Problemas com aquecedor a gás rinnai: Os 4 problemas mais comuns

Problemas com aquecedor a gás rinnai: Os 4 problemas mais comuns
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 10 min
Powered by Cia Web Sites

Aqui na Aquecenorte temos um canal aberto com nossos clientes para que possam sanar dúvidas ou relatar qualquer dificuldade com seus aquecedores. Como já dissemos antes, os aquecedores a gás (em especial os digitais) são equipamentos muito confiáveis e a maioria dessas dificuldades acontecem simplesmente por falta de conhecimento.

Na maior parte dos casos conseguimos resolver os problemas com uma simples orientação por telefone. Por isso resolvemos escrever esse artigo para te ajudar com alguma eventualidade.

Confira abaixo a lista com os erros mais comuns e saiba o que fazer:

1. Aquecedores a gás desligam no meio do banho

Aquecedores_a_gas

Não exibe código de erro

Esse é o problema mais recorrente que recebemos. E talvez o mais desagradável. Ninguém merece receber aquela água fria no meio do banho.

Não se trata de um defeito no aquecedor em si e sim com a hidráulico. Na verdade um desequilíbrio hidráulico.

  • Causa: Desequilíbrio hidráulico – a água fica frio ou morna. Temperatura desconfortável

Em alguns casos o aquecedor não chega a desligar durante o banho. A temperatura fica variando bastante, com ondas de água morna ou fria, tornando o banho bastante desconfortável.

Como dito anteriormente, a causa é um desequilíbrio hidráulico. O que acontece é o seguinte: a água fria, que naturalmente possui uma pressão maior que a água quente, acaba dominando o encanamento e bloqueando a passagem da água quente que vem do aquecedor.

Como o aquecedor a gás aciona somente com a passagem da água (por isso seu nome oficial é aquecedor de passagem) ele entende que o registro foi fechado e desliga.

Nos casos, onde ao invés de desligar completamente a temperatura fica oscilando. A única diferença é que a água fria não bloqueou completamente a passagem da água quente. Ora passa mais água quente, ora menos. Isso causa aquela variação repentina no banho.

Ok, mas como corrigir?

É bem comum as pessoas configurarem seu aquecedor a gás com uma temperatura mais alta que a confortável (ás vezes muito mais alta mesmo, algo em torno de 50, 60 graus) e depois acertarem a temperatura confortável do banho abrindo o registro da água fria.

Essa não é a melhor forma de utilizar o aquecedor. Quanto maior a temperatura configurada no aquecedor, mais água fria será necessário para esfriá-la.

O ideal é regular no próprio aquecedor uma temperatura confortável pro seu banho, assim você não vai precisar misturar água fria, em especial no caso dos aquecedores digitais que possuem um display eletrônico onde é possível colocar a temperatura exata.

É bem comum que cada morador da residência prefira seu banho com uma temperatura diferente. Nesses casos, pra você não ter que ficar mexendo no aquecedor a cada banho, deixe a temperatura apenas 1 ou 2 graus acima da ideal. Assim misture apenas um pouco de água fria e cada pessoa atingirá a temperatura de preferência sem causar esse desequilíbrio hidráulico que tanto citamos.

Isso costuma ocorrer em especial com os aquecedores mecânicos, que são mais trabalhosos de regular a temperatura. Sempre que possível procure usar pouca mistura de água fria. Além de evitar problemas você vai poupar na conta de gás e água.

Mas e se você, já não mistura água fria e mesmo assim isso está ocorrendo?

Outra situação bastante comum que também causa o desequilíbrio hidráulico que faz seu aquecedor desligar é se o registro da ducha higiênica (aquele chuveirinho que fica do lado do vaso sanitário) estiver aberto.

  • Causa: Desequilíbrio hidráulico – registro aberto

A maioria das pessoas não costuma fechar o registro em si, apenas deixa o gatilho fechado. Não vai sair água, mas como o registro está aberto a água fria (que compartilha a mesma tubulação) impedirá a água quente de passar do mesmo jeito.

Isso também pode ocorrer com registros gerais abertos de banheiros desativados. Talvez você tenha aquele banheiro de empregada que ninguém usa. Em ambos os casos é só manter o registro fechado.

Então não custa você verificar se todos os registros estão fechados. Assim você economiza na visita técnica onde o profissional vai até o local só pra fechar o registro. Acredite, isso acontece muito.

Esse problema é tão comum que fizemos um artigo somente para ele, aprofundando mais em suas causas e possíveis soluções.

2. Aquecedor a gás não liga: Falta de Gás

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer falta de gás:

Código 11: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código E1: Lorenzetti, Sakura, Komeco, Orbis e Rheem (fabricação chilena)

Talvez você não acredite, mas falta de gás também é um problema bem comum. Como você já deve ter notado esse é mais um daqueles problemas que não é do aquecedor em si.

  • Causa: Registro de gás fechado

Na maioria das vezes se resume a um simples registro fechado, mas suas causas podem variar. Às vezes é só um problema de fornecimento da empresa de gás (aqui em São Paulo a Comgás) ou pode ser uma falha na estrutura do prédio, com o registro geral fechado.

Caso seu aquecedor apresente o código 11 ou E1 comece verificando o registro de gás do próprio aquecedor, depois verifique o registro geral do apartamento (se tiver). Se os dois estiverem abertos é hora de checar os registros do prédio, entre em contato com seu zelador.

Um jeito prático e descomplicado de verificar se o gás tá chegando na sua residência é tentar ligar seu fogão.

Fique atento para o fato que não é incomum as empresas fornecedoras de gás selarem os registros individuais de gás de apartamentos novos ou que ficaram algum tempo parados, sem moradores.

Powered by Cia Web Sites

Nesse caso é só entrar em contato com a empresa para reabertura do registro. Aqui em São Paulo a empresa responsável pelo fornecimento de gás é a Comgás.

Aquecedores_a_gas
Aquecedores a Gás

3. Aquecedor desliga depois de um tempo: Insuficiência de Gás

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer insuficiência de gás:

Código 12: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código E1: Lorenzetti, Sakura, Komeco, Orbis e Rheem (fabricação chilena)

É um problema similar ao anterior, a diferença é que nesse caso o gás chega até o aquecedor, em uma quantidade inferior ao necessário para seu funcionamento.

  • Causa: fornecimento do gás limitado

Nas versões GLP (gás de botijão) acontece quando o gás está no final ou se o medidor de gás instalado não estiver bem dimensionado. Se o botijão de gás estiver cheio então é certeza que o problema está no dimensionamento dos registros e medidores.

Se for o seu caso entre em contato com profissionais qualificados para fazer o redimensionamento correto da sua casa.

Em aquecedores GN (gás natural) o problema pode ser com a baixa pressão do gás. Nesses casos somente a empresa fornecedora de gás pode te ajudar. Verifique quais são as empresas responsáveis pela sua região e entre em contato.

4. Aquecedor aciona depois desliga: Problema na Rotação da Ventoinha

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer problemas de rotação de ventoinha.

Código 90: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código E8: Lorenzetti, Sakura, Komeco, Orbis e Rheem (fabricação chilena)

Esse problema ocorre quando a ventoinha, responsável pela expulsão do monóxido de carbono, começa a ter mais esforço para girar, perdendo eficiência. Assim, o monóxido que não é expulso acaba se acumulando no aquecedor e causa um superaquecimento. Por segurança o aquecedor desliga.

  • Causa: falha na ventoinha que gera acúmulo de monóxido de carbono

A origem mais comum dessa falha é a sujeira, que se acumula na ventoinha e dificulta sua rotação. Dependendo do tempo do aquecedor e a intensidade com que é usado pode ocorrer também pelo desgaste natural da peça.

No primeiro caso somente a manutenção preventiva elimina o problema, já no segundo é necessária a substituição do componente. Independentemente da situação é importante contratar apenas empresas autorizadas para realizar a manutenção do seu aquecedor a gás.

Vale ressaltar uma curiosidade sobre essa dificuldade com a ventoinha: é mais comum ocorrer durante o inverno. As temperaturas estão mais baixas e o aquecedor tem que se esforçar muito mais pra entregar a temperatura desejada (que no frio já costuma ser um pouco mais alta).

Agora uma dica se você tiver uma secadora de roupa no mesmo ambiente que o aquecedor a gás:

  • Causa: películas de roupas

A secadora solta muita das películas da roupa. Essas películas por sua vez invadem o aquecedor causando o problema que descrevemos acima. Uma maneira bastante simples de resolver essa dificuldade é instalar um filtro na secadora. Esse filtro pode ser feito com uma meia-calça e uma braçadeira.

Simples, barato e evita muita dor de cabeça.

Outros códigos relacionados a problemas com a ventoinha:

Código 61 – Conector solto ou problema com a ventoinha:

Marcas: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código 99 – Ventoinha com torque elevado ou sujeira no circuito de ar:

Marcas: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Aquecedores_a_gas
Aquecedores a Gás

Aquecedores a Gás: Equipamentos Confiáveis

Como você deve ter notado lendo a lista acima a maioria dos problemas não são do equipamento em si. E uma boa parte deles é causado pelo acúmulo natural de sujeira.

Isso demonstra que os aquecedores a gás, em especial as versões digitais que são as mais atuais e sofisticadas, possuem uma durabilidade muito alta. E um baixo índice de manutenção, se forem usadas de maneira correta.

Caso você tenha tentado alguma solução demonstrada acima e mesmo assim seu equipamento continue apresentando problemas de funcionamento é indicado que você entre em contato com uma empresa autorizada pelo fabricante do seu aquecedor. Não tente limpa-lo ou substituir peças por conta própria. Além de sacrificar sua garantia de fábrica você pode estar colocando a sua saúde e da sua família em risco.

Assistência Técnica Autorizada em São Paulo para Aquecedores a gás

Escrevemos esse artigo com o objetivo de ajudar as pessoas com problemas bem comuns (e muitas vezes simples) em seus aquecedores a gás. Mas talvez o problema do seu aquecedor a gás seja mais complexo que isso e necessite da visita de um técnico especializado.

Caso esteja em São Paulo ou arredores, como Guarulhos ou ABC Paulista, podemos te ajudar. Somos assistência técnica autorizada dos aquecedores a gás das marcas Rinnai, Rheem, Bosch e Orbis!

Para solicitar nossa assistência técnica autorizada é só preencher o formulário abaixo que um dos nossos técnicos entrará em contato para entender melhor seu caso e marcar uma visita!

Comentários sobre Aquecedores a Gás

Recebemos muitos comentários com dúvidas a respeito de problemas com aquecedores a gás. E sempre tentamos ajudar nossos leitores da melhor forma que conseguimos. Mas para fazer isso de maneira assertiva precisamos do máximo de informação possível.

Então quando for deixar seu comentário com uma dúvida sobre o problema que está tendo com o aquecedor a gás, além de descrever os sintomas, escreva também a marca, modelo e tipo de gás do aquecedor a gás, e quaisquer informações adicionais que achar relevante.

Via de regra você encontrará informações como marca e modelo em um adesivo na lateral direita dos aquecedores a gás.

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

1.028 comentários em "Problemas com aquecedor a gás rinnai: Os 4 problemas mais comuns"

  1. Hamilker disse:

    Boa noite, tenho um aquecedor da Rinnai 27l , apenas nos chuveiros ele funciona uns minutos e depois desliga a chama e aparece o número 10 no visor, aí sempre tem que fechar o registro e abrir novamente, o que pode estar acontecendo?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Hamilker, tudo bem?

      O número que aparece no visor trata-se de um código de erro. É um autodiagnostico que o equipamento emite quando apresenta algum problema.

      O código 10 diz respeito a exaustão do equipamento. Pode ser uma obstrução na chaminé ou um problema na ventoinha do equipamento. Se o local for uma casa, saiba que é bem comum passarinhos fazerem ninhos na chaminé que acabam interferindo no bom funcionamento do sistema de exaustão.

      De qualquer maneira, nesse tipo de caso o recomendado é o senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Rinnai e solicitar a visita de um técnico.

      Espero ter ajudado,

  2. LUIZ BACILE disse:

    Bom dia,
    Tenho um aquecedor Rinnai 7,5 L REU 73 BR GN com pressurizador embutido e nos últimos dias ele liga ao abrir o registro, pressuriza e segundos depois, começa a piscar o LED vermelho na parte inferior direita e desliga, conseguem me dar uma orientação?

    Obrigado

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Luiz, tudo bem?

      O LED piscando indica um código de erro. Mas para identificar esse código é necessário saber quantas vezes ele pisca antes de desligar. Esse código vária de 2 a 6 acendimentos. O senhor saberia nos informar quantas vezes o LED acendeu?

      1. LUIZ BACILE disse:

        Ele desliga a pressurização e aquecimento, e fica piscando passando água fria fraca até que eu desligue o registro. Ele já para o sistema de imediato quando começa a piscar

        1. Ivan Barion disse:

          O senhor consegue gravar um vídeo do problema e nos enviar? O senhor pode nos enviar pelo whatsapp através do número (11) 2262-9000 ou pelo e-mail assistencia@aquecenorte.com.br.

          Assim a gente consegue ver melhor e te orientar.

  3. dayaneloures@yahoo.com.br disse:

    Comprei um AP e percebi q o aquecedor está vazando um óleo amarelo.

    O que pode ser?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Dayane, tudo bem?

      Esse óleo sai por onde exatamente? É do flexível de gás? É do próprio equipamento? Pode detalhar melhor?

      Além disso, esse aquecedor utiliza que tipo de gás? Gás liquefeito de petróleo (GLP), que é o gás de botijão ou gás natural (GN), que é o gás encanado, aqui em São Paulo fornecido pela COMGÁS.

  4. Renata Paixão disse:

    Boa tarde,
    Tenho um aparelho da Lorenzetti LZ 1600 D, e ele liga e em seguida desliga e aparece o código E02. O que pode ser?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Renata, tudo bem?

      O código E2 tem relação com a exaustão dos gases queimados pelo equipamento. Pode ser um problema de obstrução de sujeira, ou até um ninho de passarinho, como um problema na ventoinha do equipamento.

      Nesse caso o mais recomendado é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Lorenzetti e solicitar a análise de um técnico.

      Espero ter ajudado,

  5. ISAQUE DEMANI MACHADO disse:

    Boa noite! Aqui está acontecendo algo inusitado. Quando abrimos a fria, está ligando o aquecedor, a água não sai quente, mas o aquecedor liga e consome o gás!!! O que pode estar causando isso?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Isaque, tudo bem?

      Na verdade, esse não é um problema inusitado. É bem comum.

      Isso acontece porque idealmente o aquecedor a gás precisa de um ramal de alimentação de água exclusivo pra ele, mas em muitos casos isso não acontece. Então dependendo da configuração hidráulica existente na sua residência, quando você abre um ponto de água fria, especialmente um que esteja fisicamente próximo ao Aquecedor a gás, a água, que sempre procura o caminho mais próximo, ao invés de vir da tubulação, tenta vir do aquecedor a gás pelo fluxo contrário.

      Essa água armazenada dentro do aquecedor a gás está mais próxima, e por isso ela tenta abastecer o ponto aberto indo pelo fluxo contrário. Como logo em seguida o ramal consegue abastecer o ponto, essa movimentação de água dentro do aquecedor só aciona o equipamento e desliga em seguida. Isso acontece porque o fluxostato do aquecedor detecta essa movimentação e dá partida no equipamento.

      Mas você deve estar se perguntando como resolver isso. É muito simples, basta instalar uma válvula de retenção na entrada de água do aquecedor. Isso vai impedir que a água flua no sentido contrário e o equipamento não vai mais acionar com pontos de água fria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Problemas com aquecedor a gás rinnai: Os 4 problemas mais comuns
  • Problemas com aquecedor a gás rinnai: Os 4 problemas mais comuns