Instalação do aquecedor a gás – 5 dicas para você não ser enganado.

Instalação do aquecedor a gás de forma correta é condição fundamental para o funcionamento adequado do aparelho e garantia de segurança para sua família.

Como consumidor seu desejo é poder curtir o produto ou serviço que você adquiriu. Alguns equipamentos precisam de instalação especializada e manutenção técnica preventiva, devido sua complexidade.

O aquecedor a gás faz parte desse tipo de produto. Por ser um produto de alta tecnologia, e utilizar o gás no seu funcionamento é imprescindível cuidados técnicos na sua instalação.

Se o seu aquecedor a gás já foi instalado, ou se já contratou uma empresa para instalar e tem dúvidas do que você deve saber sobre a instalação, este artigo vai te ajudar.

Instalação do aquecedor a gás. O que você precisa saber.

 

instalacao_do_aquecedor_a_gas
Assistência técnica autorizada é a melhor forma de garantir rapidez e segurança na instalação do seu aquecedor a gás

 1. Assistência Técnica (pessoal treinado para a instalação do aquecedor a gás)

  •  A instalação do aquecedor a gás deve ser feita por pessoal treinado. No site da marca do seu aquecedor deve conter uma lista da assistência técnica e instaladores. Essa lista é de pessoal treinado e com experiência.

 

  •  Verifique se há reclamações da assistência técnica no site Reclame aqui.

 

  •  Acesse o Facebook da assistência técnica e veja se tem muitas reclamações, se a empresa tem respondido às solicitações dos clientes.

 

  •  Adquira seu aquecedor de empresas que ofereçam tanta a instalação quanto a manutenção, essa é uma forma de eliminar dores de cabeça. Manter contato com a equipe que instalou seu aparelho é ideal para solucionar qualquer problema que ocorrer no aquecedor.

 

  •  Contratar a rede credenciada, é a garantia que seu aparelho será instalado segundo as especificações e recomendações da empresa. Que as normas de instalação do aquecedor a gás serão seguidas e de acordo com o manual do produto.

2. A perda da garantia de fábrica na instalação do aquecedor a gás

Para manter a garantia de fábrica do seu aquecedor que pode chegar até 3 anos, dependendo da empresa, a instalação do aquecedor a gás deve ser feita por rede credenciada. Se isso não acontecer você terá apenas a garantia legal de 90 dias.

Não coloque sua família em risco, assistência técnica  é proteção. O aquecedor a gás é um grande investimento, a garantia te protege de gastos com o aparelho caso ocorram situações adversas.

 

instalacao_do_aquecedor_a_gas
O tipo de gás do seu apartamento tem que ser o mesmo do aquecedor a gás

3. O gás GLP OU GN

Verifique se o aquecedor que será instalado corresponde ao gás fornecido na seu apartamento ou residência. Há dois tipos de aquecedores a gás – GLP (gás de cozinha) e GN (gás natural).

Essa confusão pode acontecer, fique atento. Se você comprou numa loja, ou o produto vai chegar pelo correio, ou se você fez ainda melhor contratou uma empresa que irá trazer seu aquecedor e já instalar, tenha certeza que corresponde ao gás que você utiliza na sua casa.

É possível realizar a troca, a conversão de uma aquecedor a gás GLP para GN  e vice-versa. Esse processo é bem custoso, por isso é ideal que você saiba o tipo de gás que abastece seu apartamento ou residência antes de comprar o aparelho

 

instalacao_do_aquecedor_a_gas
Uma instalação correta do aquecedor a gás prioriza áreas permanentemente ventiladas

 

4. Local da instalação do aquecedor a gás:

 

1. Ventilação

  • Ventilação permanente – é muito importante que você saiba que o aquecedor a gás deve ser instalado em local com constante ventilação. Normalmente é instalado na lavanderia tanto da casa ou do apartamento.

 

  • O local de instalação precisa ter no mínimo uma abertura (inferior ou superior) para ventilação permanente. A distância da janela é de no mínimo 40 cm, para evitar o retorno dos ventos. Isso é para sua segurança. Uma equipe preparada segue esse requisito na hora da instalação.

 

  • Se o instalador quiser colocar em banheiro, ou lugar sem janelas, não hesite em questioná-lo. Na verdade esse é um princípio básico de segurança. Manter o aquecedor a gás em local ventilado evita a permanência do monóxido de carbono liberado pela queima do gás do aquecedor.  Numa área fechada esse gás invade as outras dependências da casa, e se tiver contato com pessoas, pode levar a morte.

 

  • Exceções: Existe um aquecedor a gás que pode ser colocado no banheiro, chamado de aquecedor de fluxo balanceado.  O equipamento é lacrado e não possui qualquer contato (gás e oxigênio) com o ambiente instalado. Este tipo de aquecedor a gás pode ser instalado com total segurança.

 

  • Aquecedor de fluxo balanceado possui câmara de combustão selada, os gases não tem contato com o ambiente interno. Sem restrição quanto ao local que será instalado. É ideal para ambientes com pouca ventilação ou nenhuma como quartos, dormitórios e banheiros.

Seu custo é maior, mas o importante é  manter a máxima segurança. Se não for possível a instalação de aquecedor a gás comum, devido à falta climatização, a solução é o aquecedor de fluxo balanceado. Tenha certeza de qual aquecedor o instalador levou até sua casa.

 

instalacao_do_aquecedor_a_gas
Sujeira, falta de ventilação, matérias inflamáveis não podem ficar próximo do aquecedor a gás

 

2. Disposição do aquecedor a gás na hora da instalação

  • · Não permita que o aquecedor seja instalado em locais de difícil acesso, que necessitem de escada e que sejam extremamente apertados para manutenção.

 

  • A altura ideal para instalação do equipamento é aquela que você tenha uma boa visualização do painel de indicações. Isso é muito importante, pois facilita a operação do aparelho, como mudar a temperatura, visualizar códigos de erro, ligar e desligar.

 

  • Se o seu aquecedor a gás for mecânico por exaustão natural, ele não poderá ser instalado nos apartamentos mais altos ou de frente para o mar. Isso acontece porque os fortes ventos que entram pelo duto apagam a chama do aquecedor, e consequentemente interrompe seu funcionamento.

 

  • O aquecedor a gás não pode ser instalado em locais onde haja exposição ao sol e chuva. Também não pode ser instalado próximo a aberturas de aquecimento ou refrigeração. Para isso é preciso a distância mínima de 1,20 m. Proibida também a instalação em locais de alta temperatura. Ambientes com concentração de poluentes e sem proteção adequada contra tempestades.

 

  • Fique atento. O lugar que será instalado o aquecedor não pode ficar em frente de outros objetos e móveis. Deve ficar distante de varais, para não correr risco da lã e fiapos de roupas entrarem no aquecedor.

 

  • Outra objeto que você deve manter afastado é a secadora de roupa, que solta muito fiapo e películas dos tecidos. Uma boa dica é instalar um filtro na secadora que pode ser feita de uma simples meia-calça fixada com uma braçadeira.

 

  • O aquecedor a gás deve ter espaço nas laterais e a parte frontal desobstruída. O Local precisa permitir o fácil acesso e a operação. A lavanderia e área de serviço é mais indicado, por ser área de alta ventilação e baixa frequência de pessoas. A limpeza do local deve ser rigorosa para prolongar a vida útil do aparelho.

 

instalacao_do_aquecedor_a_gas
Produtos inflamáveis devem ficar distantes do aquecedor a gás

5. Inflamáveis

  • A parede onde será instalado o aquecedor a gás deve ser de material incombustível, assim como o piso do local. Exemplo de material combustível: papel, borracha, tecido, madeira etc.

 

  • É importante ressaltar que a área ao redor do aquecedor a gás deve ser livre de produtos químicos, de limpeza e combustíveis.

Veja alguns exemplos de produtos inflamáveis que devem ficar longe do aquecedor a gás:

DESODORANTE AEROSSOL

ISQUEIRO

PURIFICADOR DE AR AEROSSOL

INSETICIDA AEROSSOL

REPELENTE AEROSSOL

HAIR SPRAY AEROSSOL

HAIR SPRAY AEROSSOL

TÊNIS PÉ AEROSSOL

ESPUMA BARBEAR AEROSSOL

MEDICAMENTO HUMANO AEROSSOL

ANTI-FERRUGEM AEROSSOL

MEDICAMENTO ANIMAL

DESODORANTE SRAY

REMOVEDOR ESMALTE

LAVANDA

LOÇÃO PÓS BARBA

REPELENTE SPRAY

REPELENTE GEL

TINTA PARA CABELO LÍQUIDA

DEO COLÔNIA

GRAXA PARA CALÇADO PASTA

Espero que essas informações possam te ajudar quando for realizada a instalação do seu aquecedor a gás. A segurança é vital, por isso esses cuidados são necessários.

Essas são apenas algumas dicas, se você quiser saber mais, sobre a instalação de aquecedor a gás clique no link:

Aquecedor instalado. Descubra os erros dos instaladores.

 

[pt_view id=”cf03bf0bmr”]

 

  • Muito boa essa materia. São informações importantíssimas!
    Tenho uma pergunta: quem pode fornecer um laudo constatando se um aquecedor está instalado em um local permitido ou se tem que ser removido?

    • Bom dia Valéria,

      Via de regra laudos só podem ser emitidos por engenheiros. Mas qualquer assistência técnica autorizada pela marca do aquecedor tem competência para emitir um relatório técnico certificando ou desqualificando a instalação de um aquecedor a gás.

  • Ola qual a distancia correta para um móvel de MDF? Tenho um apto pra instalar uma aéreo próximo ao aquecedor. E quero saber se existe uma distância mínima.

    • Boa tarde Vanessa. Muito obrigado pelo contato.
      A distância mínima recomendada é de 10 cm, para ter uma ventilação e não gerar calor entre o aparelho e a madeira.
      O padrão é manter no mínimo 10 cm de distãncia calculando a largura do aquecedor. Independente do equipamento ser um modelo digital ou não, essa é a distância mínima recomendada.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Bom dia.existe uma distância máxima do aquecedor á gás até o chuveiro ? Minha dúvida é. A água quente não Vai danificar o reboco Por o de o tubo passar ? E a água não vai resfriar devido a distância ?
    Desde já obrigado.

    • Bom dia João Carlos. Muito obrigado pelo contato.
      Não existe uma distância máxima do aquecedor a gás até o chuveiro, o que vai diferenciar uma distância grande para uma pequena é o tempo para essa água quente chegar ao seu chuveiro.
      Danificar o reboco não vai acontecer, mas é recomendado que sempre seja colocado isolação térmica nos tubos para você não ter perca de temperatura provocada pelo reboco(parede).
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • ENIO CARLOS 14/09/2019 eniororato@gmail.com
    qual a bitola ideal do tubo para água para aquecimento a gas para um aquecedor de 23,5 Lorenzeti eu comprei tubo 22 mm aguatherm, queria saber se pode reduzir o tubo para 15mm para não perder a pressão da água, quando usar dois chuveiros juntos (comprei mas não foi instalado ainda) e o cano de cobre para gas qual a bitola certa

    • Boa tarde Enio. Muito obrigado pelo contato.
      O tubo de 22mm é o ideal para a litragem que você mencionou do equipamento que possui, se você reduzir para 15mm você não terá aumento de pressão, porque a pressão estás ligada a força exercida sobre o volume de água. (Qual a altura que a caixa d´água está sobre o seu ponto de consumo? Você possui pressurizador?) Isso porque a força que você deseja está ligada a esses questionamentos e não a redução da bitola do tubo.
      Obs: Reduzir apenas irá criar velocidade e não pressão.
      Sobre o cano de cobre para gás, para o seu caso específico de acordo com as informações que nos passou, a bitola de 22 te atendiria sem problemas.
      Mas é importante ressaltar que isso não é um padrão e varia de acordo com cada caso.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Boa tarde Rosicleia. Tudo certo?
      Muito obrigado pelo contato. Se não existir nenhuma barreira física entre o aquecedor e o botijão, como por exemplo uma parede de alvenaria, o recomendado é que exista uma distância mínima de pelo menos 3 metros de distância. Essa é a distância mínima recomendada, considerando que não exista nenhuma barreira entre o aquecedor e o botijão.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Bom dia. Muito importante as informações.
    Tenho uma duvida, na janela próximo ao aquecedor q fica na lavanderia, tem os basculantes na parte superior com aberturas fixas p a ventilação , que favorece entrada de baratas voadoras. Posso colocar telas milimétrica ou mosquiteiras nessas aberturas? As telas prejudicaram e ventilação e saída do gás?

    • Boa tarde Cassia. Muito obrigado pelo contato.
      Esse é um tema bem importante. Você até pode colocar essas telas milimétricas que você mencionou, porém com o tempo existe o risco de ir acumulando sujeira nela, e dessa forma prejudicar a ventilação e a saída do gás.
      Fique sempre atenta a isso, pois independente se você instalar mosquiteira ou telas milimétricas, existe o risco da sujeira ir se acumulando e atrapalhar a ventilação e saída do gás, o que pode ser muito perigoso.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá Boa tarde.
    Eu posso instalar o aquecedor em uma área aberta e fazer uma “casinha” de alvenaria, com ventilação, para proteger da chuva e do sol?

    • Bom dia Jose. Muito obrigado pelo contato.

      Sim, você pode fazer a “casinha” normalmente, lembrando sempre de colocar a chaminé, duto de exaustão, tudo certinho. Lembrando que devem ser seguidas as normas de instalação corretamente. Outra observação que é importante ressaltar é que essa casinha tem que obrigatoriamente ter ventilação permanente.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

  • Boa noite. Atualmente tenho instalado um aquecedor de 7 litros que fica posicionado uns 50 centímetros acima do botijão P13, conectados com mangueira para gás flexível em malha de latão 1/2″ para 5KPa máximo, com regulador de 2kg/h, com manômetro instalado no sistema, registros de esfera na saída do regulador com a entrada das mangueiras e entre o aquecedor e os botijões tem uma base de concreto (tipo uma lajinha) com uns 5 centímetros de espessura. Fui trocar por aquecedor maior e minha instalação foi condenada pelo instalador, dizendo que eu deveria instalar reguladores de baixa pressão na saída dos botijões pois as mangueiras são de baixa pressão e caso se rompa, haverá muita concentração de gás próximo ao aquecedor e que o botijões fossem reposicionados a pelo menos 6 metros de distancia do aquecedor ou trocar os flexíveis por tubos de cobre. Pois bem, pesquisei as normas ABNT NBR 15526 (Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais-Projeto e execução) e a ABNT NBR 13103 (Instalação de aparelhos a gás para uso residencial-Requisitos) e não encontrei a informação explicita de que o aquecedor deve ficar pelo menos 6 metros de distância do P13. Peço por gentileza, me ajudarem a esclarecer se isso é correto ou não, e se realmente consta em alguma norma e qual esta norma. Se for, terei que abortar a troca e fazer a alteração necessária, mas queria fazer tudo dentro da norma, sem essa de “achismo”, fora a sensação de estar sendo enganado.

    • Bom dia Sr. Marcos,

      A principio o diagnóstico da empresa citada está correto. Caso o senhor queira uma nova análise in loco basta entrar em contato com nossa assistência técnica e teremos todo o prazer em agendar.

      Basta ligar para (11) 2262-9000 ou escrever para assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado.

    • Bom dia José. Muito obrigado pelo contato.

      A instalação do aquecedor a gás, e de outros aparelhos a gás possuem uma norma de instalação estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É a NBR 13103. A instalação do aquecedor a gás executada fora das normas estabelecidas não só desqualifica o equipamento para a garantia de fábrica (que para os aquecedores a gás digitais é de 3 anos, por exemplo) como coloca a vida dos usuários em risco.

      No seu caso específico, é necessário analisar se o local de instalação atende as características conforme a norma. Para maiores informações compartilho um artigo em nosso blog onde explicamos com instalar com segurança o seu equipamento:
      https://aquecenorte.com.br/blog/instalacao-do-aquecedor-a-gas/

      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe comercial para realizar o agendamento de uma visita técnica. Dessa forma nossos técnicos vão analisar o local e a possível instalação do equipamento. O contato pode ser feito pelo telefone (11) 97527-4466 (Ele pode ser feito via Whatsapp).

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *