Aquecedores a Gás | Os 4 problemas mais comuns

Aqui na Aquecenorte temos um canal aberto com nossos clientes para que possam sanar dúvidas ou relatar qualquer dificuldade com seus aquecedores. Como já dissemos antes, os aquecedores a gás (em especial os digitais) são equipamentos muito confiáveis e a maioria dessas dificuldades acontecem simplesmente por falta de conhecimento.

Na maior parte dos casos conseguimos resolver os problemas com uma simples orientação por telefone. Por isso resolvemos escrever esse artigo para te ajudar com alguma eventualidade.

Confira abaixo a lista com os erros mais comuns e saiba o que fazer:

1. Aquecedor desliga no meio do banho

Não exibe código de erro

Esse é o problema mais recorrente que recebemos. E talvez o mais desagradável. Ninguém merece receber aquela água fria no meio do banho.

Não se trata de um defeito no aquecedor em si e sim com a hidráulico. Na verdade um desequilíbrio hidráulico.

  • Causa: Desequilíbrio hidráulico – a água fica frio ou morna. Temperatura desconfortável

Em alguns casos o aquecedor não chega a desligar durante o banho. A temperatura fica variando bastante, com ondas de água morna ou fria, tornando o banho bastante desconfortável.

Como dito anteriormente, a causa é um desequilíbrio hidráulico. O que acontece é o seguinte: a água fria, que naturalmente possui uma pressão maior que a água quente, acaba dominando o encanamento e bloqueando a passagem da água quente que vem do aquecedor.

Como o aquecedor a gás aciona somente com a passagem da água (por isso seu nome oficial é aquecedor de passagem) ele entende que o registro foi fechado e desliga.

Nos casos, onde ao invés de desligar completamente a temperatura fica oscilando. A única diferença é que a água fria não bloqueou completamente a passagem da água quente. Ora passa mais água quente, ora menos. Isso causa aquela variação repentina no banho.

– Ok, mas como corrigir?

É bem comum as pessoas configurarem seu aquecedor a gás com uma temperatura mais alta que a confortável (ás vezes muito mais alta mesmo, algo em torno de 50, 60 graus) e depois acertarem a temperatura confortável do banho abrindo o registro da água fria.

Essa não é a melhor forma de utilizar o aquecedor. Quanto maior a temperatura configurada no aquecedor, mais água fria será necessário para esfriá-la.

O ideal é regular no próprio aquecedor uma temperatura confortável pro seu banho, assim você não vai precisar misturar água fria, em especial no caso dos aquecedores digitais que possuem um display eletrônico onde é possível colocar a temperatura exata.

É bem comum que cada morador da residência prefira seu banho com uma temperatura diferente. Nesses casos, pra você não ter que ficar mexendo no aquecedor a cada banho, deixe a temperatura apenas 1 ou 2 graus acima da ideal. Assim misture apenas um pouco de água fria e cada pessoa atingirá a temperatura de preferência sem causar esse desequilíbrio hidráulico que tanto citamos.

Isso costuma ocorrer em especial com os aquecedores mecânicos, que são mais trabalhosos de regular a temperatura. Sempre que possível procure usar pouca mistura de água fria. Além de evitar problemas você vai poupar na conta de gás e água.

– Mas e se você, já não mistura água fria e mesmo assim isso está ocorrendo?

Outra situação bastante comum que também causa o desequilíbrio hidráulico que faz seu aquecedor desligar é se o registro da ducha higiênica (aquele chuveirinho que fica do lado do vaso sanitário) estiver aberto.

  • Causa: Desequilíbrio hidráulico – registro aberto

A maioria das pessoas não costuma fechar o registro em si, apenas deixa o gatilho fechado. Não vai sair água, mas como o registro está aberto a água fria (que compartilha a mesma tubulação) impedirá a água quente de passar do mesmo jeito.

Isso também pode ocorrer com registros gerais abertos de banheiros desativados. Talvez você tenha aquele banheiro de empregada que ninguém usa. Em ambos os casos é só manter o registro fechado.

Então não custa você verificar se todos os registros estão fechados. Assim você economiza na visita técnica onde o profissional vai até o local só pra fechar o registro. Acredite, isso acontece muito.

 

2. Aquecedor não liga: Falta de Gás

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer falta de gás:

Código 11: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código E1: Lorenzetti, Sakura, Komeco, Orbis e Rheem (fabricação chilena)

Talvez você não acredite, mas falta de gás também é um problema bem comum. Como você já deve ter notado esse é mais um daqueles problemas que não é do aquecedor em si.

  • Causa: Registro de gás fechado

Na maioria das vezes se resume a um simples registro fechado, mas suas causas podem variar. Às vezes é só um problema de fornecimento da empresa de gás (aqui em São Paulo a Comgás) ou pode ser uma falha na estrutura do prédio, com o registro geral fechado.

Caso seu aquecedor apresente o código 11 ou E1 comece verificando o registro de gás do próprio aquecedor, depois verifique o registro geral do apartamento (se tiver). Se os dois estiverem abertos é hora de checar os registros do prédio, entre em contato com seu zelador.

Um jeito prático e descomplicado de verificar se o gás tá chegando na sua residência é tentar ligar seu fogão.

Fique atento para o fato que não é incomum as empresas fornecedoras de gás selarem os registros individuais de gás de apartamentos novos ou que ficaram algum tempo parados, sem moradores.

Nesse caso é só entrar em contato com a empresa para reabertura do registro. Aqui em São Paulo a empresa responsável pelo fornecimento de gás é a Comgás.

Psicose - o aquecedor desligar no meio do banho

3. Aquecedor desliga depois de um tempo: Insuficiência de Gás

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer insuficiência de gás:

Código 12: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código E1: Lorenzetti, Sakura, Komeco, Orbis e Rheem (fabricação chilena)

É um problema similar ao anterior, a diferença é que nesse caso o gás chega até o aquecedor, em uma quantidade inferior ao necessário para seu funcionamento.

  • Causa: fornecimento do gás limitado

Nas versões GLP (gás de botijão) acontece quando o gás está no final ou se o medidor de gás instalado não estiver bem dimensionado. Se o botijão de gás estiver cheio então é certeza que o problema está no dimensionamento dos registros e medidores.

Se for o seu caso entre em contato com profissionais qualificados para fazer o redimensionamento correto da sua casa.

Em aquecedores GN (gás natural) o problema pode ser com a baixa pressão do gás. Nesses casos somente a empresa fornecedora de gás pode te ajudar. Verifique quais são as empresas responsáveis pela sua região e entre em contato.

Caso você tenha dúvidas a respeito de tipos de gás temos um artigo que pode te ajudar. Você pode acessa-lo clicando aqui!

 

4. Aquecedor aciona depois desliga: Problema na Rotação da Ventoinha

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer problemas de rotação de ventoinha.

Código 90: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código E8: Lorenzetti, Sakura, Komeco, Orbis e Rheem (fabricação chilena)

Esse problema ocorre quando a ventoinha, responsável pela expulsão do monóxido de carbono, começa a ter mais esforço para girar, perdendo eficiência. Assim, o monóxido que não é expulso acaba se acumulando no aquecedor e causa um superaquecimento. Por segurança o aquecedor desliga.

  • Causa: falha na ventoinha que gera acúmulo de monóxido de carbono

A origem mais comum dessa falha é a sujeira, que se acumula na ventoinha e dificulta sua rotação. Dependendo do tempo do aquecedor e a intensidade com que é usado pode ocorrer também pelo desgaste natural da peça.

No primeiro caso somente a manutenção preventiva elimina o problema, já no segundo é necessária a substituição do componente. Independentemente da situação é importante contratar apenas empresas autorizadas para realizar a manutenção do seu aquecedor a gás.

Vale ressaltar uma curiosidade sobre essa dificuldade com a ventoinha: é mais comum ocorrer durante o inverno. As temperaturas estão mais baixas e o aquecedor tem que se esforçar muito mais pra entregar a temperatura desejada (que no frio já costuma ser um pouco mais alta).

Agora uma dica se você tiver uma secadora de roupa no mesmo ambiente que o aquecedor a gás:

  • Causa: películas de roupas

A secadora solta muita das películas da roupa. Essas películas por sua vez invadem o aquecedor causando o problema que descrevemos acima. Uma maneira bastante simples de resolver essa dificuldade é instalar um filtro na secadora. Esse filtro pode ser feito com uma meia-calça e uma braçadeira.

Simples, barato e evita muita dor de cabeça.

Outros códigos relacionados a problemas com a ventoinha:

Código 61 – Conector solto ou problema com a ventoinha:

Marcas: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Código 99 – Ventoinha com torque elevado ou sujeira no circuito de ar:

Marcas: Rinnai, Bosch, Harman, Yume e Rheem (fabricação japonesa)

Nada como um banho de aquecedor a gás

Aquecedores a Gás: Equipamentos Confiáveis

Como você deve ter notado lendo a lista acima a maioria dos problemas não são do equipamento em si. E uma boa parte deles é causado pelo acúmulo natural de sujeira.

Isso demonstra que os aquecedores a gás, em especial as versões digitais que são as mais atuais e sofisticadas, possuem uma durabilidade muito alta. E um baixo índice de manutenção, se forem usadas de maneira correta.

Caso você tenha tentado alguma solução demonstrada acima e mesmo assim seu equipamento continue apresentando problemas de funcionamento é indicado que você entre em contato com uma empresa autorizada pelo fabricante do seu aquecedor. Não tente limpa-lo ou substituir peças por conta própria. Além de sacrificar sua garantia de fábrica você pode estar colocando a sua saúde e da sua família em risco.

 

Assistência Técnica Autorizada em São Paulo

Escrevemos esse artigo com o objetivo de ajudar as pessoas com problemas bem comuns (e muitas vezes simples) em seus aquecedores a gás. Mas talvez o problema do seu aquecedor a gás seja mais complexo que isso e necessite da visita de um técnico especializado.

Caso esteja em São Paulo ou arredores, como Guarulhos ou ABC Paulista, podemos te ajudar. Somos assistência técnica autorizada dos aquecedores a gás das marcas Rinnai, Rheem, Bosch e Orbis!

Para solicitar nossa assistência técnica autorizada é só preencher o formulário abaixo que um dos nossos técnicos entrará em contato para entender melhor seu caso e marcar uma visita!


 

Comentários

Recebemos muitos comentários com dúvidas a respeito de problemas com aquecedores a gás. E sempre tentamos ajudar nossos leitores da melhor forma que conseguimos. Mas para fazer isso de maneira assertiva precisamos do máximo de informação possível.

Então quando for deixar seu comentário com uma dúvida sobre o problema que está tendo com o aquecedor a gás, além de descrever os sintomas, escreva também a marca, modelo e tipo de gás do aquecedor a gás, e quaisquer informações adicionais que achar relevante.

Via de regra você encontrará informações como marca e modelo em um adesivo na lateral direita dos aquecedores a gás.

  • Boa tarde!
    Meu problema é o seguinte!
    Temos um aquecedor a gás antigo lorenzetti LO1800.
    Ele aquece normalmente só que quando abrimos o registro de água fria para amenizar a temperatura,
    não acontece nada! A temperatura continua a mesma. Os registros quando abertos separadamente
    saem bastante água!

    • O senhor por acaso teria um pressurizador ligado apenas na água quente? Ou a água que vai para seu aquecedor é diretamente da rua e a água fria é da caixa d’água?
      Digo isso porque o que pode estar acontecendo é a água quente estar com uma pressão consideravelmente maior que a água fria. Essa pressão maior faz com que a água fria seja bloqueada no cano e não haja mistura. Por isso que a temperatura não muda, a água fria nem chega até sua ducha.

      Se for esse mesmo o caso a solução seria equilibrar a pressão da água quente e da água fria. Pra isso teríamos que entender exatamente o porque dessa diferença.

  • Bom dia, Ivan!
    Tenho um problema com meu aquecedor BOSCH. Ocorre que a faísca do acendimento do gás não está ligando quando abro a torneira de água quente do chuveiro. Até então, tudo estava funcionando normalmente. Pensei que pudesse ser as pilhas e as troquei. Só que não adiantou. Daí resolvi fechar o registro da água fria para testar e, para minha surpresa, ocorreu o acendimento. No entanto, ao abrir novamente o registro, a chama desligava. Enfim, não foi possível tomar banho com a água quente misturada com a fria. Ou era uma ou outra em funcionamento.
    Tenho dois registros no banheiro. Um deles controla a saída da água fria do chuveiro, do vaso sanitário e da pia. O outro registro é para a água quente do chuveiro e da pia (a pia tem duas torneiras, sendo uma para água quente e outra fria). Mesmo após fechar o registro de água fria, percebi que a torneira de água fria da pia estava funcionando e deu para escutar que a água estava passando pelo aquecedor desligado. Até mesmo o vaso sanitário funcionava com o registro de água fria fechado e, nesse caso, a água também passava pelo aquecedor. Em ambos os casos, estava ocorrendo o acendimento do aquecedor.
    Com o registro de água fria fechado, somente a torneira de água fria do chuveiro bloqueava a saída da água. Todas as outras estavam funcionando, mas passando pelo aquecedor.
    Não faço ideia do que está acontecendo e não sei se tem a ver com algum desequilíbrio hidráulico.
    Se tiver alguma ideia do problema, por favor, me dê alguma orientação.
    Muito obrigado

    • Bom dia Marcelo,

      O seu caso me parece bastante complexo então vou encaminha-lo para a equipe técnica aqui pra ver se alguém tem uma luz pra te dar. Assim que eu tiver uma posição deles eu te repasso.

    • O pessoal aqui me respondeu rápido seu Marcelo.

      Eles me disseram que seu problema COM CERTEZA é de retorno de água. Isso ocorre por conta de alguma tubulação interligada na rede que está indevidamente aberta. Na maioria das vezes é por conta de algum banheiro desativado (como banheiro de empregada, por exemplo) com o misturador aberto. Ou a ducha higiênica (aquela que fica do lado do vaso) com o registro aberto. Ou alguma pia com o flexível interligado.

      Caso o senhor ainda tenha dificuldade com seu sistema podemos te orientar por telefone. Só ligar aqui: (11) 2262-9000

  • Boa tarde, no meu caso ocorre o seguinte, ao abrir o chuveiro sai uma otima pressão e quente de acordo com a regulagem da temperatura no aquecedor, só que ao abrir a agua fria para misturar a pressão cai muito fica muito fraco o chuveiro…..nao entendo porque, o que pode ser???….. Comprei a casa e ja estava instalado

    • Bom dia,

      Passei seu caso para a equipe técnica aqui e segundo a leitura deles o que está ocorrendo na sua residencia é um desequilíbrio hidráulico. O senhor saberia me informar se possui um pressurizador instalado apenas na rede de água quente?

      Se for esse o caso, com certeza o problema é esse. Para corrigi-lo existem algumas opções, entre elas instalar o pressurizador de forma a atender ambas as redes de água quente e água fria.

  • Boa tarde,

    Tenho um aquecedor Bosch e durante o banho com a água fria ligada para controlar a temperatura, a água fica gelada e depois de alguns minutos ela volta a esquentar novamente, depois de alguns minutos ela gela novamente, fica assim o banho todo. O que pode ser?

    • Bom dia Juliana,

      Isso está acontecendo justamente por você misturar água fria. Acontece que a normalmente a água fria tem mais pressão que a água quente, então ela acaba impedindo a passagem da água quente e o que chega na sua ducha é apenas água fria (explicaremos melhor isso em um artigo em breve).

      O mais indicado é que você evite o uso de água fria, regulando seu aquecedor já na temperatura desejada. Se ele for um aquecedor digital isso é bem fácil, já que no display digital você consegue configurar uma temperatura exata.

      • Tenho o mesmo problema, só que na minha casa a água quente é mais forte que a fria, então quando aciono as duas a água quente retorna pela tubulação de água fria e por eu morar numa região muito quente, se utilizar apenas a água quente, no verão, mesmo na temperatura mínima do aquecedor, é impossível tomar banho de tão quente. Qual seria a melhor solução para o meu caso? Obs. tenho um PL9 no aquecedor, senão ele provavelmente nem ligaria…

        • Bom dia Marcelo,

          Provavelmente apenas a água quente da sua residência está pressurizada, não? O mais recomendado seria pressurizar toda a rede hidráulica, tanto a água quente quanto a água fria. Dessa maneira você teria um melhor equilíbrio entre a pressão de uma e de outra e esse problema não aconteceria.

          Algo que pode te ajudar (apesar de não ser uma solução permanente) é ir até o registro geral de água quente e fechar um pouco, assim diminuindo a vazão. É um processo de tentativa e erro e dependendo de quão mais alta está a pressão da água quente não vai funcionar.

  • Bom dia..
    O meu aquecedor está perfeito e ñ tenho reclamação com ele. Porém quero colocar a ducha com desvio para dar banho na neném, Isso pode me dar problemas?. Recomenda algum modelo específico?.

    Att

    Sérgio.

  • Olá, acabamos de nos mudar para um apartamento novo, que nunca foi habitado, compramos um aquecedor da LorenzettiLZ-2500D, porém todos os dias de manhã quando meu marido vai tomar banho ele apita com o erro E2,(que seria falta de gás), porém quando meu marido desliga e liga novamente o chuveiro ele funciona normalmente, só que isso acontece toda vez que vai usar o chuveiro. nós usamos somente a água quente, pois já colocamos na temperatura que gostamos para evitar desperdiçar gás. Acontece que nossa primeira conta de gás usando o aquecedor para apenas um chuveiro com 2 pessoas nas casa em temperatura 38c veio absurdamente fora da realidade. O que poderia estar acontecendo de errado?

    • Boa tarde Kaina,

      Sobre o código E2: eu verifiquei aqui com o pessoal da assistência técnica e eles me informaram que esse código na verdade está relacionado a algum problema na exaustão do gás do aquecedor. As causas podem ser o duto de exaustão amassado ou obstruído. Ou até algum problema na ventoinha responsável pela expulsão dos gases.

      Falta de gás séria o código E1.

      Sobre a conta de gás vir muito alta: O consumo está diretamente ligado aos hábitos dos moradores da residencia, como o tempo do banho. Além disso a vazão da ducha vai impactar diretamente no consumo de água e gás. Mas pra se ter uma ideia, em média o seu consumo deveria ficar entre R$ 80,00 e R$ 120,00.

      No seu caso o gás é coletivo ou individual? Se no seu caso for coletivo o que pode estar ocorrendo é algum vizinho estar gastando muito e a conta ser dividida por igual entre todos os moradores.

      Se não for o caso de vocês, também pode estar ocorrendo algum vazamento que ninguém percebeu até então. Em caso de vazamento recomendamos entrar em contato com a Comgás (se vocês forem daqui de São Paulo) para eles verificarem esse suposto vazamento.

  • o problema realmente é o que vc explicou… apesar da água do aquecedor estat em prumada propria já projetada para aquecedores … mas perto da torneira do tanque… o movimento da águ pode acontecer dentro do tubo do aquecedor… até pelo “golpe de ariete”!!! Vcs instalam uma valvula de retenção pra mim?

    984570044 – Ricardo

  • Prezado Ivan, boa tarde!

    Eu tenho um Bosch GNH 160B e ele liga de vez em quando e se por acaso desligar tem que dar um bom tempo pra tentar novamente, pois não pega de jeito nenhum logo em seguida. O que pode ser?

    • Boa tarde Fabio,

      Mostrei seu caso pro setor técnico da empresa e eles me informaram que a causa do problema do senhor pode ser várias. O mais indicado seria um técnico analisar seu aquecedor pra determinar com certeza qual o problema.

      Se quiser entrar em contato conosco é só ligar para (11) 2262-9001 entre as 8h e as 17h30.

  • Bom dia.

    Tenho um aquecedor digital Bosch (vazão de 36L/min) e ultimamente, quando ligamos 2 chuveiros ao mesmo tempo o aquecedor desliga sozinho.
    Daí voce religa o aquecedor, e daí uns minutos ele desliga novamente.
    Após a 3 religada, ele para de desligar.
    Observação: Quando está com 1 chuveiro ligado, o aquecedor funciona normalmente, sem desligar nenhuma vez.

    O que pode estar ocorrendo?

    Grato e no aguardo

    • Boa tarde Alessandro,

      Pelo que você nos descreveu acima seu aquecedor é um modelo digital. Então quando ocorre esse problema do desligamento, muito provavelmente ele apita e exibe um código de erro no seu display digital.

      Você pode me dizer qual é? Pois assim podemos te dizer com mais precisão qual a solução do seu problema.

      • Boa tarde Ivan.
        Sim, o meu aquecedor é digital, porém, mesmo com estes desligamentos, o que aparece no display é o número 90 e fica piscando.

        • Bom dia Alessandro,

          O que está sendo mostrado no seu display trata-se de um código de erro, no caso o código 90. Trata-se de alguma obstrução na ventoinha responsável pela exaustão do monóxido de carbono. Normalmente essa obstrução é causada por sujeira, que acaba impedindo a ventoinha de rotacionar.

          O mais recomendável é fazer uma limpeza geral no seu equipamento, executado por um técnico autorizado pela marca do seu aquecedor a gás.

          Espero ter ajudado.

  • Tenho um aquecedor Rheem Paloma digital 26 L/minuto.
    Meu problema é o seguinte: A temperatura mínima dele é 37º, mas mesmo na temperatura mínima a temperatura da água é muito quente, principalmente para os dias de verão. Moro em prédio e a pressão da água é muito boa, minha ducha também é muito boa (Deca). Existe algum jeito de regular o aquecedor para aquecer menos a água?

    • Boa tarde Frederico,

      Isso acaba sendo uma dificuldade comum durante dias muito quentes. Em dias que a água entra no aquecedor já com uma temperatura elevada, mesmo na temperatura mínima do aquecedor a água fica realmente muito quente. Nesses casos a única solução seria abrir um pouco do registro de água fria para diminuir essa temperatura. Mas evite abrir muito, pois dependendo da pressão da água fria seu aquecedor pode desligar.

      Outra possibilidade é que um componente interno responsável pela mistura de água esteja danificado. Nesse caso a temperatura seria muito alta mesmo em dias que não estão muito quentes. Se esse for o seu caso, precisará da análise de um técnico. De qualquer maneira uma solução paliativa seria abrir a água fria também.

      Espero ter te ajudado.

  • Tenho um aquecedor Rinnai com 5 meses de uso. Temperatura 40, porém qdo ligo ele cai e fica piscando 12 graus e, lógico não esquenta. Hj fiz um teste e fechei um pouco o registro da água quente e funcionou!

    • Boa tarde Gerson,

      Quando seu equipamento desliga e fica piscando 12 na verdade isso não diz respeito a temperatura do aquecedor e sim um código de erro.

      O código 12 é referente a um problema de insuficiência de gás. Nesse caso até chega algum algum gás até o aquecedor, mas não o suficiente pra mante-lo ligado, por isso ele desliga. E quando você abre menos o registro, menos água passa através do aquecedor e por consequência ele precisa de menos gás para funcionar.

      A causa disso pode ser várias, mas a mais provável é que seu medidor de gás não esteja compatível com o modelo do seu aquecedor a gás.

      Pra eu poder te ajudar a resolver esse problema o senhor poderia, por favor, me informar qual o modelo do seu aquecedor e qual o medidor de gás?

      Se tiver dúvidas fica a vontade pra dar uma ligada pra cá que a gente te ajuda: 11 2262-9000

  • Boa tarde Gerson,

    Quando seu equipamento desliga e fica piscando 12 na verdade isso não diz respeito a temperatura do aquecedor e sim um código de erro.

    O código 12 é referente a um problema de insuficiência de gás. Nesse caso até chega algum algum gás até o aquecedor, mas não o suficiente pra mante-lo ligado, por isso ele desliga. E quando você abre menos o registro, menos água passa através do aquecedor e por consequência ele precisa de menos gás para funcionar.

    A causa disso pode ser várias, mas a mais provável é que seu medidor de gás não esteja compatível com o modelo do seu aquecedor a gás.

    Pra eu poder te ajudar a resolver esse problema o senhor poderia, por favor, me informar qual o modelo do seu aquecedor e qual o medidor de gás?

    Se tiver dúvidas fica a vontade pra dar uma ligada pra cá que a gente te ajuda: 11 2262-9000

  • Excelente postagem! Meu problema é o 01, e o curioso é que varia de chuveiro para chuveiro. Troquei de chuveiros, e com uns acontecem com mais frequência e dificuldades de resolução que outros. Moro no segundo andar de um total de 07 andares, logo, a pressão de água fria é enorme. Acretida que uma bomba para a quente melhoraria? Qual recomendaria? Meu aquecedor é um lz2000. Muito obrigado….

  • Moro no segundo andar de um prediuo com 5 pavimentos, recentemente foi realizada uma tubulação externa exclusiva para alimentar os aquecedores, acontece que toda a vez que alguem acima do meu apto toma banho, meu aquecedor dispara.
    Poderia ser um retorno dágua via algum ramal desativado ligado direto ao aquecedor? Posso resolver isso com uma valvula de retenção ?

  • Boa noite. Tenho um aquecedor Rinnai 1602. Ele liga, dá uns 5 segundos e desliga apresentando erro 12. Tem gás. Botijão novo. A tubulação de entrada de água dele não chega reta no equipamento. Ela chega pela lateral, então faz duas curvas de 90 graus para alinhar com o aparelho. Pode ser isso? Pode estar ficando com ar? Ou algo do tipo? Obrigado

    • Bom dia Christian,

      Pelos sintomas que você nos relatou os problemas podem ser:
      – Pressão dinâmica do gás baixa
      – Defeito no regulador de gás
      – Tubulação gás subdimensionada ou com algum tipo de obstrução

      É difícil dizer com certeza sem ter uma ideia melhor das condições da sua instalação. Se o senhor puder, tire algumas fotos da instalação, da tubulação de gás e da bateria de botijões. Assim a gente vai poder analisar melhor seu caso e te orientar com mais precisão.

      Você pode enviar através do nosso e-mail assitencia@aquecenorte.com.br ou através do whatsapp dos números (11) 94138-3900 ou (11) 99347-0346.

  • Dias atraz a comgaz veio trocar uma peça na entrada do gaz, sem que fosse pedido.
    A partir deste dia meu aquecedor Bosch as vezes funciona outra não.
    Foi feita manutenção e voltou a funcionar. No dia seguinte parou e o tecnico disse que seria solenoide, e se continuasse o problema teria que ligar na Comgaz para diminuir a pressão
    Isto e correto

    • Bom dia Agenor,

      É difícil te passar um diagnostico correto sem saber exatamente qual o modelo do seu aquecedor. De fato pode ser mesmo a válvula solenoide, a pressão de gás ou até mesmo a UCE (no caso dos aquecedores mecânicos). Mas isso é algo que um técnico, analisando o equipamento e fazendo algumas medições, poderia precisar.

      Se seu aquecedor for mecânico, é mais improvável que o problema esteja na pressão do gás, já que esse tipo de equipamento costuma lidar melhor com esse tipo de oscilação. Já os aquecedores digitais são mais sensíveis e costumam apresentar mais esse tipo de dificuldade.

      Recomendamos o senhor procurar uma outra empresa, e que seja assistência técnica autorizada da Bosch.

  • Olá amigo.
    Tenho um aquecedor Lorenzetti LZ 800 FB que parou de dar ignição. Já troquei o capacitor e continua sem ligar. Teria alguma idéia do problema? Caso tenha teria a peça a venda?

  • Bom dia, tarde ou noite.!
    O aquecedor cúmulos da minha cliente está ligando sem ninguém usar nem uma torneira da casa.
    O que está acontecendo?

    • Bom dia Claudemir,

      O senhor relatou que sua cliente possui um aquecedor Cumulus. A Cumulus, apesar de possuir aquecedores de passagem é mais famosa por seus aquecedores de acumulação. Por isso ficamos em dúvida de qual equipamento o senhor está falando exatamente.

      Caso seja um aquecedor de acumulação é normal que ele ligue independente da abertura dos pontos de água. A função dos aquecedores de acumulação é manter a água quente o tempo todo (ou quando for programado para tal).

      Agora se de fato for um aquecedor de passagem temos alguns cenários possíveis:

      – Caso possua um pressurizador de pressostato instalado na rede hidráulica da residência e houver algum vazamento na rede, mesmo que pequeno, de tempos em tempos o pressurizador irá ativar pra compensar a perda de pressão. Isso criará uma movimentação de água na rede, o que por consequência ativará o aquecedor. Pode ser até que não haja de fato um vazamento na rede, pode ser só uma questão de ajustar corretamente o pressurizador.

      – Outra possibilidade: o senhor relatou que nenhuma torneira está sendo aberta. Mas se trata de nenhuma torneira de água quente ou nenhuma torneira mesmo, seja de água quente ou água fria? Digo isso porque não é incomum que a tubulação que alimenta a água do aquecedor esteja interligada com torneiras de pias, tanques e maquinas de lavar. Se for o caso, mesmo que se abra uma torneira de água fria, isso cria uma movimentação de água na tubulação que acaba ativando o aquecedor.

      O correto é o aquecedor possuir sua alimentação de água independentemente do restante da residência. Mas infelizmente esse problema é bem comum em apartamentos onde a construtora para economizar puxa uma torneira pro tanque dessa tubulação do aquecedor.

      É importante frisar que aquecedores de passagem, como o nome sugere, só ligam quando existe movimentação de água (ou as vezes de ar) dentro dele.

  • Boa tarde, tenho um aquecedor do Komeco e gostaria de pedir ajuda para seguinte situação:
    Ligo o registro da agua quente e vou temperando com a agua fria do nada a agua ferve e fica com muita pressão e logo depois esfria e para de cair agua na torneira frio, o que poder ser???
    Digo para de cair água na torneira de água quente

    • Bom dia Adriana,

      Pelo que você relatou muito provavelmente seu aquecedor a gás é mecânico, não? O que provavelmente está acontecendo no seu caso é que a medida que a senhora vai abrindo o registro de a água fria a velocidade da água quente, por consequência, diminui e a água acaba sobreaquecendo mesmo (já que fica mais tempo em contato com a chama).

      Te recomendamos baixar a temperatura no próprio aquecedor diminuindo o tamanho da chama e aumentando o fluxo de água ao máximo. Quando for usar abra todo o registro de água quente para que passe o máximo de fluxo de água possível. Dessa maneira você precisará usar uma quantidade menor de água fria pra temperar a água no seu gosto.

      Infelizmente esse é uma dificuldade bem comum em aquecedores mecânicos. Principalmente em conjunto com duchas de pouca vazão, torneiras e chuveirinhos.

      Uma solução definitiva para seu problema é trocar seu aquecedor mecânico por um digital da marca Rheem ou Rinnai (que atualmente são os melhores equipamentos do mercado). Os aquecedores a gás digitais possuem chama auto-modulante, ou seja, o tamanho da chama vai se ajustar sozinho de acordo com o fluxo de água. Assim você não terá esse mesmo problema.

  • Estou com problemas no meu aquecedor da marca orbis ele é digital para 27.5 litros. O que ocorre é que mesmo com um registro aberto o banho se torna morno e isso com regulagem de 46 de temperatura. Acredito que não seja normal… o que fazer neste caso percebi isso faz alguma dias e o aquecedor tem 3 meses de uso é novo. Além disso ele também regulador acho q é de ar … pra que serve em que posição devemos deixá-lo… agradeço quem puder me auxiliar.

    • Bom dia Rodrigo,

      Primeiramente vou pedir para o senhor fazer um teste pra saber se o problema está no aquecedor a gás em si ou em algum ponto da tubulação. Abra a ducha e vá até o equipamento. Então segure o flexível da esquerda, que é o de água quente. Procure notar se a temperatura do flexível condiz com a temperatura da água que sai da ducha.

      Uma temperatura confortável costuma variar de 38 a 42 graus dependendo do clima e do gosto pessoal, então 46 graus é bem alto. Se o aquecedor estiver funcionando corretamente o senhor não conseguirá manter a mão no flexível por muito tempo, já que estará bem quente.

      O mais provável que esteja acontecendo no seu caso é que algum ponto de mistura esteja aberto. Assim a água fria está retornando para ducha e se misturando com a água quente, deixando a temperatura morna. Verifique se você não possui algum registro aberto em banheiros desativados ou se o registro da ducha higiênica não está aberto.

      Principalmente no caso da ducha higiênica é bem comum que as pessoas deixem o registro aberto, deixando o fechamento a cargo apenas do gatilho.

  • Tenho um aquecedor Rinnai. O fluxo de água do aquecedor está no minimo e ele só liga quando liberamos muita água. Antes ele ligava com pouca água. Moramos em condomínio e nada foi alterado. Sabe o que pode ser? Obrigado. Obs. Trocamos pilha e não resolveu.

    • Bom dia Reitz,

      De acordo com o seu relato temos aí duas possibilidades:

      – Pode ser apenas uma obstrução causada por sujeira que acabou diminuindo ainda mais o fluxo de água.

      – Agora caso o seu aquecedor a gás seja mecânico é mais provável que esteja com diafragma desgastado ou furado. Caso o furo seja pequeno o aquecedor ainda vai acionar, mas com o tempo e o aumento do furo, o aquecedor vai parar completamente.

      Em ambos os casos recomendamos que o senhor faça uma manutenção preventiva no equipamento. O ideal é que essa manutenção preventiva seja feito uma vez ao ano, justamente para evitar casos como esse.

  • Moro no segundo andar de um prediuo com 5 pavimentos, recentemente foi realizada uma tubulação externa exclusiva para alimentar os aquecedores, acontece que toda a vez que alguem acima do meu apto toma banho, meu aquecedor dispara.
    Poderia ser um retorno dágua via algum ramal desativado ligado direto ao aquecedor? Posso resolver isso com uma valvula de retenção ?

  • O meu é um bosch wb150 e ocorre justamente de quando ligo a água fria ele não aguenta e desliga. Acredito que a pressão da água fria está muito maior, pois mesmo abrindo pouco ele não suporta. Qual a possibilidade de resolução desse problema? Obrigado pela atenção.

    • Boa tarde Alexandre,

      Como dissemos no artigo o ideal seria trabalhar somente com a água quente mesmo, mas sabemos que as vezes o uso de água fria é necessário na mistura. Pra evitar que esse problema ocorra uma solução prática é ir até o registro geral de água fria dentro do banheiro e fecha-lo um pouco. Dessa maneira você vai restringir um pouco a sua vazão evitando que seu aquecedor desligue.

  • Excelente postagem! Meu problema é o 01, e o curioso é que varia de chuveiro para chuveiro. Troquei de chuveiros, e com uns acontecem com mais frequência e dificuldades de resolução que outros. Moro no segundo andar de um total de 07 andares, logo, a pressão de água fria é enorme. Acretida que uma bomba para a quente melhoraria? Qual recomendaria? Meu aquecedor é um lz2000. Muito obrigado….

    • Bom dia Frederico,

      A gente acredita que não seja o caso de você instalar um pressurizador. Uma forma de resolver essa questão é você ir até o registro geral de água fria de cada banheiro e restringir a passagem de água. Feche os registros de água fria até que a pressão fique um pouco mais equilibrada. No entanto esse método vai exigir um pouco de tentativa e erro. Mas acreditamos que somente com essa regulagem você resolverá seu problema.

  • Tenho um aquecedor Lorenzetti Lz 1600D, a água sai muito quente na ducha, a ponto de não conseguirmos ficar embaixo da água.
    No display aparece só 1 pauzinho da torre de pressão da água, será que é por isso que esquenta demais? Como posso resolver?

    • Bom dia Cristina.

      Pelo que você relatou o problema parece estar concentrado mesmo na pressão de água. Mas pode ser também alguma obstrução, normalmente de sujeira, que está impedindo o volume completo de água sair.

      Algumas perguntas:
      – Seu aquecedor é um equipamento digital, qual temperatura ele está exibindo?
      – Esse problema sempre aconteceu ou é recente?
      – Você mora em casa ou apartamento? Caso seja apartamento, quantos andares existem acima do seu?

      Precisamos saber um pouco mais pra poder te dar uma solução mais acertada.

      Caso queira agilizar o contato, pode ligar para o setor técnico daqui: (11) 2262-9000.

  • EXCELENTE !! agora peço uma consulta: tenho três banheiros em três chalés que estou construindo, sendo usados os chuveiros todos ao mesmo tempo, vc me recomendaria um aquecedor só para os três ou três aquecedores separados e quais a capacidades para os mesmos? grata
    obs: somente os chuveiros terão água quente .. torneiras e duchas não.

    • Bom dia Susana,

      Ficamos felizes que o artigo tenha lhe sido útil.

      Agora respondendo a sua pergunta: no seu caso seria mais recomendado cada chalé ter seu próprio aquecedor. Assim seu uso fica independente e caso algum dos equipamentos apresente qualquer problema os outros dois continuarão funcionando. Então recomendamos que você invista em três aquecedores entre 12 a 16 litros cada.

      Mas você também deve se atentar a outro fator: pressão de água. É bem provável que seus chalés precisem da instalação de pressurizador. No caso do pressurizador o mais recomendado é instalar apenas um que alimente toda a rede hidráulica.

      Se você tiver dúvidas a respeito de pressão de água separamos esse artigo:
      https://aquecenorte.com.br/blog/pressao-da-agua/

  • Minha casa é nova e instalaram um Rinnai. Só que do nada ele liga a ventoinha. Pelo menos uma vez a cada 40 minutos..liga e ja desliga..coisa de 10 segundos… o que pode ser?

    • Boa tarde Ricardo,

      Não existe nenhuma possibilidade do aquecedor a gás ligar sozinho. Ele só liga se houver alguma movimentação de água dentro dele.

      Pelo que você relatou enxergamos duas possibilidades:

      1) Se a tubulação que abastasse o aquecedor a gás for a mesma que abastasse tanques, maquinas de lavar ou similares, as vezes quando você abrir algum desses pontos pode haver uma movimentação de água (muitas vezes mínima) dentro do aquecedor que o fará ativar. O correto é a tubulação que alimenta o aquecedor a gás ser individual. Se for esse o seu caso temos duas soluções:

      A primeira seria individualizar a alimentação de água pro aquecedor. Já a segunda é um pouco mais simples e trata-se da instalação de uma válvula de retenção na entrada do equipamento.

      Esse problema é mais comum em apartamentos. As vezes a construtora planeja mal a estrutura hidráulica do apartamento.

      2) Sua bomba pressurizadora está com alguma oscilação. Ligando e desligando sozinha. Nesse caso quando o pressurizador ligar sozinho ele vai alterar a pressão da sua rede hidráulica e isso movimentará a água dentro do aquecedor a gás que por sua vez liga.

      Caso você tenha uma bomba pressurizadora instalada na sua residência essa é uma possibilidade grande. Mas a solução costuma ser simples, basta regular a bomba pressurizadora.

      Espero ter ajudado. Caso você ainda tenha dúvida basta escrever aqui ou nos ligar (11) 2262-9000

  • O meu aquecedor a gás Lorenzetti LZ-2500 D não está esquentando a água. O display liga normalmente, mas a ignição não ocorre, nada ocorre. Chamei um técnico que disse que a placa queimou e a trocou (gastei 880 reais). Entretanto o problema se resolveu por um dia e voltou a ocorreu (ignição não funcionando mais e display ligado normal). Ele voltou, disse que ligou e desligou duas vezes e voltou a funcionar. 2 dias depois o mesmo problema voltou. Não liga mais por nada, já tentei tudo e não dá ignição. O que pode ser? Será que é a placa mesmo?

    • Boa tarde Manuela,

      É difícil dar um parecer preciso sem fazer uma análise no equipamento, mas pelo que você relatou está parecendo um problema no fluxostato.

      O fluxostato é uma peça responsável pela leitura de passagem de água e informar a placa que o aquecedor deve ser ligado. Nesses casos o fluxostato pode tanto estar danificado como apenas com alguma sujeira ou obstrução, assim atrapalhando a sua leitura.

      Recomendamos você solicitar que esse técnico retorne para analisar o fluxostato e eventualmente te ressarcir pela placa, caso ela tenha sido trocada indevidamente.

      De qualquer maneira, caso tenha a oportunidade, substituía esse aquecedor da Lorenzetti por um da marca Rheem ou Rinnai, que são as marcas mais confiáveis atualmente.

  • Mudei para uma casa com aquecedor a gás, mais ele não é digital e nem tem nível de temperatura. Quando ligamos o chuveiro ele demora muito tempo para a temperatura ficar morna, pois não sai água quente. Pode ser por causa do aquecedor antigo?

    • Bom dia Flavia.

      O mais provável no seu caso é o seguinte:

      Se seu aquecedor a gás estiver longe da sua ducha é comum demorar um pouco. Por exemplo, se seu aquecedor estiver a cerca de 10 metros da ducha você terá uma demora de 30 segundos a 1 minuto até que a água quente chegue na ducha. Se o aquecedor estiver mais longe ainda o tempo para a água quente chegar na ducha vai aumentar proporcionalmente. Com 20 metros podemos ter até 2 minutos e com 30 metros até 3 minutos.

      Isso acontece porque, apesar do aquecedor a gás aquecer a água quase que instantaneamente, a ducha precisa liberar toda a água fria que ficou armazenada ao longo da tubulação até que a água quente chegue até o ponto. Então quanto maior a distância do aquecedor para os pontos de água maior será o tempo, já que teremos mais água fria acumulada nas tubulações.

      Se esse for seu caso existe a possibilidade de instalar um sistema de retorno. Esse sistema faz com que a água fria acumulada na tubulação volte para o aquecedor, assim evitando todo o desperdício de água. No entanto isso pode ser complicado em alguns casos já que envolve mexer na hidráulica da residência.

      Agora outra possibilidade é se seu aquecedor a gás estiver realmente com algum problema de funcionamento e estiver demorando a ligar. Isso não é tão incomum em aquecedores mecânicos, que costumam ser mais antigos. Recomendamos sempre para nossos clientes a trabalharem com aquecedores digitais, que são mais modernos e confiáveis, além de terem mais recursos.

      Nesse artigo falamos um pouquinho das diferenças entre os dois tipos de equipamento:
      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedor-mecanico-ou-digital/

  • Tenho um aquecedor lorenzetti LZ 1600, e não consigo regular a temperatura, ou é muito quente ou é muito fria, só consegui utiliza-lo, regulando a vazão de gás. Utilizo um misturador mono comando e instalei um pressurizador. Se tento regular a temperatura no registro o aquecedor desliga.

    • Boa tarde,

      Como possui um aquecedor a gás digital recomendamos regular a temperatra exata (ou o mais próximo disso) no display do equipamento e evitar misturar água fria, usando apenas a água quente.

      Mas uma coisa que pode ajudar no seu caso é diminuir um pouco a vazão da água fria no registro geral do seu banheiro.

      Caso ainda sim tenha dificuldades sinta-se a vontade para nos ligar. Assim um dos nossos técnicos pode te orientar por telefone e fazer alguns testes. (11) 2262-9000

      Espero ter ajudado.

  • Bom dia,tenho um aquecedor da marca Rinnai 9 litros,quando preciso usar o chuveirinho o aquecedor desliga.Gostaria de saber como regular o aquecedor pra usar o chuveirinho.Aguardo resposta.

    • Boa tarde Alessandra,

      Pelo que você relatou acima a instalação de uma bomba pressurizadora, assim aumentando a pressão da água do seu aquecedor a gás, ajudaria no uso do chuveirinho, no entanto não resolveria o problema completamente. Você ainda teria dificuldades quando misturasse água fria.

      O que acontece é que aquecedores mecânicos não são os equipamentos mais ideias para o uso do chuveirinho. O mais indicado mesmo no seu caso seria fazer a substituição desse equipamento por um modelo digital de 12 litros ou maior.

  • Meu aquecedor é o lorenzetti lz 750 bp, durante o banho sinto a pressão da água diminuir e a água esquenta. Além disso também durante o banho o aquecedor desliga e liga a chama sozinho. Alguém sabe o que pode ser?

    • Acredito que pelo modelo do seu aquecedor a gás ele tenha sido instalado pela Comgás. Por conta da deficiência da pressão a Comgás normalmente instalava seus aquecedores com a água direto da rua.

      Se for esse seu caso, provavelmente esta é a causa da pressão diminuir. Já que vários fatores fazem com que a pressão da água direto da rua oscile. A temperatura aumenta porque a água passa mais lentamente e em menor quantidade pelo seu equipamento. E como os aquecedores mecânicos tem a chama fixa a água acaba esquentando mesmo.

      Se for realmente este o seu caso a solução seria usar a água da sua caixa d’água e instalar um pressurizador de água.

      Agora sobre a questão da chama desligar e ligar isso provavelmente é problema de retorno de água fria.

      Você costuma misturar água fria durante o banho? Se sim isso pode ser a causa do aquecedor desligar. A água fria pode estar bloqueando a passagem da água quente e o aquecedor a gás entende que você fechou a água. A solução é sempre tentar usar apenas água quente. Regule a temperatura ideal no próprio equipamento e evite misturar com água fria.

      Outras causas comuns para esse tipo de problema são registros abertos em banheiros desativados ou até mesmo registro aberto de uma ducha higiênica. Caso você possua banheiros desativados onde existam pontos de água com plugues, verifique se seus registros estão fechados. Caso você possua ducha higiênica feche seus registros também.

      Caso a explicação não tenha ficado clara, fique à vontade para ligar para nós que um dos nossos técnicos pode te ajudar. Nosso telefone é (11) 2262-9000

  • Meu aquecedor a gás digital Komeco está frequentemente apitando indicando no painel o erro E3, mas passadas algumas horas o problema se resolve e depois volta a apitar novamente. Segundo o manual que seria oriundo de problema com exaustão. Alguma indicação do que pode ser?

    • Bom dia Leonardo,

      Existem algumas possibilidades acerca do erro que seu aquecedor apresenta:

      – O espaço entre seu aquecedor e a primeira curva do duto de exaustão deve haver uma distancia mínima de 20cm. Menos que isso a possibilidade de apresentar código E3 é grande.

      – Ventos fortes podem entrar no duto e desligar o sensor do aquecedor. Caso seja esse o problema você deve reparar se isso só acontece quando está ventando forte.

      – Pode haver também alguma obstrução no seu duto de exaustão. Já nos deparamos com casos onde havia ninhos de passarinho dentro do duto do aquecedor. Ou talvez seu duto esteja amassado.

      – Ou o problema pode estar no pressostato. Nesse caso é necessaria uma regulagem nesse componente.

      Em todos os casos recomendamos que você entre em contato com a Komeco, pode ser através do site http://www.komeco.com.br, e localize uma assistência técnica autorizada perto da sua residência.

  • Boa tarde tenho um aquecedor Rinnai e de repente o piloto não esta ligando mais, tem gás, pilhas nova, qual é o problema?

    • Bom dia Claudomiro,

      É difícil precisar sem uma análise no equipamento. Mas se as pilhas são novas de fato, há uma grande chance do problema ser na UCE (Unidade de Comando Eletrônica) ou na própria válvula de gás. Em ambos os casos recomendamos entrar no site da Rinnai (www.rinnai.com.br), na área de assistência técnica, e insira seu CEP para encontrar uma empresa autorizada perto da sua residência.

      Espero ter ajudado.

  • Olá. Um fato que o texto não contempla é o limite de temperatura máxima. Alguns modelos tem um termostato de segurança que desliga a chama caso a água ultrapasse um certo limite de temperatura. Parece ser o seu caso. Com certeza é o meu. Tente regular melhor o tamanho da chama… Boa sorte.

    • Tarcisio Kujavo Bom dia,

      Se a chama piloto não acende mais não é possível ser um problema de temperatura, já que o aquecedor nem chega a ligar e esquentar a água. Também não é possível que ele regule o tamanho da chama já que a mesma não liga.

  • Tenho um misturador na cozinha e apenas nele a quando ligo a torneira quente não dispara o aquecedor, ocasionalmente ele liga sem problemas o que pode ser isso ? Já que em toda a casa funciona sem problema.

    • Boa tarde Rodrigo,

      Pela descrição do seu problemas temos duas possibilidades aí:

      Torneira monocomando:
      As torneiras monocomando possuem uma vazão muito pequena. Dependendo da pressão do local a vazão, a quantidade de água que a torneira libera, é tão pouca que não é suficiente para seu fluxo de água ativar o aquecedor a gás. Se de fato o senhor possuir uma torneira monocomando a solução pode ser aumentar a pressão instalando uma bomba pressurizadora ou trocar essa torneira por um modelo comum.

      Sujeira na torneira:
      O problema é similar ao anterior. A sujeira se acumula na torneira fazendo com que passa pouca água e o aquecedor não ativa. Mas nesse caso a solução seria bem mais simples: só limpar a torneira tirando a sujeira que está causando algum tipo de obstrução.

      Nos casos em que ocasionalmente sai água quente na torneira podem acontecer porque outro ponto de água quente (com vazão suficiente para ativar o aquecedor) está aberto ou que alguém acabou de usar o aquecedor, então a água que está na tubulação ainda está quente.

      Espero ter ajudado.

  • Meu aquecedor da marca rheem está esquentando muito. O mínimo dele é 35. Mas a água sai pelando. Quando ligamos a água fria pra fazer a temperatura abaixar um pouco, a água fica totalmente fria. Não era assim antes. O que será que pode estar acontecendo?

    • Bom dia Valéria,

      Vamos lá, o que pode estar acontecendo com seu aquecedor a gás:

      Uma possibilidade é se o clima estiver muito quente a água já chega numa temperatura alta no aquecedor (de 25 a 30 graus). O aquecedor a gás, mesmo na temperatura mínima (que em algumas versões da Rheem é 37º e outras 35º, que é seu caso) não consegue entregar essa temperatura. A temperatura acaba subindo pra 40º, 42º. Se esse for o caso, quando você ligar o equipamento você verá a temperatura subindo sozinha no display.

      Outra possibilidade, que parece ser a mais provável, é a válvula misturadora do seu aquecedor estar com defeito. Só pra você entender, dentro do aquecedor a gás existe uma válvula responsável por misturar um pouco de água fria na água quente e assim equilibrar a temperatura. Se essa válvula estiver com defeito o aquecedor só vai enviar água quente sem essa mistura, que é muito maior que o configurado no display. Se esse for o caso isso vai acontecer independente do clima.

      Sobre misturar água fria abrindo o registro na hora do banho o mais provavel estar acontecendo é que, se você tiver uma ducha de pouca vazão e/ou sua ducha estiver obstruída com sujeira, como a água está vindo muito quente você provavelmente está abrindo bastante o registro de água fria pra compensar. Isso faz com que o fluxo de água quente diminua muito. Esse fluxo de água quente diminui tanto que o aquecedor entende que o registro foi fechado e desliga. Por isso a água fica completamente fria, o aquecedor simplesmente desliga.

      Um teste que te recomendo fazer é remover o crivo da ducha e abrir somente água quente. Depois comece a abrir água fria pra acertar a temperatura. Se o aquecedor não desligar o problema é sujeira na ducha.

      Espero que a resposta tenha ficado clara. Caso precise de ajuda e orientação pra fazer alguns testes para descobrirmos exatamente qual o problema fique a vontade para nos ligar. Nossos telefones são (11) 2262-9001, (11) 94138-3900 e (11) 99347-0346.

      Ivan
      Aquecenorte

  • A água do chuveiro demora cerca de 5 minutos para esquentar . E o banho após uns 5 minutos fica completamente gelado. Depois se uns 2 minutos esquenta novamente e fica assim oscilando o banho todo. O que pode ser?

    • Bom dia Ana Paula,

      Essa demora de 5 minutos pra água esquenter muito provavelmente é por conta da distancia do sistema de aquecimento até a ducha. A agua que fica nos canos está fria, e antes da água quente fechar na ducha toda essa água fria precisa sair. Quanto maior a distancia, mais água fria terá armazenada na tubulação e mais tempo vai demorar pra toda essa água sair. Se for esse o caso uma solução é instalar um sistema de retorno, que é um sistema responsável por recircular essa água fria.

      Agora sobre essa oscilação de temperatura precisaríamos entender melhor como está seu sistema.
      – Qual é exatamente seu sistema de aquecimento? É um aquecedor a gás ou outro sistema como solar, por exemplo?
      – É residência?
      – Quantas duchas existem no local?
      – O equipamento realmente está distante das duchas?

      Se preferir outro meio de contato pra agilizar a conversa você pode nos ligar: (11) 2262-9001, (11) 94138-3900 e (11) 99347-0346 (esses dois ultimos números possuem whatsapp). Ou se preferir pode escrever diretamente pro meu e-mail: ivan@aquecenorte.com.br

      Espero poder te ajudar.

      Ivan
      Aquecenorte

  • O meu aquecedor Rinnai está ligando quando abrimos a água do tanque que é proxima ao aquecedor.
    Provavelmente a “ignição “ e abertura do gás deve estar muito sensível ao movimento da água…

    • Bom tarde Ricardo,

      Isso deve estar acontecendo porque a tubulação de água fria que alimenta o seu aquecedor a gás está indevidamente interligada com a torneira do seu tanque. O correto é o aquecedor a gás ter sua propria tubulação. Quando você abre a torneira do tanque a água, que está dentro do aquecedor, volta pela tubulação de água fria. Então o aquecedor aciona por detectar o fluxo de água.

      Uma solução seria instalar uma valvula de retenção no cano que alimenta o aquecedor. Dessa maneira a água só poderá ir em um sentido e não vai voltar quando você abrir a torneira do tanque.

      Não sei se é seu caso, mas isso é comum de acontecer em apartamentos. Muitas vezes as construtoras para facilitar o serviço puxam um T da tubulação que alimenta o aquecedor a gás ao invés de puxar uma tubulação da prumada do prédio para alimentar o tanque.

  • Bom dia Ivan,

    Tenho um aquecedor de GN Harman. A água inicialmente aquece e, em questão de 2-3 minutos de banho esfria. Deixando a água correr, passam outros tantos minutos e volta a aquecer. É assim por diante. O símbolo da “chama” não se mantém. Qual deve ser a regulagem. Tenho a temp a 50C e volume a 400. Obrigado

    • Bom dia André,

      No caso o senhor possui uma central térmica? É isso? O seu aquecedor está exibindo algum código de erro?

      Pra poder te auxiliar melhor o ideal seria que enviasse algumas fotos do equipamento, principalmente durante o problema. Caso queira o senhor pode nos enviar essas fotos através do e-mail assistencia@aquecenorte.com.br ou através do whatsapp dos números (11) 94138-3900 ou (11) 99347-0346.

  • boa tarde, instalei um aquecedor lorenzetti, tenho boa vazão de agua, o gas esta aberto e cheio, ele da a faísca, acende, e em seguida ja corta a chama….
    o que pode ser?

    • Bom dia João Antônio,

      Nesse caso precisaríamos saber um pouco mais sobre o aquecedor do senhor para fornecer uma resposta assertiva. Qual o modelo do aquecedor lorenzetti? Digital ou mecânico? Ele é GN ou GLP? Caso o senhor tenha dificuldade em encontrar essas informações pode nos enviar algumas fotos do equipamento através do e-mail assistencia@aquecenorte.com.br ou whatsapp (11) 94138-3900 ou (11) 99347-0346. Se preferir também pode ligar para (11) 2262-9000.

      Mas falando um pouquinho sobre os possíveis problemas, pode ser o regulador de gás que está com defeito ou modelo incorreto; pode ser a tubulação de gás mal dimensionada ou com alguma obstrução; e no caso dos modelos GLP pode ter algum problema com a vaporização do gás no botijão, caso você esteja usando o tamanho errado para o modelo de aquecedor que possui.

  • Boa noite! Será que pode me ajudar? Tenho aquecedor electrolux aq08n e hoje mais cedo precisei desligar o registro de água porque fui mexer a maquina de lavar roupa. O problema é que quando religuei o registro o aquecedor não ligou mais. E o chuveiro ligado a ele não solta mais água nenhuma, inclusive a torneira nem gira toda como antes. Estou grávida de 9 meses e esse problema me pegou totalmente de surpresa. Tem algo que eu pissa fazer? Até trocar as pilhas eu já troquei. Muito obrigada! Abs

    • Bom dia Thais,

      Pelo que você relatou é quase certeza que o problema não seja no seu aquecedor a gás e sim no seu registro. Seu registro deve ter quebrado ou emperrado. Não é incomum isso acontecer nos casos onde o registro fica por muito tempo em uma posição, depois quando você mexeu acabou danificando-o. Nesse caso recomendamos você entrar em contato com um encanador que trocará o miolo do registro.

  • Boa noite, as vezes vou tomar banho, o chuveiro esquenta mas logo a água fria começa a cair, minha mãe diz q é culpa do vento que bate no aquecedor e acaba deixando-o frio (??????) isso é realmente verdade?

    • Bom dia Wallace,

      O que pode estar ocorrendo é o vento apagar a chama do seu aquecedor a gás, logo se isso acontecer a água vai esfriar mesmo. Esse é um problema comum nos aquecedores a gás mecânicos, que possuem exaustão natural. E principalmente se você mora em apartamento acima do 4º andar. Quanto mais alto o andar maior será a ocorrência desse problema.

      Só pra explicar o que acontece: o vento entra através do duto de exaustão, que é responsável por jogar os gases queimados para fora da residencia, e atinge a chama. Se o vento for muito forte ele apaga a chama.

      Se esse for de fato o seu caso te recomendamos trocar seu aquecedor mecânico por um digital. Todos os aquecedores digitais possuem exaustão forçada, ou seja, uma ventoinha responsável por soprar os gases pelo duto. Essa ventoinha impede que o vento entre no equipamento.

  • Bom dia , meu aquecedor e um Rinnai não muito antigo, porem tem uns meses que só sai agua fria e fui verificar não da pra ver se o fogo ta aceso ou nao. Pois e muito fechado , faz o barulho mas a água continua muito fria e o frio ta chegando como fazemos?

    Att
    Alex

    • Bom dia Alex,

      Pelo que você relatou é bem provável que seu aquecedor a gás seja um modelo mecânico. Se for mesmo o caso recomendamos trocar as pilhas por novas. E preste bastante atenção na posição das pilhas, pode parecer meio bobo, mas acontece frequentemente. Caso isso não funcione infelizmente os problemas podem ser os mais variados: diafragma, microswitch ou UCE (Unidade de Comando Eletrônico). Nesses casos você precisará da avaliação de um técnico mesmo.

      Agora se seu aquecedor a gás na verdade for digital (o que a principio não parece ser o caso) verifique se a tomada onde ele está ligado está funcionando corretamente. E se estiver seu aquecedor deve mostrar um código de erro em seu display digital. Se for o caso nos informe o que está aparecendo no display que conseguimos identificar o problema com mais facilidade.

      Caso queira agilizar essa comunicação fique a vontade para entrar em contato conosco através do telefone ou whatsapp: (11) 94138-3900 ou (11) 99347-0346. Se preferir pode nos ligar no telefone fixo (11) 2262-9000 ou nos escrever por e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado.

  • boa tarde,
    tenho instalado um Rinnai REU 2402 FEH desde 11/2014, e ultimamente venho notando que apos o uso ele fica vibrando.
    Nao é a ventuinha, e mesmo com a tomada de energia desligado e permanece com a vibração. Depois de alguns minutos o barulho cessa.
    o funcionamento e temperatura estao em ordem.
    Nao faço ideia do que esteja acontecendo

    • Bom dia Nelo,

      Pelo seu relato isso provavelmente é um problema hidráulico e não no aquecedor a gás em si. O mais provável é que esteja ocorrendo um golpe de ariete. No entanto suas causas podem ser diversas:

      – Sistema de pressurização da sua residencia (caso exista);
      – Válvula redutora de pressão (as vezes com sujeira ou com defeito);
      – Válvula de retenção com problema.

  • Boa tarde !
    Tenho um aquecedor mecânico da marca bosch alimentado por bomba com seis anos de uso a aproximadamente vinte dias começou a dar problemas, ao ligar a a bomba ñ pressuriza e o aquecedor ñ acende tenho que fazer varias tentativas até que volte a funcionar mais ou menos dez vezes com o aparelho desligado desconectei a entrada e saida de água e esta normal , troquei as pilhas e ñ adiantou.

    • Boa tarde Isac,

      Algumas coisas não ficaram muito claras no seu relato, mas a princípio parece que o problema está unicamente relacionado a sua bomba pressurizadora. Talvez o fluxostato esteja com acúmulo de sujeira. Seria o caso de desmontar a bomba e limpa-lo.

      Agora se o problema estiver de fato no aquecedor e o senhor já trocou as pilhas os problemas podem estar relacionados ao diafragma, microswitch ou UCE.

      De qualquer maneira te recomendamos entrar em contato com um serviço de assistência técnica autorizada.

  • Boa noite!
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-los pelas excelentes orientações sobre aquecedores.
    Tenho um aquecedor digital Rinnai REU E170 e ele tem apenas um ano de uso. Já há algum tempo ele vem apresentando oscilação de temperatura. Durante todo o banho a água fica variando gradativamente entre muito quente e muito fria. Se fizéssemos um gráfico temperatura x tempo, este gráfico seria uma senoide com ciclo de uns 30 segundos. A temperatura no display não varia e não aparece nenhum código de erro. Mas conforme a temperatura vai aumentando e depois diminuindo, tenho que entrar e sair debaixo da água várias vezes durante o banho. Gostaria de saber qual pode ser o problema.

    • Bom dia Rodrigo,

      Primeiramente obrigado pelo elogio. Nos esforçamos bastante para tentar ajudar a todos.

      Agora sobre o problema do senhor já podemos adiantar que pelo relato dificilmente é um problema no aquecedor a gás em si. Pode ser algo relacionado a retorno de água fria, mas é algo mais improvável. O senhor costuma misturar água fria na hora do banho? Digo, abrir o registro de água fria também para chegar na temperatura ideal? Caso a resposta seja sim, procure evitar o uso da água fria abrindo apenas o registro de água quente.

      Outra possibilidade é que o kit desviador, o chuverinho que está ligado a ducha, cause esse tipo de coisa. Mas também é algo mais improvável.

      O mais provável que esteja acontecendo no seu caso é um problema na válvula redutora de pressão do prédio. Se esse componente estiver com defeito ele causa uma variação de pressão que pode oscilar a temperatura do aquecedor a gás. Então te pergunto, além da oscilação de temperatura o senhor também sente uma oscilação na pressão da água? Ora a água fica mais fraca, ora fica mais forte? É um problema bem comum.

      • Boa tarde Ivan!

        Obrigado pelas considerações. Respondendo algumas questões que você levantou:
        – Não costumo abrir a água fria. O problema ocorre mesmo com a água fria fechada;
        – Não possuo o chuveirinho;
        – Não há variação de pressão e nem de vazão no momento da oscilação da temperatura.
        Uma coisa que observei e que esqueci de mencionar é que durante as oscilações de temperatura há variação de um ruído no interior do aquecedor, ficando mais forte e mais fraco. Creio que seja a ventoinha.
        Um forte abraço e muito obrigado.

  • Boa tarde Ivan!

    Obrigado pelas considerações. Respondendo algumas questões que você levantou:
    – Não costumo abrir a água fria. O problema ocorre mesmo com a água fria fechada;
    – Não possuo o chuveirinho;
    – Não há variação de pressão e nem de vazão no momento da oscilação da temperatura.
    Uma coisa que observei e que esqueci de mencionar é que durante as oscilações de temperatura há variação de um ruído no interior do aquecedor, ficando mais forte e mais fraco. Creio que seja a ventoinha.
    Um forte abraço e muito obrigado.

    • Boa tarde Rodrigo,

      Então por eliminação o mais provável seja que a válvula de gás do aquecedor esteja com problema. Provavelmente por isso o senhor ouve um barulho estranho do aquecedor. Nesse caso teria que fazer uma regulagem da pressão mínima e máxima do gás dessa válvula.

      O mais recomendado é o senhor entrar em contato com uma assistência técnica credenciada da Rinnai e pedir uma revisão no seu equipamento.

      Se for isso mesmo é um caso raro, ainda mais se tratando de um equipamento novo da Rinnai.

  • Olá Ivan
    Tenho um aquecedor Lorenzetti lz 1600 d, e estou utilizando a 3 anos e até então nunca tinha dado problema. Ocorre que de 1 mês pra cá, durante o banho a chama simplesmente apaga esfriando a água do banho… quando apaga o aquecedor emite um alarme sonoro.
    Não abro a água fria, nem utilizo chuveirinho.
    Você tem ideia do que pode estar ocorrendo?

    • Bom dia Gizelli,

      O aquecedor a gás Lorenzetti Lz 1600D é um modelo digital. Então quando ele emite o alarme sonoro também exibe um código de erro no seu display digital. Pra gente ser mais assertivo no nosso diagnostico você poderia por favor ir até a frente do aquecedor quando o problema ocorrer e ver qual código está sendo exibido? Os códigos de erro desse modelo são compostos pela letra “E” seguida de um número. Por exemplo: E1 ou E8.

        • Bom dia Gizelli,

          Desculpa a demora em te responder, é que quando o frio chega as coisas ficam bem corridas por aqui.

          Mas vamos ao seu problema. O código E2 diz respeito a problemas no sensor de chama, placa do equipamento ou insuficiência de pressão ou vazão do gás. No frio esses é bem comum lidarmos com problema de insuficiência de pressão ou vazão de gás, ainda mais se seu aquecedor a gás for GLP (o gás de botijão). Isso acontece porque durante esses períodos de temperatura mais baixa o aquecedor precisa de mais gás para esquentar a água que chega bem mais fria até o equipamento.

          Seja qual for o problema a senhora precisará da análise de um técnico em campo. Infelizmente não conseguimos te passar um diagnostico preciso sem analisar presencialmente o equipamento.

  • Bom dia tenho um Lorenzetti Lz 1600D modelo digital. Ele aparece o código E 1, Porém os registros estão abertos ( casa individual) E tem gás, porém estou utilizando o P 13 .. Se puderem me ajudar se tenho que trocar os botijões os válvulas, desde já agradeço

    • Bom dia Thiago,

      De fato o código E1 é referente a insuficiência de gás. Isso significa que o aquecedor a gás não chega nem a ligar, ou seja, o gás não tá chegando até o equipamento.

      Isso é bem comum durante o frio quando falamos de aquecedores GLP (que usam gás de botijão). Isso acontece porque a vaporização do gás no frio é bem menor. O recomendado é que você coloque pelo menos 2 botijões p13, mas o ideal seriam 3 trabalhando em conjunto. Também verifique se seu regulador é de 5kg. Se for menor que isso pode ser a causa do problema.

      Espero que tenha ajudado.

  • Alguém pode me ajudar sobre como
    Resolver um problema de barulho… em alta temperatura ele faz um assobio forte pelo chaminé…
    É um komeco digital

    • Olá Alberto! Tenho um bosh digital com o mesmo problema (o engraçado é que isso só acontece no nível de temperatura 3). Alguém sabe como solucionar?

    • Boa tarde Alberto,

      Demorei um pouquinho pra responder porque com o frio chegando em São Paulo as coisas estão corridas. Mas vamos lá.

      Quando as temperaturas caem os aquecedores precisam de mais gás para funcionar. Caso o gás fornecido não for suficiente para a demanda do aquecedor a gás ele começa a ressoar, então você ouve esse barulho.

      No caso dos aquecedores a gás GLP (gás de botijão) isso pode estar sendo causado por um dimensionamento errado do número de cilindros e/ou o regulador de gás.
      Já no caso dos aquecedores GN (gás encanado, aqui em São Paulo fornecido pela Comgás) isso acontece quando o medidor de gás está mal dimensionado.

      A solução para isso é ter a análise de um técnico que fará um novo dimensionamento e adequará o sistema.

      Mas uma solução paliativa seria diminuir a temperatura do equipamento. Mas sabemos que nem sempre isso é possível, principalmente com o frio vindo aí.

  • Boa noite!
    Agradeceria muito se você pudesse me ajudar.
    Tenho um Komeco digital 22,5 com 06 meses de uso.
    Ultimamente, ele começou a fazer barulhos assim que ligamos o chuveiro, como se estivesse trepidando, em torno de 30segundos depois, para, o painel não apresenta nenhum código de erro e o aquecimento está normal.
    O que pode estar acontecendo?

    Aguardo,
    Obrigada!

    • Boa tarde Marina,

      Desculpa a demora pela resposta.

      O seu problema nos parece bastante similar ao do Alberto que comentou aqui também. Então colarei a mesma resposta para você, ok?

      Quando as temperaturas caem os aquecedores precisam de mais gás para funcionar. Caso o gás fornecido não for suficiente para a demanda do aquecedor a gás ele começa a ressoar, então você ouve esse barulho.

      No caso dos aquecedores a gás GLP (gás de botijão) isso pode estar sendo causado por um dimensionamento errado do número de cilindros e/ou o regulador de gás.
      Já no caso dos aquecedores GN (gás encanado, aqui em São Paulo fornecido pela Comgás) isso acontece quando o medidor de gás está mal dimensionado.

      A solução para isso é ter a análise de um técnico que fará um novo dimensionamento e adequará o sistema.

      Mas uma solução paliativa seria diminuir a temperatura do equipamento. Mas sabemos que nem sempre isso é possível, principalmente com o frio vindo aí.

  • Boa noite!

    Este artigo é muito interessante, mas ainda estou em dúvida se sou eu que uso o aquecedor de forma errada ou se há problema hidráulico no apartamento… Moro em Copacabana, bairro do Rio de Janeiro onde a maioria das construções são antigas, e mudei para este apartamento em dezembro; naquela época, estando muito quente, eu só tomava banho de água totalmente fria, mas minha mãe tentava usar o aquecedor e já desconfiei que havia algum problema.

    O imóvel ficou vazio por mais de 1 ano, foram feitas reformas (segundo o proprietário) e o aquecedor é novo. O modelo dele é KA3 14 Litros GN EF 127V Kobe. O problema basicamente é que, se abro somente a água quente, ela começa logo a FERVER! Daí quando abro a torneira de água fria, mesmo que o faça devagar, o aquecedor imediatamente desliga e a água aos poucos esfria. Temos ducha higiênicas nos 2 banheiros (social e suíte), mas sempre com registro fechado, só abrimos a torneirinha no momento de usar a ducha. Há um “banheiro” de empregada (mais como um lavabo, muito pequeno) mas não sei onde é o registro para fechá-lo e testar se muda alguma coisa…

    Coloquei o botão pro lado direito até o pontinho menor de todos, que é o que imaginei ser a menor temperatura ´possível, mas ainda assim eu a vejo subir até 60(!!!) ºC e não há botão regulador desta temperatura que aparece, só este botão manual que vai pra esquerda e pra direita!! E agora que temos dias mais frescos por aqui, tá sendo horrível tomar banho. Não sei nem QUEM chamar para pedir ajuda, se algum especialista em aquecedores como vocês, ou diretamente um encanador/bombeiro hidráulico. Alguma dica?
    Desde já, obrigada! =)

    • Boa tarde Valeska,

      Desculpe a demora pra te dar uma resposta. Aqui em São Paulo chegou o frio e as coisas estão bastante corridas na empresa. Bom, vamos lá.

      O ideal é realmente não usar a água fria. Mas como a senhora relatou que colocou o manipulo de temperatura no ponto mínimo e mesmo assim a temperatura está muito quente, uma outra solução seria diminuir a passagem do gás fechando parcialmente o registro de gás que normalmente fica em baixo do equipamento.

      Vai fechando aos poucos e observando se a temperatura fica do seu agrado.

      De qualquer maneira recomendamos que a senhora procure a Amoedo que é a distribuidora dessa marca de aquecedores e solicitar uma assistência.

      • Bom dia Ivan!

        Caraca, não precisava se desculpar de forma alguma! Você está aqui com a maior boa vontade ajudando as pessoas GRÁTIS na sua área de trabalho… Pessoas como você são verdadeiros anjos que contribuem para um mundo melhor; com certeza ganhou uma cliente para quando eu realizar meu sonho de morar em São Paulo! (Já estou invejando o frio que chegou aí; detesto calor, embora seja carioca)

        Estou aqui te respondendo com a maior alegria depois de finalmente ter tomado um banho quente DIGNO neste apartamento! =) Acho que o aquecedor realmente é muito mais potente do que o necessário, porque depois de descobrir qual era o registro de gás, tive que diminui-lo várias vezes e ir testando até conseguir uma temperatura boa. Ficou ótimo, você me salvou de ter que falar com o proprietário, ou gastar $ e tempo com a Amoedo. Eu e mamãe estamos super felizes! Muito obrigada!! Bom inverno e ótimos negócios aí pra ti.

        • Bom dia Valeska,

          Ficamos muito felizes que tenhamos conseguido te ajudar. Nem sempre é possível achar uma solução sem enviar um técnico, mas quando a gente consegue ajudar alguém apenas com instruções é muito gratificante.

          E quando se mudar para São Paulo lembra da gente 🙂

  • Obrigado ajudou bastante coloquei 2 botijões e troquei a vazão para 7 kilos. Está funcionado melhor, porém de manhã na primeira vez que liga o chuveiro apareceu o código E 1. Mas a hora que liga e desliga ele começa funcionar normal, mas acontece todos os dias. Entao o ideal e que coloque mais um botijão? Ou seja, 3 ligados concomitantemente correto?

    • Exato sr Thiago,

      Provavelmente em épocas que o clima estiver quente o senhor não terá problema apenas com dois, mas durante o frio o ideal seriam 3 botijões mesmo. Se futuramente o senhor adquirir um equipamento de maior capacidade (o seu aquecedor é de 15l/min), dependendo do modelo, seria bom aumentar até para 4.

  • Tenho um equibrás EB 600 PLUS, troquei as pilhas verifiquei o gás (que é por tubulação) olhei a telinha aonde entra a água, porém ele não acende a chama, não faz o “estralo”
    Igual ao do fogão, oque posso fazer ?

    • Bom dia João Marcelo,

      O senhor verificou se de fato as pilhas trocadas estão novas e foram colocadas na posição correta? Caso tenha se certificado disso então seria algum componente com defeito mesmo.

      O problema pode estar no diafragma, microswitch ou UCE (Unidade de Comando Eletrônico). Nesse caso o mais recomendado seria o senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada da Equibrás.

  • Bom dia!

    Troquei recentemente o meu aquecedor por um Komeco, de baixa pressão.

    Quando estou no quarto, eventualmente ouço a faísca do aquecedor, como se fosse armar a chama. Isso acontece sem acionar nenhuma torneira. Isso pode comprometer a performance do aquecedor? Há alguma maneira de corrigir? Obrigado.

    • Bom dia Vinicius,

      Pelo relato do seu caso temos duas possibilidades aí. Vamos lá:

      1. A forma correta de instalar o aquecedor a gás é deixar uma tubulação exclusiva para sua alimentação. Mas é bem comum em prédios (até mais do que deveria) as construtoras deixarem torneiras de tanque, torneira da máquina de lavar roupa e outros pontos de água fria interligados com a alimentação do aquecedor. Então quando um desses pontos é aberto a água armazenada dentro do aquecedor se movimenta e o aquecedor ativa.

      2. Um caso um pouco menos comum é a válvula redutora de pressão do prédio estar com algum defeito. Esse defeito faz com que a pressão oscile constantemente, criando uma movimentação na água armazenada dentro do aquecedor a gás que o ativa. Se esse for o problema você deve perceber essa oscilação de pressão em qualquer ponto de água da residência. Ora a pressão da água aumenta, ora diminui.

      Em ambos os casos a solução é relativamente simples: a instalação de uma válvula de retenção na entrada de água do aquecedor a gás. Essa válvula vai impedir que a água volte evitando essa movimentação de água. No entanto ela gera uma pequena perda de carga, ou seja, você sentirá uma pressão menor na água dos pontos abastecidos pelo aquecedor. Não é nada muito impactante, mas a pressão vi diminuir um pouco.

  • Boa tarde,tenho um aquecedor a gás da Lorenzetti,modelo LZ 750BP gás natural (GN),encanado,a umas três semanas venho observando um estranho barulho,alto às vezes,de dentro dele,isso acontece independente de estar usando ou não,o que pode ser?

    • Bom dia Marcílio,

      Realmente é um caso bem atípico. O aquecedor em si só aciona com a circulação de água. E é bem improvável que algo dentro dele faça barulho sem que esteja ligado.

      Mas pensamos numa possibilidade:

      Não sei é seu caso, mas esse modelo de aquecedor a gás era um dos modelos utilizados pela Comgás em seu programa de expansão. Então chuto que seu aquecedor e todo sistema foi instalado pela Comgás.

      Não é incomum encontrarmos instalações feitas pela Comgás ondem ligam a água do aquecedor diretamente da rua. Isso não é o mais recomendável por vários motivos, como falta de água, por exemplo. Mas um outro motivo seria a oscilação de pressão que a água da rua sofre. Essa oscilação de pressão pode acabar movimentando a água dentro do aquecedor, o que por sua vez liga o aquecedor sem ninguém abrir nenhum ponto de água.

      Pode ser seu caso.

  • Quando ligo meu aquecedor orbis GN da 15 segundos aparece erro E2 sendo que antes sempre tive komeco e nunca apresentou problema! Troquei pois começou a vazar! O que pode ser? Obrigado

  • Tenho um aquecedor Rinnai REU-1302FEH que quando ligado na tomada e sem estar aquecendo a água ou chama ligada, faz um barulho baixo mais constante e quanto desligo da tomada o barulho cessa. É normal?

    • Boa tarde Diego,

      Seu caso precisaria da análise de um técnico no local, mas pelo relato que o mais provável de ter acontecido com seu aquecedor a gás é um defeito no transformador. Para solucionar precisaria efetuar a substituição do componente através de um técnico autorizado da marca.

  • Olá! Tenho um aquecedor a gás Lorenzetti LZ-2500D que passou a apresentar um barulho/zumbido.
    Esse barulho incomoda mas não interfere no funcionamento o aparelho quando ao aquecimento.
    O barulho permanece mesmo com o aparelho em repouso (com torneira/registro fechado).
    Se desligar o aparelho da tomada e depois religar o barulho volta a aparecer depois de mais ou menos um minuto, mesmo sem abrir qualquer registro/torneira.
    Alguma indicação do que pode estar ocorrendo? Obrigado!

    • Bom dia José,

      Acreditamos que o mais provável no seu caso seria um problema no transformador do equipamento. De qualquer maneira seria necessário a análise de um técnico autorizado pela Lorenzetti para se certificar que é isso mesmo e efetuar a troca do componente.

  • Boa tarde, primeiramente parabéns pelo trabalho. Mudei para um apto onde tem o aquecedor bosch gwh 300 plus. Quando ligo somente a água fria o aquecedor liga. Acredito que não deveria e pelo que li pode ser que não tenha tubulação individual. Como pode ser corrigido o problema? Caso não seja possível concerto de hidraulica, aumenta muito o consumo de gás? Obrigado

    • Bom dia Tomas,

      Pelo que relatou é isso mesmo, a causa do seu aquecedor a gás ligar quando abre o registro de água fria em outros pontos é a tubulação interligada. A solução mais simples para seu problema seria a instalação de uma válvula de retenção na entrada de água do aquecedor.

      Sobre aumentar o consumo de gás não seria nada muito impactante, já que muito provavelmente seu aquecedor liga apenas por alguns momentos. Mas teria um aumento sim.

  • Olá Ivan, alugamos ap xim aqueceor a gas glp- marca Rinnai modelo REU-83 BR – potencua 14,8kw

    Estava dun ionando, mas do nada paeou. Nao estava danso a centelha. Tricamos as pilhas, mas nada. Ao abrir a torneira no modo que te o aquecedor se balanca todo e nao da a centelha. O que podw ser? Peecebemos tambem que o local onde fiam as pilhas esta ficando molhado.

    • Bom dia Denize,

      Pelo seu relato é bem provável que você precise efetuar a troca da caixa de pilhas do aquecedor a gás. Mas se essa caixa está molhando é bem provável que a serpentina da câmara de combustão esteja furada. Se for o caso é preciso troca-la também.

      Procure uma assistência técnica autorizada da marca do seu aquecedor a gás para um técnico fazer uma análise do equipamento.

    • Bom dia Gabriela,

      Isso é difícil de dizer. Varia muito de marca e modelo, além da qualidade das pilhas.

      Temos cliente que relatam que trocam as pilhas de seus aquecedores uma vez ao ano, outros a cada dois meses. Mas uma média boa é troca-las a cada 6 meses.

    • Bom dia Alice,

      O aquecedor em stand by gasta muito pouco, mas você pode sim desliga-lo e liga-lo novamente sem nenhum problema. Porém dependendo da marca e modelo do seu aquecedor a gás ele não vai guardar a temperatura que você programou. Então você terá que ajustar a temperatura a cada vez que liga-lo.

  • Amigo eu tenho um aquecedor de passagem lorenzetti lz1600 digital glp e quando ligo a água quente não tem a mesma pressão da água fria. Tenho torneiras e duchas monocomando. A fria tem muito mais pressão. Gostaria que tivesse a mesma pressão ou maior. Poderia instalar o pressurizador após a passagem de água quente pelo aquecedor para que aumentasse a pressão da água quente?
    Este modelo de aquecedor reduz a pressão da água quente?
    Hoje o pressurizador que possuo está instalado na saída da caixa d’água somente na água fria.
    Obrigado desde já.

    • Bom tarde André,

      Isso é comum. Acontece que a água quente naturalmente tem menos pressão que a água fria. Além disso existe uma perda de carga grande quando a água passa dentro do aquecedor de passagem (independente do modelo). Isso acontece porque a água percorre praticamente um zigue-zague dentro do equipamento. Isso faz com que ela perca força mesmo.

      Nesse caso temos duas possibilidades aí.

      – A mais fácil seria reduzir a pressão da água fria para ser igualada com a da água quente. Pra isso o senhor precisaria reduzir a vazão fechando um pouco o registro geral de água fria nos banheiros. É um processo de tentativa erro. Mas obviamente isso nivelaria a pressão por baixo e talvez não seja o que o senhor pretenda na sua residência.

      – Outra possibilidade seria a instalação de uma bomba pequena, mas nesse caso a bomba seria instalada na ENTRADA de água do aquecedor de passagem. Dessa forma conseguiríamos compensar essa perda de carga causada pelo equipamento. Mas infelizmente isso não seria uma coisa 100% garantida. A pressão iria aumentar sim, mas talvez não chegue a igualar o da água fria. Recomendamos a instalação de uma bomba Hioda 350 ou Lorenzetti PL20.

      Espero ter ajudado.

      • Já possuo um pressurizador na saída da caixa d’água na água fria. Em alguns colegas que fui verificar a pressão e é a mesma, ou seja, o aquecedor não interferiu na pressão d’água. Em todos a pressão de água quente e a mesma que a de água fria. Já em minha casa a pressão da quente não chega a 70% da pressão da água fria. Aí que não entendi mais nada…
        Estava achando que o meu aquecedor estava regulando a saída de água quente e pensando em adquirir um mais forte.
        Sinceramente não sei o que faço.

        • Bom dia André,

          Isso posso te falar com toda certeza, o aquecedor de passagem sempre afeta a pressão por conta da perda de carga. Isso acontece por alguns fatores:

          – O atrito da água com as paredes da tubulação (quanto mais áspera pior);
          – Curvas na tubulação;
          – Estreitamento da tubulação.

          Como te disse, dentro do aquecedor de passagem a água percorre um caminho bastante tortuoso. Isso pode causar uma perda de carga que diminui a pressão da água em 0,6 kgf, podendo chegar até 1 kgf em alguns casos. O que também pode colaborar com essa perda de carga é a tubulação que está alimentando o aquecedor ou saindo do aquecedor. Se essa tubulação estiver mal dimensionada pode aumentar ainda mais a perda de carga.

          No caso dos seus colegas, eles de fato estão usando um sistema de aquecimento de passagem ou usam boiler? Porque no caso do sistema de aquecimento por acumulação (Boiler) não existe perda de carga pelo equipamento. Ou como eu te disse anteriormente eles podem ter nivelado por baixo a pressão através do registro geral de água fria. Essa é uma prática que por ser muito simples é também muito comum.

          Um aquecedor de maior capacidade pode até melhorar ligeiramente a pressão, mas não vai corrigir isso.

          • Nos colegas que citei, a pressão é alta tanto na quente como na fria entende. Os aquecedores são de passagem e maior potência que o meu.
            Como teste poderia engatar a saída da mangueira de água fria na entrada da mangueira de água quente não passando pelo aquecedor afim de verificar se a pressão aumenta na água quente? Assim iria verificar se a central que ocasiona a diminuição da pressão na água quente.
            Colocar um pressurizador após a saída de água no aquecedor na água quente estaria incorreto?
            E agradeço de novo a sua atenção amigo.

          • Boa tarde André,

            Disponha. Estamos aqui pra tirar dúvidas mesmo.

            Sim, o senhor pode fazer esse teste eliminando a passagem de água através do aquecedor. O senhor vai notar que a pressão vai aumentar consideravelmente.

            E sim, seria incorreto instalar a bomba na saída de água do aquecedor. Isso seria incorreto porque essas bombas são produzidas para trabalharem com água fria, usando sua temperatura para refrigerar seu motor. Trabalhar com água a 40, 45ºC vai superaquecer a bomba e danifica-la.

  • Boa tarde,

    Gostaria de uma ajuda urgente. Moro em apartamento, tenho um aquecedor Bosh e dois banheiros em casa. Tenho uma torneira de água quente e uma de água fria nas pias e nos chuveiros também.

    Em um banheiro tudo está funcionando normalmente, chuveiro e pia, porém no outro banheiro, desde domingo a água do chuveiro está fraca e morna. Quando ligamos a torneira quente da pia a água esquenta. Sabem me dizer o que pode ser?

    Obrigada,

    Aline

    • Boa tarde Aline,

      Nesse caso podemos falar com toda certeza que o problema não está no seu aquecedor a gás e sim na hidráulica da sua rede.

      O mais provável é que você esteja com algum ponto de retorno aberto. Talvez registros abertos de algum ponto desativado (com plug) ou ducha higiênica com registro aberto.

      Te recomendo ligar para o nosso setor técnico onde irão te orientar a fazer alguns testes para achar onde está o problema. (11) 2262-9000

  • Posso ligar um aquecedor Rinnai de 20 litros em um bujão de 13 kg, caso não posso favor explicar, por que fala em consuma maximo de gas e não minimo.

    • Bom dia José,

      Caso você ligue apenas um P13 em um aquecedor de 20 litros provavelmente o equipamento funcionará bem durante os climas mais quentes, mas durante o frio o gás será insuficiente e o aquecedor não funcionará corretamente. Caso o aquecedor seja de um modelo digital o equipamento exibirá código de erro 12 ou código E2 (dependendo da marca e modelo do equipamento). Isso significa que tem gás chegando no equipamento, mas em quantidade insuficiente para seu funcionamento pleno.

      Agora explicando porque isso acontece: O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que é o gás de botijão, como o nome sugere trata-se de um liquido. Dentro do botijão esse liquido vai passando para o estado gasoso. Mas esse processo demanda um tempo. Esse tempo varia de acordo com o tamanho, pressão e temperatura do botijão. Sendo mais rápido em temperaturas mais altas e mais lento em temperaturas mais baixas.

      Sendo assim, a taxa de evaporização de um P13, principalmente durante o frio, é inferior ao que um aquecedor a gás de 20 litros demanda. Sendo o ideal a instalação de dois botijões em conjunto. E se o clima for muito rigoroso, talvez três.

      No entanto um único P45 daria conta.

  • Gostaria de saber a Norma que regulamenta a instalação e uso em apartamentos.
    O que o condomínio ou de de quem precisa de autorização e vistoria.
    Em nosso condomínio a saída de gás vai para o corredor que tem 09 apartamentos.
    Isso é legal?
    Qual prejuizo ao meio ambiente?

    • A norma brasileira regulamentadora para instalação equipamentos que utilizam gás combustivo é a NBR13103. Não possuindo nenhum tipo de autorização para vistoria ou instalação que seja necessário.

      Já a respeito da saída de gás queimado, a mesma deve ocorrer para uma área aberta e com ventilação permanentemente. Logo se o gás queimado citado em seu relato estiver indo para uma área aberta e ventilada não há problema.

      Mas caso esteja saindo dentro do corredor fechado, sem ventilação apropriada, o ideal é que seja corrigido imediatamente. A chaminé deve ser conduzida até a face externa da edificação.

      E não existe prejuízos significativos ao meio ambiente, contato que, como já salientado, que esteja ocorrendo em uma área aberta e ventilada.

  • Bom dia Ivan,

    Tenho um lorenzentti LD 16000, digital, moro em apartamento, segundo andar, quando acionamos o chuveirinho a temperatura da agua é super boa, sendo possível regular a temperatura ideal com a agua fria, porém, quando acionamos o chuveiro principal, a agua não aquece muito, ficando somente morna e temos que desligar totalmente a agua gelada para termos o mínimo de aquecimento. O que pode ser?

    • Bom dia Lucas,

      Orientamos os usuários sempre a usarem somente a água quente sem a mistura da água fria. E em aquecedores a gás digitais isso é bem prático já que você pode configurar a temperatura exata no display do equipamento.

      O que acontece no seu caso é justamente isso, como a vazão do chuveirinho é diferente da vazão da ducha principal a quantidade de água fria para temperar a água também diferente. Então quando você usa um ou outro sente a diferença mesmo. O ideal seria configurar uma temperatura mais próxima do confortável no display do aquecedor para que você precise misturar o mínimo possível de água fria na hora do banho.

      Mistura menos água fria você também economiza água e gás, além do equipamento funcionar melhor.

      Espero ter ajudado.

  • Tenho um Bosch 325 manual. Moro em local muito frio, a água é congelante. O aquecedor não aquece a água de forma satisfatória, ele está alimentado por um p45 e mesmo no máximo de gás é mínimo de agua o banho fica somente morno e nas torneiras tambem. Isso usando somente 1 ponto se usar 2 é uma desgraceira
    A caixa d’água é de 1000 litros e tem vazão e pressão alta

    • Bom dia Lúcia,

      Mesmo com o frio, pelo modelo do seu aquecedor, era pra água esquentar mais. Então é realmente difícil te precisar o que de fato está acontecendo sem uma análise do equipamento. Mas temos algumas possibilidades aí.

      Acreditamos que o problema esteja ligado a insuficiência de gás. Ou seja, não tem gás suficiente chegando no equipamento. Isso pode estar acontecendo porque mesmo com o P45, a taxa de evaporização está mais baixa do que o necessário já que o local onde a senhora se encontra é muito frio. Te recomendamos, antes de tomar qualquer outra providencia, testar dois P45 funcionando em conjunto.

      Outra possibilidade seria se existisse algum tipo de obstrução na tubulação do gás, assim impedindo que a quantidade adequada chegue até o equipamento. Mas também pode ser que a tubulação da senhora tenha um diâmetro menor que o recomendado. Ou seja, está mal dimensionada.

      Por último o problema poderia estar em torno do regulador de gás. Ele poderia estar subdimensionado, obstruído ou com defeito.

      A princípio nos parece que seu problema está acerca do abastecimento de gás e não no equipamento em si. Seria interessante fazer esses testes e análises antes de mexer no aquecedor a gás.

  • Olá, tenho um aquecedor de passagem Komeco 2200SE.
    Constantemente, ao ligar a torneira, seja da pia da cozinha, do banheiro ou a ducha ele começa a apitar e da o sinal E1.
    Não é problema de gás (ou falta), às vezes até acho que falta a faísca de ignição.
    Eu abro e fecho as válvulas de água e gás diversas vezes, dai sai o som da ignição e ele funciona, mas tem vezes que não. O que pode ser? Agradeço a atenção.

    • Bom dia Edgard,

      É difícil precisar sem uma análise no equipamento, mas algumas possibilidades para o seu problema:

      – Talvez o problema de gás seja na pressão ou vazão. Pode ser que uma delas esteja insuficiente. O senhor já verificou o regulador ou medidor de gás? Se o seu aquecedor for GN então seu medidor deve ser pelo menos um G2,5. Agora se for GLP o seu regulador deve ser de pelo menos 7 Kg.
      – Outra possibilidade seria um defeito no sensor de chama ou na placa do aquecedor a gás.

  • Olá, tenho um aquecedor lorenzetti 1600d. Quando abro a torneira da cozinha, logo ele aciona e agua aquece normalmente, mas quando ligo o meu chuveiro, ele não aciona sozinho, então eu tenho que abrir a torneira da pia uma ou algumas vezes ou deixar a pia da cozinha com uma abertura mínima para ele funcionar. Logo em seguida ele esquenta muito a agua mesmo na temperatura mínima e abro a agua fria um pouquinho só. Após, ele desliga. O que posso fazer para que não aconteça isso? Algum ajuste? Obrigado!!

    • Bom dia Talita,

      Pelo seu relato vemos duas possibilidades para o problema enfrentado.

      – Sujeira obstruindo as duchas ou a o aquecedor a gás. Caso seja isso uma limpeza resolveria seu problema.

      – A outra possibilidade, e talvez a mais provável, seria pouca pressão de água. A senhora por acaso mora nos últimos andares? Ou seria uma casa ou sobrado? Se esse de fato for o problema a solução seria a instalação de uma bomba pressurizadora de água.

      Espero ter te ajudado, Talita.

      • Obrigado. Vou tentar…. Fico com medo de comprar a bomba pressurizadora e não dar certo e gastar dinheiro
        sem resolver. Moro no segundo andar de um prédio de dois andares. E fiquei achando que podia ter alguma coisa da encanação errada, já que a pia da cozinha aciona e o chuveiro não. O aquecedor tem somente 4 meses e foi instalado
        e testado a saída de agua com e sem o filtro de retenção. Vou verificar. Obrigado.

        • Talita,

          Antes de você investir na bomba você pode contratar uma empresa especializada para ir no local fazer uma vistoria técnica. Um técnico especializado teria instrumentos de medição de pressão. Aí você saberia com certeza se precisa ou não de um pressurizador.

          Mas normalmente no ultimo andar é necessário sim. Mas em alguns casos os prédios já possuem esse pressurizador instalado para pressurizar a rede todo prédio todo. Pode ser o seu caso. Você pode perguntar para seu sindico.

          Mas só para esclarecer, um aquecedor precisa aí em torno de 10 m.c.a. ou 1kg/f de pressão para funcionar corretamente. Mas o ideal seria aí algo entre 15 a 20 m.c.a. ou 1,5 a 2 kg/f de pressão para seu banho ser confortável.

  • Desculpa, a pia da cozinha possui agua quente e fria e o banheiro possui agua somente fria. Entao abro a agua do chuveiro quente e após abro a torneira do banheiro, ai ele liga, fazendo com que depois desligue

  • Boa tarde. Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pela qualidade do trabalho da empresa.
    Gostaria de saber se podem me ajudar com relação a um problema em meu aquecedor a gás komeco digital (GLP – uso um botijão p13):
    – o aquecedor tem menos de 01 ano de uso e há 01 semana começou a não esquentar a água, aparecendo o código de erro E2 (insuficiência de gás). Ele fica fazendo um barulho no início (parecendo um fogão automático tentando ligar uma boca), mas não consegue esquentar a água e logo depois acusa o erro (a impressão é que não consegue gerar faísca).
    Moro em uma casa e só uso o aquecedor em um chuveiro. Já coloquei um botijão novo, verifiquei os registros do gás e a energia e nada. Liguei o aparelho numa hora do dia mais quente, reduzi a vazão da água e baixei a temperatura de saída do aquecedor, mas não funcionou.
    O que pode ser? Será que algum sensor?

    • Boa tarde Henrique,

      Deixa eu te perguntar, você usa apenas um P13? Se a resposta for sim provavelmente esse é o problema. O código E2 deve acontecer especialmente em dias mais frios, não é?

      Isso se deve pela evaporização do gás dentro do botijão, que é mais lenta em dias frios. O ideal é você instalar pelo menos dois P13 em conjunto. Dependendo da capacidade do aquecedor, caso ele for acima de 25 litros de capacidade o ideal já seria 3 botijões P13.

      Mas supondo que você já tenha 2 ou 3 botijões P13 em conjunto. Talvez seja seu regulador de gás. Ele é de 1 kg? Também pode ser a tubulação de gás que está subdimensionada para o aquecedor.

      Agora se toda essas questões que levantei estão dentro dos conformes então sim, podemos estar falando de um problema no sensor de chama do equipamento.

  • Bom dia. Tenho um aquecedor a gás LZ 800FB é pra esquentar tínhamos que primeiro esquentar no chuveirinho e depois acionar a ducha agora ele não esquenta de jeito nenhum .. de nenhuma forma . Pode ter queimado alguma peça ??

    • Boa tarde Luciana,

      A princípio nos parece que o seu problema está relacionado a falta de pressão de água. Você mora em apartamento? Por acaso está no ultimo ou penúltimo andar?

      Outra possibilidade seria o diafragma do aquecedor estar furado.

      Espero ter ajudado.

  • Acabamos de realizar a manutenção em nosso aquecedor Noritz Herman YE-2200 FE, onde foi feita descarbonização e troca de kit juntas.
    Temos o aquecedor desde 2008, com manutenções anuais e esta última faz menos de 1 semana.
    Fizemos o serviço devido fumaça preta e retorno de cheiro de gás muito forte.
    Moramos no 3 andar de um condomínio e percebo que o aquecedor continua com forte cheiro de gás quando utilizado no banho e que apesar de não aparecer nenhum código, parece que liga e desliga, porem sem apagar a luz do queimador.
    Não temos secadora de roupa.
    O que pode ser?

    • Boa tarde Michael,

      A gente tava analisando aqui as possibilidades do seu caso e chegamos a algumas possibilidades, mas já posso te adiantar que essa fumaça preta não é comum.

      – Caso seu equipamento seja do tipo GLP (que usa gás de botijão) isso pode ocorrer quando o regular está enviando o gás com muita pressão para o equipamento.
      – Isso também pode ocorrer quando o equipamento é do tipo GN (Gás Natural, aquele gás encanado) mas está sendo usado com GLP (como disse anteriormente, gás de botijão) no lugar.
      – Outra possibilidade é se a conversão do aquecedor de um tipo de gás para outro foi feita, mas os parâmetros não foram estabelecidos corretamente.
      – E a ultima possibilidade é quando o aquecedor está muito tempo sem manutenção e começa a carbonizar. Mas o senhor relatou que fez uma descarbonização recentemente, então podemos descartar esse problema.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só escrever aqui que assim que possível respondemos.

  • Olá! Me mudei recentemente e no meu apartamento tem um aquecedor orbis. Algumas vezes quando ligo o chuveiro o aquecedor treme fazendo um barulho muito alto. Eu sempre desligo o chuveiro correndo com medo. E o chuveiro começa com muita pressão, fazendo até um apito mas em seguida a pressão reduz ficando a água bem fraca.
    Sabe o que pode estar acontecendo?
    Obrigada!

    • Boa tarde Vanessa,

      Qual o modelo e marca do seu aquecedor a gás? Você sabe me dizer se ele é GN ou GLP?

      Esse problema do aquecedor fazer muito barulho muitas vezes está relacionado a pressão de gás. Logo é bem mais comum que isso aconteça com aquecedores do tipo GLP. O que pode acontecer é se a pressão de gás enviada para o equipamento estiver muito forte ou se o aquecedor está tentando puxar mais gás do que os botijões são capazes de vaporizar.

      Já sobre a pressão da água eu precisaria saber a marca e o modelo do aquecedor para estabelecer se os problemas estão relacionados ou não.

  • Boa tarde!
    Tenho um aquecedor rinnai mecânico, moro no quarto andar de um apartamento da MRV, a vazão da água quente está muito fraca e a vazão da água fria normal. Chamei a assistência técnica da MRV e eles limparam os canos e passaram o cano de água quente por fora do aquecedor para testar a vazão da água e quando fica fora do aquecedor a vazão da água quente fica normal, igual a da água fria. Eles alegaram que o problema é o aquecedor rinnai que não é indicado para apartamento do 4 andar (último andar) e que eu deveria ter comprado o aquecedor Lorenzetti. Comprei o aquecedor diretamente com a CEG. Essa informação deles sobre o aquecedor rinnai procede? Ele realmente não é indicado para o último andar?

    • Boa tarde Barbara,

      Essa é uma dúvida bem comum, inclusive se você notar o comentário seguido do seu é o relato de um problema similar.

      Na verdade é normal que a água quente tenha uma pressão menor do que a água fria. Isso acontece porque a água, ao percorrer seu caminho dentro do aquecedor, que é uma espécie de zigue-zague, perde pressão. Isso é chamado de perda de carga e acontece pelo atrito da água pela parede da tubulação, curvas, afunilamento da tubulação, etc.

      Já a água fria normalmente percorre um caminho muito mais direto do que a água quente que passa pelo aquecedor a gás. Então tem essa disparidade de pressão entre água fria e quente.

      O fato da senhora estar localizada no ultimo andar faz com que a água que vem da caixa d’água tenha mesmo pouca pressão (mesmo a água fria). E isso não tem relação com a marca e o modelo do aquecedor a gás escolhido. Aliás, os aquecedores da marca Rinnai são muito melhores do que os da Lorenzetti. A Lorenzetti é muito boa para chuveiros elétricos, mas quando estamos falando de aquecedores a gás a Rinnai, juntamente da Rheem, é líder de mercado mundial.

      Possíveis soluções:

      – Diminuir um pouco a pressão da água fria para igualar com a da água quente. Você pode fazer isso fechando um pouco o registro geral da água fria. É um processo de tentativa e erro e obviamente você vai igualar a pressão por baixo.
      – Instalar um pressurizador pequeno na entrada do aquecedor a gás. Assim você vai compensar a perda de carga causada pelo aquecedor a gás. Mas não é garantido que a pressão fique exatamente igual. No entanto, especialmente no seu caso que está no ultimo andar, o ideal seria instalar um pressurizador mais potente para pressurizar toda a rede do seu apartamento.

  • Bom dia, tenho um aquecedor da marca Yume, que foi instalado há cerca de 03 anos e ainda não foi feita nenhuma manutenção. Notei que a água quente está com uma pressão um pouco menor que a água fria, quando testo as duas individualmente. Isso pode ter alguma relação com a limpeza do aquecedor?

    Obrigado

    • Bom dia João Batista,

      Na verdade não. É absolutamente normal que a água quente tenha menos pressão que a água fria. Isso acontece porque a água, ao percorrer seu caminho dentro do aquecedor, que é uma espécie de zigue-zague, perde pressão. Isso é chamado de perda de carga e acontece pelo atrito da água pela parede da tubulação, curvas, afunilamento da tubulação, etc.

      Já a água fria normalmente percorre um caminho muito mais direto do que a água quente que passa pelo aquecedor a gás. Então tem essa disparidade de pressão entre água fria e quente.

      Possíveis soluções:

      – Diminuir um pouco a pressão da água fria para igualar com a da água quente. Você pode fazer isso fechando um pouco o registro geral da água fria. É um processo de tentativa e erro e obviamente você vai igualar a pressão por baixo.
      – Instalar um pressurizador pequeno na entrada do aquecedor a gás. Assim você vai compensar a perda de carga causada pelo aquecedor a gás. Mas não é garantido que a pressão fique exatamente igual.

      Espero ter ajudado.

  • Olá, me mudei para um prédio com gás central e o apartamento já tem o aquecedor, marca bosch.
    Porém eu acho que demora muito até a água esquentar, leva uns 2 min mais ou menos, é normal demorar esse tempo?
    Cada vez q abro uma torneira ou o chuveiro demora até a agua esquentar, tenho q deixar a torneira ou o chuveiro aberto correndo agua até q esquente.

    • Bom dia Claudia,

      O aquecedor de passagem, se funcionando corretamente, aquece a água quase que instantaneamente. Em 2 ou 3 segundos a água já está saindo quente. No entanto o que demora é para a água chegar até o ponto, como duchas e torneiras. Então quanto mais longe o ponto de água estiver do aquecedor a gás, mais tempo vai demorar. Isso porque antes de sair água quenta na ducha ou torneira primeiro toda água fria que ficou acumulada na tubulação tem que sair.

      Pra saber se seu aquecedor está funcionando corretamente você pode fazer um teste: peça para alguém ligar algum ponto de água fria e vá até o aquecedor, então segure o flexível de água quente que fica abaixo do aquecedor. Se ele ficar quente logo após o aquecedor ligar, então o aquecedor em si estará funcionando corretamente e o problema mesmo é a distancia entre o equipamento e seus pontos de água.

      Agora a solução para essa dificuldade que a senhora está passando pode ser um pouco complicada. A senhora tem a opção de instalar um sistema de retorno. Mas isso envolve, caso não tenha ainda, mexer na estrutura hidráulica da sua residência.

      O sistema de retorno fará com que a água fria que ficou acumulada na tubulação volte para o aquecedor a gás para ser aquecida. Assim quando a senhora abrir a ducha não vai desperdiçar toda aquela água.

  • Boa noite!
    Tenho um AQUECEDOR ORBIS HIDROMAX 308 cob 8 Litros dentro do banheiro, só para um chuveiro. Ele liga manualmente e acende normalmente. Mas a água que sai do chuveiro está muito fraca e ele começa a fazer um barulho estanho.
    A água fria está forte e funcionando normalmente.
    O que poderia ser? Chamo um gasista ou um bombeiro hidráulico?
    Obrigada desde já.

    • Boa tarde Thauanna,

      É bem comum que a água quente tenha menos pressão que a água fria. Isso acontece porque quando a água passa pelo aquecedor de passagem ela perde pressão. Isso é chamado de perda de carga. Em média a água perde de 6 a 9 m.c.a. ao passar pelo aquecedor a gás.

      Mas agora se a pressão da água quente da sua residência veio diminuindo gradualmente com o tempo existe uma grande possibilidade de isso ser causado por obstrução por sujeira.

      Esse modelo de aquecedor a gás da senhora já é um modelo mais antigo. A senhora costuma fazer a manutenção preventiva do equipamento? Saiba que todo fabricante recomenda que essa manutenção seja feita uma vez ao ano. Esse serviço consiste numa revisão geral e limpeza do equipamento.

      Sugiro que a senhora entre em contato com uma assistência técnica autorizada da Orbis e contrate um serviço de manutenção preventiva.

      Espero ter ajudado.

  • Tenho um aquecedor LZ 3700 D. Já estava instalado quando me mudei. O aparelho funciona bem, mas quando ligo mais de uma ducha ao mesmo tempo, a água da primeira ducha é cortada. Já tenho um pressurizador instalado e minha ducha é a Deca Acqua Plus. Já me disseram que o problema é da ducha (vazão excessiva), do pressurizador (pouca potência) e do aquecedor (baixa capacidade), mas ninguém me garante uma solução.

    • Bom dia,

      O seu aquecedor tem uma capacidade de 37 litros por minuto. No entanto a Acqua Plus da Deca pode chegar, dependendo da pressão do local, até a 40 litros por minuto de vazão. Isso significa que uma única ducha supera a capacidade do aquecedor, então é normal que ao ligar a segunda ducha você encontre esse problema.

      Agora quais as soluções possíveis:
      – Trocar as duchas por alguma com a vazão menor. Com esse aquecedor você poderia colocar duas duchas de 15 l/min cada e ainda teria vazão para atender simultaneamente uma torneira.
      – Instalar redutores de vazão nas duchas. A própria Deca vende vários modelos de redutores com várias capacidades. Sugiro você colocar um de até 18 litros em cada ducha.
      – Instalar um sistema de aquecimento em cascata que consiste em 2 ou mais aquecedores trabalhando em conjunto. Somente com mais de um aquecedor você conseguiria atender a vazão plena de duas Acqua Plus.

      A opção mais barata é instalar os redutores nas duchas, mas você perderá um pouco do conforto proporcionado pelas duchas. Te recomendamos adquirir duchas com a vazão adequada sem a necessidade de instalar redutores.

      Espero ter ajudado.

  • Olá , talvez vc possa me ajudar , tenho um lorenzeti LZ 750 BP , tenho usado ele sem problemas durante 6 meses . Mas agora ele esquenta quando ele quer .. tem faísca ( faz o barulhinho ) e as pilhas estão novas , mas as vezes ele liga o queimador e as vezes não , já limpei tbm pra ver se tem sujeira . tem gas tbm . O que será que está acontecendo ?

    • Bom dia Kula,

      Pelo seu relato existem algumas possibilidades para seu problema:
      – Diafragma
      – UCE
      – Também pode ser falta de pressão, apesar de ser menos provável já que você vinha trabalhando com o aquecedor a gás há 6 meses.

      De qualquer maneira te recomendo chamar uma assistência técnica autorizada da Lorenzetti para analisar seu equipamento e dar um diágnostico preciso.

      Espero ter ajudado.

  • Boa noite? Tenho um aquecedor de passagem Orbis Automax Eurotrend 315KAB, e ultimamente não estou conseguindo usar a água quente das torneiras, sem que tenha que abrir todo o registro da água quente e, quando diminui a pressão a chama desliga. A torneira da pia no banheiro é monoconando e não acende a chama! Já troquei a pilha, e o aquecedor foi instalado na rede da Corsan, que pedi medição recentemente e que possui 16m.c.a! O que pode estar ocasionando esta falha?

    • Bom dia Cintia,

      Através do seu relato vemos duas possibilidades.
      – Diafragma furado ou desgastado
      – Sujeira obstruindo a passagem de água do aquecedor a gás.

      De qualquer maneira sugerimos chamar uma assistência técnica autorizada para fazer uma limpeza e revisão geral do seu aquecedor a gás.

  • Tive um aquecedor a gás Bosh de 24 litros, que ganhei usado e funcionou sem problemas por uns 5 anos.
    Quando queimou a centralina dele eu substitui por um Komeco digital de 30 litros que funcionou por uns 2 meses e dava código E1 direto.
    Achei que digital não seria uma boa ideia e comprei um “normal” Lorenzetti LZ 1600N, que funciona ou muito cedo ou muito tarde.
    Explico.
    Só de manhã (até umas 10 horas da manhã) ou após as 19 horas da noite.
    Não, não é brincadeira.
    Quando o tempo “esquenta” o aquecedor funciona com temperatura de 20-21 graus.
    Esses aquecedores “modernos” de tão “seguros”, são umas verdadeiras porcaria, ou estou enganado?
    Vou partir para aquecimento solar, quem sabe assim não fico mais dias, e as vezes, até semanas sem água quente.
    Moro numa chácara, o aquecedor fica do lado de fora da casa e tenho bomba de pressão.

    • Bom dia Jorge,

      Respondendo diariamente as dificuldades dos nossos leitores com seus aquecedores a gás eu posso te falar com certa tranquilidade que aproximadamente 80% dos casos o problema não está no aquecedor a gás em si. Observo que tem muito problema com a utilização do equipamento, dimensionamento e instalação. Acredito que seu caso não seja diferente. Me parece um caso de má dimensionamento do gás.

      Por se uma chácara imagino que os senhor utilize gás GLP, correto? Imagino também que seja um lugar com uma temperatura média mais baixa que São Paulo Capital.

      Qual o modelo e quantidade de cilindros de gás o senhor usa? O ideal seria pelo menos dois cilindros P13 trabalhando em conjunto. Caso o local seja muito frio, talvez três. Ou o senhor poderia usar um P45 também. Já o regulador de gás precisaria ser de 7kg.

      Caso o senhor já trabalhe com essas quantidades, seria interessante chamar uma assistência técnica autorizada para fazer uma verificação na pressão do gás e na integridade do regulador de gás.

    • Algumas outras observações sobre seu caso:

      Os modelos digitais são, de fato, mais sensíveis que os modelos mecânicos. O código de erro E1 diz respeito a insuficiência de gás. Como faltava gás para seu aquecedor funcionar o modelo digital emitia o código e não ligava (ou ligava e depois desligava em seguida). Já os modelos mecânicos, mais tolerantes, acabam funcionando, mas funcionando mal e deixando a pessoa no escuro, já que muitas vezes mascaram o problema real do equipamento.

      Já sobre a marca dos equipamentos o senhor acabou saindo de uma excelente marca (Bosch) e partindo para duas marcas bem inferiores (Komeko e Lorenzetti). Caso o senhor venha a substituir novamente por outro aquecedor a gás sugiro mirar em marcas como Rinnai ou RHeem, e modelos digitais. A Bosch também é uma excelente marca (como disse acima), mas seus preços são muito altos em comparação a Rinnai e Rheem que são tão boas quanto. E contrate empresas especializadas no ramo que farão todo o dimensionamento da sua necessidade, além de te darem um suporte de pós venda muito melhor.

      Espero estar te ajudando a resolver seu problema para que possa mudar sua visão sobre os aquecedores a gás.

  • Boa noite
    Meu aquecedor é um Bosch ele é digital, sempre funcionou tudo
    Muito bem. Mas agora tem algo errado somente a água na banheira vem morna. Usamos misturador monocomando. E memo nos dias mais frios funcionava corretamente. Nos chuveiros e torneiras funciona tudo normalmente. Tbm usamos o pressurizador. Pode nos ajudar?

    • Boa tarde Gislaine,

      Nos parece que o seu problema é hidráulico e não diz respeito ao aquecedor a gás em si. Parece um problema de mistura de água fria. Em algum ponto entre o aquecedor a banheira muito provavelmente está ocorrendo uma mistura da água quente com água fria, e isso tá deixando a água morna.

      Recomendo a senhora chamar um técnico para analisar essa parte hidráulica e efetuar alguns testes na sua residência.

  • Boa noite .
    Tenho um aquecedor solar e a gás da marca rinnai na praia . Só ligamos o aquecedor a gás nessa época de frio onde o aquecedor solar não é suficiente. Estou na praia e ligamos ontem o aquecedor a gas rinnai e quando liga o aquecedor faz um barulho muito alto fora do normal . Barulho seco . Mas isso não afetou o aquecimento mas o barulho não está normal . O que pode ser ?

    • Boa tarde Carlos,

      Imagino que o seu aquecedor a gás Rinnai, por ser um sistema de apoia, deva estar configurado numa temperatura alta. Algo em torno de 60 a 65ºC? Pergunto isso porque é comum o aquecedor a gás fazer um barulho alto quando ele está puxando muito gás. E isso acontece especialmente no frio quando a água chega mais gelada no equipamento.

      Qual o tipo e quantos botijões o senhor possui? Te recomendamos ampliar sua bateria de botijões de gás. Isso deve evitar o barulho alto.

      Espero ter te ajudado.

  • Boa noite,
    O meu aquecedor fica na lavanderia e fica um pouco longe da ducha da suíte. Desta forma, há um desperdicio muito grande de água, já que até chegar agua quente na ducha, muita agua já rolou pro ralo….
    Tem algo pra diminuir este desperdício, ou vcs indicam algum aquecedor mais eficiente para casos como este??
    Obrigado pela atenção

    • Boa tarde Adriana,

      Tem sim. Se chama sistema de retorno. Esse sistema é responsável por pegar essa água fria que fica acumulada ao longo da tubulação e, como o nome sugere, retorna-la para o aquecedor a gás fazer seu aquecimento. Assim você evita o desperdício. O sistema pode ser ligado manualmente ou programado para ligar em horários pré-definidos.

      No entanto, para a instalação desse sistema é necessário infraestrutura. No caso a tubulação de retorno.

  • Boa tarde. Meu aquecedor é nome komeco. Ele liga mas a água fica morna pra fria. Tenho que diminuir bastante a vazão da água pra esquentar. Daí vou abrindo aos poucos. Mas não muito porque senão volta a ficar morna pra fria. Isso não acontecia. Bastava eu abrir a torneira e a água ja ficava na temperatura ideal, definida previamente. O que pode ser?

    • Boa tarde Sergio,

      Para entender melhor seu caso precisarei de mais algumas informações:

      – Qual o modelo do seu aquecedor a gás?
      – Recentemente o senhor trocou a ducha e/ou instalou pressurizador na residência?
      – Saberia informar qual a vazão das duchas usadas?

      A impressão inicial é de que o aquecedor a gás está trabalhando além da sua capacidade. Mas há a possibilidade de o senhor ter algum problema com desequilíbrio hidráulico na residência.

  • Boa tarde Sr. Ivan. Tive 3 problemas com o meu aquecedor Lorenzetti LO 2200. Na hora do banho ele desligava. Solucionei limpando a entrada de agua fria, pois havia sujeira e tbm um fio estava queimado, nao sei o pq, mas cortei e soldei, ficou melhor que de fabrica. Agora o terceiro problema esta complicado. O meu é a pilha. Ligo o chuveiro, o start fica dando faisca, mas não acende, tenho que usar um fosforo. Assim ele funciona, mas queria saber se poderia solucionar esse fantasma. Existe uma distancia exata para o start? Obrigado

    • Boa tarde Caruso,

      Pelo relato podemos concluir que o centelhador e a UCE estão funcionando corretamente. O mais provável é que o centelhador esteja fora de posição. Recomendamos entrar em contato com a assistência técnica autorizada da Lorenzetti já que acionar o aquecedor a gás dessa maneira pode causar acidentes.

  • Olá meu aquecedor n esta ligando ,quando ligamos o chuveiro ele n da sinal de vida,uso gás encanado meu aquecedor é Boch,a chama do aquecedor n liga.

    • Bom dia Katia,

      Infelizmente é difícil precisar qual é exatamente o problema do seu aquecedor a gás sem uma análise em campo. Mas existem algumas possibilidades:
      – Pilha
      – Diafragma
      – UCE
      – Micro-swift

      O mais tranquilo desses quatro seria as pilhas. A senhora já chegou a fazer a substituição delas?

  • Tenho um rinnai reu 157. Vazão 15 litros. Ducha bem longe do aquecedor. Tava funcionando bem, mas começou a ficar apenas morna a água. Qual modelo eu deveria comprar? De preferência que suporte 2 duchas ao mesmo tempo. Eu odeio o barulho da ventoinha. Moro num andar alto e o prédio fica num morro extremamente alto e ventoso. Sou obrigado a usar ventoinha ou tem alguma outra possibilidade? É será possível eu voltar a ter água bem quente sem trocar meu aquecedor, mesmo usando em apenas uma ducha por vez?

    • Bom dia Thiago, tudo bem?

      O aquecedor a gás Rinnai Reu 157 BR é um aquecedor mecânico de exaustão forçada. No entanto ele não foi originalmente concebido para ter exaustão forçada. Logo sua ventoinha é uma espécie de adaptação, o que na prática resulta em um equipamento bem barulhento mesmo.

      E sim, morando nos andares mais altos um aquecedor de exaustão forçada (que possui ventoinha) é necessário. Mas o ideal é o senhor adquirir um aquecedor digital, que originalmente foi concebido para ter exaustão forçada e por isso é um equipamento muito mais silencioso que o REU 157.

      Agora sobre o banho do senhor não estar com a temperatura apropriada, o relato passa a impressão que o aquecedor a gás está trabalhando acima de sua capacidade. Digo isso porque as duchas em média possuem 10 litros de vazão por minuto, e o senhor possui duas.

      Mas somente uma ducha ligada por vez não deveria apresentar esse problema. A não ser que o senhor utilize duchas de alta vazão. Sabe dizer qual a vazão das duchas?

      O que pode estar acontecendo também é que seu sistema de abastecimento de gás está mal dimensionado. O aquecedor em questão é GLP (gás de botijão)?

      Se sim, quantos botijões o senhor utiliza?

      • Não sabia dessa adaptação da ventoinha. Que bomba este aquecedor. Eu uso uma ducha bem pequena e mesmo usando só uma por vez a água tá morna. Os queimadores da posição inverno são os mesmos do verão com mais potência? Ou são um conjunto de fileiras extras? Meu abastecimento de gás é encanado sistema bobtail

        • Bom dia Thiago,

          O botão na posição Verão usa menos queimadores, enquanto na posição inverno usa 100% deles. Em dias mais frios, como os que estamos tendo em São Paulo ultimamente, recomendamos colocar o botão Verão/Inverno na posição Inverno, enquanto o botão da regulagem da chama deve ser colocado no máximo. Se mesmo assim a temperatura não chegar existe um botão a direita que controla a vazão de água. Esse deve ser regulado regulado para diminuir a vazão de água até que a água chegue na temperatura desejada.

          Como a sua ducha é pequena, com uma única ducha aberta era para o aquecedor a gás conseguir esquentar apropriadamente.

          O sistema bobtail é GLP mesmo e pelo relato do senhor não parece ter problema no abastecimento de gás. No entanto podemos ter algum problema a respeito dos reguladores de gás.

  • Muito boa as orientações… Parabéns
    Aqui vou deixar um problema que está acontecendo cm o nosso aquecedor e já houve em outros momentos, nunca sabemos qual é mesmo a solução, o problema é sempre o mesmo…é um aquecedor a gás Rheem de 26 litros, ele esfria a agua no meio do banho e desarma o aparece sempre o numero 12, e fica piscando, desligando o chuveiro ele volta a temperatura inicial normalmente….so usamos a torneira quente ja temos programado a temperatura ideal para o banho,…hora ele não aquece nada… o aquecedor aciona e para e agua continua fria…
    grata, no aguardo
    Marilandi

    • Bom dia Marilandi, tudo bem?

      O código de erro 12 é referente a insuficiência de gás. Isso significa que até chega gás ao equipamento, mas em quantidade inferior ao necessário para o bom funcionamento. Esse problema pode acontecer nos aquecedores de Gás Natural (GN, aquele gás encanado, aqui em SP fornecido pela Comgás), mas é mais raro. Já no GLP (gás liquefeito de petróleo, o gás de botijão) é bem mais comum, especialmente durante climas mais frios.

      Estou até produzindo um artigo somente para falar desse problema que é realmente bem comum. Se a senhora procurar nos comentários vai achar um monte de gente com o mesmo problema ou similar.

      O que acontece bastante é que os cilindros de gás estão mal dimensionados para o modelo e capacidade do aquecedor. Aí durante o frio existe o aquecedor acaba precisando de mais gás (já que a temperatura configurada e mais alta e a água que chega ao equipamento está mais fria) e o sistema de fornecimento que já está trabalhando no limite acaba não sendo suficiente e o código 12 é exibido.

      Agora quais as soluções? Se o aquecedor da senhora for mesmo GLP veja quais e quantos cilindros de gás possui. Para o RB 26 a senhora precisaria de pelo menos dois P13 (sendo 3 o mais ideal) ou um P45. O regulador de gás precisa ser de 7 kg. Agora se o aquecedor a gás for GN veja se seu medidor de gás (aquele instalado pela companhia de gás) é o G2.5 ou superior.

      • Obrigada, pela atenção. temos dois cilindros P45, agora o regulador não sei vou verificar…
        Mas a Comgás está disponibilizando o gás na minha região, inclusive já fizemos o contato para instalação em nossa residência, Gostaria de orientação desse assunto que o senhor mencionou a cerca do regulador, e medidor, qual seria o melhor no meu caso (desse modelode aquecedor Rheem 26litros).
        Grata,
        Matolandi de Castro

        • Bom dia Marilandi.

          Fico feliz de ter conseguido te ajudar.

          Sobre reguladores e medidores:
          No seu caso que o aquecedor é GLP (gás de botijão) o equipamento usado é o regulador de gás. Para os dois cilindros P45 a senhora vai precisar de reguladores de 12kg.

          Agora caso a senhora mude para o GN, o gás natural fornecido pela Comgás, vai precisar de um medidor G2.5. No entanto vale frisar que caso mude o tipo do gás precisará converter o equipamento para trabalhar adequadamente. A senhora precisará contratar uma empresa autorizada da Rheem para executar esse tipo de serviço.

  • Boa noite. Tenho um aquecedor LorenzettiLZ-2500D em casa. Quando o GN está no fim a água das torneiras esquenta, mas a água do chuveiro não esquenta. Como posso resolver isso ?
    Obs: quando o botijão está cheio tudo funciona normalmente.

    • Bom dia Ezequiel,

      Na verdade o tipo do gás é GLP. O GN é o Gás Natural, aquele encanado. Aqui em São Paulo é fornecido pela Comgás. O Gás de botijão é o GLP (gás liquefeito de petróleo).

      Mas o problema o senhor já identificou, quando o gás está no fim provavelmente fica com pouca pressão e não é capaz de atender apropriadamente o aquecedor a gás. A solução seria aumentar a bateria de botijões para evitar esse problema.

  • BOM DIA.
    Estou com um problema na minha casa.
    é o sequim te mesmo tendo água da rua quando abro o registro na posiçao quente começa a sair água en sequida para por completo.
    no caso é um aquecedor da lorenzetti

    • Bom dia Genilson, tudo bem?
      Pelo relato do senhor acredito que o problema seja hidráulico. Digo isso porque não há nada no aquecedor a gás que obstrua a água. Mesmo que ele não esteja funcionando a água tem passagem livre por ele.

      Então recomendo que procure um encanador para avaliar seu sistema hidráulico.

  • Meu banho era sempre quente confortável e do nada passou a ficar sempre morno. Sem alterar nenhuma regulagem. Pode ser problema no diafragma? Eu não faço mistura. Somente água quente. O aparelho liga normalmente e fica acesa a chama, mas parece que sua capacidade está reduzida. Chama azul saudável e boa pressão de água.

    • Bom dia Tiago, tudo bem?

      Pelo que o senhor relatou o aquecedor a gás que possui é mecânico, não? Isso significa que o aquecedor não se ajusta automaticamente a temperatura de entrada da água. Ou seja, em dias mais frios como andamos tendo ultimamente o senhor precisará ajustar manualmente o aquecedor ou não terá um banho quente.

      Mas dependendo da marca e modelo do aquecedor pode ser sim um problema no diafragma. O ideal seria o senhor nos informar a marca e modelo do aquecedor a gás.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde, preciso de ajuda urgente, tenho um aquecedor a gás Komeco KO 31D, o que acontece é o seguinte, meu apartamento por ser muito grande e a distância do aquecedor com minha suíte é longa, o antigo proprietário colocou um termostato para manter a água sempre quente e nao demorar muito para a agua chegar no meu chuveiro, quando ligo o chuveiro a água está boa porém depois de uns 5 minuitos ela esfria e desliga o aquecedor, percebi que quando a temperatura da água chega na programada do termostato ele desliga tudo e depois demora uns 3 minutos para aquecer novamente, tenho também um timer, caso contrário o termostato ficaria ligando e desligando a noite toda ..
    Conseguem me ajudar por favor …

    Obrigado !!!!

    • Boa tarde Fabio,

      Pelo seu relato com o sistema de retorno vemos duas possibilidades aí:

      A primeira, e talvez a mais provável, é que o termostato está configurado com uma temperatura acima ou muito próxima a configurada no aquecedor a gás. O ideal é o termostato ficar com uma temperatura por volta de 35 graus, enquanto o aquecedor fique com uma temperatura acima de 40 (de acordo com o gosto pessoal dos usuários).

      A segunda possibilidade é algum problema no aquecedor a gás em si que desliga durante o banho. O senhor sabe me dizer se quando o aquecedor desliga é exibido algum código de erro no display digital do equipamento?

      Espero ter ajudado.

  • Olá.
    Não tenho problemas com meu aquecedor, só que comprei uma ducha nova , agora com desviador, e quando abro o desviador a água quente é cortada!
    Pode me instruir, por favor?

    • Boa tarde Mirtes,

      Muito provavelmente isso está acontecendo porque seu desviador não tem a vazão mínima de água para manter o aquecedor a gás ligado.

      Só para esclarecer, o aquecedor a gás é acionado com fluxo de água. No entanto existe um fluxo mínimo para o aquecedor ser acionado. Acredito que seja isso que está ocorrendo no seu caso.

      A senhora tem misturado com água fria? Se sim, isso pode estar colaborando para o problema. Tente usar apenas a água quente e ver se funciona corretamente.

  • Olá.
    Tenho um aquecedor RINNAI GN de 20 litros desde 2003 e normalmente uso sem misturar água fria. Ultimamente não estou usando muito o aparelho por não residir mais no apartamento, mas quando o utilizo ele está ativando constantemente o piloto e a temperatura fica apenas levemente morna independente da temperatura deixada no mostrador. O que está acontecendo?

    • Bom dia Chan, tudo bem?

      A princípio nos parece um problema hidráulico e não do aquecedor em si. O que pode estar acontecendo é que em algum ponto da sua tubulação está havendo a mistura da água quente vinda do aquecedor a gás com água fria. Por acaso o senhor possui algum banheiro desativado onde algum ponto de água está plugado? Possui ducha higiênica (aquela que fica ao lado do vaso sanitário)? O senhor costuma abrir somente o registro de água quente ou também o de água fria? Faço essa perguntas porque em algum desses lugares pode ocorrer essa mistura com a água fria que deixaria seu banho morno.

      Ousa possibilidade é algum problema com a pressão de gás que chega até o aquecedor a gás. Se ela tiver um pouco mais fraca do que deveria isso também resultaria numa oscilação da temperatura de banho. Em teoria, se esse fosse o caso, o aquecedor deveria exibir o código 12, mas principalmente em equipamentos mais antigos não é tão incomum haver essa queda de temperatura ao invés de exibir o código de erro.

      Nossa sugestão é que primeiro o senhor verifique se possui algum ponto de água que pode estar interligando a tubulação de água fria com a da água quente. Caso não possua procure uma assistência técnica autorizada para executar um serviço de manutenção preventiva no equipamento.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde. Nosso aquecedor LZ 1600 D de vez em quando apresenta o código E1, mesmo tendo gás e os registros devidamente abertos. Usamos GLP e o aquecedor alimenta duas duchas, embora raramente as usamos simultaneamente. Têm ideia do que pode ser?

    • Bom dia Anilton, tudo bem?

      Pelo o relato do senhor o mais provável é que o fornecimento de gás esteja subdimensionado para o aquecedor a gás, principalmente se esse problema costumar acontecer mais durante dias mais frios.

      Qual o modelo e a quantidade de cilindros de gás o senhor está usando? Pergunto isso pois para um aquecedor com capacidade de 15 litros como o do senhor o recomendado seria pelo menos dois P13 trabalhando em conjunto ou um P45. Dependo do clima da região onde se encontra o ideal seria três P13.

      O problema também pode estar acerca do regulador de gás. Sabe me dizer qual o modelo? Nesse caso precisaria de um de 7 ou 10 kg.

      Espero ter ajudado,

  • Bom dia !
    Será que vocês podem me auxiliar .
    Tenho um aquecedor bosch GWH 420 CODB GLP .
    Ele começou a desligar durante o banho , notei que ao usar sem a carenagem esse problema parava . Só que agora , depois de algum tempo ligado , a temperatura da água fica oscilando , baixa bastante rapidamente e não volta a subir . Será que o sensor de temperatura estragou , ou ele necessita de uma limpeza ?
    Obrigado .

    • Bom dia Carlos, tudo bem?

      O problema do senhor parece um pouco complexo. De fato parece um problema no sensor e talvez também na UCE (Unidade de Comando Eletrônico). O mais recomendamos mesmo seria contratar uma assistência técnica autorizada da Bosch para fazer uma análise mais precisa do aquecedor a gás.

      • Entrei em contato com um técnico , e antes da visita ,(já que moro em um local mais afastado) ,pediu que eu trocasse a válvula do gás pra ver se resolvia o problema , farei isso . Obrigado pela atenção !

  • Boa noire tenho há 1 mês o aquecedor da Rinnai modelo 1602feh 22,5L digital e está ligado em 2p13 com regulador de 10kg. Nao está mais esquentando a água e no display aparece o código 12 (falta de gás) porém os botijões ainda tem gás. Como faço para resolver? Consigo usar o gás até o final? Me disseram que seria necessário regular o aquecedor. Obrigada

    • Bom dia Alessandra, tudo bem?

      O código 12 significa insuficiência de gás. O que deve estar acontecendo no seu caso é que dois P13 são insuficientes para atender bem seu aquecedor. Isso acontece porque, por mais que ainda tenha gás nos botijões, o GLP (o gás de botijão que a senhora está usando) na verdade se trata de um líquido. Esse líquido passa por um processo de evaporação, onde se transforma em gás e é consumido pelo fogão ou aquecedor a gás. Mas essa evaporação demora um tempo, que varia de acordo com o tamanho do cilindro e a temperatura de onde o cilindro está armazenado.

      No frio essa taxa de evaporação diminui. Por isso recomendo para seu caso instalar pelo menos mais um cilindro P13 ou de repente alterar para um P45.

      Espero ter ajudado,

  • Tenho um Rinnai GN 20 litros desde 2003. Costumo ligar a água quente sem misturar a água fria. Ultimamente durante o uso ele não pára de acionar a ignição e a temperatura da água é baixa. O que pode estar acontecendo com o aquecedor?

    • Boa tarde Chan, tudo bem?

      A principio nos parece um caso de acúmulo de sujeira que está interferindo na passagem de água. Se for esse mesmo o caso uma manutenção preventiva, que consiste numa revisão geral do aquecedor a gás, resolveria o problema. De qualquer maneira o mais prudente seria a análise de um técnico autorizado da Rinnai para verificar se é esse mesmo o problema do seu aquecedor a gás.

      Espero ter ajudado.

  • Tenho um Lorenzetti LZ2500 D que ja vinha apresentando problema de desligar no meio do banho com frequencia . Essa semana troquei o filtro de entrada de agua dele e ele simplemente não liga com a passagem da água, ou seja não aquece, não aciona a chama.

    • Boa tarde Sr. Alfredo, tudo bem?

      A princípio nos parece um problema com o sensor de fluxo de água. Pode ser que ele tenha travado. Na maioria dos casos dá para destravar esse sensor, mas as vezes somente a substituição do mesmo resolverá o problema. De qualquer maneira o senhor precisará da análise de um técnico autorizado da Lorenzetti.

      Espero ter ajudado,

  • Boa noite, tenho um aquecedor Komeco 15 digital, o que acontece é que duramente o banho a temperatura oscila, eu não uso mistura de água fria tenho ele regulado na temperatura 40, pressão constante, não compreendo! Poderia me dar uma dica

    • Bom dia Rovenir,

      Muito provavelmente esse é um problema hidráulico e não com o aquecedor a gás em si.

      Apesar do senhor não utilizar a mistura de água fria na hora do banho, provavelmente essa mistura está acontecendo dentro da tubulação. Isso pode acontecer se em algum ponto de água os registros de água fria e água quente estiverem abertos, assim interligando a tubulação de água fria e quente.

      Isso é bem comum de acontecer caso o senhor tenha ducha higiênica (aquela ao lado do vaso sanitário), pontos desativados com plugues, banheiros desativados, etc.

      A solução é bem simples: fechar esses registros caso estejam abertos.

      • Bom dia,Ivan o meu problema é pareceido porém tenho o aquecedor Rinnai Reu16-01-FEH faz 5 anos,nunca deu problema,agora está oscilando a temperatura mas não desliga e não dá erro.Tbem não tenho ducha higiênica. Fiz a manutenção preventiva acreditando que fosse resolver mas não resolveu e o técnico disse que é a placa eletrônica,pois a sub-sdenoide do 1.estagio as vezes não funciona…gostaria da sua opinião pois a placa é bem cara e fico com receio que talvez esse não seja o defeito,pois também tive a informação que poderia ser somente problema no sensor de temperatura…conto com sua ajuda obrigada

        • Bom dia Silvia,

          Pode sim ser a placa, mas pode ser o problema hidráulico. Recentemente foi feita alguma reforma na sua residência? Alguma alteração na rede hidráulica? Alguma banheiro ou ponto de água que foi desativado?

          Porque se for o caso é quase certeza que seja um problema na parte hidráulica e não do aquecedor.

          A senhora saberia me dizer se além da temperatura a pressão da água também oscila? Ora a água fica mais forte, ora mais fraca?

          • Ivan, primeiramente obrigada pela resposta. Não fizemos nenhuma reforma significativa, somente trocamos um registro da água fria, pois espanou.Na lavanderia onde fica o aquecedor temos dois registros um da agua fria e o outro da agua quente. Quanto a pressão da água não oscila, somente a temperatura mesmo. O técnico fez o teste de trocar a ventoinha, mas tbem não resolveu.

          • Boa tarde Silvia,

            Passei seu problema para a equipe técnica aqui e o pessoal tá discutindo tentando achar a causa do seu problema que parece mais complexo que o comum.

            Surgiu algumas dúvidas aqui, a senhora poderia esclarecer?

            – É apartamento? Se sim em qual andar a senhora está localizada?
            – Existe uma bomba pressurizadora instalada na rede hidráulica?

  • Boa noite.
    O meu aquecedor é um Bosch wb150.
    As vezes quando a gente liga o chuveiro ele faz um barulho alto, como que uma explosão. Inclusive hoje aconteceu muito forte. Foi assustador. As pilhas são novas.
    O que pode ser. Agradeço se vc puder me ajudar. Obrigada

    • Bom dia Sueli, tudo bem?

      Geralmente isso se trata em um problema no sensor de chama. Pode ser um defeito ou simplesmente o componente está mal encaixado. O mais prudente nesse caso é a senhora entrar em contato com uma assistência técnica autorizada da Bosch para fazer uma análise do seu aquecedor a gás.

      Espero ter ajudado.

  • Tenho um Rinnai REU-71BR que parou de funcionar. Mesmo trocando as pilhas ele não dá nem sinal. Conversei com amigo que tem o mesmo modelo e ele me informou que há aconteceu com o dele. Ele chamou a assistência e trocaram uma peça e voltou a funcionar.
    Você sabe que peça pode ser? É fácil a substituição?
    Obrigado.

    • Bom dia Magno, tudo bem?

      Segundo o relato do senhor precisaria de um técnico autorizado pela Rinnai analisar o equipamento para falar com certeza qual o problema. Mas nesses casos temos três possibilidades mais prováveis: Diafragma, UCE ou Microswitch

  • Bom Dia Ivan
    Tenho um Bosch GWH 160 B GN AS0ND e tem mais ou menos uma semana que para ele acender tenho que abrir a torneira do chuveiro e ir diminuindo a vazão da agua no botão da direita dele até acender. Após o acendimento posso voltar para a vazão completa novamente que ele funciona normalmente. Isto é um defeito ?. Obrigado.

    • Bom dia Mauricio, tudo bem?

      Esse com certeza é um problema no diafragma do seu aquecedor a gás. Ele deve estar furado ou até mesmo rasgado.

      Entre em contato com uma assistência técnica autorizada da Bosch para fazer a substituição desse componente.

      Espero ter te ajudado.

  • Boa tarde, tenho um aquecedor lorenzetti Lz 2200.
    Ele funcionava normalmente, agora quando ligo-o na tomada, o display todo acende e todas as informações dele aparecem ao mesmo tempo. O gás não passa e ele não tenta ligar. Aconteceu após eu trocar uma torneira da cozinha, e após fechar o registro e tirar a torneira antiga, ele começou a fazer um barulho de batidas. Após, ele nao funcionou mais.
    Alguma sugestão?
    Não obrigado desde já.

    • Boa tarde Victor, tudo bem?

      Os problemas do seu aquecedor a gás podem ser vários, inclusive algo simples como sujeira impedindo o fluxo de água. De qualquer maneira o ideal seria chamar uma assistência técnica autorizada para verificar seu equipamento e dar um diagnostico preciso do problema.

      Espero ter ajudado.

  • Olá. Tenho um aquecedor de passagem Rinnai mecânico. Não é novo, mas até há pouco tempo funcionou perfeitamente., abastecendo torneiras de duas pias em andar térreo e duas torneiras e dois chuveiros do andar superior. Há alguns dias o aquecedor começou a ligar repentinamente, mesmo com todas as torneiras e chuveiros fechados.. Assim, por ora, fechamos a passagem de água do aquecedor e só a ligamos na hora do banho.. O mais estranho é que num dos banheiros, depois de usarmos o chuveiro (quente), a água da descarga do vaso sanitário está saindo morna! . Pensamos que pode haver um vazamento para explicar o fato do aquecedor ligar sozinho, mas não conseguimos perceber nenhum local vazando. Também nos ocorreu que o problema possa estar relacionado com uma torneira monocomando da cozinha que vem apresentando problemas de funcionamento, ou seja, é uma torneira gourmet, com dois comandos de abertura (um principal e outro secundário). E a água está passando por um dos comandos mesmo quando ele está fechado. Alguma ideia do que possa estar causando o aquecimento da água sem que as torneiras estejam ligadas? E ainda..como pode sair água quente do vaso sanitário? Procuramos nos casos acima alguma resposta mas nosso caso parece ser um pouco diferente…Agradeço se tiverem alguma sugestão sobre a origem do problema.

    • Boa tarde Luiza,

      Aparentemente o que está causando os problemas na sua residência é a torneira monocomando que não fecha. Ela poderia estar interligando a tubulação de água quente e água fria. Isso explicaria a água do vaso sanitário esquentar. Agora a respeito do aquecedor a gás ligar sozinho isso só aconteceria se algum outro ponto fosse aberto. Presumindo que a torneira monocomando está interligando a hidráulica de água fria com a água quente, então qualquer ponto de água que fosse aberto, impendente de ser um ponto de água quente ou fria, poderia sim acabar ligando o aquecedor a gás. Até mesmo a descarga poderia acionar o aquecedor.

      Recomendo a senhora arrumar o problema na tal torneira, talvez até substituindo-a por uma torneira comum e ver se o problema com o aquecedor ainda ocorre.

      A unica certeza que consigo te passar que o problema da senhora não está no equipamento em si. Esse é com certeza um problema hidráulico e não do aquecedor a gás.

      Espero ter te ajudado.

  • Bom dia foi instalado um lz 1600d glp – lorenzetti ele só funciona quando seleciono a temperatura 60 graus, quando eu coloco outra temperatura ele não acontece a chama nem acontece nada ele fica desligado, tenho somente o aquecedor não tenho bomba de pressão. Moro em um apartamento.

    • Bom dia Maicon, tudo bem?

      O senhor sabe me informar se quando colocada outra temperatura que não a 60 graus o aquecedor chega a exibir algum código de erro? Seria a letra “E” seguida por um número, piscando no visor do aquecedor. Ou se realmente não acontece nada?

      Pergunto isso porque aparentemente o problema se trata do pressostato ou obstrução no duto, mas normalmente esse tipo de coisa emite um código de erro do aquecedor a gás.

      Espero poder te ajudar. Fico no seu aguardo.

  • Olá bom dia. O nosso aquecedor tá agora apresentando um problema. Quando ligamos à quente ele aciona e liga o gás e aquece direitinho. Só q agora quando ligamos a fria percebemos q ele se aciona como se fosse a quente. Porém não liga a chama do gás pra esquentar a água. Então permanece vindo a fria, porém o aquecedor acionado.

    • Boa tarde Rejane, tudo bem?

      Aparentemente você tem um problema de retorno de água. Por algum motivo a tubulação de água quente está interligada com a da água fria. Isso pode acontecer por conta de ducha higiênica com os registros abertos (somente com o gatilho fechado) ou uma torneira desativada com plugue que está com os registros abertos.

      Agora a senhora pode fazer um teste para saber se o aquecedor está de fato esquentando a água quando abre o registro da água fria. Faça o seguinte: abra o registro da água fria e vá até o aquecedor a gás, então segure o flexível da esquerda. Se ele estiver quente, então sim, o aquecedor está esquentando a água mesmo quando apenas o registro da água fria está aberto. Então é quase certeza que em algum lugar da hidráulica da sua residência a tubulação da água fria está interligada com a da água quente, dando passagem livre para a água.

      Algo que eu posso te garantir é que o problema relatado não está no aquecedor a gás em si e sim com a hidráulica da residência.

      Espero ter ajudado.

  • Ola bom dia!
    Dois casos :

    caso 1 – Possuo um aquecedor a gas da RINNAI mod REU1602. Foi instalado há 2 anos na casa e só agora comecei a usa-lo. Ocorre que não esta ligando ( nem sequer liga o mostrador digital – retirei este mostrador e liguei a um outro aquecedor igual e funciona ! ).
    Passa água … tem gás … possui energia ( fusivel OK ). Será alguma avaria na caixa de controle ( placa eletronica ) do aquecedor ?

    caso 2 – Agora o outro aquecedor , do nada começou a desligar no meio do banho – o mostrador apaga-se … para ligar de novo tenho que pressionar a tecla de LIGAR … abrindo a agua volta a funcionar normal por uns 1 -2 min depois apaga tudo

    aguardo suas considerações, obgdo
    Antonio

    • Olá Sr Antonio, tudo bem com o senhor?

      Vamos lá:

      Caso 1:
      A principio parece realmente um problema com a placa eletrônica. Mas existe um outro caso que faria com que o display digital não ligasse. Caso haja circulação de água na rede hidraulica é normal que o display não ligue mesmo. Certifique-se que todos os registros da sua residência estejam fechados, mesmo de banheiros desativados, duchas higiênicas e afins.

      Caso não seja o caso de haver circulação de água então com certeza é a placa eletrônica do equipamento. O ideal é o senhor acionar a garantia do equipamento que é de 3 anos pelo fabricante.

      Caso 2:
      Nesse caso nos parece que é o próprio display do equipamento que está com defeito. Novamente, caso o equipamento ainda esteja na garantia, entre em contato com a Rinnai ou com uma empresa autorizada para efetuar a substituição do mesmo.

      Espero ter ajudado.

    • Bom dia Wellington, tudo bem?

      O código de erro 72 é um problema relacionado a placa eletrônica do equipamento. Nesse caso você precisará entrar em contato com uma empresa autorizada para efetuar a substituição da mesma.

  • Olá boa noite. Acabei de mudar para um.apartamento e percebemos que a descarga do banheiro está acionando o gás. Eu sou um pouco leiga e tenho medo. Gostaria de saber o que esta acontecendo, se é complexo e como arrumar. Muito obrigada

    • Olá Sabrina, tudo bem?

      Isso acontece porque a tubulação da sua descarga está interligada com a tubulação do aquecedor a gás. A maneira correta seria ambas essas tubulações serem independentes.

      Existem duas maneiras de resolver essa questão. A primeira e mais trabalhosa seria separar essas tubulações e deixa-las independentes. Mas isso envolve quebrar parede e afins. A segunda solução e mais simples é a instalação de uma válvula de retenção logo abaixo do aquecedor a gás.

      Espero ter ajudado.

  • Olá bom dia! Gostaria de saber porque o meu junker quando ligo o chuveiro ele fica acionando a faísca e não liga… depois de várias tentativas ele faz um barulho tipo bummm e liga… obrigada pela atenção!

    • Boa tarde Ana, tudo bem?

      Pelo seu relato isso nos parece algum problema relacionado ao sensor de chama ou sujeira no queimador. O equipamento libera o gás mas a chama não é acesa inicialmente, então o gás acumula um pouco. Por isso quando ele finalmente liga você ouve esse barulho.

      Recomendamos efetuar a troca das pilhas (de preferencia por pilhas alcalinas). Caso isso não resolva o problema o mais recomendado é entrar em contato com uma assistência técnica para fazer uma revisão geral no equipamento.

      Espero ter ajudado.

  • Olá!
    Troquei meu aquecedor por um Bosch GWH 350 há aproximadamente dois meses, e está funcionando muito bem.
    Hoje, no entanto, houve manutenção nas caixas d’água do prédio, e depois que o abastecimento foi restabelecido, o aquecedor liga a ventoinha por aproximadamente 1 ou dois segundos e desliga sozinho. Isso acontece a cada dois ou três minutos. Não sei se existe alguma relação com a falta d’água, mas está bastante estranho. Alguma pista que possa nos ajudar?

    • Bom dia Gláucia, tudo bem?

      Pelo seu relato o mais provável é que o filtro de entrada do aquecedor a gás esteja sujo. Isso não é incomum de acontecer depois de limpezas nas caixas d’água.

      Recomendamos entrar em contato com uma empresa da sua região autorizada pela Bosch para fazer uma revisão geral no aquecedor a gás.

      Espero ter ajudado.

  • Tenho um rheem digital 18 litros/min. Agora no verão (25 graus) to usando em 38 graus sem misturar água fria e a temperatura da água tem oscilado durante o banho. Vem ondas de água morna e quente. Se eu misturar um pouco de água fria na torneira ocorre a mesma coisa. Se usar somente torneira quente também. Qual seria o problema? A válvula que mistura água dentro do aquecedor? O produto é novo, troquei faz 3 meses. Tentei subir para 39 e ficou com o mesmo problema. No inverno tava ok.

    • Boa tarde Tiago,

      Pelo seu relato temos algumas possibilidades:

      – O gás pode estar mal dimensionado para o seu aquecedor. Ou seja, o equipamento precisas de mais gás que está sendo enviado a ele.
      – Pode estar acontecendo uma oscilação na pressão da água na rede hidráulica.

      Qual o tipo de gás do seu aquecedor? GN ou GLP? A sua residência se trata de uma casa ou apartamento? O senhor possui pressurizador na residência? Caso seja um apartamento, em qual andar está localizado e qual o total de andares do prédio?

      Se o senhor puder me responder essas perguntas fica mais fácil pra gente achar uma solução.

      Fico no seu aguardo.

  • Olá boa noite, mobilei recentemente meu Ap e por carência de informações mais detalhadas acredito que pequei na compra do meu aquecedor de passagem. Vamos aos fatos, utilizo uma ducha no banheiro, a torneira monocomando da pia do banheiro e um misturador na pia da cozinha. Adquiri o modelo LZ2000 da Lorenzetti, que não tem regulagem digital, já tive problemas no teste, ele não estabilizava. Como o Ap é no 2º andar o instalador disse que a pressão da água era baixa, e precisamos instalar um pressurizador, após isso, o sistema funcionou corretamente, o 1º problema apresentado com um mês de uso foi a dificuldade em acionar a chama, constatei tratar-se das pilhas que utilizei que eram comuns, então coloquei pilhas alcalinas que já estão fechando 3 meses. Porém, como o aquecedor é analógico não consigo regulá-lo na temperatura desejada, quando o mesmo é acionado, mesmo estando com os controles de água e gás no mínimo, ele marca entre 68 e 72 graus. Ocorre que agora com o fim da primavera e o consequente verão se aproximando, necessito diminuir a temperatura do banho, e ao compensar com água fria, o aquecedor fica desligando os queimadores. Acho que pode ser o tal do “desequilíbrio hidráulico”.

    • Bom dia Diorge,

      Exatamente, o problema acontece por esse desequilíbrio. Já sobre esse pressurizador, ele foi instalado somente na água quente ou na hidráulica toda do apartamento?

      Sobre a regulagem do seu aquecedor para tentar baixar a temperatura (já que 68º é inviável para o banho) coloque-o na posição verão, depois regule o gás para o mínimo e a água para o máximo. Caso mesmo assim a temperatura ainda fique muito alta o senhor pode tentar fechar um pouco o registro de gás do apartamento.

      Já uma maneira de tentar evitar o desequilíbrio hidráulico é ir no registro geral de água fria e ir fechando aos poucos o registro. Confesso que é um exercício de tentativa e erro. O senhor terá que fechar um pouco e testar e repetir o processo até que seu aquecedor não desligue com a abertura da água fria.

      Caso seja viável, recomendamos trocar o aquecedor mecânico por um digital. Os novos modelos da Rinnai tem temperatura mínima de 32º, 33º graus. Dessa maneira o senhor não precisaria misturar água fria para tomar banho.

  • Bom dia, estou com um problema no meu aquecedor. A marca é Bosch, modelo GWH 325 B, tipo de gás GLP. Não é digital.
    Quando ligo o chuveiro a água sai extremamente quente, chega a sair fumaça e é capaz de queimar. Ao ligar a água fria, depois de pouco tempo o gás desliga e mesmo que eu feche somente a água fria, não volta a esquentar. O que tenho que fazer é fechar tudo de novo, e ligar novamente. A pressão de água tanto fria quanto quente é muito boa, sai bastante água no chuveiro e na torneira da cozinha. Tudo isso acontece também quando tento usar água quente na pia da cozinha. Me mudei para esse apartamento agora, o gás já estava instalado. Ao contatar a imobiliária falaram para eu trocar a pilha do aquecedor, que provavelmente seria esse o problema.
    Poderia me ajudar?! O que devo fazer?
    Muito obrigada, achei excelente as dicas de vocês e principalmente a disposição de tirarem dúvidas.

    • Boa tarde Helena, tudo bem?

      No caso do aquecedor da senhora que possui dois botões de regulagem o recomendado é deixar o botão da direita, que se trata da vazão da água, deixar regulado no meio. Já o botão da esquerda, referente a chama do aquecedor, deixar no mínimo.

      Caso ainda sim a água fique muito quente, talvez o problema esteja na ducha. Ela pode ter uma vazão muito baixa ou estar obstruída por sujeira, limitando a quantidade de água e consequentemente deixa-a muito quente.

      Espero ter ajudado.

  • Ivan, peço encarecidamente o seu parecer sobre um problema.

    Mudei hoje pra um apartamento, que possui um aquecedor a gás de acumulação.

    Segui inúmeras vezes o procedimento descrito no produto, mas não estou conseguindo fazer a chama do piloto passar para o acendedor. Quando solto o botão do gás a chama apaga em seguida.

    Já cheguei a segurar por mais de 5 minutos o botão com o piloto acesso e até a girar o regulador da temperatura com o botão do gás pressionado, porém sem sucesso. Alguma consideração? Muito obrigado

    • Bom dia Ronaldo, tudo bem?

      Aparentemente o problema do seu boiler está no sensor de chama, que está apresentando mal funcionamento. Recomendamos que o senhor entre em contato com uma assistência técnica autorizada para verificar essa questão e caso necessário efetuar a troca.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde.
    Gostaria de saber se o aquecedor Rinnai modelo e17 demora para desligar após o desligamento do chuveiro?
    Tem 17 dias que comprei.
    O meu outro aquecedor não desligava a chama e acabou derretendo o cano, que acabou furando.
    Estou preocupada, pois tenho medo que aconteça de novo.
    Obrigada.

    • Boa tarde Marcela, tudo bem?

      O modelo E17 da Rinnai tem desligamento imediato após o desligamento do ponto de água quente. No entanto sua ventoinha continua ligada por medida de segurança para que todo o gás queimado seja expelido do equipamento. Ela fica ligada por cerca de 1 minuto e 10 segundos.

      Espero ter ajudado,

  • Olá, Ivan
    Tenho um Lorenzetti 1600D GN recém-instalado. Está funcionando normalmente, no entanto percebi que, mesmo sem água quente aberta, a ventoinha costuma ligar sozinha às vezes por cerca de 5-10 segundos. Parece estar eliminando monóxido de carbono armazenado de utilizações anteriores, não entendi o motivo do acionamento e não achei informações sobre isso. Agradeço qualquer ajuda.

    • Boa tarde Pedro, tudo bem?

      Se a ventoinha liga somente após o uso do aquecedor a gás, mesmo depois de desligado, isso é normal. Agora se isso acontece mesmo depois de longos períodos do equipamento desligado o que pode estar acontecendo é um golpe de aríete. Alguma movimentação de água na tubulação está acionando o aquecedor, mesmo que momentaneamente. Nesse caso é recomendado instalar uma válvula de retenção na saída do aquecedor.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde!

    Em meu apartamento o aquecedor a gás nós colocamos há alguns anos, e sempre em um banheiro ( mais distante) funciona normalmente, e o outro (mais próximo) só liga a água quente se ligarmos a torneira da pia.. e mesmo assim ele esfria, esquenta, esfria, esquenta…. 🙁
    O rapaz que veio aqui disse que tem que quebrar tudo pra colocar a saída em uma altura mais baixa… mas estou com medo de nem assim funcionar, depois de quebrar meu banheiro todo!

    • Olá Carolina, tudo bem?

      Te farei algumas perguntas para tentar chegar a uma solução para seu caso:

      – Você mora em casa ou apartamento?
      – Se for apartamento, quantos andares existem acima do seu?
      – A tubulação na sua residência é de ferro?

      Uma possibilidade comum é alguma obstrução por sujeira na ducha. Experimente retirar a ducha e ligar o registro de água quente e ver se o problema persiste.

  • Olá Ivan, tudo bem?
    Temos um Lorenzetti LZ 3700 D, que por ser acionado no 110v é uma desvantagem quando temos falta de energia, existe algum recurso como bateria externa, nobreak ou outro recurso para quando tivermos falta de energia.
    Nosso gás é GN.
    Obrigado
    Abs

    • Ola Victor, tudo bem?

      Então, você pode sim usar um nobreak. O mais recomendado é um nobreak de onda senoidal.

      Estamos até preparando um artigo falando um pouco mais de Nobreaks para aquecedores a gás.

  • Boa tarde, temos água quente em 3 banheiros (ducha e pia) sendo que em um banheiro também tem aguá quente na ducha higiênica, também tem aguá quente na pia da cozinha e na ligação da máquina de lavar roupa. O equipamento aqui é Rinnai modelo REU 1601 FEH tipo Grande.
    O meu problema é que quando eu ligo dois chuveiros ao mesmo tempo ou o fluxo de água fica alto mas não esquenta ou a água quente fica pingando. Quando eu desligo o registro da duchinha higiênica a aguá fica quente mas pingando e quando eu deixo aberto o registro da ducha higiênica o fluxo fica muito forte mas não esquenta.
    Quando compramos o aparelho pedimos o aparelho compatível com a vazão e com a demanda da casa. Mas mal funciona com duas pessoas tomando banho. O que pode ser ?

    • Bom dia Karine, tudo bem?

      Então, o Rinnai REU 1601 FEH possui uma capacidade de 23,5 litros de água quente por minuto. Logo ele é recomendado para atender simultaneamente até duas duchas de 10 litros de vazão por minuto. No caso da senhora o aquecedor a gás mais recomendado da Rinnai seria o modelo REU 2802.

      Além do seu aquecedor a gás estar subdimensionado para suas necessidades pelo relato ainda parece que a senhora está enfrentando um problema de pressão na rede hidráulica.

      A senhora mora em casa ou apartamento? Se for apartamento quantos andares existem acima do seu? A senhora possui pressurizador na rede?

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde amigo, estou pensando em trocar meu aquecedor que é um lorenzetti lz1600 digital glp por um KO 31D GLP 30 Litros Digital Komeco.

    Tenho aquele problema de muito menos pressão na água quente. Resolveria aumentando a central e pressurizando melhor a rede de água quente?

    Ou poderia indicar algum outro aquecedor que possa aumentar a pressão e vazão mas que de conta de esquentar a água com uma pressão razoável?

    • Boa tarde André, tudo bem?

      Primeiramente sendo muito sincero com o senhor nós não recomendamos a marca Komeco. É uma marca considerada de segunda linha. Caso seja possível procure marcas como Rinnai, Rheem e Bosch.

      Agora sobre a pressão, o mais ideal seria fazer uma análise mais profunda na pressão da sua rede hidráulica, mas normalmente a instalação de um pressurizador pequeno na entrada do aquecedor costuma resolver (ou pelo menos diminuir bastante) o problema da água quente ter muito menos pressão que água fria.

      Vale frisar que, independente da marca ou modelo, o aquecedor a gás não é capaz de aumentar a pressão (pelo contrário, ele gera uma perda de carga que diminui a pressão). O que aumenta pressão é só o pressurizador mesmo.

      Espero ter ajudado.

      • Me indicaria qual central com 30 litros? Na verdade hoje tenho duas torneiras e uma ducha mas pro futuro seria duas duchas e três torneiras. Qual o tamanho correto?

  • Entendi.
    O que tinha pensado é instalar um pressurizador pequeno na entrada do aquecedor como o senhor havia me indicado mas anteriormente quando aumentei a pressão na caixa dagua o meu aquecedor atual não esquentou muito bem a agua quente, por isso mencionei a troca do aquecedor por um maior.

    Algum modelo especifico das marcas citadas?

    • O modelo indicado vai depender da sua necessidade. Para uma capacidade próxima de 30 litros o senhor poderia optar pelo REU-2402 FEH da Rinnai que possui capacidade de 32,5 litros por minuto ou o RB 32 da Rheem que possui capacidade de 32 litros.

      Mas como disse, o mais indicado seria analisar a demanda da sua residência. Seria usado simultaneamente as duas duchas e três torneiras? Qual a vazão dessas duchas?

      Só para o senhor ter uma ideia, costumamos calcular 10 litros de vazão por ducha e 4 litros por torneira. Dessa forma teríamos 32 litros de vazão no total com o uso simultâneo de todos esses pontos de água. Logo precisaria de um aquecedor a gás com capacidade de 32 litros ou mais. Mas isso pode variar de acordo com as duchas utilizadas. No mercado temos duchas econômicas que possuem 6 ou 8 litros de vazão e duchas de alta vazão que podem chegar a 60 litros por minuto.

      • Hoje eu uso somente uma ducha e duas torneiras, mas nunca simultâneas.
        Pensei em aumentar a capacidade do aquecedor pelo fato de quando instalei a água direto da rua no aquecedor onde a pressão é maior a minha central não esquentou bem.

  • Meu aquecedor esta funcionando normalmente ele é da lorenzeti mecanico problema e com a bomba pressurizador, o mesmo parou de funcionar no automático e so funciona no manual, Isso ocorreu depois que foi consertado com cano que quebrou. Em uma das torneira a agua esta com baixa pressão após ter tido este problema.

    • Boa tarde Sr. Edinaldo, tudo bem?

      Pela sua descrição vemos duas possibilidades:

      – A primeira seria algum problema a respeito do fluxostato da bomba que pode estar danificado ou obstruído por sujeira. Logo a bomba não aciona sozinha, apenas manualmente.
      – Já a segunda possibilidade pode ser alguma obstrução nos pontos de água que diminuiu a vazão a ponto de não acionar a bomba.

      Pela sua descrição a mais provável seria a primeira. De qualquer maneira o mais recomendado é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu pressurizador para verificar o equipamento.

      Espero ter ajudado.

  • Olá, boa tarde!
    Tenho um aquecedor Lorenzeti LZ 2000, com pressurizador ligado a ele.
    Não conseguimos regular a temperatura da água, acabamos mantendo sempre no limite mínimo a entrada de gás e quase mínima a entrada de água, pois caso contrário ele não aciona. O gás não é central, utilizamos um botijão normal.
    Já na saída do chuveiro, meu misturador é único, e quando se tenta esfriar um pouco a água, desliga o aquecedor e, consequentemente a bomba. No inverno é tranquilo, mas no verão impossível.
    Nosso apartamento está no terceiro pavimento e a caixa dágua estaria sobre o quarto pavimento, embora seja um terraço. Como o prédio é muito antigo, temos medo de tentar usar bomba na rede, pois poderia estourar tudo, hidras, registros…
    O que eu faço????
    Muito obrigada,
    Rachel

    • Boa tarde Rachel, tudo bem?

      Recomendamos entrar em contato com uma assistência técnica autorizada para verificar seu pressurizador ligado ao aquecedor a gás. Isso porque o problema relatado com a senhora a principio parece uma insuficiência de pressão da água.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde Ivan,
    Tenho um aquecedor Orbis Modelo 335HFB 33,5 litros e ele começou a variar a temperatura, estava regulado para 41 graus e a temperatura fica variando de 39 a 43 graus, ou seja, sobe e desce constantemente, não consegue estabilizar.
    Chamei a assistência autorizada e disseram que era a placa eletrônica, eles trocaram, mas não solucionaram e continua o problema.
    A assistência ainda está tentando consertar, encomendando outras peças para tentar solucionar.
    Você poderia me ajudar?

    • Boa tarde Sandro, tudo bem?

      Problemas com oscilação de temperatura costumam estar relacionados a oscilação da pressão da água de entrada do aquecedor. Por acaso o senhor possui bomba pressurizadora ou o aquecedor a gás está ligado diretamente na rede hidráulica da rua?

  • Olá Ivan, achei bem legal a ideia de vocês responderem as dúvidas gerais das pessoas.

    Agora te trago mais uma, acabei de me mudar e o atual apartamento no primeiro pavimento de um total de 5, tenho um aquecedor bosch wb 200 e ao abrir a água quente, vem muito quente, a ponto de queimar, mesmo com o aquecedor na configuração mínima. Tento controlar na fria, mas não consigo adequar a temperatura… Chega um ponto em que consigo usar, mas ainda muito quente pras crianças.. Alguma ideia?!

    Abs e parabéns pelo trabalho!

    • Boa tarde Fabio, tudo bem?

      Primeiramente o senhor se certificou que a regulagem do gás está no mínimo e da água está no máximo? Seria o botão de cima todo para a esquerda e o botão debaixo todo para direita. Se mesmo com essa regulagem a água ainda sim está muito quente o mais provável é que exista alguma obstrução de água no aquecedor ou na tubulação. Nesse caso recomendamos que o senhor entre em contato com uma assistência técnica autorizada pela Bosch e efetue uma manutenção preventiva no equipamento, que consiste numa revisão e limpeza geral. Isso deve resolver o problema.

      Espero ter ajudado.

      • Ok obrigado.. Está com a chama no mínimo e água no máximo…

        So pra eu entender melhor, a obstrução seria da agua quente pra sair do aquecedor?

        • Bom dia Fabio,

          A obstrução pode estar em vários lugares, inclusive dentro do aquecedor. Mas pode também estar na tubulação ou até mesmo na ducha.

          O que acontece é o seguinte: uma obstrução restringe a passagem de água que por sua vez diminui seu volume. Como passa um volume menor de água pelo aquecedor consequentemente essa água esquenta mais do que deveria.

          Espero ter ajudado.

    • Bom dia Roberto, tudo bem?

      Pode deixar ligado sem problema. Só é recomendado desliga-lo caso for se ausentar da residência por um tempo mais estendido como uma viagem.

      Espero ter ajudado.

  • Olá Ivan, Tenho um aquecedor Lorenzetti 1600 D digital. Para economizar o gasto com a água, deixo o aquecedor na temperatura mínima 36° e só ligo o registro da água quente e bem pouco, porém a água sai muito quente. Gostaria de saber se não é possível regular a temperatura para 30°?

    • Bom dia Kelly, tudo bem?

      A temperatura mínima do modelo do seu aquecedor a gás é mesmo 36º. Essa costuma ser a temperatura mínima da maioria dos equipamento. Porém alguns fabricantes como a Rinnai tem lançado novos equipamentos com temperatura mínima de 33º.

      Agora, por mais que seu aquecedor a gás seja equipado com a tecnologia de chama automodulante, ou seja, o tamanho da chama varia de acordo com o fluxo de água que passa pelo equipamento, esse ajuste tem um limite. Então quando a senhora abre pouco o registro existe uma tendencia da água ficar ainda mais quente.

      Para tomar um banho com uma temperatura mais baixa recomendamos abrir totalmente o registro de água quente e ir abrindo bem aos poucos o registro de água fria até chegar numa temperatura agradável. Só tome cuidado pois se abrir demais o registro de água fria a água vai esfriar completamente.

      Espero ter ajudado.

  • Olá, moro em Curitiba e possuo um Rinnai REU-2402 FEH, geralmente configurado para a temperatura 38 a 40°C. Ele funciona perfeitamente durante o ano todo, inclusive no inverno, seja com um P45 ou P13. O problema ocorre geralmente no fim da primavera e verão, onde o código 12 aparece quando abrimos as torneiras (monocomandos) da cozinha e banheiros, mas nas mesmas situações as duchas dos banheiros funcionam normalmente. Sei que o erro 12 condiz com insuficiência no abastecimento de gás, mas porque as duchas que demandam um maior consumo de gás funcionam perfeitamente e as torneiras é que apresentam o problema? A quantidade de água que passa pelo aquecedor, se for insuficiente no caso das torneiras, também pode ocasionar o código 12? Agradeço antecipadamente.

    • Bom dia José,

      Realmente o seu caso é bem atípico mesmo. Em teoria não devia ocorrer o cód. 12 usando apenas as torneiras e o mesmo não acontecer usando as duchas. Mas passei seu caso pra equipe técnica aqui e levantaram uma hipótese:

      Como a vazão de água das torneiras é baixa e a água já vem com uma temperatura um pouco mais alta (por estarmos passando por um clima mais quente) o aquecedor tem que diminuir bastante a vazão de gás. Se o aquecedor não estiver com sua regulagem correta acaba acusando código 12.

      Recomendo para o senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Rinnai para fazer uma revisão geral no aquecedor a gás e identificar exatamente onde está o problema.

      Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *