Banho no inverno: Como evitar o ressecamento da pele

O inverno chegou e com ele os dias frios e gelados característicos da época. Depois de um dia intenso de atribuições e tarefas, não existe nada mais prazeroso do que tomar um banho quentinho e se sentir renovado não é mesmo? Mas por mais corriqueiro que possa ser, o banho no inverno deve ser seguido por algumas práticas, visando aproveitar ainda mais esse momento e evitar situações desagradáveis. Como por exemplo o ressecamento da pele.

São medidas simples mas que podem fazer uma diferença no momento de usufruir dos benefícios do banho quente para o seu corpo e mente. Nesse artigo vamos passar algumas dicas valiosas para aproveitar ao máximo o banho no inverno, potencializando ainda mais os benefícios da água quente.

Importância do banho

Tomar banho é uma atividade essencial para a nossa saúde. E não estamos falando apenas do aspecto de higiene pessoal. O banho tem um papel muito importante para o relaxamento do corpo bem como para o relaxamento da nossa mente. Além disso é durante o banho que são removidas as células mortas da nossa pele, deixando-a com aspecto saudável e bonita.

O relaxamento muscular é outro benefício que está associado ao banho, especialmente nos dias frios do inverno. Com um bom banho quente você consegue se recuperar após um dia cansativo e ainda pode liberar todo o estresse acumulado, renovando as energias para encarar os desafios do dia seguinte.

Mas apesar de vários benefícios, nessa época do ano é muito importante ficar atento a possibilidade de ressecamento da pele. E o banho com a temperatura da água muito quente influencia diretamente nisso.

No inverno os banhos bem quentes são comuns, reduzindo a barreira protetora da pele. Esta “barreira” é responsável pela proteção contra os fatores ambientais que prejudicam a saúde e beleza da pele. Elas também são responsáveis pela redução da perda de água, então é importante não prejudicá-la. Mas acima de tudo ficar atento a alguns hábitos que temos nessa época do ano, de dias mais frios.

Hidratação corporal

Como dissemos anteriormente o frio gera uma tendência a aumentarmos a duração do nosso banho. Além disso o clima seco característico dessa época também influência no ressecamento da pele. Esse ressecamento é ocasionado pela perda da umidade natural do corpo, favorecida pelos fatores que citamos anteriormente.

Por isso é importante apostar em óleos ou hidratantes específicos para a hora do banho, visando fortalecer a barreira de proteção da nossa pele. Muitas pessoas tem preguiça de passar hidratantes depois do banho, por isso a importância de utilizar produtos específicos para a hora do banho.

Banho no Inverno - Aquecenorte

Sais de banho

Outra dica para aproveitar ao máximo o banho no inverno é utilizar sais de banho. Eles são extremamente benéficos para a limpeza corporal, ajudando também no relaxamento muscular. Os sais de banho liberam aromas que promovem a sensação de bem-estar no corpo e mente, ajudando a eliminar as tensões acumuladas. O mais importante é que eles podem ser utilizados não apenas na banheira, mas também no chuveiro ou mesmo para escaldar os pés.

Os sais de banho também promovem o equilíbrio do organismo, funcionando de forma parecida como a técnica de aromaterapia. Trata-se de terapia holística que traz inúmeros benefícios físicos e psicológicos, proporcionando uma maior sensação de bem-estar.

Escolha das toalhas

É importante fazer a correta seleção da toalha que será utilizada para secar o corpo. Muitos nem imaginam que algumas toalhas, dependendo da confecção do seu material, podem agredir a pele. Como parte da nossa rotina de higiene, é fundamental optar sempre por toalhas macias, já que elas não agridem a pele.

De sempre preferência para as toalhas confeccionadas em 100% de algodão, já que elas possuem alto poder de absorção e são muito mais macias. O importante é focar sempre em toalhas com a maior quantidade possível de fibras naturais no seu tecido.

Banho no Inverno - Aquecenorte

Uso do sabonete

Utilizar o sabonete correto também pode fazer a diferença para evitar o ressecamento da pele. Muitas pessoas imaginam que apenas os sabonetes líquidos podem hidratar o corpo e evitar o ressecamento. Isso não é verdade. Os próprios dermatologistas argumentam que os sabonetes em barra são menos agressivos para a pele. Dessa forma sendo ideais para se utilizar durante o banho.

Porém aqui vale destacar que o mais recomendado é evitar as buchas, já que mesmo as buchas de banho podem abrigar bactérias. Além disso esfregar o corpo com bucha, apesar de amplamente difundido, não faz bem para a pele como se imaginava. Muitas pessoas “esfregam” o corpo com a bucha, o que acaba agredindo ainda mais a pele. O mais recomendado é utilizar o sabonete em barra, fazendo movimentos circulares suaves pelo corpo.

Tempo de banho

O tempo de banho também pode influenciar no ressecamento da pele. No inverno nós temos o hábito de tomar banhos longos, o que contribui para ressecar a pele que normalmente já fica fragilizada nessa época do ano. As temperaturas baixas aliado ao uso de água quente vai quebrando a barreira natural da nossa pele, deixando-a mais exposta. Justamente por isso é necessário ter equilíbrio no tempo de banho. Você não precisa ficar muito tempo, mas aproveitá-lo de forma eficiente. Diminua o tempo pela metade e use o tempo de banho com sabedoria, dessa forma você combate o ressecamento da pele.

O aspecto positivo é que fazendo isso você também economiza água, o que em tempos atuais também não é uma má ideia. Você pode conferir outro artigo em nosso blog onde explicamos qual a temperatura ideal de banho.

Banho no Inverno - Aquecenorte

Como evitar o ressecamento da pele

O mais importante para se evitar o ressecamento da pele é ficar atento a hábitos que comprometem a barreira protetora da pele. Evitar ficar tempo prolongado no banho, banhos com temperaturas muito elevadas e não se hidratar corretamente são hábitos ruins que prejudicam a nossa pele e consequentemente a nossa saúde como um todo. É muito importante cortar esses hábitos. A curto e médio prazo você vai sentir os benefícios.

Vale destacar que no inverno ocorre uma diminuição da umidade do ar e da transpiração corporal. São fatores que também contribuem para o ressecamento da pele. Foque em tomar banhos mais curtos, beba muita água e evite o uso de esponjas durante o banho. São medidas simples que vão te ajudar a combater o ressecamento da pele. E não deixe de utilizar produtos hidratantes, alguns produtos específicos podem inclusive ser utilizados durante o banho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *