Aquecedor a gás: Como instalar com segurança o seu equipamento

Aquecedor a gás: Como instalar com segurança o seu equipamento
Thiago Beato Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 11 min
Powered by Cia Web Sites

Depois de um tempo refletindo você decidiu que precisa de aquecedor a gás na sua residência. Definitivamente ele é a opção mais viável e benéfica para economizar energia elétrica. Mas quem vai efetuar a instalação do aquecedor a gás? Você mesmo? O porteiro? Um encanador?

Esse é um fator fundamental que deve ser levado em consideração no momento de comprar o seu aquecedor a gás. Muita gente não sabe mas o aquecedor a gás deve ser instalado por um profissional qualificado e autorizado pela marca do equipamento. Caso contrário você pode comprometer a garantia do aquecedor e colocar a saúde da sua família em risco.

Mas fica a dúvida: como escolher a melhor empresa para fazer a instalação do aquecedor a gás? Nesse momento é fundamental fazer uma escolha consciente e não deixar passar nenhum detalhe. Pensando nisso acompanhe esse artigo e saiba todos os detalhes que você deve prestar atenção no momento de escolher a melhor empresa para executar a instalação do aquecedor a gás.

Principais erros cometidos no momento de escolher quem fará a instalação do aquecedor a gás 

Antes de mais nada é fundamental ressaltar que a instalação do aquecedor a gás de forma correta é uma condição obrigatória para o funcionamento adequado do aparelho e garantia essencial de segurança para você e sua família. Justamente por ser um produto de alta tecnologia e características únicas, é imprescindível alguns cuidados técnicos na sua instalação.

Aqui já temos um grande erro cometido em muitas situações. Muitas pessoas acreditam que qualquer um pode fazer esse tipo de serviço. As pessoas também acreditam que instalar o aquecedor a gás é simplesmente fixá-lo na parede, ligar os flexíveis e os dutos de exaustão (isso quando instalam).

Geralmente as pessoas chamam uma pessoa não-qualificada com o principal intuito de economizar dinheiro, o que na prática não acontece. Isso devido ao fato do kit de material necessário para a instalação em ponto padrão acrescida do valor cobrado por uma pessoa não qualificada no geral é igual ou muito próximo do valor que uma Assistência Técnica Autorizada cobraria para efetuar o trabalho. Porém com a clara diferença, segurança e benefícios que uma empresa especializada pode oferecer.

Segurança

Essa parte realmente não é a mais difícil. Porém existem normas de segurança que devem ser seguidas a rigor para garantir o funcionamento adequado do equipamento e a segurança de sua família. Muita gente tenta instalar o aquecedor a gás por si só. Já outros contratam pedreiros, encanadores, eletricistas e até o porteiro do prédio. Isso acaba caracterizando um erro grave, já que é necessário capacitação técnica para realizar esse tipo de serviço. Dada a complexidade desse equipamento, é fundamental uma instalação especializada.

Nesse contexto, não a como comparar a instalação de um profissional que faz esse tipo de serviço todos os dias com alguém que se aventura a fazer esse tipo de trabalho sem os conhecimentos técnicos necessários.  Isso acaba comprometendo a qualidade do serviço, da instalação e consequentemente a segurança da instalação.

A instalação do aquecedor a gás, e outros aparelhos a gás possuem até uma norma de instalação estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É a NBR 13103. A instalação do aquecedor a gás executada fora das normas estabelecida não só desqualifica o equipamento para a garantia de fábrica (que para os aquecedores a gás digitais é de 3 anos, por exemplo) como coloca a vida dos usuários em risco.

Por isso o maior erro que você pode cometer na hora da instalação do seu aquecedor a gás é deixar que alguém despreparado execute esse tipo de serviço.

instalacao_do_aquecedor_a_gas

As consequências da instalação do aquecedor a gás incorreta

Como dissemos acima, pela instalação do aquecedor a gás ser algo relativamente simples de se fazer, muita gente acha, de forma errônea que qualquer um pode executa-la. Por isso listaremos abaixo as principais consequências acarretadas por umas instalação incorreta.

Risco a saúde

Quando o assunto é gás muita gente fica receosa, e com os aquecedores a gás não seria diferente. Mas ressaltamos que os aquecedores a gás são equipamentos muito seguros, contanto que instalados e manuseados da forma correta. Infelizmente uma instalação executada de maneira incorreta pode sim colocar a saúde das pessoas em volta em risco sim.

Muita gente acredita que o maior risco ao lidar com o gás é de um incêndio ou até de uma explosão. Mas o maior risco está na intoxicação por monóxido de carbono (CO). O monóxido de carbono é o gás queimado produzido pelo aquecedor a gás a cada vez que ele é utilizado e se trata de um gás tóxico. Vale ressaltar que o risco é alto tanto para humanos como animais em geral.

Nesse contexto é fundamental garantir a instalação e funcionamento correto do duto de exaustão. Ele é responsável por conduzir o gás queimado para fora do imóvel, de forma a garantir que o ambiente da instalação esteja 100% seguro. Para quem não sabe o monóxido de carbono é nocivo a saúde, em grandes quantidades pode até mesmo levar ao óbito quando o gás é acumulado no ambiente.

Riscos provocados pelo monóxido de carbono

A intoxicação por monóxido de carbono é uma situação muito perigosa. Ela pode causar sintomas como dores de cabeça e dores no peito, tontura, fraqueza e vômito. Em casos extremos podendo até levar a óbito. Por isso esse gás deve ser conduzido para fora da residência e expelido ao ar livre.

Por esse motivo as normas técnicas de instalação exigem que o aquecedor a gás seja instalado em locais com ventilação permanente. Assim, mesmo que por ventura você tenha um vazamento, os gases não se acumularão no local. Por essas razões é terminantemente proibida a instalação dentro de banheiros ou ambientes fechados.

Infelizmente no nosso dia-a-dia não é incomum encontrarmos aquecedores a gás instalados de maneira irregular. Um exemplo bem comum são aquecedores a gás comuns instalados dentro do banheiro (existe um modelo especial de aquecedor para ser instalado dentro do banheiro). Já outro exemplo ainda mais comum são os dutos de exaustão (responsáveis por conduzir o monóxido de carbono para fora do local) com muitas curvas, enforcados e até rasgados, assim causando o acúmulo e até o vazamento do monóxido.

Powered by Cia Web Sites

Perda de garantia de fábrica

Além de todos os aspectos de segurança que citamos acima, existe outro motivo para você efetuar a instalação do aquecedor a gás com uma empresa séria e credenciada. Para manter a garantia de fábrica do seu aquecedor a gás, a instalação deve obrigatoriamente estar dentro das normas técnicas (NBR 13103). Além disso ela deve ser executada por um profissional autorizado. Caso isso não ocorra você terá apenas a garantia legal de 90 dias.

Os aquecedores a gás são equipamentos muito confiáveis e com uma boa durabilidade, por isso todo aquecedor vem com uma garantia de fábrica bastante extensa. Todo aquecedor a gás digital vem com 3 anos de garantia de fábrica, enquanto os aquecedores a gás mecânicos vem com 1 ano, isso independente da marca.

No entanto essa garantia não cobre a instalação nem problemas derivados de mal uso ou má instalação. Por isso é muito importante procurar um local confiável caso haja necessidade de um pós-vendas. Somente uma Assistência Técnica Autorizada está apta a realizar procedimentos de garantia.

instalacao_do_aquecedor_a_gas

Mas como escolher a melhor empresa para instalar seu aquecedor a gás?

Um dado importante é que mais de 95% dos problemas relacionados aos aquecedores a gás estão ligados na verdade a má utilização e/ou instalações mal feitas.

Os principais problemas encontrados referentes a instalação incorreta dos equipamentos são os seguintes:

  • Pressão de água
  • Tubulação hidráulica
  • Pressão de gás
  • Vazão de gás
  • Dimensionamento hidráulico
  • Reguladores de gás
  • Especificação de pressurizador (Quando aplicável)
  • Alimentação elétrica

Então como você já deve ter notado uma instalação correta do aquecedor a gás é essencial para sua segurança e bom funcionamento do equipamento. E vale ressaltar que somente um técnico habilitado com os conhecimentos técnicos aprendidos junto ao fabricante, aliado a instrumentos de medição e ferramentas corretas conseguem identificar, diagnosticar e sanar eventuais problemas de infra-estrutura. Ratificamos, não contrate qualquer um para instalar seu aquecedor a gás. Fazer a escolha certa nesse momento pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

Empresas autorizadas pelos fabricantes

Talvez o conselho mais importante que possamos dar sobre instalação é de sempre contratar empresas autorizadas pelos próprios fabricantes dos aquecedores a gás. Ou seja, se você comprar um aquecedor a gás Rinnai então deve entrar em contato com uma empresa autorizada pela própria Rinnai.

Em teoria uma empresa capaz de instalar um aquecedor a gás Rinnai também poderia instalar um aquecedor Rheem ou Bosch. Cada fabricante de aquecedor a gás treina, habilita e credencia empresas parceiras como Assistência Técnica Autorizada de acordo com o nível técnico e região.Dessa forma nada impede que uma empresa que é Assistência Técnica Autorizada de uma seja autorizada de outra.

Mas via de regra sempre procure empresas recomendadas pela própria marca. É fundamental conferir sempre no site da fabricante quais são as empresas credenciadas para fazer esse tipo de serviço. Assim você evita dores de cabeça caso tenha algum problema com o aquecedor ou com a instalação em si.

Achar uma empresa dessas e que esteja próxima a sua residência é bem fácil. Normalmente o site das fabricantes tem uma seção dedicada a isso. Mas você também pode ligar para o SAC da empresa e perguntar.

Instalação e assistência técnica autorizada

Muitas empresas acabam dividindo seu credenciamento de empresas autorizadas. Existem empresas e profissionais autorizados a instalar os aquecedores a gás. Por outro lado existem empresas autorizadas a executar a instalação e assistência técnica dos aquecedores.

Mas porque isso é importante? Porque recomendamos que de preferencia você contrate uma empresa credenciada tanto para executar a instalação quanto a assistência técnica. Isso te trará mais conforto e segurança. Até mesmo pois se eventualmente tiver qualquer problema com o equipamento poderá recorrer a mesma empresa.

Ranking de empresas de assistência técnica autorizada

Algumas empresas fabricantes de aquecedores a gás possuem uma espécia de ranking para classificar as empresas autorizadas. A Rinnai, uma das marcas mais conceituadas do mercado, possui por exemplo a classificação de “Assistência Master“. Isso significa que as empresas com o selo “Master” possuem um know how extenso sobre os aquecedores a gás e são mais qualificadas.

Outras empresa fabricantes possuem sistemas semelhantes. Recomendamos, se possível, contratar empresas com essas classificações.

Outras dicas importantes para instalação do aquecedor a gás

  • Antes de mais nada, é essencial escolher o aquecedor a gás adequado as suas necessidades;
  • Se possível compre seu aquecedor a gás com empresas que já fazem a instalação e assistência técnica;
  • Outra dica importante é utilizar a internet para verificar as credenciais e histórico da empresa que irá realizar a instalação;
  • Verifique avaliações que a empresa recebe em sites que permitem isso. O próprio Google é um bom lugar para começar;
  • O Reclame aqui é ótimo para você ter uma visão de quantos problemas a empresa teve e como ela os trata;
  • As avaliações do Facebook também ajudam muito nessa fase de pesquisa;
  • Outro fator importante é o tempo de mercado;
  • Visite a loja antes de comprar o seu equipamento;
  • Entre no Google Maps para verificar qual a estrutura da empresa;
  • Mas não deixe de se informar sobre a infraestrutura da empresa. Possui uma sede? Loja? Laboratório técnico?
instalacao_do_aquecedor_a_gas

Instalação do Aquecedor a Gás em São Paulo

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como escolher a melhor empresa para fazer a instalação de seu aquecedor a gás, talvez possamos te ajudar. Nós da Aquecenorte possuímos mais de 18 anos de experiência no mercado. Aqui você encontra técnicos capacitados por instituições como SENAI, além de treinamentos recorrentes nos próprios fabricantes. Somos revenda, instalação e assistência técnica autorizada pelas principais marcas de aquecedores a gás como Rinnai, Rheem e Bosch. Por isso somos especialistas e fazemos isso todos os dias!

Aproveite para fazer um orçamento conosco agora mesmo sem compromisso! Experimente todo o potencial de um aquecedor a gás e sinta a diferença em seu banho e na sua qualidade de vida.

[pt_view id=”cf03bf0bmr”]

Powered by Cia Web Sites

2 comentários em "Aquecedor a gás: Como instalar com segurança o seu equipamento"

  1. maria helena tavares beltrão disse:

    gostaria de fazer uma avaliação de aquecedor à gás

    1. Thiago Beato disse:

      Boa noite Maria Helena. Ficamos felizes com o seu contato.

      Provavelmente é a primeira vez que você vai comprar um aquecedor a gás, então é normal que existam muitas dúvidas sobre preços, marcas, instalação e manutenção.

      Eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial, eles vão te passar um orçamento personalizado de acordo com as suas necessidades.
      Eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua casa, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços e possibilidades da instalação do aquecedor, bem como tirar todas as dúvidas de instalação do equipamento, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

      Você vai receber um orçamento personalizado.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/onde-comprar-aquecedor-a-gas/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Aquecedor a gás: Como instalar com segurança o seu equipamento
  • Aquecedor a gás: Como instalar com segurança o seu equipamento