Meu aquecedor a gás parou de funcionar. E agora?

Meu aquecedor a gás parou de funcionar. E agora?
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 5 min
Powered by Cia Web Sites

Poucas coisas são mais revigorantes e relaxantes do que tomar um bom banho quente depois de um dia de trabalho intenso. No entanto, todas essas boas sensações tendem a cair por terra quando abrimos o registro e percebemos que não tem água aquecida saindo da ducha e que o aquecedor a gás parou.

Se você tem um sistema de aquecimento a gás como fonte de água quente, ébem provável que o aquecedor tenha parado de funcionar corretamente. Seja por conta da instalação errada, defeito de algum componente ou problema de funcionamento de alguma parte do sistema. Mas o que pode ter acontecido e o que fazer nessa situação? Veja nesse artigo quais as providências a serem tomadas.

Como funciona o aquecedor a gás

Para entender os possíveis motivos que fizeram seu aquecedor a gás parar de funcionar. É importante entender como funciona todo o sistema. Podemos comparar o aparelho com um fogão. Já que existe uma fonte de calor alimentada por gás natural (GN) ou gás liquefeito do petróleo (GLP) utilizada para aquecer a água que passa pelas torneiras e chuveiros da residência.

Existem dois tipos de aquecedores, que se diferem pela maneira como fornecem água quente para seus usuários. O primeiro é o de passagem ou instantâneo. Que recebe esse nome pelo fato de que o aumento da temperatura do fluxo é feito no momento em que o aparelho é acionado.

Para isso, a chama alimentada pelo gás promove o aquecimento de uma bobina por onde a água passa. Nesse momento, ela aumenta sua temperatura de maneira instantânea e logo vai para a saída onde foi acionada, como a ducha ou a torneira do banheiro.

Aquecedor_a_Gas_parou
Aquecedor a gás parou

O outro tipo de aquecedores a gás são o boilers. Onde a água fica armazenada em um reservatório e é aquecida pela chama produzida por um tubo no centro de um cilindro.

Este artigo tem como objetivo principal os aquecedores de passagem. Se você chegou aqui procurando saber mais sobre sistemas de acumulação (boiler), clique aqui e sabia mais.

Problemas mais comuns no aquecedor a gás que parou

O aquecedor a gás pode apresentar problemas de funcionamento e até parar de funcionar adequadamente. E isso causa um grande incômodo, não somente pelo fato de ficar sem água quente. Mas também porque pode ser que você precise de ajuda de um profissional.

Desequilíbrio Hidráulico

Um dos problemas mais comuns é chamado de desequilíbrio hidráulico. Em outras palavras, a água fica morna ou simplesmente se mantem fria. Isso acontece porque a água fria, vem direto da caixa d’água ou do fornecimento da rua. Logo possui uma pressão maior do que o fluxo de água quente que vem do aquecedor a gás.

Não é incomum que a água fria “domine” o encanamento e bloqueie a passagem da corrente quente do aquecedor. Como não há mais fluxo e o sistema instantâneo é acionado somente com o escoamento de água, ele interpreta isso como fechamento do registro e desliga.

Powered by Cia Web Sites
Aquecedor_a_Gas_parou
Aquecedor a gás parou

Falta de Gás

Outra situação muito comum é a falta de gás. Que simplesmente impede o aquecedor de funcionar. Neste caso, pode ser um problema de abastecimento da companhia de gás na sua cidade. Ou um problema na estrutura de distribuição do condomínio onde mora, como registro geral fechado. Fique atento com um possível vazamento. Já que o gás natural (GN) e o gás liquefeito de petróleo (GLP) são tóxicos e inflamáveis. Podendo ainda causar acidentes.

Aquecedor_a_Gas_parou

Aquecedor desliga após um tempo funcionando

Além disso, muitos usuários costumam relatar problemas de funcionamento em que o aquecedor a gás é acionado. Mas ele desliga após um tempo. Essa situação pode ter origem em dois problemas.

Um deles é a insuficiência de gás. Se o seu sistema é alimentado por botijões. É um indicativo de que eles precisam ser trocados ou podem apresentar algum vazamento. Porém, se o seu fornecimento é por encanamento, a pressão do gás pode estar mais baixa do que a necessária para fazer o aquecedor funcionar corretamente. Nesse caso o problema pode estar no medidor de gás.

A outra causa de mau funcionamento do aparelho pode estar relacionada a problemas em algum componente. O mais comum é a ventoinha. Ela é a responsável pela eliminação do monóxido de carbono resultante da queima do gás. Seja por uso excessivo, instalação errada ou desgaste natural da peça.

Aquecedor_a_Gas_parou

O que fazer nesses casos que o aquecedor a gás parou

Arrumar aquecedor a gás com defeito é uma situação que demanda o suporte de um profissional especializado. Esses aparelhos apresentam riscos iminentes, como superaquecimento, vazamentos e explosões, que podem colocar a integridade em perigo se não forem manipulados corretamente.

Assim, se o problema for o desequilíbrio hidráulico, faça a regulagem da temperatura no próprio sistema e deixe-a em uma situação confortável para todos os usuários. A prática de abrir o registro de água quente primeiro e depois diminuir a temperatura com o fluxo frio não é indicada, porque, além do consumo ser bem maior, pode ocasionar no desequilíbrio hidráulico descrito anteriormente.

Em caso de problemas no abastecimento, ligue para a companhia de gás ou contate o responsável no seu condomínio (se a fonte de gás for externa). No caso de botijões, veja se não há vazamentos ou, se não houver mais gás, faça a troca por um novo.

Se o aparelho apresentar algum defeito, chame a assistência técnica autorizada para identificar as falhas e fazer os reparos. Jamais tente resolver o problema por conta própria, pois isso pode ser muito perigoso.

Uso correto e manutenção

Aquecedor_a_Gas_parou

Para evitar qualquer problema, o mais recomendado é que você utilize o seu aquecedor a gás da maneira indicada nos manuais do aparelho. Isso prolonga a vida útil de todo o sistema e reduz a possibilidade de problemas no funcionamento.

Além disso, é essencial que você faça uma manutenção preventiva regularmente. Para isso, entre em contato com a assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás e fique de olho caso encontre algum defeito.

Se você ficou interessado em ter um aquecedor a gás, preencha o nosso formulário de orçamento. Nossos especialistas vão oferecer a melhor solução para sua residência.

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

165 comentários em "Meu aquecedor a gás parou de funcionar. E agora?"

  1. eduardo soci disse:

    Bom Dia,
    Por favor, tenho um Aquecedor Komecco K020 SEI – Digital que já estava instalado no apartamento e comecei a notar que quando liga um dos chuveiros ele faz um barulho alto (tipo curto) mas não apresenta erro no painel e o funcionamento fica normal, já no outro chuveiro não faz barulho algum, o que poderia ser?

    Desde já agradeço a atenção.

    Eduardo.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Eduardo, tudo bem?

      É um caso estranho esse. As duchas possuem vazão diferente? Por exemplo, essa ducha que causa o barulho possui uma vazão maior que a ducha que não gera nenhum barulho?

      Nossa desconfiança aqui é que uma ducha de maior barulho pode fazer com que o aquecedor trabalhe de maneira muito mais intensa e por isso o barulho.

      Mas só uma análise no local pra saber mesmo o porque disso estar ocorrendo.

  2. Bernardo disse:

    Boa tarde,

    Eu tenho um Lorenzetti Lz 750BP que não está ligando.

    Ele é novo e estava funcionando perfeitamente bem até o momento em que o condominio precisou fechar a agua por 2 semanas para que concessionária realizasse reparos na tubulação externa. Nesse período a água era aberta por 2x ao dia (abastecimento por caminhão pipa) e o aquecedor estava funcionando normalmente.

    Contudo, finalizado os reparos o aquecedor parou de ligar, e apesar da forte pressão na água fria quando coloca para a quente o aquecedor nao liga e não passa qualquer agua.

    Recentemente tbm houve manutenção na tubulação de gas no condominio, que foi finalizado antes do problema com o abastecimento da agua…

    As pilhas são novas e o condominio afirma que o problema eh interno, no meu apto, seja do aquecedor ou da tubulação (entupimento)…

    Gostaria da sua opiniao profissional nesse caso…

    Obrigado..

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Bernardo, tudo bem?

      Quando o senhor abre apenas a água quente não passa água alguma? Nesse caso o mais provável que a tubulação de água quente e/ou o aquecedor esteja entupido.

      É bem comum nessas interrupções de fornecimento de água, a sujeira que fica acumulada no fundo do reservatório se soltar e correr pela tubulação. Essa sujeira pode se acumular em alguma região da tubulação e/ou dentro do aquecedor a gás e impedir a passagem de água.

      O ideal o senhor chamar uma equipe especializada para analisar.

  3. Selma disse:

    Temis um aquecedor komeco 22DI, meu fogão acende normalmente, mas neus 2 chuveiros ñ estão aquecendo mais, do nada parou, meu marido tomou banho e em seguida minha filha foi tomar banho e já ñ esquentou mais. O painel digital continua marcando a temperatura, não apagou, oque pode ser?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Selma, tudo bem?

      É necessário uma análise do equipamento pra dizer o que está ocorrendo. Mas o mais comum quando o aquecedor a gás desliga durante o banho sem mostrar nenhum código de erro é o desequilíbrio hidráulico. Que não é um problema do aquecedor e sim da hidráulica da residência.

      Escrevemos um artigo somente sobre esse caso. Lá também sugerimos algumas soluções. Recomendo a leitura:

      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

  4. Rafael disse:

    Diversas vezes durante o dia, o aparelho não liga, a pressão da água quente na torneira vai caindo durante o tempo de uso.

    Isso já vem acontecendo durante um período. Logo após um período do dia, o aparelho volta a funcionar.

    De acordo com matéria descrita no texto, aparentemente parece ser um desiquilibrio.

    Já a pressão da água fria é bem forte e constante.

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Rafael, tudo bem?

      Inicialmente parece um problema hidráulico, mas não de desequilíbrio. Outra possibilidade, apesar de menos provável, é alguma obstrução por sujeira no equipamento ou nos pontos de consumo. Mas como o problema vária ao longo do dia acho que é mais seguro dizer que está relacionado ao abastecimento de água do aquecedor a gás.

      Trata-se de um apartamento? Sem sim, a água do prédio é pressurizada? Em qual andar seu apartamento está localizado em relação ao total de andares?

      Sugiro entrar em contato com uma empresa autorizada para fazer as análises e testes necessários para identificar o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Meu aquecedor a gás parou de funcionar. E agora?
  • Meu aquecedor a gás parou de funcionar. E agora?