5 dicas sobre manutenção preventiva que você precisa conhecer

Se você possui um imóvel, certamente sabe da importância de se realizar a manutenção em diferentes elementos da sua casa. Sabemos que deixar uma residência conservada, exige esforço, atenção e muitos cuidados específicos. Com o uso cotidiano do local, é muito comum que surjam pequenos reparos para serem realizados. Mesmo que alguns proprietários acabem improvisando em ajustes domésticos, é ideal investir na manutenção preventiva da sua casa.

Isso, porque essa atitude vai evitar que situações emergenciais sejam constantes na sua residência, oferecendo maior tranquilidade para os moradores. Além disso, a manutenção preventiva também é a melhor opção financeira para a sua família. Em vez de esperar surgir um problema, que pode trazer transtornos para a sua casa, você pode evitar ter que passar por esse estresse com ações simples.

Por isso, se você ainda não investe nos cuidados do seu lar, saiba que este pode ser o momento oportuno. Para mais detalhes sobre os itens residenciais que precisam de um cuidado especial, continue lendo o texto a seguir.

Em quais áreas da casa se deve realizar a manutenção preventiva?

Todo imóvel possui uma série de itens que precisam ser avaliados periodicamente como forma de evitar problemas estruturais.

Outros materiais podem necessitar de reparos preventivos. Entre esses elementos, podemos mencionar:

  • A instalação hidráulica;
  • A instalação elétrica;
  • O telhado;
  • Os pisos e revestimentos;
  • Itens domésticos e móveis.

Para que a sua casa esteja sempre em dia com as manutenções de todos os elementos, você deve se programar previamente para agendar os serviços de reparos que podem garantir o funcionamento adequado do seu imóvel.

Seguindo as dicas abaixo, você conseguirá organizar a sua residência e mantê-la sempre em excelentes condições e em perfeito estado de conservação.

Dica 01: revise a sua instalação hidráulica

Certamente um dos maiores problemas enfrentados pelos proprietários de imóveis é com vazamentos e infiltrações estruturais.A má notícia, nesse caso, é que quando o reparo não é realizado rápido, pode comprometer as paredes e as lajes da sua casa, gerando uma série de transtornos. Por isso, uma medida preventiva muito comum, realizada por proprietários já na construção do imóvel, é a contratação de uma empresa de impermeabilização de lajes em SP, para que o imóvel não passe por esse problema.

Caso elas não sejam tratadas a tempo, as infiltrações podem danificar as suas paredes e até mesmo causar mofo, pedindo uma reforma urgente no local. Mesmo para quem possui um imóvel com vários andares, a recomendação é de que você invista em uma cobertura bem-feita e na impermeabilização de terraços, que impedem infiltrações em andares inferiores.

Os vazamentos em torneiras e chuveiros podem causar danos nas paredes da sua casa, sendo indicado substituir esses itens periodicamente. O aumento nas contas de água pode ser um forte indicativo de problemas na sua instalação hidráulica. Por isso, se você ainda não agendou o serviço que detecta vazamento, pode ser o momento ideal para realizar a manutenção preventiva do seu sistema hidráulico.

Dicas sobre manutenção preventiva - Aquecenorte

Dica 02: revise a sua instalação elétrica

Todo o sistema de fiação de uma casa é feito para durar por longos anos. Mas, como todo material, ele pode sofrer desgastes e precisar ser substituído. É altamente recomendado que você não espere surgir um problema de energia na sua casa para tomar alguma atitude

Afinal, qualquer curto-circuito pode danificar os aparelhos eletrônicos da sua casa, causando um grande prejuízo. Por isso, para realizar a vistoria, você deve agendar uma visita técnica com o eletricista de sua confiança, que vai analisar toda a rede de energia do seu imóvel.

Outra maneira de proteger os seus equipamentos eletrônicos é instalar um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, que garantirá a segurança do seu imóvel durante os temporais e chuvas com raios.

Essas são algumas sugestões para que a manutenção preventiva da sua casa seja eficiente, evitando danos e problemas no imóvel.

Dicas sobre manutenção preventiva - Aquecenorte

Dica 03: verifique constantemente as condições do seu telhado

O telhado é uma área importante da sua residência, que precisa ser levada em consideração nos momentos de manutenção preventiva. Mesmo com a garantia de um lugar resistente, é necessário realizar algumas análises, para evitar infiltrações ou insetos/roedores. É muito comum que ocorra a quebra de telhas, o acúmulo de folhas que podem levar ao entupimento das calhas e o de outros problemas decorrentes de ventanias e chuvas.

Para acessar o telhado, você deve utilizar uma escada extensiva alumínio, permitindo uma visão ampla do local.  Ao verificar possíveis defeitos na superfície, você deve contratar um profissional habilitado para esse tipo de reparo. Isso, porque muitas vezes o ajuste vai além da simples troca de uma telha, por exemplo, pedindo uma calafetação da área. 

Além disso, por uma questão de segurança, é preciso utilizar os equipamentos para trabalho em altura, protegendo o técnico durante o serviço. Esses cuidados preventivos podem evitar que problemas relacionados à entrada de água e vazamentos ocorram na sua casa, preservando a sua estrutura da maneira ideal.

Dicas sobre manutenção preventiva - Aquecenorte

Dica 04: revitalizando os pisos e revestimentos

Tanto os pisos quanto as paredes da sua casa precisam passar por processos de revitalização para conservar o seu aspecto de novo. Essas manutenções preventivas podem evitar que reformas para substituição de azulejos e dos pisos sejam realizadas. Para renovar a aparência das paredes, você pode investir na pintura periódica das superfícies, que revitaliza os ambientes internos do seu imóvel.

Para os cômodos que possuem azulejos, uma alternativa é limpá-los com frequência e, quando necessário, revitalizar o rejunte, sem que seja preciso trocar todas as peças já fixadas na parede. No caso dos pisos, você pode realizar a raspagem de tacos, que remove o excesso de cera e de vernizes aplicados em um determinado período e que estejam causando manchas no pavimento.

Isso devolve à madeira uma aparência mais natural, de modo que depois do processo de renovação você pode aplicar o produto que desejar para deixá-la mais bonita. Já o piso porcelanato pode sofrer com riscos e manchas, deixando a sua aparência opaca e envelhecida. 

Com um polimento bem-feito, é possível retomar o brilho do material, garantindo uma superfície mais elegante. Esses cuidados podem ser de grande importância para que você não precise reformar os seus cômodos, removendo pisos e azulejos da sua casa. A manutenção preventiva das superfícies, além de ser mais econômica, pode devolver o aspecto de casa nova para o seu imóvel.

Dicas sobre manutenção preventiva - Aquecenorte

Dica 05: manutenção em itens domésticos e móveis

Muitos outros itens fixos da sua residência podem precisar de cuidados para que não deixem de funcionar adequadamente. As portas e janelas são exemplos práticos disso. É indicado que, periodicamente, você lubrifique as juntas e dobradiças que são responsáveis por abrir e fechar os cômodos da sua casa. Até mesmo as fechaduras podem precisar de uma manutenção preventiva, garantindo que a sua chave possa ser inserida e retirada sem dificuldades.

Ademais, você deve sempre se preocupar em manter os ralos da residência limpos, pois o uso pode resultar em muita sujeira. Isso evita o entupimento de canos, que pode resultar em pequenas reformas para resolução do problema. Caso você possua gás encanado, é de grande importância que você contrate um técnico para analisar a tubulação e detectar possíveis problemas. Esse cuidado pode impedir que você tenha problemas com explosões na sua casa.

Esses elementos estruturais da sua residência também possuem importância dentro do funcionamento do seu imóvel, e precisam estar com a manutenção preventiva sempre no horizonte, impedindo uma série de pequenos prejuízos.

Dicas sobre manutenção preventiva - Aquecenorte

Cuidando dos seus móveis

Tratando-se de móveis, é sempre indicado que você os mantenha em ordem. Isso quer dizer que o aperto de parafusos e a lubrificação de peças podem ser necessárias para a conservação deles. Isso pode ser feito na porta dos seus armários de cozinha, guarda-roupas e em qualquer outro objeto que possua dobradiças para abrir ou fechar. Você pode substituir uma mesa que esteja apresentando problemas na estrutura, tal como ferrugem ou parafusos espanados, por uma mesa de aço inox, por exemplo, que vai garantir uma cozinha mais bonita e um móvel durável.

Aspirar o sofá também pode ser um cuidado essencial para mantê-lo limpo e conservado. Isso, porque o uso constante do item pode acumular sujeira e prejudicar a sua aparência. Com esses cuidados preventivos, você não só evita que seus móveis quebrem, como também os conserva bonitos por muito mais tempo, deixando a sua casa sempre organizada.

Desse modo, a manutenção preventiva da sua casa pode ser uma maneira eficiente de manter o imóvel com uma aparência mais bonita, além de garantir economia de recursos e evitar transtornos com obras e reformas inesperadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *