Bons hábitos nos aquecedores a gás: Conheça dicas importantes!

Depois de muita pesquisa e levantamento de informações você finalmente adquiriu o seu aquecedor a gás. Independente da sua aplicação, seja para uso residencial ou mesmo para uso comercial, saiba que com alguns cuidados você não apenas pode otimizar o uso do equipamento como também prolongar a vida útil de aquecedores a gás, potencializando os seus benefícios e também gerando mais segurança na utilização dele. Por isso a importância de cultivar bons hábitos nos aquecedores a gás.

Nesse artigo vamos explicar como bons hábitos podem influenciar positivamente na utilização do equipamento, aproveitando o que ele tem de melhor a oferecer e potencializando as suas características próprias.

Não instale aquecedores a gás por conta própria

Como o aquecedor a gás é um equipamento que utiliza o gás como fonte de energia, alguns cuidados devem ser tomados. Infelizmente muitas pessoas acabam negligenciando aspectos básicos de segurança na utilização do equipamento, acreditando que se trata de algo simples fazer a instalação do aquecedor.

Não é incomum encontramos instalações forma das normas técnicas vigentes, seja o aquecedor instalado em ambientes fechados ou mesmo sem o duto de exaustão e até utilizando o gás incorreto, o que danifica o aquecedor. Já encontramos equipamentos que foram “instalados” por zeladores de prédios, bombeiros e pessoas que não tinham nenhum conhecimento técnico para isso.

Então a primeira dica sobre bons hábitos na utilização de aquecedores a gás é buscar sempre profissionais capacitados para realizar os serviços relacionados a instalação, manutenção e toda orientação técnica sobre as melhores formas de se utilizar o equipamento. Dessa forma fica mais fácil de você evitar problemas como por exemplo acidentes, vazamentos de gás e até a parada técnica do seu aquecedor a gás.

E vale destacar que a instalação fora de norma compromete a garantia de fábrica do equipamento e também pode colocar a sua vida em risco.

Você pode conferir outro artigo em nosso blog sobre os perigos da má instalação de aquecedores a gás.

Aquecedores a gás - Aquecenorte

Regulagem da temperatura da água

Esse é outro aspecto importante para você cultivar bons hábitos nos aquecedores a gás. É muito comum relatos de clientes que, independente se possuem um aquecedor a gás de modelo digital ou mecânico, configuram a temperatura máxima para a temperatura da água. E esse é um fator preponderante para o equipamento apresentar problemas, além de reduzir a sua vida útil.

Além disso, você obrigatoriamente precisará abrir o registro de água fria, para fazer a mistura da água. O que também acaba forçando o equipamento, já que ele estará trabalhando no máximo para conseguir entregar a temperatura programada, e você terá um gasto maior de gás. Se isso não fosse o suficiente, você ainda pode acabar sofrendo com outro problema: o desequilíbrio hidráulico.

Mesmo nos casos dos aquecedores a gás mecânicos, que é um pouco mais complicado de conseguir regular a temperatura ideal, não é recomendado fazer a regulagem na temperatura máxima e ir abrindo o registro de água fria. Dessa maneira você estará apenas desperdiçando os recursos do seu equipamento.

Você pode conferir outro artigo em nosso blog com as melhores maneiras de regular o seu aquecedor digital e mecânico.

Bons hábitos nos aquecedores a gás - Aquecenorte

Limpeza das duchas e torneiras  

Ao longo do tempo, é natural que sujeira e outros detritos se acumulem em duchas e torneiras. A sujeira nesses itens pode causar uma redução na pressão e vazão da água. Isso pode gerar uma situação desconfortável, já que na hora do banho a água fica com pouca vazão e pouca pressão. Por isso é sempre importante verificar possíveis obstruções ou sujeiras tanto nas duchas quanto nas torneiras.

E tanto a falta de pressão quanto a falta de vazão podem fazer com que o aquecedor a gás não ligue. E mesmo que ele ligue, um banho com menos pressão e/ou menos vazão também tende a ser menos confortável.

Vale ressaltar que o aquecedor a gás precisa de uma pressão mínima para o seu funcionamento, que em média é de 2 a 6 m.c.a para aquecedores a gás digitais e 6 a 8 para aquecedores a gás mecânicos.

Bons hábitos nos aquecedores a gás - Aquecenorte
Realize a manutenção preventiva uma vez ao ano

Realize a manutenção preventiva do seu aquecedor

Realizar a manutenção preventiva é um aspecto fundamental para prolongar a vida útil do aquecedor a gás. Isso porque é nesse procedimento que o técnico responsável vai analisar todos os componentes de segurança do aquecedor a gás, além de realizar a devida limpeza interna em seus componentes. A não-realização da manutenção preventiva compromete o funcionamento correto do aquecedor a gás, já que com o tempo o equipamento pode apresentar os seguintes problemas:

  • Aquecedor a gás desligando durante o banho e apresentação de códigos de erro em decorrência de acúmulo de sujeira no equipamento;
  • Vazamento de monóxido de carbono no local de instalação em decorrência da deterioração do duto de exaustão;
  • Ocasionais falhas e vazamentos em decorrência do desgaste natural de componentes.

Realizando a manutenção preventiva pelo menos 1 vez ao ano (para uso residencial) e 1 vez a cada 6 meses (para uso comercial) você garante uma otimização no desempenho do seu aquecedor a gás, além claro de garantir que você está utilizando o equipamento com 100% de segurança.

Não deixe de ler outro artigo em nosso blog onde explicamos tudo o que é feito na manutenção preventiva.

Fique sempre atento ao sinais do seu aquecedor

Em resumo, é muito importante ficar sempre atento aos sinais ou qualquer tipo de comportamento anormal no seu aquecedor a gás. Barulhos estranhos, possíveis códigos de erros que podem aparecer no display digital do equipamento (no caso dos aquecedores a gás digitais), cheiro forte de gás, fuligem escura saindo do sistema de exaustão do aquecedor ou mesmo qualquer tipo de alteração da cor da capa do seu equipamento. Se você reparar que ele está ficando com uma coloração escurecida, algo está errado. Se você notar qualquer anormalidade como as citadas, não existe em contatar uma empresa especializada para uma manutenção preventiva no equipamento.  

Utilizando o seu equipamento com responsabilidade, ficando sempre atento e mantendo bons hábitos nos aquecedores a gás você vai garantir todos os benefícios que ele pode proporcionar e com toda a certeza impactando diretamente no aumento da qualidade de vida sua e de toda a família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *