Grundfos Scala 2: Conheça mais sobre o equipamento

Grundfos Scala 2: Conheça mais sobre o equipamento
Thiago Beato Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min

Você fez a aquisição de um aquecedor a gás para sua casa com o objetivo de ter o máximo conforto não apenas na hora do banho, como também em atividades rotineiras como por exemplo lavar a louça. Porém saiba que existe a possibilidade de você descobrir que a sua residência não tem a pressão da água boa o suficiente para todas as aplicações domésticas. A bomba pressurizadora Grundfos Scala 2 surge como a melhor opção para resolver a necessidade de aumento de pressão de água.

Nesse artigo vamos mostrar as principais características e benefícios do equipamento. Dessa forma mostrando os motivos dela ter a melhor relação de custo-benefício do mercado.

Pressão da água

É importante entender se a pressão disponível na residência tem força suficiente para acionar e manter um aquecedor a gás em funcionamento com conforto. Em muitas situações a água chega nos pontos de consumo com pouca força. E mesmo a pressão mínima para o funcionamento do aquecedor a gás, que é em média de 2 a 6 m.c.a, (para aquecedores a gás digitais) e 6 a 8 m.c.a (para aquecedores  a gás mecânicos) acaba não sendo o suficiente para proporcionar um banho realmente confortável. Ou até mesmo para ter uma torneira com pressão aceitável para tarefas rotineiras como por exemplo lavar a louça.

https://www.youtube.com/watch?v=KOVBw5taE3g&t=11s

Características da bomba pressurizadora Grundfos Scala 2

A Grundfos Scala 2 possui várias características que a diferencia de outras bombas encontradas no mercado. Ela possui todos os seus componentes (bomba, motor, tanque, sensor, controlador e válvula de retenção) integrados em um único equipamento e de forma compacta para realizar o aumento de pressão de água em aplicações domésticas. Ela distribui a pressão de água de forma perfeita em todos os pontos de consumo da casa.

Com o seu painel de controle você consegue fazer a seleção da pressão e da vazão da água desejada. Ele tem sistemas automáticos de proteção. Como por exemplo proteção contra distúrbios elétricos, funcionamento a seco e a função de auto-desligamento. Ou seja, se o equipamento identificar funcionamento ininterrupto e invariável, ele vai desligar automaticamente. A Grunfos Scala2 também é capaz de trabalhar no tempo. Isso significa que a bomba pode trabalhar mesmo exposta a intempéries (sol, chuva, ventos) porém ela não pode trabalhar em baixo d´água ou em condições em que a água esteja ao mesmo nível de sua base.

Sistema de identificação de falta d´água

A Grundfos Scala 2 também possui um sistema de identificação de falta d´água (trabalho a seco). Ela, diferente da maioria das bombas, tem uma proteção caso trabalhe a seco. A maioria das outras bombas se trabalhar a seco queima e danifica o equipamento. A Scala 2 só trava, mas não é danificada. Vale destacar que o equipamento pode ser destravado por qualquer pessoa, basta reiniciá-la (tirar da tomada e ligar de volta depois de um tempo).

Inversor de frequência

O principal diferencial da Grundfos Scala 2 é o seu inversor de frequência. Ele mantém a pressão no sistema hidráulico, no entanto, elas trabalham com a rotação variável, levando em consideração a vazão e o fluxo necessário. Dessa forma elas são capazes de variar a pressão de acordo com a sua demanda. Quando a demanda por pressão é pequena, ela trabalha em uma rotação menor, o que economiza energia. Assim quando você precisar de muita pressão pra tomar banho a bomba vai trabalhar de acordo com isso. Já quando você precisar de menos pressão numa torneira, por exemplo, a bomba vai enviar uma pressão menor.

Resumindo, o inversor de frequência controla a velocidade da bomba. Isso é importante para evitar problemas com excesso de pressão. Assim permitindo ajustar automaticamente o funcionamento do motor da bomba para manter uma pressão constante, quaisquer que sejam as necessidades.

Isso evita aqueles casos onde temos uma ótima pressão na ducha (que possui uma vazão maior) e uma pressão excessiva quando usamos uma simples torneira (que possui uma vazão de água menor).

Powered by Cia Web Sites

Benefícios da Grundfos Scala2

Podemos destacar os respectivos benefícios da Grundfos Scala 2:

  • Pressão constante e ajustável;
  • Trabalha no tempo (o equipamento funciona mesmo exposto a intempéries);
  • Silenciosa (isso porque ela possui motor refrigerado à água, proporcionando um dos níveis de ruído mais baixos do mercado);
  • Painel de controle de fácil manuseio;
  • Controle inteligente que ajusta automaticamente a operação da bomba;
  • Alta durabilidade;
  • Proteção contra vazamentos;
  • Proteção contra funcionamento a seco ou falta d´água;
  • Todos os componentes (bomba, motor, tanque, sensor, controlador e válvula de retenção) integrados;
  • O equipamento é blindado;
  • Inversor de frequência.
Grundfos Scala 2 - Aquecenorte

Pressostato

Uma das características da Grundfos Scala 2 é o seu sistema de pressostato eletrônico. E é por isso que ela é um dos equipamentos mais completos no mercado. Trata-se do seu sistema de acionamento.

Enquanto as bombas pressurizadoras de fluxostato acionam quando detectam fluxo de água através delas, a Grundfos Scala 2, por estar equipada com um pressostato aciona toda vez que ela detecta que a pressão na rede hidráulica diminui abaixo da pressão configurada no equipamento. Então quando você abrir algum ponto de consumo, a pressão irá variar e a bomba entrará em ação para compensar essa pressão.

As vantagens desse tipo de acionamento é que a pressão será forte desde o momento que você abrir uma ducha ou torneira já que a rede já estava pressurizada. Isso também permite que a Grundfos Scala 2 seja instalada abaixo do nível dos pontos de consumo, o que não seria possível em bombas pressurizadoras de fluxostato. Você pode, por exemplo, instalá-la no térreo e usar normalmente as duchas e torneiras do segundo andar.

Pressostato: Características de instalação

  1. Sistema sempre pressurizado;
  2. Recomenda-se instalação hidráulica nova;
  3. Indicados para boiler de alta pressão;
  4. Compatível com sistema de aquecedor a gás;
  5. Mantém a rede sempre pressurizada garantindo a pressão instantânea no ponto de consumo desde o momento em que o mesmo é aberto ou acionado.

Aplicações da bomba pressurizadora Grundfos Scala 2

A Grundfos Scala2 é uma bomba pressurizadora capaz de atender até 3 andares diferentes e 8 pontos de consumo de água simultaneamente. Além disso, ela pode ser aplicada em diferentes situações. Desde a pressurização direto da rede hidráulica, a partir de reservatório inferior ou mesmo a pressurização a partir de poços artesianos.

E justamente por possuir um inversor de frequência ela é ideal para atender a demanda residencial onde você não vai precisar de 100% de pressão todo o tempo. Para cada tipo de aplicação ela vai atender a todas as exigências para chegar a pressão ideal da água.

Quem faz a instalação da bomba pressurizadora Grundfos Scala 2

Tudo vai depender da necessidade de pressão do local, que será constatada pelo técnico após a análise do local, da altura da caixa d´água em relação aos pontos de consumo e a quantidade dos pontos de consumo que são utilizados na residência. Após constatada a necessidade de uma bomba pressurizadora para resolver os problemas de pressão, o técnico vai indicar o melhor equipamento para resolver o problema.

Você acredita que a Grundfos Scala2 é a solução ideal para resolver os problemas de pressão de água na sua casa?

Solicite um orçamento e saiba como garantir mais conforto e o melhor custo-benefício para sua residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Grundfos Scala 2: Conheça mais sobre o equipamento
  • Grundfos Scala 2: Conheça mais sobre o equipamento