Boiler como funciona? Dicas imperdíveis para ter o seu aquecedor de água

Boiler é um reservatório térmico de água que além de aquecer a água preserva sua temperatura. Tem um grande formato cilíndrico na horizontal ou vertical.

A palavra boiler vem da língua inglesa boilling que significa fervura. É exatamente isso que acontece no boiler.

Ele serve para aquecer água de duchas, torneiras, banheiras, piscinas de residências como também de estabelecimentos comerciais como hotéis, academias, centros de estéticas etc.

Boiler é ideal para alta demanda de água aquecida

Para grandes demandas de água o boiler é ideal
É um reservatório de água que suporta grandes quantidade de água aquecida

Este tipo de aquecimento de água é ideal quando a demanda por água quente é muito grande, seja para duchas, torneiras ou até para piscinas. Ou também quando o número de pessoas que utilizam a água quente simultaneamente é elevado.

Você pode encontrar equipamentos de até 5000 litros de água armazenada. Isso lhe fornece bastante água quente para o uso diário.

Os grandes hotéis utilizam o boiler como parte de seus sistemas de aquecimento de água para garantir aos seus clientes um banho de hotel, com o máximo de conforto. Você já deve ter tomado um banho de hotel, é sabe que é muito relaxante, confortável e terapêutico. Você pode ter este mesmo recurso na sua casa, comércio ou empresa.

Mas por que ter um boiler?

  • Maior abastecimento de água quente para diversos pontos de saídas de água usados simultaneamente;
  • Banho quente e confortável para o uso com duchas;
  • Economia de energia (boiler solar);
  • Durabilidade;
  • Grande quantidade de água quente armazenada;
  • Abastecimento de água para banheiras e duchas de hidromassagem;
  • Aquecimento da água de piscinas –  ideal para o inverno.

Como acontece o aquecimento da água do Boiler?

Existem três formas de aquecimento de água no boiler
Existem três formas de aquecimento de água no boiler

Existem três formas de aquecimento da água no boiler, uma dessas vai se encaixar na sua necessidade.

 

1. Boiler a Gás

O boiler a gás realiza a queima do gás que pode ser natural (GN) ou do tipo usado na cozinha (GLP)

O boiler a gás armazena a água no cilindro e a mantém aquecida pela chama que é produzida no tubo central do boiler. Essa chama queima constantemente para manter a água aquecida, chamada também de chama piloto.

Essa chama piloto pode ser regulada para uma chama maior o que aquece mais rapidamente a água.

Você pode desligar a chama do gás ao sair para o trabalho para economizar no consumo de gás, mas quando for ligar novamente, terá que esperar a água ser aquecida, o que não é rápido. A vantagem é que o boiler a gás é uma opção mais barata que sua versão em energia elétrica, já que o gás é mais barato.

Quanto a segurança muitos destes boilers possuem dispositivos para desligar o consumo do gás no caso de vazamentos.

O boiler a gás opera de forma idêntica ao elétrico, quando o aquecimento da água atinge a temperatura programada, ele é desligado o que corta o consumo de gás. Se a temperatura cair ele é acionado para restabelecer a temperatura ideal.

2. Boiler Elétrico

O aquecimento da água é feito por energia elétrica. Você programa a temperatura ideal que deseja como 45º, assim que a resistência atingir esta temperatura a resistência do equipamento é desligada, o que corta o consumo de energia elétrica.

Caso a temperatura caia, como por exemplo para 43º ele é acionado automaticamente para restabelecer a temperatura programada de 45º  e volta a desligar quando a temperatura ideal é atingida. Normalmente o boiler elétrico é programado com temperatura entre 45º a 50º.

Para manter a água aquecida o equipamento deve estar sempre ligado, e para reduzir seu consumo de energia você pode instalar um timer e usa-lo de maneira mais inteligente.

O timer liga a resistência num horário determinado para aquecer água. Por exemplo se você chega do trabalho às 20hs, você pode programar o aquecimento para às 19h30, assim ao chegar em casa as saídas de água quente tanto das duchas quanto das torneiras estarão aquecidas. Já uma nova programação pode ser responsável por desligar a resistência às 0h e religar as 7h quando for a hora de acordar.

Você também pode desligar quando não estiver em casa, e só ligar quando for usar, mas nesse caso você terá de esperar alguns minutos para que a água seja aquecida.

O boiler elétrico é o mais comum nas grandes empresas como o Burguer King, e sua resistência e funcionalidade.

3. Boiler Solar

Está e a forma mais econômica de obter energia e a mais sustentável. Economizar na conta de luz e minimizar a agressão ao meio ambiente é o que queremos e precisamos.

O Brasil é um país tropical, o que significa que o sol é forte a maior parte do ano. Então usar esta energia como fonte de aquecimento da água é muito vantajoso. É energia mais sustentável que não agride os recursos naturais.

O equipamento e a instalação tem alto custo, mas que pode ser abatido com o tempo pelo baixo consumo elétrico, já que a energia solar ainda não é cobrada.

O Boiler solar, precisa de um sistema elétrico ou a gás para aquecimento durante os períodos de pouco sol, como inverno. Isso é chamado de  sistema de apoio, para que a água quente nunca falte.

A energia é obtida por placas solares, que captam o calor do sol, e aquecem a água que passa na serpentina (tubos de cobre) e vai para o reservatório.

O que você precisa para ter um boiler?

 

Existem alguns itens que você saber para não adquirir um boiler errado.
Existem alguns itens que você saber para não adquirir um boiler errado

 

Existem alguns fatores que você precisa saber antes de adquirir um boiler. Dessa forma você pode ter certeza se tem as condições necessárias para ter um.

1.Espaço

O boiler não é um equipamento pequeno, um dos menores de 75 litros tem medidas de mais de um 1metro de comprimento, o de 500 litros tem mais de 2 metros. Então quanto maior a quantidade de água maior é o reservatório. Existem reservatórios acima de 1000 litros ideias para comércios e empresas.

Você precisa ter em mente que deve ter um bom espaço para o boiler. No caso de boiler a gás uma área ventilada é importante para que não haja intoxicação por monóxido de carbono.

O boiler elétrico não precisa ser instalado em área ventilada, mas precisa de um grande espaço também. O boiler solar além do reservatório também acompanha as placas solares que podem ser instalados no telhado da casa e o reservatório na parte interna do telhado.

Muitos constroem um espaço próprio para o boiler, como uma pequena área próxima a lavanderia e áreas de serviço.

2. Duchas

Se você vai adquirir um boiler para sua residência, é preciso fazer a troca dos chuveiros por duchas e das torneiras por misturadores (um tipo de torneira ideal para água aquecida).

Existem muitos modelos de duchas no mercados, com funções de massagem, cachoeira e outros é só escolher.

As duchas e misturadores são abastecidos diretamente pela água aquecida do boiler.

3. Vazão da água

Este é um item importante. Você precisa saber a quantidade de água satisfatório para o seu uso diário, ou seja, se você vai precisar de um reservatório de 80 litros, ou de 120 litros, ou de 400 litros.

Isso vai depender também da quantidade de água quente que você vai utilizar na sua residência ou comércio. Ou seja quantos litros de água é necessário para suprir sua demanda diária.  

Quanto de água você vai precisar para o banho, para o uso nas torneiras sem esquecer da quantidade de pessoas do local. É preciso ter uma ideia para poder fornecer essas informações ao vendedor e adquirir um boiler adequado a suas necessidades.

4. Estrutura

Para o abastecimento de água quente é necessário uma tubulação hidráulica própria como cobre, CPVC  ou PEX. Você precisa de um especialista na área para fazer a essa adequação. Essa procedimento não é muito barato, mas é necessário.

5. Equipe de instalação autorizada

Este é um item de máxima importância, o ideal é adquirir um equipamento de um fornecedor que faça a instalação e manutenção do boiler, e seja assistência credenciada. Dessa forma você não perde a garantia do fabricante, e tem segurança na hora da instalação.

 

Análise sua real necessidade de ter um boiler

verifique se sua demanda de água exige a aquisição de um boiler
Verifique se sua demanda de água exige a aquisição de um boiler

Com essas informações você já pode ter um direcionamento do que é e como funciona este aparelho. Só compre quando tiver absoluta certeza que é exatamente o que você precisa.  Estamos falando de um equipamento grande, com um gasto de compra e instalação considerável.

Existem outros tipos de aquecedores, mais compactos, eficientes e mais baratos para residências, mas se o seu caso necessita de uma grande demanda de água quente o boiler é uma ótima opção.

 

Clique no link e descubra alguns tipos de boliers.

    • Bom dia Emerson,

      Recomendamos uma temperatura entre 50 e 55 graus. Especialmente se na residência tiver crianças e/ou idosos. Tem gente que prefere trabalhar com 60 graus, mas não recomendamos já que isso aumenta consideravelmente a chance de acidentes com queimaduras.

      Espero ter ajudado.

  • Enquanto o boyler está ligado, mesmo q não utilizado, ele gasta luz? O meu n é automático. Ligo e desligo na chave do disjuntor. Obrigada.
    Sheila

    • Bom dia Sheila,

      Os Boilers normalmente são instalados com um termostato. Esse termostato por sua é responsável por ler a temperatura da água dentro do Boiler. Então, de acordo com a programação, ele liga ou desliga a resistência do Boiler de acordo com a temperatura da água. Então você pode programar para que a resistência do Boiler ligue toda vez que a temperatura da água fique abaixo de 45º e desligue quando ficar acima de 50º, por exemplo.

      Você também pode instalar um timer em conjunto ao termostato. Aí você pode programar para o sistema só ser acionado em determinada faixa de horário. Vamos supor que na sua residência as pessoas costumam tomar banho todos os dias por volta das 18h, depois que chegam do trabalho. Aí você pode programar o boiler para ligar por volta das 17h30 e desligar as 20h. Assim você economiza na conta de luz.

      Mas respondendo sua pergunta de forma bem objetiva: sim, os boilers continuam ligados independente se os pontos de água são usados ou não. Mas como coloquei acima existem mecanismos para evitar o desperdício de energia elétrica.

  • Tenho o boiler em minha residencia de 1.000 lts, gostaria de saber a quantidade de água que sai em seu suspiro, pois temos que a vasão esteja muito grande.

    • Bom dia Euclides, tudo bem?

      Acredito que esteja se referindo ao respiro. A função do respiro não é de sair água e sim deixar sair a eventual pressão positiva e deixar entrar a pressão atmosférica quando eventualmente tiver que drenar o boiler.

      Mas não é incomum ele vazar água se os coletores (no caso de um sistema solar) estiverem superdimensionados, pois quanto maior a temperatura da água dentro do boiler, mais ela se expandirá e por consequência a água vai vazar pelo respiro. Outras possibilidades são se o dreno estiver muito curto/baixo ou se a resistência elétrica estiver, por algum motivo, ligada todo o tempo.

      Espero ter ajudado,

  • Boa tarde!
    Futuramente pretendo ter uma uma placa solar para ajudar na economia de energia. Se eu quiser um boiler solar para aquecer aquecer a água necessitarei de outra placa?

    • Bom dia Daniela,

      Não entendi bem a pergunta. Mas tentarei esclarecer alguns pontos:

      O sistema de aquecimento solar é composto por coletores (também chamados de placas) responsáveis por captar o calor do sol e transmitir para água. Então eles enviam essa água quente para um boiler, que é responsável por manter a água quente até o consumo.

      Necessariamente você precisará de coletores e o boiler. Não dá pra ter um sistema solar só com um ou outro.

      Espero que isso tenha ajudado. Se a dúvida for outra, fica a vontade para perguntar.

  • Tive que drenar o boiler para fazer um reparo no registro e depois que ele encheu de novo, a água não mais aqueceu. Porque será? O sistema aqui em casa tem 3 placas.

    • Bom dia Reinaldo, tudo bem?

      Ao drenar o Boiler o senhor desligou a resistência? Pergunto isso porque sem água a resistência acaba queimando.

      Logo, se o clima não estiver tão quente as placas solares não dão conta de esquentar a água e com a resistência queimada o sistema não funciona corretamente e a água fica fria.

    • Bom dia José Carlos,

      Parece que o senhor acabou de entrar em contato com a nossa equipe técnica, não é? Bom, só pra ficar reforçado aqui, o Boiler pode sim ficar abaixo dos coletores.

      Espero ter ajudado.

  • Olá! Tenho dois boilers de 4000l cada com aquecimento solar com apoia a gás. Qual seria a melhor temperatura quando for usar o gás como apoio? Meu maior problema é o consumo de e gás.

    • Boa tarde Marcelo, tudo bem?

      Pelo que o senhor descreveu, trata-se de um sistema bem grande, né? Esse consumo excessivo de gás é somente durante os meses mais frios ou acontece durante o ano inteiro?

      Pergunto isso porque em teoria o seu consumo de gás deveria ser minimo, contanto que seu sistema solar estiver bem dimensionado e funcionando corretamente.

      Tempos atrás pegamos um caso de um sistema um pouco maior do que o do senhor onde se gastava uma pequena fortuna com gás por mês. O sistema solar estava bem dimensionado, mas não estava bem otimizado. Depois de revisarmos o sistema inteiro e reconstruir parte dele, a economia, se me lembro bem, passava de 1 mil reais por mês.

  • Boa noite, tenho um boiler de 500lt e o mesmo apos ter instalado dobrou a minha conta de energia, fica muito caro pra mim instalar um timer e utilizar o aquecimento somente nos horario que precisarmos ???

    • Bom dia Ronaldo,

      Diria que não é muito caro, não. Dependendo de quanto subiu sua conta de energia elétrica em dois ou três meses você já recupera esse investimento.

  • Boa tarde,
    Tenho um boiler de 130l, e estou gastando muita energia.
    O que posso fazer para sanar este problema?
    Tenho escutado que gastamos mais qdo ligamos apenas nos horários desejados.
    Ouvi dizer que ele gasta mais energia elétrica pq demora mais tempo para aquecer já que o mesmo estará desligado na maior parte do tempo.
    Preciso de orientações
    Obrigada
    Laís

    • Boa tarde Laís,

      Depende muito do uso. Se a senhora usar a água quente constantemente ao longo do dia, então ficar desligando e ligando novamente pode sim gastar mais. Mas se o uso é mais pontual como uma ou duas faixas de banhos por dia, adicionar um timer com certeza poupará energia e diminuirá a sua conta no final do mês.

      Por exemplo, se na residência da senhora, você e sua família costumam tomar um banho pela manhã na faixa das 7h as 9h e um segundo banho das 18h as 20h, então recomendo a instalação do timer.

      Espero ter ajudado.

  • Tenho um boiler de 500L, a placa solar está funcionando normalmente, mais quando ligo os disjuntores elétricos aquece demais a temperatura e joga muita água pelo suspiro. Qual seria o problema?

    • Bom dia Sr Israel, tudo bem?

      Aparentemente o problema está relacionado ao termostato que pode estar com defeito ou configurado com uma temperatura muito alta, acima de 60ºC. Geralmente os boilers são configurados com uma temperatura de 45 a 50ºC, variando de acordo com as preferencias dos usuários.

      E o senhor relatou que liga o boiler através do acionamento dos disjuntores. O correto em instalações de sistema solar seria o acionamento do boiler automaticamente quando a temperatura da água fica inferior a temperatura configurada para o boiler.

      Espero ter ajudado.

  • Bom dia.
    Tenho um sistema de 600L e 4 placas solares.
    Durante o dia o sistema aquece muito bem. Até as 22:00 horas, a água ainda está bem quente. Mas, mesmo sem consumir (já fiz o teste quando estava sozinho em casa), a água de manhã cedo (6:00) já está fria, ou seja, o sistem está esfriando a noite.

    Testei fechar o registro de saída pra placa e de manhã a água estava quente. Ou seja, a circulação de água na placa a noite está esfriando totalmente o sistema. Tem alguma sugestão? Existe algum tipo de “registro com Timmer” que possa ser instalado e impeça a circulação de água pras placas no período da noite? Ou alguma outra solução? Obrigado

    • Bom dia José, tudo bem?

      Caso o sistema seja por recirculação forçada (que possua uma bomba de circulação que force a passagem de água para os coletores) deve ser feita uma análise no controlador da bomba. Caso o sistema seja recirculação natural deve ser analisada o nível dos coletores, tubulação e características da instalação. Confesso para o senhor que sistema solar são um pouco complexos mesmo, e é difícil lhe darmos uma solução fácil.

      O ideal mesmo é entrar em contato com um profissional qualificado para analisar o sistema inteiro e descobrir porque essa circulação está acontecendo mesmo durante a noite.

      Espero ter podido ajudar, mesmo que um pouco.

      Equipe Aquecenorte.

    • Olá Roberto, tudo bem?

      Os motivos do disjuntor estar desarmando podem ser vários. Pode ser que a fiação esteja subdimensionada (como uma bitola menor do que a recomendada para a resistência do seu Boiler). Pode ser também que o disjuntor seja de uma voltagem menor que a recomendada. Ou o senhor pode ter um problema de mau contato ou curto-circuito.

      Recomendamos chamar um eletricista para analisar onde exatamente está o problema.

    • Boa tarde Vilson, tudo bem?

      Sim, o boiler pode ser instalado sendo alimentado diretamente pela água da rua ao invés da água da caixa. Mas para isso é preciso tomar certos cuidados na instalação, pois a pressão da água da rua pode variar bastante e isso pode comprometer o boiler.

      O ideal é o senhor entrar em contato com uma empresa especializada para analisar toda a infraestrutura necessária para uma instalação desse tipo.

    • Bom dia Edgar, tudo bem?

      Depende do sistema de aquecimento instalado na residência do senhor. Ele está funcionando corretamente? O banho é confortável?

  • Comprei um boler de 100 litro cumulos para que serve aquele regulado do lado onde faz a ligacao eletrica?
    E a temperatura onde devo deixa mais por sinal de mais ou por sinal de menor

    • Boa tarde Alessandro. Tudo bem?

      Pra gente poder te ajudar o melhor seria o senhor enviar uma foto. Talvez por whatsapp? Pode ser?

      Só entrar em contato com o número: (11) 94138-3900 e enviar aos cuidados de Helder.

      Espero ter ajudado.

  • Olá amigos, bom dia…
    Teria problema ou reduziria a eficiência a substituição da tubulação de cobre por CPVC para a instalação de um boiler solar de 400 L? Em relação ao custo, o cobre é bem mais caro, porém, sempre fico em dúvida se seria uma economia viável ou não? Se puderem me auxiliar, agradeceria muito…

    • Boa tarde Ricardo, tudo bem?

      O CPVC resiste a temperaturas em torno de 70 a 80ºC com picos de 90ºC. Então ele não é recomendado para as tubulações que interligam os reservatórios (boiler) com os coletores solares. Até porque você pode ter uma fragilidade nas soldas que, no caso do CPVC, são feitas com cola.

      Já para a tubulação de água da residencia o CPVC pode ser usado desde que sejam respeitadas as características do tubo.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde
    Meu nome é José Carlos e estou construindo uma casa de dois pavimentos onde em um dos banheiros (de tres ao todo) terá uma banheira. tenho interesse de instalar energia solar. qual a capacidade do boiler que devo comprar? lembro que na minha casa somos em 04 pessoas
    qual o volume? ele pode ser instalado na mesma lage em que vai ficar a caixa d’água? no mesmo nivel?
    obrigado

  • Oi, tudo bom? Tenho um boiler de 120 litros eletrico. E utilizo um timer para os horarios de uso. Utilizo principalmente para tomar banho.
    Ligo por 1 hora…quando a agua esta aquecida, desligo totalmente.

    1 dúvida. Fiz um cálculo simples para medir a vazão, e percebi que com uma pressao razoavel pra uso normal, gasta-se 5 litros (MISTURA agua QUENTE do boiler e FRIA da caixa) a cada 100 segundos, logo, gasta-se menos do que 5 litros de agua quente, pois tem agua fria que mistura na hora. Dessa maneira era pra durar pelo menos 2400 segundos 120L, que dá 40 minutos de água quente, certo? De acordo com meu pensamento até mais que isso. Mas fiz testes e nunca passa de 18 minutos.

    Se fosse 5 litros por minuto, ou seja, pressao maior ainda, era pra durar no minimo 24 minutos de agua quente, mas como mistura com agua fria, era pra durar ainda mais. ne?

    2 pergunta.

    A medida que a agua quente do reservatorio diminui, automaticamente é preenchida com agua fria para depois aquecer, ou o sistema entende que isso é ruim, e espera o reservatorio esvaziar completamente?

    Em outras palavras, o reservatorio do boiler esta sempre cheio? Impactando somente na temperatura?

    • Boa tarde João, tudo bem?

      Respondendo suas perguntas:

      O Boiler trata-se apenas de um reservatório equipado com uma resistência elétrica e muitas vezes termostato e timer (como deve ser o caso do senhor). Logo ele não possui nenhum controle de fluxo de água. Então a medida que a água armazenada vai sendo utilizada ele vai enchendo com água fria. Essa água fria por sua vez vai se misturando e esfriando a água de dentro do equipamento.

      E sim, a tendencia é que ele fique sempre cheio. A medida que água quente vai saindo água fria vai entrando.

    • Bom dia Sr. Edson, tudo bem?

      Por vários motivos o senhor precisará de um Boiler. Primeiro porque o Boiler é um reservatório térmico, que vai receber essa água quente e preservará sua temperatura. Sem esses isolamentos térmicos o sistema solar perde muito da sua eficiência. Além disso o Boiler Solar vem equipado com uma resistência elétrica que servirá como apoio ao sistema de aquecimento solar. Principalmente durante climas frios o sol não dará conta de aquecer a água o suficiente para um banho confortável e precisará de um apoio.

      Já a caixa d’água de PVC é totalmente impropria para o armazenamento de água quente. Além de não possuir um isolamento térmico é recomendado que a temperatura da água em contato com o PVC não ultrapasse os 40 graus.

      Espero ter ajudado.

  • Bom dia, estou com um problema enorme! Gostaria de uma luz. Moro num apartamento e temos boiler a gás, sentimos constantemente um cheiro muito forte de gás no nosso apartamento, verificamos junto com a construtora e com a empresa do boiler e nada de irregular foi encontrado. Descobrimos que o problema se da quando a vizinha do apartamento de baixo liga o boiler dela, também a gás, quando ela liga sobe em segundos o cheiro forte. Os técnicos foram ao apartamento dela e não encontraram nada no aparelho nem encanamento, sabemos que o aparelhos ela é bem maior que o meu. Há alguma possibilidade do tamanho do boiler dela ser muito grande e por esse motivo sentimos o cheiro tão grande? Já estamos sem saber a quem recorrer.

    • Bom dia Carolinna, tudo bem?

      Esse não é um problema incomum. O cheiro que a senhora está sentido é do gás carbônico. Teria que verificar se o duto de exaustão e terminal da instalação da sua vizinha está instalado dentro das normas. O que podemos te recomendar é que mantenha as janelas fechadas da área onde fica o boiler instalado, normalmente na área de serviço.

        • De fato Carolinna, esse gás é prejudicial a saúde.

          E a respeito do cheiro estar forte demais é bem provável que o aquecedor do seu vizinho esteja fazendo a queima irregular do gás, o que agrava a situação.

          O mais recomendado é a senhora manter todas as janelas fechadas e entrar em contato com seu vizinho para ele regularizar sua situação.

    • Boa tarde Lorena, tudo bem?

      O ideal para fazer esse dimensionamento é saber quantas pessoas moram na residência e quantos banhos em média cada uma toma. Além disso quantas faixas de funcionamento.

      Por exemplo: Na minha casa no período da manhã são tomados 3 banhos de em média 15 minutos cada. E a noite 4 banhos.

  • Prezado,
    O boiler possui alguma válvula de retenção ou algum outro dispositivo que impede o retorno da água aquecida para a sua alimentação visando evitar o superaquecimento da tubulação de PVC?

    • Boa tarde Luciano, tudo bem?

      O boiler em si não possui válvula de retenção, mas dependendo do tipo de sistema recomenda-se instalar uma válvula de retenção sim.

  • Bom dia
    Gostaria de saber para quantas pessoas é recomendável um boiler de 100 litros?
    Na minha casa são tres pessoas.
    Existe uma tabela?
    Onde obte-la?

    • Bom dia Guilherme, tudo bem?

      No caso do Boiler precisamos saber quantos banhos mais ou menos serão tomados por dia e quais suas faixas de frequência.

      Por exemplo: serão 3 banhos de mais ou menos 10 minutos cada durante as manhãs, das 8h as 9h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *