Benefícios do banho quente para o seu corpo e mente

Benefícios do banho quente para o seu corpo e mente
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 4 min

Não é segredo pra ninguém que um bom banho quente faz muito bem e traz diversos benefícios para a saúde. Não é mesmo?

Hoje em dia, não é mais necessário percorrer grandes distâncias para usufruir das vantagens e delícias de se tomar um banho quente, como era o caso dos romanos na Grécia Antiga. Agora basta ter uma ducha e um bom sistema de aquecimento de água. Para assim entrar no banho e mandar todas as preocupações e baixo-astral embora.

Abaixo, separamos alguns dos vários benefícios que um banho quente pode trazer para a sua saúde do física e mental. Confira!

1. Banho Quente Diminui dores musculares

A água quente ativa a circulação sanguínea, o que ajuda a levar mais oxigênio para todo o corpo. Consequentemente isso ajuda na diminuição de dores musculares. Logo o ideal é que você direcione o jato de água exatamente sobre a área que está dolorida. Para tirar de vez a tensão da musculatura local.

Logo depois de um treino pesado na academia, uma corrida ou até mesmo uma partida de futebol, é necessário e muito gostoso relaxar o corpo e a mente como uma forma eficiente de recuperar os músculos mais exigidos.

As temperaturas mais altas, são ótimas para recuperar os músculos que causam contratura ou qualquer tipo de fraqueza que costumam demorar um pouco mais até começar a incomodar.

Banho_quente

2. Alivia dores de cabeça

Assim como a água quente ajuda a ativar a circulação, ela também ajuda muito a dilatar os vasos sanguíneos, o que consequentemente melhora a distribuição do sangue e alivia as dores de cabeça mais intensas.

Nesses casos, o banho quente ajuda especialmente quando as dores de cabeça são causadas por estresse, após um dia cansativo. O mais indicado é deixar a água cair diretamente no couro cabeludo. Para que possa escorrer de forma natural pelo resto do corpo. Isso costuma ter um efeito bastante relaxante.

Agora se a dor de cabeça estiver sendo causada por uma sinusite, por exemplo, a água quente também pode ajudar. Uma vez que o vapor ajuda a limpar suas passagens nasais.

Banho_quente

3. Relaxa e favorece o sono

Poucas coisas são tão relaxantes quanto um banho quente. Seja quando acordar, para começar o dia bem ou depois de um dia estressante, antes de dormir. Um banho quente é sempre muito bem vindo, você concorda?

Powered by Cia Web Sites

E uma das razões para essa sensação boa de relaxamento, também está relacionado a melhora da circulação sanguínea.

Como a circulação sanguínea aumenta, isso provoca uma maior sensação de bem-estar e relaxamento. O calor faz com que o corpo mande um tipo de “sinal“ para a nossa mente, indicando que é hora de descansar.

Por isso, um banho quente pode ser de grande valia para pessoas que sofrem de problemas como insônia, ansiedade e estresse elevado. Afinal, o bem-estar da nossa mente, está diretamente ligado ao bem-estar do nosso corpo.

Banho_quente

4. Banho Quente Diminui as cólicas menstruais

Para as mulheres que costumam sofrer muito com as cólicas menstruais, o banho quente também pode ser muito valioso. Uma vez que a água quente passa a servir como analgésico.

Quando deixamos cair bastante água quente no ventre, a tendência é que os vasos sanguíneos da região se dilatem, abrindo então o caminho para a menstruação correr com mais facilidade e, por consequência, aliviando as dores.

Banho_quente

5. Ameniza gripes e resfriados

Quem está gripado ou resfriado e cheio de dores pelo corpo, sabe a receita para uma sensação de bem-estar: um banho quentinho para aliviar os sintomas. E nós explicamos o porquê disso: Além do descongestionamento nasal e relaxamento físico, a água quente tende a fazer o corpo buscar um refresco após o banho, por meio da transpiração.

E é exatamente nessa dinâmica de “esquenta-esfria” que os vírus da gripe morrem com mais facilidade. O intenso vapor de um banho quente, também funciona perfeitamente como uma inalação caseira. Em casos de sinusite, por exemplo, em poucos minutos de banho já é possível sentir uma melhora nas vias respiratórias. Outro diferencial muito importante de um banho quente para os sintomas de resfriado e gripe, é o alívio da tosse seca como expectorante das secreções escondidas nos pulmões.

Banho_quente

6. Ajuda a despertar grandes ideias

Você já entrou no chuveiro com a cabeça repleta de preocupações, problemas e dúvidas e encontrou várias soluções durante o banho quente? Pois é, em situações assim podemos comprovar a amplitude das vantagens em se tomar banho com água quente. O despertar de novas e grandes ideias acontece com o desaceleramento da frequência cerebral. A suavização das nossas ondas mentais e a aproximação do estado alfa.

Esse relaxamento pode ser sentido tão profundamente, que o corpo acaba ficando no mesmo estado que ficamos quando estamos meditando ou minutos antes de pegar no sono profundo. Quando isso acontece, você se desprende totalmente da condição de atenção e automaticamente abre a mente para diversas percepções sem fazer grandes esforços.

Banho_quente

Pronto! Agora você já conhece os principais benefícios do banho quente, leia mais conteúdos como esse no nosso blog e saiba como ter um banho confortável na sua casa.

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Benefícios do banho quente para o seu corpo e mente
  • Benefícios do banho quente para o seu corpo e mente