Manutenção Preventiva – Corrigindo problemas do seu aquecedor a gás

A manutenção preventiva dos aquecedores a gás são a revisão geral e a limpeza do equipamento. Como o nome sugere, é um serviço realizado no equipamento para evitar problemas futuros. O que poucas pessoas sabem é que, em alguns casos, a manutenção preventiva também pode corrigir alguns problemas com o aquecedor a gás.

Nessa postagem citaremos alguns desses problemas que a manutenção preventiva pode tanto evitar, quanto corrigir.

 

Aquecedores a gás digitais

No caso dos aquecedores a gás digitais é fácil identificar o problema e sua possível solução, pois todos os modelos exibem o autodiagnóstico em seu display na forma de códigos. Chamados de código de erro que podem variar um pouco de acordo com a marca e o modelo do aquecedor a gás.

Muitas vezes esses códigos de erro são confundidos com uma mudança repentina na temperatura. No entanto o indicador de que não se trata da temperatura é o fato desse número ficar piscando.

 

Código 90

Marcas: Rheem (fabricação japonesa); Rinnai; Yume; Bosch e Harman

Esse código está relacionado as seguintes situações:

  • problemas de exaustão;
  • obstrução do trocador de calor;
  • ventoinha e/ou filtro de entrada de ar.

Na prática, a grande maioria desses problemas são causados pelo acúmulo de resíduos no aquecedor. Em outras palavras: sujeira.

Por isso que a manutenção preventiva é recomendada tanto para evitar que seu aquecedor a gás apresente o código 90 quanto para corrigi-lo.

Aquecedor a Gás Digital parcialmente desmontado
Aquecedor a Gás Digital parcialmente desmontado

Marcas: Rheem (fabricação japonesa); Rinnai; Bosch e Harman

Este código de erro é bastante similar ao código 90, mas ao invés de acontecer antes de ligar a chama, o código 99 indica um problema depois de ligar a chama.

Também é um problema causado por sujeira. Assim a manutenção preventiva, que consiste na verificação geral e limpeza do aquecedor, costuma resolver a grande maioria dos casos.

 

Código 1L

Marcas: Rheem (fabricação japonesa)

Esse código só é exibido em aquecedores Rheem de fabricação japonesa. Ele diz respeito à obstrução interna da serpentina causado por carbonatos ou outros minerais que acabam diminuindo e/ou restringindo a passagem de água.

Com a limpeza executada na manutenção preventiva esse problema é solucionado.

 

Código 10

Marcas: Rinnai

O código de erro 10 é referente a problemas com a ventoinha ou a obstrução do fluxo.

A manutenção preventiva costuma solucionar problemas envolvendo a ventoinha, já que em sua maioria a causa é sujeira.

 

Código 14

Marcas: Rinnai

O código 14 consiste normalmente em um problema com fusível de temperatura ou termostato. Ocorre especialmente em casos de uso comercial, onde a demanda é muito maior e as aletas, responsáveis pela condução da água através da câmera de combustão, ficam obstruídas e causem um superaquecimento.

Nesse caso específico a manutenção preventiva resolve o problema.

Ebook Como escolher aquecedor a gás.

Código 61

Marcas: Rinnai

Essa ocorrência envolve a ventoinha. Porém dessa vez é referente a um conector solto ou rompido.

A manutenção preventiva corrige e também previne esse problema já que uma revisão geral é feita em todo equipamento, verificando cabos e conectores.

 

Código E5

Marcas: Rheem (fabricação chilena)

Este código alerta para falhas na pressão do vento. Sendo um sinal de problema na ventoinha.

É bem comum que a ventoinha acumule muita sujeira o que acaba comprometendo sua rotação. Se for o caso, a limpeza da manutenção preventiva desobstrui a ventoinha que volta a rotacionar de maneira correta.

Ventoinha de Aquecedor a Gás Suja X Limpa
Ventoinha Suja X Limpa

Código E2:

Marcas: Lorenzetti

O problema que esse código acusa é muito parecido com o Código E5 dos aquecedores Rheem. É uma falha na ventoinha, normalmente causada por sujeira.

 

Aquecedores a gás mecânicos

Apesar de alguns modelos de aquecedores a gás mecânicos possuírem display digital, responsáveis por mostrar limitadas informações como temperatura, diferente dos aquecedores digitais, nenhum deles possui a função de autodiagnóstico.

Por esse motivo a manutenção preventiva é ainda mais importante no caso dos aquecedores mecânicos. Já que seus problemas são mais difíceis de identificar.

Sintomas

Chama alaranjada

Um dos poucos sinais prévios que os aquecedores mecânicos possuem de que não estão funcionando corretamente é a coloração da chama. Por isso praticamente todos os modelos possuem um visor frontal onde você pode verificar isso com facilidade quando o aquecedor estiver em funcionamento.

É importante que a coloração da chama seja sempre azulada. Isso demonstra que a queima está ocorrendo de maneira correta.

Se seu aquecedor tiver uma chama alaranjada é sinal de que algo está errado. Nesses caso a manutenção preventiva costuma resolver.

De qualquer maneira se a chama do seu aquecedor não estiver azulada é importante que você procure uma assistência técnica autorizada para verificar isso.

 

Duchas e torneiras

A manutenção preventiva também pode ajudar no funcionamento correto das duchas e torneiras da sua residência.

Sintomas

A diminuição de vazão em duchas e/ou torneiras específicas.

Esse problema costuma acontecer por conta da sujeira que se acumula nas duchas e torneiras com o uso. A manutenção preventiva,  inclui a limpeza das duchas e torneiras alimentadas pelo aquecedor a gás.

 

A importância da Manutenção Preventiva

Vale frisar que todos os fabricantes de aquecedores a gás recomendam enfaticamente que essa manutenção seja feita a cada ano no caso de uso residencial e a cada seis meses para o uso comercial.

Isso prolonga a vida útil do aquecedor e, como visto nessa postagem, podem evitar vários aborrecimentos que sempre costumam acontecer quando mais precisamos.

Ficou com dúvida sobre o que é exatamente feito nesse tipo de serviço? Nesse artigo listamos tudo que fazemos. Acesse clicando aqui!

E você, a quanto tempo não faz uma manutenção preventiva no seu aquecedor?

  • Tenho m aquecedor momento 22DI e está apresentando a mensagem E1. Oscila a temperatura e fica apitando. O q deve ser feito e quanto custa ?

    • Boa tarde Alexandre,

      O código E1 diz respeito a falta de gás, algum problema na válvula de gás ou sensor de chama. Recomendamos verificar se o medidor de gás (no caso dos equipamentos GN) está funcionando correta ou o regulador de gás (no caso dos equipamentos GLP).

      Caso o gás esteja chegando normalmente até seu aquecedor recomendamos chamar um técnico para analisar o equipamento e dar um diagnostico mais preciso.

      Se o senhor preferir, pode ligar pra gente que damos uma orientação mais detalhada por telefone: (11) 2262-9000, (11) 99347-0346 ou (11) 94138-3900

  • amigo boa noite.. tenho um aquecimento rinnai reu 1602, sempre funcionou muito bem. estou com ele +- um ano parado e agora voltei a ligar só que aparece erro11 (falta de gas??) com glp novo (sou de blumenau).. resumindo a água circula ele liga passa uns segundos pisca o código e desliga tudo. tem noção do que pode ser?? como disse glp novo logo a baixo do aquecimento.

    • Boa tarde Dayan,

      Realmente o código de erro 11 diz respeito a falta de gás. Segue algumas possibilidades do que pode estar acontecendo.

      – O tamanho e a quantidade de botijões pode estar subdimensionado. Imagino que Blumenau seja um lugar mais frio na maior parte do tempo, chegando a temperaturas bem baixas, não? Em temperaturas baixas a evaporização do gás GLP é mais lenta. E por isso o gás não chega no equipamento. Acho esse caso improvável pois seria mais comum aparecer o código 12 ao invés do 11.

      – Como o aquecedor ficou parado muito tempo pode ter ocorrido algum defeito no regulador de gás. Seria interessante analisa-lo.

      – Outra possibilidade é algum registro de gás estar fechado. Talvez quando o aquecedor tenha sido desligado alguém fechou algum registro de gás que agora não foi reaberto.

      – Tensão errada. É relativamente comum nesses modelos em especifico o aquecedor apresentar código de erro 11 quando se trata de um equipamento 220v e estiver ligado no 110v. Nesse caso recomendo o senhor olhar na etiqueta lateral e verificar a tensão do equipamento. Caso ele esteja ligado na tensão errada é só ligar na tomada correta que o código 11 deve parar de ser acusado.

      – Pode ser um problema no sensor de chama do equipamento em si. Nesse caso o senhor precisará da análise de um técnico autorizado da Rinnai para verificar.

  • Bom dia…tenho um aquecedor rinnai. E ele so esquenta agora com o frio so na temperatura máxima. ….e pouca pressao…..o que pode ser…..

    • Bom dia Diogo,

      Pelo seu relato seu equipamento se trata de um aquecedor a gás mecânico, correto? No caso dos aquecedores mecânicos, principalmente durante as temperaturas mais baixas, é bem comum restringir a quantidade de água para atingir uma temperatura da água mais alta. Então é bem comum mesmo que a pressão caia (já que a vazão está limitada).

      Mas também não pode descartar a possibilidade do diafragma do equipamento estar defeituoso.

      Uma solução mais definitiva para seu caso seria a substituição do seu equipamento por um modelo digital com capacidade suficiente para suprir a demanda da sua residência.

    • Bom dia Eduardo,

      Código 12 corresponde a insuficiência de gás. Significa que o gás até chega no equipamento mas em quantidade insuficiente para seu funcionamento pleno. Isso é bem comum durante o frio no caso dos aquecedores a gás do tipo GLP (gás de botijão). Porque durante o frio a taxa de evaporização é mais lenta.

      Para que eu possa te ajudar poderia por favor informar qual é o modelo do seu aquecedor a gás? E se ele for de fato GLP, quantos e quais botijões o senhor utiliza?

  • Boa noite. Meu aquecedor é um Rinnai 1601. A pressão da agua diminuiu de repente e permanece assim há alguns dias, sendo que não aumentei ou diminui a temperatura. O que poderia ser essa queda de pressão?
    Obrigado.

    • Bom dia Wagner,

      Essa redução da pressão repentina pode ser obstrução por sujeira no aquecedor a gás ou nas duchas. Ou também, caso more em apartamento, alguém tenha diminuído a pressão na válvula redura de pressão do prédio. Em especial esse aquecedor não tem qualquer dispositivo que alteraria a pressão da água além a perda de carga normal que todo aquecedor provoca.

      Caso o problema seja mesmo sujeira, recomendamos fazer uma revisão geral no equipamento, onde ele será limpo, juntamente com as duchas. Agora se alguém mexeu na válvula redora do prédio seria só ajusta-la.

    • Boa tarde Harry,

      O código E3 diz respeito a um problema na exaustão do equipamento. Pode ser um problema de obstrução por sujeira no duto de exaustão ou até mesmo o duto amassado. Além disso pode ser também um problema na ventoinha que não está rotacionando corretamente, muitas vezes causado por acumulo de sujeira.

      No entanto o problema mais provável no caso dos aquecedores a gás Komeco é um defeito no pressostato ou na regulagem do pressostato.

      O mais recomendado para o senhor nesse caso é procurar uma assistência técnica autorizada da Komeco e pedir uma verificação de um técnico.

      Espero ter ajudado!

  • Olá! Estou passando por um problema com o aquecedor da Rinnai manual, onde a água quente esta com pouca pressão no chuveiro, mesmo alterando a vasão de água no aquecedor continua na mesma, o que poderia ser?

    • Boa tarde Carlos,

      Isso sempre foi assim? Pergunto porque é natural que a água quente tenha uma menor pressão que a água fria. Essa diferença acontece porque quando a água passa pelo aquecedor a gás ela perde pressão. Então muitas vezes o local possui pressão suficiente para ativar o aquecedor e faze-lo funcionar, mas não pressão suficiente para um banho confortável.

      Agora se a pressão vem caindo gradativamente podemos ter um problema de obstrução por sujeira ou o diafragma do aquecedor a gás está danificado.

      Se for apenas um problema de perda de carga (o nome que é dado a perda de pressão natural que a água sofre ao passar pelo aquecedor) então a solução é instalar um pressurizador pequeno na entrada do equipamento, para compensar essa perda de carga.

      Agora se for um problema de sujeira ou diafragma então o senhor deve procurar uma assistência técnica autorizada da Rinnai para fazer uma revisão geral no seu aquecedor.

      Espero ter ajudado!

  • Olá! muito boa matéria.
    Gostaria de saber como faço pra realizar curso de instalação e manutenção de aquecedor a gás residêncial?
    Podem me ajudar?

    • Bom dia José,

      Algumas instituições como SENAC oferecem esse tipo de curso. Além disso você pode entrar em contato com as próprias fabricantes que também oferecem cursos dessa modalidade.

  • Excelente artigo.
    Tenho um aquecedor Rinnai 1601 e está aquecendo mais que o normal, mesmo com a temperatura regulada para 35ºC a gua sai a mais de 42ºC. O que pode ser? Pode indicar problema mais grave?

    Obrigado!

    • Bom dia Leandro,

      Esse nos parece um problema atípico. A princípio nos parece um problema de obstrução por sujeira que está reduzindo significativamente a vazão de água e deixando a temperatura muito alta. Essa sujeira pode estar tanto no aquecedor quanto nos pontos de água.

      Mas recomendo o senhor contratar uma assistência técnica autorizada da Rinnai para fazer uma análise do aquecedor e te dar um diagnostico preciso.

  • Olá,
    Faz algum tem que meu aquecedor, um paloma rheem, desliga durante o uso e pisca o código 13. O que isso significa? Vale a pena arrumar?
    Desde já agradeço.

    Att. Myriam

    • Bom dia Myriam, tudo bem?

      O aquecedor da senhora deve ser um RB 26 de fabricação japonesa, digo isso porque esse código acontece especificamente nesse modelo de equipamento. Esse problema se dá por conta de uma oscilação na pressão do gás e a própria Rheem quem resolve. Só ligar para eles agendar o reparo. Os telefones da Rheem são 0800 7199 201 ou 11 3025-0707.

      Espero ter ajudado,

    • Boa tarde Rogerio, tudo bem?

      Como não trabalhamos com a marca Yume infelizmente não temos acesso a todos seus códigos de erro. Te recomendo entrar em contato com alguma assistência técnica autorizada da marca ou o próprio fabricante.

      Desculpa não poder te ajudar mais.

  • Possuo um aquecedor Bosch GWH 500 CTD e GN e o visor fica piscando o número 14 e a lâmpada de stand by. Não aquece a água e depois desliga. Pode me ajudar?

    • Bom dia Benildes,

      Esse número piscando se trata de um código de erro. Um autodiagnostico que os aquecedores a gás digitais fazem.

      Caso ao ligar ele mostre de imediato o código 14 o fusível térmico está rompido. Caso ocorra durante o uso está ocorrendo um superaquecimento no equipamento. Se for o segundo caso, pode ser um problema de obstrução por sujeira no filtro de entrada do aquecedor.

      De qualquer maneira recomendamos entrar em contato com uma empresa autorizada pela Bosch e fazer uma manutenção para solucionar seu problema.

      Espero ter ajudado.

      Equipe Aquecenorte.

    • Boa tarde Renato, tudo bem?

      Por coincidencia acabei de responder um problema igual o do senhor. Segue minha resposta:

      Caso ao ligar ele mostre de imediato o código 14 o fusível térmico está rompido. Caso ocorra durante o uso está ocorrendo um superaquecimento no equipamento. Se for o segundo caso, pode ser um problema de obstrução por sujeira no filtro de entrada do aquecedor.

      De qualquer maneira recomendamos entrar em contato com uma empresa autorizada pela Bosch e fazer uma manutenção para solucionar seu problema.

      Espero ter ajudado.

      Equipe Aquecenorte.

  • Bom dia.

    Verifico que o acededor a gás ao ser acionado na residência, como por exemplo, no uso do chuveiro, o mesmo emite um som (parecendo estalo) tanto na passagem, como no próprio aquecedor.

    Esse som é normal?

  • Boa noite tenho um problema no meu aquecedor Komeco ele liga mas não esquenta a água tem mais ou menos 1 ano e meio de uso antes ele não aparecia código de falha mas zgora apareceu E0 só q as vezes ele funciona normal . Será por causa de sugeria na ventoinha?

    • Bom dia Elismar, tudo bem?

      De fato o código de erro E0 é referente a um problema na ventoinha. Pode ser sim sujeira, mas também pode ser um defeito na ventoinha, que é algo bem comum nos modelos de aquecedor a gás da Komeko.

      Uma outra possibilidade, que apesar de mais remota ainda é possível, é um problema acerca do duto de exaustão que pode ter alguma obstrução que está dificultando o trabalho da ventoinha.

      De qualquer maneira o mais recomendado é o senhor entrar em contato com uma empresa autorizada pela Komeko para analisar seu equipamento.

      Espero ter ajudado.

  • Possuo um aquecedor Bosch GWH 500, não consigo colocar temperatura menor que 37. O que devo fazer?
    Outra coisa, tentei pressionar simultaneamente o + e -, e o aquecedor piscou traços no display, o que significa?
    Obrigado pela ajuda

    • Bom dia Adriano,

      Isso porque 37º é a temperatura mínima do equipamento. Caso queira uma temperatura inferior a essa deve abrir um pouco o registro de água fria na hora do banho. Mas evite abrir demais pois isso pode acabar desligando o aquecedor.

      Já sobre os traços o senhor deve ter entrado em algum modo de programação do equipamento.

    • Boa tarde Jany,

      Na verdade não é C5, e sim CS, significa código de serviço. O erro aparece embaixo do CS. Por exemplo: código 11, código 12.

      Qual número aparece debaixo do CS?

      Espero ter te ajudado. Fico no seu aguardo.

    • Bom dia Fabiano, tudo bem?

      O erro e2 diz respeito a um problema na ventoinha. Ela pode estar tanto com defeito como simplesmente muito suja, o que acaba dificultando sua rotação. O mais recomendado é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Lorenzetti e executar uma manutenção preventiva.

      Espero ter ajudado.

  • Boa noite Ivan,
    Instalei um Aquecedor KOBE KA3AP26PVPTIC. Não está aquecendo a água e aparece no display, ao lado da temperatura “60m” que creio ser um código de erro. no manual não há referencia, e não encontro na internet referencia a este aquecedor.
    Vc pode me ajudar.
    desde já agradeço.

    • Bom dia Marcus,

      O pessoal aqui não soube dizer exatamente do que se trata esse “60m”. Acho que o mais recomendado é o senhor entrar em contato diretamente com o fabricante.

      Sinto muito não poder te ajudar mais.

  • Bom dia, tenho um aquecedor Lorenzetti LZ-2500D, o problema que a sua temperatura de saída de água fica travada em 44 graus, mesmo abaixando a temperatura para 30 graus ele não abaixa, quando subo a temperatura para 55 graus ele aumenta, sua pressão, chama está tudo normal, o que pode estar acontecendo?

    • Boa tarde Lima, tudo bem?

      Uma das possibilidades do problema do senhor é alguma obstrução da água no aquecedor a gás ou nas duchas. Como o fluxo de água é bem menor o aquecedor não consegue baixar a temperatura abaixo de 44 graus. Mas é dificil de ter certeza se é isso mesmo. O mais recomendado é entrar em contato com uma assistência técnica da Lorenzetti para fazer uma verificação do equipamento.

  • Caro Ivan,

    Tenho um aquecedor elétrico digital Lorenzetti LZ 1600 D. Geralmente o utilizamos a 38 graus.
    De uma hora para outra começou apitar e piscando no visor E5, sumindo do visor a temperatura.
    Poderia me ajudar com seu parecer.

    Grato

    Paulo Ferreira Junior

    • Bom dia Paulo, tudo bem?

      O código de erro E5 indica uma falha na exaustão dos gases queimados pelo equipamento. Isso pode ser tanto um problema de obstrução por sujeira ou má instalação da chaminé. Também pode indicar um problema no pressostato do aquecedor.

      Recomendamos entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Lorenzetti e pedir uma revisão geral no seu aquecedor. Isso deve resolver o seu problema.

      Espero ter ajudado.

    • Bom dia Jorge. Muito obrigado pelo contato. O código de erro 03 ocorre quando não houve chama e o aquecedor acaba desligando durante o uso.
      A solução seria abrir a válvula de gás completamente e verificar se o cilindro do GLP não está vazio.
      Você também pode recorrer a assistência técnica autorizada caso o problema persista.

      Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

      Abraços

  • Boa tarde!

    Tenho um aquecedor Komeco modelo 20D.
    Ele está indicando ERRO E2, durante o banho ou depois que desligamos o chuveiro.
    Alguns assistencias disseram que o problema é na placa, porem não deram certeza.
    Sabe dizer qual o problemas comum para esse erro.
    Obrigado.

    • Olá Alexandre, tudo bem?

      A principio nos parece mesmo que o problema esteja na placa. Mas só dá pra ter certeza analisando o equipamento.

      Espero ter ajudado.

  • Olá Alexandre tudo bem ? Tenho um aquecedor Komeco 15DI ele está apresentando a mensagem código de erro E5 (Sensor da câmera de combustão )e fica apitando. O q deve ser feito ?
    Desde já agradeço.

    • Boa tarde Joab. Obrigado pelo contato. O código de erro E5 no aquecedor Komeco 15DI é referente ao termostato de câmara de combustão. Uma possível causa dessa falha é a baixa pressão ou vazão de água. Uma possível solução para esse problema é aumentar a vazão ajustada ou então efetuar a instalação de um pressurizador.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

  • Obrigado pelo artigo! No meu caso a chama esta azul, mas a potência de aquecimento diminuiu muito, a ponto de ter que deixar a agua mais fraca pra esquentar melhor! O que pode ser?

    • Bom dia Henrique, tudo certo? Obrigado pelo contato. Neste caso específico, aparenta ser um problema mecânico.
      Existem alguns aquecedores mecânicos que só liberam mais fluxo de gás conforme o diafragma (componente de acionamento) empurra uma comporta. Quando esse diafragma está danificado ou furado esta comporta não se abre tanto liberando baixo fluxo de gás fazendo o aquecedor esquentar pouco.
      Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.

      Abraços

  • Boa tarde. Tenho um aquecedor Rinnai REU-2401-FEH GLP. Ele está acusando o código 61. Qual poderia ser o defeito? A informação é problema no conector, mas qual é o mais provável para dar defeito?

    • Bom dia Anderson, tudo certo? Obrigado pelo contato.
      O código de erro 61 está relacionado a ventoinha (componente responsável pela exaustão do monóxido de carbono). Se o equipamento liga e só depois de alguns minutos apresenta código 61, a manutenção preventiva pode resolver o problema. Caso o aparelho nem acione e já apresente o código 61 direto, é bem provável que a ventoinha esteja queimada e nesse caso ela deve ser substituída.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Abraços

  • Bom dia.
    Tenho um aquecedor Komeco 1500 20l ( ele não é digital) e agora mesmo com a pilha nova ele não faz a faísca pra ligar.
    O que pode ser.?

    • Boa tarde Silmeire. Obrigado pelo contato. Esse problema da faísca pode estar relacionado a um problema na chave de partida do equipamento e na ignição do mesmo. O mais recomendado nesse caso é um técnico fazer uma análise mais aprofundada no equipamento pessoalmente, por isso recomendamos uma visita técnica a sua residência.

      Espero ter ajudado.

  • Olá Thiago, bom dia!

    Meu aquecedor é um Rinnai a chama só liga se eu abrir e fechar manualmente a caixa de pilha. Já substitui as pilhas e problema permanece. Preciso ligar a água quente e ir até o aquecedor fazer esse procedimento de “abre e fecha” da caixa de pilhas. O que pode ser isso?

    • Boa tarde Leonardo. Obrigado pelo contato. Pelo seu relato aparenta ser um problema na caixa de pilhas.
      Solicito que você dar uma conferida por dentro na caixinha de pilha para verificar se existe alguma oxidação.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Abraços

  • Bom dia Thiago! Meu aquecedor é um Lorenzetti digital. Estava funcionando perfeitamente e de uma hora pra outra passou a oscilar a temperatura no banho. Já tentei aumentar a temperatura no aquecedor mas mesmo assim não adiantou. Moro em um condomínio com gás central.

    • Boa tarde Alex. Muito obrigado pelo contato. Existe alguns equipamentos da Lorenzetti em que o display é acionado por algumas molas. Com o passar do tempo essas molas vão oxidando e o equipamento acaba desregulando, diminuindo e aumentando a temperatura sozinho. Essa pode ser uma das causas. A oscilação da pressão da água também pode estar ocasionando isso. Independente da marca ou modelo isso vai acontecer uma hora. Quando acontece a oscilação da pressão da água na dinâmica (movimentação da água no chuveiro) o aquecedor identifica que ocorreu um baixo fluxo de água e abaixa a chama. Ele entende que abriram mais um ponto de água porque aumentou o fluxo de água, consequentemente ele aumenta chama, e fica abaixando e aumentando e a água fica oscilando a temperatura. Então pelo seu relato pode ser ou problema no equipamento ou problema na pressão de água. Se estiver ocorrendo oscilação de pressão no banho você tem que contactar o síndico ou o alguém responsável pela manutenção da água no prédio para estarem verificando as válvulas redutoras de pressão.

      Espero ter contribuído e esclarecido as suas dúvidas. Estou à disposição para eventuais esclarecimentos.

      Abraços

  • Boa noite! Meu aquecedor Lorenzetti começou fazer um barulho parecendo um motorzinho ligado(chiado), mesmo quando não está em uso. Mas está funcionando normalmente. O que será?

    • Boa tarde Maria. Muito obrigado pelo contato.
      Pela minha experiência muitas vezes o transformador do equipamento é o que provoca esse zumbido. Ele fica ininterruptamente fazendo um barulho desagradável. Pode ser um problema no transformador ou outro problema específico.
      Nesse caso o mais recomendado é chamar a assistência técnica autorizada para analisar o equipamento com mais profundidade e entender o que pode estar acontecendo.
      Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *