Esconder Aquecedor a Gás: Soluções para camuflar o equipamento

Você acabou de se mudar para o tão sonhado apartamento novo. Definitivamente esse é um momento especial para muitas famílias. Muitas vezes é necessário a instalação de um sistema de aquecimento a gás para o aquecimento de duchas e torneiras da nova residência. Nesse momento muitas dúvidas acabam surgindo sobre o local correto para a instalação do equipamento. Nesse artigo vamos apresentar algumas soluções para você esconder aquecedor a gás no momento da instalação.

Isso em locais não tão visíveis mas que também não vão comprometer o funcionamento do equipamento. E o mais importante: sempre respeitando as normas der segurança necessárias para a instalação do equipamento.

Local da instalação do aquecedor a gás

Antes de mais nada é muito importante ressaltar alguns aspectos que devem ser observados sobre o local de instalação do aquecedor a gás. É fundamental que o local escolhido tenha ventilação permanente, além de uma distância mínima de 40 cm da janela. Isso para evitar o retorno dos ventos que acabam prejudicando o equipamento.

De forma geral é fundamental que o aquecedor a gás seja instalado em locais com constante ventilação. Ele pode ser instalado, por exemplo, na lavanderia ou área de serviço da casa ou do apartamento. E com alguma criatividade você consegue “esconder” o aquecedor.  O foco é instalar o equipamento justamente em locais estratégicos do ambiente. Com isso você acaba não chamando tanto a atenção e deixa o equipamento despercebido no ambiente.

Outro aspecto crucial que devemos ressaltar é que todo o serviço de instalação deve obrigatoriamente ser feito por uma pessoa devidamente capacitada para realizar tal serviço. Só para exemplificar muitas pessoas acabam chamando o zelador, encanador e terceiros para fazer a instalação do aquecedor a gás. Isso se caracteriza como um grave erro. Além de colocar sua segurança em risco você pode comprometer a garantia do equipamento.

Princípios básicos de segurança no momento da instalação

A segurança é um tópico que merece destaque quando falamos de instalação de aquecedores a gás. Como mencionamos no tópico anterior, o local de instalação do equipamento deve ter ventilação permanente. Nesse sentido manter o equipamento em local ventilado evita a permanência do monóxido de carbono liberado pela queima do gás do aquecedor.

Em áreas fechadas o monóxido de carbono pode “invadir” outras dependências da casa ou do apartamento. E o contato desse gás com as pessoas é extremamente prejudicial à saúde podendo inclusive levar ao óbito. Esse é um princípio básico de segurança que deve sempre ser levado em consideração.

Muitas vezes encontramos o aquecedor instalado em banheiros. A não ser que seja um aquecedor a gás próprio para isso, é um erro grave. Justamente por isso sempre reforçamos a necessidade de buscar profissionais com experiência no mercado, credibilidade e acima de tudo capacitados. Muitas pessoas preferem “esconder” o aquecedor no banheiro, para evitar que ele fique exposto em outras áreas da residência. Mas saiba que existem outras formas mais práticas de fazer isso, evitando de deixar o aparelho em locais completamente fechados.

Como esconder aquecedor a gás no momento da instalação

É importante destacar que a posição ideal no ambiente quem vai definir é o técnico instalador e isso depende de muitos fatores. Como exemplo podemos citar a questão da segurança, que citamos no tópico anterior. Muitas pessoas não gostam de deixar o equipamento exposto na lavanderia ou no local escolhido para a instalação. Muitas vezes por acreditar que o aquecedor acaba atrapalhando um pouco o visual dos ambientes da casa.

Porém saiba que existem alguns macetes que podem ajudar a “esconder” o aquecedor a gás e deixá-lo em um local neutro da residência. E o mais importante: sem comprometer nenhum aspecto de segurança. Muitos apartamentos possuem armários acoplados a parede na lavanderia. Aqui temos o exemplo perfeito de como “esconder” o seu aquecedor a gás. Porém é necessário ressaltar que o armário obrigatoriamente precisa ter frestas de ventilação.

Além disso, saiba que o aquecedor a gás pode ser instalado em locais “estratégicos” da residência. Como por exemplo nas laterais de armários ou até mesmo na parte de baixo de armários superiores da lavanderia. Com criatividade você pode ampliar ainda mais as possibilidades. Você pode instalar o aquecedor a gás dentro de armários e até mesmo usando decorações para “camuflar” o equipamento. Com isso você vai acabar dando um toque diferente ao ambiente da sua residência.

O ideal é que os fechamentos sejam sempre vazados, já que nenhuma das partes pode ficar completamente fechada. Nesse contexto é possível aproveitar armários instalados na cozinha ou na lavanderia para camuflar o equipamento sem comprometer a segurança do mesmo e atrapalhar o visual da sua casa.

esconder_aquecedor_a_gas

Dicas para esconder o aquecedor

Pensando em todo o contexto que citamos nos tópicos anteriores, separamos algumas dicas para esse momento de “esconder” o aquecedor a gás no momento da instalação e que devem ser levadas em consideração:

  • Deixar espaço para poder manusear o display digital do equipamento
  • Manter ventilação constante no local escolhido
  • Deixar o equipamento em local acessível
  • Eventualmente você vai precisar de uma manutenção preventiva, por isso o aquecedor necessariamente precisa ficar em um local em que seja possível retirar e manusear o aparelho de forma simples
  • Tomar cuidado para que nada fique muito próximo ou encoste no equipamento

Exemplos de como esconder 

Pensando em explicar de forma prática algumas maneiras de esconder o aquecedor a gás, nós recorremos a arquiteta Suellen Figueiredo para mostrar soluções práticas. Saiba que efetivamente é possível fazer a instalação do equipamento sem prejudicar os ambientes da residência. Esse é o foco do trabalho dela, atendendo as reais necessidades de seus clientes e sempre propondo soluções adequadas para projetos bem gerenciados.

esconder_aquecedor_a_gas
Solução para “esconder” o aquecedor a gás

Nas respectivas imagens você pode conferir na prática exemplos de como esconder o aquecedor a gás de forma eficiente, sem comprometer a sua segurança e de sua família, além de não interferir no ambiente da residência. Sem dúvida são ideias que podem ser perfeitamente colocadas em práticas com criatividade e planejamento. Dessa forma você garante a utilização do equipamento de forma segura e eficiente e ainda pode explorar a decoração da sua residência normalmente.

esconder_aquecedor_a_gas

Abaixo vocês podem conferir um vídeo mostrando como a criatividade pode ser utilizada para esconder o aquecedor a gás sem comprometer o visual e a ambientação da residência.

Com todos os tópicos que focamos nesse artigo, você já tem uma boa noção de ideias e soluções criativas para esconder o equipamento no momento da instalação. Você pode conferir outro artigo em nosso blog com dicas importantes que você deve seguir no momento da instalação do aquecedor a gás, para evitar qualquer dor de cabeça futura. Abuse da criatividade!

Créditos das imagens: Arquiteta Suellen Figueiredo

 

[pt_view id=”52ce646f9a”]
  • Bom dia. Ótimo artigo. Eu tenho uma dúvida. Tenho um rinnai digital e não me importo do aquecedor em si aparecer. Mas me incomoda embaixo do aquecedor aparecer oas conexões de agua e de gas e o fio que vai na tomada. Posso colocar um falso armário apenas para esconder isso? Ou seja, ele não teria tampo em cima e logo acima dele ficaria o aparelho do aquecedor. É arriscado? Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho de vocês, pena que moro no Rio e não posso fazer serviços com vocês.

  • Bom dia Monica. Antes de mais nada, muito obrigado pelo feedback positivo. Isso nos motiva cada vez mais para evoluirmos o nosso trabalho. Você até pode colocar um falso armário, porém você precisa obrigatoriamente deixar um espaço disponível para os técnicos conseguirem fazer a manutenção preventiva no equipamento. Outro aspecto que deve ser ressaltado é que você precisa também deixar um espaço de fácil acesso para você mesma fechar o registro de gás em caso de uma eventualidade.

    Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

    Abraços

    • Olá bom dia.
      Quero coloca o meu numa área externa, esse local tem cobertura mais nao tem paredes em dois lados.
      Entao coloca o aquecedor no armario embutido com chaminé na vertical.
      Devido ele esta numa area externa nao iria precisar da janela ou porta com aberturas.
      Vc acha que está dentro das normas?
      Essa area externa fica em direção ao quintal logo depois da lavanderia.

      • Boa noite Carol. Muito obrigado pelo contato.

        Sim, você pode fazer esse armário embutido normalmente, lembrando sempre que a instalação do aquecedor e da chaminé deve ser feita por uma empresa especializada, sempre seguindo as normas de instalação corretamente. Outra observação que é importante ressaltar é que essa casinha tem que obrigatoriamente ter ventilação permanente.

        Você até pode fazer a instalação entre a laje e o telhado, porém o problema é como será feita a manutenção do aquecedor, como ele será instalado, já que o local precisa ter fácil acesso para a realização da instalação e realização de possíveis manutenções no equipamento.

        O aquecedor não pode ser instalado em um local com pessoas permanentes (continuamente no mesmo lugar) e o local precisa ter uma boa ventilação. Se for acima do telhado da garagem não tem problema. Mas você precisa analisar a forma como será feita a instalação. Além disso o equipamento tem que estar protegido contra chuvas, chuva de vento e sempre com ventilação permanente continuamente no local de instalação do aquecedor, não pode ser confinado. Você precisa pensar em tudo isso.

        Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

        • Ele nao esta na cobertura, ta no terreo mesmo numa area externa da casa na varada mesmo. Que tem cobertura mais é aberta ( nao tem parede em duas laterais).

          • Boa noite Carol. Muito obrigado pelo contato.

            O mais importante é o local ter ventilação permanente, e que o mesmo seja de fácil acesso para facilitar o trabalho dos técnicos para realização de eventuais manutenções no equipamento. O local de instalação do equipamento precisa ter no mínimo uma abertura (inferior ou superior) para essa ventilação permanente.

            Além disso evite locais onde haja exposição ao sol e chuva. Você também deve ficar atenta para q=que esse local não tenha concentração de poluentes e sem proteção adequada contra tempestades. Mas ele pode ser instalado na sua varanda sim, contanto que siga as orientações que eu mencionei.

            Se você preferir, nos encaminhe imagens da instalação do aquecedor para o e-mail: thiago@aquecenorte.com.br para uma análise mais aprofundada no local de instalação do seu equipamento.

            Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Bom dia Havner. Muito obrigado pelo contato.

      Não pode, por conta do queimador. Ele funciona como um fogão, se você instalar o equipamento na horizontal o fogo não consegue se manter na posição correta.
      Por conta da gravidade, o fogo só queima na vertical. Ou então você criaria uma pressão muito alta para fazer ele queimar na horizontal.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    • Boa tarde Fernanda. Muito obrigado pelo contato.

      Basta olhar a profundidade do modelo do aquecedor e somar pelo menos uns 2cm para ter uma folguinha.
      A Rinnai não possui modelo de 26L, acredito que o seu aquecedor seja o E21 ou mesmo o E27. Ou pode ser o RB 26 da Rheem.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde
    O local precisa ter 6m3 mesmo sendo um local aberto?
    Tem cobertura está embutido o aquecedor mais está numa área externa que nao é “fechada”.
    Nao tem paredes em dois lados do ambiente.

    • Boa noite Carol. Muito obrigado pelo contato.

      Se você preferir, nos encaminhe imagens do local de instalação do seu equipamento via e-mail: thiago@aquecenorte.com.br para uma análise mais aprofundada do local de instalação do seu equipamento.

      De qualquer forma, o mais importante é que o equipamento seja instalado em um local com constante ventilação e de fácil acesso. A chaminé também deve ser instalada seguindo todos os critérios técnicos de instalação.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Bom dia Hartur. Muito obrigado pelo contato.

      Pode sim, o que não pode é ser um armário fechado, sem frestas ou nenhum tipo de ventilação. O seu equipamento não pode ficar confinado, e também o armário não pode dificultar o trabalho dos técnicos em eventuais manutenções que se façam necessárias.

      Sobre o local de instalação do aquecedor, o mais importante é o mesmo ter ventilação permanente, e que o mesmo seja de fácil acesso para facilitar o trabalho dos técnicos para realização de eventuais manutenções no equipamento. O local de instalação do equipamento precisa ter no mínimo uma abertura (inferior ou superior) para essa ventilação permanente.

      Além disso evite locais onde haja exposição ao sol e chuva. Você também deve ficar atenta para que esse local não tenha concentração de poluentes e sem proteção adequada contra tempestades.

      Se você preferir, nos encaminhe imagens da instalação do aquecedor para o e-mail: thiago@aquecenorte.com.br para uma análise mais aprofundada no local de instalação do seu equipamento.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá, boa tarde!

    Eu tenho uma duvida…
    Meu aquecedor não ficará exatamente ao lado da janela, teria o armário ao lado. (Como na primeira foto da publicacao)
    A chamine/ducto do equipamento pode ficar fechado dentro desse armário até chegar ao lado de fora? Essa porta precisa ser ripado tbm? Quanto ao aquecedor será ripado e tbm vazado em baixo…. mas o ducto fiquei preocupada pq o empresa de aquecedor disse que não pode estar fechado.

    Obrigada desde já.

    • Boa tarde Karina, tudo bem?

      Primeiramente certifique-se que seu aquecedor a gás é digital, pois os aquecedores mecânicos não podem ser instalados assim dentro de armário.

      E sim, o duto pode ser instalado fechado sem problema, até porque é comum serem instalados dentro de forro. No entanto é recomendado que você deixe algum tipo de acesso a ele, pois de tempos em tempos é necessário fazer a manutenção do duto.

      Com o tempo o duto vai se desgastando e criando micro furos que vazam o gás. Quando isso acontecer é necessário efetuar a troca.

      Espero ter te ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *