento, ou até mesmo uma simples falta de gás, seu sistema inteligente vai detectar isso e emitir um código de erro em seu display.

Isso vai te auxiliar em eventuais problemas que o aquecedor a gás tiver, seja para você mesmo resolver ou acionar uma assistência técnica autorizada pela marca do aquecedor a gás.

Segurança

Outro ponto positivo está relacionado à segurança. Isso porque o aparelho é desligado automaticamente caso a chama se apague, interrompendo automaticamente o fluxo de gás e evitando acidentes.

O aquecedor a gás digital é um equipamento extremamente confiável e seguro, possuindo diversos dispositivos de segurança, responsáveis por monitorar todo o seu funcionamento e interromper seu funcionamento caso algo não esteja de acordo.

Considerações na hora de adquirir o aquecedor a gás digital

Para que faça a escolha mais segura e adequada para a sua casa, é importante que o aquecedor a gás digital seja de qualidade e que tenha sido aprovado em testes de controle. Uma dica é procurar selos de instituições conhecidas, como o Inmetro, que atestam a confiabilidade no produto.

No momento da instalação, é importante contratar um serviço especializado. Isso porque o aquecedor a gás digital segue rígidas normas de segurança para ser instalado. Uma instalação fora de norma pode colocar a sua segurança e de sua família em risco. Além de comprometer a garantia do aquecedor a gás digital, que independente do fabricante é de 3 anos.

O que você achou do aquecedor a gás digital? Acredita que ele seja a solução para a sua casa? Então, preencha o formulário de orçamento e venha descobrir todo o potencial de marcas como Rinnai e Rheem!

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

15 comentários em "O que é aquecedor a gás digital?"

  1. Lucila Vaz disse:

    Na loja disseram que um botijão de 13l de GNP é insuficiente para um aquecedor digital independente da vazão. Que eu teria que ter 2 botijões ou um maior, daqueles compridos, não sei a litragem. É correto isto?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Lucila, tudo bem?

      Depende. Isso porque um botijão P13 possui uma vazão de gás máxima por hora. Essa vazão pode variar de acordo com o clima, sendo mais alta para climas quentes e mais baixa para climas frios. Mas sua média é de 0,6 Kg/h.

      Já o P45, esse botijão mais comprido que a senhora citou, possui vazão de 1,0 Kg/h.

      Um aquecedor a gás Rinnai E21 possui consumo máximo de 2,45 Kg/h de gás. Se fôssemos seguir com exatidão esses valores precisaríamos de 4 P13, fornecendo 2,4 kg/h (4 x 0,6 kg/h), mesmo assim ainda ficaria um pouco abaixo do consumo máximo. Ou 3 P45, fornecendo 3 kg/h. No entanto esses números são para condições extremas de aquecimento com o aquecedor a gás trabalhando em potência máxima e por uma hora interrupta. No dia-a-dia, num contexto residencial, esse cenário é improvável. Por isso costumamos recomendar cobrir algo em torno de 60% a 70% desses valores.

      Por exemplo: se o Rinnai E21 precisa de 2,45 Kg/h de gás em potência máxima, a gente calcula que em condições mais rotineiras, ele precise na verdade de 1,47 kg/h (2,45 x 60%). Sendo assim, 3 P13 trabalhando em conjunto forneceriam 1,8 kg/h. Seria mais que suficiente. Em alguns casos até mesmo 2 botijões seriam suficientes. Ou 2 P45, fornecendo 2 kg/h.

      Vai dependendo muito do aquecedor a gás em questão e de sua utilização. Mas via de regra costumamos indicar uma bateria de pelo menos 2 botijões P13.

      Deu pra entender a lógica por trás disso?

      Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • O que é aquecedor a gás digital?
  • O que é aquecedor a gás digital?