Bomba ou pressurizador de água. Água sem pressão nunca mais

Todo tipo de equipamento foi criado para atender alguma demanda, seja para corrigir uma falha, uma escassez ou simplesmente para obter mais conforto.

O Chuveiro foi criado para suprir a necessidade de higienização do corpo, o automóvel a locomoção, o fogão facilitar o preparo de alimentos.

A bomba ou pressurizador de água também foi criada para solucionar um problema. E nesse caso aumentar a pressão da água e consequentemente seu abastecimento para as atividades diárias das pessoas em suas residências, indústrias, escritórios, parques e outros.

Ela fornece pressão de água suficiente para abastecer os chuveiros, torneiras, piscina, caixa d’água, reservatórios de casas, apartamentos e comércio em geral.

Mas vale lembrar que quem fornece o abastecimento de água é a prefeitura, não a bomba ou pressurizador de água, sua função é liberar pressão para empurrar mais água na tubulação.

Mas o que é pressão?

É quando sobre a água é exercida uma força. O tipo de pressão mais comum é aquela exercida pela força da gravidade. Esse é o motivo das caixas d’águas normalmente serem instaladas no telhado das casas, pois quanto mais alto ela estiver, mas pressão teremos.

Isso é pressão da água. A pressão impulsiona a água que corre pela tubulação.

Os problemas decorrentes da água sem pressão

 

 

A falta de pressão faz com que a água saia rasa ou bem pouca nas torneiras e chuveiros,
A falta de pressão faz com que a água saia rasa ou bem pouca nas torneiras e chuveiros.

Água sem pressão:

Você já ligou a torneira da cozinha para lavar a louça do almoço e se deparou com aquela quantidade de água bem rasa?

Se você passou por isso, sabe que é um transtorno lavar a louça desse jeito. Fica difícil tirar a gordura e o sabão dos utensílios.

Outra atividade que se torna complicada com a água rasa é na hora de tomar banho, um grande desconforto. Pois você gasta mais tempo para se lavar, se ensaboar, lavar o cabelo, o seu banho acaba sendo uma chateação diária.

Lavar o quintal, o carro, demora o dobro de tempo. E perder tempo não está nos planos de ninguém. Queremos agilidade em tudo.

Por outro lado pode acontecer do volume de água ser bom, mas a pressão da água é fraca, ou seja a água corre muito fraca nos pontos de saídas. Isso também é um problema para realizar as atividades do dia a dia que necessitam de água.

Bomba ou pressurizador de água resolve a baixa pressão da rede hidráulica

A solução para água sem pressão é a instalação de uma bomba ou pressurizador de água.
A solução para água sem pressão é a instalação de uma bomba ou pressurizador de água.

 

A bomba de água é um equipamento hidráulico composto por uma eletrobomba (adiciona força a água)  e um controlador automático, assim se um ponto de consumo é aberto, a eletrobomba é acionada; se fechado, ela é desligada.  

É um equipamento versátil, e serve para qualquer fornecimento de água, desde casas a comércio. A bomba ou pressurizador de água fornece pressão para toda a rede hidráulica.

Para que serve a bomba ou pressurizador de água ?

Bomba ou pressurizador de água tem duas funções ou utilidades:

 1. Para aumentar a pressão da água em:

2. Para puxar ou drenar a água

  • drenar água de enchente e reservatórios;
  • transferir água de um reservatório para outro;
  • Fornecimento de água para reservatórios;
  • em cisternas e poços

 

Tipos de acionamento da bomba ou pressurizador de água:

Existem alguns tipos de bombas para cada tipo de necessidade.
Existem alguns tipos de bombas para cada tipo de necessidade.

 

A maioria das bombas possuem duas características de acionamento de pressão da água. É a forma como essa pressão será exercida na água. Sua escolha vai depender da sua necessidade.

1. Fluxostato:

É o acionamento automático da bomba. Assim que o fluxo de água é ativado de qualquer saída de água a bomba entra em operação ou seja sempre que você liga a ducha, torneira ou mangueira.

Assim que o pressurizador fluxostato percebe um fluxo de água (daí o nome) na rede hidráulica, é ativada a pressão que empurra água. Quando o fluxo de água acaba a bomba é desligada automaticamente.

Atende pontos de consumo que fico abaixo da bomba de água, ou seja, ela tem que estar acima de todos os pontos que vai atender.

Se você vai colocar próximo a caixa d’água, a caixa deve estar abaixo ou no mesmo nível da bomba. Se você vai colocar para abastecer uma máquina de lavar roupa, o pressurizador de água de fluxostato deve ficar acima da tubulação de água da máquina.

Ela não funciona se ficar abaixo da rede de abastecimento de água.

2. Pressostato

Mantém a pressão constante na rede hidráulica durante todo tempo. Isso reduz o tempo de funcionamento do sistema de bombeamento. Ou seja, como a rede está sempre com pressão a água pressurizada chega mais rápido as saídas de água.

Enquanto a bomba de fluxostato liga quando detecta fluxo de água na rede, a bomba com pressostato é acionada quando detecta queda de pressão. Então quando você abre qualquer ponto de água a pressão da rede naturalmente cai e a bomba é acionada automaticamente para compensar essa queda de pressão.

Outra vantagem do pressostato é que ele pode ficar acima ou abaixo dos pontos de água que serão atendidos, ele funciona da mesma forma.

Dica de ouro:

Procure bomba de água silenciosa e econômica

Escolha produtos silenciosos e de baixo consumo de energia. Isso é muito importante para o seu conforto e elimina frustrações. Ouvir o barulho do pressurizador funcionando e dos tubulação recebendo a água, não é nada agradável, principalmente à noite.

Ter aumento na conta de energia também não é nada bom. Procure se informar junto com o vendedor ou na descrição da bomba antes de comprar.

Os pontos de abastecimento da sua casa

 

Veja, você pode colocar o pressurizador tanto para atender um ponto específico como para atender todo a hidráulica da casa ou comércio.

Ligue todos pontos de saída de água da casa, e verifique qual ou quais têm pouca vazão e pressão de água. E decida se quer para todos ou apenas para um. Dependendo do sua escolha, existem diversas tipos de bombas para atender necessidades diferentes, como relatado anteriormente.

Se for possível consulte um técnico sobre a pressão da água, e as ações para corrigir o problema. Alguns casos podem ser mais complexos e precisam de orientação profissional.

Fotos com instalação da bomba de água para você ter uma ideia de espaço e local.

 

A bomba pode ser instalada em locais diferentes dependendo da necessidade.

A bomba puxa a água para cima.

Espero que este texto tenha te ajuda a sanar algumas dúvidas sobre a falta de pressão da água e sobre a funcionalidade da bomba de água.

 

Clique no link abaixo e conheça alguns modelos de bomba d’água.

  • Boa tarde
    Morro no interior queria colocar esta bomba na manga que vem do poço pra ajudar a tocar pra caixa. Porque ela vem muito fraca e não consegue subir sozinha até a parede caixa.

  • Boa noite, moro em apartamento último andar. Gostaria de colocar a bomba ou pressostato dentro do apartamento, no registro de água. Inicialmente quero melhorar a pressão da água da máquina de lavar roupa, mas tbm pretendo comprar a lava louças. Então sera melhor no registro. Seria possível?

    • Bom dia Lucivania, tudo bem?

      O local mais apropriado para instalação de uma bomba pressurizadora seria logo na saída da caixa d’água na tubulação que desce para o apartamento da cobertura. Assim toda a sua rede hidráulica do apartamento teria água com pressão. Mas dependendo da estrutura do prédio da senhora nem sempre isso é possível.

      Outro local possível seria logo após o medido de água, mas existem algumas ressalvas nesse tipo de instalação.

      Recomendo que a senhora entre em contato com uma empresa especializada para fazer uma vistoria na residência e definir qual o local mais apropriado e qual o modelo e tipo de bomba ideal para sua demanda.

      Espero ter ajudado.

    • Boa tarde Elizete, tudo bem?

      Pra conseguirmos te ajudar precisamos entender melhor o seu caso. Poderia me explicar um pouco melhor de qual tipo de aquecimento estamos falando? É um chuveiro elétrico, aquecedor a gás, ou boiler?

      Sem saber pelo menos que sistema é fica muito difícil te ajudar.

      Fico no seu aguardo.

  • Olá moro em um sitio onde o abastecimento da caixa d’água vem de poço.
    Como faço pra que o abastecimento da caixa d’água até minha torneira tenha mais pressão?

      • Ivan, obrigada pelas informações. Qual tipo de pressurizador você recomenda para uma casa em que a água das torneiras e chuveiro sai fraca. A caixa d’ água fica numa área externa à casa (com aproximadamente 5m de altura) e é abastecida via poço.

        • Bom dia Rita,

          É difícil indicar um pressurizador sem analisar o local. Posso te indicar marcas como Rowa e Grundfos, mas saber exatamente a bomba precisaria saber quantos pontos de água serão, qual a vazão, a altura da caixa, local da instalação da bomba, se vai pressurizar a rede todo ou somente a água fria ou a quente. Enfim, são vários detalhes que precisam ser analisados pra escolher o equipamento ideal para sua casa.

    • Renata, minha dúvida era a mesma que a tua. A minha caixa também é abastecida por um poço. Do poço para caixa tem pressão, o problema são as torneiras e o chuveiro. Você chegou a instalar o pressurizados? O que achou?

  • Oi bom dia
    Tenho uma caixa de água instalada bem alta acho q uns 6metros de altura e mesmo assim minha rede não tem pressão
    Qual equipamento tenho q usar motobomba??
    É fácil instalar??

    • Bom dia Nanci,

      Em casos de falta de pressão o ideal é a instalação de uma bomba pressurizadora mesmo. Só teria que analisar direitinho como é a estrutura hidráulica da sua residencia para escolher o modelo correto de bomba. Nesse caso recomendamos que entre em contato com uma empresa autorizada para fazer uma análise.

      Sobre a facilidade de instalação vai depender bastante das condições da sua residência.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde…tenho uma chácara onde a água vem através de bomba e vai para a caixa …ai da caixa para a casa a água vai mto fraca e não tem como deixar a bomba sempre ligada…oque eu poderia fazer pra agua que fica na caixa ir com mais pressão ? Desde já agradeço

    • Bom dia Wagner, tudo bem?

      Deixa eu ver se entendi bem seu caso. O senhor possui uma bomba de recalque responsável por levar a água da rua até a caixa d’água. Mas não possui nenhuma bomba pressurizada da caixa até os pontos de água, correto?

      Pro senhor ter mais pressão o mais recomendado seria instalar uma bomba pressurizadora na saída da caixa d’água. Outra possibilidade seria elevar a caixa d’água para um ponto mais alto, mas a bomba pressurizadora costuma ser uma solução mais barata e prática.

      Agora o modelo depende um pouco da infraestrutura que o senhor possui na sua residencia. Quantos pontos de água, o local onde a bomba pode ser instalada. Via de regra a Grundfos Scala2 costuma ser uma boa bomba para esses casos.

      Espero ter ajudado.

  • Estou instalando banheira com hidromassagem em minha residência, gostaria de colocar um pressurizador que seja silencioso, na saída da caixa de água, pode sugerir alguma marca?

  • Estou construindo uma casa em cima da casa da minha mãe, a minha não terá laje, ou seja, não teria como colocar a caixa d’agua acima do nível da casa.
    Só tem lugar para instalar a caixa d’agua do lado da casa que estou construindo, sendo assim, ficaria no mesmo nivel da casa.
    Qual bomba posso usar para quando abrir as saídas a água suba?

    • Boa tarde Bianca, tudo bem?

      Respondendo sua pergunta: nesse caso você precisará de uma bomba de pressostato, aquela que mantem a rede pressurizada todo o tempo. Agora o modelo exato vai depender da demanda de água da sua residência. Quantos pontos de água serão e quais suas respectivas vazões. E quantos metrôs a água terá que subir pra abastecer o ponto mais alto? Antes de bater o martelo e escolher o modelo da bomba precisamos definir isso.

      Uma bomba que costuma atender bem a demanda residencial é a Scala2 da Grundfos. Ela possui um painel digital onde você pode configurar alguns níveis de pressão. Isso a torna bastante adaptável para vários casos.

      https://aquecenorte.com.br/produto/pressurizadores/grundfos/pressurizador-de-agua-grundfos-scala2/

      Espero ter conseguido te ajudar!

  • Moro em um apartamento de quatro andares.Cada coluna de água, abastece 4 apartamentos.Como moro no última andar, quando os outros moradores utilizam água, os dois últimos ficam com pouquíssima ou nenhuma água. Existe alguma bomba que resolveria o problema ? é qual o tipo ideal ? A maior falta é no banheiro para banho e maquina de lavar. Grato.

    • Olá Ronaldo, tudo bem?

      A princípio o problema parece estar mais relacionado ao volume de água. Se for esse o caso a bomba não vai resolver. O mais recomendado é que o senhor entre em contato com a construtora para que eles corrijam isso. Em alguns casos os dois últimos andares recebem caixas d’água individuais, para evitar esse tipo de coisa.

      Espero ter ajudado.

  • Olá. Gostaria de uma indicação para minha situação. Na minha casa a água da rede pública enche uma sisterna que por sua vez, através de uma motobomba (motor) enche a caixa de água. Porém como a caixa de água está a menos de 1m dos chuveiros não tenho pressão nos mesmos apesar de usar chuveiros com pressurizador. Existe alguma maneira de aumentar a pressão d’água no meu caso. Agradeço
    Mauricio

    • Bom dia Mauricio, tudo bem?

      No seu caso seria necessário a instalação de uma bomba pressurizadora na saída de água da caixa. Assim toda a sua rede hidráulica alimentada pela caixa d’água teria água pressurizada. Só teria que analisar corretamente as condições do local e a sua demanda por água para escolher o modelo e o tipo correto da bomba.

  • Bom dia. Moro em sítio, sendo assim a caixa de água é abastecida por uma bomba nauger. Instalei um purificador de água Electrolux pe11x porem, sai muito pouca água. Em minha cidade, não encontrei nenhum técnico específico que possa vir medir a pressão da água e resolver meu problema… Posso instalar um pressurizador de água na saída da caixa de água para a rede hidráulica da casa, aumentando assim a pressão das torneiras e chuveiros? Se sim, vocês vendem esse tipo de pressurizador? Obrigada

    • Boa tarde Gislayne,

      Pode sim, mas teria que analisar o local da instalação para saber exatamente qual o modelo de bomba pressurizadora mais apropriada para sua demanda. E sim, vendemos pressurizadores de água.

      Caso precise de uma análise mais aprofundada pode escrever para vendas@aquecenorte.com.br ou ligar para (11) 2262-9000 que nossos consultores podem te ajudar.

      Qualquer dúvida estou a disposição.

  • Boa tarde,
    eu tenho um pressurizador Bosch PB88 Wilo instalado há 10 anos na minha casa, sempre funcionou bem, nunca deu problema. Agora eu preciso comprar um novo pressurizador para uma outra casa com uma situação idêntica (mesma vazão, para usar com um chuveiro só, instalada na caixa dágua de um sobrado), e queria comprar dessa mesma marca e modelo, mas estou tendo dificuldades em achar dele.
    Queria saber quais outras marcas você recomenda, porque a Bosch eu conheço e acho uma boa marca, mas as outras Komeco, Rhia, Rowa, Inova, não conheço nenhuma.
    Muito obrigada!

    • Olá Flávia, tudo bem?

      Recomendamos trabalhar com Rowa ou Grundfos. Ambas as marcas são bem confiáveis e possuem o beneficio de serem equipamentos silenciosos. Dependendo de onde a bomba será instalada isso pode vir a ser uma grande vantagem.

  • boa noite ivan . bem sem rodeios tenho um caixa que no momento de total enchimento esta somente com 50 cm a mais de agua em relaçao a torneira . portando me aconselharam ainstalar um pressurisador de rede e ate um komeco gostei dele porem pela . baixissima senao pressao zero nem aciona o fluxostato dela . tem algo que possa fazer ou intalar um pressostato juntamente a bomba
    / aguardo a resposta

    • Bom dia Luiz Carlos, tudo bem?

      De fato, dependendo da marca e modelo do pressurizador ele nem aciona com apenas essa distância. Se não me falha a memória os novos pressurizadores de fluxostato da Rowa precisam de apenas 20cm para o acionamento.

      Uma possibilidade para o caso do senhor seria trocar por uma bomba Rowa ou uma bomba que já venha com pressostato. Mas sim, o senhor pode instalar apenas o pressostato. Dependendo da bomba pode inclusive retirar completamente seu fluxostato e substituir por pressostato.

      Espero ter ajudado.

  • Ivan, boa tarde.
    Vou promover uma reforma em casa e gostaria de seu conselho.
    Atualmente, temos 2 banheiros (1 social, 1 suíte). Temos 2 caixas d’água (uma de 500 lts para atender à suíte e outra de 1000 que atende ao outro banheiro, cozinha e lavanderia).
    É uma casa térrea e as caixas estão instaladas a uns 20 cm acima do forro. Não tenho problemas com pressão de água nos chuveiros (elétricos) nem lavanderia. Somente na pia da cozinha o fluxo é um pouco menor.
    Nesta reforma, pretendo colocar um aquecedor de passagem (23,5 lts) que irá atender aos 2 chuveiros e a pia da cozinha.
    Minha dúvida é: O aquecedor, por si só, terá pressão suficiente para atender essa demanda ou terei que colocar um pressurizador? Em caso afirmativo, qual você recomendaria?
    Grande abraço.

    • Boa tarde Rogério, tudo bem?

      A principio um aquecedor de 23,5 litros de vazão por minuto consegue sim atender bem simultaneamente duas duchas e uma torneira. Mas isso é claro, depende da vazão dessas duchas e da torneira. Uma ducha costuma ter uma vazão média de 10 litros por minuto, mas dependo do modelo isso pode chegar até 40, 60 litros por minuto. Então fique atento a isso.

      Agora a pressão é um fator separado. O aquecedor a gás não aumenta a pressão da rede hidráulica, pelo contrário. Como a água faz um zigue-zague dentro do equipamento a pressão diminui consideravelmente. Então como o senho já tem um problema de pressão na pia da cozinha a tendencia é o problema se agravar com a instalação do aquecedor a gás, especialmente se a torneira dessa pia for daqueles modelos mono-comando.

      Nesse caso o ideal seria sim instalar um pressurizador. Agora o modelo exato precisaria fazer uma análise técnica da sua residência. Mas normalmente a Scala2 da Grundfos é uma boa pedida para esses casos, já que possui um variador de frequência. Isso significa que ela consegue adequar a pressão de acordo com a demanda por água na residência.

      Espero ter ajudado.

  • Olá, tenho uma caixa d’água de 1000 litros a 20 metros de altura de onde entra o cano que abastece essa caixa. Tenho 25 metros de tubulação até essa caixa. Acha que um pressurizador atenderia a demanda para o enchimento da mesma? Eu o instalaria logo após o hidrômetro, ou seja, a 20m de altura do reservatório. A água que vem da rua tem sido fraca para encher a minha caixa d’água durante o dia.

    Pergunto do pressurizador pois ele me garante que quando a água da rua acabar ou a caixa encher, eu não vá ter problema relacionado à queima do mesmo, já que ele desliga sozinho.

    • Boa tarde sr Talles,

      No caso do senhor o mais recomendado seria a instalação de uma bomba de recalque, já que a intenção é levar água até a caixa d’água. Agora o modelo exato depende das características da sua residência. O mais indicado seria o senhor entrar em contato com uma empresa especializada para um técnico fazer uma vistoria no local para mensurar qual o equipamento ideal.

      Caso esteja em São Paulo podemos te ajudar. Basta o senhor ligar para nós (11 2262-9000) ou preencher nosso formulário: https://aquecenorte.com.br/orcamento/

      Espero ter ajudado,

  • Boa Tarde Ivan.

    Coloquei uma bomba Rowa press (essa de bronze, cara pra caramba) ao lado da minha caixa da agua! Minha residencia são 02 pavimentos. No 03 pavimento esta a caixa e a bomba. No pavimento 01 está o aquecedor Rinai. Após as 22:00hs minha agua quente perde uma pressão consideravel e os banhos ficam muito ruins. Fora desse intervalo a pressão é sensacional. Poderia me dar uma luz, qual a resolução do meu problema.

    Leonardo

    • Bom dia Leonardo,

      Infelizmente não consigo te ajudar. Recomendo chamar uma assistência autorizada pela Rowa para fazer uma análise do equipamento in loco.

  • Boa tarde. Qual é a distância máxima recomendada para a instalação da bomba pressurizadora por fluxostato após a descida da caixa d’água ou saída de um boiler?

    • Bom dia Marlon,

      O desnível necessário para o acionamento de bombas de fluxostato varia de acordo com o fabricante e o modelo. Costuma ser algo entre 30cm a 80cm. Normalmente o senhor vai encontrar facilmente essa informação nas especificações da bomba.

      Já na questão da pressurização pós boiler os valores também variam. Mas vale ressaltar que a pressurização pós boiler não é muito recomendada pelos fabricantes.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde.Tenho uma dúvida:moro em um primeiro andar e a minha caixa fica em um local muito alto.Foi instalado uma bomba na minha casa,porém,tenho um torneira com água da rua,que nunca sobe água,pq a mesma já chega fraca.Posso ligar a bomba,mesmo sem chegar água nessa minha torneira?A água chega,mas nunca com força para subir para mimha casa.

    • Olá Bruna,

      Infelizmente não entendi direito a sua questão. Se a bomba da senhora se trata de uma bomba de recalque, ou seja, que funciona apenas para subir a água da rua até a caixa d’água, em teoria ela não possui nenhuma influência sobre a torneira que usa água na rua. Para solucionar esse problema senhora precisaria ou modificar a instalação hidráulica dessa torneira.

  • Oi Ivan, moro em uma cobertura e tenho problemas no andar de cima com a pressão de água. Vcs têm técnico especializado para vir avaliar qual a bomba necessária no meu caso?

  • Bom dia. Moro em uma casa térrea, onde a caixa d’água fica uns 3,5m de altura e preciso aumentar a pressão d’água somente na cozinha. Qual o pressurizado que você recomenda? Obrigado pela atenção

    • Boa tarde Marcos,

      Depende da vazão que o senhor vai precisar. Quantos pontos de consumo a residência do senhor possui e qual a vazão de cada uma delas.

      Aqui na Aquecenorte, idealmente, costumamos fazer uma vistoria técnica na residência dos clientes para conseguir determinar qual a bomba pressurizadora ideal para cada caso.

  • Olá, bom dia!
    Estou precisando colocar uma bomba em um tambor de 200 LTS é para reutilizar a água da máquina de lavar, para lavar quintal ( racionamento ) .
    Poderia me informar qual é a correta?
    Obrigada

    • Olá Vanusa, tudo bem?

      Depende bastante da demanda de água da sua residência e qual caminho essa água precisará percorrer.

      O mais indicado é a senhora solicitar uma vistoria técnica de uma empresa especializada. Assim o profissional será capaz de te dizer o modelo ideal para sua necessidade.

  • Bom dia… colocamos pressurizador em nossa casa devido a baixa pressão nos chuveiros e torneiras. Ocorre que tenho observado que não sei se é o pressurizador, mas as vezes é como se acionasse sozinho, eu sozinha em casa, sem ninguém usar a água, e as vezes dá um barulho forte, isso está me preocupando, tenho medo até de estourar os canos, pode ??? O que estaria acontecendo? Após o barulho escuto uns bipes no aparelho de aquecimento solar, na caixa que fica na área de serviço. Alguém saberia me explicar oque está ocorrendo?

    • Boa tarde Sueli, tudo bem?

      O pressurizador acionar sem que ninguém abra nenhum ponte de água pode significar algum vazamento na rede. As vezes esses vazamentos são tão pequenos que quase são imperceptíveis. É bem comum esse vazamento estar na caixa acoplada do vaso (caso o tenha).

      Mas pode ser também um problema do próprio pressurizador. De qualquer maneira o ideal é a senhora pedir uma avaliação técnica no local. Assim o técnico poderá fazer alguns testes e estabelecer exatamente onde está o problema.

      Agora sobre o bip no controlador pode ser algo comum do equipamento como pode ser um defeito. Como anteriormente, o melhor seria pedir a visita de um técnico especializado.

  • Olá boa noite tenho um salão de beleza meu lávatorio está com a água rasa muito fraca mesmo qual modelo devo comprar para sair mais forte só no lavatório

    • Boa tarde Ana Paula. Para esse caso específico que você relatou o ideal seria uma mini-bomba com fluxostato. É importante ressaltar porém que essa bomba precisa estar abaixo 40cm da caixa d´água. Caso contrário ela não será acionada corretamente.

      Espero ter esclarecido a sua dúvida.

      Abraços

  • Boa noite, Sr. Ivan, agradeço inicialmente pela postagem,
    Gostaria de tirar uma dúvida contigo:
    – Tenho um terreno de 10mt de frente por 25mt de fundo, com uma pequena construção no fundo, que tem ligação de 02 pontos de agua, que seria um ”chuveiro” a mais ou menos 1,90mt do chão e outro ponto que seria uma torneira a 1,30mt do chão.
    Não tenho abastecimento de agua no local, a idéia seria colocar uma caixa de agua de 2000l e ligar a caixa nestes dois pontos de agua, qual seria a bomba ideal pra ter agua nestes dois pontos ?
    Muito obrigado

    • Boa tarde Julio. Obrigado pelo contato. Apesar das inúmeros informações que o senhor nos passou, não é possível indicar a bomba ideal. Para isso precisarei das seguintes informações:
      – Onde exatamente a caixa d´água será instalada? Em qual altura?
      – Qual será o sistema de aquecimento utilizado? Será um aquecedor a gás, boiler, chuveiro elétrico?
      – Qual será a vazão desses pontos que serão alimentados pela caixa d´água?
      – Onde e como será feita a instalação da caixa?
      – A bomba será instalada no próprio telhado?

      Com essas informações nós conseguimos te passar um panorama mais completo e preciso sobre a bomba ideal para esses dois pontos que você mencionou.

      Abraços

  • Bom dia, a casa pra onde vou me mudar não tem caixa d’água. Água vem direto, através de canos que conectam o reservatório de água à casa. Esse reservatório fica há muitos metros de distância da casa. Como resolver esse problema da pressão da água nesse caso?

    • Boa tarde Aldine. Obrigado pelo contato. A bomba pressurizadora é a solução ideal para o seu problema. Porém é necessário fazer uma observação em cima disso. Se a caixa (reservatório) estiver a uma diferença de altura acaba sendo mais fácil a instalação da bomba. Agora se a caixa estiver abaixo da casa existe uma bomba específica pra isso. A bomba pressurizadora ideal vai depender das condições específicas do local.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *