Consumo do Aquecedor a Gás 2021: O Impacto do Inverno e o Aumento no Preço do Gás

Consumo do Aquecedor a Gás 2021: O Impacto do Inverno e o Aumento no Preço do Gás
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min
Powered by Cia Web Sites

Aqui na Aquecenorte fazemos um trabalho constante de esclarecer as dúvidas tanto dos nossos clientes quanto de nossos leitores de todo o Brasil. E todos os anos quando chegamos a esse período recebemos diversos comentários de usuários de aquecedores a gás relatando um aumento do consumo de gás.

Em 2019 publicamos um artigo sobre o consumo do aquecedor a gás e esse ano a ideia é atualizar algumas informações já passadas anteriormente.

Então vamos lá:

O impacto da chegada do inverno para os aquecedores a gás

No momento de publicação desse artigo estamos há pouco menos de 20 dias do inicio do Inverno de 2021. Mas em diversas regiões do Brasil e aqui em São Paulo, de onde escrevemos, as temperaturas já vem baixando gradativamente.

Mas talvez você esteja se perguntando o que a chegada do inverno tem a ver com o consumo do aquecedor a gás. Explico:

Consumo do Aquecedor a Gás 2021: Chegada do Inverno - Aquecenorte

Temperatura da água na entrada dos aquecedores a gás

A água armazenada na sua caixa d’água, e até na água que vem diretamente da rua, costumam ter uma temperatura muito próxima a temperatura ambiente do local. Por isso que com a baixa da temperatura média a temperatura da água também abaixa. E isso impacta diretamente o desempenho dos aquecedores a gás.

Os aquecedores a gás mecânicos possuem a chama fixa, necessitando do ajuste manual do usuário para alterar isso. Grande parte dos modelos possuem, além do seletor de temperatura, um seletor extra com posições entre verão e inverno.

Já os aquecedores a gás digitais possuem chama auto-modulante. Ou seja, o tamanho e intensidade da chama se regula sozinho de acordo com alguns fatores. Um deles é a temperatura da água que entra no equipamento.

Isso significa que quanto menor a temperatura da água que entrar no equipamento, maior será a chama do aquecedor a gás. Quanto maior a chama, maior será o consumo do aquecedor a gás.

Você pode ler mais sobre as diferenças dos aquecedores a gás mecânicos dos aquecedores a gás digitais clicando aqui!

Temperatura configurada nos aquecedores a gás

Outro aspecto dos dias mais frios trazidos pelo inverno é a temperatura configurada no aquecedor a gás. Enquanto em dias mais amenos essa temperatura de saída do aquecedor a gás costuma ficar entre 38ºC e 40ºC, nos dias mais frios de inverno costumamos colocar 42, 43 e até 44ºC.

E isso impacta diretamente no tamanho da chama necessária para fazer esse aquecimento extra na água. Sendo assim, gerando um consumo do aquecedor a gás ainda maior.

Agora pra gente ter um exemplo comparativo:

Imagine que no verão, especialmente em seus dias mais quentes, tenhamos uma temperatura média da água na entrada do equipamento de 24ºC, e a temperatura configurada no aquecedor de 32ºC, a temperatura mínimo dos modelos de aquecedor a gás da Rinnai.

Nosso delta de temperatura, nesse caso a diferença da temperatura da água que entra do aquecedor a gás da temperatura da água que sai do aquecedor a gás, é de 8ºC.

Já no inverno, imagine uma temperatura média de 18ºC, e a temperatura configurada no aquecedor a gás de 42ºC.

Nosso delta de temperatura nesse caso será de 24ºC.

Powered by Cia Web Sites

Ou seja, nesse exemplo o delta de temperatura durante o inverno é 3 vezes o delta do verão. Resultando em um consumo do aquecedor a gás equivalente. Claro que pra efeitos de comparação estamos utilizando dois extremos. Mas é só pra você entender o impacto que dias mais frios trazem para o consumo do aquecedor a gás.

E infelizmente o inverno também traz outro aspecto que deve ser levado em consideração pra gente entender o aumento na conta de gás no final do mês.

Consumo do Aquecedor a Gás 2021: Hábito de Banho - Aquecenorte

Hábito de banho

Durante o inverno existe uma tendência muito grande para banhos mais longos. Ainda mais no caso dos aquecedores a gás que proporcionam um banho confortável com boa temperatura e boa vazão de água.

Quem não gosta de se esquentar em um banho bem quente depois de enfrentar um dia difícil lá fora no frio?

E, novamente, isso tem um impacto direto no consumo do aquecedor a gás. Lembrando que o impacto é cumulativo com todos os fatores que listamos anteriormente.

Se em dias de temperatura mais amena costumamos tomar banhos de 10 minutos, e em dias mais frios banhos de 12 minutos, um aumento pequeno de apenas 2 minutos, essa diferença vai gerar 20% de aumento o consumo do aquecedor a gás.

Outro detalhe para ficarmos atento são os horários dos banhos. Banhos muito cedo ou muito tarde tendem a gerar um maior consumo, já que a temperatura da água costuma estar mais baixa. Já banhos próximos da metade do dia consomem menos, já que as temperaturas estão mais amenas.

Aumento do preço do gás natural (GN) em 2021

No nosso artigo sobre o consumo do aquecedor a gás de 2019 já sinalizávamos um aumento considerável do gás natural (GN, o gás encanado) aqui em São Paulo. E infelizmente desde então as coisas não melhoraram.

No início de abril desse ano a Petrobras anunciou um aumento de em média 39% no preço do gás natural (GN, o gás encanado) vendido as distribuidoras que atendem todos os consumidores. Segunda a própria Petrobras a maior parte dos aumentos se devem à valorização das cotações do petróleo no mercado internacional, as taxas de câmbio (enquanto escrevo a cotação do dólar está R$ 5,16) e ao índice inflacionário IGP-M, associado à parcela de transporte nos contratos.

Esse aumento entrou em vigor agora em 1º de maio de 2021. Em São Paulo a Comgás (distribuidora de gás natural em toda a capital) anunciou que o reajuste tarifado seria repassado aos clientes apenas a partir de 31 de maio.

Consumo do Aquecedor a Gás 2021: Aumento do preço do gás natural (GN)- Aquecenorte

No período do início de 2019 até janeiro de 2021 tivemos uma queda acumulada para as distribuidoras de 10%, um alívio para nossos bolsos, no entanto o aumento recente engoliu completamente essa queda.

Não é necessário dizer que o aumento do preço do gás agora em 2021 é um fator cumulativo ao impacto da chegada do inverno que pode fazer a sua conta de gás subir consideravelmente.

Nesse link você pode conferir as tarifas praticadas pela Comgás aqui em São Paulo para o gás natural (GN). Para outras localidades pesquise quais as empresas fornecedoras de gás natural.

E o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)? 

Talvez você esteja se sentindo mais tranquilo pois o aumento descrito no tópico anterior diz respeito apenas ao gás natural (GN, o gás encanado) e você utiliza o gás liquefeito de petróleo (GLP, o famoso gás de botijão). No entanto temos noticias ruins pra você também.

Em abril desse ano a Petrobras também colocou em vigor um aumento no gás de cozinha (como também é conhecido) de 5%. Lembrando que em janeiro a mesma Petrobras já tinha feito um reajuste de 6%. Por mais que esse aumento tenha sido consideravelmente menor que o aumento do GN (primeiro 6% e depois 5% ao invés dos 39% do GN), nem sempre isso é refletido na distribuidoras. No inicio do ano passado inclusive escrevemos um artigo falando da grande variação de preço que encontramos aqui em São Paulo, e desde lá isso não mudou.

Infelizmente hoje em dia aqui em São Paulo não é tão incomum vermos o P13, botijão de 13 Kg e o mais comum nas residências, ser comercializado na casa dos R$ 100,00.

Como reduzir o consumo do aquecedor a gás?

Como pode observar o cenário atual não é nada otimista. Sendo assim, precisamos fazer de tudo pra segurar um pouco toda essa alta e equilibrar as contas do fim do mês. Separamos esse artigo que dá várias dicas de como diminuir seu gasto com o gás.

Vale a pena a leitura!

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

2 comentários em "Consumo do Aquecedor a Gás 2021: O Impacto do Inverno e o Aumento no Preço do Gás"

  1. Mauro disse:

    Meu aquecedor, quando troco o botijão de gás por um novo nunca liga, preciso ficar forçando a faísca por um bom tempo até que ele acenda. Após alguns dias para que ele volta a funcionar normalmente.
    Isso ocorre sempre que troco o botijão (GLP normal de cozinha) por um novo. Sabem o que pode ser?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Mauro, tudo bem?

      Inicialmente parece um problema de ar na tubulação. Se esse botijão de gás também alimentar o fogão, a cada troca o senhor pode acender todas as bocas e observar se a chama está plena. Deixe aceso até a chama ficar normal. Isso significa que todo o ar saiu da tubulação.

      De qualquer maneira, recomendo o senhor entrar em contato com uma assistência técnica especializada para analisar porque tem entrado ar na tubulação a cada substituição de botijão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Consumo do Aquecedor a Gás 2021: O Impacto do Inverno e o Aumento no Preço do Gás
  • Consumo do Aquecedor a Gás 2021: O Impacto do Inverno e o Aumento no Preço do Gás