Manutenção Técnica Preventiva do Aquecedor de Água a Gás

Você tem desfrutado do seu aquecedor de água a gás. Um banho com conforto todos os dias. Agora imagina se preparar para aquele banho quentinho e o aquecedor de água a gás não funcionar. Ninguém merece isso não é?

Você não adquiriu um aparelho deste porte para passar por situações assim. Isso pode ocorrer por falta de Manutenção técnica preventiva do aquecedor de água a gás. Que deve ser feita ao menos uma vez por ano.

O que é Manutenção técnica preventiva do aquecedor de água a gás?

São inúmeras atividades executadas em períodos preestabelecidos (anual) com o objetivo de manter as condições de operação do equipamento.

Quem faz a Manutenção técnica preventiva do aquecedor  de água a gás?

“Pessoal devidamente capacitado por meio de contínuo treinamento e credenciamento executado por profissional habilitado ou entidade pública ou privada reconhecida, para executar montagens, manutenções e ensaios de instalações de acordo com os projetos e normas”.

Este trecho este na Comissão de Estudo de Instalações destinadas à utilização de gases combustíveis – do ABNT/CB-09 – Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis. Existem normas para a manutenção do aquecedor a gás, empresas que seguem este critério são sinônimo de segurança para sua família.

A manutenção técnica preventiva garante a vida útil do aparelho

Manutenção técnica preventiva do aquecedor de água a gás. Veja o que pode acontecer se você não acionar a manutenção anualmente.

1. Danifica a operação correta do aquecedor de água a gás:

  •         Aparecimento de códigos de erros no display;
  •         Desligamento repentino do aparelho;
  •         Oscilação da temperatura entre quente, fria e morno;
  •         Sujeira que causa erros de funcionamento.

 2. Perigos relativos ao monóxido de carbono

  • É um gás tóxico com risco de envenenamento tanto de pessoas quanto animais. O vazamento muitas vezes pode ser imperceptível e lentamente gradual. Como os sintomas são náuseas, fraqueza e outros, a maioria das pessoas confundem com um mal estar comum e corriqueiro. A Manutenção técnica preventiva do aquecedor de água a gás evita que sua família corra esse risco.

 3.Temperaturas demasiadamente altas e outras condições potencialmente perigosas

  • Aumento do grau da temperatura da água, o que torna o banho inadequado para uso, com riscos sérios a integridade física.

Veja como verificar se a Manutenção técnica preventiva do aquecedor de água a gás foi feita corretamente

Garanta que a assistência técnica seja composta por técnicos com treinamentos específicos em aquecedor a gás. Profissionais formados no Senai e em treinamentos oferecidos pelas fabricantes de aquecedores é uma garantia de qualidade de serviço. Verifique isso se possível.

Uma forma de se tranquilizar quanto a isso, é comprar seu aparelho de empresas que ofereçam tanto o aquecedor quanto a instalação e manutenção técnica preventiva.

Manter um relacionamento de serviços com a mesma equipe que instalou seu aparelho, vai lhe poupar muita dor de cabeça. Algumas pessoas compram seu aquecedor de água a gás de grandes lojas, devido o preço mais competitivo, mas a maioria não oferecem nem a instalação nem a manutenção. Você terá que buscar esse técnico especializado, o que lhe dará mais trabalho.

Caso você tenha comprado em loja que não oferece serviços de instalação de manutenção procure no site da marca do seu aquecedor. É provável que tenha uma lista da assistência técnica.

Nunca permita nem a instalação nem manutenção do seu aquecedor por alguém sem treinamento e qualificações. Essa atitude vai garantir a segurança da sua família.

 

manutencao-do-aquecedor-a-gas-aquecenorte_27-min
A manutenção técnica dos flexíveis e dutos são primordiais.

Manutenção técnica preventiva interna e externa do aquecedor de água a gás –  Verificações:

  •         Duto de exaustão

Também chamado de duto de chaminé. Esse duto fica acima do aquecedor é por onde o gás de monóxido de carbono é liberado.

Pergunte ao técnico se está tudo ok, se ele verificou vazamentos, se a coloração prateada está diferente e se ele fez a limpeza.

  •         Mangueira de gás.

O termo técnico é flexível de gás, de cor amarelada. Logo abaixo tem o registro de gás. Fique atento e verifique junto ao técnico se está tudo ok e se foi feita a limpeza. Assim como o estado da mangueira, se é ou não necessário trocar.

  •         Mangueira de água quente e fria

Termo técnico: flexíveis de água. Confira com o técnico se está em bom estado e limpo.

A manutenção técnica preventiva dos flexíveis e dutos. Atenção importante.

Esses flexíveis são de máxima importante, e técnicos qualificados fazem uma criteriosa verificação. Caso tenha que trocar qualquer um deles, por motivo de vazamento ou desgaste não hesita em permitir a troca. É para sua segurança.

Os técnicos relatam que esses flexíveis são os mais recorrentes para a troca, por falta de limpeza, por sujeira ou mesmo muito tempo sem uma manutenção técnica. A qualidade do material e o uso constante, é outro fator que colabora para o desgaste dessas peças. Por isso sua troca é tão necessária.

O duto de chaminé é recomendado trocar a cada 5 anos, e os flexíveis (mangueiras) de água e gás é importante observar se estão opacos e com a aparência desgastada, nesse caso o técnico vai solicitar a troca imediata.

manutencao-tecnica-preventiva_06
Fique atenta a manutenção técnica preventiva interna do seu aquecedor de água

A manutenção técnica preventiva interna –  Procedimentos de verificações:

  • Ventoinha – é feito testes para averiguar se a ventoinha está travando, suja, ou com algum desequilíbrio. Sua função é expulsar o gás que foi utilizado durante o funcionamento do aquecedor a gás;
  • Se ao ligar o display do aquecedor a gás ele liga e funciona corretamente;
  • Se durante a verificação aparecem códigos de erros. Cada código de erro relata um problema no aquecedor;
  • Limpeza no equipamento caso exista sujeira interna e externa. Verificam também se essa sujeira encontrada prejudicou algum componente do equipamento e se será necessário a troca;
  • Se existe obstrução da ventilação ao redor do aquecedor.  O técnico orienta o cliente que não pode deixar móveis ou objetos impedindo a circulação de ar ao redor do aquecedor a gás. Se este for o seu caso ele vai pedir para você retirar os objetos;
  • Se próximo ao aquecedor tem produtos químicos. O técnico irá alertar e pedir que você retire os produtos químicos próximo ao equipamento;
  • Se o aparelho está sendo usado como suporte para objetos. Não é recomendado colocar nada em cima do aquecedor e do duto de exaustão (da chaminé) pois ela esquenta. Há o risco real de fogo. Você será alertado a tirar qualquer objeto;
  • Se existe varal de roupas em cima do aparelho. Roupas soltam fios e poeira que entram em contato com o aquecedor a gás causando danos internos;
  • Barulhos no aquecedor a gás – Pergunte ao técnico sobre qualquer som estranho, que ele possa ter verificado durante a manutenção. As válvulas e ventoinhas sujas emitem sons irregulares quando funcionam. Técnicos qualificados sabem identificar o problema e como solucionar;
  • Troca de peças – Caso o técnico te comunique que deve ser feita uma troca, pergunte o que aconteceu com a peça e só deixe ele trocar se a peça for original.  A troca por peças falsas ou recuperadas anula a garantia do produto.

Espero que essas dicas possam te ajudar na visita técnica anual do seu aquecedor, e que você sempre possa usufruir desse bem com conforto e tranquilidade. Um bom banho.

manutencao-tecnica-preventiva_08
A manutenção técnica preventiva garante seu banho com conforto.

 

  • Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *