Mini pressurizador para aquecedor a gás: Conheça mais sobre o equipamento

Imagine a seguinte situação: Você adquiriu um aquecedor a gás com o objetivo de ter um verdadeiro banho de hotel em casa, já que o aquecimento a gás permite que a água da sua ducha atinja temperaturas mais altas e em grande volume em comparação com o chuveiro elétrico. Porém no momento de instalar o equipamento você descobre que não possui uma pressão adequada em suas torneiras e duchas. Nesses casos, para você poder usufruir de todos os benefícios de um bom banho, o mini pressurizador para aquecedor a gás acaba sendo a melhor opção para resolver os seus problemas.

Nesse artigo vamos explicar do que se trata esse equipamento, dessa forma propiciando o máximo proveito do seu aquecedor a gás.

Você pode conferir outro artigo em nosso blog onde explicamos tudo sobre pressão de água.

O que é um mini pressurizador para aquecedor a gás?

O mini pressurizador para aquecedor a gás é um equipamento hidráulico que proporciona o aumento da pressão e do volume de água quente em pontos de consumo de água quente alimentados pelo aquecedor. Pontos como duchas, torneiras e banheiras. Ele é um pressurizador de água como qualquer outro, a diferença é que é um equipamento mais compacto e menos potente, ideal para instalar logo abaixo dos aquecedores a gás.

Diferente de pressurizadores maiores e mais potentes que são instalados para pressurizar toda a rede hidráulica de uma residência, o mini pressurizador é instalado diretamente na entrada de água dos aquecedores a gás. Sendo assim ele só pressuriza a água que chega até os aquecedores. Então na prática apenas a água quente será pressurizada.

Além disso trata-se de um equipamento compacto, de simples instalação, silencioso e com baixo consumo de energia elétrica.

Mini pressurizador para aquecedor - Aquecenorte

Falta de pressão para o acionamento do aquecedor

Os aquecedores a gás precisam de uma pressão mínima para o seu acionamento. Essa pressão varia de acordo com o modelo do aquecedor a gás, sendo em média de 2 a 6 m.c.a para aquecedores a gás digitais e 6 a 8 para aquecedores a gás mecânicos. A falta de pressão pode fazer com que o seu aquecedor nem chegue a ligar. Por isso é sempre muito importante verificar se a pressão na sua residência é a ideal antes de começar a utilizar o seu aquecedor a gás. Temos inúmeros casos de clientes que compraram o equipamento sem saber se a pressão na sua residência era a ideal para a utilização ideal do aquecedor.

O mini pressurizador é projetado para uso residencial, sendo indicado especialmente para a aplicação em aquecedores a gás.

Mini pressurizador para aquecedor - Aquecenorte

Pressão mínima de conforto

Como falamos acima os aquecedores a gás precisam de uma pressão mínima de água apenas para funcionar. No entanto ter essa pressão mínima obviamente não significa um bom conforto.

Para garantir um banho realmente confortável precisamos de uma pressão de água que gira em torno de 10 a 15 m.c.a. Claro que isso varia de gosto pessoal. Tem gente que gosta de mais pressão, já outros podem achar desconfortável. No entanto uma pressão de água menor do que 10 ou 8 m.c.a geralmente não proporciona um banho confortável. Por outro lado uma pressão superior a 20, 25 m.c.a. costuma ser desconfortável para boa parte das pessoas.

Sendo assim o mini-pressurizador, especialmente os modelos de 350w, podem ser a solução ideal para o seu banho.

Perda de carga gerada pelo aquecedor a gás 

Os mini-pressurizadores, especialmente os de 120w, são bastante usados para compensar a perda de carga gerada pelo aquecedor a gás e dessa forma evitar o desequilíbrio hidráulico. Mas afinal o que é essa perda de carga?

Dentro do aquecedor a gás a água passa pela serpentina, uma tubulação cheia de curvas, percorrendo um caminho bastante tortuoso. Pois é justamente essa mudança de direção, além da tubulação diminuir de diâmetro que gera uma queda brusca na pressão da água. O nome técnico dessa diminuição de pressão da água é perda de carga.

Em casos mais extremos o aquecedor a gás pode gerar uma perda de carga de até 10 m.c.a. Por isso os mini-pressurizadores de 120w, que podem dar um incremento de até 8 m.c.a, são mais recomendados para apenas compensarem essa perda de carga do aquecedor. O objetivo principal é impedir que a água que sai do equipamento esteja com uma pressão muito menor de quando entrou.

Aquecedor a Gás desliga durante o banho - Fluxo de Água - Aquecenorte

Evitando o desequilíbrio hidráulico

Já o desequilíbrio hidráulico é quando a água fria possui muito mais pressão que a água quente (ou vice-versa). E isso acontece justamente porque a água que passa pelo aquecedor a gás acaba perdendo muita pressão. Por isso a água fria acaba ficando com a pressão muito maior.

A consequência disso é que quando você vai misturar a água quente com a água fria no seu banho, é que a água fria, justamente por ter muito mais pressão, acaba bloqueando a passagem da água quente. E quando a água quente fica bloqueada o aquecedor a gás desliga porque entende que o registro foi fechado.

Como dissemos acima o mini-pressurizador vai compensar a perda de pressão e evitar que essa diferença de pressão entre água quente e fria, assim permitindo que você misture a água sem problemas.

Parece meio complexo, não é? Caso tenha dúvidas você pode conferir este artigo específico sobre esse tema.

Como saber se preciso de um mini pressurizador para aquecedor a gás

Para escolher o mini pressurizador para o seu aquecedor a gás, é importante levar em consideração algumas informações sobre o local de instalação para identificar qual a potência ideal do pressurizador. Cada modelo de mini pressurizador possui uma potência e uma curva de vazão específica, e é justamente ela que deve ser levada em consideração no momento de escolher o pressurizador. Existem diversos modelos de mini-pressurizadores disponíveis no mercado. Cada um para uma necessidade e com potências distintas. Tudo vai depender da pressão de água existente no local, e em algumas situações existe a necessidade de um auxílio profissional para identificar a necessidade do pressurizador bem como para analisar a sua rede hidráulica.

Quanto mais pressão for necessária para abastecer todos os pontos de consumo da sua residência, maior deverá ser a potência do equipamento. É necessário levantar algumas informações como a quantidade de pontos de consumo que serão abastecidos (número de chuveiros ou torneiras do local), a distância da caixa d´água em relação aos pontos de consumo, o andar em que o imóvel está localizado e o volume da caixa d´água no local.

Com essas informações em mãos fica mais fácil identificar qual a potência do pressurizador que você vai precisar.

Mini pressurizador para aquecedor - Aquecenorte

Pressurização nos pontos de consumo 

É importante reforçar que a aplicação do mini-pressurizador, especialmente quando estamos falando de aquecedores a gás, só vai pressurizar a água quente. Caso realmente exista a necessidade de pressurizar toda a rede o mais recomendado é buscar a aquisição de bombas pressurizadoras maiores. Mas afinal porque mini-bomba pressuriza apenas água quente?

Isso porque ela é instalada na entrada de água do aquecedor a gás. Sendo assim, apenas a água que entra e consequentemente sai do aquecedor a gás é pressurizada.

O mini-pressurizadores até podem ser instalados para pressurizar toda a rede hidráulica de uma residência, mas via de regra esse tipo de equipamento não possui uma potência suficiente para atender muitos pontos de consumo de forma simultânea e efetiva. Por isso é uma solução mais indicada para a aplicação de aquecedores a gás apenas.

Modelos de pressurizadores

Entre os modelos de mini pressurizadores disponíveis no mercado, os mais procurados são os com potências de 93W, 120W e 350W.

Mini pressurizador para aquecedor - Aquecenorte

Principais aplicações

  • 93W – Este modelo de bomba tem uma potência muito fraca para trabalhar diretamente com aquecedores a gás, sendo mais utilizada mais em recirculação de água em outras aplicações;
  • 120W – Este é um modelo bastante utilizado em aquecedores a gás, mas por não ser muito potente é utilizado com o principal objetivo de compensar a perda de carga (que explicamos acima) e não proporcionar um real aumento de pressão;
  • 350W – Este é o modelo mais potente entre os mini-pressurizadores, sendo capaz de além de compensar a perda de carga também acrescentar mais pressão para seu banho.

Porque usar um mini pressurizador para aquecedor a gás

Se você tem problemas de falta de pressão em sua residência e deseja aproveitar ao máximo todos os benefícios do seu aquecedor a gás, um mini pressurizador é uma boa opção. Você terá uma pressão constante nos pontos alimentados pelo aquecedor a gás e consequentemente muito mais conforto e facilidade no dia-a-dia.

Mas fique atento para não ter dores de cabeça. Sempre recomendamos procurar por empresas especializadas nesse tipo de equipamento. Dessa forma eles vão poder te indicar qual o modelo mais indicado de acordo com a sua demanda e as características do local.

Eles também vão te orientar sobre a potência ideal do pressurizador de acordo com as suas necessidades, contribuindo para o melhor aproveitamento do seu sistema de aquecimento como um todo. Banho sem pressão nunca mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *