Boiler como funciona? Dicas imperdíveis para ter o seu aquecedor de água

Boiler é um reservatório térmico de água que além de aquecer a água preserva sua temperatura. Tem um grande formato cilíndrico na horizontal ou vertical.

A palavra boiler vem da língua inglesa boilling que significa fervura. É exatamente isso que acontece no boiler.

Ele serve para aquecer água de duchas, torneiras, banheiras, piscinas de residências como também de estabelecimentos comerciais como hotéis, academias, centros de estéticas etc.

 

Boiler é ideal para alta demanda de água aquecida

boiler
Boiler

Este tipo de aquecimento de água é ideal quando a demanda por água quente é muito grande, seja para duchas, torneiras ou até para piscinas. Ou também quando o número de pessoas que utilizam a água quente simultaneamente é elevado.

Você pode encontrar equipamentos de até 5000 litros de água armazenada. Isso lhe fornece bastante água quente para o uso diário.

Os grandes hotéis utilizam o boiler como parte de seus sistemas de aquecimento de água para garantir aos seus clientes um banho de hotel, com o máximo de conforto. Você já deve ter tomado um banho de hotel, é sabe que é muito relaxante, confortável e terapêutico. Você pode ter este mesmo recurso na sua casa, comércio ou empresa.

 

Mas por que ter um boiler?

  • Maior abastecimento de água quente para diversos pontos de saídas de água usados simultaneamente;
  • Banho quente e confortável para o uso com duchas;
  • Economia de energia (boiler solar);
  • Durabilidade;
  • Grande quantidade de água quente armazenada;
  • Abastecimento de água para banheiras e duchas de hidromassagem;
  • Aquecimento da água de piscinas –  ideal para o inverno.

Como acontece o aquecimento da água do Boiler?

boiler
Boiler

Existem três formas de aquecimento da água no boiler, uma dessas vai se encaixar na sua necessidade.

 

1. Boiler a Gás

O boiler a gás realiza a queima do gás que pode ser natural (GN) ou do tipo usado na cozinha (GLP)

O boiler a gás armazena a água no cilindro e a mantém aquecida pela chama que é produzida no tubo central do boiler. Essa chama queima constantemente para manter a água aquecida, chamada também de chama piloto.

Essa chama piloto pode ser regulada para uma chama maior o que aquece mais rapidamente a água.

Você pode desligar a chama do gás ao sair para o trabalho para economizar no consumo de gás, mas quando for ligar novamente, terá que esperar a água ser aquecida, o que não é rápido.

A vantagem é que o boiler a gás é uma opção mais barata que sua versão em energia elétrica, já que o gás é mais barato.

Quanto a segurança muitos destes boilers possuem dispositivos para desligar o consumo do gás no caso de vazamentos.

O boiler a gás opera de forma idêntica ao elétrico, quando o aquecimento da água atinge a temperatura programada, ele é desligado o que corta o consumo de gás. Se a temperatura cair ele é acionado para restabelecer a temperatura ideal.

 

2. Boiler Elétrico

O aquecimento da água é feito por energia elétrica. Você programa a temperatura ideal que deseja como 45º, assim que a resistência atingir esta temperatura a resistência do equipamento é desligada, o que corta o consumo de energia elétrica.

Caso a temperatura caia, como por exemplo para 43º ele é acionado automaticamente para restabelecer a temperatura programada de 45º  e volta a desligar quando a temperatura ideal é atingida. Normalmente o boiler elétrico é programado com temperatura entre 45º a 50º.

Para manter a água aquecida o equipamento deve estar sempre ligado, e para reduzir seu consumo de energia você pode instalar um timer e usa-lo de maneira mais inteligente.

O timer liga a resistência num horário determinado para aquecer água. Por exemplo se você chega do trabalho às 20hs, você pode programar o aquecimento para às 19h30, assim ao chegar em casa as saídas de água quente tanto das duchas quanto das torneiras estarão aquecidas. Já uma nova programação pode ser responsável por desligar a resistência às 0h e religar as 7h quando for a hora de acordar.

Você também pode desligar quando não estiver em casa, e só ligar quando for usar, mas nesse caso você terá de esperar alguns minutos para que a água seja aquecida.

O boiler elétrico é o mais comum nas grandes empresas como o Burguer King, e sua resistência e funcionalidade.

 

3. Boiler Solar

Está e a forma mais econômica de obter energia e a mais sustentável. Economizar na conta de luz e minimizar a agressão ao meio ambiente é o que queremos e precisamos.

O Brasil é um país tropical, o que significa que o sol é forte a maior parte do ano. Então usar esta energia como fonte de aquecimento da água é muito vantajoso. É energia mais sustentável que não agride os recursos naturais.

O equipamento e a instalação tem alto custo, mas que pode ser abatido com o tempo pelo baixo consumo elétrico, já que a energia solar ainda não é cobrada.

O Boiler solar, precisa de um sistema elétrico ou a gás para aquecimento durante os períodos de pouco sol, como inverno. Isso é chamado de  sistema de apoio, para que a água quente nunca falte.

A energia é obtida por placas solares, que captam o calor do sol, e aquecem a água que passa na serpentina (tubos de cobre) e vai para o reservatório.

 

O que você precisa para ter um boiler?

 

boiler
Boiler

 

Existem alguns fatores que você precisa saber antes de adquirir um boiler. Dessa forma você pode ter certeza se tem as condições necessárias para ter um.

 

1.Espaço

O boiler não é um equipamento pequeno, um dos menores de 75 litros tem medidas de mais de um 1metro de comprimento, o de 500 litros tem mais de 2 metros. Então quanto maior a quantidade de água maior é o reservatório. Existem reservatórios acima de 1000 litros ideias para comércios e empresas.

Você precisa ter em mente que deve ter um bom espaço para o boiler. No caso de boiler a gás uma área ventilada é importante para que não haja intoxicação por monóxido de carbono.

O boiler elétrico não precisa ser instalado em área ventilada, mas precisa de um grande espaço também. O boiler solar além do reservatório também acompanha as placas solares que podem ser instalados no telhado da casa e o reservatório na parte interna do telhado.

Muitos constroem um espaço próprio para o boiler, como uma pequena área próxima a lavanderia e áreas de serviço.

 

2. Duchas

Se você vai adquirir um boiler para sua residência, é preciso fazer a troca dos chuveiros por duchas e das torneiras por misturadores (um tipo de torneira ideal para água aquecida).

Existem muitos modelos de duchas no mercados, com funções de massagem, cachoeira e outros é só escolher.

As duchas e misturadores são abastecidos diretamente pela água aquecida do boiler.

 

3. Vazão da água

Este é um item importante. Você precisa saber a quantidade de água satisfatório para o seu uso diário, ou seja, se você vai precisar de um reservatório de 80 litros, ou de 120 litros, ou de 400 litros.

Isso vai depender também da quantidade de água quente que você vai utilizar na sua residência ou comércio. Ou seja quantos litros de água é necessário para suprir sua demanda diária.  

Quanto de água você vai precisar para o banho, para o uso nas torneiras sem esquecer da quantidade de pessoas do local. É preciso ter uma ideia para poder fornecer essas informações ao vendedor e adquirir um boiler adequado a suas necessidades.

 

4. Estrutura

Para o abastecimento de água quente é necessário uma tubulação hidráulica própria como cobre, CPVC  ou PEX. Você precisa de um especialista na área para fazer a essa adequação. Essa procedimento não é muito barato, mas é necessário.

 

5. Equipe de instalação autorizada

Este é um item de máxima importância, o ideal é adquirir um equipamento de um fornecedor que faça a instalação e manutenção do boiler, e seja assistência credenciada. Dessa forma você não perde a garantia do fabricante, e tem segurança na hora da instalação.

 

Análise sua real necessidade de ter um boiler

boiler
Boiler

Com essas informações você já pode ter um direcionamento do que é e como funciona este aparelho. Só compre quando tiver absoluta certeza que é exatamente o que você precisa.  Estamos falando de um equipamento grande, com um gasto de compra e instalação considerável.

Existem outros tipos de aquecedores, mais compactos, eficientes e mais baratos para residências, mas se o seu caso necessita de uma grande demanda de água quente o boiler é uma ótima opção.

 

Clique no link e descubra alguns tipos de boliers.

 

[pt_view id=”cf03bf0bmr”]
    • Bom dia Emerson,

      Recomendamos uma temperatura entre 50 e 55 graus. Especialmente se na residência tiver crianças e/ou idosos. Tem gente que prefere trabalhar com 60 graus, mas não recomendamos já que isso aumenta consideravelmente a chance de acidentes com queimaduras.

      Espero ter ajudado.

  • Enquanto o boyler está ligado, mesmo q não utilizado, ele gasta luz? O meu n é automático. Ligo e desligo na chave do disjuntor. Obrigada.
    Sheila

    • Bom dia Sheila,

      Os Boilers normalmente são instalados com um termostato. Esse termostato por sua é responsável por ler a temperatura da água dentro do Boiler. Então, de acordo com a programação, ele liga ou desliga a resistência do Boiler de acordo com a temperatura da água. Então você pode programar para que a resistência do Boiler ligue toda vez que a temperatura da água fique abaixo de 45º e desligue quando ficar acima de 50º, por exemplo.

      Você também pode instalar um timer em conjunto ao termostato. Aí você pode programar para o sistema só ser acionado em determinada faixa de horário. Vamos supor que na sua residência as pessoas costumam tomar banho todos os dias por volta das 18h, depois que chegam do trabalho. Aí você pode programar o boiler para ligar por volta das 17h30 e desligar as 20h. Assim você economiza na conta de luz.

      Mas respondendo sua pergunta de forma bem objetiva: sim, os boilers continuam ligados independente se os pontos de água são usados ou não. Mas como coloquei acima existem mecanismos para evitar o desperdício de energia elétrica.

  • Tenho o boiler em minha residencia de 1.000 lts, gostaria de saber a quantidade de água que sai em seu suspiro, pois temos que a vasão esteja muito grande.

    • Bom dia Euclides, tudo bem?

      Acredito que esteja se referindo ao respiro. A função do respiro não é de sair água e sim deixar sair a eventual pressão positiva e deixar entrar a pressão atmosférica quando eventualmente tiver que drenar o boiler.

      Mas não é incomum ele vazar água se os coletores (no caso de um sistema solar) estiverem superdimensionados, pois quanto maior a temperatura da água dentro do boiler, mais ela se expandirá e por consequência a água vai vazar pelo respiro. Outras possibilidades são se o dreno estiver muito curto/baixo ou se a resistência elétrica estiver, por algum motivo, ligada todo o tempo.

      Espero ter ajudado,

  • Boa tarde!
    Futuramente pretendo ter uma uma placa solar para ajudar na economia de energia. Se eu quiser um boiler solar para aquecer aquecer a água necessitarei de outra placa?

    • Bom dia Daniela,

      Não entendi bem a pergunta. Mas tentarei esclarecer alguns pontos:

      O sistema de aquecimento solar é composto por coletores (também chamados de placas) responsáveis por captar o calor do sol e transmitir para água. Então eles enviam essa água quente para um boiler, que é responsável por manter a água quente até o consumo.

      Necessariamente você precisará de coletores e o boiler. Não dá pra ter um sistema solar só com um ou outro.

      Espero que isso tenha ajudado. Se a dúvida for outra, fica a vontade para perguntar.

    • Painéis solares utilizam a luz do Sol para gerar energia elétrica, a placa solar que aquece a água do boiler é diferente, ele utiliza o calor do Sol para aquecer a água que passa por uma serpentina. Desta forma se você quiser água quente e gerar energia você precisará de dois sistemas diferentes instalados no seu telhado.

      PS: Trabalho com energia solar, uma placa somente não resultará em economia de energia e não terá o retorno desejado, provavelmente será necessário um kit com maior número de painéis solares.

      Espero ter ajudado.

      • Bom dia Lucas.
        Agradecemos pelas informações, e salientamos que os coletores solares e as placas para geração de energia elétrica são distintas, além de serem sistemas diferentes.
        Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Tive que drenar o boiler para fazer um reparo no registro e depois que ele encheu de novo, a água não mais aqueceu. Porque será? O sistema aqui em casa tem 3 placas.

    • Bom dia Reinaldo, tudo bem?

      Ao drenar o Boiler o senhor desligou a resistência? Pergunto isso porque sem água a resistência acaba queimando.

      Logo, se o clima não estiver tão quente as placas solares não dão conta de esquentar a água e com a resistência queimada o sistema não funciona corretamente e a água fica fria.

    • Bom dia José Carlos,

      Parece que o senhor acabou de entrar em contato com a nossa equipe técnica, não é? Bom, só pra ficar reforçado aqui, o Boiler pode sim ficar abaixo dos coletores.

      Espero ter ajudado.

  • Olá! Tenho dois boilers de 4000l cada com aquecimento solar com apoia a gás. Qual seria a melhor temperatura quando for usar o gás como apoio? Meu maior problema é o consumo de e gás.

    • Boa tarde Marcelo, tudo bem?

      Pelo que o senhor descreveu, trata-se de um sistema bem grande, né? Esse consumo excessivo de gás é somente durante os meses mais frios ou acontece durante o ano inteiro?

      Pergunto isso porque em teoria o seu consumo de gás deveria ser minimo, contanto que seu sistema solar estiver bem dimensionado e funcionando corretamente.

      Tempos atrás pegamos um caso de um sistema um pouco maior do que o do senhor onde se gastava uma pequena fortuna com gás por mês. O sistema solar estava bem dimensionado, mas não estava bem otimizado. Depois de revisarmos o sistema inteiro e reconstruir parte dele, a economia, se me lembro bem, passava de 1 mil reais por mês.

  • Boa noite, tenho um boiler de 500lt e o mesmo apos ter instalado dobrou a minha conta de energia, fica muito caro pra mim instalar um timer e utilizar o aquecimento somente nos horario que precisarmos ???

    • Bom dia Ronaldo,

      Diria que não é muito caro, não. Dependendo de quanto subiu sua conta de energia elétrica em dois ou três meses você já recupera esse investimento.

  • Boa tarde,
    Tenho um boiler de 130l, e estou gastando muita energia.
    O que posso fazer para sanar este problema?
    Tenho escutado que gastamos mais qdo ligamos apenas nos horários desejados.
    Ouvi dizer que ele gasta mais energia elétrica pq demora mais tempo para aquecer já que o mesmo estará desligado na maior parte do tempo.
    Preciso de orientações
    Obrigada
    Laís

    • Boa tarde Laís,

      Depende muito do uso. Se a senhora usar a água quente constantemente ao longo do dia, então ficar desligando e ligando novamente pode sim gastar mais. Mas se o uso é mais pontual como uma ou duas faixas de banhos por dia, adicionar um timer com certeza poupará energia e diminuirá a sua conta no final do mês.

      Por exemplo, se na residência da senhora, você e sua família costumam tomar um banho pela manhã na faixa das 7h as 9h e um segundo banho das 18h as 20h, então recomendo a instalação do timer.

      Espero ter ajudado.

  • Tenho um boiler de 500L, a placa solar está funcionando normalmente, mais quando ligo os disjuntores elétricos aquece demais a temperatura e joga muita água pelo suspiro. Qual seria o problema?

    • Bom dia Sr Israel, tudo bem?

      Aparentemente o problema está relacionado ao termostato que pode estar com defeito ou configurado com uma temperatura muito alta, acima de 60ºC. Geralmente os boilers são configurados com uma temperatura de 45 a 50ºC, variando de acordo com as preferencias dos usuários.

      E o senhor relatou que liga o boiler através do acionamento dos disjuntores. O correto em instalações de sistema solar seria o acionamento do boiler automaticamente quando a temperatura da água fica inferior a temperatura configurada para o boiler.

      Espero ter ajudado.

  • Bom dia.
    Tenho um sistema de 600L e 4 placas solares.
    Durante o dia o sistema aquece muito bem. Até as 22:00 horas, a água ainda está bem quente. Mas, mesmo sem consumir (já fiz o teste quando estava sozinho em casa), a água de manhã cedo (6:00) já está fria, ou seja, o sistem está esfriando a noite.

    Testei fechar o registro de saída pra placa e de manhã a água estava quente. Ou seja, a circulação de água na placa a noite está esfriando totalmente o sistema. Tem alguma sugestão? Existe algum tipo de “registro com Timmer” que possa ser instalado e impeça a circulação de água pras placas no período da noite? Ou alguma outra solução? Obrigado

    • Bom dia José, tudo bem?

      Caso o sistema seja por recirculação forçada (que possua uma bomba de circulação que force a passagem de água para os coletores) deve ser feita uma análise no controlador da bomba. Caso o sistema seja recirculação natural deve ser analisada o nível dos coletores, tubulação e características da instalação. Confesso para o senhor que sistema solar são um pouco complexos mesmo, e é difícil lhe darmos uma solução fácil.

      O ideal mesmo é entrar em contato com um profissional qualificado para analisar o sistema inteiro e descobrir porque essa circulação está acontecendo mesmo durante a noite.

      Espero ter podido ajudar, mesmo que um pouco.

      Equipe Aquecenorte.

    • Olá Roberto, tudo bem?

      Os motivos do disjuntor estar desarmando podem ser vários. Pode ser que a fiação esteja subdimensionada (como uma bitola menor do que a recomendada para a resistência do seu Boiler). Pode ser também que o disjuntor seja de uma voltagem menor que a recomendada. Ou o senhor pode ter um problema de mau contato ou curto-circuito.

      Recomendamos chamar um eletricista para analisar onde exatamente está o problema.

    • Boa tarde Vilson, tudo bem?

      Sim, o boiler pode ser instalado sendo alimentado diretamente pela água da rua ao invés da água da caixa. Mas para isso é preciso tomar certos cuidados na instalação, pois a pressão da água da rua pode variar bastante e isso pode comprometer o boiler.

      O ideal é o senhor entrar em contato com uma empresa especializada para analisar toda a infraestrutura necessária para uma instalação desse tipo.

    • Bom dia Edgar, tudo bem?

      Depende do sistema de aquecimento instalado na residência do senhor. Ele está funcionando corretamente? O banho é confortável?

  • Comprei um boler de 100 litro cumulos para que serve aquele regulado do lado onde faz a ligacao eletrica?
    E a temperatura onde devo deixa mais por sinal de mais ou por sinal de menor

    • Boa tarde Alessandro. Tudo bem?

      Pra gente poder te ajudar o melhor seria o senhor enviar uma foto. Talvez por whatsapp? Pode ser?

      Só entrar em contato com o número: (11) 94138-3900 e enviar aos cuidados de Helder.

      Espero ter ajudado.

  • Olá amigos, bom dia…
    Teria problema ou reduziria a eficiência a substituição da tubulação de cobre por CPVC para a instalação de um boiler solar de 400 L? Em relação ao custo, o cobre é bem mais caro, porém, sempre fico em dúvida se seria uma economia viável ou não? Se puderem me auxiliar, agradeceria muito…

    • Boa tarde Ricardo, tudo bem?

      O CPVC resiste a temperaturas em torno de 70 a 80ºC com picos de 90ºC. Então ele não é recomendado para as tubulações que interligam os reservatórios (boiler) com os coletores solares. Até porque você pode ter uma fragilidade nas soldas que, no caso do CPVC, são feitas com cola.

      Já para a tubulação de água da residencia o CPVC pode ser usado desde que sejam respeitadas as características do tubo.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde
    Meu nome é José Carlos e estou construindo uma casa de dois pavimentos onde em um dos banheiros (de tres ao todo) terá uma banheira. tenho interesse de instalar energia solar. qual a capacidade do boiler que devo comprar? lembro que na minha casa somos em 04 pessoas
    qual o volume? ele pode ser instalado na mesma lage em que vai ficar a caixa d’água? no mesmo nivel?
    obrigado

  • Oi, tudo bom? Tenho um boiler de 120 litros eletrico. E utilizo um timer para os horarios de uso. Utilizo principalmente para tomar banho.
    Ligo por 1 hora…quando a agua esta aquecida, desligo totalmente.

    1 dúvida. Fiz um cálculo simples para medir a vazão, e percebi que com uma pressao razoavel pra uso normal, gasta-se 5 litros (MISTURA agua QUENTE do boiler e FRIA da caixa) a cada 100 segundos, logo, gasta-se menos do que 5 litros de agua quente, pois tem agua fria que mistura na hora. Dessa maneira era pra durar pelo menos 2400 segundos 120L, que dá 40 minutos de água quente, certo? De acordo com meu pensamento até mais que isso. Mas fiz testes e nunca passa de 18 minutos.

    Se fosse 5 litros por minuto, ou seja, pressao maior ainda, era pra durar no minimo 24 minutos de agua quente, mas como mistura com agua fria, era pra durar ainda mais. ne?

    2 pergunta.

    A medida que a agua quente do reservatorio diminui, automaticamente é preenchida com agua fria para depois aquecer, ou o sistema entende que isso é ruim, e espera o reservatorio esvaziar completamente?

    Em outras palavras, o reservatorio do boiler esta sempre cheio? Impactando somente na temperatura?

    • Boa tarde João, tudo bem?

      Respondendo suas perguntas:

      O Boiler trata-se apenas de um reservatório equipado com uma resistência elétrica e muitas vezes termostato e timer (como deve ser o caso do senhor). Logo ele não possui nenhum controle de fluxo de água. Então a medida que a água armazenada vai sendo utilizada ele vai enchendo com água fria. Essa água fria por sua vez vai se misturando e esfriando a água de dentro do equipamento.

      E sim, a tendencia é que ele fique sempre cheio. A medida que água quente vai saindo água fria vai entrando.

      • Essa sempre foi minha duvida, se ele (o boiler) enche de agua fria, quando a agua quente vai entregar? eu não uso resistência elétrica, será então que é por isso que o meu não funciona?

        • Bom dia Ronaldo,

          O Boiler, para esquentar a água, precisa de alguma fonte de calor. Pode ser a resistência, pode ser um queimador a gás. Ou ele pode receber a água quente de outra fonte, como é o caso dos coletores solares.

          Caso contrário ele é apenas um reservatório de água (com isolamento térmico).

    • Bom dia Sr. Edson, tudo bem?

      Por vários motivos o senhor precisará de um Boiler. Primeiro porque o Boiler é um reservatório térmico, que vai receber essa água quente e preservará sua temperatura. Sem esses isolamentos térmicos o sistema solar perde muito da sua eficiência. Além disso o Boiler Solar vem equipado com uma resistência elétrica que servirá como apoio ao sistema de aquecimento solar. Principalmente durante climas frios o sol não dará conta de aquecer a água o suficiente para um banho confortável e precisará de um apoio.

      Já a caixa d’água de PVC é totalmente impropria para o armazenamento de água quente. Além de não possuir um isolamento térmico é recomendado que a temperatura da água em contato com o PVC não ultrapasse os 40 graus.

      Espero ter ajudado.

  • Bom dia, estou com um problema enorme! Gostaria de uma luz. Moro num apartamento e temos boiler a gás, sentimos constantemente um cheiro muito forte de gás no nosso apartamento, verificamos junto com a construtora e com a empresa do boiler e nada de irregular foi encontrado. Descobrimos que o problema se da quando a vizinha do apartamento de baixo liga o boiler dela, também a gás, quando ela liga sobe em segundos o cheiro forte. Os técnicos foram ao apartamento dela e não encontraram nada no aparelho nem encanamento, sabemos que o aparelhos ela é bem maior que o meu. Há alguma possibilidade do tamanho do boiler dela ser muito grande e por esse motivo sentimos o cheiro tão grande? Já estamos sem saber a quem recorrer.

    • Bom dia Carolinna, tudo bem?

      Esse não é um problema incomum. O cheiro que a senhora está sentido é do gás carbônico. Teria que verificar se o duto de exaustão e terminal da instalação da sua vizinha está instalado dentro das normas. O que podemos te recomendar é que mantenha as janelas fechadas da área onde fica o boiler instalado, normalmente na área de serviço.

        • De fato Carolinna, esse gás é prejudicial a saúde.

          E a respeito do cheiro estar forte demais é bem provável que o aquecedor do seu vizinho esteja fazendo a queima irregular do gás, o que agrava a situação.

          O mais recomendado é a senhora manter todas as janelas fechadas e entrar em contato com seu vizinho para ele regularizar sua situação.

    • Boa tarde Lorena, tudo bem?

      O ideal para fazer esse dimensionamento é saber quantas pessoas moram na residência e quantos banhos em média cada uma toma. Além disso quantas faixas de funcionamento.

      Por exemplo: Na minha casa no período da manhã são tomados 3 banhos de em média 15 minutos cada. E a noite 4 banhos.

  • Prezado,
    O boiler possui alguma válvula de retenção ou algum outro dispositivo que impede o retorno da água aquecida para a sua alimentação visando evitar o superaquecimento da tubulação de PVC?

    • Boa tarde Luciano, tudo bem?

      O boiler em si não possui válvula de retenção, mas dependendo do tipo de sistema recomenda-se instalar uma válvula de retenção sim.

  • Bom dia
    Gostaria de saber para quantas pessoas é recomendável um boiler de 100 litros?
    Na minha casa são tres pessoas.
    Existe uma tabela?
    Onde obte-la?

    • Bom dia Guilherme, tudo bem?

      No caso do Boiler precisamos saber quantos banhos mais ou menos serão tomados por dia e quais suas faixas de frequência.

      Por exemplo: serão 3 banhos de mais ou menos 10 minutos cada durante as manhãs, das 8h as 9h.

  • Bom dia Ivan tudo bem?
    Tenho um boiler em casa e o valor da energia elétrica mensal está muito alta. Em casa não possuo temporizador só o termostato que aciona quando a temperatura cai. Imagino que a instalação do temporizador tenha a desvantagem, caso queira tomar um banho fora do horário programado, não terei um banho quente dependendo do dia. A ideia de se ligar e desligar a resistência é uma boa opção? Quanto tempo antes do banho teria que estar ligando a resistência? Seria uma boa opção desligar a resistência do boiler e instalar chuveiros com regulagem de temperatura? Poderia enviar também o orçamento para instalação do temporizador por favor? Obrigado

    • Olá Luciano,

      De fato o Boiler instalado apenas com o termostato acaba gastando bastante, pois ele mantem a temperatura configurada 24h por dia. E como o senhor levantou a solução seria a instalação do temporizador. Inclusive alguns modelos possuem a função manual, assim podem ser acionados fora dos horários programados.

      Agora sobre o tempo que o boiler leva para esquentar a água depende do tamanho do reservatório, quantidade e potencia das resistências e a temperatura que o senhor quer atingir. Também precisa ser levado em conta a temperatura de entrada da água. Em dias mais frios esse tempo aumentaria, enquanto em dias mais quentes seria bem menor. Mas é claro que com os alguns dados é possível te dizer uma média.

      Sobre desligar a resistência do boiler e instalar chuveiros, se entendi bem, o senhor estaria transformando o boiler apenas num reservatório simples de água, como uma caixa d’água por exemplo.

      Sobre o orçamento se o senhor puder me passar um telefone de contato ou e-mail eu peço para os responsáveis aqui entrarem em contato.

  • Ola!
    Tenho um boiler de 200 litros e 2 placas solares. Recentemente precisei trocar de lugar.
    A agua chega aquecida ate o boiler, pode verificar que a agua é alta na coluna do suspiro, mas a vasão é baixa, a ponto de sobrar só um filete de agua quente nas torneiras.
    O ponto mais alto em relação ao boiler fica a 1,5m. O mais baixo esta 4 metros abaixo.
    Alguma dica que possa me livrar desse apuro?
    Att, Luciano

  • Ola. Tenho uma curiosidade sobre o funcionamento de boiler com aquecimento solar. Tenho um boiler localizado abaixo das placas de aquecimento. Como a agua circula do boiler para as placas e vice versa ja que nao existe nenhuma bomba entre os dois? Como é feita a troca da agua aquecida das placas pela agua mais fria?

    • Boa tarde Antonio, tudo bem?

      Na verdade, quando o reservatório térmico está abaixo dos coletores, não é possível obter a circulação de água natural entre reservatório e coletores. Isso só é possível quando o reservatório térmico está acima dos coletores, de modo que quando a água nos coletores estiver mais quente que a água do reservatório, a água fria “empurra” a água quente do coletor para o reservatório, devido a água quente ser mais leve que a água fria (esse efeito é chamado de convecção).

      Para o seu caso, coletor acima do reservatório, para que seja realizada a troca entre coletor e reservatório, é necessário uma eletrobomba de recirculação e um controlador diferencial de temperatura, que terá o trabalho de analisar quando deverá ser realizada a circulação entre reservatório e coletor.

      Espero ter ajudado.

  • Boa noite. Estou projetando minha casa nova. Estou prevendo colocar geração de energia solar. Sabendo que terei energia solar que é barata, vocês acham que seria melhor colocar um boiler eletrico ao invés de aquecedor de passagem a gas? Se eu decidir por boiler eletrico, é aconselhavel um aquecedor de passagem para auxilio do boiler quando este não der conta do uso de agua quente ou não tem necessidade?

    • Olá Marco, tudo bem?

      Você se refere a geração de energia elétrica através de placas fotovoltaicas? De qualquer maneira vai depender muito de quanta energia elétrica seu sistema será capaz de gerar e de qual a demanda de água quente a sua residência tem. É difícil te aconselhar sem entender bem o caso.

  • Gostaria de saber qual o consumo de energia elétrica de um boiler elétrico, considerando que o mesmo atenderá uma demanda de 3000 l de água por dia.

    • Olá Pablo, tudo bem?

      É difícil responder isso sem algumas informações. Por exemplo:
      – Serão gastos 3 mil litros de água quente por dia ou na verdade se trata de um boiler de 3 mil litros de capacidade?
      – Qual será a temperatura média de funcionamento?
      – O boiler manterá a água quente 24h por dia ou apenas em algumas faixas de horário?
      – A região onde o boiler será instalado é mais fria ou mais quente?

        • Bom dia Pablo,

          Eu falei com um consultor técnico aqui da empresa que pode te ajudar nesse cálculo. Mas ele vai precisar de mais algumas informações. Pra agilizar a comunicação o senhor pode entrar em contato com ele através de seu Whatsapp:

          (11) 99165-2475

          O nome dele é Gustavo Moreira.

    • Bom dia Fabricio,

      A aplicação que o senhor procura não é pra armazenamento e aquecimento de água? Acredito que o Boiler não seja o equipamento apropriado. Caso tenha mais dúvidas do gênero pode entrar em contato com nosso consultor técnico:

      Gustavo Moreira
      gustavo@aquecenorte.com.br

  • Preciso esvaziar o boiler de casa (500L) para poder trocar o suporte atual ( de madeira para ferro ).
    Desliguei a entrada de água fria da cx dágua e a bomba que faz a troca de agua fria/quente entre o boiler e as placas.
    Está correto este procedimento?

    • Boa tarde Heraldo, tudo bem?

      Como um boiler solar imagino que ele também possua uma resistência elétrica usada como apoio para o sistema solar, correto? Nesse caso é necessário desligar o disjuntor que alimenta esse boiler e religa-lo somente quando o fluxo de água voltar ao normal. Caso contrário se a resistência ligar “a seco” ela se rompe e o senhor terá que substitui-la.

      Espero ter ajudado.

  • Olá!
    Se eu abrir somente o misturador de água fria, essa água passa pelo boiler, ou é só a água quente que passa por ele?
    Pergunto isso para saber se essa água fria terá resíduos de cobre, que acabam com o cabelo.

  • Tenho boiler elétrico e ligo e desligo no dijuntor ao utilizar. Essa é a melhor maneira de economia de energia? O meu não tem temporizador. Outra dúvida, qual tempo ideal q devo ligar antes para aquecer a água do chuveiro? Obrigada

    • Olá Mariana,

      Mais por uma questão de praticidade, acredito que o ideal seja instalar um timer que trabalhe em conjunto com um termostato. Isso vai fazer com que a resistência elétrica do Boiler da senhora só ligue dentro de uma determinada faixa de horário (programada de acordo com a sua preferência) e de acordo com a temperatura desejada.

      Agora sobre o tempo depende da potência da resistência elétrica instalada, da capacidade do boiler e qual a temperatura que a senhora deseja utilizar. Então é difícil responder sem saber esses dados.

  • Instalei o boiler recentemente porém a estética da fachada da casa ficou feia. Posso mudar ele de lugar? Colocar nos fundos do telhado?

    • Bom dia Cleusi,

      Seria necessária uma análise técnica para avaliar a viabilidade dessa mudança. Mover o Boiler de lugar, por ser um equipamento grande e de instalação mais complexa, não costuma ser uma tarefa muito fácil.

  • Boa noite

    A resistência elétrica do boiler quando ligada faz algum tipo de barulho?
    Instalei um boiler de 600l mas todas as vezes que ligo o disjuntor do boiler o mesmo faz um barulho estranho, parece barulho de água fervendo.

    • Bom dia prezado Astrogildo,

      Normalmente não, entretanto enquanto a água é aquecida pela resistência elétrica, ela pode sim fazer algum tipo de barulho. Recomendaria analisar a potência elétrica da resistência, tensão em que está sendo ligada e consumo de corrente elétrica, estando estes dentro dos parâmetros corretos não evidência defeito.

      Esperamos tê-lo ajudado..

  • Tenho uma casa com 7 banheiros que estou reformando, o aquecimento é feito pelo sistema a gás com Boiler central de 300L mas a água quente demora muito para chegar nos quartos que são mais distantes da central, isso acontece mesmo a água já estando aquecida no boiler e tendo pouco movimento na casa.

    Como posso fazer para a água chegar mais rápido até o chuveiro e lavatório ?

    Qual a sugestão?
    Colocar aquecedor a gás de passagem próximos dos banheiros mais longe adiantaria?

    Obrigado,

    • Boa noite Lincon. Muito obrigado pelo contato. Colocar o aquecedor mais perto ajudaria sim (a diminuir um pouco o que acontece), entretanto isso acontece pois a água que esta na tubulação esfria, dai ela tem que sair para que a água quente venha.

      O que realmente resolveria isso seria um sistema de recirculação de barrilete. Ressalto que para que ele seja instalado deve ter uma tubulação que ligue o ponto mais longe diretamente com o reservatório térmico.

      Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.

      Abraços

    • Boa tarde Aparecido. Obrigado pelo contato. O primeiro passo é se certificar de onde está vindo o vazamento. Em muitos casos o vazamento não ocorre no boiler por isso é fundamental se certificar de onde está vindo o vazamento.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde estou em duvida em relação a marca de fabricante de Boilers, tenho dois orçamentos um da marca Boch e outro da marca Soletrol, gostaria de saber qual a melhor marca para comprar. Lembrando que ambos trabalharão em baixa pressão , pois a caixa dágua tem uma boa altura de mca. Qual devo comprar?
    Obrigado

    • Boa tarde Ricardo, tudo bem?

      As marcas de Boiler que mais trabalhamos são a Thermotini e a Cumulus. Também costumamos trabalhar com a Mastersol e a Prosol. A Bosch e a Soletrol não costumamos trabalhar, então não poderia atestar sua qualidade.

      Já a respeito do boiler ser de baixa pressão é preciso cuidado. Os Boilers de baixa pressão trabalham com pressão de até 5 m.c.a.

      Como o senhor disse que a caixa d’água tem uma boa altura, então deve ficar bastante atento a isso. Se a caixa estiver com uma altura acima de 5 m.c.a o correto é trabalhar com reservatórios de alta pressão que suportam até 40 m.c.a.

  • Boa tarde, Ricardo!

    Aquecimento solar – Por quanto tempo um boiler de 500l pode manter a água aquecida, depois que o sol se põe, nas estações de outono e inverno, principalmente?

    • Boa tarde José, tudo bem?

      Por padrão o Boiler Solar é equipado com uma resistência elétrica. Logo ele pode manter a água quente por tempo indeterminado, contanto que a energia elétrica esteja ligada.

      Já sem o uso da resistência elétrica um boiler instalado da maneira correta perde em média de 2 a 3 graus de temperatura por dia. Claro que isso varia de acordo com a região, material do boiler, se ele é de alta ou de baixa pressão e etc. Mas a base é essa.

      Obviamente isso é com a água quente parada dentro do reservatório. Caso o senhor utilize a água e reponha com água fria ele vai perdendo mais temperatura.

      Espero ter ajudado.

  • boa tarde
    queria utilizar so o boiler solar sem as placas! sera que a resistencia de apoio consegue manter uma temperatura de 35 graus? (agua vinda da caixa)

    • Boa tarde Sandro, tudo bem?

      Sim, o boiler solar é capaz de manter a água a 35 graus usando sua resistência elétrica. No entanto é importante frisar que a resistência do boiler solar fica localizada no meio do cilindro. Isso significa que ele só esquenta a água mais ou menos do seu nível para cima. Na prática, usa-lo apenas como boiler elétrico, é como se você estivesse usando um boiler com a metade da capacidade.

      Se você comprar um boiler de 300 litros, somente 150 litros de água ficara quente. Muita gente acaba optando por essa possibilidade porque o boiler solar é mais barato do que o boiler elétrico (por receber subsidio do governo), mas no uso do dia-a-dia acaba não sendo um bom negócio.

      Espero ter ajudado.

  • Bom dia. Agradeço pelas informações muito úteis divulgadas na página. Gostaria de mais um esclarecimento, por favor. Em casa, usamos um boiler de 800 litros. A circulação das placas coletoras para o boiler é feita mediante uma bombinha, e ali há um termostato instalado. A resistência de 3.000w tem outro termostato ajustado para 55⁰C, com temporizador. Assim, entendo que a resistência somente é acionada (dentro da programação do timer) quando a temperatura da água dentro do boiler está abaixo de 55⁰C, e que ela desliga quando essa temperatura é atingida, correto? Mas qual seria a temperatura mais indicada para o termostato existente no sistema de circulação das placas coletoras ao boiler? E qual seria a previsão do funcionamento desse sistema? Isto é, à medida que utilizamos a água do boiler, a água das placas é levada a ele em qualquer temperatura que estiver ou somente quando a temperatura estiver igual ou acima da indicada no termostato das placas? Poderia me indicar algum material que contenha informações sobre isso? Muito obrigado.

    • Bom dia Gilberto. Muito obrigado pelo contato. Vou numerar as respostas para facilitar.

      1- Com relação a resistência elétrica, está correto.
      2- Com relação a temperatura mais indicada para o termostato existente no sistema de circulação das placas coletoras ao boiler, esse sistema sempre funcionará desde que a temperatura nos coletores esteja maior do que a do boiler, caso durante o consumo a temperatura do boiler comece a baixar e se torne inferior a temperatura dos coletores isso fará sim com que a eletrobomba do sistema de aquecimento solar acione para que seja extraído uma melhor eficiência do sistema de aquecimento solar.
      3- Deste modo não é estabelecido um limite de temperatura para a bomba de aquecimento do sistema de aquecimento solar. Para algumas instalações específicas deve ser analisado e por segurança aplica-se limites por conta da capacidade da eletrobomba circuladora suportar a temperatura da água que ela está puxando do boiler.

      Você pode conferir mais informações nesse material específico da Rinnai: https://www.rinnai.com.br/uploads/manual/177.pdf

      Espero ter esclarecido as suas dúvidas. Estou à disposição para eventuais esclarecimentos.

      Abraços

  • Preciso instalar um boiler elétrico com entrada de água pré aquecida vinda de uma caldeira que já aquece uma piscina . Minha dúvida é :
    Tendo que atender 13 duchas em uma academia , qual a dimensão ideal do boiler e com que bitola de tubo devo alimentar o boiler

    • Boa tarde Rudimar. Tudo certo? Muito obrigado pelo contato.
      Para responder a sua dúvida nós precisamos de mais elementos e informações por se tratar de um cálculo complexo.
      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 993470346, dessa forma podemos te passar uma orientação técnica mais aprofundada.

      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

      Abraços

  • Bom dia! Tenho uma piscina em clínica de fisioterapia com aquecimento à gás e solar. No entanto, não possuo um boiler. Gostaria de saber se, com a instalação de um boiler, eu conseguiria economizar gás no inverno e reduzir custos operacionais. Com o boiler, toda a água proveniente das placas solares passaria pelo boiler?
    Grata pela atenção.

    • Olá Thais, tudo bem?

      No caso da piscina não é utilizado o Boiler, pois a própria piscina funciona como um reservatório de água. Instalar o Boiler é inviável, já que o PH da água da piscina comprometeria o equipamento. Além disso o Boiler não te traria economia.

      Espero ter te ajudado.

  • Bom dia.
    Parabéns pelas informações prestadas.
    Tenho um boiler de 60 lt, qual o tempo que leva para o aquecimento total, temperatura de 45 graus?
    Aguardo retorno.

    • Boa tarde Gladis. Primeiramente muito obrigado pelo feedback positivo.
      Eu precisava saber mais informações, como por exemplo a potência da resistência e a temperatura da água que se encontra na sua região.
      Dessa forma a gente consegue estar dimensionando qual o tempo de aquecimento que vai levar para esquentar essa água, sem essas informações nós não conseguimos calcular.

      Agradeço pelo contato.

      Abraços

  • Bom dia. Posso ligar a água da caixa dagua (que fica acima do bilet)direto nas placas, e depois o retorno delas no boiler? Quais as consequências de uma ligação assim? Obrigado pelo retorno

    • Olá Paulo, tudo bem?

      Esse tipo de ligação não é recomendada. E a principal consequência é redução drástica da eficiência do sistema solar (que se instalado corretamente gera em média 60% de economia).

      Dessa maneira os coletores só farão um aquecimento parcial da água. Necessitando que o apoio (normalmente elétrico) fique ligado o todo o tempo.

  • Bom dia,
    Gostaria de saber se existe algum tempo máximo que a água possa ficar acumulada no boiler sem haver algum problema? Pergunto isso pois estou planejando instalar um sistema solar (boiler + placas) em uma casa de veraneio cuja utilização não será frequente. Tenho receio de que, pelo pouco uso, possa surgir algum problema ou até mesmo algum risco.
    Desde já agradeço a atenção

    • Bom dia Leonardo, tudo bem?

      Especificamente esse dado eu não tenho. Mas entrarei em contato com nossos fornecedores para me informar. Mas o que posso te adiantar é que não costuma valer a pena investir em um sistema de aquecimento solar numa casa de veraneio.

      Um sistema de aquecimento solar bem dimensionado e instalado corretamente gera uma economia de cerca de 60%. Sendo assim quanto mais intenso for o uso de água quente mais rápido seu investimento retorna. Então no caso de usar a casa apenas algumas poucas vezes por ano reduz drasticamente seu custo-beneficio..

      Dependendo da frequência de uso, se for muito pequena por exemplo, o senhor vai acabar gastando mais com a manutenção do sistema do que gerar economia.

      Nessas situações recomendo o senhor investir em um aquecedor a gás.

  • Boa tarde!!! Estou para construir minha casa e vou usar um boiller solar. O projeto indicou um boiler de 800 litros. Preciso deixar um ponto elétrico de apoio para o equipamento? Para atender qual potência? Monofásico ou trifásico? A tensão aqui da região é 220 V (Monofásica) e 380 V (Trifásica). Serei muito grato pelo esclarecimento e farei contato para orçar meu equipamento com vocês.

    Obrigado!!!

    • Boa tarde Alysson. Muito obrigado pelo contato.
      Você precisa sim de um ponto elétrico de apoio para o equipamento. Por se tratar de de um boiler de 800 litros podemos considerar uma resistência de 5 KW.
      Sobre a tensão, ambas irão fazer com que o sistema opere normalmente. A única que irá mudar será o baixo custo de fiação elétrica a ser puxado para ligar a resistência. Eu recomendo ligar em trifásico pois por se tratar de uma resistência potente, com o trifásico você não terá que dimensionar fiação de diâmetro elevado para atender sua demanda.
      Utilizando a tensão de 220 volts você terá que utilizar um disjuntor de 25A com fiação de 6mm.
      Utilizando a tensão de 380 volts terá que utilizar um disjuntor de 16A com fiação de 4mm.
      Espero ter contribuído para esclarecer as suas dúvidas. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.
      Você pode entrar em contato com nossa equipe comercial pelo telefone (11) 95322-5595 ou pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br

  • Boa noite. Tenho um sistema com Boiler de 500 litros e aquecimento por placas solares. Foi instalado em sistema de nível. Mesmo em dias de sol intenso, agora no inverno, apenas os primeiros 15 minutos de banho é quente, os demais a água vai esfriando, como se o sistema estivesse jogando água fria dentro do Boiler conforme consome água quente. Isso é normal? Há um sistema para que o Boiler não misture água fria até que a quente acabe? Obrigado.

    • Boa tarde Antônio. Muito obrigado pelo contato.
      Em um sistema de boiler toda vez que é utilizada água quente do reservatório térmico a água que está abastecendo o reservatório (água fria) irá adentrar no sistema. E isso não tem como ser evitado. Referente ao seu relato de duração de água quente para o banho de 15 minutos acredito que possivelmente seu sistema possa estar mal-dimensionado ou com a instalação incorreta.
      Recomendo você a chamar uma assistência técnica autorizada para análise mais aprofudada desses pontos que levantamos. Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa assistência técnica pelo Whats App (11) 94138-3900.
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Bom dia Rubem. Muito obrigado pelo contato. O sistema solar é um sistema que exige muitos detalhes para a sua aquisição e correta instalação. Por esse motivo, recomendamos que entre em contato com a nossa equipe comercial para o levantamento de de todas as informações necessárias para melhor atendê-lo de acordo com as suas necessidades. Com essas informações conseguimos passar um orçamento assertivo para você, o que é fundamental para a melhor tomada de decisão.
      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 ou pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br
      Aguardamos o seu contato e ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Boa noite como saber se um boyler é conoativel com dr? Estou com um que não estar aceitando o dr, ele é de 500 litros

    • Boa tarde Roberto. Muito obrigado pelo contato.
      Todos os boilers são compátiveis, indiferente da marca ou modelo do equipamento.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Bom dia Rodrigo. Muito obrigado pelo contato.
      Normalmente sim, desde que o boiler seja de acordo com o sistema convencional e o coletor solar seja placa plana.
      Caso trata-se de sistemas convencionais sim, caso trate-se de coletores abertos ou tubo a vácuo acoplado deve ser analisado junto a um técnico.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Gostaria de saber se existe um aquecedor para ser instalado na saida da agua quente do reservatorio do boiler, que eu possa ligar e desligar, assim evitaria ligar o bolier eletrico e aquecer toda a agua?

    • Boa tarde Carlos. Muito obrigado pelo contato.
      Pela minha experiência, sim existem aquecedores de passagem que possuem sistema solar. Ou seja, quando a água fornecida pelo boiler estiver na mesma temperatura setada no controle do aquecedor, por exemplo: controle 40°C e temperatura de entrada de água 40°C, o equipamento não irá acionar.
      Porém com esse sistema você terá limitação de vazão provocada pelo aquecedor de passagem. E obrigatoriamente o sistema precisa ser pressurizado, caso o seu boiler seja de baixa pressão esse sistema não é indicado.
      Outra opção seria utilizar o aquecedor de passagem como central térmica, onde o mesmo irá auxiliar a resistência elétrica no aquecimento da água. É muito comum nesse sistema deixar a resistência como segundo plano (desligada).
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Olá,

    Lendo as informações que são disponibilizadas aqui percebi que aqui seria o forum ideal para dirimir minha dúvida. Possuo instalado em meu apartamento um boiler elétrico com reservatório de 200L. De uns tempos pra cá o mesmo apresentou uma alteração de comportamento/defeito. A água passou a demorar muito tempo para aquecer e praticamente ao final de um banho já não havia mais aqgua quente. Fico na dúvida se o defeito estaria na resistência ou no termostato. Pois por mais que demore muito mais tempo (antes era em torno de 40 min, agora quase 6 horas) a agua esquenta, então a resistência ainda funcionaria. O que pode estar causando essa perda de eficiência? A resistência pode funcionar pela metade? Obrigado

    • Boa tarde Fabricio. Muito obrigado pelo contato.
      Respondendo a sua pergunta, existem algumas possibilidades para esse problema estar ocorrendo.
      1- Problema na resistência elétrica (Solução: Substituição)
      2- Duchas higiênicas ou banheiros desativados com registros de água quente e água fria abertos ocasionando mistura de água “dentro da parede” (Solução fechar os registros).
      3- Caso você tenha substituído as duchas por modelos de maior vazão. Consequentemente teremos um maior gasto de água quente e com isso vindo a ocasionar esse problema.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Bom dia Simone. Muito obrigado pelo contato.
      Caso o aquecedor que você possua seja um boiler, muito provavelmente essa água que sai do respiro nada mais é do que a fervura da água, sendo assim existe a possibilidade de você ter um problema no equipamento. O mais recomendado nesse caso é você acionar a assitência técnica para estar verificando com mais profundidade o que pode estar acontecendo.
      Se você estiver em São Paulo, você pode entrar em contato conosco pelo telefone (11) 99347-0346 ou pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Boa tarde Silvane. Muito obrigado pelo contato.
      Se você encontrar o boiler vazando, a primeira ação que deve ser realizada é identificar o local exato de vazamento no equipamento. Se for identificado que o vazamento no boiler está ocorrendo na tubulação ou mesmo nas conexões é possível realizar o reparo. Mas recorrendo sempre a uma empresa com know how e expertise para realizar esse reparo. Vale ressaltar que se o vazamento estiver ocorrendo na conexão da resistência do boiler é possível fazer o conserto tranquilamente.
      Já se o vazamento identificado for no corpo do reservatório térmico, apesar de existir a possibilidade de reparo não é algo recomendado de se fazer. Isso porque o revestimento do reservatório térmico é composto por aço inox ou cobre. Consequentemente qualquer furo ou perfuração encontrada no equipamento significa que o mesmo está contaminado, fragilizado e que existe grande chance de surgirem outros furos em pontos próximos.
      Então mesmo que seja feito o reparo do boiler com solda ou similar, é muito provável que em 2 ou 3 meses o problema volte a aparecer. Seja no mesmo ponto ou próximo dele. Ou seja, trata-se de uma solução temporária, que não resolve o problema definitivamente.

      Recomendo a leitura de um artigo em nosso blog, no qual tratamos exatamente desse assunto: https://aquecenorte.com.br/blog/boiler-vazando/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Mudei a pouco tempo para uma casa com sistema de boiler, no banheiro há chuveiro eletrico coloco na posição desligado e a agua vem aquecida, mas a alguns dias houve um vazamento de agua da cx dagua, que persistiu e segundo o tecnico voltara a vazar novamente mas não soube dar solução. Troquei as boias. Mas li em algum artigo que a pressão da agua no boiler pode fazer com que ela volte para o local de origem que acho seria este a cx dagua fazendo assim que ela encha de baixo pra cima e vazando. Poderia me ajudar se é isso mesmo

    • Boa tarde Adriana. Muito obrigado pelo contato.
      Sim, isso pode estar acontecendo. Partindo do princípio que você está tendo problemas com o seu termostato, ou seja, ele não está desligando a resistência elétrica. Consequentemente quanto maior a temperatura da água maior será a expansão térmica no boiler. Dessa forma ele vai ganhar pressão e retornar para a caixa d´água e com isso você terá um aumento de pressão de água no sistema, que pode levar a vazamentos ou transbordar a caixa d´água.
      Você primeiro deve avaliar se o boiler está em funcionamento normal. Caso esteja tudo certo, você pode tentar solucionar o problema da seguinte forma: Você pode tentar diminuir o nível da sua caixa d´água, você pode entortar a vareta que fica localizada no interior da caixa, que faz o apoio a boia que fica localizada no meio da caixa. Entortando essa vareta você vai diminuir a lâmina da água da caixa d´água, fazendo isso você vai reter esse “gap” de excesso de pressão. Consequentemente você vai aumentar a pressão, vai subir a boia e assim não vai mais ficar vazando água. Essa pode ser uma solução que você pode estar adotando para tentar resolver o problema.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Aqui vai a minha dúvida:

    Comprei um imóvel antigo que possui sistema de aquecimento de água por boile elétrico. Ocorre que não tenho demanda para utilizá-lo e prefiro aumentar o pé direito do banheiro que é onde ele encontra-se instalado. Levei um encanador para uma avaliação e o mesmo me disse q seria impossível a realização do serviço sem impactar nas demais unidades. Isso procede? Pelo pouco que entendo percebi que um dos canos de cobre percorre a extensão do prédio (desde a cobertura até os andares inferiores) fazendo um desvio q alimenta o da minha unidade.

    • Bom dia Gustavo, tudo bem?

      É difícil afirmar qualquer coisa sem entender exatamente como é seu sistema. Procure perguntar pro seu encanador o porque dessa conclusão.

      Caso queira você pode entrar em contato com nossa equipe técnica que eles agendam uma visita técnica e te dirão com certeza se é possível ou não e quais os porquês.

      (11) 2262-9000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *