Meu aquecedor a gás parou de funcionar. E agora?

Poucas coisas são mais revigorantes e relaxantes do que tomar um bom banho quente depois de um dia de trabalho intenso. No entanto, todas essas boas sensações tendem a cair por terra quando abrimos o registro e percebemos que não tem água aquecida saindo da ducha e que o aquecedor a gás parou.

Se você tem um sistema de aquecimento a gás como fonte de água quente, ébem provável que o aquecedor tenha parado de funcionar corretamente. Seja por conta da instalação errada, defeito de algum componente ou problema de funcionamento de alguma parte do sistema. Mas o que pode ter acontecido e o que fazer nessa situação? Veja nesse artigo quais as providências a serem tomadas.

Como funciona o aquecedor a gás

Para entender os possíveis motivos que fizeram seu aquecedor a gás parar de funcionar. É importante entender como funciona todo o sistema. Podemos comparar o aparelho com um fogão. Já que existe uma fonte de calor alimentada por gás natural (GN) ou gás liquefeito do petróleo (GLP) utilizada para aquecer a água que passa pelas torneiras e chuveiros da residência.

Existem dois tipos de aquecedores, que se diferem pela maneira como fornecem água quente para seus usuários. O primeiro é o de passagem ou instantâneo. Que recebe esse nome pelo fato de que o aumento da temperatura do fluxo é feito no momento em que o aparelho é acionado.

Para isso, a chama alimentada pelo gás promove o aquecimento de uma bobina por onde a água passa. Nesse momento, ela aumenta sua temperatura de maneira instantânea e logo vai para a saída onde foi acionada, como a ducha ou a torneira do banheiro.

 

Aquecedor_a_Gas_parou
Aquecedor a gás parou

 

O outro tipo de aquecedores a gás são o boilers. Onde a água fica armazenada em um reservatório e é aquecida pela chama produzida por um tubo no centro de um cilindro.

Este artigo tem como objetivo principal os aquecedores de passagem. Se você chegou aqui procurando saber mais sobre sistemas de acumulação (boiler), clique aqui e sabia mais.

Problemas mais comuns no aquecedor a gás que parou

O aquecedor a gás pode apresentar problemas de funcionamento e até parar de funcionar adequadamente. E isso causa um grande incômodo, não somente pelo fato de ficar sem água quente. Mas também porque pode ser que você precise de ajuda de um profissional.

Desequilíbrio Hidráulico

Um dos problemas mais comuns é chamado de desequilíbrio hidráulico. Em outras palavras, a água fica morna ou simplesmente se mantem fria. Isso acontece porque a água fria, vem direto da caixa d’água ou do fornecimento da rua. Logo possui uma pressão maior do que o fluxo de água quente que vem do aquecedor a gás.

Não é incomum que a água fria “domine” o encanamento e bloqueie a passagem da corrente quente do aquecedor. Como não há mais fluxo e o sistema instantâneo é acionado somente com o escoamento de água, ele interpreta isso como fechamento do registro e desliga.

Aquecedor_a_Gas_parou
Aquecedor a gás parou

Falta de Gás

Outra situação muito comum é a falta de gás. Que simplesmente impede o aquecedor de funcionar. Neste caso, pode ser um problema de abastecimento da companhia de gás na sua cidade. Ou um problema na estrutura de distribuição do condomínio onde mora, como registro geral fechado. Fique atento com um possível vazamento. Já que o gás natural (GN) e o gás liquefeito de petróleo (GLP) são tóxicos e inflamáveis. Podendo ainda causar acidentes.

Aquecedor_a_Gas_parou

Aquecedor desliga após um tempo funcionando

Além disso, muitos usuários costumam relatar problemas de funcionamento em que o aquecedor a gás é acionado. Mas ele desliga após um tempo. Essa situação pode ter origem em dois problemas.

Um deles é a insuficiência de gás. Se o seu sistema é alimentado por botijões. É um indicativo de que eles precisam ser trocados ou podem apresentar algum vazamento. Porém, se o seu fornecimento é por encanamento, a pressão do gás pode estar mais baixa do que a necessária para fazer o aquecedor funcionar corretamente. Nesse caso o problema pode estar no medidor de gás.

A outra causa de mau funcionamento do aparelho pode estar relacionada a problemas em algum componente. O mais comum é a ventoinha. Ela é a responsável pela eliminação do monóxido de carbono resultante da queima do gás. Seja por uso excessivo, instalação errada ou desgaste natural da peça.

Aquecedor_a_Gas_parou

O que fazer nesses casos que o aquecedor a gás parou

Arrumar aquecedor a gás com defeito é uma situação que demanda o suporte de um profissional especializado. Esses aparelhos apresentam riscos iminentes, como superaquecimento, vazamentos e explosões, que podem colocar a integridade em perigo se não forem manipulados corretamente.

Assim, se o problema for o desequilíbrio hidráulico, faça a regulagem da temperatura no próprio sistema e deixe-a em uma situação confortável para todos os usuários. A prática de abrir o registro de água quente primeiro e depois diminuir a temperatura com o fluxo frio não é indicada, porque, além do consumo ser bem maior, pode ocasionar no desequilíbrio hidráulico descrito anteriormente.

Em caso de problemas no abastecimento, ligue para a companhia de gás ou contate o responsável no seu condomínio (se a fonte de gás for externa). No caso de botijões, veja se não há vazamentos ou, se não houver mais gás, faça a troca por um novo.

Se o aparelho apresentar algum defeito, chame a assistência técnica autorizada para identificar as falhas e fazer os reparos. Jamais tente resolver o problema por conta própria, pois isso pode ser muito perigoso.

Uso correto e manutenção

Aquecedor_a_Gas_parou

Para evitar qualquer problema, o mais recomendado é que você utilize o seu aquecedor a gás da maneira indicada nos manuais do aparelho. Isso prolonga a vida útil de todo o sistema e reduz a possibilidade de problemas no funcionamento.

Além disso, é essencial que você faça uma manutenção preventiva regularmente. Para isso, entre em contato com a assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás e fique de olho caso encontre algum defeito.

Se você ficou interessado em ter um aquecedor a gás, preencha o nosso formulário de orçamento. Nossos especialistas vão oferecer a melhor solução para sua residência.

    • Boa tarde Fátima. Agradecemos o seu contato. Esse problema relatado de não produzir a faísca tem relação com a chave de partida do equipamento. Pode ser um problema na ignição do aquecedor. Nesse caso o mais recomendado é um técnico fazer uma análise mais aprofundada do equipamento na sua casa. Uma visita técnica é o ideal.

      Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.

  • bom dia …meu aquecedor parou de funcionar….na verdade ele liga acende a chama e em segundos ele apaga….pelo que ouço ele fica ligado o dispositivo de faísca….poderia me ajudar?

    • Boa tarde Ivan. Muito obrigado pelo contato. Você chegou a fazer a verificação junto a fornecedora de gás?
      É sempre importante verificar se o fornecimento de gás está ocorrendo normalmente. Se for botijão, é importante verificar se os mesmos estão em dia (cheios). Se o fornecedor for a Comgás ou alguma outra rede, também é importante verificar se o fornecimento está sendo feito de forma correta.
      Se o seu aquecedor for mecânico, eu te aconselho a fazer a substituição das pilhas. Outra possibilidade é estar ocorrendo problema com a placa eletrônica, que não está conseguindo identificar a chama do equipamento. Agora se o seu aquecedor for o modelo digital, também existe a possibilidade do problema estar relacionado a falta de gás, como mencionamos no começo, além da possibilidade de problema na placa eletrônica.
      Caso você faça as respectivas verificações e tudo esteja dentro da normalidade, o mais recomendado é você chamar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • boa tarde.
    Tenho um aquecedor a gas digital, ligado na tomada com 2 duchas e 2 torneiras.
    Acontece que uma das duchas só liga o aquecedor quando se abre junto tb uma das torneiras.
    Na outra ducha, esse problema já nao ocorre.
    Nao acredito que seja pressao da agua, já que moro em apto e tem muita pressao.
    Tem ideia se isso seria um problema no aquecedor ou na ducha?

    • Boa tarde James. Muito obrigado pelo contato.
      O que pode estar acontecendo, é o misturador estar aberto, ou seja aquelas duchas higiênicas de água fria e água quente elas podem estar abertas, fazendo com que no momento em que você abre um ponto de consumo no chuveiro, imediatamente você já tem um ponto misturado, ou seja você vai ter água fria e água quente naquele ponto do chuveiro mesmo você abrindo somente o registro de água quente. Então isso faz com que o aquecedor tenha um baixo fluxo de água quente passando por ele, e consequentemente o aquecedor acaba não acionando já que ele acredita que não tenha nada aberto.
      O que eu recomendo você fazer é verificar as duchas higiênicas, para verificar se tem alguma aberta ou se existe algum banheiro desativado que pode estar com os dois registros abertos e com um plug em cima onde fica localizada a ducha.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Tenho dois chuveiros a gás e só em um deles a água esquenta. Já liguei para a empresa que instalou o gás e nada. A água no chuveiro frio esquenta só quando o outro chuveiro está aberto ou recém-fechado. Além disso, o chuveiro quente fica frio demais quando abro a torneira fria. O prédio é novo, os chuveiros e o aquecedor também. Não quero fazer reforma no apartamento e a construtora lava as mãos. Por enquanto estou tomando banho gelado de dia e quente de noite.

    • Bom dia Henrique. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, existe a possibilidade do problema estar relacionado com o fato do seu chuveiro estar entupido, ou se a sua tubulação é de ferro ela pode estar com alguma obstrução.

      Para fazer um teste para saber se é isso ou não , tire a ponta do seu chuveiro (não precisa tirar o cano da parede), mas tire a ponta onde encaixa o chuveiro, destarrache ele ali e abra sem o chuveiro para ver se o aquecedor vai ligar e mistura. Porque se você abrir o chuveiro e misturar, o problema está no chuveiro. Pode acontecer do chuveiro vir com uma tela, a sujeira pode entupir o chuveiro ou então o chuveiro possui uma vazão muito baixa, então recomendo você tirar a cabeça do chuveiro e deixar somente o cano na parede e abre. Se o aquecedor armar e ele misturar e não apagar, você resolve o problema trocando o chuveiro.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

  • Boa noite. Meu aquecedor anual não muda a temperatura. Ja regulei pra ficar no 2, temperatura de 37 graus, mas ele aquece como se estivesse regulado no 4, temperatura acima de 50 graus.

    • Boa tarde Fernanda. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, existe a possibilidade de você estar com uma baixa vazão de água. Pode ser por restrição por causa de fuligem na ducha ou até mesmo dentro do equipamento. Nesse caso, se ainda não realizou a manutenção preventiva esse ano no seu aquecedor, recomendamos fortemente que você realize o procedimento.

      Recomendo a leitura de um artigo específico sobre a manutenção preventiva em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/manutencao-preventiva-aquecedor-a-gas/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

    • Bom dia Wallace. Muito obrigado pelo contato.

      Você não chegou a especificar qual o modelo do seu aquecedor, mas provavelmente se trata de um aquecedor mecânico.
      Geralmente os aquecedores mecânicos quando você tenta aumentar a temperatura e o equipamento não aumenta, pode ocorrer do diafragma dele estar com furo ou ele está muito dilatado e não consegue mais suspender o eixo dele.

      O ideal nesse caso é você nos informar o modelo específico do seu aquecedor para podermos te passar uma orientação mais assertiva do que deve ser feito.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

        • Boa tarde Wallace. Muito obrigado pelo contato.

          Nesse caso muito provavelmente o problema está relacionado mesmo com o diafragma do equipamento. A função do diafragma é deslocar o eixo, abrir uma comporta para passar o gás e acionar o micro aonde faz a centelha. As vezes ele abre para fazer a centelha mas abre pouco a comporta, ai ela abre bem pouco.

          Como esse modelo de aquecedor é bem antigo (tem mais de cinco anos), o ideal é você acionar uma assistência técnica autorizada para fazer uma manutenção no equipamento e provavelmente trocar o diafragma.

          Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou então pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

          Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

          • Bom dia Wallace. Muito obrigado pelo feedback positivo.

            São comentários como esse que nos motivam a continuar trabalhando arduamente em busca da excelência em nossos serviços.

            Continue acompanhando os nossos artigos, logo teremos novidades.

            Abraços

          • Thiago, boa noite.
            Hoje pela manhã o técnico veio até minha residência e depois de muitos testes ele resolveu que iria abrir o aparelho pra melhor averiguar. Quando ele puxou um dos botões para tirar a tampa, descobriu o problema.
            Dois dos botões estavam rachados. Com isso, o botão girava mas o eixo não. Estou publicando essa experiência pq pode ajudar alguém com o mesmo problema.
            Agradecido mais uma vez.

          • Bom dia Wallace. Agradeço por compartilhar essa experiência conosco.

            Vai ser de grande ajuda, porque com certeza vão aparecer clientes nos comentários com o mesmo problema que o seu.
            Dessa forma sua resposta certamente vai contribuir para a resolução de futuros problemas.

            Estou sempre à disposição para ajudar no que for preciso.

            Abraços

  • Tenho um aquecedor a gás Lorenzetti digital que sempre funcionou bem, agora ele parece que está funcionando normal mas a água praticamente não esquenta , e não aparece nenhuma mensagem de erro em sua tela. O que pode ser?

    • Bom dia Lilian. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, já que você disse que não está aparecendo nenhuma mensagem de erro na tela, existe a possibilidade do problema estar relacionado com sujeira no sensor de fluxo do seu aquecedor.
      Quando foi a última vez que você realizou uma manutenção preventiva no equipamento?

      O mais recomendado nesse caso é você acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento. Até mesmo para analisar a eventual necessidade de trocar alguma peça do equipamento.

      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp).

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Olá
    Tenho um aquecedor Lorenzetti mecânico e ele não dispara a centelha automaticamente quando ligo o chuveiro.
    Note que é possível disparar manualmente retirando e colocando as pilhas com o chuveiro ligado, o que faz com que o aquecedor funcione normalmente depois disso.

    • Boa tarde Guilherme. Muito obrigado pelo contato.

      Esse problema que você relatou pode estar relacionado a pilhas fracas, realizar a substituição das pilhas pode ser uma solução.
      De qualquer forma, o mais indicado é acionar uma empresa autorizada para uma analise mais aprofundada no equipamento.

      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp). Se preferir, também existe a possibilidade do contato por e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • OLÁ BOA NOITE O MEU AQUECEDOR A GÁS BOSCH SÓ ESTÁ SAINDO ÁGUA PELA TORNEIRA FRIA QUANDO LIGO A TORNEIRA QUENTE ELA JORRA UM POUCO DE ÁGUA E LOGO PERDE A PRESSÃO E PARA DE SAIR ÁGUA POR CAUSA DISSO SÓ TOMAMOS BANHO FRIO VCS PODERIAM ME AJUDAR UMA TORNEIRA SAI ÁGUA COM TODA PRESSÃO PORÉM A OUTRA NÃO SAI NADA DE ÁGUA ?

    • Boa tarde Fernando. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, existe a possibilidade da torneira que não está saindo água o suficiente por causa de obstrução por sujeira. Muito provavelmente os crivos ou filtro da torneira estão entupidos. Recomendo você analisar esses pontos que mencionei, posteriormente nos avise se o problema persiste tudo bem ?

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite, meu aquecedor não liga quando aciono a torneira monocomando da pia, moro no 14 andar, total de 18 andares, o aquecedor de passagem é novinho Lorenzetti 15 l/min, na instalação contratei a derivação para levar água quente para pia, o profissional fez um ramal usando tubo DN 15, quando aciono a ducha ele liga perfeitamente, quando ligo a torneira ele não funciona ( se eu abrir e fechar outra torneira rapidamente o aquecedor funciona aquecendo a torneira, porém quando começo misturar água fria ele desliga.

    • Boa tarde Nildeon. Muito obrigado pelo contato.

      Preciso levantar algumas informações importantes com você:

      1- O seu aquecedor é de pilha ou eletrônico (digital)?
      2- Qual o modelo específico dele?

      Eu peço por favor para você analisar o seu arejador, a pontinha da torneira as vezes pode estar suja. Você deve soltar a ponta da torneira pois o monocomando já é uma peça para restringir a passagem da água. Mas se a torneira estiver com o restritor muito sujo isso poder acontecer mesmo.

      Você deve soltar o arejador, é a pontinha da torneira até a linha que fica embaixo da torneira para verificar se ela está suja. O ideal é o senhor ver ser a ponta da torneira está suja ou mesmo o filtro, e preciso saber se esse aquecedor é eletrônico ou a pilha (mêcanico). Assim podemos te passar um diagnóstico mais preciso. Pois quando você fala que mistura água ele desliga pode ser que esteja com pouca vazão.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Thiago, bom dia e obrigado pela atenção,
    O aquecedor é digital, modelo Lorenzetti LZ 1600 D-I GN,
    Fiz a manutenção na torneira e não verifiquei sujeira, a situação persiste, se abro somente a água quente da torneira o aquecedor não liga, aí abro e fecho a torneira do filtro ou tanque rapidamente a sobrepressão devido ao rápido fechamento faz com que ele ligue( golpe de ariate), porém quando começo misturar a água fria ele desliga, devido a diferença de pressão ( desequilíbrio hidráulico), regulei ele para uma temperatura agradável ao banho sem precisar misturar água fria (seguindo suas recomendações) porém para a pia da cozinha água fica muito quente, impossível de usar sem fazer a mistura.
    Sei que a perda de carga nós aquecedores é Alta e na monocomando também, estou achando que o ramal feito para a torneira da pia está subdimensionado, causando mais perda de pressão ainda, foi colocado tubo DN 15 aumentando a velocidade e perdendo pressão.
    Um pressurizador resolveria meu problema? Ou outro modelo de torneira ( uma que permita uma maior vazão).

    • Bom dia Nildeon. Muito obrigado pelo contato, estamos sempre dispostos a ajudar.

      Estranho, pois você tem pressão de água e disse que tem mais 04 andares acima, e você ainda mencionou que foi feito uma puxada.

      Nesse caso, geralmente fica mais preso ao arejador da torneira mesmo, ou aos modelos da torneiras mesmo, já que existem algumas torneiras que não dão mistura. A torneira americana (de monocomando), por exemplo, é aquela que você tira e movimenta ela. E essas torneiras trabalham com muita pressão de água, a água fria não passa por lugar nenhum e a água quente passa pelo aquecedor e tem uma perca de carga (quase 1kg) só de rodar no aquecedor. E vale ressaltar que essa água quente é menos densa do que a a água fria, e quando vai misturar realmente acaba apagando.

      Essas torneiras não tem meio termo, geralmente é ou água quente ou água fria, porque em nosso país não temos pressão suficiente. Se eu não me engane nos EUA ela trabalha com 6 kg de pressão e aqui nós não temos isso. Lá é pressão pressurizada e aqui nós falamos em pressão gravitacional (são situações completamente distintas). A força é completamente diferente.

      Pode ser que você não tenha pressão suficiente para fazer a sua torneira armar, se ela for uma torneira americana. Se ela for uma torneira americana ela realmente vai ter muitas dificuldades para armar. Você calcula 3 metros e ve quantos metros ela tem, ela tinha que ter pelo menos 4 metros para fazer essa torneira funcionar.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite, amigo. Sou locatário de um apartamento e, recentemente, o proprietário trocou o aquecedor antigo (um orbis, de 8 litros) por um komeco (de 7 litros). Alguns dias depois da troca do aparelho, enquanto tomava banho com água morna (torneiras quente e fria estavam as duas abertas), notei que o aquecedor superaqueceu. As mangueiras dilataram e saiu vapor de água pra tudo quanto é lado. A mangueira de entrada de água ficou rígida e, veja só, meu filtro de água da cozinha acabou explodindo. Chamei o rapaz que fez a instalação e ele me explicou que a água fria pode ter entrado no sistema, impedindo a saída da água quente e provocando o superaquecimento. Ele ajustou a temperatura pro mínimo e a vazão da água pro máximo. No final, disse que acreditava ser problema hidráulico. Algumas semanas depois, tive o mesmo problema, mas, dessa vez, sem estar com a água fria ligada. Estava simplesmente com a torneira de água quente aberta e a mangueira de entrada de água começou a superaquecer novamente, expelido valor da água em altíssima temperatura. Moro no 2 andar de um prédio e o apartamento tem um mecanismo de redução de pressão da água próximo ao filtro. Camarada, se puder me dizer o que pode ser, ficarei grato. Outra coisa: é normal o registro de gás ficar mais rígido para abrir depois de fechado? Ele deveria abrir facilmente? Grande abraço!

    • Bom dia Fred. Muito obrigado pelo contato.

      Isso pode acontecer sim, se você abrir bastante água e fazer a mistura, quando você faz a tempera da água fria com a quente você acaba diminuindo a vazão de água quente.

      Realmente acontece na mistura de água fria com a quente o superaquecimento no aquecedor. Mas a minha preocupação é que esse aquecedor não deveria estar esquentando a água a ponto de esquentar o flexível de água fria. Então eu acredito que o sistema de segurança desse equipamento ou seja o bimetálico que atua na questão de superaquecimento de água a 83 graus ele não está atuando e não está desligando esse equipamento ao ponto dele começar a esquentar a água fria do aquecedor.

      Esse é um alerta para você ficar atento e verificar se foi analisado esse ponto. Sobre o que o técnico apontou, uma vez que ele informou que regulou a temperatura da água para o chuveiro, é totalmente diferente a regulagem de temperatura de água para a torneira. Isso porque uma torneira não tem a mesma vazão que uma ducha, quanto menor a vazão de água que passa pelo aquecedor mais temperatura ele vai elevar. Isso sempre vai ocorrer no aquecedor mecânico, se você tem uma temperatura regulada boa para o seu banho, a mesma temperatura que está no chuveiro não será a mesma temperatura da torneira, já que você tem diferentes tipos de vazão.

      No chuveiro você tem muito mais vazão de água quanto na torneira você tem menos vazão de água. Quanto mais vazão de água passar pelo aquecedor, menos tempo exposto ao fogo essa água vai ficar. Ou seja quanto mais devagar essa água passar pelo aquecedor, mais tempo ela vai ficar exposta ao fogo e a temperatura da água será maior.

      Sobre a sua dúvida do registro de gás, a vedação do registro é de borracha, uma vez que ela está exposta ao gás, ela resseca com o tempo. Então pode acabar tendo essa dificuldade de fechar e abrir sim, dependendo da vida útil desse registro. Vai variar de acordo com a marca e modelo, porém sobre essa questão é indiferente se ele está duro de abrir ou de fechar, contanto que ele esteja estancando o gás e não seja um problema ele não precisa ser trocado. Porém se você estiver com muitas dificuldades e você sinta necessidade, ai você pode sim trocar o registro por questão de prevenção nessa questão de agilidade de se fechar o registro de gás.

      Vale ressaltar que o o flexível e o registro de gás eles tem uma validade de 05 anos, uma vez que passa esse prazo é recomendado que sejam substituídos esses rergistros porque a chance de ocorrer vazamentos de gás é muito grande.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite, meu pressurizador não está funcionando depois de um tempo parado, ele esquenta mas não faz barulho nenhum e não funciona, será que tem solução ou é perda total?

    • Boa noite João. Muito obrigado pelo contato.

      Qual a marca e modelo específico do seu pressurizador? É complicado de dar um diagnóstico mais conclusivo com poucas informações.
      Você mora em casa ou apartamento? Retorne com mais informações para te passarmos as informações mais precisas possíveis.

      De qualquer forma, o mais indicado é acionar a assistência técnica autorizada para analisar o equipamento com mais profundidade. Sem isso fica complicado de afirmar que não tem solução.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde Thiago !
    Tudo bem com você ?

    Moro em em apto, no 3o andar e tenho um aquecedor Bosh mecânico.
    Até 1 ou 2 semanas atrás a água aquecia normalmente e meu banho era tranquilo. Porém, o sistema agora não esta mais aquecendo a água como antes, ela fica fria ou morna. A chama acende sem problemas e fica acessa. Já toquei as pilhas e tentei ajustar a temperatura no seletor manual que tem na frente do aparelho, mas parece não fazer efeito nenhum isso. Antes, sempre tinha que temperar a água, tanto das torneiras como do chuveiro, de 1 mês para cá, parei de precisar temperar, sem ter mexido no ajuste de temperartura. Agora a água das torneiras e chuveiro esta morna ou fria. Você pode me ajudar ?

    Att Luciene.

    • Boa tarde Luciene. Muito obrigado pelo contato.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no equipamento?

      Pelo seu relato, existe a possibilidade de obstrução por sujeito no filtro do aquecedor, ou mesmo que o sensor de temperatura do aparelho tenha sido danificado ou que esteja desregulado. O mais recomendado nesse caso é você acionar uma assistência técnica autorizada da Bosch para uma analise mais aprofundada no equipamento. Caso seja constatada a necessidade, o técnico pode realizar a troca do sensor ou mesmo fazer a limpeza e verificação de todos os sistemas de segurança do seu aquecedor.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/manutencao-preventiva-2/

      Uma vez ao ano deve ser realizada a manutenção preventiva no uso residencial dos aquecedores. Com o passar do tempo é normal a sujeira acumulada (poeira, fios de pano, pelos) no aquecedor a gás comprometer o seu correto funcionamento, já que o aparelho funciona com ventoinha, dutos de entrada de ar, exaustores e dutos de saída de monóxido de carbono. E todos esses componentes são sensíveis a sujeira. A consequência disso é o mau funcionamento do equipamento, paradas repentinas, o seu súbito desligamento ou mesmo esfriamento de água.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

  • Eai meu querido, tudo bom?
    Cara, tenho um aquecedor a gás dos mais antigos, nunca deu muito problema, fiquei um tempo viajando e quando voltei ele acende mas quando ligo o chuveiro ele não pega o fogaréu alto que é necessário pra aquecer, as vezes a chama nem meche, as vezes parece que vai pegar, quando liguei a banheira pareceu que pegou um pouco mais, mas outra hora não. Serà que é bico entupido, problema no medidor, alguma válvula? Te agradeço desde já meu chapa!!

    • Boa noite João Pedro. Muito obrigado pelo contato.

      Qual o modelo específico do seu aquecedor? Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva nele?

      São perguntas que facilitam o diagnóstico do problema. É essencial que você faça uma manutenção preventiva regularmente, já que trata-se de um procedimento em que o técnico responsável realiza não apenas a limpeza do aquecedor a gás como também as devidas verificações em todos os componentes de segurança do aquecedor. O objetivo desse procedimento é o de manter as condições ideais de funcionamento do equipamento.

      Ela deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano em caso de uso residencial e uma vez a cada 6 meses para uso comercial do aquecedor a gás. No caso dos aquecedores a gás mecânicos, esse procedimento é ainda mais importante. Já que diferentemente dos modelos de aquecedores a gás digitais eles não possuem um display digital em que os códigos de erros ajudam a identificar possíveis falhas e defeitos nos equipamentos.

      Recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/manutencao-preventiva-2/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • é um modelo mecânico, acendo no fósforo. Só tá escrita G – GERAL na frente, ele é bem antigo, ano passado fiz chamei alguém pra arrumar ele.

    • Boa tarde João. Muito obrigado pelo contato.

      Existem várias possibilidades para ele não estar funcionando corretamente. Porém preciso fazer algumas perguntas:

      Você mora em casa ou apartamento? Se morar em apartamento está localizado em qual andar de um total de quantos? Caso seja uma casa saberia informar a que altura mais ou menos a caixa d’água está dos pontos de água que não funcionam? E você possui bomba pressurizadora?

      De qualquer forma é necessário a análise de um técnico mesmo para confirmar a causa correta. Algum componente do aquecedor pode não estar funcionando corretamente, e nesse caso uma manutenção corretiva seria necessário. Como você mencionou que éum equipamento antigo, provável que algum componente interno do equipamento esteja com defeito, em muitos casos é necessário a substituição de peças do aquecedor.

      Você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-gas-digital-ou-mecanico/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite! Meu chuveiro a gás não está funcionando já troquei as pilhas porém na hora que ligo ascende apenas uma pequena faísca mas não o suficiente para que todas as saídas de gás ascendam. Poderia me dar alguma indicação do que pode ser? O aparelho é Bosch.
    Obrigada.

    • Boa noite Angela. Muito obrigado pelo contato.

      Qual o modelo específico do seu aquecedor? Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no equipamento?

      Essas são informações importantes que ajudam no correto diagnóstico do problema.

      Você chegou a tentar fechar o registro da água fria para testar e verificar se está ocorrendo o acendimento?
      Você verificou se de fato as pilhas trocadas estão novas e foram colocadas na posição correta? Caso tenha se certificado disso então seria algum componente com defeito mesmo.
      O problema pode estar no diafragma, microswitch ou UCE (Unidade de Comando Eletrônico). Nesse caso o mais recomendado seria você entrar em contato com uma assistência técnica autorizada para analisar a eventual necessidade de uma manutenção corretiva ou mesmo substituição de alguma peça.

      Você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/manutencao-preventiva-2/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Boa tarde Francisco. Muito obrigado pelo contato.

      Qual o modelo específico do seu aquecedor? Trata-se de um modelo mecânico ou digital? Você mora em casa ou apartamento?
      Essas são algumas perguntas importantes que ajudam a esclarecer o problema em questão.

      Recomendo você verificar se você tem ducha higiênica ou mesmo o misturador, que podem estar abertos.
      Quando isso acontece vai passando mais água e consequentemente vai diminuindo a temperatura.

      O problema tem relação com ducha higiênica aberta ou banheiro desativado com registros abertos.
      Vou tentar detalhar como acontece. A ducha higiênica tem gatilho que funciona como registro quando você aperta o gatilho e sai água correto?
      Quando você deixa ele normal ele fecha o fluxo de água. Agora imagine os dois registros de água abertos (água quente e água fria). Quando você abrir a água quente no chuveiro a água quente do misturador perde pressão aonde a água fria acaba “invadindo” a tubulação de água quente e acaba temperando a água no chuveiro, ficando assim gelada.

      Verifique inicialmente essas possibilidades, acredito que vai resolver o seu problema.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde.. tenho 02 aquecedores lorenzeti ambos solta centelha mas nao ligam. Ja troquei o gaz.. a valvula do gaz a pilha mas nao liga.

    • Boa tarde Celio. Muito obrigado pelo contato.

      Qual o modelo específico do seus aquecedores? Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva nos equipamentos?

      Você não especificou, porém acredito que se trata de dois aquecedores mecânicos. Você já tentou trocar as pilhas dos aquecedores? Recomendo você trocar as pilhas por pilhas novas, de preferência por pilhas Alcalina ou Duracell. Nos aquecedores mecânicos esse problema que você mencionou costuma ser ocasionado por pilhas desgastadas.

      Se mesmo assim o problema persistir o ideal é acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada nos equipamentos, até mesmo para verificar a necessidade de uma manutenção corretiva, já que algum componente dos equipamentos podem estar com defeito.

      Você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite!
    Tenho um aquecedor lorenzetti LZ 750 com poucos meses de uso e agora simplesmente não liga mais, abri o aquecedor e percebi que uma das três velas não está gerando faísca, inverti os cabos a vela passou a gerar faísca e a vela que inicialmente estava funcionando, parou de funcionar… ou seja, entendi que o cabo (cabo esse que tem uma identificação em azul) que deveria alimentar a primeira vela, não está funcionando…isso é defeito do aparelho ou pode ser algum outro motivo (instalação por exemplo) que pode fazer com que esse cabo não funcione?

    • Boa tarde Everton. Muito obrigado pelo contato.

      O seu aquecedor é um equipamento de baixa pressão, um aquecedor a pilha. Esse equipamento que vem com esse cabo azul ele não gera faísca, ele é um sensor de chama (ele lê a chama). Você deve colocar esse cabo de volta (cabo esse que tem uma identificação em azul) aonde ele se encontrava, pois ele é responsável por ler a chama do equipamento. O ideal é você comprar uma pilha Alcalina, pois esse aquecedor ele tem duas válvulas de gás que precisam ser acionadas (ela dá dois estalos) e ele tem todos os componentes para manter isso ligado.

      O que acontece é que se a pilha for fraca ele não vai acionar, então você deve comprar uma pilha Alcalina, voltar esse sensor para onde estava, já que ele não faz fagulha (por isso você mudou de vários lugares) e sim a leitura da chama, por isso você deve colocar o cabo de volta no mesmo lugar e uma pilha Alcalina nova.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Boa tarde Welinson. Muito obrigado pelo contato.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu aquecedor?

      Trata-se de procedimento fundamental para quem possui um aquecedor a gás, já que o técnico responsável realiza não apenas a limpeza do aquecedor a gás como também as devidas verificações em todos os componentes de segurança do aquecedor. O objetivo desse procedimento é o de manter as condições ideais de funcionamento do equipamento.

      Ela deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano em caso de uso residencial e uma vez a cada 6 meses para uso comercial do aquecedor a gás. No caso dos aquecedores a gás mecânicos, esse procedimento é ainda mais importante. Já que diferentemente dos modelos de aquecedores a gás digitais eles não possuem um display digital em que os códigos de erros ajudam a identificar possíveis falhas e defeitos nos equipamentos.

      Como você mencionou que já tentou trocar as pilhas do equipamento, o mais indicado é você acionar a assistência técnica autorizada para uma uma análise mais aprofundada no equipamento, até mesmo para atestar a necessidade de uma eventual manutenção corretiva. Se possível inclusive substitua esse aquecedor por um modelo mais novo, já que os equipamentos da Junkers estão fora de linha.

      Se estiver em São Paulo você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Tenho aquecedor Hinnai digital foi comprado ano passado 2019 estava funcionando perfeitamente) Agora de uns tempos começou a dar problemas, só está aquecendo a pia o chuveiro só funciona muito muito raramente,, a água esquenta e em seguida desliga a chama e esfria a agua. Moro numa casa. Pode me ajudar

    • Bom dia Loreni. Muito obrigado pelo contato.

      Qual o modelo específico do seu Rinnai?

      É sempre importante especificar qual o modelo do seu Rinnai.

      Inicialmente eu recomendo você verificar se você tem ducha higiênica ou mesmo o misturador, que podem estar abertos.
      Quando isso acontece vai passando mais água e consequentemente vai diminuindo a temperatura.

      O problema pode ter relação com ducha higiênica aberta ou banheiro desativado com registros abertos.
      Vou tentar detalhar como acontece. A ducha higiênica tem gatilho que funciona como registro quando você aperta o gatilho e sai água correto?
      Quando você deixa ele normal ele fecha o fluxo de água. Agora imagine os dois registros de água abertos (água quente e água fria). Quando você abrir a água quente no chuveiro a água quente do misturador perde pressão aonde a água fria acaba “invadindo” a tubulação de água quente e acaba temperando a água no chuveiro, ficando assim gelada.

      Verifique inicialmente essas possibilidades, acredito que vai resolver o seu problema.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia, tenho um aquecedor rinnai Reu 85BR e sempre que falta agua no predio, ele deixa de funcionar, moro no 4 andar. E volta a acender a chama depois de 1 ou 2 dias. Faltou agua no domingo agora de manha, voltou fraca a noite e desde entao e nao acende a chama, nao funciona. Ja abri todas as torneiras p pressao da agua e nada. Ele estava funcionando normal ate a falta de agua. Por que isso acontece? Mto grata

    • Boa tarde Adriene. Muito obrigado pelo contato.

      O que acontece é que esse aquecedor ele precisa de pressão de água. Eu não sei se tem muitos andares acima do seu, porém o que acontece é que se você estiver um local muito alto, se for um prédio baixo, as vezes a caixa d´água não enche toda. Consequentemente não da o peso necessário para que o aquecedor possa armar. Outro detalhe que deve ser destacado é que toda vez que falta água, pode vir sujeira também. Muitas vezes acaba entupindo na entrada, tem uma telinha na entrada do aquecedor.

      O ideal seria você entrar em contato com alguém do prédio, se tem alguém da manutenção para soltar o flexível do lado direito da entrada da água e analisar se entupiu a telinha do aquecedor. Digo isso pois entra muita sujeira, provavelmente deve estar suja a entrada do aquecedor. Esse é o grande problema desse aquecedor, pois ele precisa de pressão de água.

      Recomendo você verificar se está com sujeira a entrada da água, e se a fria está forte. A sua fria está normal em outros pontos?
      Se a sua fria estiver normal o bom é soltar o flexível para verificar se não entupiu na entrada do aquecedor que tem uma tela ali para proteger.
      Quando falta água acaba vindo muita sujeira nela.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      • Realmente o predio é baixo 5 andares, so 1 andar acima do meu, nao tem mta pressao nem nos chuveiros, e so acontece com meu aquecedor. A água fria hoje parece estar normal. Essa entrada do aquecedor q pode estar suja/flexivel direito fica na caixa dagua do predio? Ou no meu apartamento? Mto obrigada mesmo pela ajuda!

        • Boa tarde Adriene. Muito obrigado pelo contato.

          No caso no próprio aquecedor, é recomendável fazer essa análise na entrada do aquecedor. Por isso o ideal é soltar o flexível do lado direito da entrada da água e analisar a telinha ali do aquecedor (se não entupiu). Por isso a necessidade de se verificar sujeira na entrada da água.

          Por isso recomendei você pedir para alguém da manutenção do prédio que pudesse soltar o flexível e ver se está com sujeira.

          Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Acredito q a caixa do predio nao deve estar cheia o suficiente? Por isso o aquecedor leva as vezes dias pra voltar a funcionar. Com sua explicacao estou entendendo melhor o q acontece, obrigada

    • Boa tarde Adriene. Muito obrigado pelo feedback positivo.

      Exatamente, as vezes a caixa d´água não está cheia por completo, ela não enche por inteiro.
      Então não ocorre o peso necessário para o aquecedor armar. Essa é uma possibilidade para o problema que você relatou, pois o seu modelo de aquecedor ele precisa de pressão de água para funcionar corretamente.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia Sr. Thiago!

    Tenho um aquecedor de passagem da rinnai de 15 L, mecânico, fabricado em 2012. Recentemente apresentou um problema de vazamento de água pela válvula controladora de pressão, que danificou o dispositivo acionador do gás. Logo após, o aquecedor parou de acender a chama.
    Para sanar o vazamento, substituí o diafragma e oringues da válvula de controle de pressão da água, bem como o acionador do dispositivo de gás. Mesmo com a presença da centelha, do gás e da agua, o aquecedor não acende a chama. Já verifiquei a intensidade da centelha, fluxo de gás, entretanto, permanece sem acender a chama. Como resolvo o problema?

    • Bom dia Ricardo. Muito obrigado pelo contato.

      O mais indicado nesse caso é acionar a assistência técnica autorizada Rinnai para uma análise mais aprofundada no equipamento, até mesmo para atestar a necessidade de uma manutenção corretiva no seu aquecedor. Quando foi a última vez que foi realizada a manutenção preventiva no seu Rinnai?

      A empresa que realizou a substituição das peças que você mencionou, é uma empresa autorizada Rinnai? Pergunto isso pois o senhor deverá acionar novamente a assistência técnica para realizar outra avaliação no equipamento, por isso recomendo você analisar se ainda está no prazo de garantia.

      Se preferir e estiver em São Paulo, você pode entrar em contato diretamente com a nossa equipe de assistência técnica. Você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá! Consulto muito o blog de vocês sempre que tenho um problema no meu aquecedor! Possuem uma atenção fantástica com os clientes! Parabéns!
    A minha dúvida no momento é a seguinte: tenho um aquecedor Komeko 43D, quase nunca dá defeito, mas é que toda vez que isso acontece o técnico tira ele para fazer o orçamento e de repente aparece com um defeito relacionado a queda de energia. É normal estragar as peças devido a oscilação de energia?
    Dessa última vez a faísca demorava para acender, aparecia o erro E1, de vez enquando, conferi o gás e estava tudo certo, depois ele parou de acender a faísca de vez e não aparecia nenhum erro e não acionava.
    Gostaria de saber o que pode ter ocorrido..e se caso seja problema de queda de energia, se tem alguma forma de proteger o aparelho.

    • Boa noite Luana. Ficamos felizes com o seu feedback positivo sobre o nosso blog, estamos trabalhando para evoluir o nosso trabalho cada vez mais.

      Sobre a sua dúvida, quanso ocorre oscilação de tensão é sim possível dar problema no aquecedor. O problema é a queima de algum componente, e esse componente geralmente é o fusível do aquecedor. Quando ocorre oscilações de tensões muito elevadas, tanto pra cima quanto para baixo, existe uma possibilidade sim do fusível queimar, porém quando o fusível queima o aquecedor não liga. Nem o display liga, e pelo que você relatou não é isso o que está ocorrendo.

      Se tem oscilação, o que poderia queimar seria o fusível ou a placa, porém em ambos os casos o aquecedor não ligaria. ou seja, se o problema não está relacionado com o equipamento ter “queimado”, o seu problema não é oscilação de tensão. Mas se fosse, bastaria você comprar ou um estabilizador de tensão com onda senoidal (igual de computador), ou mesmo comprar um Nobreak, pois ele já tem um estabilizador interno. E ele tem a vantagem de que se acabar a luz você continua usando o seu aquecedor.

      Mas ressalto que o seu problema não parece ser oscilação de tensão. Aqui na Aquecenorte 98% das manutenções que são realizadas, são realizadas diretamente na casa do cliente, para não impactar o cliente tendo que remover o equipamento e depois ter que recolocá-lo novamente. Ele só precisa ser removido para a bancada geralmente quando tem que ser feito descarbonização completa do equipamento (Quando ele está muito sujo), e no uso residencial isso é bem difícil de acontecer.

      O código de erro E1 ele não tem nenhuma relação com oscilação de tensão, ele tem relação com a pressão do gás. Geralmente se a pressão do gás do prédio, se a pressão dinâmica do gás não estiver adequada, pode oferecer de fato o código E1, ou mesmo se o medidor de gás, o regulador não estiver correto, também pode acontecer de dar o código de erro E1.

      No seu caso você deve se atentar mais a empresa que recorreu para fazer os serviços no equipamento, do que um problema sério no aquecedor. Se estiver em São Paulo, eu recomendo você pode pegar uma segunda opinião conosco. Você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *