5 dicas para ter a área de lazer dos sonhos

Um local para lazer tem grande prioridade nas residências, principalmente quando há um espaço viável para incorporar itens como um jardim, playground ou uma piscina. Constituir esse espaço de maneira cautelosa representa uma grande oportunidade de evitar prejuízos e usufruir de diversos momentos agradáveis. Entre as principais dicas que podem ser seguidas, estão:

  • Seleção correta de revestimentos;
  • Priorização do conforto e qualidade;
  • Recorrer a profissionais qualificados;
  • Conciliar estética com funcionalidade;
  • Considerar sempre o dimensionamento do local.

Os revestimentos constantemente são atrelados com fatores estéticos, assim como outros elementos que podem compor a área de lazer. Contudo, é preciso prezar pelas condições apresentadas pelo terreno e região. Principalmente para identificar juntamente a um profissional as opções mais vantajosas para a instalação.

Suporte profissional na tomada de decisões

Sem dúvidas, o suporte profissional pode fazer a diferença para qualquer etapa que envolve a estrutura. Isso desde a decoração, instalação dos elementos principais e em manutenções.  Por exemplo, a calha de alumínio é uma aplicação muito comum nas edificações, pois canaliza a água da chuva de telhados para destinos adequados, o que contribui de maneira significativa para evitar problemas na construção, como infiltrações e rachaduras.

Outro exemplo corresponde ao elemento vazado de concreto, que é visado essencialmente por seu apelo estético, uma vez que promove uma melhor iluminação e ventilação, além de permitir certa visibilidade entre os ambientes. É uma estrutura muito requisitada principalmente para áreas externas devido as diversas aberturas. Por mais que sejam dois produtos totalmente diferentes, possuem grande importância em suas aplicações. Caso a necessidade de um profissional qualificado seja negligenciada, prejuízos severos podem surgir na estrutura.

Com a cautela, consequentemente será possível conciliar a beleza de cada item com a funcionalidade. Isso é algo decisivo para o custo-benefício, o que também abrange a segurança e a qualidade. Além desse fator, a área disponível para cada elemento também deve ser observada. Principalmente ao considerar as propriedades e necessidades apresentadas por cada item.

Basta considerar a área total e fazer um planejamento minucioso. Normalmente perto de churrasqueiras e piscinas a exigência para circulação é maior, porém, existem outros itens que contribuem com o espaço sem grandes ocupações, como luminárias, móveis e uma cobertura abre e fecha, que pode ser instalada com estrutura de metal e causar grande impacto para o ambiente, principalmente no que diz respeito a praticidade de uso.

 

Principais cuidados com a piscina

Conforme abordado anteriormente, a piscina é um produto muito visado para áreas de lazer. Isso ocorre principalmente devido a diversão e o relaxamento que podem ser proporcionados. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para garantir um uso adequado e para otimizar ainda mais o local. Entre as alternativas, é válido citar os cuidados com a qualidade da água e o conforto proporcionado pelos aquecedores de piscina.

A cautela em relação a água é crucial para evitar questões com impurezas e consequentemente maiores prejuízos com manutenções. Para lidar com esse cenário, é possível manter a piscina coberta, higienizar as bordas e aspirar o fundo da piscina, além de remover os resíduos em suspensão na água. Aplicações como o cloro também podem contribuir para que a água seja mais saudável e a formação de algas seja retardada.

Para potencializar o conforto, a instalação de um aquecedor para piscina pode ser uma escolha favorável, principalmente para períodos com temperaturas mais baixas. Todavia, é importante abordar que existem diferentes sistemas de aquecimento, como o elétrico e o solar. O primeiro caso  tem controle por meio de um termostato automático. Isso acaba contribuindo de maneira significativa para manter a água em uma temperatura adequada.

Já a opção solar tem funcionamento por meio de coletores solares e conta com um sistema de transferência do calor para a água. Após ela ser aquecida, é submetida ao bombeamento para a piscina. Diferentemente do aquecimento elétrico, há um controle digital e a instalação das placas exige uma área ampla, que comumente corresponde ao telhado.

Área de lazer - Aquecenorte 2

Quais são as vantagens do deck?

Entre os itens de decoração mais requisitados quando se trata da área de lazer, é possível citar o deck de madeira, que pode ser instalado em cima de um piso virgem ou até mesmo irregular. O material em questão pode ser sintético ou com madeira originada de reflorestamento, sendo essa segunda opção mais sustentável.

De qualquer maneira, independentemente do modelo selecionado, os fatores que podem influenciar na resistência do produto devem ser analisados com cuidado. Mas de forma geral, ao receber tratamentos adequados, o produto pode apresentar grande durabilidade. Embora a madeira não seja frequentemente aplicada em áreas úmidas, o deck é projetado e tratado para atender as exigências apresentadas por esses locais. Principalmente em relação a umidade.

Por mais que a piscina seja uma grande protagonista, se pode observar que diversas alternativas podem ser exploradas para compor a área de lazer almejada. E em cada uma delas, os atributos específicos precisam ser observados para garantir uma escolha satisfatória. Por esse motivo, as dicas apresentadas ao longo do texto podem ser significativas para o planejamento e passos posteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *