Manutenção Preventiva – Corrigindo problemas do seu aquecedor a gás

A manutenção preventiva dos aquecedores a gás são a revisão geral e a limpeza do equipamento. Como o nome sugere, é um serviço realizado no equipamento para evitar problemas futuros. O que poucas pessoas sabem é que, em alguns casos, a manutenção preventiva também pode corrigir alguns problemas com o aquecedor a gás.

Nessa postagem citaremos alguns desses problemas que a manutenção preventiva pode tanto evitar, quanto corrigir.

 

Manutenção Preventiva em Aquecedores a gás digitais

No caso dos aquecedores a gás digitais é fácil identificar o problema e sua possível solução, pois todos os modelos exibem o autodiagnóstico em seu display na forma de códigos. Chamados de código de erro que podem variar um pouco de acordo com a marca e o modelo do aquecedor a gás.

Muitas vezes esses códigos de erro são confundidos com uma mudança repentina na temperatura. No entanto o indicador de que não se trata da temperatura é o fato desse número ficar piscando.

 

Código 90

Marcas: Rheem (fabricação japonesa); Rinnai; Yume; Bosch e Harman

Esse código está relacionado as seguintes situações:

  • problemas de exaustão;
  • obstrução do trocador de calor;
  • ventoinha e/ou filtro de entrada de ar.

Na prática, a grande maioria desses problemas são causados pelo acúmulo de resíduos no aquecedor. Em outras palavras: sujeira.

Por isso que a manutenção preventiva é recomendada tanto para evitar que seu aquecedor a gás apresente o código 90 quanto para corrigi-lo.

manutencao_preventiva
Aquecedor a Gás Digital parcialmente desmontado

Marcas: Rheem (fabricação japonesa); Rinnai; Bosch e Harman

Este código de erro é bastante similar ao código 90, mas ao invés de acontecer antes de ligar a chama, o código 99 indica um problema depois de ligar a chama.

Também é um problema causado por sujeira. Assim a manutenção preventiva, que consiste na verificação geral e limpeza do aquecedor, costuma resolver a grande maioria dos casos.

 

Código 1L

Marcas: Rheem (fabricação japonesa)

Esse código só é exibido em aquecedores Rheem de fabricação japonesa. Ele diz respeito à obstrução interna da serpentina causado por carbonatos ou outros minerais que acabam diminuindo e/ou restringindo a passagem de água.

Com a limpeza executada na manutenção preventiva esse problema é solucionado.

 

Código 10

Marcas: Rinnai

O código de erro 10 é referente a problemas com a ventoinha ou a obstrução do fluxo.

A manutenção preventiva costuma solucionar problemas envolvendo a ventoinha, já que em sua maioria a causa é sujeira.

 

Código 14

Marcas: Rinnai

O código 14 consiste normalmente em um problema com fusível de temperatura ou termostato. Ocorre especialmente em casos de uso comercial, onde a demanda é muito maior e as aletas, responsáveis pela condução da água através da câmera de combustão, ficam obstruídas e causem um superaquecimento.

Nesse caso específico a manutenção preventiva resolve o problema.

manutencao_preventiva

Código 61

Marcas: Rinnai

Essa ocorrência envolve a ventoinha. Porém dessa vez é referente a um conector solto ou rompido.

A manutenção preventiva corrige e também previne esse problema já que uma revisão geral é feita em todo equipamento, verificando cabos e conectores.

 

Código E5

Marcas: Rheem (fabricação chilena)

Este código alerta para falhas na pressão do vento. Sendo um sinal de problema na ventoinha.

É bem comum que a ventoinha acumule muita sujeira o que acaba comprometendo sua rotação. Se for o caso, a limpeza da manutenção preventiva desobstrui a ventoinha que volta a rotacionar de maneira correta.

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Ventoinha Suja X Limpa

Código E2:

Marcas: Lorenzetti

O problema que esse código acusa é muito parecido com o Código E5 dos aquecedores Rheem. É uma falha na ventoinha, normalmente causada por sujeira.

 

Manutenção Preventiva em Aquecedores a gás mecânicos

Apesar de alguns modelos de aquecedores a gás mecânicos possuírem display digital, responsáveis por mostrar limitadas informações como temperatura, diferente dos aquecedores digitais, nenhum deles possui a função de autodiagnóstico.

Por esse motivo a manutenção preventiva é ainda mais importante no caso dos aquecedores mecânicos. Já que seus problemas são mais difíceis de identificar.

Sintomas

Chama alaranjada

Um dos poucos sinais prévios que os aquecedores mecânicos possuem de que não estão funcionando corretamente é a coloração da chama. Por isso praticamente todos os modelos possuem um visor frontal onde você pode verificar isso com facilidade quando o aquecedor estiver em funcionamento.

É importante que a coloração da chama seja sempre azulada. Isso demonstra que a queima está ocorrendo de maneira correta.

Se seu aquecedor tiver uma chama alaranjada é sinal de que algo está errado. Nesses caso a manutenção preventiva costuma resolver.

De qualquer maneira se a chama do seu aquecedor não estiver azulada é importante que você procure uma assistência técnica autorizada para verificar isso.

 

Manutenção Preventiva nas Duchas e torneiras

A manutenção preventiva também pode ajudar no funcionamento correto das duchas e torneiras da sua residência.

Sintomas

A diminuição de vazão em duchas e/ou torneiras específicas.

Esse problema costuma acontecer por conta da sujeira que se acumula nas duchas e torneiras com o uso. A manutenção preventiva,  inclui a limpeza das duchas e torneiras alimentadas pelo aquecedor a gás.

 

A importância da Manutenção Preventiva

Vale frisar que todos os fabricantes de aquecedores a gás recomendam enfaticamente que essa manutenção seja feita a cada ano no caso de uso residencial e a cada seis meses para o uso comercial.

Isso prolonga a vida útil do aquecedor e, como visto nessa postagem, podem evitar vários aborrecimentos que sempre costumam acontecer quando mais precisamos.

Ficou com dúvida sobre o que é exatamente feito nesse tipo de serviço? Nesse artigo listamos tudo que fazemos. Acesse clicando aqui!

E você, a quanto tempo não faz uma manutenção preventiva no seu aquecedor?

 

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  • Tenho m aquecedor momento 22DI e está apresentando a mensagem E1. Oscila a temperatura e fica apitando. O q deve ser feito e quanto custa ?

    • Boa tarde Alexandre,

      O código E1 diz respeito a falta de gás, algum problema na válvula de gás ou sensor de chama. Recomendamos verificar se o medidor de gás (no caso dos equipamentos GN) está funcionando correta ou o regulador de gás (no caso dos equipamentos GLP).

      Caso o gás esteja chegando normalmente até seu aquecedor recomendamos chamar um técnico para analisar o equipamento e dar um diagnostico mais preciso.

      Se o senhor preferir, pode ligar pra gente que damos uma orientação mais detalhada por telefone: (11) 2262-9000, (11) 99347-0346 ou (11) 94138-3900

  • amigo boa noite.. tenho um aquecimento rinnai reu 1602, sempre funcionou muito bem. estou com ele +- um ano parado e agora voltei a ligar só que aparece erro11 (falta de gas??) com glp novo (sou de blumenau).. resumindo a água circula ele liga passa uns segundos pisca o código e desliga tudo. tem noção do que pode ser?? como disse glp novo logo a baixo do aquecimento.

    • Boa tarde Dayan,

      Realmente o código de erro 11 diz respeito a falta de gás. Segue algumas possibilidades do que pode estar acontecendo.

      – O tamanho e a quantidade de botijões pode estar subdimensionado. Imagino que Blumenau seja um lugar mais frio na maior parte do tempo, chegando a temperaturas bem baixas, não? Em temperaturas baixas a evaporização do gás GLP é mais lenta. E por isso o gás não chega no equipamento. Acho esse caso improvável pois seria mais comum aparecer o código 12 ao invés do 11.

      – Como o aquecedor ficou parado muito tempo pode ter ocorrido algum defeito no regulador de gás. Seria interessante analisa-lo.

      – Outra possibilidade é algum registro de gás estar fechado. Talvez quando o aquecedor tenha sido desligado alguém fechou algum registro de gás que agora não foi reaberto.

      – Tensão errada. É relativamente comum nesses modelos em especifico o aquecedor apresentar código de erro 11 quando se trata de um equipamento 220v e estiver ligado no 110v. Nesse caso recomendo o senhor olhar na etiqueta lateral e verificar a tensão do equipamento. Caso ele esteja ligado na tensão errada é só ligar na tomada correta que o código 11 deve parar de ser acusado.

      – Pode ser um problema no sensor de chama do equipamento em si. Nesse caso o senhor precisará da análise de um técnico autorizado da Rinnai para verificar.

  • Bom dia…tenho um aquecedor rinnai. E ele so esquenta agora com o frio so na temperatura máxima. ….e pouca pressao…..o que pode ser…..

    • Bom dia Diogo,

      Pelo seu relato seu equipamento se trata de um aquecedor a gás mecânico, correto? No caso dos aquecedores mecânicos, principalmente durante as temperaturas mais baixas, é bem comum restringir a quantidade de água para atingir uma temperatura da água mais alta. Então é bem comum mesmo que a pressão caia (já que a vazão está limitada).

      Mas também não pode descartar a possibilidade do diafragma do equipamento estar defeituoso.

      Uma solução mais definitiva para seu caso seria a substituição do seu equipamento por um modelo digital com capacidade suficiente para suprir a demanda da sua residência.

    • Bom dia Eduardo,

      Código 12 corresponde a insuficiência de gás. Significa que o gás até chega no equipamento mas em quantidade insuficiente para seu funcionamento pleno. Isso é bem comum durante o frio no caso dos aquecedores a gás do tipo GLP (gás de botijão). Porque durante o frio a taxa de evaporização é mais lenta.

      Para que eu possa te ajudar poderia por favor informar qual é o modelo do seu aquecedor a gás? E se ele for de fato GLP, quantos e quais botijões o senhor utiliza?

    • Olá, tenho um aquecedor modelo Yez200Fe, moro em apartamento gás GN.
      Tem alguns dias que a pressão da água quente reduziu muito, o que poderia ser?

      Nunca fiz limpeza do aparelho, utilizo desde 2010 e nunca tive problemas.

      Obrigada!

      • Bom dia Priscila. Muito obrigado pelo contato.

        Você mesmo mencionou que nunca realizou a manutenção preventiva no equipamento. Existem algumas possibilidades para esse problema estar ocorrendo, o mais recomendado no seu caso é acionar uma assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento e a possível realização de uma manutenção corretiva.

        Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

        Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite. Meu aquecedor é um Rinnai 1601. A pressão da agua diminuiu de repente e permanece assim há alguns dias, sendo que não aumentei ou diminui a temperatura. O que poderia ser essa queda de pressão?
    Obrigado.

    • Bom dia Wagner,

      Essa redução da pressão repentina pode ser obstrução por sujeira no aquecedor a gás ou nas duchas. Ou também, caso more em apartamento, alguém tenha diminuído a pressão na válvula redura de pressão do prédio. Em especial esse aquecedor não tem qualquer dispositivo que alteraria a pressão da água além a perda de carga normal que todo aquecedor provoca.

      Caso o problema seja mesmo sujeira, recomendamos fazer uma revisão geral no equipamento, onde ele será limpo, juntamente com as duchas. Agora se alguém mexeu na válvula redora do prédio seria só ajusta-la.

    • Boa tarde , tenho um aquecedor Komeko e a 3 dias quando ligo o chuveiro começa um ruído q vai aumentando mas depois some , o que pode ser ?

      • Bom dia Lisiane. Muito obrigado pelo contato.
        Pelo seu relato é muito comum aquecedores apresentarem esse problema quando a pressão de gás está muito forte.
        O mais recomendado nesse caso é acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento.
        Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Boa tarde Harry,

      O código E3 diz respeito a um problema na exaustão do equipamento. Pode ser um problema de obstrução por sujeira no duto de exaustão ou até mesmo o duto amassado. Além disso pode ser também um problema na ventoinha que não está rotacionando corretamente, muitas vezes causado por acumulo de sujeira.

      No entanto o problema mais provável no caso dos aquecedores a gás Komeco é um defeito no pressostato ou na regulagem do pressostato.

      O mais recomendado para o senhor nesse caso é procurar uma assistência técnica autorizada da Komeco e pedir uma verificação de um técnico.

      Espero ter ajudado!

  • Olá! Estou passando por um problema com o aquecedor da Rinnai manual, onde a água quente esta com pouca pressão no chuveiro, mesmo alterando a vasão de água no aquecedor continua na mesma, o que poderia ser?

    • Boa tarde Carlos,

      Isso sempre foi assim? Pergunto porque é natural que a água quente tenha uma menor pressão que a água fria. Essa diferença acontece porque quando a água passa pelo aquecedor a gás ela perde pressão. Então muitas vezes o local possui pressão suficiente para ativar o aquecedor e faze-lo funcionar, mas não pressão suficiente para um banho confortável.

      Agora se a pressão vem caindo gradativamente podemos ter um problema de obstrução por sujeira ou o diafragma do aquecedor a gás está danificado.

      Se for apenas um problema de perda de carga (o nome que é dado a perda de pressão natural que a água sofre ao passar pelo aquecedor) então a solução é instalar um pressurizador pequeno na entrada do equipamento, para compensar essa perda de carga.

      Agora se for um problema de sujeira ou diafragma então o senhor deve procurar uma assistência técnica autorizada da Rinnai para fazer uma revisão geral no seu aquecedor.

      Espero ter ajudado!

  • Olá! muito boa matéria.
    Gostaria de saber como faço pra realizar curso de instalação e manutenção de aquecedor a gás residêncial?
    Podem me ajudar?

    • Bom dia José,

      Algumas instituições como SENAC oferecem esse tipo de curso. Além disso você pode entrar em contato com as próprias fabricantes que também oferecem cursos dessa modalidade.

  • Excelente artigo.
    Tenho um aquecedor Rinnai 1601 e está aquecendo mais que o normal, mesmo com a temperatura regulada para 35ºC a gua sai a mais de 42ºC. O que pode ser? Pode indicar problema mais grave?

    Obrigado!

    • Bom dia Leandro,

      Esse nos parece um problema atípico. A princípio nos parece um problema de obstrução por sujeira que está reduzindo significativamente a vazão de água e deixando a temperatura muito alta. Essa sujeira pode estar tanto no aquecedor quanto nos pontos de água.

      Mas recomendo o senhor contratar uma assistência técnica autorizada da Rinnai para fazer uma análise do aquecedor e te dar um diagnostico preciso.

  • Olá,
    Faz algum tem que meu aquecedor, um paloma rheem, desliga durante o uso e pisca o código 13. O que isso significa? Vale a pena arrumar?
    Desde já agradeço.

    Att. Myriam

    • Bom dia Myriam, tudo bem?

      O aquecedor da senhora deve ser um RB 26 de fabricação japonesa, digo isso porque esse código acontece especificamente nesse modelo de equipamento. Esse problema se dá por conta de uma oscilação na pressão do gás e a própria Rheem quem resolve. Só ligar para eles agendar o reparo. Os telefones da Rheem são 0800 7199 201 ou 11 3025-0707.

      Espero ter ajudado,

    • Boa tarde Rogerio, tudo bem?

      Como não trabalhamos com a marca Yume infelizmente não temos acesso a todos seus códigos de erro. Te recomendo entrar em contato com alguma assistência técnica autorizada da marca ou o próprio fabricante.

      Desculpa não poder te ajudar mais.

  • Possuo um aquecedor Bosch GWH 500 CTD e GN e o visor fica piscando o número 14 e a lâmpada de stand by. Não aquece a água e depois desliga. Pode me ajudar?

    • Bom dia Benildes,

      Esse número piscando se trata de um código de erro. Um autodiagnostico que os aquecedores a gás digitais fazem.

      Caso ao ligar ele mostre de imediato o código 14 o fusível térmico está rompido. Caso ocorra durante o uso está ocorrendo um superaquecimento no equipamento. Se for o segundo caso, pode ser um problema de obstrução por sujeira no filtro de entrada do aquecedor.

      De qualquer maneira recomendamos entrar em contato com uma empresa autorizada pela Bosch e fazer uma manutenção para solucionar seu problema.

      Espero ter ajudado.

      Equipe Aquecenorte.

    • Boa tarde Renato, tudo bem?

      Por coincidencia acabei de responder um problema igual o do senhor. Segue minha resposta:

      Caso ao ligar ele mostre de imediato o código 14 o fusível térmico está rompido. Caso ocorra durante o uso está ocorrendo um superaquecimento no equipamento. Se for o segundo caso, pode ser um problema de obstrução por sujeira no filtro de entrada do aquecedor.

      De qualquer maneira recomendamos entrar em contato com uma empresa autorizada pela Bosch e fazer uma manutenção para solucionar seu problema.

      Espero ter ajudado.

      Equipe Aquecenorte.

  • Bom dia.

    Verifico que o acededor a gás ao ser acionado na residência, como por exemplo, no uso do chuveiro, o mesmo emite um som (parecendo estalo) tanto na passagem, como no próprio aquecedor.

    Esse som é normal?

  • Boa noite tenho um problema no meu aquecedor Komeco ele liga mas não esquenta a água tem mais ou menos 1 ano e meio de uso antes ele não aparecia código de falha mas zgora apareceu E0 só q as vezes ele funciona normal . Será por causa de sugeria na ventoinha?

    • Bom dia Elismar, tudo bem?

      De fato o código de erro E0 é referente a um problema na ventoinha. Pode ser sim sujeira, mas também pode ser um defeito na ventoinha, que é algo bem comum nos modelos de aquecedor a gás da Komeko.

      Uma outra possibilidade, que apesar de mais remota ainda é possível, é um problema acerca do duto de exaustão que pode ter alguma obstrução que está dificultando o trabalho da ventoinha.

      De qualquer maneira o mais recomendado é o senhor entrar em contato com uma empresa autorizada pela Komeko para analisar seu equipamento.

      Espero ter ajudado.

  • Possuo um aquecedor Bosch GWH 500, não consigo colocar temperatura menor que 37. O que devo fazer?
    Outra coisa, tentei pressionar simultaneamente o + e -, e o aquecedor piscou traços no display, o que significa?
    Obrigado pela ajuda

    • Bom dia Adriano,

      Isso porque 37º é a temperatura mínima do equipamento. Caso queira uma temperatura inferior a essa deve abrir um pouco o registro de água fria na hora do banho. Mas evite abrir demais pois isso pode acabar desligando o aquecedor.

      Já sobre os traços o senhor deve ter entrado em algum modo de programação do equipamento.

    • Bom dia Fabiano, tudo bem?

      O erro e2 diz respeito a um problema na ventoinha. Ela pode estar tanto com defeito como simplesmente muito suja, o que acaba dificultando sua rotação. O mais recomendado é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Lorenzetti e executar uma manutenção preventiva.

      Espero ter ajudado.

  • Boa noite Ivan,
    Instalei um Aquecedor KOBE KA3AP26PVPTIC. Não está aquecendo a água e aparece no display, ao lado da temperatura “60m” que creio ser um código de erro. no manual não há referencia, e não encontro na internet referencia a este aquecedor.
    Vc pode me ajudar.
    desde já agradeço.

    • Bom dia Marcus,

      O pessoal aqui não soube dizer exatamente do que se trata esse “60m”. Acho que o mais recomendado é o senhor entrar em contato diretamente com o fabricante.

      Sinto muito não poder te ajudar mais.

  • Bom dia, tenho um aquecedor Lorenzetti LZ-2500D, o problema que a sua temperatura de saída de água fica travada em 44 graus, mesmo abaixando a temperatura para 30 graus ele não abaixa, quando subo a temperatura para 55 graus ele aumenta, sua pressão, chama está tudo normal, o que pode estar acontecendo?

    • Boa tarde Lima, tudo bem?

      Uma das possibilidades do problema do senhor é alguma obstrução da água no aquecedor a gás ou nas duchas. Como o fluxo de água é bem menor o aquecedor não consegue baixar a temperatura abaixo de 44 graus. Mas é dificil de ter certeza se é isso mesmo. O mais recomendado é entrar em contato com uma assistência técnica da Lorenzetti para fazer uma verificação do equipamento.

  • Caro Ivan,

    Tenho um aquecedor elétrico digital Lorenzetti LZ 1600 D. Geralmente o utilizamos a 38 graus.
    De uma hora para outra começou apitar e piscando no visor E5, sumindo do visor a temperatura.
    Poderia me ajudar com seu parecer.

    Grato

    Paulo Ferreira Junior

    • Bom dia Paulo, tudo bem?

      O código de erro E5 indica uma falha na exaustão dos gases queimados pelo equipamento. Isso pode ser tanto um problema de obstrução por sujeira ou má instalação da chaminé. Também pode indicar um problema no pressostato do aquecedor.

      Recomendamos entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Lorenzetti e pedir uma revisão geral no seu aquecedor. Isso deve resolver o seu problema.

      Espero ter ajudado.

    • Bom dia Jorge. Muito obrigado pelo contato. O código de erro 03 ocorre quando não houve chama e o aquecedor acaba desligando durante o uso.
      A solução seria abrir a válvula de gás completamente e verificar se o cilindro do GLP não está vazio.
      Você também pode recorrer a assistência técnica autorizada caso o problema persista.

      Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

      Abraços

  • Boa tarde!

    Tenho um aquecedor Komeco modelo 20D.
    Ele está indicando ERRO E2, durante o banho ou depois que desligamos o chuveiro.
    Alguns assistencias disseram que o problema é na placa, porem não deram certeza.
    Sabe dizer qual o problemas comum para esse erro.
    Obrigado.

    • Olá Alexandre, tudo bem?

      A principio nos parece mesmo que o problema esteja na placa. Mas só dá pra ter certeza analisando o equipamento.

      Espero ter ajudado.

  • Olá Alexandre tudo bem ? Tenho um aquecedor Komeco 15DI ele está apresentando a mensagem código de erro E5 (Sensor da câmera de combustão )e fica apitando. O q deve ser feito ?
    Desde já agradeço.

    • Boa tarde Joab. Obrigado pelo contato. O código de erro E5 no aquecedor Komeco 15DI é referente ao termostato de câmara de combustão. Uma possível causa dessa falha é a baixa pressão ou vazão de água. Uma possível solução para esse problema é aumentar a vazão ajustada ou então efetuar a instalação de um pressurizador.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

  • Obrigado pelo artigo! No meu caso a chama esta azul, mas a potência de aquecimento diminuiu muito, a ponto de ter que deixar a agua mais fraca pra esquentar melhor! O que pode ser?

    • Bom dia Henrique, tudo certo? Obrigado pelo contato. Neste caso específico, aparenta ser um problema mecânico.
      Existem alguns aquecedores mecânicos que só liberam mais fluxo de gás conforme o diafragma (componente de acionamento) empurra uma comporta. Quando esse diafragma está danificado ou furado esta comporta não se abre tanto liberando baixo fluxo de gás fazendo o aquecedor esquentar pouco.
      Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.

      Abraços

  • Boa tarde. Tenho um aquecedor Rinnai REU-2401-FEH GLP. Ele está acusando o código 61. Qual poderia ser o defeito? A informação é problema no conector, mas qual é o mais provável para dar defeito?

    • Bom dia Anderson, tudo certo? Obrigado pelo contato.
      O código de erro 61 está relacionado a ventoinha (componente responsável pela exaustão do monóxido de carbono). Se o equipamento liga e só depois de alguns minutos apresenta código 61, a manutenção preventiva pode resolver o problema. Caso o aparelho nem acione e já apresente o código 61 direto, é bem provável que a ventoinha esteja queimada e nesse caso ela deve ser substituída.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Abraços

  • Bom dia.
    Tenho um aquecedor Komeco 1500 20l ( ele não é digital) e agora mesmo com a pilha nova ele não faz a faísca pra ligar.
    O que pode ser.?

    • Boa tarde Silmeire. Obrigado pelo contato. Esse problema da faísca pode estar relacionado a um problema na chave de partida do equipamento e na ignição do mesmo. O mais recomendado nesse caso é um técnico fazer uma análise mais aprofundada no equipamento pessoalmente, por isso recomendamos uma visita técnica a sua residência.

      Espero ter ajudado.

  • Olá Thiago, bom dia!

    Meu aquecedor é um Rinnai a chama só liga se eu abrir e fechar manualmente a caixa de pilha. Já substitui as pilhas e problema permanece. Preciso ligar a água quente e ir até o aquecedor fazer esse procedimento de “abre e fecha” da caixa de pilhas. O que pode ser isso?

    • Boa tarde Leonardo. Obrigado pelo contato. Pelo seu relato aparenta ser um problema na caixa de pilhas.
      Solicito que você dar uma conferida por dentro na caixinha de pilha para verificar se existe alguma oxidação.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Abraços

  • Bom dia Thiago! Meu aquecedor é um Lorenzetti digital. Estava funcionando perfeitamente e de uma hora pra outra passou a oscilar a temperatura no banho. Já tentei aumentar a temperatura no aquecedor mas mesmo assim não adiantou. Moro em um condomínio com gás central.

    • Boa tarde Alex. Muito obrigado pelo contato. Existe alguns equipamentos da Lorenzetti em que o display é acionado por algumas molas. Com o passar do tempo essas molas vão oxidando e o equipamento acaba desregulando, diminuindo e aumentando a temperatura sozinho. Essa pode ser uma das causas. A oscilação da pressão da água também pode estar ocasionando isso. Independente da marca ou modelo isso vai acontecer uma hora. Quando acontece a oscilação da pressão da água na dinâmica (movimentação da água no chuveiro) o aquecedor identifica que ocorreu um baixo fluxo de água e abaixa a chama. Ele entende que abriram mais um ponto de água porque aumentou o fluxo de água, consequentemente ele aumenta chama, e fica abaixando e aumentando e a água fica oscilando a temperatura. Então pelo seu relato pode ser ou problema no equipamento ou problema na pressão de água. Se estiver ocorrendo oscilação de pressão no banho você tem que contactar o síndico ou o alguém responsável pela manutenção da água no prédio para estarem verificando as válvulas redutoras de pressão.

      Espero ter contribuído e esclarecido as suas dúvidas. Estou à disposição para eventuais esclarecimentos.

      Abraços

  • Temos um aquecedor de passagem Bosch tipo GWH 240 Code. Hoje ele não aqueceu a água, faz barulho de estar ligado mas nada. No visor aparece a mensagem EA. Desliguei e liguei novamente, apareceu uma vez a mensagem FO. Depois repeti a operação e volta só a mensagem EA e a água continua não aquecendo. Poderia dar uma orientação?

    • Boa tarde Hélio. Muito obrigado pelo contato.
      Pelo seu relato, é necessário entrar em contato com a assistência técnica autorizada da Bosch. O equipamento identifica a água passando, porém emite um código de aparelho em curto. A mensagem FO significa que o equipamento não está seguindo a sequência correta de funcionamento.
      O ideal é entrar em contato com a autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Bom dia
    Meu aquecedor HARMAN Modelo YE2200FE acende o Display na temperatura 39 ou mais graus porem não acendo o Indicador de Chama e com isso não esquenta a agua. soliciito sua Gentileza de Orientação

    • Bom dia Antonio. Muito obrigado pelo contato.
      Pela minha experiência o problema pode estar relacionado com gás sub-dimensionado, podendo apresentar o código 12.
      Ele tem gás suficiente para acionar o equipamento porém depois na dinâmica, no movimento do gás dentro da tubulação a pressão acaba caindo muito, ocasionando a falta de gás e consequentemente desligando o aparelho.
      Outra possibilidade é o equipamento estar ligado na tensão errada, por exemplo 220 estar ligado na tensão 110.
      Também existe a possibilidade de ser um problema eletrônico, o sensor de chama não estar identificando a chama presente no queimador.
      Espero ter te ajudado e esclarecido as suas dúvidas. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Boa noite! Meu aquecedor Lorenzetti começou fazer um barulho parecendo um motorzinho ligado(chiado), mesmo quando não está em uso. Mas está funcionando normalmente. O que será?

    • Boa tarde Maria. Muito obrigado pelo contato.
      Pela minha experiência muitas vezes o transformador do equipamento é o que provoca esse zumbido. Ele fica ininterruptamente fazendo um barulho desagradável. Pode ser um problema no transformador ou outro problema específico.
      Nesse caso o mais recomendado é chamar a assistência técnica autorizada para analisar o equipamento com mais profundidade e entender o que pode estar acontecendo.
      Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

  • Tenho um aquecedor Rinnai 1601 e o display pisca acendendo e apagando sozinho, quando se mantem ligado aciono a água e ele aciona o aquecimento como se fosse funcionar e de repente desliga o display e o fogo apaga. O que pode ser?

    • Boa tarde Leandro. Muito obrigado pelo contato. Pelo seu relato e minha experiência, esse equipamento pode estar na tensão errada, ou seja, o equipamento chaveado em 220v é ligado na tomada 127v. Como também pode ser um problema do próprio equipamento. Caso seja verificada a tensão e a mesma esteja ok, o recomendado é entrar em contato com a assistência técnica autorizada para fazer uma análise mais aprofundada no equipamento. Caso você esteja em São Paulo, nós somos assistência técnica autorizada da Rinnai. Você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 2262-9000.
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos. Espero ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas.

  • Olá. Mandei fazer uma limpeza no meu aquecedor a gás Bosch (de passagem ) e estava funcionando otimamente bem (chama bem azulzinha). Mas do nada, hoje parou de acender a chama. Já verifiquei o gás (está cheio = 45 kg). Há pressão forte de água. Mas está com código A4. Alguma sugestão? Obrigada desde já

    • Boa tarde Meiri. Muito obrigado pelo contato.
      O código A4 está relacionado a falta de gás ou chama piloto obstruída.
      Possivelmente é um problema de obstrução, te recomendo chamar a assistência técnica autorizada para dar uma analisada com mais profundidade no equipamento.
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos. Espero ter ajudado.

    • Boa tarde Allan. Muito obrigado pelo contato.
      O código E5 está relacionado a um problema de gás. Muito provavelmente o problema está relacionado com insuficiência de gás.
      Recomendo você tentar desligar e ligar o equipamento novamente, caso o problema persista o mais recomendado é solicitar a visita de um técnico para fazer uma análise no equipamento.
      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 99347-0346 ou pelo e-mail assistencia@aquecenorte.com.br
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • boa tarde, tenho um aquecedor INOVA IN-180D, estava funcionando normalmente até ter tido um problema de sujeira na água, ja fiz a limpeza no filtro e a pressão de água esta normal, porém só de ligar o mesmo na tomada a ventuinha ja liga e mantem ligada, quando abro a água não acende a chama fazendo com que de erro E1, não é problema de falta de gás .

    O que pode ser ?
    Desde ja agradeço.

    • Boas tarde Gerson. Muito obrigado pelo contato.
      Pelo seu relato, esse problema pode estar relacionado a algum curto na placa. Isso porque a ventoinha só poder ser acionada com a abertura da água, não somente colocando a mesma na tomada. Nesse caso o ideal é chamar a assistência técnica autorizada, pois esse é um problema relacionado a placa do equipamento. (Está mandando comando incorreto).
      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 94138-3900 ou então pelo e-mail:assistencia@aquecenorte.com.br
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos. Espero ter ajudado.

  • O meu aquecedor sakura sh-890 liga a chama quando abre a torneira de água quente, mas desliga sozinho a chama após 10 segundos. Fiz um teste, quando abro a torneira quente e liga a chama, em seguida, desconecto o fio laranja da válvula de gás, ele funciona perfeitamente, só desligando a chama quando fecho a torneira, Quando vou usar novamente, tenho que plugar o fio laranja, abrir a torneira e desligar novamente o fio laranja para a chama não apagar. O que pode estar causando esse problema?

    • Bom dia José. Muito obrigado pelo contato.
      Provavelmente o comando elétrico do seu aquecedor está em curto, pois ele está energizando continuamente, de acordo com o seu relato.
      Isso porque você mencionou que quando tira o fio laranja o aparelho funciona. Esse fio laranja que você citou é o fio que libera e corta a energia da válvula de gás e consequentemente por medida de segurança o aquecedor liga e desliga.
      Nesse caso o mais recomendado é você entrar em contato com a assistência técnica autorizada o mais rápido possível pois não é seguro que o equipamento funcione dessa maneira, pois ele é projetado para qualquer problema que possa ocorrer no aparelho ele corte o gás do equipamento, e ele está cortando.
      Tanto o aquecedor mecânico quanto o digital, qualquer problema relacionado ao seu funcionamento eles imediatamente mandam um comando para cortar o gás como medida de segurança.
      O mais recomendado nesse momento é você acionar um técnico o mais rápido possível para uma análise mais aprofundada no equipamento.
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Boa noite..Tenho um Rinnay REU-1601 FEH,,moro num sobrado , entretanto, tem acoplado nele um pressurizador Pl9 da Lorenzetti.. O que esta ocorrendo que na parte de baixo do sobrado ele esquenta água normal , no entanto, quando abro a ducha no andar de cima…não esquenta….Tenho esse equipamento ha 4 anos e nunca fiz manutenção ..

    • Bom dia Roberto. Muito obrigado pelo contato.
      Pelo seu relato, é muito provável que o filtro do seu aquecedor esteja entupido ou o arejador da sua ducha também esteja entupido, fazendo com que tenha baixo fluxo de água para o seu chuveiro. Vale destacar que a bomba já tem dificuldade de subir um pavimento, já que quando a água sobe ela perde pressão e consequentemente isso já é uma dificuldade para a ducha localizada no banheiro do andar de cima do seu sobrado. Se entrar sujeira no filtro do aquecedor ou no arejador da ducha essa situação pode ser agravada.
      O ideal nesse caso é fazer a manutenção preventiva, onde o técnico vai analisar todos os pontos que você mencionou além de realizar a limpeza do equipamento. Se você já tivesse realizado a manutenção preventiva muito provavelmente não teria tido esse problema. O recomendado é você realizar esse procedimento pelo menos 1 vez ao ano.
      Se você estiver em São Paulo, pode agendar a sua manutenção preventiva com a nossa equipe de assistência técnica. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 94138-3900 ou pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Bom dia Carlos. Muito obrigado pelo contato.
      Pelo seu relato, existe a possibilidade de ser um sub-dimensionamento de gás ou um possível problema relacionado a ventoinha do equipamento.
      O mais recomendado é entrar em contato com a assitência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento.
      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 ou pelo e-mail:
      assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Bom dia… Minha namorada ligou o aquecedor acabou colocando o aquecedor rinnai da casa dela na tensão 220 sendo que o correto era 110 e não funcionou mais….. Oque acontece quando isso ocorre… E se é de fácil solução ou terá que comprar outro.? Obrigado Dedé já.

    • Boa tarde Márcio. Muito obrigado pelo contato.
      Existe a possibilidade de ter queimado o fusível ou até mesmo a placa do equipamento.
      Porém o mais recomendado é acionar a assistência técnica para uma análise mais aprofundada no aquecedor.
      Se você estiver em São Paulo, pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 99347-0346 ou pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Bom dia Marcelo. Muito obrigado pelo contato.
      O código de erro E3 está relacionado a falha no termostato do equipamento. Nas especificações do equipamento do produto eu não encontrei informações referentes ao código de erro E6, porém se você estiver se referindo ao código de erro E5 ele está relacionado a possível falha no ventilador do equipamento. Nesse caso é necessário verificar a energia elétrica ou se há obstrução da chaminé.

      Eu recomendo você entrar em contato diretamente com o serviço autorizado da Electrolux para verificações e resolução dos problemas.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Bom dia Leandro. Muito obrigado pelo contato.
      Pelo seu relato, o problema pode estar relacionado com retorno de vento no equipamento. Dessa forma quando está ventando muito esse vento entra pelo equipamento e acaba apagando a chama do aquecedor. Você mora em apartamento? Caso positivo, em qual andar?

      É importante você ficar atento se no momento de uso do seu aquecedor está ventando muito pois isso pode influenciar no problema que você relatou do equipamento acabar desligando. Qual o modelo do seu aquecedor?

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá, tenho um aquecedor Rinnai 1601 que sempre que abro a torneira quente do chuveiro ele faz um barulho muito alto ao ligar, junto com uma vibração, da até medo. O que poderia ser?

    • Bom dia Felipe. Muito obrigado pelo contato.
      Pelo seu relato, o problema pode estar relacionado com um excesso de pressão na rede hidráulica. Recomendo você verificar junto ao seu condomínio a questão da pressão de água fria que vai até o seu aquecedor.
      Se estiver tudo ok, o mais recomendado é você realizar a manutenção preventiva no seu equipamento. Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato conosco para agendar a sua manutenção preventiva pelo telefone (11) 99347-0346 ou pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Olá, boa tarde!

    Estou com problema no meu Aquecedor Rheem, 18L, onde está apresentando o erro CS e a água do chuveiro pára de esquentar. Após a apresentação dessa mensagem, o aquecedor começa a apitar e não esquenta mais.
    Saberiam me informar qual problema seria esse?

    Obrigado

    • Bom dia Rodrigo. Muito obrigado pelo contato.
      Esse CS que você mencionou nada mais é do que a nomenclatura de Código de Serviço. Você deve se atentar ao número que aparece embaixo da mensagem CS, esse número é o código de erro que o seu equipamento está apresentando.

      Fique atento a esse número no seu display digital, e retorne o contato conosco informando qual o código de erro seu equipamento está apresentando. Dessa forma conseguimos te passar um diagnóstico mais preciso sobre o problema do seu aquecedor.

      Se preferir, você pode me encaminhar um e-mail para thiago@aquecenorte.com.br

      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Olá, bom dia!
    De uns dias pra cá eu tenho notado que, usando só a água quente do chuveiro, sem ligar o registro da água fria, a temperatura da água fica oscilando várias vezes durante o banho. Não chega a ficar gelada como se tivesse desligado o gás, mas acredito que caia uns 2 a 3 graus e volte à temperatura anterior. Isso nunca tinha acontecido antes. Alguma ideia da causa?

    Outra coisa que sempre estranhei é que configuro uma temperatura no aquecedor e depois do banho a temperatura no display é sempre outra temperatura aleatória, geralmente acima do que configurei, isso é normal?

    Obrigada!

    • Boa tarde Isabelle. Muito obrigado pelo contato. Preciso fazer algumas perguntas para poder te ajudar.

      Qual o modelo específico do seu aquecedor? Você possui pressurizador em sua residência?

      Quando ocorre oscilação na temperatura, existem algumas possíveis causas para isso ocorrer. Pode ser um problema no aquecedor, que não está lendo a chama corretamente, pode ser sujeira na queima (Se o aquecedor está sujo pode ocorrer falta de oxigêncio e a queima fica incorreta) ou você pode ter pressurização em sua casa. Se você realmente tiver pressurização em sua residência podo ocorrer essa oscilação que você mencionou.

      Um problema nos sensores do equipamento também não pode ser descartado. Quando foi a última vez que você realizaou a manutenção preventiva no seu aquecedor?

      Com essas respostas fica mais tranquilo te passar um diagnóstico mais assertivo sobre o problema.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Bom dia Valter. Muito obrigado pelo contato.

      Recomendo você fazer as buscas por esse controle no Mercado Livre, pois nós não comercializamos esse equipamento. Conversando com o pessoal interno aqui, eles inclusive me falaram que talvez você só encontre esse controle usado. Pode ser que você encontre um pouco de dificuldades de encontrar ele novo.

      Tente fazer uma busca mais avançada por ele no Mercado Livre.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Boa tarde!
    tenho um aquecedorLorenzetti LZ 2500 D que simplesmente parou de dar a explosao de inicio de calefação de agua.
    O visor digital funciona, a passagem de agua fria é escutada mas nao dá inicio à calefação…
    Como poderia resolver isto?

    • Bom dia Aloisio. Muito obrigado pelo contato.

      O mais recomendado nesse caso realmente é acionar uma assistência técnica autorizada para uma analise mais aprofundada no equipamento.

      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Oi , tenho um aquecedor Rinnai a gas , moro em prédio, e tem apresentado o erro código 99, onde a agua quente imediatamente acaba, passando para a agua fria … o erro 99 acontece religiosamente a cada 2 minutos … agradeço qualquer ajuda !!! At., Roberto

    • Bom dia Roberto. Muito obrigado pelo contato.

      O código 99 no aquecedor Rinnai está relacionado a problemas com a ventoinha do seu equipamento. Esse código de erro é referente a ventoinha com torque elevado ou mesmo sujeira no circuito de ar.

      O mais recomendado nesse caso é acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento. Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Aproveito para compartilhar outro artigo em nosso blog, focado nos 4 problemas mais comuns em aquecedores a gás: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedores-a-gas-problemas-comuns/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite, tenho um aquecedor a Gás da Lorenzetti modelo LZ 1600D. Sem condições de tomar banho nele, a água mesmo a 36 graus é muito quente, e quando misturo, ou fica muito quente, ou fica gelada. Ele não apresenta nenhum erro, porém a temperatura de saída da água é muito maior do que a que está setada no display (36). O que pode ser, moro em uma cidade onde não tem nenhuma empresa que faça Manu tenção.

    • Boa tarde Rafael. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, esse problema aparenta ser baixa vazão de água. Muito provavelmente o filtro do aquecedor esteja entupido e a ducha também.
      Se você verificar esses pontos que mencionei e estiver tudo certo, o mais recomendado nesse caso é acionar a assistência técnica autorizada para o auxílio de um especialista.

      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp). Se preferir, o contato pode ser feito pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite! Tenho um Kobe digital. Começou a apitar e apareceu E7.
    Procurei na internet o manual para saber o q significa e não encontrei.
    Vc saberia me dizer? Devo me preocupar? Obg

    • Bom dia Fernanda. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato e o código apresentado, o problema pode estar na placa do equipamento ou mesmo na válvula de gás.
      O mais recomendado é você entrar em contato com a (Amoedo) Botini, pois eles são os responsáveis pela garantia do produto.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá. Possuo um aquecedor Bosch GWH 420, e ao acionar a torneira de água quente, aparece no visor o código EA e a água não aquece. Qual pode ser o problema?
    Obrigado!

    • Bom dia Fabio. Muito obrigado pelo contato.

      O mais indicado nesse caso é você acionar uma assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento. O código que aparece é justamente para o técnico responsável fazer a correta avaliação do equipamento. Em algumas situações pode ocorrer a eventual necessidade de troca de peças, por isso a importância de uma visita técnica para analisar o aquecedor.

      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia, Thiago, tenho um aquecedor LZ1600D lorenzetti ja faz uns 3 anos, agora ele começou a dar o erro E2 e não liga a agua quente, ja troquei registro coloquei pressurizador , limpei o filtro de entrada de agua e nada continua, a uns dias atras eu ligava e desligava umas 3a 5 vezes e funcionava, agora não ta funcionando de jeito nenhum,sera que vc pode me dar uma ajuda?
    Obrigado

    • Bom dia José. Muito obrigado pelo contato.

      O código de erro E2 no aquecedor LZ1600D lorenzetti é referente ao circuito de exaustão parcialmente obstruído, exaustor danificado ou mesmo chaminé mau dimensionada.
      Uma possível solução é verificar a eficiência da chaminé e do duto de exaustão no local de instalação, além de verificar o exaustor.

      Como você mencionou que já limpou o filtro de entrada de água e o problema persiste, o mais recomendado é acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipameno. Quando foi a última vez que você realizou uma manutenção preventiva?

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia.
    Tenho um aquecedor Bosch ghw300 digital.
    O aquecedor liga normalmente, mas depois de alguns minutos de banho ele desliga e estou usando apenas a torneira de água quente, portanto sem mistura de água fria.
    Vocês podem me ajudar ? Ressalto que a limpeza foi feita pelo técnico há 03 meses.
    Obrigado

    • Bom dia Carlos. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, a princípio o problema estaria relacionado ao desequilíbrio hidráulico.
      Inclusive nós temos um artigo específico sobre ele em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-a-gas-desliga-durante-o-banho/

      Nem sempre o aquecedor a gás desliga por conta da mistura da água do próprio ponto de consumo. Qualquer ponto da hidráulica que interligue a tubulação de água quente com a da água fria pode causar esse problema. E é muito comum que isso aconteça com a ducha higiênica. Isso porque é bem comum as pessoas não fecharem os registros da ducha higiênica, já que ela possui um gatilho e a água só sai quando apertamos. Recomendo a leitura completa do artigo que mencionei, lá você encontra várias dicas muito úteis para a resolução do problema.

      Como você relatou que não está fazendo a mistura de água fria e relizou uma limpeza recentemente no equipamento, mas mesmo assim seu aquecedor a gás continua desligando durante o banho então será necessário entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás.

      Caso esteja em São Paulo ou proximidades nós da Aquecenorte podemos te ajudar. Você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      • Boa tarde, Thiago.

        Muito obrigado pela atenção de vocês, conforme seu retorno fiz contato no número informado e fui atendido pelo senhor Edgard da Aquecenorte, onde prontamente fez todos os testes possíveis e me deu um parecer muito claro do problema do meu aparelho.
        Venho agradecer e elogiar esse ótimo atendimento e recomendar a assistência e atendimento da Aquecenorte a todos que conheço

        • Boa tarde Carlos Alberto. Ficamos felizes com o seu contato.

          São relatos como esse que nos motivam a continuar o nosso trabalho, sempre buscando a excelência em nosso atendimento.
          Muito feliz com esse feedback.

          Estamos sempre à disposição para ajudar.

  • Oii Tiago!

    Acabei de comprar um aquecedor a gás Lorenzetti, porém quando eu instalei, diminuiu a pressão de água quente, tenho uma caixa d’água que fica a 8 metros e altura, será que é porque preciso de um pressurizador?

    • Bom dia Amanda. Muito obrigado pelo contato.

      Para a utilização de aquecedores a gás o ideal seria você pressurizar a sua rede, mas caso você não tenha como fazer isso você também pode colocar um by-pass e uma mini-bomba pressurizadora embaixo do aquecedor. O mini pressurizador para aquecedor a gás é um equipamento hidráulico que proporciona o aumento da pressão e do volume de água quente em pontos de consumo de água quente alimentados pelo aquecedor. Pontos como duchas, torneiras e banheiras. Ele é um pressurizador de água como qualquer outro, a diferença é que é um equipamento mais compacto e menos potente, ideal para instalar logo abaixo dos aquecedores a gás.

      Diferente de pressurizadores maiores e mais potentes que são instalados para pressurizar toda a rede hidráulica de uma residência, o mini pressurizador é instalado diretamente na entrada de água dos aquecedores a gás. Sendo assim ele só pressuriza a água que chega até os aquecedores. Então na prática apenas a água quente será pressurizada.

      Recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/mini-pressurizador-para-aquecedor/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

  • olá.
    tenho um aquecedor a gás Komeco.
    estava funcionando perfeitamente e hoje pela manhã ao ligar o aquecedor , o display ascendeu e apagou sozinho e desde então o aquecedor não funciona mais.
    no inicio achei que fosse a tomada de luz mas liguei outro aparelho nela e funcionou então descartei essa possibilidade.
    o que poderia ser?

    • Boa tarde Alessandro. Muito obrigado pelo contato.

      Qual o modelo específico do seu aquecedor? Está aparecendo algum código de erro no display digital dele?

      São várias as possibilidades, o mais recomendado é você acionar uma assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento. Pode ser que exista a necessidade de se realizar uma manutenção corretiva no equipamento.

      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Bom dia Vanessa. Muito obrigado pelo contato.

      O código E8 no aquecedor Rheem diz respeito a problema na rotação da ventoinha. Esse problema ocorre quando a ventoinha, responsável pela expulsão do monóxido de carbono, começa a ter mais esforço para girar, perdendo eficiência. Assim, o monóxido que não é expulso acaba se acumulando no aquecedor e causa um superaquecimento. Por segurança o aquecedor desliga.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedores-a-gas-problemas-comuns/

      A origem mais comum dessa falha é a sujeira, que se acumula na ventoinha e dificulta sua rotação. Dependendo do tempo do aquecedor e a intensidade com que é usado pode ocorrer também pelo desgaste natural da peça.

      No primeiro caso somente a manutenção preventiva elimina o problema, já no segundo é necessária a substituição do componente. Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu equipamento?
      Recomendo muito a leitura do artigo que compartilhei com você, lá você vai encontrar diversos códigos de erros e possíveis soluções para esses problemas.

      Obs: se você tiver uma secadora de roupa no mesmo ambiente que o aquecedor a gás, saiba que a secadora solta muita das películas da roupa. Essas películas por sua vez invadem o aquecedor causando o problema que descrevemos acima. Uma maneira bastante simples de resolver essa dificuldade é instalar um filtro na secadora. Esse filtro pode ser feito com uma meia-calça e uma braçadeira.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Bom dia Carlos. Muito obrigado pelo contato.

      Sua dúvida não ficou muito clara. Qual o modelo específico do seu aquecedor?

      Acredito que o seu equipamento seja um modelo digital, O código 14 está aparecendo no display digital do seu equipamento?

      Com essas respostas fica mais fácil te passar um diagnóstico mais assertivo.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Boa tarde Marcelo. Muito obrigado pelo contato.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no equipamento? Está aparecendo algum código de erro no display digital do equipamento?

      São várias as possibilidades para esse problema estar ocorrendo. A placa pode estar com problema, o sensor do equipamento também pode estar com problema ou até mesmo algum desequilíbrio de água. O problema está ocorrendo todo momento? Questões hidráulicas também não podem ser descartadas, o ideal é realmente acionar uma visita técnica até para analisar a eventual necessidade de troca de peças do seu aquecedor.

      O mais prudente é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento. Você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Recomendo você solicitar uma revisão geral no seu aquecedor. Com uma visita técnica o problema deve ser resolvido.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      • o caso era que o pressurizador da agua estava ciclando e fazendo muita pressao na rede e o fluxostato se movias por alguns segundos acionando o sistema
        Obrigado

    • Boa noite Alessandro. Muito obrigado pelo contato.

      Quando o visor digital não acende nesse modelo de aquecedor as prováveis causas são má conexão do plugue, falta de energia na rede ou mesmo disjuntor desligado.

      Eu recomendo você tentar conectar o plugue novamente e tentar ligar o disjuntor novamente. Existem alguns casos em que o visor digital não liga durante falta de energia na rede. (Nessas situações é necessário aguardar o reestabelecimento da energia).

      Tente conectar o plugue novamente, acredito que você vai resolver o problema.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Houve uma oscilação na tensão na minha resistência, precisei desligar o disjuntor geral, depois desse acontecimento o aquecedor não ligou mais…

    • Boa noite Alessandro. Muito obrigado pelo contato.

      Recomendo você tentar tentar o seguinte procedimento: Retire o plugue da tomada, recoloque-o novamente e acione o aquecedor. Se mesmo com este
      procedimento não conseguir resolver, feche o registro de gás, retire o plugue da tomada e aí você deverá entrar em contato com a assistência técnica autorizada.

      Você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde!
    Meu aquecedor lorenzetti LZ 2300 DE fica lingando e desligando o exaustor sozinho quando não está em uso e o visor da temperatura fica oscilando, mudando o valor sozinho.
    O que pode ser?

    • Boa tarde Irwing. Muito obrigado pelo contato.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu aquecedor? O equipamento apresenta esse defeito a quanto tempo?

      Pelo seu relato existe a possibilidade do problema estar relacionado a defeito nos sensores de temperatura do equipamento, quando ocorre a não leitura da temperatura pela placa de controle. Em algumas situações ela tem que ser substituída, mas o ideal é ser feita uma análise mais aprofundada no equipamento para um diagnóstico mais assertivo do problema. Outros componentes do aquecedor podem estar com problemas, nesse caso uma manutenção corretiva seria o ideal.

      Você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá, tenho um aquecedor Rinnai à gás (pilha), que começou a pingar na lateral superior do aparelho.Pingando mesmo sem uso. O técnico disse que aquela estrutura frontal de com canos de cobre, está furada.
    Valor da manutenção $950, um aquecedor com 2a uso com esse problema? Disse que uma pedra pode ter furado o cano, será que esse é o problema mesmo ???

    • Bom dia Lisa. Muito obrigado pelo contato.

      No seu caso é necessário analisar o tempo do seu equipamento. O que faz a câmara de combustão do equipamento furar é o tempo de uso, já que a nossa água tem muito cloro ou muito calcário, e com o tempo ocorre uma reação química, seja quando a água é de poço ou mesmo quando a quantidade de cloro é muito grande. E isso desgasta a camâra de combustão, mas a pedra não tem essa força de furar. Ela pode entupir a câmara de combustão.

      No seu caso específico é mais vantajoso você trocar o aparelho, ainda mais se for um equipamento muito antigo. Se for um aquecedor relativamente novo (3 ou 4 anos de uso), quando o equipamento já saiu da garantia mas ainda é novo, em muitos casos vale a pena trocar apenas a câmara de combustão do equipamento. Mas se o seu aquecedor tiver mais de 5 anos de uso, eu recomendo você trocar o aparelho pois o defeito é um desgaste natural até mesmo pela qualidade da nossa água.

      Para que você não corra o risco de comprar o equipamento incorretamente, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua residência, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços, possibilidades e instalação do equipamento, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

      Você rapidamente vai receber um orçamento personalizado.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • O meu aquecedor uma ou 2 vezes faz barulho ( ruído de um ganso) chamei o técnico o aquecedor não tem nada trabalha normalmente. O que poderia ser este barulho às vezes fica um minuto depois para . O modelo Loreznetti LZ 2500D ele já tem 10 anos super conservado tá ligado somente 1 chuveiro. Eu desligo a água a tomada e o gás no memento do barulho ele continua às vezes curto às vezes longo. Muito obrigada

    • Boa tarde Elsa. Muito obrigado pelo contato.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu aquecedor? Você chegou a reparar se está aparecendo algum código de erro no display digital dele?

      O ideal seria você realizar a manutenção preventiva nele, até para atestar se todos os componentes do equipamento estão funcionando corretamente, mesmo com o equipamento ligando e trabalhando normalmente. É justamente na manutenção preventiva que o técnico responsável realiza não apenas a limpeza do aquecedor a gás como também as devidas verificações em todos os componentes de segurança do aquecedor. O objetivo desse procedimento é o de manter as condições ideais de funcionamento do equipamento.

      Ela deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano em caso de uso residencial do aquecedor a gás. Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Oi Thiago, muito obrigada pelo post.
    Eu tenho um aquecedor YE 2200 FE da Harman e apareceu o erro 01 hoje quando estava ligado e a água não aqueceu (almas acabamos de trocar o gás). Poderia me dizer o que significa?
    Muito obrigada!

    • Boa noite Marina. Ficamos felizes com o seu contato.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu aquecedor?
      Trata-se de um procedimento em que o técnico responsável realiza não apenas a limpeza do aquecedor a gás como também as devidas verificações em todos os componentes de segurança do aquecedor. O objetivo desse procedimento é o de manter as condições ideais de funcionamento do equipamento.

      Ela deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano em caso de uso residencial . Sobre o código de erro que você informou, o código 01 nos aquecedores digitais é um dos códigos mais comuns, ele se apresenta porque o aquecedor tentou acionar a chama e não conseguiu, por isso, podemos afirmar que em muitos casos das situações desse código indica que o registro de gás está fechado ou, em caso de gás de botijão, acabou o gás.

      Importante ressaltar que esse erro também pode ser uma falha de componentes do equipamento, como por exemplo válvula de gás ou transformador de ignição. Se você ainda não realizou a manutenção preventiva no seu aquecedor, esse é o momento mais adequado, até para atestar a necessidade de uma manutenção corretiva.

      Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Oi Thiago, boa noite.
    Tenho um aquecedor Lorenzetti, modelo LZ 2300D que está aparecendo o erro Código 3 – temperatura alta no trocador de calor.
    Consegue me ajudar a solicionar o problema?

    Grata.

    • Boa noite Priscila. Muito obrigado pelo contato.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu equipamento?

      O erro Código 3 no aquecedor Lorenzetti modelo LZ 2300D realmente tem como causa provável a temperatura alta no trocador de calor (serpentina). Uma possível solução para o problema é compatibilizar a chaminé com as especificações do produto ou substituir o exaustor. O ideal no seu caso seria acionar uma visita técnica para uma manutenção corretiva no seu aquecedor.

      Se estiver em São Paulo você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Bom dia Rosangela. Muito obrigado pelo contato.

      Eu acabei de consultar o manual do aquecedor a gás lorenzetti L2500 D para te ajudar. O código de erro E7 é referente a perda de programação na temperatura. Uma causa provável para esse problema é queda brusca de tensão e até mesmo outras possibilidades que precisam ser analisadas com mais propriedade.

      A solução para esse problema é reprogramar o equipamento, por isso o ideal é você acionar a assistência técnica autorizada também para analisar o seu aquecedor com mais propriedade.

      Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94539-7737 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia.
    Tenho um Aquecedor a gás AQ24L, Electrolux.
    Fiz uma substituição, parcial, da serpentina do trocador de calor.
    No primeiro teste ligou e funcionou por 42 min a 62ºC, sem problemas.
    Coloquei a 37ºC e liguei novamente e apareceu o erro E3 (Falha no termostato).
    Toda a vez que ligo a agua o erro E3 surge no painel.
    Testei o termostato (KSD 301 12a 250V), normalmente fechado, aparentemente esta funcionando.
    Na placa, não a linhas em curto ou sinal de molhado, verifiquei todas a conexões elétricas, hidráulicas e de gás; tudo parece normal.
    Acho que deveria dar um reset na placa, mas não sei como
    Placa do aquecedor HMJD-H031G.
    Você pode me ajudar?
    Obrigado, fique com Deus.

    • Boa tarde Estelvio. Muito obrigado pelo contato.

      É importante destacar que a Electrolux não é um fabricante de aquecedor a gás, portanto não é uma marca tradicional, tanto que nós nunca trabalhamos com esse produto. Então não temos know how com essa linha de produtos. Recomendo muito você avaliar a possibilidade de uma possível substituição por um equipamento mais avançado, como por exemplo aquecedores de marcas como Rinnai e Rheem.

      Porém se você estiver em São Paulo e optar pelo reparo e uma análise mais aprofundada no seu aquecedor, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94539-7737 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

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