Banho quente | 5 motivos para não abrir mão dele!

Tomar um banho quente é sinônimo de relaxamento. Mas você sabia que também pode fazer bem para a saúde? Confira 5 motivos para não abrir mão do banho quente!

Depois de um dia cansativo no trabalho, de treinar pesado na academia ou mesmo de uma partida de futebol com os amigos, nada melhor do que tomar um banho, não é mesmo?

Nesses momentos, geralmente acabamos buscando por um banho quentinho e relaxante.

Você sabia que o banho quente também pode fazer bem para sua saúde?

Tomar banho é uma prática que, por si só, nos faz relaxar e traz conforto e segurança. O uso da água quente tem diversos benefícios para a saúde e podem ser uma ótima pedida.

Dentre os benefícios deste tipo de banho, está a redução de dores musculares ou crônicas; sintomas de doenças como o resfriado; e até mesmo melhoria nos quadros de insônia!

Listamos agora 5 motivos para não abrir mão do banho quente e usá-lo para tornar sua vida ainda mais gostosa e saudável. Confira conosco!

banho quente
Banhos quentes em altas temperaturas não são recomendados

 

Tomar banho quente faz mal?

Essa é uma das perguntas mais comuns quando falamos de banhos quente. Assim como o banho frio, é muito importante diferenciar o banho quente saudável do banho exageradamente quente.

O banho muito quente pode sim fazer mal à saúde e causar diversos danos aos cabelos, à pele e ao seu corpo.

Mais comum em dias ou em climas mais frios, o banho muito quente, assim como o banho de longa duração, podem sim fazer mal à saúde. Acabam prejudicando seus cabelos, sua pele e até mesmo agravando problemas como hipertensão ou sangramentos.

Para garantir que sua saúde não sofra nenhum tipo de problema ou dano por conta da temperatura da água, é fundamental que você ajuste a temperatura de seu chuveiro. É importante que a água fique mais quente do que a temperatura ambiente. Nunca acima do confortável, já que isso pode ser ruim para seu corpo.

Ajuste a temperatura do seu chuveiro para um banho agradável

5 motivos para não abrir mão do banho quente

Feitas as necessárias ressalvas a respeito da temperatura do banho quente, que não deve ser muito alta para não prejudicar seu cabelo, sua pele ou causar problemas de saúde. Vamos falar agora sobre os 5 motivos para não abrir mão desse momento.

O conforto que obtemos ao tomar um banho quente não é só psicológico. Está diretamente relacionado aos efeitos da água quente em contato com a pele, o maior órgão do corpo humano.

Descubra e experimente uma série de vantagens. Listamos 5 motivos para você não deixar o banho quente de lado. Confira agora!

1- Diminuição de dores no corpo

Quem já sentiu dores musculares após um exercício mais pesado. Um dia de trabalho puxado ou mesmo uma partida com os amigos no fim da tarde, sabe o quanto um banho quente pode ajudar a melhorar essas dores. Mas por que o banho quente auxilia na diminuição das dores no corpo?

Por relaxar as fibras musculares e aumentar a circulação sanguínea, assim mais oxigênio circula nas áreas afetadas, diminuindo a tensão. O banho quente faz com que as dores fiquem menos intensas. É um forte aliado em dias mais pesados e doloridos.

Em mulheres que sofrem com cólicas menstruais, o banho quente também pode ajudar a diminuir a intensidade e a frequência das dores. Ameniza os sintomas mais intensos da cólica e também faz com que a musculatura relaxe, diminuindo as dores.

Para pessoas que sofrem com dores crônicas, os banhos quentes são um importante parceiro. Amenizam dores mais intensas e e fazem com que o corpo se sinta mais relaxado.

Por expandir os vasos sanguíneos e melhorar a circulação, o banho quente ajuda nas mais diversas dores.

2- Melhorar os sintomas de gripes e resfriados

Esse é um dos 5 motivos para não abrir mão do banho quente. Certamente você já ouviu isso de uma pessoa mais velha, um clássico conselho de nossas avós.

A sabedoria popular neste caso está bastante alinhada com a ciência. Pois confirma que tomar um banho quente ajuda a melhorar os sintomas de resfriados e gripes. Mesmo que você já esteja adoentado, o banho quente auxilia e traz diversos benefícios para o seu organismo.

Além de oferecer alívio aos sintomas dos resfriados, como nariz congestionado, dores no corpo e cansaço, também faz com que seu corpo acabe por transpirar mais após o banho.

Dessa forma produz mais suor e acaba por eliminar os vírus que estão em seu corpo.Você vai se sentir melhor mais rápidamente, além do vapor da água melhorar muito a respiração em casos de gripe e resfriado.

Tomar um banho quente é sinônimo de relaxamento. Mas você sabia que também pode fazer bem para a saúde? Confira 5 motivos para não abrir mão do banho quente!
Banho quente alivia sintomas da gripe e cansaço

3- Redução da ansiedade

Quem está acostumado a lidar com uma rotina muito puxada de estudos e de trabalho ou com problemas de ansiedade certamente já ouviu alguém aconselhar um bom banho quente.

Estudos comprovam que um banho quente é capaz de auxiliar nos casos de ansiedade, tanto situacionais, quanto em quadros crônicos mais sérios.

Permiti que seu corpo entre em um estado de relaxamento muscular mais intenso. Você se sente mais calmo e tranquilo. O banho quente diminui a ansiedade, e proporciona mais conforto.

Além disso, por fazer com que o corpo produza hormônios de conforto e de relaxamento, o banho quente também faz com que as crises de ansiedade sejam menos intensas. Um grande aliado do tratamento medicamentoso desse tipo de quadro clínico.

4- Reduz inchaços e torções

Outro dos 5 motivos para não abrir mão do banho quente está na possibilidade de diminuir inchaços e torções por meio da aplicação de água quente. Melhora a circulação do local inchado ou torcionado, a água quente reduz o tamanho e as dores das áreas impactadas.

A  água quente permiti que os vasos sanguíneos sejam expandidos, fazendo com que o sangue circule melhor. O que garante  redução do inchaço e das torções que se tornam menos incômodas. A recuperação do corpo é mais rápida.

Um banho quente ajuda na recuperação do corpo

5- Reduz os quadros de insônia

Só aqueles que já passaram por um quadro de insônia; ou mesmo sofrem com insônia crônica; sabem o quão ruim é a sensação de não conseguir dormir, não é? O banho quente também pode ajudar nesse tipo de situação. Melhora a qualidade de vida e faz com que o corpo fique calmo para entrar em repouso.

Em geral, os quadros de insônia decorrem de crises de ansiedade. Dores intensas ou de tensões acumuladas. O banho quente pode ser um grande aliado para aqueles que buscam uma maneira de se preparar para deitar. E ter a certeza de uma boa noite de sono.

O banho quente é muito eficiente no relaxamento do corpo e da mente após um dia cansativo ou estressante. Alivia as tensões e relaxa os músculos. Faz com que seus vasos sanguíneos dilatem, o que melhora também a oxigenação e a circulação do sangue no corpo.

Ressaltamos que a insônia pode ter origens psicológicas ou psiquiátricas. É fundamental procurar auxílio médico caso o quadro persista por mais do que alguns dias.

Qual a temperatura ideal para meu banho quente?

Quando falamos em banho quente, muitas pessoas se questionam a respeito da temperatura ideal para esse tipo de banho.

Temperaturas muito altas podem prejudicar a saúde e causar problemas para seus cabelos, para a circulação e também para a pele. Segundo dados recentes, a temperatura máxima para que o banho quente seja saudável é de até 39 graus celsius.

Essa é a temperatura que pode ser conseguida nos ajustes médios de seu chuveiro ou termostato. Não deve ultrapassar essa marca, já que temperaturas maiores podem causar danos à saúde.

Como a temperatura interna de nosso corpo varia de 36 a 37 graus celsius. Banhos com temperaturas muito altas podem prejudicar o funcionamento dos órgãos internos. Aumentam a pressão arterial e até mesmo o risco de problemas cardíacos.

Banho quente em temperaturas altas é prejudicial a sua saúde

Cuidados ao tomar banho quente

Mesmo que o banho quente traga 5 motivos para não abrir mão dele, é importante tomar alguns cuidados. Dessa forma você garante um banho confortável e saudável para sua saúde.

Listamos alguns cuidados que você deve ter ao preparar seu banho quente e aumentar ainda mais sua segurança e saúde. Confira:

  • Evite banhos muito longos: Assim como a temperatura do seu banho quente não deve ser muito alta, a duração dos banhos quentes também não deve ser excessivamente longa. Isso pode ser prejudicial para sua saúde. A pele pode ser danificada e perder os óleos naturais. O funcionamento cardiovascular pode sofrer alterações, já que os banhos mais quentes tendem a aumentar a circulação do sangue.

 

  • Não mude a temperatura do chuveiro ligado: Se você utiliza o chuveiro elétrico, pode ser que já tenha mudado a posição do termostato durante o funcionamento. Essa é uma prática perigosa e que deve ser evitada. Além de aumentar o risco de choque elétrico, mudar a temperatura do chuveiro em funcionamento também pode queimar sua resistência. Causar danos ao aparelho e prejudicar seu funcionamento.

 

  • Tome cuidado com a temperatura: Vale reforçar o aviso sobre a temperatura. Ainda que o banho quente traga diversas vantagens para a saúde, não é recomendado com temperaturas muito elevadas, já que podem fazer mal a sua saúde.

Esses são alguns dos motivos pelos quais você deve tomar um banho quente! O que achou de nossa lista com 5 motivos para não abrir mão do banho quente? Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *