Aquecedor de Piscina: Conheça a Bomba de Calor

Se você tem uma piscina em casa, conhece bem todo o conforto e lazer que ela pode proporcionar. Nos dias quentes, ela se torna uma das principais opções para se refrescar do calor e relaxar depois de um dia de trabalho ou para curtir o final de semana.

Mas e nos dias com a temperatura mais amena? Parece um desperdício contar com uma bela piscina e não poder desfrutar dela somente por causa da água mais fria, não é? Por isso, é importante ter um sistema de aquecimento adequado e eficiente.  Afinal é fundamental garantir sua diversão durante todos os dias e estações do ano não é mesmo?

Um dos aquecedores mais utilizados em piscinas atualmente é a bomba de calor. Neste artigo, você vai conhecer como funciona esse sistema. Como também a sua instalação e quais as vantagens de ter esse método instalado em sua piscina.

O que é Bomba de Calor?

A bomba de calor (conhecida também como trocador de calor) é um sistema de aquecimento.  Ela é utilizada para aumentar a temperatura da água em piscinas, assim como manter esse nível de aquecimento quando alcança a temperatura estipulada. Esse aparelho é indicado para piscinas em residências, projetos comerciais e condomínios horizontais e verticais.

Quando se fala nesse sistema, é muito comum fazer a comparação com o ar-condicionado. Nesses aparelhos de refrigeração, o calor do ar é sugado por um circuito de serpentinas, condensadores e evaporadores, e resfriado com o auxílio de um gás.

Nas bombas de calor, esse processo funciona de maneira semelhante. Mas o resultado é inverso. O aparelho tem a capacidade de retirar todo o calor disponível no ar (até mesmo em dias frios) e fazer a transferência para a água da piscina. Já o ar frio resultante é retirado através de um sistema de ventilação que expulsa esse resíduo para a saída instalada no local.

Uma das características desse sistema é que ele pode ser adaptado a certas estruturas já existentes. Como utilizar a motobomba já instalada para a filtração para auxiliar o aquecimento da água. Além disso, o trocador de calor está apto a funcionar em conjunto com outros aparelhos para o mesmo fim, como aquecedor a gás ou painéis solares. Ou seja, não é necessário se desfazer de um para ter o outro.

É importante ressaltar que a bomba de calor é um sistema utilizado também para aquecimento de água em residências e áreas comerciais. Principalmente pelo seu tamanho reduzido e alto rendimento.

bomba de calor

As características de uma bomba de calor

A bomba de calor é um aparelho que geralmente possui dimensões médias (cerca de 80 centímetros de largura e de altura). E sua instalação deve ser feita em área onde possa captar o ar ambiente para o processo de aquecimento.

O sistema é composto geralmente por um ventilador responsável para empurrar o ar frio para fora do aparelho, um dreno que evita o acúmulo de água no interior, tubulações de entrada e saída de água, um painel elétrico para fazer a regulagem de temperatura, além dos acessórios de instalação.

Na maioria dos casos, uma motobomba é necessária para fazer a circulação da água e promover o funcionamento de todo o sistema. Como citado anteriormente, o motor utilizado no filtro da piscina também pode ser aproveitado na bomba de calor. Mas o ideal é que haja um para cada aparelho. Isso acontece porque o cloro acumulado na filtragem pode afetar o desempenho da bomba de aquecimento.

A bomba de calor atua em sistema de by-pass. A água da piscina é bombeada por um circuito fechado a fim de passar pela bomba que vai encaminhá-la para o local onde será aquecida. Depois, ela retorna para a piscina já na temperatura determinada.

Alguns fatores podem interferir diretamente no aquecimento ideal da água. Como a dimensão da piscina em relação à potência do sistema (piscinas maiores precisam de motobombas mais potentes) e o local da instalação (áreas externas possuem maior perda de calor).

bombas de calor

Vantagens da Bomba de Calor

São muitas as informações sobre a bomba de calor. É provável que você esteja se perguntando quais as vantagens desse sistema de aquecimento em relação a certos parâmetros (manutenção, instalação, despesas com energia) se comparado a outros métodos.

Uma das vantagens da bomba de calor está ligada às despesas com fonte de energia para funcionamento. Quando comparado aos aquecedores a gás, por exemplo, as despesas são menores, já que o gasto com combustível (gás natural ou GLP) é maior para aquecer a mesma quantidade de água.

Em relação a sistemas que também funcionam com energia elétrica, a bomba de calor é mais econômica do que o aquecedor de passagem (ou de sistema elétrico convencional). Isso porque o sistema permite um gasto bem menor para manter a mesma quantidade de água na temperatura ideal.

Se comparado com o sistema de aquecimento solar, a aquisição e instalação da bomba de calor são mais baratas. Já o custo energético do sistema solar é difícil de competir.

Além disso, como esse aparelho se vale do calor retirado do ar quente para aumentar a temperatura da água, o resíduo é apenas o ar frio. Assim como os sistemas solares, é bastante limpo, pois não gera poluentes que possam afetar a saúde de sua família ou o meio ambiente.

bomba de calor

Desvantagens da Bomba de Calor

Como tudo na vida tem dois lados as Bombas de Calor não seriam diferentes. Ela tem uma única desvantagem notável em relação a alguns de seus concorrentes diretos no aquecimento de piscina. Assim como aquecedores de passagem a gás ou elétricos, é o tempo que leva para aquecer a piscina.

Os aquecedores de passagem a gás próprios para aquecimento de piscina levam em torno de 4 a 5 horas para aquecer. Já a bomba de calor leva de 8 a 15 horas para fazer o mesmo aquecimento. Isso considerando um bom dimensionamento em ambos os casos.

Claro que podemos reduzir esse tempo de aquecimento no caso das bombas de calor aumentando a potência dos equipamentos. Mas isso eleva o custo do sistema de aquecimento da piscina consideravelmente. Dessa forma acaba tornando a bomba de calor uma opção muito mais cara do que seus concorrentes.

bomba de calor

Em quais situações é recomendada

A bomba de calor é a melhor opção de aquecimento em piscinas que ficam em regiões de clima predominantemente quente. Em que a temperatura ambiente nas estações mais frias não é menor do que 10 graus.

Além disso, como falamos anteriormente, ele não é um sistema indicado se você precisa de agilidade no aquecimento da piscina. Já que ele demora várias horas para atingir a temperatura desejada. Já em casos onde existe uma previsibilidade do uso da piscina (como hotéis, academias, escolas e etc) é uma ótima pedida.

Caso você tenha necessidade de automatizar algum mecanismo relacionado à sua piscina, esse sistema é o mais adequado também. Os modelos de bomba de calor mais modernos já contam com acessórios inclusos que permitem o controle de várias funções, como tempo de limpeza e filtração.

O que você achou do sistema de bomba de calor para aquecer sua piscina? Acredita que é a melhor opção para manter a água sempre na temperatura ideal? Então preencha o formulário de orçamento para que nossa equipe entre em contato com você com as melhores oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *