Boiler ou Aquecedor a Gás? Saiba qual a melhor escolha para sua residência

Boiler ou Aquecedor a Gás? Saiba qual a melhor escolha para sua residência
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 7 min
Powered by Cia Web Sites

O aquecimento da água em uma casa é de grande importância – todos querem garantir um banho quente, principalmente nos dias mais frios, não é mesmo? Além disso, muitos usam a água aquecida do boiler ou do aquecedor a gás na pia do banheiro ou para lavar a louça. Deste modo, é preciso pensar bem em qual tipo de aquecedor instalar a fim de não ter problemas no futuro.

Ele deve ser adequado ao local de instalação e tamanho que comporte o uso feito da água aquecida em sua casa.

Neste conteúdo, você vai saber as diferenças de dois tipos de aquecedores: o boiler e o aquecedor a gás. Confira e escolha o melhor para você.

Aquecedor a gás

Estes modelos existem há muito tempo, mas se tornaram mais comuns a partir dos anos 2000, após a crise de energia que o país passou.

Boiler

Como funcionam

O aquecedor a gás, ou aquecedor de passagem a gás, funciona da seguinte forma: a água do aquecedor é aquecida através de uma chama alimentada por gás, conforme passa pelo aparelho. Portanto, na hora que você liga a ducha, o gás é liberado e acende uma chama de maneira automática. Com isso, a serpentina existente no equipamento é aquecida até você desligar o registro e o fluxo de água seja interrompido.

O aquecimento da água é praticamente instantâneo, demorando poucos segundos para água atingir a temperatura configurada. No entanto é bem comum que água que sai na ducha estar fria no início. Isso acontece pois a água que está acumulada na tubulação está fria. Então essa água tem que sair antes da água quente chegar.

A chama do aquecedor de passagem se mantém por meio de gás natural (GN) ou do gás liquefeito de petróleo (GLP), que é usado no botijão de cozinha.

Mecânico X Digital

Existem equipamentos que funcionam à pilha e que não precisam de energia elétrica. E tem também os digitais que são ligados na tomada e possuem uma tecnologia mais moderna.

A instalação normalmente é em local com bastante ventilação – logo, normalmente não pode ser instalado no banheiro.

Capacidade

Os equipamentos têm diversos tamanhos e capacidades – o que definirá a escolha é a vazão das duchas e torneiras. Assim como a quantidade de pontos normalmente são usados ao mesmo tempo na residência.

A capacidade pode variar bastante com equipamentos menores de 8 ou 10 litros de água por minuto capazes de atender apenas uma única ducha por vez. Já os aquecedores com capacidade de 12 a 26 litros por minuto são considerados intermediários. Por fim, os maiores aquecedores, que vão de 30 a 48 litros sendo capazes de atender de 3 a 5 duchas simultaneamente.

Estes equipamentos são bem compactos e ideais para apartamentos, mas podem ser usados em casas sem problema nenhum. São extremamente seguros e não há chances da água acabar no meio do banho. Além disso, acendem de forma automática e logo depois que a água é liberada. Pode ser usado em diversos pontos da casa, apesar de a eficiência ser repartida entre eles (por isso a importância de comprar o equipamento certo para as suas necessidades).

Boilers – Aquecedores de Acumulação

Boiler

O boiler nada mais é do que um reservatório térmico (vertical ou horizontal), capaz de guardar e aquecer a água.

Existem três tipos de boilers usados comumente: os boilers elétricos, os boilers a gás e os boilers solares. O mais favorável é o boiler solar, pois usa energia limpa e gratuita, fazendo parte de um sistema solar. Já o a gás, fica em segundo, afinal é mais barato que energia elétrica. O boiler elétrico, portanto consome a energia mais cara.

Os boilers também são chamados de aquecedores de acumulação. Isso significa que a água quente fica acumulada no equipamento que tem a missão de preservar e compensar a temperatura. Para isto, é usado um termostato, bem como o revestimento térmico do equipamento.

Boiler a Gás

No caso do boiler a gás a chama (também conhecida como chama-piloto) fica acesa constantemente e o termostato regula sua intensidade. Quando a temperatura da água dentro do boiler cai para abaixo do configurado a chama aumenta, assim esquentando a água novamente até chegar a temperatura ideal.

Esse processo se repete por todo o tempo.

Powered by Cia Web Sites

E assim como o aquecedor a gás o boiler pode funcionar tanto com gás natural (GN) quanto gás liquefeito de petróleo (GLP).

Boiler Elétrico e Solar

O funcionamento do Boiler elétrico é bem similar ao do boiler a gás, só que ao invés de uma chama-piloto o boiler elétrico possui uma resistência elétrica que vai ficar ligada até que a água chegue a temperatura configurada.

Já o boiler solar também possui uma resistência elétrica (mas localizada numa posição diferente dos boilers elétricos). A diferença aqui é que a água quente virá dos coletores solares que serão os responsáveis pelo trabalho pesado do aquecimento. Aqui a resistência só atuará para compensar a perda de temperatura que ocorre durante a noite e nos dias sem sol.

A Capacidade do Boiler

A capacidade pode variar de 50 a mil litros de água para as casas. Por isso, são indicados para residências maiores, com mais consumo de água e grandes pontos de demanda como é o caso de uma banheira, por exemplo.

O equipamento é tão seguro quanto os aquecedores a gás e também oferecem fornecimento constante da água. Também são duráveis e possibilitam controle eficaz da temperatura. Normalmente, os boilers ficam em cima da casa e abaixo do nível da caixa d´água.

Este equipamento consome mais energia, pois fica sempre ligado para manter a água quente. Há meios de reduzir este consumo como instalar um timer que aciona o sistema por um tempo determinado pelo usuário, por exemplo, perto do horário em que os chuveiros serão mais usados.

Como escolher o aquecedor correto?

Boiler

Os aquecedores de passagem são menores, mais práticos e mais baratos. Por isso para a demanda residencial são mais indicados que os boilers.

Por outro lado se na sua residência existe uma demanda muito grande por água quente, os boilers são uma escolha melhor, apesar do seu valor mais elevado. Por isso são bastante usados no comércio.

Também existe a possibilidade de combinar os dois tipos de aquecimento em sistemas mistos. Esse tipo de aquecimento que utiliza tanto o aquecedor de passagem, quanto o boiler é conhecido como sistema conjugado ou central térmica.

O aquecedor de passagem é conectado a um boiler. Sendo o aquecedor de passagem responsável pelo aquecimento inicial da água e o boiler por preserva-la quente. Logo, sempre terá água disponível como ocorre com o boiler.

O boiler consome mais energia, mas como já vimos, um timer pode ajudar na redução. Já o consumo de água não depende tanto dos equipamentos, mas sim dos seus hábitos e o da sua família. As características da instalação também podem influenciar.

Escolha com calma e segurança

Você não precisa fazer esta escolha sozinho: existem profissionais capacitados para analisar a sua casa ou apartamento e assim te ajudar na escolha. Normalmente, residências com menos demanda utilizam o aquecimento de passagem e os com mais, podem usar os boilers.

Além disso, se você ainda está construindo a sua casa, pense em caixas d’água bem altas, bem como em ter mais de um aquecedor: se um der problemas, você tem outro. O mesmo vale para diferentes tipos de aquecedores.

Outra dica: não se apresse em tentar entender todas as especificidades de cada equipamento. São itens complexos, com variáveis, custo-benefício diferentes e que exigem muita pesquisa para fazer a escolha mais assertiva.

Portanto, na hora de fechar negócio tire todas as suas dúvidas: tempo de instalação, valor necessário para isso, manutenção, tempo de manutenção, durabilidade, usabilidade, garantias, segurança, consumo de água, etc.

De qualquer forma, todos os equipamentos serão mais vantajosos que o aquecimento elétrico comum.

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter da Aquecenorte e fique por dentro de todas as novidades relacionadas a aquecimento, seja com boilers ou de passagem

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

50 comentários em "Boiler ou Aquecedor a Gás? Saiba qual a melhor escolha para sua residência"

  1. Magda disse:

    Olá. Meu boiler elétrico é Ariston pro 80 e a resistência queimou. Não consigo manutenção pois a marca não tem representante no país. Pensei em colocar um aquecedor de passagem a gás, mas receio que não tenha a mesma duração do banho quente que o de reservatório. Gostaria da sua opinião.

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Magda, tudo bem?

      A senhora se refere a autonomia no fornecimento de água quente? Porque essa é a grande vantagem dos aquecedores de passagem em relação ao aquecedor de acumulação.

      No aquecedor de passagem a gás o fornecimento de água quente é indefinido. Ele só vai parar se acabar a água ou o gás. Então na prática o aquecedor de passagem a gás pode fornecer horas e horas de água quente. Isso porque o processo de aquecimento de água no aquecedor de passagem, como seu nome sugere, é instantâneo a medida que água passa pelo equipamento.

      Diferente do boiler que possui o limite da sua capacidade. Depois que você consome toda a água quente acumulada, é necessário aguardar um período até que a resistência aqueça a água novamente.

      Consegui esclarecer a dúvida da senhora?

  2. Fernanda disse:

    Boa Tarde, ótimo artigo.
    Uma duvida, moro em casa e tenho um boiler elétrico de 500litros, gasto muita energia. Aqui são 3 chuveiros e as torneiras dos banheiros e 1 da cozinha que aquecem. Temos tbm placas solares para auxiliar, mas se deixamos somente elas ligadas a agua não aquece muito, nem em dia de sol pleno. Qual você acha que seria o mais indicado nesse caso? Colocar um aquecedor de passagem a gás ou trocar esse boiler por um a gás? e quantos litros você acha que precisa ser esse boiler ou aquecedor? porque 500 litros eu acho um exagero, não acha? como calcular isso? Mto obrigada! Fernanda.

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Fernanda, tudo bem?

      Acredito que o primeiro passo seria verificar porque, mesmo em dias ensolarados, as placas solares não dão conta de aquecer completamente o volume do boiler.

      Isso sempre foi assim? Ou é algo recente?

      Se sempre foi assim, é bem provável que o seu sistema de aquecimento solar esteja mal dimensionado ou pelo menos mal estruturado. Se é algo recente, precisaria analisar o que está acontecendo. Pode ser somente as placas com muita sujeira e que diminuem sua eficiência ou um problema mais crítico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Boiler ou Aquecedor a Gás? Saiba qual a melhor escolha para sua residência
  • Boiler ou Aquecedor a Gás? Saiba qual a melhor escolha para sua residência