Instalação do aquecedor a gás – 5 dicas para você não ser enganado.

Instalação do aquecedor a gás – 5 dicas para você não ser enganado.
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 7 min
Powered by Cia Web Sites

Instalação do aquecedor a gás de forma correta é condição fundamental para o funcionamento adequado do aparelho e garantia de segurança para sua família.

Como consumidor seu desejo é poder curtir o produto ou serviço que você adquiriu. Alguns equipamentos precisam de instalação especializada e manutenção técnica preventiva, devido sua complexidade.

O aquecedor a gás faz parte desse tipo de produto. Por ser um produto de alta tecnologia, e utilizar o gás no seu funcionamento é imprescindível cuidados técnicos na sua instalação.

Se o seu aquecedor a gás já foi instalado, ou se já contratou uma empresa para instalar e tem dúvidas do que você deve saber sobre a instalação, este artigo vai te ajudar.

Instalação do aquecedor a gás. O que você precisa saber.

Instalação do aquecedor a gás
Assistência técnica autorizada é a melhor forma de garantir rapidez e segurança na instalação do seu aquecedor a gás

 1. Assistência Técnica (pessoal treinado para a instalação do aquecedor a gás)

  •  A instalação do aquecedor a gás deve ser feita por pessoal treinado. No site da marca do seu aquecedor deve conter uma lista da assistência técnica e instaladores. Essa lista é de pessoal treinado e com experiência.
  •  Verifique se há reclamações da assistência técnica no site Reclame aqui.
  •  Acesse o Facebook da assistência técnica e veja se tem muitas reclamações, se a empresa tem respondido às solicitações dos clientes.
  •  Adquira seu aquecedor de empresas que ofereçam tanta a instalação quanto a manutenção, essa é uma forma de eliminar dores de cabeça. Manter contato com a equipe que instalou seu aparelho é ideal para solucionar qualquer problema que ocorrer no aquecedor.
  •  Contratar a rede credenciada, é a garantia que seu aparelho será instalado segundo as especificações e recomendações da empresa. Que as normas de instalação do aquecedor a gás serão seguidas e de acordo com o manual do produto.

2. A perda da garantia de fábrica na instalação do aquecedor a gás

Para manter a garantia de fábrica do seu aquecedor que pode chegar até 3 anos, dependendo da empresa, a instalação do aquecedor a gás deve ser feita por rede credenciada. Se isso não acontecer você terá apenas a garantia legal de 90 dias.

Não coloque sua família em risco, assistência técnica  é proteção. O aquecedor a gás é um grande investimento, a garantia te protege de gastos com o aparelho caso ocorram situações adversas.

3. O gás GLP OU GN

Verifique se o aquecedor que será instalado corresponde ao gás fornecido na seu apartamento ou residência. Há dois tipos de aquecedores a gás – GLP (gás de cozinha) e GN (gás natural).

Essa confusão pode acontecer, fique atento. Se você comprou numa loja, ou o produto vai chegar pelo correio, ou se você fez ainda melhor contratou uma empresa que irá trazer seu aquecedor e já instalar, tenha certeza que corresponde ao gás que você utiliza na sua casa.

É possível realizar a troca, a conversão de uma aquecedor a gás GLP para GN  e vice-versa. Esse processo é bem custoso, por isso é ideal que você saiba o tipo de gás que abastece seu apartamento ou residência antes de comprar o aparelho

Instalação do aquecedor a gás: mapa
Uma instalação correta do aquecedor a gás prioriza áreas permanentemente ventiladas

4. Local da instalação do aquecedor a gás:

1. Ventilação

  • Ventilação permanente – é muito importante que você saiba que o aquecedor a gás deve ser instalado em local com constante ventilação. Normalmente é instalado na lavanderia tanto da casa ou do apartamento.
  • O local de instalação precisa ter no mínimo uma abertura (inferior ou superior) para ventilação permanente. A distância da janela é de no mínimo 40 cm, para evitar o retorno dos ventos. Isso é para sua segurança. Uma equipe preparada segue esse requisito na hora da instalação.
  • Se o instalador quiser colocar em banheiro, ou lugar sem janelas, não hesite em questioná-lo. Na verdade esse é um princípio básico de segurança. Manter o aquecedor a gás em local ventilado evita a permanência do monóxido de carbono liberado pela queima do gás do aquecedor.  Numa área fechada esse gás invade as outras dependências da casa, e se tiver contato com pessoas, pode levar a morte.
  • Exceções: Existe um aquecedor a gás que pode ser colocado no banheiro, chamado de aquecedor de fluxo balanceado.  O equipamento é lacrado e não possui qualquer contato (gás e oxigênio) com o ambiente instalado. Este tipo de aquecedor a gás pode ser instalado com total segurança.
  • Aquecedor de fluxo balanceado possui câmara de combustão selada, os gases não tem contato com o ambiente interno. Sem restrição quanto ao local que será instalado. É ideal para ambientes com pouca ventilação ou nenhuma como quartos, dormitórios e banheiros.

Seu custo é maior, mas o importante é  manter a máxima segurança. Se não for possível a instalação de aquecedor a gás comum, devido à falta climatização, a solução é o aquecedor de fluxo balanceado. Tenha certeza de qual aquecedor o instalador levou até sua casa.

Instalação do aquecedor a gás
Sujeira, falta de ventilação, matérias inflamáveis não podem ficar próximo do aquecedor a gás

2. Disposição do aquecedor a gás na hora da instalação

  • · Não permita que o aquecedor seja instalado em locais de difícil acesso, que necessitem de escada e que sejam extremamente apertados para manutenção.
  • A altura ideal para instalação do equipamento é aquela que você tenha uma boa visualização do painel de indicações. Isso é muito importante, pois facilita a operação do aparelho, como mudar a temperatura, visualizar códigos de erro, ligar e desligar.
  • Se o seu aquecedor a gás for mecânico por exaustão natural, ele não poderá ser instalado nos apartamentos mais altos ou de frente para o mar. Isso acontece porque os fortes ventos que entram pelo duto apagam a chama do aquecedor, e consequentemente interrompe seu funcionamento.
  • O aquecedor a gás não pode ser instalado em locais onde haja exposição ao sol e chuva. Também não pode ser instalado próximo a aberturas de aquecimento ou refrigeração. Para isso é preciso a distância mínima de 1,20 m. Proibida também a instalação em locais de alta temperatura. Ambientes com concentração de poluentes e sem proteção adequada contra tempestades.
  • Fique atento. O lugar que será instalado o aquecedor não pode ficar em frente de outros objetos e móveis. Deve ficar distante de varais, para não correr risco da lã e fiapos de roupas entrarem no aquecedor.
  • Outra objeto que você deve manter afastado é a secadora de roupa, que solta muito fiapo e películas dos tecidos. Uma boa dica é instalar um filtro na secadora que pode ser feita de uma simples meia-calça fixada com uma braçadeira.
  • O aquecedor a gás deve ter espaço nas laterais e a parte frontal desobstruída. O Local precisa permitir o fácil acesso e a operação. A lavanderia e área de serviço é mais indicado, por ser área de alta ventilação e baixa frequência de pessoas. A limpeza do local deve ser rigorosa para prolongar a vida útil do aparelho.
placa de sinalização
Produtos inflamáveis devem ficar distantes do aquecedor a gás

5. Inflamáveis

  • A parede onde será instalado o aquecedor a gás deve ser de material incombustível, assim como o piso do local. Exemplo de material combustível: papel, borracha, tecido, madeira etc.
  • É importante ressaltar que a área ao redor do aquecedor a gás deve ser livre de produtos químicos, de limpeza e combustíveis.

Veja alguns exemplos de produtos inflamáveis que devem ficar longe do aquecedor a gás:

DESODORANTE AEROSSOL

ISQUEIRO

PURIFICADOR DE AR AEROSSOL

INSETICIDA AEROSSOL

REPELENTE AEROSSOL

HAIR SPRAY AEROSSOL

Powered by Cia Web Sites

HAIR SPRAY AEROSSOL

TÊNIS PÉ AEROSSOL

ESPUMA BARBEAR AEROSSOL

MEDICAMENTO HUMANO AEROSSOL

ANTI-FERRUGEM AEROSSOL

MEDICAMENTO ANIMAL

DESODORANTE SRAY

REMOVEDOR ESMALTE

LAVANDA

LOÇÃO PÓS BARBA

REPELENTE SPRAY

REPELENTE GEL

TINTA PARA CABELO LÍQUIDA

DEO COLÔNIA

GRAXA PARA CALÇADO PASTA

Espero que essas informações possam te ajudar quando for realizada a instalação do seu aquecedor a gás. A segurança é vital, por isso esses cuidados são necessários.

Essas são apenas algumas dicas, se você quiser saber mais, sobre a instalação de aquecedor a gás clique no link:

[pt_view id=”cf03bf0bmr”]

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

167 comentários em "Instalação do aquecedor a gás – 5 dicas para você não ser enganado."

  1. GUSTAVO disse:

    Olá! Tenho um aquecedor digital Rheem de 15 litros. Posso instalar uma estante de madeira 5 cm acima do ponto em que o cano de exaustão faz a curva para sair pela janela da área de serviço? Eu gostaria de aproveitar o espaço para armazenar algumas ferramentas. Obrigado!

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Gustavo, tudo bem?

      Pode sim!

  2. Thiago disse:

    Olá, posso instalar em uma parede livre a 80cm de distância do fogão?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Thiago, tudo bem?

      Esses 80 cm é de afastamento lateral? Se sim, pode instalar dessa maneira sem problema.

      Agora se for o caso do aquecedor ser instalado a essa distância estando acima do fogão então a resposta é não.

      Espero ter ajudado,

  3. Sandro disse:

    Boa tarde,
    Posso instalar o aquecedor em uma lavanderia e o botijão de GLP ficar no mesmo ambiente ? O ambiente é ventilado, um apartamento com ventilação.
    Obrigado,

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Sandro, tudo bem?

      O órgão que costuma fazer esse tipo de norma são os Bombeiros. E isso pode variar de local pra local.

      Você pode me informar onde está localizado esse apartamento? Qual cidade/estado?

  4. Aline Silva disse:

    Olá,
    Tenho um apartamento Garden, posso colocar o Junker que está dentro no mesmo local só que do lado de fora, sem alterar tubulação só colocar na mesma parede só que inverter e ficar ao lado de fora coberto com caixa. Porto Alegre/ RS

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Aline, tudo bem?

      É possível sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Instalação do aquecedor a gás – 5 dicas para você não ser enganado.
  • Instalação do aquecedor a gás – 5 dicas para você não ser enganado.