Pular para o conteúdo

Manutenção preventiva no seu aquecedor: Saiba quais são os riscos de não realizar

[addtoany]

Manutenção preventiva no seu aquecedor: Saiba quais são os riscos de não realizar

Diversos são os benefícios de ter um aquecedor a gás. Eles proporcionam muito mais conforto na hora do banho e otimizam o dia-a-dia de milhares de famílias. Porém existe um aspecto muito importante sobre o equipamento que em muitos casos acaba sendo deixado de lado: a realização da manutenção preventiva. E isso pode não apenas comprometer o bom funcionamento do equipamento como também colocar vidas em risco.

Nesse artigo vamos explicar os riscos da não realização da manutenção preventiva, bem como ressaltar o desconhecimento que muitos usuários de aquecedores a gás mostram sobre esse procedimento tão importante.

O que é a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um procedimento essencial para quem possui um aquecedor a gás. Trata-se de um procedimento em que o técnico responsável realiza não apenas a limpeza do aquecedor a gás como também as devidas verificações em todos os componentes de segurança do aquecedor. O objetivo desse procedimento é o de manter as condições ideais de funcionamento do equipamento.

Ela deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano em caso de uso residencial e uma vez a cada 6 meses para uso comercial do aquecedor a gás. No caso dos aquecedores a gás mecânicos, esse procedimento é ainda mais importante. Já que diferentemente dos modelos de aquecedores a gás digitais eles não possuem um display digital em que os códigos de erros ajudam a identificar possíveis falhas e defeitos nos equipamentos.

Você pode conferir outro artigo específico sobre o procedimento da manutenção preventiva em nosso blog, onde explicamos que a manutenção preventiva também pode corrigir alguns problemas com o aquecedor a gás.

Manutenção preventiva - Aquecenorte

Falta de informações

Recentemente nós realizamos uma série de entrevistas com donos de aquecedores a gás e identificamos que muitos deles sequer sabiam da existência de um serviço como a manutenção preventiva.

Outra parcela significativa dos entrevistados até sabiam da importância do serviço, mas com o passar do tempo acabaram se esquecendo de realizar a manutenção preventiva. Dessa forma deixando para se preocupar apenas quando o equipamento apresenta algum defeito. Isso costuma acontecer sempre na pior hora.

Isso é um erro, já que com o tempo a sujeira vai se acumulando e pode comprometer o correto funcionamento do aquecedor a gás.

Você adquiriu um produto desse porte para usufruir de todos os seus benefícios certo? Do que adianta ter um aquecedor a gás se você não está cuidando do equipamento corretamente, negligenciando um dos aspectos mais importantes que é a segurança dele?

Saiba quais os riscos de não-realizar a manutenção preventiva

Como dissemos anteriormente, com o passar do tempo é normal a sujeira acumulada (poeira, fios de pano, pelos) no aquecedor a gás comprometer o seu correto funcionamento, já que o aparelho funciona com ventoinha, dutos de entrada de ar, exaustores e dutos de saída de monóxido de carbono. E todos esses componentes são sensíveis a sujeira.

A consequência disso é o mau funcionamento do equipamento, paradas repentinas, o seu súbito desligamento ou mesmo esfriamento de água. Não é incomum o relato de clientes que estavam tomando banho normalmente e do nada o aparelho parou de funcionar, resultando em uma situação desagradável de receber água fria no meio do banho.

Além disso, a não-realização da manutenção preventiva diminui a vida útil do seu equipamento. E muitas pessoas sequer imaginam que isso pode estar acontecendo com o equipamento delas!

Manutenção preventiva - Aquecenorte

Revisão geral do equipamento

Mas a manutenção preventiva do aquecedor a gás não se restringe apenas a correta limpeza do equipamento. É nesse procedimento que o técnico também vai fazer uma revisão geral do aquecedor. Independente se ele for mecânico ou digital. Sem dúvida isso é importante para atestar que o aquecedor a gás está funcionando dentro da normalidade, se a queima do gás está sendo feita de forma correta e também se a exaustão dos gases queimados está funcionando corretamente.

Em muitas situações o duto de exaustão está totalmente desgastado, com micro pontos pretos e com a sua coloração diferente (sua cor normal é prateada), o que coloca em risco a vida de todas as pessoas que moram na residência. Infelizmente a gente tem o hábito de esperar algo ruim acontecer para tomar uma atitude e realmente buscar uma solução para resolver o problema.

O que pode acontecer se a manutenção preventiva não for realizada

  • Diminuição gradativa da vida útil do equipamento;
  • Desligamento repentino do aquecedor a gás;
  • Vazamentos de gás;
  • Comprometimento do sistema de exaustão (consequentemente pode ocorrer a incidência de monóxido de carbono no ambiente);
  • Oscilação na temperatura do aquecedor a gás;
  • Incidência dos códigos de erros nos aquecedores a gás digitais.

Manutenção preventiva - Aquecenorte

Faça a manutenção preventiva somente com empresas autorizadas

Se você já possui um aquecedor e gás e não realizou a manutenção preventiva em um período de um ano, já passou da hora de resolver isso. Porém é muito importante buscar uma empresa credenciada, com técnicos habilitados para esse tipo de serviço. Aquecedores a gás são equipamentos seguros, mas ainda sim estamos falando de algo que lida com um combustível extremamente inflamável, que é o gás.

Infelizmente algumas pessoas acreditam que qualquer um está apto para realizar esse tipo de serviço. Muita gente acaba contratando o zelador, o encanador e até mesmo tentanto fazer a manutenção preventiva por conta própria. Além disso comprometer a garantia do aquecedor (e no caso das versões digitais é de 3 anos de fábrica) também coloca você e sua família em grande risco!

Somente uma pessoa com expertise e conhecimento prévio vai poder identificar possíveis vazamentos no equipamento, barulhos estranhos no aquecedor (que em muitos casos podem significar problemas no seu funcionamento). E também verificar se existe obstrução da ventilação ao redor do aquecedor, enfim analisar com profundidade se o equipamento está sendo utilizado de forma correta e se ele está apresentando algum comportamento “atípico”.

Não perca tempo

Se já faz mais de um ano desde a ultima manutenção preventiva ou até se você nunca contratou nenhuma para seu aquecedor a gás é recomendado você entrar em contato com uma assistência técnica autorizada e solicitar um agendamento para a realização do procedimento agora mesmo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up