Pular para o conteúdo

Quanto tempo é necessário para aquecer uma piscina?

Quanto tempo é necessário para aquecer uma piscina?

Se você possui uma piscina em casa, certamente já pensou em ter um sistema de aquecimento de água para poder utilizá-la sempre que desejar. Ainda mais sem as limitações impostas pelos dias mais frios ou mesmo para aproveitar a sensação de conforto e de relaxamento que a água quente pode proporcionar.

Mas a escolha do aquecedor ideal depende de vários fatores: gastos com instalação e possíveis adaptações para acomodar toda a aparelhagem, os custos com a fonte de energia que vai aquecer a água, as dimensões da piscina, a região onde ela está instalada, entre outros pontos.

Todos esses fatores acabam influenciando também o tempo necessário para aquecer a água da piscina até a temperatura considerada ideal. E a quantidade de horas ou dias pode variar consideravelmente. Por isso, este artigo vai mostrar como cada um dos sistemas funciona e o tempo médio para fazer esse aquecimento.

Os fatores que influenciam o tempo de aquecimento

Como você já deve ter notado, o sistema de aquecimento de piscina é um fator que precisa ser levado em consideração para determinar o tempo que leva para aumentar a temperatura da água até o nível desejado. Mas esse é apenas um dos tópicos que merecem uma análise.

Em relação aos aparelhos, o método como cada um deles realiza o aquecimento acaba se tornando determinante para que isso aconteça de maneira mais rápida ou lenta. Isso porque alguns elevam a temperatura por fazer contato direto da fonte com a água. Já outros passam por outros processos antes de esquentá-la.

O tamanho da piscina é outro fator fundamental. Isso porque grandes volumes de água precisam de maior quantidade de energia térmica para aumentar a sua temperatura. No entanto, se um sistema de aquecimento eficiente e bem dimensionado for instalado no local, isso pode ser minimizado.

Também deve ser levada em conta a região onde a piscina está instalada. Isso porque alguns sistemas utilizam parte do calor do ambiente para aquecer a água. Ou seja, em lugares muito frios, é provável que a temperatura ideal demore um pouco mais para ser alcançada. Locais que ventam muito também prejudicam o aquecimento da piscina.

Aquecer uma Piscina - Aquecenorte

O tempo necessário para aquecer uma piscina

É importante ressaltar que os números fornecidos aqui são apenas uma estimativa baseada nos dados fornecidos pelas empresas e em uma piscina recreativa encontrada em residências (tamanho médio). Pode haver uma variação de acordo com os fatores apresentados anteriormente. Além disso, o tempo necessário depende do tipo e do dimensionamento do aquecedor usado para esse fim.

Aquecedores elétricos

Os aparelhos elétricos já foram um dos mais utilizados por conta de seu baixo custo de instalação. Mas ainda é possível achar bons modelos. O método de aquecimento feito por ele lembra aquele encontrado nos chuveiros elétricos: uma resistência recebe energia elétrica e a converte em energia térmica. É um sistema de passagem, ou seja, o fluxo de água recebe esse calor e momentaneamente aumenta a temperatura.

Por conta disso, o tempo de aquecimento é considerado rápido. Em em torno de 12 horas, já é possível aproveitar a piscina na temperatura ideal. No entanto, como usa energia elétrica para isso, o gasto no longo prazo tende a ser alto. Portanto, é recomendável seu uso com moderação.

Aquecer uma Piscina - Aquecedor a Gás Pentair Mastertemp - Aquecenorte

Aquecedores a gás

Presente no Brasil há quase meio século, o aquecedor a gás é um sistema muito comum para garantir o abastecimento de água quente para residências, condomínios e prédios comerciais. As duas fontes de energia mais utilizadas para isso são o gás natural (GN) e o gás liquefeito do petróleo (GLP).

Eles funcionam por meio do mecanismo de passagem: a água da piscina passa por um duto e, em seguida, é conduzida para uma caldeira onde recebe o calor da chama alimentada pelo gás e aumenta sua temperatura. Depois, esse fluxo de água aquecido é devolvido para a piscina, deixando a água na temperatura ideal.

Esse sistema garante que a água esteja totalmente aquecida entre 12 e 18 horas após o seu acionamento, e a manutenção da temperatura exige pouco do aparelho – um ponto favorável ao método. Além disso, ele utiliza o gás como fonte de energia, que tem custo baixo e alto rendimento.

Caso você queira conhecer melhor os aquecedores a gás para piscina separamos este artigo para você!

 

Aquecer uma Piscina - Bomba de Calor Rheem - Aquecenorte

Bomba de calor

Este é um dos sistemas de aquecimento mais eficientes e modernos que existem no mercado atualmente. Ele possui um mecanismo semelhante ao que é utilizado nos aparelhos de ar condicionado. A diferença é que o condicionador retira o calor do ambiente por um circuito de tubos, e depois resfria o ar com o suporte de um gás. Já a bomba de calor faz algo que pode ser considerado o contrário: capta o ar quente e o transfere para a água.

A bomba de calor (conhecida também como trocador de calor) é um aparelho relativamente econômico em relação ao gasto energético. Afinal a eletricidade utilizada não trabalha diretamente no aumento da temperatura, mas no processo de retirada de calor do ar.

Apesar dessa economia, vale salientar que o processo de aquecimento da água é um pouco mais demorado do que outros métodos. E isso depende também das condições climáticas – em um dia mais frio, há menos calor disponível no ambiente, por exemplo. Por isso, o aquecimento total pode levar de 48 a 72 horas.

Você pode conhecer mais sobre a bomba de calor acessando esse link!

Aquecedor solar

Além de seu uso no aumento de temperatura para piscinas, o aquecedor solar é muito utilizado em residências, condomínios e prédios comerciais devido ao seu baixo custo energético e alto rendimento. Isso porque ele utiliza a irradiação solar para aquecer a água a partir de seus coletores solares, que recebem essa irradiação mesmo em dias nublados ou frios.

Resumindo o processo de aquecimento solar: os coletores recebem a irradiação solar e transferem para água que é aquecida. Essa água quente então

Quando a temperatura da água precisa ser aumentada, ela é então bombeada para os coletores, onde passam por esse processo. Por conta da captação de luz, o tempo de aquecimento pode levar de algumas horas (dias de sol) até 2 ou 3 dias (nublados ou frios).

Na dúvida? Chame um especialista

Se você tem dúvidas sobre o método mais eficiente para aquecer a sua piscina ou gostaria de experimentar outro sistema, procure uma empresa especializada. Ela pode fazer projeções de acordo com sua piscina e o sistema escolhido.

Caso queira um orçamento, preencha o formulário abaixo. Nossa equipe de especialistas vai entrar em contato com você para apresentar as melhores soluções.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up