Manutenção de aquecedor a gás. Não fique no frio!

Manutenção de aquecedor a gás. Não fique no frio!
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min
Powered by Cia Web Sites

 Manutenção de aquecedor a gás, não foge à regra. Você adquiriu um bem de conforto, e espera que ele dure e opere perfeitamente. Para isso algumas atitudes precisam da sua atenção.

São atitudes que envolvem cuidados. Todo equipamento eletrônico tem suas especificações para que possa exercer todo o potencial de sua funcionalidade e durar o máximo possível.

São atitudes básicas e fáceis de cumprir, e o resultado é poder usar seu aquecedor a gás por anos sem dor de cabeça. Um das coisas boas da vida é exatamente poder desfrutar daquilo que compramos, ou de um serviço que contratamos de forma plena e satisfatória. Mas para isso é preciso conservar o equipamento.

Manutenção do aquecedor em residência/apartamento. O que você pode fazer!

 1. Manutenção do Aquecedor – Limpeza externa:

  • Feche o registro de gás;
  • Desligue o aparelho da tomada;
  • Com um pano úmido e sabão neutro limpe a capa externa;
  • Limpe externamente os dutos de água fria, água quente, o duto do gás e da chaminé com pano úmido e sabão neutro. Se você encontrar furos em qualquer um dos dutos, chame imediatamente a assistência técnica;

Uma das maiores observações que os técnicos de manutenção de aquecedores a gás fazem é quanto a limpeza do aparelho. Eles relatam que os clientes se esquecem disso, e o aparelho fica repleto de sujeira como poeira, pelos, fios de panos, eles já acharam até penas de pássaros dentro e fora do aparelho.

A sujeira é um grande vilão desse aparelho. Toda poeira deve ser retirada, pois o aquecedor a gás funciona com ventoinha, com dutos de entrada do oxigênio, dutos de saída do monóxido de carbono, filtros de água, exaustores etc.

Esses componentes são sensíveis a poeira. A sujeira acumulada causa o mau funcionamento do aquecedor gás, resultando em paradas repentinas, desligamento, esfriamento da água etc. Veja como um simples atitude de limpar seu aparelho semanalmente é de grande importância para evitar problemas maiores.

O display do aquecedor a gás alerta sobre sujeiras

Os aquecedores a gás digitais possuem um display que mostram códigos de erros, esse é um indicador que algo está errado no aparelho e deve ser verificado, muitos desses códigos tem a ver com a sujeira do aparelho. Mas não espere aparecer um código de erro no seu aparelho, pois isso significa que o problema já se agravou.

Clique aqui e conheça os códigos de erros mais comum no aquecedor a gás e o que fazer para resolver.

Uma dica importante: Se você tiver uma diarista oriente a forma de limpar o aquecedor a gás, seguindo os passos descritos acima. Muita gente tem medo de chegar perto do aquecedor a gás. Basta você demonstrar ou orientar. Se você adquiriu o equipamento de marca renomada fique tranquilo seu equipamento é de alta segurança.

 2. Manutenção de aquecedor a gás – Organização do local onde está instalado o aparelho:

manutencao_de_aquecedor_a_gas
Manter o local limpe e organizado também faz parte da manutenção do aquecedor a gás
  •  Verifique e retire objetos que impeçam a ventilação próximo ao aparelho
  •  Não use o aparelho como suporte para objetos;
  •  Retire todo material de combustão (panos, matérias de limpeza, líquidos inflamáveis);
  •  Deixa uma janela próxima ao aparelho sempre aberta;
  •  Não use a mesma tomada do aquecedor a gás para outros aparelhos. (Evite sobrecarregar os circuitos);

A manutenção do aquecedor pede alguns cuidados. No dia a dia nem percebemos aquele aparelho que deixa nosso banho tão confortável. A área de serviço onde normalmente ele é instalado acaba por ser um lugar de pouca circulação, e por fim depósito de tudo que está espalhado na casa.

Powered by Cia Web Sites

Fique sempre atento, oriente sua família ou empregados para não fazer do local onde está o aquecedor a gás uma área de bagunças, produtos químicos, sujeiras e sem ventilação. Preserve seu bem e seu conforto.

      

3. Manutenção de Aquecedor a gás mecânico – Dicas para limpeza

manutencao_de_aquecedor_a_gas
A manutenção do aquecedor a gás mecânico exige maior atenção

Se o seu aquecedor a gás é digital pule para o 4º item deste artigo. Se você tem um aquecedor a gás mecânico você vai precisar realizar duas ações além das relatadas acima para fazer uma manutenção cuidadosa.

  • Verificar a chama do gás. Meu Deus chama? Não fique assustado. No aquecedor mecânico na parte externa existe uma pequena grade, ou visor acrílico que permite ver a chama quando acesa. Se estiver amarelada, acione imediatamente a sua assistência técnica, seu aparelho e sua segurança estão em risco.

Se a chama estiver azulada, fique tranquilo está tudo bem, contudo mantenha sempre a manutenção externa.

  • Trocar as pilhas do aquecedor mecânico, de seis em seis meses. Para ajudar coloque uma fita crepe branca na parede ao lado do aquecedor com a data que você trocou a pilha. É uma boa forma de manter esse controle. Você evita estar no banho e ser surpreendido com água fria pelo desligamento do aquecedor.

4. O que você ganha com a manutenção?

     

manutencao_de_aquecedor_a_gas
O funcionamento correto e continuo do seu aquecedor a gás é um dos benefícios da manutenção
  • Evita gastos financeiro com a troca de peças – a sujeira no aquecedor a gás, exige que os componentes aumentem sua potencialidade para funcionarem adequadamente. O desgaste é inevitável e consequentemente a troca da peça;
  • Banho quente constantemente.  A não manutenção causa o desligamento do aparelho de forma inesperada na hora do banho;
  • Temperatura escolhida constante: Falta de manutenção pode ocasionar oscilação da água entre fria e quente; Imagina estar num banho quente bem gostoso na temperatura de 40º e vai caindo para 38º. 37º 35º, ninguém merece;
  • Evita a sujeira na água; Isso pode acontecer por sujeira no duto de água;
  • Maior tempo de vida útil do aparelho;

Todos esses procedimentos podem te auxiliar na manutenção do que aquecedor a gás. Se mesmo assim ocorrer algum problema. Chama sua assistência técnica especializada.

Esses procedimentos são básicos e não colocam em risco a operação do aparelho. Nunca abra o aquecedor a gás para manutenção interna. Isso deve ser feito por pessoal treinado. Se você danificar o aparelho por intervenções vai perder a garantia. 

A manutenção indicada aqui é a limpeza externa do aquecedor e a organização do local quanto a ventilação. Consertar o aparelho é para especialistas.

Clique aqui e descubra tudo sobre a manutenção periódica que a assistência técnica deve fazer no seu aparelho. Não seja enganado.

Veja as fotos abaixo do que não fazer com seu aquecedor a gás:

manutencao_de_aquecedor_a_gas
Sujeira, falta de ventilação, matériais inflamáveis não podem ficar próximo do aquecedor a gás

[pt_view id=”e1df4823k0″]

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Manutenção de aquecedor a gás. Não fique no frio!
  • Manutenção de aquecedor a gás. Não fique no frio!