Banho de Hotel. Conheça os três fatores pra ter um na sua casa

Banho de Hotel. Conheça os três fatores pra ter um na sua casa
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 5 min
Powered by Cia Web Sites

Nada bate o conforto da nossa casa. Mas algumas coisas chegam perto. O banho de hotel, por exemplo, normalmente é bem satisfatório e relaxante. Essa qualidade vem da combinação de algumas características que são fundamentais para compor um banho confortável. Vamos ver cada uma delas, e como você pode replicá-las para criar o banho perfeito em casa.

Banho_de_Hotel

A temperatura ideal

A temperatura perfeita, para um banho de hotel quentinho é extremamente relaxante.

Isso porque a água um pouco mais quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue e o oxigênio fluam com mais facilidade pelo nosso corpo.

Essa fluidez além de relaxar o corpo, pode ajudar no atenuamento de contrações musculares. O oxigênio e a pressão da água podem significar uma diminuição das tensões nos músculos. Por isso, a temperatura ideal é fundamental para ter o banho perfeito.

Em casa, existem diversas opções para ajudar a cumprir esse objetivo.

Os chuveiros elétricos, por exemplo, são uma alternativa muito comum, por ser mais barata. Mas, por outro lado, a sua potência muitas vezes pode deixar a desejar. Especialmente chuveiros em 127 volts, não são suficientes para manter a temperatura, que precisa ser ainda maior em ambientes mais frios.

Já os chuveiros de 220V são mais potentes e conseguem ter uma temperatura um pouco maior, mas ainda longe da ideal. São modelos que não trabalham com temperatura exata. Normalmente dando opções mais superficiais como “quente” ou “frio” que carecem da precisão necessária para compor o banho perfeito.

Por conta disso, o aquecimento de água a gás é a melhor maneira de chegar à temperatura ideal. Esse sistema é bem mais eficiente e apesar da instalação ser um pouco mais cara, ela garante a maior certeza de ter uma temperatura ideal. Aparelhos digitais inclusive podem medir a temperatura diretamente, garantido uma precisão que resulta em um banho ainda melhor.

Banho_de_Hotel
Baixe gratuitamente o ebook como escolher o aquecedor ideal para sua casa

A pressão da água

A pressão da água é outro fator importante para compor o banho de hotel perfeito. Pouco adianta ter a temperatura ideal se a pressão é baixa e a água chega preguiçosa. Por outro lado, um exagero pode trazer um desconforto ou até mesmo machucar. É preciso haver um equilíbrio.

Por isso, é preciso ter certeza que a água chega ao seu aquecedor com a pressão ideal. Isso é muito importante, pois, antes de qualquer coisa, existe uma pressão mínima necessária para garantir o funcionamento da ducha. Porém, enquanto essa pressão pode ser o suficiente para o funcionamento, pode não corresponder ao conforto necessário.

Banho_de_Hotel

Mas como saber qual é a pressão correta?

O primeiro componente para entender a pressão da água é a altura. O m.c.a, metro por coluna de água, é uma das medidas mais comuns para calcular a pressão no ponto de saída.

Ela é muito simples, e é calculada através da distância da caixa d’água até a ducha, e quanto mais alto, maior a pressão.

Saber esse número é importante, pois em primeiro lugar, existe um valor mínimo para o funcionamento da ducha. Ele pode variar de acordo com a marca e o equipamento, mas normalmente, o mínimo é entre 3 ou 6 m.c.a.

Para o banho bem confortável, o aceitável é pelo menos 10 m.c.a, sendo o ideal de 15 a 20.

Apesar desses valores serem bem precisos eles não são necessariamente 100% exatos. Isso ocorre pois existem diversos fatores que podem ocasionar uma perda de força da água no seu trajeto até o ponto de saída.

Obstruções na rede por conta de sujeiras, mudanças de direção como curvas e o próprio atrito da água com a parede de tubulação, podem contribuir para essas perdas.

Powered by Cia Web Sites

Mas apesar disso, saber o m.c.a é uma ótima maneira, e a mais simples, de determinar a pressão. E em casos em que ela seja menor do que o ideal a solução pode ser usar uma bomba pressurizadora.

Esse equipamento é bastante versátil e pode ser instalado para resolver praticamente qualquer tipo de problema em relação à baixa pressão na rede hidráulica. Seja em casa ou em apartamentos.

Ele funciona a partir de uma bomba que aumenta a força da água e um controlador que a aciona e a desliga, conforme a necessidade.

Existem ainda outros tipos de bomba. Como a de recalque, que puxa a água de um local mais baixo para um mais alto se ela não tiver força para chegar lá, ou a de circulação, que auxilia a circulação. Seus usos são mais específicos, mas dependendo do caso, podem ajudar.

Quer saber mais sobre pressão de água?

Banho_de_Hotel

O Jato d’água no banho de hotel

Por fim, o último componente para o banho de hotel também tem ligação direta com o chuveiro. É o jato d’água. Existem diversos tipos de jato, como a cascata, o fio contínuo, a chuva, o spray e o com massagem. A escolha ideal depende do seu gosto.

Essa decisão é importante, pois eles podem influenciar muito a qualidade do banho. Ter o tipo de jato ideal para o seu gosto pode compor exatamente o que você espera. E o fator estético também não pode ser ignorado.

Um ambiente arquitetonicamente bem construído com um chuveiro que compõem um cenário bem bonito torna o banho uma experiência ainda mais agradável.

Essa é uma vantagem dos hotéis que tem naturalmente uma propensão para serem projetados da maneira mais bela possível.

Por isso, esse aspecto está ficando cada vez mais sofisticado com algumas inovações que podem ser interessantes.

Em primeiro lugar, apostar nos jatos d’água que misturam ar na água que sai da ducha pode ser uma forma de manter o conforto, ao mesmo tempo em que diminui o consumo.

Outra opção é usar jatos em que a água sai no formato de onda. Esse modelo ajuda ainda mais no relaxamento, graças às gotas de água ainda maiores. São opções interessantes.

Por fim, vale ressaltar que em relação aos jatos é sempre fundamental uma rede hidráulica que seja capaz de suportar a demanda da ducha. Ou seja, se a tubulação não for ótima, o banho pode ser prejudicado.

Banho_de_Hotel

O banho de hotel

Esses são então os três principais componentes do banho de hotel:

A pressão na medida certa para que a água chegue forte, mas sem exageros. Um jato personalizado que dê a exata sensação do que esperamos em um banho e, provavelmente a mais importante, a temperatura perfeita para ajudar a relaxar e diminuir a tensão.

E para saber mais a melhor forma de ter a temperatura ideal no banho, assine a nossa newsletter para receber ainda mais conteúdo.

[pt_view id=”e1df4823k0″]

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Banho de Hotel. Conheça os três fatores pra ter um na sua casa
  • Banho de Hotel. Conheça os três fatores pra ter um na sua casa