Como economizar gás no aquecedor

No último ano, muitos clientes nos relataram o aumento na conta de gás que receberam das suas respectivas concessionárias. É natural que no inverno o aumento no consumo de gás seja maior, já que os banhos costumam ser mais longos e com as temperaturas mais altas. Porém saiba que independente da estação do ano, a correta utilização e manutenção do equipamento é um fator essencial para você descobrir como economizar gás no aquecedor.

Inclusive recentemente escrevemos um artigo falando sobre os principais motivos do aumento de consumo no último ano. 

Nesse artigo vamos apresentar algumas dicas práticas para você conseguir economizar, focando principalmente na correta utilização do equipamento. São medidas simples porém importantes, que se seguidas à risca podem contribuir para ajudá-lo a economizar e evitar sustos quando chega a conta todo final de mês.

Uso consciente do aquecedor a gás

A primeira dica para você conseguir economizar gás na utilização do aquecedor a gás é focar em seu uso consciente. E o que isso significa na prática?

Fique sempre atento aos hábitos de banho de todas as pessoas que moram na residência. Em determinadas épocas do ano, especialmente no inverno e nos dias mais frios, é natural que as pessoas fiquem mais tempo no banho. Afinal um dos objetivos de ter um aquecedor a gás é justamente proporcionar mais conforto. Em famílias maiores isso terá um impacto grande no consumo.

Por isso foque em banhos mais curtos. A duração de 5 a 10 minutos costuma ser suficiente para tomar um bom banho. Se você e sua família costumam tomar banhos de 15 minutos cada, reduzindo para 10 a sua conta de gás tende a diminuir 50%, além da economia de água que nos tempos atuais também deve ser levada em consideração.

Como economizar gás no aquecedor - Aquecenorte

Fique atento com duchas de alta vazão

Outra dica importante no que diz respeito a como economizar gás no aquecedor tem relação com a vazão da ducha. A vazão nada mais é do que o volume de água que a ducha é capaz de soltar, normalmente calculado em litros por minuto. E a instalação de duchas com alta vazão vai impactar diretamente no consumo de gás do seu aquecedor.

Especialmente nos modelos digitais de aquecedores a gás, que possuem chama auto-modulante (que adéqua seu tamanho e intensidade automaticamente de acordo com a necessidade) o impacto é bastante grande. Isso porque quanto maior for o volume de água a passar pelo aquecedor a gás, maior será a chama e consequentemente mais gás será consumido.

Já no caso dos aquecedores a gás mecânicos é um pouco diferente. Por possuírem chama fixa, isso não vai impactar automaticamente no consumo de gás. Porém os próprios usuários desse tipo de aquecedor acabam regulando a chama manualmente, via de regra com uma chama maior.

Por mais que as duchas mais comumente encontradas para vender tenham em torno de 10 a 12 litros por minuto de vazão de água, também é possível encontrar duchas econômicas de 6 a 8 litros. Pode até não parecer uma grande diferença, mas no final do mês tem grande impacto em suas contas de gás e água.

Instalação de restritores de vazão

Se a sua conta de gás está vindo muito alta, uma possível solução, além de adquirir duchas com menor vazão, é a instalação de restritores de vazão nas duchas já existentes no local. Trata-se de uma peça que é instalada junto a ducha para diminuir a sua vazão. Dessa forma você consegue economizar gás, já que quanto menos água passar pelo aquecedor menor será o volume de gás necessário para atingir a temperatura configurada no display digital (no caso dos aquecedores a gás digitais) ou mesmo configurada manualmente (no caso dos aquecedores a gás mecânicos).

Portanto os restritores de vazão são bem eficientes para diminuir o consumo de água e gás. Agora é importante destacar que não adianta apenas instalar o restritor se você tem o hábito de tomar banhos longos. O ideal é fazer a instalação dessa peça e aliar isso com a redução do tempo de banho. Dessa forma você garante uma boa economia de gás no final do mês.

Como economizar - Aquecenorte

Configure corretamente a temperatura da água

Uma dica essencial para você descobrir como economizar gás no aquecedor é não utilizar a temperatura máxima do equipamento. Muitas pessoas na hora de configurarem a temperatura da água do banho, seja no aquecedor a gás digital ou mecânico, acabam configurando a temperatura máxima disponível.

Então como a temperatura da água fica excessivamente alta, para tomar banho você necessariamente precisa misturar água fria para chegar a uma temperatura confortável. Na prática você está esquentando a água muito mais do que precisa, consequentemente consumindo mais gás. E logicamente isso impacta diretamente na sua conta no fim do mês. Além disso, misturar água fria poder gerar outro problema que é o desequilíbrio hidráulico.

A maneira mais recomendada de utilizar seu aquecedor a gás é configurar a temperatura do equipamento mais próxima possível da temperatura confortável para o banho. Nos aquecedores a gás digitais isso é bem fácil, já que possuem um display digital onde você pode colocar a temperatura exata de banho. Já nos aquecedores a gás mecânicos isso pode ser mais complicado, já que toda sua regulagem é manual.

Mesmo que você precise misturar água fria o ideal é usar o mínimo possível de água fria na hora do banho. Assim você evita problemas do aquecedor a gás desligar durante o banho e otimiza o consumo de gás. Além disso você também evita acidentes com a temperatura da água muito alta. Fizemos até um outro artigo em nosso blog onde explicamos como evitar acidentes com a temperatura da água no banho.

Como economizar - Aquecenorte

Verifique a chama do seu aquecedor

Ficar atento a qualquer tipo de anormalidade no funcionamento do seu aquecedor a gás é muito importante se você pretende economizar. Especialmente no que diz respeito a chama do equipamento. No caso dos aquecedores a gás digitais, você deve ficar atento a possíveis códigos de erros que vão apontar eventuais problemas na queima do gás do seu equipamento. E isso pode impactar diretamente o aumento do consumo.

Já se seu aquecedor a gás for mecânico, na parte externa dele você vai encontrar uma pequena grade, ou visor acrílico que permite ver quando a chama está acesa. Dessa forma você consegue visualizar se ela estiver amarelada, e isso é um sinal de que está ocorrendo a queima irregular do gás.

A chama amarelada significa que a queima está com menos oxigênio do que gás, então o equipamento começa a “jogar” mais gás achando que não tem gás suficiente. Isso porque o aquecedor perde muita eficiência quando a chama está amarela, já que ela esquenta menos.

E aqui é importante destacar também o aspecto de segurança e de possíveis danos ao aquecedor a gás. Essa queima irregular gera um volume bem maior do monóxido de carbono. E além do risco a saúde, o monóxido de carbono também é uma substância corrosiva. Por sua vez além do seu aquecedor a gás ser danificado, o duto de exaustão também deteriora, causando assim vazamentos que podem ser fatais.

Como economizar gás no aquecedor - Aquecenorte

Realize a manutenção preventiva do seu aquecedor

Realizar a manutenção preventiva é fundamental para conseguir economizar gás na utilização do equipamento. Com o tempo sujeira, poeira, fios de pano, pelos e outros detritos vão se acumulando no equipamento. E isso pode impactar no aumento do consumo de gás. Isso porque a sujeira diminui a eficiência do aquecedor a gás e consequentemente pode aumentar o consumo de gás.

Muitas pessoas compram o equipamento e só realizam a manutenção preventiva anos depois, quando algo de errado já está ocorrendo com o equipamento. Esse tempo todo sem realizar o procedimento da manutenção preventiva é extremamente prejudicial.

O correto é realizar a manutenção preventiva uma vez ao ano para uso residencial do equipamento, e pelo menos uma vez a cada seis meses para o uso comercial mais intenso. Dessa maneira você garante o equipamento funcionando corretamente com máxima eficiência.

Você pode conferir em nosso blog outro artigo onde explicamos tudo o que é realizado no procedimento da manutenção preventiva.

Vazamento de gás

A manutenção preventiva é importante não apenas para prevenir eventuais defeitos e anormalidades no seu aquecedor a gás. Uma das situações que podem contribuir para o aumento no consumo de gás são situações de vazamentos de gás no local de instalação. E aqui não estamos falando do gás gerado pela queima no aquecedor, e sim do gás virgem (que poder o GLP ou mesmo o Gás Natural).

Caso você esteja com qualquer problema relacionado a vazamentos de gás o técnico vai identificar o problema e passar as devidas orientações para a resolução.

Aproveite todos os benefícios do aquecedor a gás

Como você acompanhou nesse artigo, com algumas medidas adotadas diariamente você consegue economizar gás na utilização do equipamento. A utilização inadequada do aquecedor a gás pode representar um aumento considerável nos gastos no final do mês, por isso é importante ter a máxima atenção na utilização do seu aquecedor a gás.

Assim você consegue aproveitar todos os benefícios que o equipamento pode proporcionar para você e sua família, sem ficar preocupado com a conta de gás no final do mês.

  • Oi boa noite.
    Quero usar um aquecedor de passagem a gás mais pra 3 chuveiros e 4 pias, sera que um aquecedor é suficiente?
    Além do mais queria saber se é realmente necessário o pressurizador?

    Se utilizar o aquecedor mecânico é melhor para não utilizar o pressurizador?

    • Boa tarde Adrielle. Muito obrigado pelo contato.

      O mais relevante no dimensionamento do aquecedor a gás é o volume de água por minuto utilizado no seu dia-a-dia. Pra fecharmos nesse volume total devemos somar a vazão de todos os pontos de saída de água quente como duchas, torneiras de pia e banheira. Além disso, é necessário saber se terá uso simultâneo do chuveiro com a torneira.

      Por isso é importante fazer algumas perguntas:

      – Qual a vazão das duchas que você vai utilizar nos 3 chuveiros?
      – Qual a vazão das duas torneiras das 4 pias que você citou?

      Com base nessas respostas, fica mais tranquilo de fazer o dimensionamento do equipamento ideal para o seu caso.
      Nós temos um E-book que eu recomendo você baixar, ele vai te ajudar na busca pelo equipamento ideal.

      E-book: Como escolher o aquecedor a gás ideal para sua casa: https://aquecenorte.com.br/blog/e-book-como-escolher-aquecedor-a-gas/

      Em poucos passos você conseguirá saber qual o equipamento certo para sua casa.

      Existem diferentes modelos de pressurizador para aquecedor a gás. A principal mudança entre cada um deles é a potência e para definir qual é o mais adequado para a sua casa, é necessário calcular esse número baseado nos pontos de aquecimento e outros dados.

      Quanto maior a pressão necessária, mais alta deve ser a potência do equipamento.

      Entre as principais variáveis estão também:

      O andar do apartamento ou da casa;
      A altura da caixa d’água em relação aos pontos de uso;
      O volume da caixa d’água;
      O número de chuveiros e torneiras existentes no imóvel.
      Para calcular o número de saídas de água quente da casa, lembre-se de levar em consideração, além dos chuveiros e da torneira da cozinha, também saídas de água da máquina de lavar roupas e a lava-louças.

      Ou seja, tudo isso deve ser levado em conta para analisar se você realmente precisa de um pressurizador. Agora se você estiver com problemas de pressão de água em sua residência, ele pode sim ser uma solução interessante.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/agua-sem-forca/

      Esse artigo vai explicar a real necessidade de se utilizar ou não um pressurizador.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Oi boa noite , tenho um aquecedor lorenzetti digital , o mesmo possui pouco tempo de uso e o banho setado a 40 °c estou achando o consumo de gás elevado o mesmo e canalizado na mesma linha que vai para o fogão , consumo mês foi 8,77 m3 o 21,5 kg, foi nesta media nestes de meses de 2020 , como não tinha utilizado eu achei muito alto o consumo são 5 banhos por dia de no máximo 7 minutos, e normal e isso mesmo ou pode ser outra coisa, o equipamento não apresenta nenhuma mensagem de erro.

    • Boa noite Angelo. Muito obrigado pelo contato.

      Existem alguns fatores que influenciam diretamente no aumento do consumo de gás. Um dos principais são os hábitos de banho. O tempo médio de banho e a quantidade de banhos por dia acabam sendo decisivos. Claro que o tempo médio de banho é algo muito pessoal, mas em uma família com 5 pessoas, por exemplo, isso pode fazer uma diferença bastante significativa no consumo de gás do equipamento. Na sua residência ocorre o uso simultâneo de pontos de água quente? Qual a vazão das duchas dos chuveiros?

      Uma dica valiosa valiosa para economizar gás é a instalação de restritores de vazão. Restritores são pequenas peças que podem ser instaladas na ducha para diminuir sua vazão. Diminuindo a vazão das duchas consequentemente você gastará menos gás para aquecê-la.
      O impacto na sua conta de gás é direto. Se você diminuir 20% a vazão de suas duchas isso significa que diminuirá também 20% o seu consumo de gás. Um restritor aliado a redução de tempo de banho pode gerar uma boa economia no fim do mês, especialmente nos meses mais frios do ano.
      Outra opção é substituir a ducha por uma versão mais econômica. Hoje em dia temos boas opções de duchas econômicas e muito confortáveis.

      Eu recomendo você analisar a média das contas dos últimos meses e fazer um comparativo. É importante destacar que existem casos sim em que o problema pode estar relacionado diretamente ao equipamento. Um exemplo é o vazamento de gás. É sempre importante ficar atento aos possíveis sinais de vazamentos, já que tanto o gás natural (GN) quanto o gás liquefeito de petróleo (GLP) são tóxicos e inflamáveis.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo com dicas importantes no momento de pensar em soluções para tentar diminuir a conta de gás que muitas vezes acaba apertando o orçamento no final do mês: https://aquecenorte.com.br/blog/aumento-consumo-gas-aquecedor-a-gas/

      Analise todos os pontos que mencionei para você, o aumento do consumo de gás pode sim estar relacionado diretamente a um defeito de funcionamento do aquecedor a gás, mas esses casos são bastante raros. Nesse tipo de situação o mais indicado é acionar uma assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Boa tarde Otávio. Muito obrigado pelo contato.

      O consumo vai ser mínimo, já que você não vai ficar 10 minutos com a torneira aberta. O consumo no banho sempre vai ser maior, porém isso é algo diretamente relacionado aos hábitos de banho dos moradores da residência. Quando você utiliza simultaneamente o chuveiro com as torneiras ocorre sim um aumento no consumo, mas ele não é tão significativo. Porém se ficar com essa torneira aberta por muito tempo, aí sim pode aumentar o seu consumo.

      Mas tudo isso é ligado aos hábitos de banho e consumo de cada família. Durante o inverno temos uma tendência de tomar banhos um pouco mais longos. Isso por conta do conforto proporcionado por um bom banho quente durante aquele friozinho. E não é preciso dizer que quanto mais longos forem os banhos mais gás será consumido pelo aquecedor. Claro que o tempo médio de banho é algo muito pessoal, mas em uma família com 5 pessoas, por exemplo, isso pode fazer uma diferença bastante significativa na conta de gás no final do mês.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/aumento-consumo-gas-aquecedor-a-gas/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Boa tarde Christina. Muito obrigado pelo contato.

      Eu recomendo a senhora entrar em contato com o nosso departamento financeiro, eles vão te orientar corretamente sobre o pagamento de boletos.
      Você pode entrar em contato pelo e-mail: financeiro@aquecenorte.com.br

      Se preferir, você também pode entrar em contato via telefone: (11) 2262-9000.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *